A BYD vem se firmando como a principal montadora chinesa em solo brasileiro e aposta forte em seus SUVs.
O Yuan Plus é 100% elétrico e se posiciona abaixo do caríssimo Tan, mas ainda acima do Yuan Pro.
Avaliamos uma unidade e trouxemos os detalhes para você.
O SUV parte de R$ 235.800,00 e vem de série com:
Rodas de liga aro 18”, baterias do tipo LFP com recarga de 30 a 80 % em 30 minutos no modo rápido, teto solar panorâmico, painel de instrumentos de 5” em alta resolução, volante multifuncional, 8 alto-falantes, multimídia flutuante de 12.8” e rotação elétrica da tela, retrovisor elétrico rebatível, ar-condicionado digital, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, abertura e fechamento das portas automático, partida no botão, 6 airbags, assistente de manutenção de faixa, câmera 360°, controle de tração e estabilidade, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste elétrico, faróis Full LED, lanternas e DRL em LED e mais.
Ótima aceleração, velocidade final ruim
O Yuan é 100% elétrico, com ótimos 310 N.m de torque (aprox. 31 kgfm) e 204 cv de potência, mas como todo elétrico, ainda é um pouco pesado (apesar de nem tanto).
Pesando 1700 kg, o conjunto entrega uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, que o faz melhor que muito esportivo por aí.
Sua velocidade final é de 160 km/h, que deixa a desejar, afinal fica atrás da maioria dos carros modernos, exceto pelos 1.0 aspirados.
Sua bateria de 60,5 kWh de capacidade permite uma autonomia de 294 km, bem adequada para uso urbano e viagens curtas, limitada para viagens longas.
O Peugeot e-2008 GT tem um 0 a 100 km/h na casa dos 9,9s e velocidade máxima de 150 km/h.
Na mesma faixa de preço, o Commander com motor 1.3 turbo acelera menos, com 0 a 100 km/h na casa dos 9s, mas a velocidade final é absurdamente maior, 215 km/h.
SUVs mais baratos, mas com bom nível de acabamento e equipamento, como o Corolla Cross GR, entregam uma velocidade final maior, 195 km/h, e aceleração mais lenta, 0 a 100 km/h em 9,8s.
O T-Cross Highline acelera bem, com 0 a 100 km/h em 8,6s e velocidade máxima de 202 km/h.
O consumo convertido do Yuan na gasolina seria algo em torno de 27,7 km/l na cidade e 23,3 km/l na rodovia, são dados estimados para o Inmetro, obviamente o Yuan não utiliza gasolina, é só critério de comparação.
O Corolla Cross faz 8,2 km/l na cidade e 9,0 km/l na rodovia, no etanol, enquanto na gasolina faz 11,7 km/l e 13,0 km/l, respectivamente.
O T-Cross no etanol faz 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,6 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
O Compass é o pior da lista, com consumo de 7,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na rodovia (com etanol), enquanto na gasolina são 10,1 km/l e 12,0 km/l.
Moderno e estiloso
O Yuan é um acerto em design da BYD, com visual moderno, mas sem exageros.
Na dianteira, os faróis Full LED são interligados por um acabamento cromado de fora a fora.
A ausência da grade superior já dá indícios de se tratar de um modelo elétrico. Apesar de causar certa estranheza no começo, hoje já está bem comum.
O para-choque é um pouco “bicudo”, pintado na cor da lataria, com um acabamento em preto brilhante percorrendo a porção inferior.
Um acabamento em preto fosco se inicia na porção inferior, contorna as caixas de roda e percorre toda a extensão da lateral, é bem feito, porém ainda sou adepto da lataria toda pintada da mesma cor.
Na lateral, frisos cromados acompanham as janelas.
O teto tem uma caída relativamente abrupta, trazendo um visual bem esportivo, que é complementado pelo aerofólio de grandes medidas.
As rodas de aro 18” são modernas e combinam com a proposta eletrificada do SUV.
As maçanetas e retrovisores na cor da lataria são um acerto.
Na traseira, as lanternas são unidas, podendo quase ser chamadas de “a” lanterna, e possuem um friso cromado percorrendo toda a porção superior.
Na parte inferior da traseira, um acabamento em preto brilhante preenche boa parte do para-choque.
Talvez um conjunto mais simples fosse preferível.
Os emblemas “Build Your Dreams”, “Yuan Plus” e “EV” ficam na traseira, considero exagerado, especialmente o nome da montadora por extenso.
Interior diferenciado
Por dentro, o Yuan é um tanto quanto exótico, podendo agradar alguns e desagradar outros.
Começando pelos bancos, com mescla de preto, bege e costuras laranjas, têm o apoio de cabeça unificado no conjunto, são bonitos, porém têm uma proposta um pouco esportiva demais para o modelo.
Um apoio de braços central largo complementa a primeira fileira.
As forrações de porta são os itens mais exóticos, artísticos demais para meu gosto.
Com fundo preto e uma faixa em creme, tem alocados nessa faixa os tweeters do sistema de som.
Logo abaixo, o puxador prateado, com uma angulação na região central, é um componente que chama muito mais a atenção do que deveria.
Descendo um pouco mais, as saídas dos alto-falantes têm algumas “cordas” laranjas que simulam um instrumento musical.
O volante é bonito, tem a base reta, miolo circular com um logo grande da BYD envolto por preto brilhante.
O aro é recoberto por couro, com costuras laranjas, e os raios possuem botões multifuncionais, acabamento em prata e preto brilhante.
O cluster digital é minúsculo e sem personalidade alguma.
A central multimídia, pelo contrário, é extremamente grande, sendo o maior atrativo para boa parte do público, ela fica “voando” na região central do painel.
Os difusores de ar têm um desenho diferenciado, com frisos cromados e detalhes laranja.
O painel recebe um acabamento creme, com algumas “texturas” que não me foram visualmente agradáveis.
O console central é bonito, com uma alavanca de câmbio que remete a um manche ou algo similar.
Na região superior, um acabamento em azul-marinho está presente, aumentando um pouco mais a complexidade de cores do interior.
No banco de trás, o espaço é bom e o acabamento se mantém em um patamar aceitável.
O teto solar é um item que dá um luxo a mais para o habitáculo.
Engatinha nas vendas
O Yuan foi o quadragésimo quarto veículo mais emplacado de setembro, com 339 unidades.
Dentre os SUVs, no acumulado de janeiro a setembro, ocupa a trigésima segunda posição, com 2054 unidades.
À frente de Q3 e EX30, por exemplo, e atrás de XC60, Tiguan, Equinox, H6 e ZR-V.
Por ser um veículo elétrico de uma montadora nova no mercado, vende bem, mas ainda está bem atrás dos grandes players do mercado à combustão.
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