Camaçari: BYD avança em negociação com Bahia e Ford

camacari

Após vender as fábricas de Taboão, no ABC, e Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a Ford agora parte para se desfazer de parte da planta de Camaçari, na Bahia.


Segundo o site Auto Data, a BYD tem interesse na fábrica da Ford na região, porém, a negociação está sendo feita diretamente com o governador da Bahia, Rui Costa.

No site Bahia Econômica, foi dito que a empresa interessada na planta é a BYD, que sabemos ter uma fábrica em Campinas, interior de São Paulo, bem como em Manaus.

Presente na Bahia com projetos de construção e operação do VLT do Subúrbio, a BYD interessou-se inicialmente na fábrica da Ford, mas a negociação não deu certo.

Assim, a empresa chinesa voltou sua atenção para o governo da Bahia, dada sua atuação no estado para construção do monotrilho citado acima.

O interesse da BYD na fábrica da Ford não é produzir VLT, mas automóveis e apenas numa parte do complexo da montadora americana.

camacari 2

A própria Ford não deverá vender todo o complexo, porque utiliza uma parte para seu centro de pesquisa e desenvolvimento, que recentemente admitiu 500 pessoas.

O problema agora é que não existem mais incentivos fiscais para instalação de novos fabricantes de veículos no Nordeste e por isso a conversa entre BYD e Bahia ficam mais difíceis.

O artigo fala que se busca “incentivos da Sudene e da DesenBahia, mas também uma participação maior do Estado, incluindo a Fieb, através da Cimatec”.

Com um complexo enorme, onde a capacidade era de 300.000 carros por ano, a Ford tem uma fábrica muito grande e difícil de vender.

Contudo, se a BYD conseguir acertar os ponteiros com Salvador, parte disso poderá produzir carros elétricos ou híbridos da BYD.

No país, a BYD produz chassis de ônibus elétricos em Campinas, onde existe outra planta para fazer painéis fotovoltaicos. Em Manaus, a BYD produz baterias de fosfato de ferro-lítio.

[Fonte: Auto Data/Bahia Econômica]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.