Buzina parou de funcionar, o que pode ser?

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A buzina é um dos itens mais importantes em um carro. Trata-se de único meio de aviso da passagem do veículo e não tê-la a bordo resulta até em multa. Mas se a buzina parou de funcionar, o que pode ser?

Embora seja um item que dificilmente dá problema ou gera queixa por parte dos proprietários de veículo, quando não funciona ela faz enorme falta e gera apreensão ao volante.

Três problemas podem ocorrer. Ela pode ficar com som alto demais, muito fraca ou parar de funcionar. Nesse caso, se a buzina parou de funcionar, o que pode ser?

As causas são várias, confira!

Contato do volante

O volante do automóvel possui um contato elétrico ou eletrônico que permite o acionamento da buzina. É a primeira parte de um sistema de ativação do sonorizador automotivo.

Se ele for afetado por qualquer motivo e a buzina parou de funcionar, sua remoção e substituição/reparo só deve ser feita por um profissional especializado.

Acontece que, em muitos carros, a buzina fica atrás do airbag ou muito próximo deste. O volante, nesse caso, precisa ser retirado em oficina especializada ou revendedor.

Embora o manuseio da bolsa inflável esteja prevista no projeto de reparação, com o recente recall da Takata, é bom não se aventurar e deixar a troca por técnico experiente.

Fusível

Uma das causas mais prováveis para a buzina parar de funcionar é o fusível. Este pequeno item de proteção do sistema elétrico e dos dispositivos ligados a ele, pode queimar.

Isso pode ser ocasionado por uma sobrecarga no sistema, fazendo então com que o fusível queime propositalmente, a fim de proteger o equipamento.

Nesse caso, basta trocá-lo – sua identificação está num esquema elétrico na tampa do compartimento de fusíveis ou no manual do proprietário – por outro compatível, para que a corrente possa novamente chegar até a buzina.

Relê

Nem todo carro conta com fusível para a buzina, especialmente aqueles com buzinas eletrônicas. Para estes, o relê pode ser a causa.

Assim, da mesma forma que o item acima, este permite a passagem da corrente elétrica exata para o funcionamento da buzina. Sua substituição ocorre da mesma forma.

Basta identificá-lo no quadro de relês e trocá-lo. Antes, porém, faça isso apenas se tiver certeza de que todos os outros potenciais defeitos tenham sido analisados.

O relê queimado tem de ser trocado por um de igual modelo.

Suporte da buzina

Ela está localizada na parte exterior e inferior da frente do carro, geralmente perto do para-choque, radiador ou caixa de roda.

Com a vibração e ação corrosiva da maresia no litoral ou mesmo o emprego em regiões de muita terra e lama, o suporte pode acabar quebrando.

Com o impacto nas partes fixas da carroceria, já que apenas os fios estão segurando a buzina, ela pode sofrer danos internos e vir a queimar por conta disso.

Fiação

A fiação é outro item que pode ser o culpado se a buzina parou de funcionar. No caso, pode ser a ação do tempo ou mesmo de fricção com outra parte do acabamento. No acima, o rompimento de um dos fios pode desligá-la igualmente.

Será necessário remover parte do fio em más condições, substituindo por um novo e com conectores de proteção, sem nada de fita isolante.

A própria buzina

Se você verificou todas as possíveis causas acima e não for nenhuma delas, é a buzina em si que queimou, ou se estragou por algum outro motivo.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X