BYD King vs Toyota Corolla: Entre os dois sedãs, um anda mais e o outro bebe menos

BYD King 1
BYD King 1

O BYD King é a grande novidade no segmento dos sedãs, mas ele não terá vida fácil para enfrentar o líder da categoria.

Mas será que o chinês tem o que precisa para roubar clientes do Corolla?

A expectativa existe, especialmente quando vemos os bons resultados que a marca chinesa tem obtido com outros modelos por aqui.

Além disso, sua última novidade vem carregada de equipamentos para se destacar no segmento.

Confira!

BYD King 4
BYD King 4

Híbrido a preço de Corolla 2.0

A grande novidade do segmento chegou ao mercado nacional em duas versões, ambas com o sistema DM-i, que também é visto no Song Plus. Isso significa que eles usam o motor 1.5 aspirado de 110 cv ligado ao motor elétrico.

A versão de entrada GL oferece 209 cv de potência combinada, sendo vendida por R$ 175,8 mil na tabela. No lançamento do sedã, a marca anunciou um valor promocional de R$ 169,8 mil.

Acima dele, a configuração GS eleva a potência para 235 cv, lembrando que a diferença entre eles está no motor elétrico.

Nesse caso, o valor de tabela é de R$ 187,8 mil, enquanto que a promoção o colocava à venda por R$ 181,8 mil.

Veja quanto custa cada versão do BYD King 2025:

  • BYD King DM-i GL – R$ 175.800
  • BYD King DM-i GS – R$ 187.800
toyota corolla gr s 2024
toyota corolla gr s 2024

O rei dos sedãs médios, pelo menos nas vendas, continua sendo o Corolla.

E sua linha não teve grandes alterações nesse ano, contando com quatro versões a combustão e outras duas com o sistema híbrido.

Usando o motor 2.0 de 175 cv, o modelo da Toyota tem as versões GLi, XEi, GR-Sport e Altis Premium, com preços entre R$ 151 mil e R$ 185 mil. Já as versões híbridas Altis e Altis Premium custam entre R$ 190 mil e R$ 200 mil.

Em resumo, as versões híbridas do BYD King são mais baratas que as equivalentes na linha do Corolla, mas o sedã da Toyota tem outras configurações mais em conta.

Confira os preços do Corolla 2024:

  • Corolla GLi 2.0 – R$ 151.010
  • Corolla XEi 2.0 – R$ 160.920
  • Corolla GR-Sport 2.0 – R$ 181.590
  • Corolla Altis Premium 2.0 – R$ 185.320
  • Corolla Altis Hybrid – R$ 190.120
  • Corolla Altis Hybrid Premium – R$ 200.910

VENCEDOR: Corolla.

BYD King 7
BYD King 7

Conforto ou segurança?

Como já estamos acostumados, os modelos chineses oferecem um pacote de equipamentos acima da média para convencer seus compradores.

Vamos conferir se isso também acontece neste comparativo, começando com o duelo entre BYD King GL (R$ 175.800) e Corolla GR-Sport (R$ 181.590).

O sedã da BYD é o único com câmera 360º, alerta de pressão dos pneus, sensores dianteiros e traseiros, retrovisores com aquecimento, sensor de chuva, banco do motorista com ajustes elétricos e ventilação, banco traseiro reclinável, start/stop, partida remota, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, GPS e Wi-Fi.

Já o Toyota tem 7 airbags, assistente de farol alto, faróis de neblina, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, paddle-shifts, ACC, retrovisor fotocrômico e teto solar.

corolla 2024 7
corolla 2024 7

Dá para dizer que eles se equivalem, mas é estranho que o BYD não tenha os assistentes de condução vistos no Corolla e em outros concorrentes nessa faixa de preço. Do outro lado, o Corolla falha por não ter sensores de estacionamento e sensor de chuva.

O outro comparativo é entre o BYD King GS (R$ 187.800) e o Corolla Altis Hybrid (R$ 190.120), agora com dois modelos híbridos na disputa.

O chinês ganha banco elétrico para o passageiro, ar dual zone e iluminação ambiente, itens que não são vistos no rival.

Em contrapartida, o Corolla oferece os sensores de estacionamento que a versão GR-S não tem, mas perde o alerta de ponto cego e o alerta de tráfego cruzado traseiro.

É fácil dizer que tivemos outro empate, mas cada consumidor precisa decidir se prefere os equipamentos de conforto oferecidos pelo King ou os itens de segurança vistos no Corolla.

VENCEDOR: Empate.

BYD King 6
BYD King 6

O King anda mais, mas o Corolla bebe menos

As duas versões do King usam o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm ligado ao propulsor elétrico, que tem números diferentes em cada versão.

O motor elétrico no modelo GL conta com 179 cv e 32,2 kgfm, totalizando 209 cv. Isso leva o chinês de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, com máxima de 185 km/h.

Já na versão mais cara GS, o motor elétrico tem 197 cv e 33,1 kgfm, elevando a potência combinada para 235 cv.

Esse acréscimo também reduz o tempo de aceleração até os 100 km/h, feito em 7,3 segundos, enquanto a máxima permanece a mesma.

Do lado do Corolla, a linha começa com o motor 2.0 aspirado de 169/177 cv e 21,3 kgfm, com câmbio CVT de 10 marchas. Esse conjunto leva 9,2 segundos até os 100 km/h e tem máxima de 205 km/h.

As versões híbridas do Toyota unem o motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm ao propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. No total, ele tem 122 cv de potência combinada, levando 12 segundos até os 100 km/h e com máxima de 170 km/h.

Movido apenas a gasolina, o BYD King tem bons números de consumo, mas ele perde para o Corolla nesse ponto. Olhando para a versão híbrida do Toyota, temos ótimos 18,5 km/l na cidade.

Consumo BYD King Corolla 2.0 Corolla Hybrid
Cidade – etanol 8,6 12,8
Cidade – gasolina 16,8 12,3 18,5
Estrada – etanol 10,7 11,1
Estrada – gasolina 15,0 14,9 15,7

VENCEDOR: Empate.

corolla 2024 1
corolla 2024 1

Bom espaço interno

O BYD King tem medidas mais generosas que seu principal rival, sendo maior no comprimento (4,78 x 4,63), na altura (1,49 x 1,45), na largura (1,83 x 1,78) e um pouco maior no entre-eixos (2,72 x 2,70).

O centímetro extra nessa última medida, e especialmente a vantagem no comprimento, tornam a vida de quem viaja na segunda fileira um pouco mais confortável no modelo chinês.

Isso sem contar o ótimo acabamento que a marca pratica em seus carros.

Além disso, os dois sedãs contam com saída traseira de ar-condicionado e duas entradas USB (tipo A).

Já no porta-malas, o Corolla dá o troco ao oferecer 470 litros, enquanto o King tem 450 litros. Ali você também vai perceber que a BYD não coloca estepe, algo que aparece no Toyota, mas sim um conjunto de reparo emergencial.

VENCEDOR: Empate.

toyota corolla hybrid sedan 1
toyota corolla hybrid sedan 1

Revisão e vendas

Lançado recentemente por aqui, o BYD King ainda não teve seu plano de manutenção divulgado pela marca.

Usando como base as revisões do Song Plus, que também usa o sistema DM-i, podemos ter uma ideia do que vem por aí no caso do sedã.

Até os 60.000 km, o Song Plus custa quase R$ 8,8 mil para seus proprietários, um valor bem salgado. Metade dessas revisões custa R$ 900, mas as outras tem valores bem maiores, chegando a R$ 2.460 na 5ª parada.

Algo positivo é que o King, assim como outros carros da marca, são vendidos com 6 anos de garantia. O Corolla, por exemplo, oferece uma cobertura de 5 anos. Mas os valores cobrados pelas revisões são bem menores no japonês.

Novamente usando como base o período até os 60.000 km, as versões a combustão do Corolla atingem R$ 5,7 mil, enquanto as opções híbridas ficam um pouco abaixo e custam R$ 5,6 mil. Resta saber qual será o valor exato do BYD King.

Obviamente, também não é possível comparar as vendas desses modelos, pois o chinês acabou de ser lançado por aqui. Mesmo assim, a briga contra o rival da Toyota nesse aspecto não será nada fácil.

Contando todas as suas versões, o Corolla já vendeu 13.313 unidades de janeiro a maio de 2024. Isso o deixa na primeira posição do segmento, e com muita folga: o 2º colocado é o Nissan Sentra, que emplacou 2.039 unidades nesse período.

BYD King 3
BYD King 3

Conclusão

O resultado final deste comparativo foi realmente surpreendente. Das quatro categorias analisadas, King e Corolla empataram em três, deixando a vitória do japonês nos preços como o fator decisivo nessa disputa.

No restante da avaliação, os sedãs mantiveram o equilíbrio.

Eles tem equipamentos que se complementam, com o BYD apostando no conforto e tecnologia, enquanto a Toyota mira na segurança.

Além disso, eles também empataram na motorização, com o King tendo melhor desempenho e o Corolla sendo mais econômico, e no espaço, onde o chinês é mais generoso com os ocupantes e o japonês leva mais bagagem no porta-malas.

Vale lembrar que eles não foram analisados nas categorias “revisão” e “vendas”, pois o BYD acabou de ser lançado por aqui.

Fichas técnicas

BYD King

Corolla

Preço  R$ 175.800 a R$ 187.800 R$ 151.010 a R$ 200.910
Motor Híbrido 2.0 ou híbrido
Potência e torque GL – 209 cv e 32,2 kgfm 2.0 – 175 cv e 21,3 kgfm
GS – 235 cv e 33,1 kgfm Híbrido – 122 cv (torque não divulgado)
Câmbio Automático CVT
Aceleração e velocidade máxima GL – 7,9s e 185 km/h 2.0 – 9,2s e 205 km/h
GL – 7,3s e 185 km/h Híbrido – 12s e 170 km/h
Consumo cidade GL – 16,8 km/l 2.0 – 8,6 km/l (E) e 12,3 km/l (G)
GS – 16,8 km/l Híbrido – 12,8 km/l (E) e 18,5 km/l (G)
Consumo estrada GL – 15 km/l 2.0 – 10,7 km/l (E) e 14,9 km/l (G)
GL – 15 km/l Híbrido – 11,1 km/l (E) e 15,7 km/l (G)
Rodas e pneus 215/55 R17 215/50 R17
Medidas comprimento, 4,78 m; altura, 1,49 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,72 m comprimento, 4,63 m; altura, 1,45 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,70 m
Tanque 48 litros 50 ou 43 litros (versão híbrida)
Porta-malas 450 litros 470 litros
Peso 1.500 kg 1.410 a 1.445 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.