Mercado

Brasileiro está insatisfeito com qualidade e preço

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Isso não é novidade no dia a dia, mas está sendo atestado pelo Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ele foi criado para atestar grau de satisfação dos consumidores brasileiros com produtos e serviços oferecidos.

No caso dos automóveis, o INSC apontou uma queda de 9,1% de grau de satisfação dos consumidores com os carros no mês de dezembro. Foram somente 51,8% dos consumidores que disseram estar satisfeitos com seus automóveis, contra 60,9% de novembro.

Observando também a percepção do consumidor em relação às quatro maiores montadoras do país, o INSC apontou que o que prejudicou mais a imagem do carro brasileiro diante do consumidor foi um protesto que se espalhou pelas redes sociais.

O movimento pregava um boicote aos carros novos por causa da baixa qualidade e altos preços. Além do questionamento, o movimento de boicote ainda pregou que o culpado pelo aumento do IPI foram as montadoras.

Outro fator que prejudicou o grau de satisfação dos consumidores foi o alto índice d roubos de veículos. A Conseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros) divulgou uma lista dos mais roubados no Brasil, onde as 10 primeiras colocações são preenchidas pelas quatro marcas mais vendidas.

Na Volkswagen, o Gol também foi o líder em roubos, seguido pela Parati e Fusca. GM e Fiat possuem três modelos cada uma e a Ford apenas o Fiesta entre os mais roubados. A preocupação com a segurança, pode até fazer o consumidor optar por outro modelo menos visado e com seguro mais barato.

[Fonte: Motor Dream]





  • MeekeeB

    Enquanto tiver gente achando que Tucson a 65 mil é uma barbada, ou Uno completo beirando os 40 mil vendendo, a coisa não vai mais mudar. Temos que comprar com consciência. Eu mesmo não compro 0km há anos. Os últimos 3 carros foram semi novos.

    • Wagner_u

      olha o grande problema é que a população em geral não se importa ou não sabe disso, o cara que não tem educação, chega em casa e vai ver novela nao sabe que é roubado diariamente, aqui no NA temos pessoas mais esclarecidas, isso vai mudar quando tivermos pessoas mais educadas(as escolas brasileiras sao uma piada).

    • batendobiela

      Tucson ainda tem bom acabamento suspensão independente e outros atributos. tudo bem que modelo ja está cansado.
      O que é absurdo é pagar 56.000 em um crossfox

  • adolfofrota

    O problema é achar ruim os preços e não resistir a uma novidade. Assim q sai um lançamento já tem fila de espera. Se a maioria adiasse a compra de um zero por um ou dois meses, as vendas cairiam e aí as concessionárias começariam a fazer promoção para desovar os estoques. Mas isso não acontece.

    • I3YOB

      Não é pra adiar.É pra NÃO comprar carro ruim e ponto.

      • adolfofrota

        Bem pensado, mas acho que falta ação por parte do governo para obrigar a venda de carro com o mínimo de segurança.

  • Romulo_Max

    Realmente não tem como estar satisfeito…
    Que bom pelo menos tem gente tomando consciência de como somos explorados pelas montadoras e pelo governo no Brasil. Ter consciência do problema é o primeiro passo pra solução.

  • Wagner_u

    hoje mesmo vi no jornal "FOX 1.0 2012 com DH(é de serie nos fox) por R$32.290,00", é um carro popular bem dizer, esse valor é um absurdo, o carro é basicão, so tem a DH que é de serie e vem a esse preço? o pior é que muita gente compra achando que fez o negocio da china.

    • pririmarvil

      Por esse preço tem Nissan March com direção elétrica progressiva, ar-condicionado e ab2.
      Só não vem com trio elétrico, mas o fox nesse preço é o cúmulo do absurdo, um lixo a preço de ouro.

      • Como eu sempre falo, se uma pequena parcela boicotar, já é suficiente pra causar estagnação nas vendas e queda nos preços. Agora vamos aos numeros, nos ultimos 3 meses houve queda de vendas em relaçao ao mesmo periodo do ano anterior. Outubro, Novembro, Dezembro, se comparar com 2010 houve queda nas vendas no mesmo periodo. Ou seja, desde que começou a campanha do boicote NÃO teve nenhum mes com altas nas vendas. Coicidencia a parte, seguimos em frente.

        • pririmarvil

          Espero que continue assim, talvez um dia vejamos carros com preços mais próximos da realidade.

        • DougSampaNA

          Meu amigo…do jeito que o comercio aqui em SAmpa despencou em Janeiro, se o povo não está indo nem em supermercado comprar comida…imagina a quantidade de carros retomados pelos bancos lá pra Março ou Abril…

          São paulo comercialmente falando PAROU, a cidade está de FÉRIAS!!!!
          Isso por sí só vai trazer o índice de vendas de Janeiro dos carros pra baixo, o que já é muito bom, eu quero é patio cheio e vendedor enchendo o saco oferecendo carro por telefone, aí será a hora de pechinchar MUITO DESCONTO!!!

        • HSFort

          Isso mesmo! Basta apenas 30% para que haja uma revisão nos preços.

          Mas o que me retira as esperanças são as medidas totalitárias desse desgoverno em agora criar uma nova Lei da Mobilidade que limitará o uso de carros nas cidades com mais de 20 mil habitantes. Com certeza, a questão dos preços só irá piorar daqui para frente já que o fator limitante na aquisição principal no momento é o preço das sucatas "zero km".

        • andre_0102

          É isso ai… Pressão, pressão, pressão…
          1a Boicote, 2a Usado, 3a Novo hiper pesquisado, buscando melhor CxB e não carrinho da moda e marquinha da moda…

    • The xD

      32 mil paguei em um focus completo que é um milhão de vezes melhor que o fox, bem mais equipado, seguro, confortável. E mesmo assim ainda acho caro, considerando que em outros países com esse valor poderia ter pego um focus 0km melhor e mais equipado que o meu ainda por cima. Esse o maior motivo que não compro carros zero por aqui, superfaturados e qualidade péssima, prefiro ficar com um usado do que dar dinheiro diretamente para as fabricantes.

      • exmarujo

        Pelo menos na Europa não comprava zero por esse preço, mas usado compraria coisa muito melhor de certeza

      • HSFort

        E da nova geração. O seu já saiu de linha desde 2010 nesses países.

      • andre_0102

        P/ 1k a mais fui de Old Fit, realmente não tem comparação c/ qualquer "impopular" desses… E eu garanto, mesmo usado vai durar muito mais que esses carrinhos de entrada, que em 2 anos estão virados em barulho.

    • MythBH

      A ultima vez q entrei numa concessionaria da Vw sai até tonto com os preços, entrei pra olhar um gol ou polo. Qdo o vendedor começou a falar dos preços tratei de ir embora na hr. Ai fui na FIAT e tive q escutar um vendedor falar q a tecnologia embarcada nos modelos dela é a maior do páis, mas não soube me explicar q tecnologia é essa num uno sporting q nem abs , ab2, vidro eletrico traseiro, e espelho eletrico tinha custando 37, tb fui embora. optei por um medio com um ano de uso, e to feliz!

    • Cil

      Da china não que eles são mais esprtos! Eheheheheh

      "A preocupação com a segurança, pode até fazer o consumidor optar por outro modelo menos visado e com seguro mais barato."

      Vejam como a preocupação com segurança do brasileiro é diferente. Ela se restringe ao carro ser ou não roubado enquanto AB, ABS e outros são deixados em segundo plano. Não é sem razação que a Ford coloca isso como segurança em seu site. Eheheheeh

    • expresso222

      Nunca entendi por que o Fox é tão caro! Não vejo nada demais nele em relação aos outros da mesma categoria! E ele veio para substituir o gol G3 e mesmo assim chegou mais caro que ele.

      • Wagner_u

        Olha, somos 2, o primeiro fox ainda tinha aquele painel ridiculo, esse novo a VW vende como se fosse premium mesmo, mas é um carro popular com a mesma qualidade que os outros populares, teve um amigo meu que comprou um fox 1.6 prime, era completo com ABS e AB2 0km em 2010 por absurdos 45 mil, enquanto essas coisas acontecerem e elas acontecem diariamente vamos ter esse preço que temos hoje.

      • DougSampaNA

        PORQUE QUANDO FOI DESENVOLVIDO, foi pra ser vendido como premiun…hahahhahah; to rindo mas é a + pura verdade. E pensar que o que foi feito pra ser premiun é CHUMBREGA na Europa, terra natal da própria Volks.
        Alemão duro na vida comprava este carro lá com motor 3 cil e 1.2, exportado daqui pra lá. Precisaram de 3 anos pra vender 100 mil unidades na Europa Inteira.

        O fato de que roubam GOL demais é que a Volks faz fechadura facil de abrir, alarme ruim(o da Honda é igual por incrivel que pareça) e modulos de injeção faceis de serem arrancados e trocados por modulos virgens…o carar vai rapidinho com seu GOL embora…isso aconteceu com o GOL da empresa que nosso gerente usa 2 vezes nos ultimos anos; agora trocaram o carro dele por um Sandero 1.6 completo, seguro MUITO mais barato e o carro é mais confortável pra ele do que o GOL.

      • The xD

        Simples, porque todo mundo compra essa porcaria, uma vez conversando com um vendedor de usados, segundo ele, a demanda por fox é enorme. A VW jogou o preço desse carro nas alturas, o povo mesmo assim compra, então eles nem tem motivos para baixar o preço mesmo, a marca aproveitou e "elitizou" o carro.

  • lndnfsu2

    Bom ver que brasileiro esta comecando a abrir os olhos! so falta agora comecar a tomar alguma atitude

  • koizo_nit

    Aqui em niteroi os chineses ja estao em toda parte , impossivel sair na rua sem ve-los , nao que sejam diferentes mas ja traz concorrencia, so falta informacao

  • koizo_nit

    Eu me pergunto que tipo de gente diz que esta satisfeita com os automoveis que nos sao oferecidos…

    • The xD

      É o tipo de gente que acha o celta, gol, uno os melhores carros da galáxia, que entopem o porta-malas de som para fazer questão de mostrar o quão sem cérebros são, e mais uma meia dúzia de gente…xD

      • Edson Roberto

        Depende. Eu possuo um C3 2008 desde 0km e se alguem me fizesse uma pesquisa e questionasse a respeito dele, eu diria que estou satisfeito.

        Assim como muita gente que tem um carro médio. Mas vale lembrar que existem pesquisas desse tipo para carros com mtas vendagens e por isso, mudou um pouco esse ano.

        • DougSampaNA

          pUTZ…OS CARAS DO SOM ALTO…esta espécie de motorista é uma m…
          Cara tenho certeza que se a policia parasse estes caras pelo menos 1/3 destes carros seriam apreendidos, porque muitos são uma lixaiada com rodas, carros que o som do cara é mais importante do que a familia ou a mina dele.
          Mas é aquilo, apreende e poem em patio..aí o cara não tem como tirar e vai virar criadouro de denge.

          OI gente do NA, que tal uma materia sobre patios de caros que são criadouro de denge, aí vão ter que entrevistar OS PODERES municipais, estaduais….

      • andre_0102

        Quem andava de ônibus…. Serviço publico tem muito que melhorar….

    • pablo

      O tipo de gente que acha que carro médio é "carrão" e que Fusion é carro de luxo.

      • DougSampaNA

        Pablo…gente que usa golzinho 2o ou 3o dono a vida toda e não tem como subir o padrão, como o cara vai ver um fusion?
        Se poem na pele deles que vc entende rapidinho.
        Eu gostaria de ter um fusion mas quando lembro que é ford e que 1 hora eu vou ter que entrar nas ccs deles e ser esfolado nas peças, tchau mesmo!!!
        Aqui é terra emergente, que significa m… de gente metida a rico com prestação que cabe no bolso; é exatamente assim que as montadoras veem os brazucas…m… com crédito!
        Uma vez um gerente de uma multinacional onde meu pai trabalhou disse o seguinte na mesa da reunião:- Vcs tem que ser espremidos que nem laranja e depois se não der mais caldo, bagaço jora fora! Falou na frente de 12 funcionarios dando risada…nas salas de reunião das 4 grandes talvez não seja diferente…a gente embala m… para o consumidor e vende prestação que caiba no bolso…eles não querem vendere o carro porque dá muito trabalho, vender a prestação é mais fácil.

        • pablo

          E o povo brasileiro aceita m…, então é isto que merecem. Sem mais. Depois, porque nas salas das 4 grandes? Você acha na em todas as outras é diferente?

          “Eu gostaria de ter um fusion mas quando lembro que é ford e que 1 hora eu vou ter que entrar nas ccs deles e ser esfolado nas peças, tchau mesmo!”
          Porque quando lembro que é Ford? Se fosse VW, Fiat ou Chevrolet seria diferente?

          Bom, nosso mercado aceita qualquer porcaria, é fato, então ninguém vai se preocupar em oferecer algo que preste. Sandero, Logan, Mille são alguns exemplos de carros totalmente sem qualidade, baratos ao extremo de produzir e vendidos por um preço de carro normal. Então eu vejo a coisa assim: se tenho dinheiro pra comprar um zero bom, que na minha visão é um médio (nível do Focus, Fluence ou Cruze) pra cima, que oferece o mínimo de conforto e segurança que eu desejo, compro e zero. Caso contrário, compro usado. Acontece que hoje você pode escolher entre um “celtinha” zero por 27k ou um Focus 2.0 2005 ou 2006 por 27k. O que o povão escolhe? O Celta, é que uma carroça e não nem como comparar com o Focus. Porque? Consumo? O Focus só a gasolina gasta o mesmo ou até menos do que o Celta. Manutenção? A diferença da 10 ou 15% no máximo. E pra mim isso vale o conforto e segurança. Então opção todos tem. Ah, e o cara do “golzinho” de segundo ou terceiro dono? Julgo que um Gol nesta condição deve ser 2006 ou 2007, nestas condições seu preço está entre 19 a 23k. Por uns 5k a mais da pra pegar o mesmo Focus ou um pouco mais antigo, como 2003 2.0. Claro, além do Focus existem outros carros, como o Honda Fit, que sem ser Flex chega a fazer 11km/l na cidade. Pra mim todo mundo tem opção pra fugir das carroças. O problema é que o povão escolhe carro com base no que ouve falar, nos mitos e não vai atrás da realidade. Porque citei o Focus? Porque é o que eu fiz: paguei 19k no meu 1.8 2001. Bem menos que um Celta, mas confortável e ele tá fazendo 8,5 a 9,8km/l na cidade (conforme se uso ou não o AC). Pra mim que to na fase de estágio ainda e terminando a faculdade foi o melhor negócio.

          • The xD

            Foi exatamente o que eu fiz, inclusive foi um focus também que comprei, se fosse pegar zero, acho que não comprava nem um uno bem equipado, com o mesmo valor deu para pegar um focus que estava quase zero, com um motor muito mais forte, mesmo com ar condicionado ligado ele gasta até menos que alguns 1.0 pé-de-boi. O fato é que enquanto o consumidor brasileiro aceitar comprar carros de péssima qualidade, as fabricantes vão continuar comemorando, afinal o gasto delas é baixo e o lucro gigante. O maior problema é a falta de informação, para quem não entende nada de carros, qualquer coisa que o vendedor empurrar a pessoa leva, isso se aplica a qualquer produto/serviço. No caso do golzinho de 2º /3º dono, imagino que ele esteja se referindo a quem tenha muito menos que 15 mil reais para comprar um carro, embora também sempre existe carros melhores que o gol em qualquer faixa de preço.

          • DougSampaNA

            Ok, entendio seu ponto de vista desde o principio, e o Fusion foi o mote; manutenção Ford é a mais cara das 4 grandes porque eles tem o maior numero de peças patenteadas(desde fechaduras a laterais de carros), o que significa que vc só encontrará estas peças nas ccs Ford a preços triplamente escandalosos do que no mercado, Voce citou que vale a pena comprar um carro mais antigo, eu concordo com vc desde que seja muito bem conservado e com rodagem baixa ao ano; porque na faixa de 60 a 80 mil kms um veiculo dá despesa obrigatória e normalmente mais pesada, no caso da Forda…pesadíssima. Compensa comprar um carro com 2 anos de uso de 50 mil reais do que um 0km de 62/65k? Compensa sim, com 4ou5 paus vc faz um manutenção boa pra caramba e roda mais uns 4 ou 5 anos sem problemas e economiza 10k, paga um IPVA sobre um preço menor, o seguro tambem incide sobre um preço menor, e todos os custos que um carro carrega enquanto estiver com vc. Carro zero no Brasil é esfolação assim como espelhinho pra indio trocar por pepita de ouro no sec.15.
            Tem que comprar o melhor possivel computando tudo o que é importante, isso é que importa.

            • pablo

              Bom, não sei dos compactos, mas dos médios pra cima não é bem assim. A manutenção do Focus é mais barata que a do Golf. A preço da manutenção do Fusion é mais próximo do Golf que do Passat. O seguro dos dois VW são bem mais caros também. O preço dos Chevrolet eu não sei e dos Fiat realmente são mais baratos, mas não muita coisa.

              Mas é claro que quem quer economizar não entra em concessionária. Mas não tenho problemas pra encontrar peças e sempre vou em um bom centro automotivo (http://www.oficinanota10.com.br/).

              No mais, concordo com você que usado ou seminovo é preciso mais cuidado, mas pra quem gosta de carros e conhece um pouco fica mais fácil.

          • andre_0102

            Concordo em GNG, só p/ constar meu Fit faz 12Km/l na cidade (trajeto plano), motor 1.5 e na estrada ele passa Celtinha como se fosse nada. Hj está c/ 60.000Km, juro ainda tem cheiro de carro novo e não tem um ruido(4 Estrelas no EuroNcap) Focus era minha segunda opção, muito estável, seguro, só não comprei pq não gosto do design, existem outros bons modelos no mercado é só pesquisar, popular nunca mais(Péssimo Negócio).

            • pablo

              Eu fiz o contrário: primeiro queria um Fit, mas acabei comprando o Focus.

        • The xD

          Concordo com vc em partes, critico quem vive trocando de carro e comprando porcaria apenas por status, no Brasil já vi pessoas que às vezes todo ano trocam os celta/uno/gol por outros, às vezes até igual, apenas para querer dizer que pode andar de carro zero sempre, seria uma espécie de rapper de baixa renda. Sou muito mais de comprar um carro, seja usado ou novo, mas que pelo menos seja um carro seguro, com um bom conforto, nem que fique com o mesmo carro por vários anos, não me importo de andar de carro velho, mas sim de andar em carros sem segurança alguma.

          Quem tem um carro mais simples já usado por falta de condições de ter um melhor, é outra história, o que importa é a pessoa pelo menos conseguir sempre manter a mecânica em ordem, como disse, trocar de carro por status é jogar dinheiro fora, se o carro está atendendo bem a pessoa, sem problemas.

          • andre_0102

            Isso aí, mais vale investir em manutenção do que em consumismo, mesmo pq é bem mais barato.

  • hugogyn94

    Ah ta,aqui minha cidade faz muito promoçao da fiat mille,aqui ela custa R$ 22.990,00,quando esta em promoçao ela fica R$ 21.490.00,quem compraria e completo viu gente,aqui custa R$ 21.490,00 completo.

    • The xD

      Sim, isso acho uma vergonha, um carro que não deveria custar 12 mil reais, é vendido acima de 20 mil reais, fora que esse carro tem tanta segurança quanto uma moto…xD

    • nightwishjp

      Uno por 21mil completo? DUVIDO! Corre que é Cilada, Bino! =x

      • Filipe_Braga

        Completo sem ar-condicionado, direção hidraulica, rádio, vidros elétricos, desembaçador traseiro etc..

        • nightwishjp

          E olhe lá. Se pudesse, nem retrovisor do lado do passageiro eles botavam…

    • marcio_cr

      Completo, com motor e direção.

      • DougSampaNA

        hahaahahahhahahhaha, freio só nas rodas dianteiras com freio de mão que trave só uma roda; e seta é banderola vermelha, 2 por carro pra sua esposa usar no lado direito e vc no esquerdo!!! Se vc estiver só segura o volante com a perna e pega a bandeira da direita e poem a mão direita pela janela do lado direito do carro, senãopode ter multa por não dar seta.

        IRONIC MODE ONNNNNNNN

        • The xD

          Cuidado hein, se algum funcionário de alguma fabricante ler isso, há o risco de alguém não ler a parte do IRONIC MODE e realmente ser lançado um modelo assim,embora tem uns que já estão quase isso mesmo. Bom pensando bem, creio que não, as bandeiras seriam opcionais, querer como ítem de série já é pedir demais.. xD

  • The xD

    Eu sou totalmente favor a um boicote nas fabricantes, o lucro delas é gigantesco e a qualidade cada vez menor, prefiro comprar carro usado, ficar por um bom tempo com ele, depois sim trocar do que gastar fortunas na compra do carro e depois fazer sociedade com o mecânico, de tanto defeito que essas jabiracas apresentam. Eu mesmo já nunca comprei carro zero, vendo a situação das fabricantes, me nego mesmo a pagar por um produto que não vale o que eles pedem.

  • th3Analyst

    Insatisfeitos? Pelo jeito que as vendas andam, achei que os brasileiros estivessem *extremamente* satisfeitos. :D

    • MythBH

      Mas basta ver as vendas de importados para vc ver o tanto de insatisfeitos. Mas o governo veio e…o resto vc ja sabe ne…

  • subzero99

    Faço parte dess lista dos insatisfeitos. Sou um INFELIZ proprietário de um VW GOL G5. FUJAM DESSA PORCARIA !!

  • Mas tem o IPMV (Índice Preciso Mostrar pro Vizinho) que fala mais alto…

  • koizo_nit

    gol hj é uma farsa, hj em dia uma pessoa bem informada nao compra gol

    • The xD

      Uma pessoa bem informada não compra praticamente nenhum dos modelos populares, se tem condições compra um zero melhor, senão compra um usado melhor ainda pelo menso valor do gol…xD

  • Dcyno

    Pelo menos a campanha do boicote esta conscientizando muitos consumidores. Agora com o mundo globalizado, temos que ter o primeiro mundo como base de comparação e não aceitar mais produtos de quinta categoria por preços abusivos e não podemos esperar nada do governo, esse é um traíra, então estamos por conta própria, só a sociedade tomando atitudes como o boicote e coisas desse tipo.

  • mho

    É fácil de entender o porque do Gol e da Parati serem as mais roubadas, são modelos que vendem muito e logicamente a demanda é alta e o estoque dos bandidos fica pouco tempo parado.
    O Fusca, coitado, é vítima por causa do tempo e das faltas de peças originais ou paralelas de qualidade.
    Fiesta também é fácil de entender, pois possui muitas peças caras embora seja um popular.

    Por fim, isto acontece pois todas as peças ou são raras ou são caras demais no mercado formal.
    Parte é culpa do governo com os altos impostos e parte são das fábricas que querem muito lucro por poucas peças.
    Economia burra.

    • The xD

      Só complementando, a culpa também é de quem compra peças roubadas ou de origem desconhecida, só existe um alto índice de roubos de carros pq tem quem compre carros e peças roubadas, se ninguém comprasse essas peças, o índice de roubos seria bem mais baixo.

  • Marciomaster

    falam, falam, falam…..quando vem um lançamento (principalmente se for das 4 grandes), metem o pau no preço…..mas na vida real…votam sempre nos mesmos cançer….

    • The xD

      Falou tudo, além das fabricantes, o governo tem uma culpa enorme nos preços praticados hj, com impostos altos para tudo, concordo com a campanha do ADG de não colocar os mesmos, essa ideia já pratico desde que comecei a votar, ou voto nulo ou voto em alguém que eu tenha pesquisado e não tenha a ficha suja.

  • zzzepa

    carro é fonte de renda pra muita gente neste país…governo e impostos, indústrias da multa, indústria do pedágios, montadoras, bancos e financiadoras, seguradoras, oficinas mecânicas, estacionamentos de revenda e de rua , indústria petrolifica, postos e combústivel, indústria marketeira e por ai a fora…e pode ter certeza, muitos desses metem a mão, são sustentado pelo comprador…

  • andrevidigal

    Ninguem eh inocente nessa historia, fizeram por merecer…

  • DougSampaNA

    Calma…ainda vem mais uns membros da safra 2012 de medonhos, lembrem-se..somos nação emergente que passou a Inglaterra e somos a 6a economia do mundo…hahahahhaha; uma ilhota no Atlantico era economicamente maior que nós que somos quase um continente; Mantega, sua estupidez me enoja!!!

  • leosalzano_

    Qualquer noticia vira uma chuva de críticas a VW, meu Deus acho que ela é responsável pelos problemas do mundo. Alô pessoal não tem montadora Santa neste país… e digo mais: vocês críticam tanto alguém por comprar carro x ou y, mas não olham para as necessidades da pessoa. Há quem precise de carro apra trabalhar, pegar filhos na escola e etc, se o carro é bom ou ruim é outra questão, e, olhem bem, como andar de metrô, onibus em uma país sem transporte descente e sem segurança? me desculpem, otário é quem se julga bom o suficiente para críticar coisas, sem ao menos pensar que a vida pessoas é diferente da sua.

  • D7V5

    Baixa qualidade, segurança comprometida, preços altíssimos e impostos vergonhosos. A situação brasileira.

  • leosalzano_

    sim você está certo também, mas há alguns pontos que vejo desta forma: Ninguém quer levar uma trombada voltando com o filho da escola, mas ninguém pensa nisso na hora de comprar um carro, até mesmo por que grande parte dos motoristas pensa que nunca se envolverá em acidente, e os mais leigos acredita mestar protegidos. Há outro fato importante, desde de os anos 60 há carros depenado em categorias de entrada, como o famoso Fusca Pé-de-boi ou o Renault teimoso, que nem seta tinham, ou seja, fazem 50 anos que existem carros ditos de baixa qualidade, e, um fato importante, lembre-se do Fiat Punto de 1994, que não veio para cá por que não suportaria as estradas e ruas do país, se um carro teria problemas de suspensão e estrutura somente pelos trancos da rua, será que seria seguro em acidentes?e digo mais, meu comentário foi motivado principalmente por estes que julgam uma ou outra marca, e dizem só haver coisas imprestáveis rodando por aqui. Se não tem o que falar que se calem ao invés de dizer besteiras, estão longe de parecer inteligentes como pensam. por fim, resumindo: como fazer boicote, se precisamos do carro?

    • The xD

      Quando o pessoal fala em boicote, é se referindo aos carros zero. Se vc pesquisar, com o valor que vc iria comprar um gol/uno/ka/celta zero km, vc consegue comprar carros usados de categorias bem superiores, muitas vezes com gastos de consumo e manutenção praticamente iguais, geralmente os carros de categoria superior tem peças mais caras, porém mais duráveis, valores de seguro praticamente iguais, pois os populares são os mais visados e acabam tendo um seguro mais caro, além do conforto e recursos que carros melhores oferecem.

      No caso do boicote, é referente ao valor que as montadoras pedem quando comparado aos outros países, praticamente todos os carros daqui são vendidos pelo dobro do valor vendido lá fora, e com a qualidade pior, pagamos mais por menos. A ideia é ninguém comprar carros zero, não usados. Se as vendas de carros zero caírem drasticamente, com certeza as fabricantes vão se mexer, algo vai mudar com certeza.

      • leosalzano_

        mas eu me refiro ao boicote a carros zero somente, e sinceramente, eu não vejo vantagem, tirando o conforto, em comprar um carro maior usado. Peças mais duráveis, mas, compre por exemplo um Fusion 2008 a 36 mil, ou um Jetta 2007 a 41 mil, com uns bons 70 mil km rodados, e ai troque amortecedores, pneus, pastilhas de freio, isso em manutenção normal, se a chave do fusion quebra, só na autorizada uma nova por 700 ou 800 reais, não há como comparar gastos de manutenção de um carro simples okm e usado maior, fora que nunca se sabe qual foi o uso desses carros, o zelo do proprietário. E mais um exemplo profissional: um representante comercial que roda 80 mil km em um ano, como vai comprar um carro semi-novo com 40 mil km? eu digo, olhe o mundo a sua volta e pense bem que sua condição não é igual do seu vizinho…

        • The xD

          No caso de quem tem o carro como um instrumento de trabalho não tem muita escapatória mesmo, concordo com você, esses não tem mesmo como participar de um boicote.

          Claro que também para comprar um carro novo entra o bom senso, não dá para comparar mesmo carros muito diferentes, mas por exemplo, quem pretende ter um carro apenas para passeio ou então para ir e voltar do trabalho/faculdade, que ande na média de uns 1000 km/mês ou até menos, nesses casos é possível achar usados bem conservados, que em questão de gastos vão ser equivalentes aos de um zero km, dependendo do carro que vc pretende comprar, se a desvalorização for alta, em alguns casos dá para comprar um carro com um ou dois anos de uso pela metade do valor, com tudo em ordem, se for feita uma boa revisão dá para saber se o carro é bom ou é uma bomba, o carro anterior foi comprado com uns 30 mil km, ficou por quase 6 anos, e as únicas vezes que ia para a oficina foi para fazer a manutenção normal, só foi vendido pq já tinha alcançado os 100 mil km, mas mesmo assim nunca deu prejuízos além da manutenção normal, nunca deixou ninguém na mão.

          • leosalzano_

            e há mais um fator, mesmo que o cidadão não use o carro para trabalho, mas rode uma média de 30 mil km por ano, e pretende ficar como carro três anos ,como vai comprar um carrojá bem rodado…e para encerrar, não é todo mundo que tem dinheiro ou possibilidade de ter mais de um carro…

            • The xD

              Já estamos fugindo do assunto, nada contra ninguém comprar carro zero, é uma opção, eu mesmo até compraria carros zero se não fosse o preço abusivo que as montadoras cobram. A questão é o pessoal que não precisa trocar o carro agora deixar para trocar um pouco mais para frente, quanto menos gente comprar carro, as chances dos valores dos automóveis é cair, ou então pelo menos os valores continuarem os mesmos, mas os carros ter uma qualidade e segurança decentes.

              Só complementando, ultimamente aqui em casa o carro está sendo usado perto de 25 mil km por ano, também só há um, não tenho possibilidade mesmo de manter dois carros, um ainda é possivel manter. Se as manutenções são feitas em dia, é possivel ficar com o mesmo carro por anos, possível até alcançar uns 200 mil km sem ter maiores gastos além do comum, a questão é não relaxar nas manutenções e pesquisar sobre o carro, tem carros que passam de 400 mil km com manutenções básicas, outros com menos de 100 mil já estão condenados.

  • chelosbr

    A solução a medio prazo seria o boicote. Não comprem carros novos esse ano. Eu esperaria ainda mais. Esperaria as chinesas, como JAC, Chery e Great Wall instalarem suas fábricas no Brasil. Mais concorrência; mais pressão para as montadoras aqui instaladas a baixarem seus preços!

  • _biolog_

    O ARgHile pra mim é a maior prova de como o consumidor é burro: feio, simples, feito na base do Corsa de 94, é vendido ao mesmo preço de carros 1.6 ou melhores e mais bonitos (Punto 1.4). Mas o povo quer um carro que "meta medo nos outros no transito, imponha respeito", e que tenha muito espaço. É isso.

    • tonyecs

      O Agile só mete medo nos outros devido à sua feiura, mesmo, hehehhee.

    • The xD

      " Mas o povo quer um carro que "meta medo nos outros no transito, imponha respeito" ". Medo sim, mas respeito com certeza não, no máximo um sentimento de pena pelo dinheiro tão mal gasto (Brincadeira, nada contra quem tem agile)….xD



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