Brasil Elétricos Montadoras/Fábricas Tecnologia

Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

A bateria de lítio é um dispositivo de armazenamento de energia na qual se apoiarão diversas indústrias nos próximos anos, em especial o automotivo. No entanto, ela tem potencial enorme para outras áreas também.


No Brasil, o carro elétrico ainda é um produto que está rodando seus primeiros metros por aqui, diferente de outros mercados, onde a participação de automóveis sem emissão de CO2 aumentou bastante nos últimos anos.

Mesmo se apoiando no álcool, o Brasil sabe que é preciso ter essa tecnologia por aqui. Assim, o país ganhará um impulso importante com a primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo, de acordo com o jornal Estado de Minas.

Diferente da célula de lítio-fosfato de ferro, que a BYD pretende produzir no Brasil, por exemplo, a lítio-enxofre é uma tecnologia mais recente e com potencial superior.

É o tipo de bateria que a Tesla e outras marcas, estão querendo colocar em seus carros. Para termos uma ideia, uma empresa australiana desenvolveu uma bateria de lítio-enxofre com alcance de 2.000 km, por exemplo.

Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

No Brasil, a produção desse tipo de bateria será feita pela empresa britânica Oxis Energy, que pretende produzir em Minas Gerais, mais precisamente em Juiz de Fora, empregando 100 pessoas.

Com investimento de US$ 56 milhões, a Oxis Energy pretende produzir 300 mil células de bateria por ano, podendo chegar a 5 milhões anualmente.

Embora seja instalada no complexo industrial da Mercedes-Benz, onde alugou uma galpão, a Oxis não será um fornecedor do fabricante de carros e caminhões, pelo menos não inicialmente.

Segundo o divulgado, a Oxis atuará nas áreas de defesa e aeroespacial, devendo atuar até no mercado de transporte de passageiros, o que entendemos como aviões comerciais ou mesmo aeronaves 100% elétricas (foto acima).

Ainda que o foco inicial não seja o automotivo, nada impede que, no futuro, a Oxis venha a atuar como fornecedora de baterias para carros, caminhões ou ônibus elétricos, fabricados no Brasil.

[Fonte: EM]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • CanalhaRS

    Uma boa notícia para o mercado automotivo nacional, coisa rara por aqui.

  • konnyaro

    A tecnologia lítio enxofre ainda está em desenvolvimento, como eles conseguiram chegar a uma fase de produção industrial ates de todo mundo? E ainda por cima decidiram começar a construir isso no Brasil? Tá me cheirando a golpe… Só falta o BNDS e o governo de Minas liberar grana para esses caras…

    • th!nk.t4nk

      Será lançado junto com o Hyperloop RJ-SP e a fábrica da Tesla em SC. Simultaneamente o Brasil irá enriquecer vendendo nióbio e a cloroquina começará a curar pessoas. Após isso o dólar vai cair pra 1 real e acabará a corrupção. É só ter fé!

      • zekinha71

        Faltou o TAV ligando Campinas/SP/RJ e suas extensões pra Curitiba e BH.

        • Rico Kowalski

          Droga , eu ja deveria ter viajado nesse TAV …..

    • Se liberar, melhor para nós. Apostar em tecnologia sempre é bom.

    • rafael Queiroz

      a primeira coisa que eu pensei foi isso, quem irá ganhar realmente com tudo isso?

  • Carlos

    Notícia maravilhosa mas … tratando-se de Brasil … só acredito quando estiver efetivamente produzindo …

  • T1000

    Investimento muito baixo, estranho.
    Só na parte e compensações ambientais deveria ser o triplo disso.
    Será mesmo uma fábrica ou apenas uma empacotadora de celulas?

  • Cromo

    Se esta informação é confiável, gostaria de saber dos motivos que levaram a montar a fábrica aqui? Será que o real desvalorizado já está atraindo investimentos?

  • newuserandhiscrew 22

    Olha a fabrica da tesla vindo ai

  • Spyjet

    Uma notícia boa no meio desse caos. O Álcool no Brasil, como combustível renovável fracassou (na maior parte do país não compensa economicamente abastecer com o etanol). Em parte por culpa do governo que aplica imposto sem dó e não incentiva a diversificação da produção, concentrada no Estado de São Paulo (que pelo que vejo as pessoas falarem é onde mais abastecem com etanol). Uma das poucas coisas boas dessa pandemia foi ver a gasolina baixar de 4 reais. Sinal que há muita gordura nos preços dos combustíveis. Imagina, então, o porque de governos sucessivos no Brasil não investirem ou mesmo incentivarem outras alternativas já existente há anos ou décadas no mundo, como carros híbridos ou mesmo elétricos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email