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BYD inicia produção de ônibus elétricos no Brasil

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A chinesa BYD inaugurou sua fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas/SP. Com capacidade para produzir 720 veículos por ano, a planta recebeu R$ 50 milhões em investimentos e empregará 161 trabalhadores até 2020.

Com a produção já iniciada, a BYD começa fazendo um modelo de micro-ônibus com carroceria Volare e dois ônibus de 12,5 m, que receberão carrocerias da Marcopolo e da Caio, atendendo ao segmento de transporte urbano.

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Em maio, a BYD começa a produzir chassis de ônibus elétricos de 15 m com três eixos e de 18,6 m articulado. O processo de montagem tem oito etapas e vai desde a construção da estrutura do chassi, montagem dos motores elétricos, suspensão, comandos eletrônicos e baterias de fosfato de ferro-lítio.

O índice de nacionalização começa entre 20% e 30%, devendo chegar a 70% em 2021. Com autonomia média de 250 km, os ônibus elétricos da BYD atenderão inicialmente ao transporte público nas grandes cidades e já conta até com encomendas. Campinas, por exemplo, quer implantar uma frota de 150 veículos.

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Porém, os planos da BYD não estão limitados ao transporte urbano. A empresa tem um modelo de ônibus rodoviário e pretende produzir chassis para o segmento de linhas regulares e de fretamento. Nesses dois casos, a autonomia das baterias é de 500 km e 400 km, respectivamente.

Ou seja, seria possível ir de São Paulo até São José do Rio Preto ou ir da capital paulista até o Rio apenas com uma carga das baterias e sem emissão de CO2. A BYD calcula que a produção de ônibus elétricos em sua fábrica paulista corte por ano 81 milhões de toneladas de CO2, 8 toneladas de particulados, 440 toneladas de NOx, 90 toneladas de CO e 13 toneladas de HC.

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Energia solar

Paralelamente à inauguração da fábrica de chassis de ônibus elétricos, a BYD abriu também uma planta de produção de painéis solares com capacidade anual de 200 megawatts. O investimento é de R$ 150 milhões. Com as duas plantas, o complexo industrial da montadora chinesa em Campinas já reúne 360 empregados fixos e 80 temporários.

[Fonte: Diário do Transporte]

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