Mercado

Brasil perde 1,3 milhão em um ano – Lacuna equivale a um México

mercado-carros

O mercado automotivo brasileiro perdeu 1,3 milhão de veículos de 2014 para cá. O volume é equivalente ao consumo interno do México em igual período.

De acordo com a Fenabrave, este foi o pior ano para distribuição de veículos, fazendo o mercado parar e até “andar para trás”. No período, o desemprego aumentou para 7,9% e a inflação passou dos 10%.

Outros fatores que impactaram as vendas de veículos foram a restrição dos bancos na concessão de crédito e os altos juros praticados em financiamentos. Por conta disso, a “perda de um México” representou o fechamento de 935 concessionárias até novembro e a demissão de 31.450 pessoas.

Até o final do mês, a previsão é de fechamento de mais 165 lojas. No entanto, o panorama para 2016 é sombrio. A Fenabrave prevê que, se a situação continuar, o país vai assistir o fechamento de pelo menos 3 mil lojas.

A entidade espera que o plano de renovação da frota seja finalmente aprovado, já que a idade média de automóveis e caminhões é de 12 e 20 anos, respectivamente. Isso seria um alento para as vendas fracas, mas recuperação mesmo só a partir de 2017.

[Fonte: Exame]





  • MarcelloHSouza

    Lacra o 13 !!!

    • Pedro Rocha
      • pedro rt

        esse governo q esse ano esta fzendo 30 anos nao e so corrupcao e pior q isso o BRASILEIRO AINDA NAO ACORDOU Q ESTAMOS VIVENDO NO COMUNISMO HA 30 ANOS! nos queremos a liberdade, o livre arbítrio q se tinha ate 1985.

        IN OFF – vi hj um bando de vagabundos COMUNISTAS vermelhos fazendo protesto em frente a uma assembleia famosa daqui da cidade onde moro…

        • Tosoobservando

          A ditadura foi tao boa que entregou o Brasil com uma inflação de 2 mil % ao ano e a maior divida externa do planeta.

      • pedro rt

        se tvessemos vivendo sob regime militar de 1964 ate hj ja eramos a maior potencia mundial pq o brasil tem riquezas muito maiores do q o petroleo, ouro e diamante e poucas pessoas sabem disso, e isso seria dividido pra todo o povo em forma de disciplina, educacao, ciencia, tecnologia, saude, segurança e muitas outras coisas q perdemos cada vez mais com o passar do tempo

        • Gilcimar China

          Meu DEUS do céu, quanta inverdade nesses argumentos. Você precisa estudar mais História.

          Me diga aí um país EM TODO MUNDO que é potencial econômica, militar, com um bom IDH sob o regime da ditadura??? Me diz aí???

          Se intervenção militar fosse a solução de toda a falcatrua do mundo, a Europa todinha estava sob esse regime, não acha? Principalmente no que tange ao terrorismo

          E pelo amor de DEUS, Pedro, ditadura é um ato Anticonstitucional.

      • Ander33x

        [URL=http://s1293.photobucket.com/user/Ander33x/media/Captura%20de%20Tela%2012_zpsedgikcoj.png.html][IMG]http://i1293.photobucket.com/albums/b585/Ander33x/Captura%20de%20Tela%2012_zpsedgikcoj.png[/IMG][/URL]

    • Fanjos

      Vai ter pobre andando de BMW X6 sim filhinho…. É raiva da zelite porque agora o filho do pobre viaja de A380 na classe presidencial para Dubai…. Estoura mais esse 13!

      • GABRIELCSFLORIPA

        Não entendi.
        Vc está dizendo que o pobre vai conseguir andar de X6?
        Vc está dizendo que o pobre viaja na 1ª classe para Dubai?

        • Fanjos

          Pergunta: Vc está dizendo que o pobre vai conseguir andar de X6?
          Resposta Lacra 13 Dilmãe MUDA MAIS!: Vai sim amiguinho!! Vai ter pobre comprando X6 para trabalhar e Ferrari para dar rolezinho no final de semana e voando de helicóptero particular!

          Pergunta: Vc está dizendo que o pobre viaja na 1ª classe para Dubai?
          Resposta Lacra 13 Dilmãe MUDA MAIS!: Vai sim cupanheiro! Vai ter pobre não só viajando de A380 como de jatinho particular tambem, alem do mais vai ter filho de pobre virando acionista majoritário da Disney e comprando empresa de Petróleo no Emirados com financiamiento do BNDES!!!

        • Gilcimar China

          Foi ironia do Fanjos, Gabriel.

          Esse é o resultado da plataforma econômica que governo o PT inflava ao mundo, dizendo que agora tem “pobre” andando de avião e comprando carro.

          Logo, com a permanência do governo, o pobre vai andar de BMW e viajar para Dubai na 1ª classe, entende…

          (É TUDO IRONIA, IRONIC MODE ON, IRONICOVISC MODIS ATIVADUS)

          • GABRIELCSFLORIPA

            Q bom, fiquei até assustado!

            • Gilcimar China

              kkkkkkkkkkkkkkkkk

            • rvmattos

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Castle_Bravo

      É que pobres agora estão andando todos de avião, por isso não compram mais carros.

    • pedro rt

      engraçado ver o povo por a culpa so no PT e DILMA, ainda nao acordaram q o problema e MUITO MAIOR Q SO ISSO, pro país voltar a crescer de verdade nao tem volta vai ter q mandar prender todo mundo de todos os partidos e deixar acontecer a INTERVENCAO MILITAR pra por o país de volta nos eixos e de nunca ele deveria ter saido desde 1985

      • “Perguntador”

        “INTERVENCAO MILITAR pra por o país de volta nos eixos e de nunca ele deveria ter saido desde 1985” é sério isso? Vc quer a inflação de 239% ao ano que tivemos em 1985 também?

      • Ailton

        Hahaha…Tú és fanfarrão d+ amigão!! Fica aqui trolando e o povo entrando na sua onda!! Kkkk

  • ObservadorCWB

    Enquanto o Partido dos Tributadores ficar no governo é isso aí.

    • Apopololo

      Se o Partido Saco De Bosta entrasse não ia mudar nada também, ambos partidos são horríveis alias qualquer partido nesse pais é uma merda.

  • Zé Mundico

    Como dizia o grande filósofo, sociólogo e antropólogo Sérgio Malandro:

    GLU GLU
    IÉ IÉ.

    Em bom português: ENTALOU E QUEBROU DENTRO!

    • Pedro Cunha

      E acrescento:

      “SALCI FUFU!”

      • Fernando S.

        E eu acrescento o:

        RÁÁÁÁ!

        • Gilcimar China

          E faço adendo dizendo:

          BILU TETÉIA!!!

  • Tosoobservando

    E o povo ainda tem coragem de ser contra o impeachment da Jabiraca, ela ta pior que o Collor em dias sombrios.

    • MauroRF

      Os únicos contra são os interessado$$$ e os com lavagem cerebral feita. Repare que todos os “vermelhinhos” repetem sempre a mesma ladainha, que é golpe, que somos vítimas, que isso, que aquilo. Hoje cedo, eu li uma reportagem sobre as palafitas nos rios de Recife. Quase chorei de ver as condições tão desumanas em que aquelas pessoas vivem. E, infelizmente, me dei conta de que muita, mas muita gente, vive assim Brasil (e mundo) afora. A gente tem tanta riqueza, e justo os que se dizem “defensores dos pobres, do povo” foram os que mais roubaram, e nada fizeram. Dá vontade de pegar a presidente e o Lula, que ficam toda hora falando que estão ao lado dos pobres, e levar lá no meio das palafitas que vi hoje. Quero saber o que esses dois xaropes têm a dizer. É de doer aquilo. E o pior é que muita gente que subiu socialmente, infelizmente, vai voltar para essa condição com a crise.

      • Tosoobservando

        Eles iriam dizer que o Bolsa familia tira eles daquelas condições, kkk uma esmolinha do governo de 200 dilmas quando somente um gas de cozinha custa 1/4 disso. Para o governo 50 milhões sairam milagrosamente da linha da pobreza, apenas eles mudando os criterios do IBGE (hoje só é considerado pobre quem ganha até 180 por mes, ou seja, pegou bolsa familia já nao é mais pobre, nem precisa trabalhar), ou vc tem o privilégio de ser da chamada nova classe média brasileira de famílias com renda per capita mensal entre R$ 291,00 a R$ 1.019,00[5] e representa mais de 50% da população.

        • MauroRF

          KKKKK, pior que é capaz de chamar um cara que ganha 1500 de média golpista mesmo. Eles são especialistas em manipular palavras, falar o que interessa e ocultar o que não interessa. Um bando de…

      • Gustavobrtt

        Saiba que imediatamente após o anúncio da construção da Via Mangue e do Shopping Rio Mar em Recife, aumentou muito a quantidade de palafitas na área do empreendimento. Eram invasores querendo ganhar uma casa em meio às desapropriações que iriam ser feitas. Jeitinho brasileiro.

    • Junoba

      A surpresa fica mesmo é ela ter sido reeleita, por esse gado burro que é o povo brasileiro…

      • Tosoobservando

        Isso não é surpresa quando as urnas eletronicas são fornecidas por uma empresa da venezuela, feita por tecnicos cubanos. Ja foi comprovado por especialistas que é suscetivel a fraudes facilmente, como tudo nesse país.

        • Junoba

          É suscetível a fraudes, mas teria que ser em milhares de urnas. É fácil pra um vereador ou prefeito sabotar, mas no caso do país inteiro… Sei que deve ter tido sim, mas o gado continua apoiando essa vaca. O gado só acordou quando sentiu no bolso o aumento dos impostos.

          • Tosoobservando

            Na verdade nem sentiu ainda pq a CPMF volta mesmo ano que vem.

            • Junoba

              To falando a maioria do povo pobre ( sou pobre também ), que começou a sentir os efeitos da crise depois dos aumentos do desgoverno.

  • CorsarioViajante

    Só uma coisa, “A entidade espera que o plano de renovação da frota seja finalmente aprovado, já que a idade média de automóveis e caminhões é de 12 e 20 anos, respectivamente”
    Naõ dá para somar a idade média de automóvel com caminhão, caminhões tem ciclo de vida MUITO mais longa.
    De qualquer forma, nossa frota automotiva de forma geral não é velha e já foi bem renovada nos últimos anos, a de caminhões sim deveria receber incentivos urgentes principalmente para melhorar a vida do profissional e para melhorar as condições de trânsito e de frete (menos quebras, mais eficiência, menos doenças associadas, etc)

    • Hélio

      sou mais investir em ferrovias

      • Floma08

        Todos somos, mas como sabemos que não vai acontecer mesmo….. O lobby das montadoras é muito forte

        • MauroRF

          Sempre foi, principalmente desde os tempos do Juscelino. Repare que foi a partir do tempo dele que as ferrovias foram sendo sucateadas. É é por isso que os metrôs nas grandes cidades (veja o caso de São Paulo) são feitos muito lentamente. Forçam a comprar carros, é tudo muito bem esquematizado.

          • Tosoobservando

            O único presidente que pensou em montar um parque industrial fabril pra produção de motores e carros proprios no Brasil foi o Getulio Vargas. Os outros vivem do lobby das multi.

            • Castle_Bravo

              Mas era muito mais à época necessário “vender nossa alma” às empresas para que elas investissem por aqui, fechamento de mercado e benefícios diversos de um mercado cativo. O Brasil não tinha e não tem condições de ter indústrias deste nível.

              • Tosoobservando

                Engraçado que o Getúlio não pensava assim e numa onda de loucura nacionalista criou varias estatais entre elas a FNM, pena que não deixaram a empresa florescer. Lembrando que na mesma epoca a China criava a FAW, que existe ate hoje la.

                • Castle_Bravo

                  Getúlio se aproveitou da Segunda Guerra e fez um “leilão” para decidir qual lado apoiava. Venceu quem pagou mais, no caso os Aliados. Tanto a tecnologia quanto o dinheiro para investir vieram desse “leilão”. Não fosse a Guerra, Getúlio teria que fazer o mesmo que foi feito por JK, dar benefícios variados às empresas (o principal, fechamento de mercado) para que as mesmas se instalassem por aqui.

                  • Tosoobservando

                    Mas isso foi no mundo inteiro, Japão e Coreia do Sul se beneficiaram tambem dessa grana, Alemanha e tantos outros países, ate Vietnã tem recebido imensos recursos. Os militares mesmo receberam gordas ajudas e empréstimos, mas não investiram em tecnologia propria, apenas em monumentos e obras faraonicas, algumas necessarias, outras nem tanto.

          • Macro

            O declínio das ferrovias no Brasil se deve principalmente a elas próprias pois a esmagadora maioria de nossas linhas foram construidas com traçados extremamente ruins que não foram corrigidos ao longo do tempo então com o advento da rodoviarização elas não tiveram como competir com os caminhões e acabaram falindo ao longo do tempo. Pouquíssimas foram as ferrovias que se Importaram em fazer um projeto de longo prazo, a maior parte foi fazendo nas coxas e deu no que deu, hoje a maior parte da nossa Infraestrutura ferroviária é praticamente Inútil tamanha a má qualidade do traçado.

            Sobre metrôs, são demorados para construir e esparsos por serem extremamente caros e complexos, até em são paulo que continua sendo o estado mais rico é difícil conseguir recursos para a construção de novas linhas tanto é que praticamente todo o dinheiro para as linhas que estão sendo construídas hoje vem de emprestimos, pouquíssimo realmente vem do caixa do governo. Não é todo dia que os governos tem 6 a 8 bilhões dando sopa no caixa pra construir metrô

            .

            • Tosoobservando

              Isso mesmo, traçados pra escoamento de ouro e café. Nenhuma integração. Planejamento zero.
              Agora em relação ao metrô existem alternativas, bem baratas, inclusive sugeridas por estudiosos brasileiros, projetos de universidades etc.. Mas as grandes construtoras daqui e da europa vão permitir? Preferem pagar propina pra deixar como esta, caro e lento o processo hehe

              • Macro

                Não só café pois o traçado era ordinário no país Inteiro, não só nas regiões produtoras de café. O problema mesmo foi um pensamento de curto prazo generalizado e depois que todas as ferrovias foram estatizadas o governo também decidiu não fazer aboslutamente nada a respeito da porcaria que eles tinham em mãos, só decidiram continuar tocando o negócio pra frente enquanto toda a estrutura se degradava.

                A parte mais triste desta última phase que foi a estatal é que eles deixaram tudo se acabar, Inclusive as poucas ferrovias que tinham alguma viabilidade.

            • Gustavobrtt

              O problema das ferrovias no Brasil foi o desinteresse dos governos e lobby da indústria automotiva.
              O Metrô de Xangai se expande a uma velocidade de 24km/ano.
              O Metrô de SP se expande a uma velocidade de 1,9km/ano.
              Então, metrô não é tão demorado para construir. Depende da vontade e $$.
              Investimento no metrô não precisa vir do governo, pode vir da iniciativa privada, através de concessões.

              • Macro

                Não nego que possa ter existido lobby mas o maior problema para as ferrovias eram os traçados muito ruins, muito sinuosos, com curvas muito fechadas e gradientes muito fortes. É fácil de constatar isso comparando no google earth o traçado de uma ferrovia com a NOB que parece uma barata tonta com um corredor de exportação que a fepasa construiu ou uma ferrovia do aço.

                Traçado minimamente rasoável(não bom, simplesmente rasoável) era a paulista ou a SPR sendo que a primeira apesar de não começar com linhas tão boas ao longo dos anos retificava trechos melhorando a geometria.

                Desculpe mas acho covardia usar a china como exemplo, ela consegue esses números por jogar o mesmo jogo que nós jogamos sem seguir as mesmas regras sem contar que eles tem muitíssimo mais dinheiro disponível para esses projetos do que nós que afundamos todos os recursos no financiamento da maquina estatal.

                E realmente concessões são uma ótima Ideia só que nada adianta se nos não tivermos as condições para fazer tais concessões. Aqui em SP já tivemos algumas PPPs pra obras ferroviarias mas até agora ninugém teve confiança suficiente no Brasil pra Investir por conta própria num projeto de longo prazo que nem um metrô. Só ver que nessas PPPs o governo ainda tem uma grande participação para diminuir o risco.

                Estou curioso pra ver como serão essas novas concessões metroferroviárias que o governo de SP pretende fazer, será bom pra avaliar como anda a confiança do empresariado mundial no Brasil.

                • CorsarioViajante

                  Veja o caso do trem-bala, que não sai do papel.

                  • Macro

                    O trem bala nunca coloquei muita fé simplesmente por já ter ouvido falar dessa história de trem bala no Brasil e que pra variar não tinha Ido pra frente. A medida que o projeto Ia pra frente e era detalhado os custos, exigências e complexidade da obra que eu passei a ter certeza que aquilo definitivamente não sairia do papel.

                    Nos últimos anos que se discutia o projeto o troço mais parecia um monumento do quão foda o Brasil é do que realmente algo útil. Teria sido muito dinheiro para um retorno nada proporcional, melhor Investir nos aeroportos e rodovias do eixo rio-sp e no futuro voltar a pensar em trem bala.

                    Felizmente no final das contas foi abandonado(novamente) o projeto.

                • Tosoobservando

                  Na China tem algo simples que resolve varios problemas que nos temos, eles tem pena de morte pra corrupto, e a familia que paga a bala. Simples, eficiente e barato.

                  • Macro

                    O problema é que o grande partido é quem diz que o cara roubou e depois foi executado. Não sei quanto a você mas não coloco fé no que uma ditadura diz.

                    • Tosoobservando

                      O que importa é que pra eles funciona.

                • Joao Paulo Cintra

                  Na China não existem empecilhos de ordem regulamentar, ambiental e sociais (MSTs da vida lá não têm vez) Licenças ambientais? O governo decide, a obra começa, quem está no caminho (cidades, favelas, plantações, florestas, rios) é literalmente removido e toca o barco.

                  • Macro

                    Exatamente, china compete no mercado Internacional sem seguir metade das leis que o resto do mundo segue. Ruim pra quem vive lá, bom pro resto do mundo que tem acesso a produtos mais baratos a custa da “exploração” da mão de obra de lá promovida pelo governo deles próprios..

              • Tosoobservando

                kkk Mas na China meu amigo, se roubar é pena de morte sem apelação nem conversa. Acho que faz a grande diferença ae nesses numeros.

          • Edson Fernandes

            Só lembrando que antes da malha viaria ser integralmente de caminhões…. antes quem mandava principalmente na leva de produtos de uma fabrica a outra era justamente a ferrovia. Enquanto não houver pulso firme para dizer não a essas coisas, seremos refém de tudo isso.

            • Macro

              Nenhuma surpresa já que a ferrovia naturalmente é meio monopolista e dificilmente havia concorrência entre ferrovias(cidades atendidas por mais de uma ferrovia). Aliás até hoje essa característica ainda é presente e somente em certos casos é possível haver competição em uma linha de trem(concessões que separam a Infraestrutura do material rodante).

              • Edson Fernandes

                Só que essa realidade coloca outra situação na mão das ferrovias: A que o trem só teria aquele caminho podendo cobrar por essas concessões um valor sem existir uma padronização. E mais um motivo para que a ferrovia não funcione.

                • Macro

                  Desculpe mas não entendi direito seu comentário, você está dizendo que por não haver variação no trajeto percorrido não haveria uma verdadeira possibilidade de escolha entre preços diferentes(leia-se não haveria concorrência?

                  • Edson Fernandes

                    Então Macro, o que mais gerou polemica e deixou de lado o uso de ferrovias, foi o controle dessa. Ela praticamente monopolizava o transporte de mercadorias (era o principal até então).

                    E esse monopolio era ruim, pois as empresas cobravam mais alto do que deveria gerando custos operacionais inviaveis. No Brasil em especifico, a ideia de ter caminhões para rodovias surgiu também para acabar com esse monopolio.

                    Depois que os trilhos começavam a ser sucateados (e não havia interesse em sua restauração), as empresas que então tinham o controle começaram a vender trechos de um determinado trilho a ponto de se tornar ainda mais insustentavel a volta das ferrovias. Porque aí vendendo o trecho da ferrovia, são mais de 2 ou mais empresas que cobram para ter seu custo operacional que acaba sendo abusivo.

          • Junoba

            Veja bem. Os carros são considerados um ´´investimento“ no Brasil, por causa do preço alto aliado a merreca do salário. Não é para qualquer um. Uma pessoa simplesmente não deixa de andar de metrô para comprar um carro 0km.

            Os veículos destinados a essas pessoas, são as motos. Até quem recebe um salário mínimo compra uma motocicleta nova ( caso more com os pais e não tenha gastos com família ). O governo não investe em transporte público eficiente, porque essa indústria de veículos movimenta Bilhões de Reais todos os anos, e com isso, quem está no governo ganha por trás.

      • MauroRF

        Mas não tenha dúvida nisso. Na Europa, é uma delícia poder fazer tudo de trem (e metrô). É incrível, a gente esta anos-luz atrás e, como eu disse abaixo, é bem proposital. Não se investe em ferrovias nem em metrôs. Por isso que os metrôs são feitos lentamente, além de ficarem roubando mais com os adiamentos de obras, tem a questão de forçar o cidadão a comprar carro. E aquele que não tiver condições, que se esprema nos poucos metrôs e trens lotados, além de ônibus para lá de lotados.

        • Rmx

          Tudo não! Desde que vc tenha um abonamento mensal ou anual ok.
          Mas muitas vezes desisti de ir de trem em viajem curtas, porque se de carro eu gastaria por exemplo 100, de trem seriam 150 por pessoa. Calcule a diferença para ir com mulher e 2 filhos!!!

          • MauroRF

            Eu acho que em viagens curtas até compensa ir de carro. Mas eu gosto de viajar de trem, e como sou só eu e minha esposa, muitas vezes compensa o trem. E como na Europa os trens funcionam, é muito bom. No Brasil, é dose.

        • Hélio

          Se houvesse transporte de carga já seria bem-vindo.
          Seria muito economia, ainda mais hoje que temos condições de ter veículos autônomos, enfim..
          Temos que lembrar que somos 3º mundo, terra de exploração

        • Tosoobservando

          Kra a Europa alem de ser evoluida tem topografia bem mais plana, e eles inventaram a locomotiva ne, nem os Eua tem tantas locomotivas quanto la, o Brasil sendo continental não tem mesmo condições de ter grandes ferrorivas, a topografia não ajuda, alem dos rios, veja o fracasso da ferrovia Madeira-mamoré. O jeito aqui é integrar os meios de transporte disponíveis pra tentar alcançar um escoamento melhor.

          • Gustavobrtt

            Você acredita nestas desculpas?
            Para problemas de topografia, existe engenharia.

            • MG

              Vide o Canal da Mancha… que coisa de louco aquilo que fizeram…

              • Tosoobservando

                Vc acha que um canal da mancha seria feito pelo Brasil? kkkk nem nos 500 anos de nossa existencia conseguiriam.

                • MG

                  kkk verdade….

                  Mas me referia a grandiosidade daquela obra…

                  Semana passada tava no Rio e o taxista disse que tavam precisando de outro acesso pra desvia da ponte Rio-Niterói pq aquela já não suporta mais.

            • Tosoobservando

              O Brasil não tem exatamente excelencia em projetos de engenharia. Mas isto demanda tempo e dinheiro, investimento em tecnologia. Pega o ex da Ferrovia Norte-Sul ha mais de 20 anos se arrastando, ficara muito pior do que o planejado e desviaram milhões em sua feitoria.

              • Gustavobrtt

                Como não? O Brasil construiu 12 estádios em menos de 3 anos.
                A Toyota colocou de pé produzindo a fábrica do Etios em pouco mais de 9 meses.
                A questão aqui é a prioridade.
                A Madeira-Marmoré sofreu com a falta de planejamento e gestão, quando ficou pronta, o ciclo da borracha já tinha acabado.
                A Norte-Sul se arrasta devido ao desinteresse do governo.

                • Tosoobservando

                  Construiu 12 estadios mas vc percebeu quanto as construtoras levaram nessa brincadeira? Das duas maiores envolvidas so de multa uma vai pagar 1 bilhao e a outra 700 milhões. Agora imagina quanto tiraram de lucro.
                  Os estadios sao elefantes brancos. Ferrovias são diferentes, tem de funcionar e funcionar bem, e não tem uma Fifa por tras, nem propina, nem suborno. Não da exatamente lucro no curto prazo. Nem ganha eleição.
                  A toyota é japonesa. Tem um sistema totalmente diferente de produção.

                  • Gustavobrtt

                    Você afirmou que o Brasil não tem excelência em projetos de engenharia. Eu estou afirmando o contrário, citando exemplos. Poderia citar muitos outros.
                    A questão da corrupção e da viabilidade econômica destes empreendimentos não tiveram a ver com engenharia, mas com política. Este foi o problema.
                    Em Gestão de Projetos, isto é levado muito a sério.
                    Não queira colocar a culpa da falta de planejamento e gestão do governo nos profissionais de Projetos e Engenharia.

                    • Tosoobservando

                      Não sei se percebeu eu falei projetos de engenharia, nao a engenharia em si, que é pura matematica. O projeto envolve gestão, gastos inteligentes, etc.. coisa que aqui nao tem, alias é o contrario gasta-se mais com produtos piores e menos duradouros pra aumentar a dependencia futura. Vide as estradas, padecem disso.

          • Cassiano Rogatto

            Topografia não é problema, é desculpa. Tome como exemplo a Estrada de ferro de Campos do Jordão inaugurada em 1912 que vai de uma altitude de 550m para 1700m em via de livre aderência, mesmo que fosse necessário superar inclinações maiores existe o sistema de cremalheira, muito utilizado na Europa. O resto pontes e tuneis resolvem..

            • Tosoobservando

              No caso da madeira-mamore nao resolveu.

              • Cassiano Rogatto

                O problema ali não foi de engenharia.

          • Problema de topografia? sério mesmo!??

            Dá uma olhada na ferrovia Curitiba-Morretes.

        • Uber

          Tenho inveja dos japoneses.
          Adoro assistir os vídeos ferroviários que eles mostram no YouTube!
          É impressionante a variedade, parece haver mais modelos de trens que de carros por lá!

      • Pedro Cunha

        …É investindo no transporte sobre trilhos, quem mais vai sair ganhando é o povão e uma grande fatia dos financiadores de campanhas e partidos políticos vai ficar á ver navios(e trens!).

      • CorsarioViajante

        Sem dúvida ferrovias são em muitos casos uma solução muito melhor para transportes de carga, é irracional aquela fila de caminhão transportando grão toda safra por exemplo. O contra é que é um sistema “fixo” e muito caro.

        • Piantino

          Caro pra construir, mas a amortização é muito rápida e a manutenção é baixissima comparado com rodovias

          • CorsarioViajante

            Não sou especialista na área. Não sei quão caro é para construir, e quanto tempo leva para amortizar. É um cálculo complicado. Nos últimos anos aqui no Brasil tentaram dar uma reanimada no transporte sobre trilhos, mas parece que não foi muito para a frente.

      • Junoba

        O EUA ´´só é oque aquele país é hoje“ por causa das quantidade enormes de ferrovias que corta(va) aquela nação em todas as direções.

    • Mas acho que carros para uso particular duram mais que caminhão. Imagina quem anda 2000 km mês vai andar 24000 km ao ano. Em 10 anos vai ter 240000 km que qualquer motor 1.0 aguenta desde que feita manutenção adequada. Eu pessoalmente sou contra essa teoria de trocar carro de 3 em 3 anos. Qualquer carro do porte de corolla tem vida útil de 10 anos ou uns 400000 kms. Isso que eu tô sendo pessimista quanto a durabilidade.

      • CorsarioViajante

        Creio que caminhão dure mais, a começar pelo motor diesel e por ser feito como veículo para trabalho e para rodar muito, é um ciclo de vida mais longo até por precisar ser amortizado pelo trabalho. Em média os carros rodam bem menos que caminhão. E concordo com você, justamente por isso é meio exagerado na maioria dos casos trocar em tão pouco tempo.

    • Tosoobservando

      Foi bem renovada? O que mais tem é carro velho nas ruas. Deveriam tudo virar sucata, ser reciclados.

      • CorsarioViajante

        Ainda tem, mas nos últimos anos a frota rejuvenesceu bastante. Só lembrar dos recordes de carros emplacados.

    • Gustavobrtt

      Não adianta plano de renovação de frota se ninguém tem dinheiro. O frete está defasado e o diesel sempre aumentando. Quem quer pagar pra trabalhar?

      • CorsarioViajante

        Depende de como seria este plano, no atual momento é bem difícil sair algo real daí.

      • Macro

        O frete não está defasado per se, o mais correto seria dizer que a demanda caiu e agora temos oferta em excesso, simples lei de mercado.

    • Rafael Trindade

      Veremos o governo agindo em favor a “galinha dos ovos de ouro”. Cuidem só. Vão rapidamente aprovar a renovação de frota.

  • Louis

    Carro novo, desvalorização, 40% do valor em impostos, mais visado por ladrões, 4% de IPVA todo ano…Melhor eu ficar com meu velhinho. KKKKKKKK Só na manutenção preventiva.

    • iamdix

      Somos 2

    • Fernando S.

      Concordo com quase tudo, mas discordo na parte que carro novo é mais visado por ladrões… uma colega teve um Gol quadrado roubado ano passado kkkkk

      • Louis

        Ah neste caso sim, mas eu penso muito em casos de sequestro relampago, imagina um pequeno empresário parando todo dia o carrão na frente da empresa…

  • Cyro

    2016 vai ser quebradeira geral.

  • Floma08

    O mais curiosp de tudo isso para mim, é colocarem a culpa na Dilma. Os carros no Brasil sempre foram extremamente caros, sempre (desde os governos militares, desde fhc, desde sempre). Concordo que a economia estar uma porcaria pode ser culpa do governo sim, mas ela só dificulta que nós continuemos nos endividando até o talo para pagar absurdos em carros ruins. A verdadeira luta deveria ser um favor de uma completa reforma tributária

    • Floma08

      E antes que perguntem não sou petista e não votei na Dilma

    • Fanjos

      Mas mas mas não foi o PT que xingava o FHC pq tinha imposto demais, concorrência de menos que ajudava a deixar os preços a preços absurdos e jurou que se ganhasse faria a reforma tributária, mas em vez disso além de não reformar nada, ainda aumentou mais os impostos e o inchaço do estado?

    • Tosoobservando

      A única reforma tributaria que esse governo esta disposto a fazer é criar mais impostos pra cobrir o rombo da roubalheira desenfreada que esse país sofre. Já fizeram várias reformas, não ve como mexem no IPI toda vez que interessa?

    • Macro

      A culpa da Dilma falando no ramo automobilístico é ela ter reimplementado a brilhante Ideia do nacional desenvolvimentismo. Método que realmente funciona porém não só benefeicia uma pequena parcela da sociedade em detrimento de todo o resto como também ao longo tende a gerar uma defasagem dos produtos vendidos aqui comparado com o resto do mundo.

      • Tosoobservando

        Brilhante? kkk Mexico manda lembranças com seu mercado aberto e acordos com mais de 40 países, de livre comercio, eles exportam 80% do que produzem.

        • Macro

          Foi Ironia, longe de mim elogiar uma medida retrógrada dessas.

  • Luís Gustavo de Barros

    Difícil não ler uma notícia dessa sem relembrar de todas as kahgadas por parte do governo, que acompanhamos aqui nesse site desde 2010. Regime Automotivo Brasileiro, cotas de importação, aumento do imposto dos importados, crédito farto que bastava dar uma cenoura e um pé de meia como entrada num carro 0km… Ainda tinha quem defendia e esbravejava aqui nos comentários a revolucionária medida governamental pra proteger a indústria nacional da terrível ameaça externa. Será que ainda continuam empregados?

    • Macro

      Será que ainda continuam empregados?

      Sim pois o governo(leia-se eu e você e todo o resto da população) paga metade do salário dessa gente.

  • Diego

    Muito do que está acontecendo se deve ao aumento desenfreado dos veículos em épocas que existiam certa normalidade política e econômica, as montadoras são responsáveis pelo fracasso PROPOSITAL com interesses políticos e econômicos que poucos percebem, mas que está nas entrelinhas.

  • Mauro Schramm

    Apontam um série de problemas oriundos de diversas origens. Porém “esquecem” daqueles problemas que são gerados pela própria indústria, em “parceria” com o governo: mercado extremamente fechado e uma indústria ineficiente, antiquada e careira.

  • Guilherme Diniz

    NA, cadê a notícia sobre a representação da LATIN NCAP e da Proteste, junto ao Detran, exigindo a obrigatoriedade do Controle de Estabilidade (ESP) nos carros, em 2017?

  • CanalhaRS

    A culpa pela queda nas vendas não é do consumidor. O mesma máfia Governo/Montadoras que provocou o boom nas vendas, também acabou com ele por ganância e descontrole. O feitiço virou contra o feiticeiro…

  • Gustavo Miranda

    Nas campanhas eleitorais todos os partidos são cheios de ideais, de magia e de honestidade… assim que assumem o governo imediatamente buscam o caminho mais curto para se manterem no poder, isto é, o da propina, o do superfaturamento e o jogo de influência… e as montadoras ficaram bem confortáveis sob as asas tanto do FHC como do Lula e da Dilma, sem evoluir, sem inovar graças ao protecionismo desses governos que tratam o Brasil como um curral de tongos, agora que o dinheiro acabou eles fazem o que todo governo sem dinheiro faz, aumenta impostos… e as empresas que preferiram se acomodar com produtos antigos, só sugando do mercado, agora não são capazes nem de fabricar algo que possa ser exportado para salvar empregos e a economia, mas vai ver multinacional preocupada com empregos aqui né……….. a desgraça desse país não tem lado político é ambidestra, vem da raiz da cultura de formar quadrilhas para obter vantagens ilícitas…

    • Edson Fernandes

      Mas sendo sincero… vc já parou para ouvir o que a pessoa diz? Vamos “voltar com a educação e levantar esse país” “vamos mudar esse governo que só tem tirado nosso dinheiro”. Ninguem coloca projetos reais de mudanças. Algo que o cara bate na eleição para um ideal e o persegue até o fim.

      Alguns desses politicos sequer tem um plano ao olhar a ficha dele como candidato. Aí fica bem dificil.

      • Macro

        Nenhuma surpresa já que dá trabalho se Informar a fundo então o que a maior parte das pessoas repetem é essa pauta genérica da segurança, saúde e educação sem saber muita Ideia de como essas coisas funcionam.

        Também existe a questão de que a mudança provavelmente não seria bem vinda, vide diminuir o peso do estado na economia e os cortes que essa mudança acarretaria.

  • João Felipe Machado Silvestre

    comunistas não veem nenhum problema nisso!!!

  • Luciano

    Que houve incompetência do governo houve, mas convenhamos: em qualquer mercado “livre” do mundo quando há queda das vendas e sobra produtos nas “prateleiras” o que acontece? Baixam os preços! No Brasil os “empresários” demitem, reclamam, pedem ajuda à mamãe estado….e aumentam o preço!
    ….e continuamos na nossa hipocrisia diária, afinal a culpa de eu ver hoje em dia tantos audis, bmws, mercedes, jeeps, porsches e até ferraris na minha “pobre” cidade é de São Tomé!

    • Danilo Fernandes

      Exatamente!! Se a coisa tivesse tão feia assim teriam baixado os preços. Não lembro de ter visto nenhuma promoção significativa neste ano. Pelo contrário, só vi aumento atrás de aumento.

  • Gran RS 78

    Tbm por esses preços astronômicos, até que foi pouco, pois tem que cair mais ainda, para ver se esse desgoverno e montadoras tomam vergonha na cara, e ofereça preços e impostos menores para os consumidores.

  • É só as montadoras retomarem os preços de 2 a 3 anos atrás e verão suas vendas voltarem aos patamares de 2 anos atrás, mas estas preferem ganhar no lucro por unidade e não no volume.



Send this to friend