Após vender as fábricas de Taboão, no ABC, e Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a Ford agora parte para se desfazer de parte da planta de Camaçari, na Bahia.
Segundo o site Auto Data, a BYD tem interesse na fábrica da Ford na região, porém, a negociação está sendo feita diretamente com o governador da Bahia, Rui Costa.
No site Bahia Econômica, foi dito que a empresa interessada na planta é a BYD, que sabemos ter uma fábrica em Campinas, interior de São Paulo, bem como em Manaus.
Presente na Bahia com projetos de construção e operação do VLT do Subúrbio, a BYD interessou-se inicialmente na fábrica da Ford, mas a negociação não deu certo.
Assim, a empresa chinesa voltou sua atenção para o governo da Bahia, dada sua atuação no estado para construção do monotrilho citado acima.
O interesse da BYD na fábrica da Ford não é produzir VLT, mas automóveis e apenas numa parte do complexo da montadora americana.
A própria Ford não deverá vender todo o complexo, porque utiliza uma parte para seu centro de pesquisa e desenvolvimento, que recentemente admitiu 500 pessoas.
O problema agora é que não existem mais incentivos fiscais para instalação de novos fabricantes de veículos no Nordeste e por isso a conversa entre BYD e Bahia ficam mais difíceis.
O artigo fala que se busca “incentivos da Sudene e da DesenBahia, mas também uma participação maior do Estado, incluindo a Fieb, através da Cimatec”.
Com um complexo enorme, onde a capacidade era de 300.000 carros por ano, a Ford tem uma fábrica muito grande e difícil de vender.
Contudo, se a BYD conseguir acertar os ponteiros com Salvador, parte disso poderá produzir carros elétricos ou híbridos da BYD.
No país, a BYD produz chassis de ônibus elétricos em Campinas, onde existe outra planta para fazer painéis fotovoltaicos. Em Manaus, a BYD produz baterias de fosfato de ferro-lítio.
[Fonte: Auto Data/Bahia Econômica]