A Cadillac apresentou sua terceira opção no segmento de crossovers e SUVs, o XT4. O modelo é o menor da pequena gama da luxuosa americana, que pertence à General Motors. Diferente de outras marcas, a famosa não foca tanto neste segmento, tendo em seu portfólio os sedãs ATS, CTS, XTS e CT6, além do cupê ATS Coupe. Dentro da proposta, existem somente os modelos XT5 e o não menos comentado Escalade.
Com o XT4, a Cadillac agora pode ampliar os horizontes nesse mercado, acompanhando as marcas rivais, que já exploram bem os clientes que estão migrando para SUVs. Medindo 4,599 m de comprimento, 1,881 m de largura, 1,627 m de altura e 2,779 m de entre-eixos. Feito na planta de Fairfax, Kansas City, o crossover usa a plataforma GM E2XX, a mesma do Opel Insignia, Buick Regal, Holden Commodore e do Chevrolet Malibu. Dessa forma, ele também está confirmado para produção em Xangai, China.
Dotado de um estilo sofisticado, mas com poucos detalhes elegantes, o Cadillac XT4 se apresenta mais jovial e até poderia ser um produto de atuação global, porém, a GM claramente foca a marca nos mercados dos EUA e China. A frente apresenta faróis full LED adaptativos com enormes luzes diurnas também em LED, que descem até a base do para-choque, cumprindo o estilo atual da luxuosa. A grade é ampla e tem detalhes como escamas, além do ostentoso logo da Cadillac.
Já as rodas de liga leve aro 20 polegadas (opcionais) parecem as mesmas do Chevrolet Equinox. Aliás, há muito semelhante nos detalhes com o SUV da GM, mas fica apenas nisso. Algo que chama atenção é o tamanho grande das portas traseiras. Isso não é para atender o cliente americano em específico, mas o chinês, que exige mais espaço atrás. Por isso o XT4 teve de usar a E2 no lugar da D2, que é a base do Equinox/Cruze. As colunas C são retas e inclinadas, quebrando um pouco a fluidez das linhas. Na traseira, as lanternas em LED formam um L bem atraente.
Por dentro, o Cadillac XT4 apresenta um painel bem amplo e limpo de detalhes, sem exibir apliques em madeira ou muitos cromados. É surpreendentemente sóbrio e funcional, tendo instrumentação com dois mostradores analógicos e um display grande. A tela da multimídia é plana e inclinada, tendo logo abaixo um conjunto de comandos físicos diversos. A alavanca é em estilo joystick com botão de navegação e controle de rádio, embora a tela seja sensível ao toque. O espaço atrás é bem amplo e o porta-malas é condizente com a proposta.
Oferecido nas versões Luxe, Luxe Premium e Sport, o Cadillac XT4 pode oferecer com rodas de liga leve aro 20, bancos dianteiros elétricos com memória, conjunto ótico totalmente em LED, multimídia com Android Auto e Car Play, teto solar elétrico e panorâmico, barras no teto, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de faixa e ponto cego, estacionamento automático, bancos em couro, suspensão adaptativa, som Bose, entre outros. Até a tração AWD é opcional neste crossover, que mais parece um produto de orientação alemã em estilo interno e conteúdo.
Na mecânica, a GM limitou o Cadillac XT4 a um novo motor 2.0 Turbo com injeção direta e desligamento de cilindros, que não é o mesmo do Equinox, entregando assim 240 cavalos e 35,7 kgfm. Como a plataforma é de tração dianteira, o câmbio automático é o mesmo 9T50 de nove marchas do SUV vendido pela Chevrolet no Brasil. A suspensão traseira é multilink com cinco braços e a estrutura incorpora muitos aços de alta e ultra resistência. Com tudo isso, bem que poderia ser oferecido aqui. O que você acha?
Cadillac XT4 – Galeria de fotos
Gostei muito! Uma pena que a Cadillac não venha para o Brasil.