BYD diz que vai passar a Toyota dentro de no máximo cinco anos, e assumir a liderança global automotiva

stella li byd
stella li byd

Uma ambição global cada vez mais clara coloca a BYD diante de um objetivo ousado: assumir a liderança mundial de vendas de automóveis dentro de cinco anos.

A projeção foi apresentada pela vice-presidente executiva Stella Li, que acredita ser possível ultrapassar a Toyota mesmo sem atuar diretamente no mercado dos Estados Unidos.

A estratégia depende principalmente do avanço internacional da fabricante chinesa, com prioridade para Europa, América Latina, Sudeste Asiático e Austrália nos próximos ciclos.

Stella Li fez a declaração pouco depois de a BYD alcançar a produção acumulada de 17 milhões de veículos de nova energia, os chamados NEVs.

O ritmo industrial cresceu rapidamente nos últimos anos, reduzindo de maneira expressiva o intervalo necessário para atingir cada novo marco de produção.

A unidade de número 1 milhão deixou a linha de montagem em maio de 2021, depois de anos de desenvolvimento e expansão gradual da empresa.

A marca dos 10 milhões de NEVs foi alcançada em novembro de 2024, mostrando uma aceleração importante na capacidade industrial da BYD.

Mais recentemente, apenas seis meses foram necessários para a produção acumulada avançar de 15 milhões para 17 milhões de unidades.

Dados do China EV DataTracker indicam que a BYD encerrou em maio uma sequência de oito meses consecutivos de queda anual nas vendas de automóveis.

A recuperação ocorre ao mesmo tempo em que a companhia direciona maior atenção aos mercados estrangeiros para reduzir a dependência das entregas realizadas dentro da China.

Durante o primeiro semestre, a BYD comercializou 1.777.321 automóveis em todo o mundo, resultado 16,1% inferior ao registrado no mesmo período anterior.

As vendas domésticas recuaram 45,9%, chegando a 795.169 unidades, enquanto os embarques internacionais mantiveram uma trajetória de crescimento mais consistente.

Enquete

BYD vai liderar o mercado mundial em 5 anos sem bater EUA; quanto isso parece realista?

Vote e veja o resultado em tempo real.

22 votos

A expectativa é que o avanço fora da China compense parte da retração interna durante o segundo semestre, reforçando a nova distribuição geográfica das vendas.

Em entrevista ao Financial Times, Stella Li afirmou que a meta de superar a Toyota foi estabelecida considerando apenas o crescimento orgânico da companhia.

Segundo a executiva, o resultado pode ser alcançado sem depender dos Estados Unidos, onde tarifas elevadas dificultam a entrada de automóveis produzidos na China.

A vice-presidente também declarou que a BYD não precisa comprar outras fabricantes para ampliar seus volumes e conquistar a liderança mundial do setor.

Ainda assim, a empresa não descarta avaliar futuramente oportunidades envolvendo marcas europeias de luxo, embora nenhum alvo específico esteja sendo considerado neste momento.

Wang Chuanfu, fundador e presidente da BYD, apresentou no mês passado a mesma previsão de superar a Toyota dentro do prazo de cinco anos.

Para o executivo, a expansão internacional acelerada e o uso de novas tecnologias de recarga serão os principais fatores para sustentar esse crescimento.

A BYD comercializou 4,55 milhões de automóveis no ano passado, enquanto a Toyota alcançou 10,5 milhões, sem incluir os volumes de Daihatsu e Hino.

Para este ano, a fabricante chinesa projeta vendas globais entre 5 milhões e 5,5 milhões de NEVs, incluindo 1,5 milhão em mercados estrangeiros.

O desafio exige mais que dobrar o volume atual, mas a evolução industrial e a expansão internacional mostram como a distância entre as duas empresas pode diminuir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3


⭐ Siga o Notícias Automotivas no GoogleAcompanhe nosso conteúdo direto no Google e fique por dentro das últimas notícias automotivas.Seguir no Google
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias

Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Sua rede social: Facebook