BYD Yuan Plus 2025: Por R$ 235.800, tem estilo moderno, sem exageros, e interior diferenciado; para um elétrico, até que vende bem

yuan plus 2
A BYD vem se firmando como a principal montadora chinesa em solo brasileiro e aposta forte em seus SUVs.

O Yuan Plus é 100% elétrico e se posiciona abaixo do caríssimo Tan, mas ainda acima do Yuan Pro.

Avaliamos uma unidade e trouxemos os detalhes para você.

O SUV parte de R$ 235.800,00 e vem de série com:

Rodas de liga aro 18”, baterias do tipo LFP com recarga de 30 a 80 % em 30 minutos no modo rápido, teto solar panorâmico, painel de instrumentos de 5” em alta resolução, volante multifuncional, 8 alto-falantes, multimídia flutuante de 12.8” e rotação elétrica da tela, retrovisor elétrico rebatível, ar-condicionado digital, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, abertura e fechamento das portas automático, partida no botão, 6 airbags, assistente de manutenção de faixa, câmera 360°, controle de tração e estabilidade, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste elétrico, faróis Full LED, lanternas e DRL em LED e mais.

Ótima aceleração, velocidade final ruim

O Yuan é 100% elétrico, com ótimos 310 N.m de torque (aprox. 31 kgfm) e 204 cv de potência, mas como todo elétrico, ainda é um pouco pesado (apesar de nem tanto).

Pesando 1700 kg, o conjunto entrega uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, que o faz melhor que muito esportivo por aí.

Sua velocidade final é de 160 km/h, que deixa a desejar, afinal fica atrás da maioria dos carros modernos, exceto pelos 1.0 aspirados.

Sua bateria de 60,5 kWh de capacidade permite uma autonomia de 294 km, bem adequada para uso urbano e viagens curtas, limitada para viagens longas.

O Peugeot e-2008 GT tem um 0 a 100 km/h na casa dos 9,9s e velocidade máxima de 150 km/h.

Na mesma faixa de preço, o Commander com motor 1.3 turbo acelera menos, com 0 a 100 km/h na casa dos 9s, mas a velocidade final é absurdamente maior, 215 km/h.

SUVs mais baratos, mas com bom nível de acabamento e equipamento, como o Corolla Cross GR, entregam uma velocidade final maior, 195 km/h, e aceleração mais lenta, 0 a 100 km/h em 9,8s.

O T-Cross Highline acelera bem, com 0 a 100 km/h em 8,6s e velocidade máxima de 202 km/h.

O consumo convertido do Yuan na gasolina seria algo em torno de 27,7 km/l na cidade e 23,3 km/l na rodovia, são dados estimados para o Inmetro, obviamente o Yuan não utiliza gasolina, é só critério de comparação.

O Corolla Cross faz 8,2 km/l na cidade e 9,0 km/l na rodovia, no etanol, enquanto na gasolina faz 11,7 km/l e 13,0 km/l, respectivamente.

O T-Cross no etanol faz 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,6 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.

O Compass é o pior da lista, com consumo de 7,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na rodovia (com etanol), enquanto na gasolina são 10,1 km/l e 12,0 km/l.

Moderno e estiloso

O Yuan é um acerto em design da BYD, com visual moderno, mas sem exageros.

yuan plus 12

Na dianteira, os faróis Full LED são interligados por um acabamento cromado de fora a fora.

A ausência da grade superior já dá indícios de se tratar de um modelo elétrico. Apesar de causar certa estranheza no começo, hoje já está bem comum.

yuan plus 16

O para-choque é um pouco “bicudo”, pintado na cor da lataria, com um acabamento em preto brilhante percorrendo a porção inferior.

Um acabamento em preto fosco se inicia na porção inferior, contorna as caixas de roda e percorre toda a extensão da lateral, é bem feito, porém ainda sou adepto da lataria toda pintada da mesma cor.

yuan plus 9

Na lateral, frisos cromados acompanham as janelas.

O teto tem uma caída relativamente abrupta, trazendo um visual bem esportivo, que é complementado pelo aerofólio de grandes medidas.

yuan plus 8

As rodas de aro 18” são modernas e combinam com a proposta eletrificada do SUV.

As maçanetas e retrovisores na cor da lataria são um acerto.

yuan plus 2

Na traseira, as lanternas são unidas, podendo quase ser chamadas de “a” lanterna, e possuem um friso cromado percorrendo toda a porção superior.

Na parte inferior da traseira, um acabamento em preto brilhante preenche boa parte do para-choque.

Talvez um conjunto mais simples fosse preferível.

yuan plus 3

Os emblemas “Build Your Dreams”, “Yuan Plus” e “EV” ficam na traseira, considero exagerado, especialmente o nome da montadora por extenso.

Interior diferenciado

yuan plus 36

Por dentro, o Yuan é um tanto quanto exótico, podendo agradar alguns e desagradar outros.

yuan plus 18

Começando pelos bancos, com mescla de preto, bege e costuras laranjas, têm o apoio de cabeça unificado no conjunto, são bonitos, porém têm uma proposta um pouco esportiva demais para o modelo.

Um apoio de braços central largo complementa a primeira fileira.

yuan plus 19

As forrações de porta são os itens mais exóticos, artísticos demais para meu gosto.

Com fundo preto e uma faixa em creme, tem alocados nessa faixa os tweeters do sistema de som.

Logo abaixo, o puxador prateado, com uma angulação na região central, é um componente que chama muito mais a atenção do que deveria.

Descendo um pouco mais, as saídas dos alto-falantes têm algumas “cordas” laranjas que simulam um instrumento musical.

yuan plus 23

O volante é bonito, tem a base reta, miolo circular com um logo grande da BYD envolto por preto brilhante.

O aro é recoberto por couro, com costuras laranjas, e os raios possuem botões multifuncionais, acabamento em prata e preto brilhante.

O cluster digital é minúsculo e sem personalidade alguma.

yuan plus 28

A central multimídia, pelo contrário, é extremamente grande, sendo o maior atrativo para boa parte do público, ela fica “voando” na região central do painel.

Os difusores de ar têm um desenho diferenciado, com frisos cromados e detalhes laranja.

yuan plus 25

O painel recebe um acabamento creme, com algumas “texturas” que não me foram visualmente agradáveis.

yuan plus 24

O console central é bonito, com uma alavanca de câmbio que remete a um manche ou algo similar.

Na região superior, um acabamento em azul-marinho está presente, aumentando um pouco mais a complexidade de cores do interior.

yuan plus 35

No banco de trás, o espaço é bom e o acabamento se mantém em um patamar aceitável.

yuan plus 31

O teto solar é um item que dá um luxo a mais para o habitáculo.

Engatinha nas vendas

O Yuan foi o quadragésimo quarto veículo mais emplacado de setembro, com 339 unidades.

Dentre os SUVs, no acumulado de janeiro a setembro, ocupa a trigésima segunda posição, com 2054 unidades.

À frente de Q3 e EX30, por exemplo, e atrás de XC60, Tiguan, Equinox, H6 e ZR-V.

Por ser um veículo elétrico de uma montadora nova no mercado, vende bem, mas ainda está bem atrás dos grandes players do mercado à combustão.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.