Como comprar carros usados com segurança – 8 dicas (2024)

carro usado mercado 2

O mercado de usados e seminovos está cada vez mais aquecido, sobretudo com os modelos 0 km sendo comercializados a preços astronômicos.

Isso tornou possível adquirir um carro compacto ou médio com boa dose de equipamentos e em condições de usado ou seminovo pelo mesmo preço cobrado por um popular com plásticos nos bancos e cheirinho de novo no interior.

Entretanto, apesar dessas vantagens, é preciso ficar atento a uma série de fatores, desde a busca por um veículo usado ou seminovo até a concretização da venda, para que você não caia em golpes ou até mesmo estacione na garagem um veículo que vá te dar dores de cabeça.

Separamos algumas das principais dicas. Confira:

1) Desconfie de ofertas mirabolantes e preços muito baixos

Você provavelmente deve conhecer alguém que caiu no “conto de fadas” de ofertas e preços mirabolantes e acabou nem recebendo o produto, seja um veículo ou algum objeto menor.

Portanto, não repita o mesmo erro quando for adquirir um novo veículo, em especial se estiver buscando por um modelo na internet. É extremamente fácil se deparar com anúncios de carros com preços baixos demais em sites de classificados ou até mesmo ofertas que prometem mundos e fundos.

A recomendação é verificar a reputação do vendedor (inclusive se ele possui telefones para contato e, de preferência, um endereço fixo) e tentar agendar um encontro para conhecer o carro e realizar um test-drive.

compra carro usado internet

2) Cheque a situação do chassi em diversos pontos

Outra dica é conferir a veracidade da procedência de tal automóvel. E nada melhor que fazer essa checagem através do chassi do veículo (uma espécie de RG do modelo, que exibe informações importantes como o local onde foi fabricado, o ano e o modelo).

Você mesmo pode fazer essa verificação e garantir que o veículo não teve o seu chassi adulterado. Normalmente, a numeração de chassi costuma ficar no bloco do motor, na carroceria e também nos vidros do modelo.

No momento da verificação, você precisa se atentar se as numerações batem com a que consta no documento do carro. Caso haja alguma divergência, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada em vistoria de veículos para emitir um laudo.

É possível ainda verificar a situação do carro utilizando a numeração do chassi em um formulário no site do Detran.

3) Confira se os impostos estão em ordem

IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), seguro obrigatório e licenciamento são os três principais impostos que compõem o documento de um veículo – o segundo, na verdade, é usado para amparar as vítimas de acidentes de trânsito, independente de quem seja culpado pela situação.

Sendo assim, antes de concretizar a compra, verifique se o carro que você deseja adquirir está com a documentação nos conformes. Todos esses dados também podem ser checados no sistema do Detran, usando os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Por lá, o interessado consegue verificar se existem multas e impostos pendentes (inclusive com valores) e outras restrições, como envolvimento em processos judiciais, financiamentos não quitados, sinistros e bloqueios por falta de transferência.

carro usado mercado 1

4) Consulte um profissional especializado

Mesmo que seja um velho conhecido da concessionária ou da pessoa que você esteja negociando um veículo usado ou seminovo, não é recomendado acreditar 100% naquele papo de “bom amigo”.

Ao procurar por um novo automóvel para a sua garagem, realize um test-drive e consulte um profissional especializado para verificar se o veículo se encontra em boas condições.

Nesse caso, o mais recomendado é levar o veículo até uma oficina de confiança. Lá, o mecânico conseguirá checar uma série de possíveis situações, como danos sofridos pelo motor, troca de peças originais e alguns detalhes estéticos e estruturais que podem denunciar uma possível batida, além de danos causados por enchentes, por exemplo.

5) Nunca concretize a compra sem ver o veículo

Essa dica vale tanto para compras presenciais como online. No primeiro caso, é comum o vendedor não possuir o veículo em estoque e realizar a venda com a promessa de que o modelo é de um “único dono”, com “quilometragem baixa” e “de procedência”.

Mas ao recebê-lo, o novo proprietário acaba vendo um carro totalmente diferente. O mesmo pode acontecer numa venda pela internet, ou até mesmo coisas piores, como nem receber o automóvel.

Por isso, marque um horário junto ao vendedor para que você possa conhecer o veículo, fazer o test-drive e, como citamos nas dicas anteriores, levá-lo a um mecânico numa oficina especializada para que você consiga garantir que se trata de um automóvel que não te dará problemas futuros.

manutenção carro

6) Realize o encontro em um local público

Como complemento à dica anterior, peça para ver o veículo em um local público, como no estacionamento de um shopping, numa rua movimentada ou em algum outro lugar que você se sinta seguro.

É comum que pessoas mal-intencionadas estejam por trás do anúncio, seja como vendedor ou como comprador, com a intenção de cometer um assalto. Sendo assim, jamais forneça dados pessoais como o endereço da sua casa.

7) Faça parcelamento somente através de um banco

Essa é uma boa dica para quem está vendendo um automóvel. Trata-se de um dos maiores erros de vendedores, sobretudo quando a negociação é feita com algum parente ou amigo “de confiança”.

Jamais faça o parcelamento do bem por conta própria. Muitos acabam alegando que farão o pagamento do restante do valor no mês seguinte ou até mesmo fazer o parcelamento em alguns curtos meses. No entanto, a verdade é que esta prática pode levar a uma bela dor de cabeça.

Caso o parcelamento seja realmente necessário, o mais recomendado é fazer um empréstimo junto a um banco ou demais instituições financeiras. Desse modo, o vendedor ficará totalmente isento de problemas, já que receberá o dinheiro de maneira antecipada, cabendo ao comprador quitar a dívida junto ao banco.

8) Realize a transferência do veículo

Caso você faça a aquisição do automóvel usado ou seminovo seguindo as dicas acima, lá vai mais uma para concretizar a negociação: faça a transferência do veículo.

Esse processo deve ser realizado em até 30 dias, a partir da data de preenchimento do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que inclusive deve ser assinado e ter firma reconhecida pelo vendedor.

Caso esse prazo seja ultrapassado, o comprador poderá receber uma multa de infração grave, com cinco pontos na carteira e pagamento de multa no valor de R$ 195,23.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.