Governamental/Legal Trânsito

Câmara aprova fim da vistoria de veículos no Brasil

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A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto de lei que termina com as vistorias físicas de veículos e propõe um licenciamento eletrônico. Dessa forma, os próprios proprietários seriam responsáveis pela segurança de seus carros.

O deputado federal Walney Rocha (PTB-RJ), criador do projeto, entende que a vistoria é cheia de burocracias e que acaba prejudicando o proprietário do veículo.

Ele explica que o processo é tão demorado, que muitos moradores do Rio de Janeiro, acabam emplacando seus carros em outros estados para evitar a perda de tempo na vistoria.

No entanto, a lei abriria uma brecha para que proprietários alegassem que seus carros têm condições de rodar, mesmo não sendo a verdade. Para o idealizador da proposta, a fiscalização deve ser feita pelos órgãos de trânsito dos estados.

A proposta ainda prevê um licenciamento eletrônico feito através do site do Denatran, onde haveria também a opção do proprietário fazer a vistoria física se desejasse. O projeto de lei agora vai para a Comissão de Justiça do Senado.

Fonte: Canal Petrópolis]





  • Alexandre Fernandes

    Retrocesso

    • Bartolomeu

      Não foi aprovado nada pela camara, um projeto se passar pela comissão de constituição e justiça significa apenas que não fere a constituição ou alguma legislação e poderia um dias ser votado. Em algum momento futuro teria que ser votado pela Camara, se passar ser votado pelo senado e sancionada ou vetada pelo presidente. Esse é mais um das dezenas de milhares de projetos de lei que vão para gaveta. “Comissão de constituição e justiça analisa : a) aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara ou de suas Comissões;”

      • motstand01

        Você está certo. Eu só não confio na câmara atual mesmo, depois dos últimos “projetos” que foram aprovados… Não duvido nada mais um retrocesso passar por lá. Assim como aquele aprovado em comissão, que dava à Igreja o poder de questionar o supremo… Nem parece que estamos em 2015.

    • Martini Stripes

      Não entendi.
      O Proprietário do veículo já é responsável por manutenção e cuidado do mesmo. O que falta é a Fiscalização multar e tirar de circulação veículos ruins. E não ficar cobrando ano a ano pra obrigar a fazer vistoria e dar dinheiro pra empresa de deputado.

    • Vinício Villar

      Depende do seu ponto de vista. Se você é do RJ acho muito difícil achar um retrocesso. Cuidar da própria manutenção do carro (pneus, lâmpadas e as outras coisas testadas em vistoria) é um dever do proprietário do veículo e deve haver policiamento para fiscalizar isso. Muitos são os que vão aquelas oficinas próximas a postos de vistoria alugar itens para fazer a vistoria e depois voltar aos velhos, como pneus por exemplo. Além disso, você só conseguir agendar uma vistoria pra dias depois e em casos de reboques só para alguns meses depois e só em alguns postos de vistoria (3 para ser exato) e ainda perder um dia inteiro para conseguir vistoriar e pegar o CRLV do ano é complicado.

    • CyberSilvio

      Discordo. Cada um é responsável por seu carro. Basta aumentar a fiscalização e pronto.
      O bom é que acaba com um linha inteira de burocratas. Esses sapateiam.

      • Luccas Villela

        Achei isso sensacional, já vi tantos carros lixos passarem nessas vistorias. Só no Rio é obrigatório isso? Achei que fosse no país todo.

        • Thiago Porto

          Acho que em SP tb e só.

    • !Marcelo Surf!

      com certeza é mais uma coisa para ferrar os bandidos do país (cidadão que paga impostos)

    • Rubem

      retrocesso é vc morar numa cidade e ser obrigado a se deslocar para outra por falta de vaga na hora da vistoria da sua cidade. Amém que isso acabe logo. O responsavel é o proprietário, mas numa eventual parada pela policia, se tiver irregular multa.

    • Thiago Porto

      retrocesso pq?

    • ngd_10

      Nao vejo o porque do retrocesso?

      Tantos que andam aqui no Rio sem o minimo de condicoes… isso LEGALMENTE (!) Agora acho que todos sabemos como isso acontece (!)

  • João Carlos

    Aqui em São Paulo, quando sentia aquele cheiro nauseante de mistura rica do carro à frente, era certeza de que o veículo era de outro município. Acabaram com um serviço, que apenas merecia ajustes.

    • tiago

      Controlar deveria ser expandido!
      Ninguém merece respirar poluição DESNECESSÁRIA.

    • Fabio Marquez

      O único absurdo que acho disso tudo é a falta de serviços gratuítos nos órgãos de trânsito, não tem um “a” que você fale que não paga uma taxa, isso leva ao descrédito, fica parecendo que tudo aquilo ali é maquina de arrecadação e está beneficiando apenas os cofres públicos, por isso que quando deixa de existir o pessoal grita aleluia.

      • Lobo

        Pior que é amigo, disse tudo.
        Pra imprimirem um papel vc paga no minimo 100 e pouco reais, é um absurdo!!!

      • Matafuego

        Mas não existe serviço gratuito. Se não te cobram na hora, o valor do serviço vem na forma de imposto depois.

        O ideal seria diminuir a burocracia – por exemplo, acabar com o licenciamento (não vejo motivo para ter um negócio desses, já que vc já pagou pelo carro e paga IPVA todo ano).

        • DougSampaNA

          MORTE ao licenciamento já! EM SP temos o IPVA mais caro do país, metade pra prefeitura e metade pro Estado, mas a buracaiada em SP já está entrando na escala de metro de largura ou comprimento; e cade a prefeitura? Jogando mais tinta por aí? Plantando mais radar? Cade de arrumar buraco?

          • Matafuego

            O problema do IPVA é que ele não é um imposto vinculado, dai o município/estado pode fazer o que quiser com o dinheiro recolhido (roubado).

            • Thiago Porto

              Nenhum imposto é, somente as Contribuições são.
              CSLL, CIDE, CPMF por exemplo.

              • Matafuego

                CPMF era? :D

          • Daniel

            Bom, primeiramente o dinheiro do IPVA não é direcionado para a manutenção das vias… é um imposto sem destinação definida… infelizmente sabemos que acaba em muitas cuecas por ai…

            Bom, dai vc reclama da prefeitura e dos buracos… e do governo do Estado? Não tem reclamação? mesmo levando metade do seu IPVA e não fazendo porcaria nenhuma?

        • Daniel

          O que tem que acabar é com o IPVA! (Imposto sobre PROPRIEDADE…) Se vc já pagou imposto na hora de comprar, pq vai pagar imposto denovo (e, alias, imposto sobre imposto, pq é o valor do carro com impostos que entra na conta!)
          Já o licenciamento anual acho justo, para garantir que aqueles que cometeram infrações paguem as multas para ter o veiculo licenciado. (embora tenha outra discussão aqui sobre a industria da multa).

          Acho que tinha que ter obrigatorio um seguro para terceiros tbm (que não precisaria ser do governo, bastaria vc escolher uma seguradora e pronto)… dai resolvida o problema de vagabundo que bate no teu carro e “não dá nada”…

          • Matafuego

            Acho justo.

      • Martini Stripes

        Na vdd, a empresa é terceirizada, e aí quem leva é o primo do deputado que é o dono da empresa de inspeção veicular.
        É aí que está o erro. Como disse ali em cima: – O Proprietário do veículo já é responsável por manutenção e cuidado do mesmo. O que falta é a Fiscalização multar e tirar de circulação veículos ruins. O que não ocorre.

        • Daniel

          Era tão simples copiar o sistema usado na Europa… maaaaasssss….

    • DougSampaNA

      E quando para um grupo de motos do seu lado no farol, muito comum em fim de tarde…é uma fedentina só, e tem desgrçado que fica acelerando a merdatoca pra não morrer; eu fico torcendo pra ela explodir e o cara ter que arrumar a joça logo; é medonho aguentar PUM de moto podre na sua cara se estiver com a janela aberta.
      Esta história de que ninguem pode com motoqueiro tem que acabar, tinha que ter inspeção pra carro, moto e caminhão. Tá queimando óleo , bloqueia o documento até arrumar; mas a conta disso não pode ser dos condutores! Chega de conta pra cima da gente!

  • Matheus Marques da Silva

    Essa vistoria tem um custo para o contribuinte, mesmo que implícita em algum outro valor a ser pago (imposto, txa, etc.), certo? Sinceramente não me lembro. Enfim, esse valor seria descontado ou continuaríamos arcando com essa bucha mesmo sem ter a vistoria?
    De qualquer maneira acho que seria um ótimo passo se a população (de maneira geral) fosse culturalmente mais preparada. No Brasil, acho que não dá certo, infelizmente. Boa parte vai dizer que o carro está bom e quando arrancar an primeira sinaleira parece uma maria-fumaça.

    • Marcos Lopes

      sim no rj que a vistoria e feita desde 1994 . O valor atual é 109 pago pelo contribuinte .
      atualmente os carros zero ficam isentos pelos 2 anos posteriores a compra . ( implantado em 2013 ).

      • Matheus Marques da Silva

        Obrigado, Marcos!

      • DougSampaNA

        109 é caro pra caramba!!!
        Que roubo!

    • Thales Sobral

      Sempre tem custo. O pessoal da vistoria não trabalha de graça…

      • Matheus Marques da Silva

        Achei que não seria necessário dizer que minha pergunta foi retórica, mas na próxima vez eu desenho pra galera que não entende.

      • Linkera

        Comentário desnecessário
        É obvio que tem custo, o que o amigo quis dizer é se tem custo para o CONTRIBUINTE!

        • Thales Sobral

          O dinheiro pra essas contas sempre vem do bolso do contribuinte…

        • PabloGarcia

          O governo não produz nada, ou seja, pergunta desnecessária. Nós (e somente nós) sempre pagamos a conta do estado.

  • zekinha71

    Essa lei ficará igual aquela da Bolívia que a pessoa declara que o carro não é roubado e tudo bem.
    Aqui seria a mesma coisa a pessoa declara que aquele pau velho, com pneus carecas, soltando fumaça, com lâmpadas queimadas, freio a la Flintstones está em perfeitas condições de uso.

    • Vejo muito carro velho, puído rodando e não vejo vistoria funcionar para tirar. Se o cidadão quiser trafegar com uma lata velha, ele vai trafegar.

      No meu bairro, Taquara aqui no Rio, tem uma Kombi de cachorro quente roda com PLACA AMARELA ainda, de duas letras,que estaciona todo dia no mesmo lugar e ninguém incomoda. Tá caindo aos pedaços.

      Por outro lado, o fim da vistoria abrirá o caminho para os ‘poliça” aqui no RJ parar carros em blitzes e receber propina pra liberar, pois mesmo o carro estando ok, sem o aval da vistoria os “poliça” podem fazer a festa alegando isso e aquilo para rebocar o veículo.

      • Marcelo Nascimento

        Essa Kombi fica na Tindiba, não é? E o pior é que ela chega sempre no horário de pico, quando tem GM pra todo lado e PM circulando…

        • Ela mesma!! Surreal!

          • ALVIN_1982

            Compra uma Last Edition pro cara que acaba o problema… O cara tá ganhando o dinheirinho dele pra sobreviver, e os policiais sabem disso e faz uma vista grossa, pq sabe que vai prejudicar um pai de família enquanto poderia estar prendendo ou matando bandido…

            • Esse é um dos grandes problemas do Brasil, vista grossa. Justificar uma ilegalidade só pq é pai de família tbm é uma boa! Repito, um carro com placa amarela, vc tem noção? Não deve pagar ipva há mais de 20 anos. O dia que uma lata velha dessas bater no seu carro e ceifar a vida de alguém da sua família, quero ver vc pensar que é só um pai de família. Lei existe p todos, inclusive para pai de família…. é cada uma…

      • Edson Fernandes

        Mas é o orgão de transito… então não seriam “os puliça”.

        • Quem faz blitz aqui no rj não é detran, é a PM

          • Edson Fernandes

            Eu sei disso…mas a fiscalização com o objetivo de inspecionar mecanicamente teria de ser do orgão de transito e não a PM.

            • Yuri Ravitz

              E acha que eles não vão inventar nada pra manter a pessoa presa? Não gosto de falar mal da PM mas a banda podre dela capricha em fazer o que não presta…

            • Por exemplo, mesmo hoje em dia se um pm te para e vc tem um lanterna quebrada ou um pneu careca, ele pode te rebocar.

      • Martini Stripes

        Entendo o que diz, mas aí é outro problema a ser combatido. A corrupção brasileira. E essa, é cultural e difícil.

      • DougSampaNA

        vixi, eu sempre soube da fama da “poliça” do RJ nas estradas, em parar carros de SP e Minas, mas se tiver mais essa eu não vou mais fazer turismo no RJ, não dá né? Na Argentina de Buenos aires pra baixo, é a mesma festa com carro de turista ou carro alugado..guarda para e fica infernizando pra tirar algum seu..

    • Marcelo Nascimento

      Aqui no Rio, tem vários borracheiros que alugam pneu pra vistoria, na porta dos postos tem o pessoal da “manutenção”, que te aluga lâmpadas e os gases hoje em dia são medidos só em ponto morto (antes era em 2500RPM), então todo mundo passa. Freio? Verificar como? Pra que?
      Se continuar desse jeito a vistoria aqui é totalmente desnecessária…

      • Vinício Villar

        O pior de tudo é você perder quase um dia inteiro para fazer a vistoria (isso porque geralmente faço em janeiro/fevereiro, pq a galera que deixa pro fim do ano pela aquela fila quilométrica que leva o dia inteiro).

  • Leonardo Teixeira

    A vistoria poderia ser obrigatória para carros com mais de 15 anos

    • Ricston

      Esta questão de idade de veículo nem sempre é bom parâmetro. Por exemplo, o cara pode comprar uma Panigale, sair da css, emplacar e trocar o escape, por outro ilegal e produzir poluição sonora.

      • Leonardo Teixeira

        É verdade, vai da índole da pessoa

      • Matheus

        então, nem deveria ser obrigatória essa porcaria, como tu mesmo disse, vai la, emplaca e depois troca, deveria é ter blitz e os carros/motos que passassem fora da norma fossem apreendidos e os donos multados!

  • Stefano

    Mas eu não entendi a relação da vistoria com o licenciamento… No meu estado, o licenciamento independe de vistoria. Ela só é necessária quando há transferência de propriedade (acredito que na maior parte dos estados do Brasil seja assim).
    Além do mais, por aqui é uma atividade terceirizada. Não sei bem o regime que eles usam, mas sei que o Estado transfere ao particular o serviço de fazer a vistoria. A maioria das empresas que fazem isso no estado inteiro são do mesmo dono, por sinal…(alô turma da privatização… Acham que privatizar é abrir chances p/ todos, né?)
    O problema é que essas empresas terceirizadas que fazem a vistoria passam qualquer tipo de carro, desde que se molhe a mão. (é que, no mundo ideal, os privatizados são mais honestos que o Estado…….)
    Claro que eles não passam latas velhas caindo aos pedaços, mas passam caminhonetes a diesel roubadas e remarcadas, recuperadas de sinistro etc.
    Agora está uma onda de legalizar caminhonetes a diesel com a suspensão elevada, parecendo tratores… Mas isso é culpa do Contran, que emitiu aquela resolução que autoriza carros rebaixados (inclusive suspensão a ar), sendo que as únicas restrições são que esteja a 10cm do chão e não encoste os pneus nos para-lamas ao esterçar. Bizarro.

    No mais, acabar com a vistoria é endossar (ainda mais) a sacanagem (carros remontados, remarcados, roubados etc).

    Não duvido que esse deputado carioca aí seja dono de desmanche ou revenda de carros usados.

    • Rodrigo

      Na Bahia o licenciamento é atrelado à vistoria, pelo menos para veículos com mais de 5 anos, ou todo ano para os ‘utilitários”, onde para os Detrans daqui se encaixam EcoSport, Duster, HRV, Renegade e etc…
      Só recebe o documento do carro se fizer vistoria, todo ano!

      • DougSampaNA

        SP tambem era.

    • Vinício Villar

      Stefano, aqui no Rio a vistoria é obrigatória para efetuar o licenciamento do ano e existe um prazo para isto. O problema está em 2 parâmetros: Pagamentos o IPVA mais caro do Brasil! Carros até 2.0 é 4% do valor da fipe + R$46 de taxa de emissão do CRLV + R$106 de DPVAT + R$116 de taxa de vistoria (sim, óbvio que é cobrado) e carros acima de 2.0 pagam 4.5% da fipe mais todas essas taxas. Ou seja, qualquer carro acima de 19 mil reais hoje em dia está pagando mais de mil reais para ficar horas parado em trânsitos intermináveis devido a obras e andar por rua e avenidas com mais buracos que trilhas off road e pagar também um dos combustíveis mais caros do país.

      Como é obrigatória para todos os carros a partir de 2 anos de uso (pois é na vistoria que você pega o CRLV) milhares de pessoas marcam a vistoria ( que acontecem em menos de 10 postos do detran hoje, pois alguns fecharam), ou seja, você perde um dia inteiro de trabalho ou da sua vida pela superlotação dos postos de vistoria apenas para o cara checar seus pneus, bateria e lâmpadas do veículo. Na prática é muito falho pois muitas pessoas alugam esses itens para passar na vistoria (sim, isso acontece aqui).

      Então tomando como ponto de vista o cenário atual que vivemos aqui no Rio, o fim das vistorias para licenciamento (apenas) seria de grande utilidade.

      • DougSampaNA

        Viva as Olimpiadas…ferrando a vida do carioca.
        Aqui viva O Haddad, ferrando a vida do motorista paulistano.

  • DevXav

    Acabar com impostos excessivos não acaba neeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem…

  • Antoniokings1

    Essa vistoria é a famosa para ‘inglês ver’. Tirando a enorme corrupção envolvida com nomeação de apadrinhados para trabalhar, fraudes em licitações, suborno dos fiscais e etc, ainda encontramos aquelas oficinas ao lado dos locais de vistoria que ‘emprestavam’ extintores, pneus e etc. Acaba a vistoria, tudo era trocado de novo e o carro ficava irregular como estava antes.
    O fato é que razoável que a autoridade policial seja encarregada de flagrar os carros sem os parâmetros legais e eles sejam recolhidos.

    • Stefano

      Acha razoável fazer blitz pro policial militar conferir se o chassi do carro bate com o documento?

      • Rodrigo

        Se a vistoria fosse completamente efetiva, concordaria contigo.
        O policial militar rodoviário não precisaria mesmo conferir número de chassi, mas sim deter veículos totalmente fora das condições de uso.
        Em Salvador agora é obrigatório TODOS os veículos fazerem vistoria (R$ 100,00 tanto no Detran quanto no particular) para que os proprietários possam receber o documento após o licenciamento.
        Antes era apenas para utilitários com mais de 5 anos de uso. Um malandrão expandiu para todo mundo e creio que até carro zero era previsto entrar na dança.
        Se esse projeto vingar, só traz vantagens. A situação está feia pra todo mundo!

        • Tiago

          já mudou isso na Bahia inteira, ninguém precisa mais fazer, so em caso de transferência de propriedade

          • Rodrigo

            Acho que não. Eu tinha uma CRV até meados de agosto deste ano.
            Eu sempre pago o IPVA e licenciamento em janeiro/fevereiro, independente da placa para ter o desconto.
            Meu documento só era liberado para resgate lá no Detran de Salvador após efetuar a vistoria. Apesar de fazer tudo da forma mais rápida e eficaz, ainda tinha que perder dia só para apresentar o laudo da vistoria (que é patética) para pegar meu documento. E todo ano a história se repetia.
            Vendi e peguei um HB20S. Não sei se por não ser mais um veículo considerado “utilitário” não vai ocorrer em 2016.
            Eu vi um outdoor em Salvador onde um tal deputado comemora o fim da vistoria veicular na Bahia, mas não fui atrás da informação oficial.

            • Tiago

              era so pra SUV e utilitarios, mas parece que caiu ja.

            • Tiago

              Acabei de pegar o crlv de uma s10 e nao precisa, só na transferencia, e carros acima de 10 anos parece.

      • Antoniokings1

        Certamente se alguém for fazer vistoria de carro com chassi adulterado, terá um esquema com o fiscal do posto. Inocente!

  • Mr. Car

    Grosso modo, não vai mudar muita coisa. Quem leva carro para a vistoria é quem sabe que vai passar, tem um carro em boas condições. Se vistoria servisse para tirar sucata de circulação, não se via aos milhares circulando por aí, sossegadas. Para estes, isto não vai fazer diferença, mas vai ser bom para quem tem carro em ordem: deixa de gastar uma grana, e de perder tempo com a burocracia. Esse negócio de tirar carro detonado de circulação tinha que ser feito todos os dias, nas ruas, sem depender do sujeito levar o carro velho para vistoria, que não leva mesmo.

    • Stefano

      OK, mas e o carro roubado, com chassi raspado e documentos aparentemente verdadeiros, quem é que vai pegar?
      A polícia vai perder mais tempo do que já perde, pra enfiar a cabeça dentro do motor do carro e procurar a numeração?

      • Mr. Car

        Isto poderia ser feito um uma vistoria nos Detrans apenas em caso de venda, para garantir que o comprador não está levando um carro roubado. Não precisa ser feito todo ano. Mas se o policial suspeitar (motorista se borrando todo, sem razão para isto), então, que se verifique.

    • Claudio Abreu

      Parece que não muda, mas muda, sim: com isso o Estado se exime de qualquer responsabilidade legal frente à integridade do veículo e de seu uso. Entendo que isso abre espaço para rever benefícios do seguro obrigatório, isenção em casos de acidente por má conservação ou sinalização das vias.. É do mal, sim – como sempre, ultimamente.

      • Mr. Car

        Quem tem que ter responsabilidade na manutenção do carro, é o dono. O Estado que se meta em manter a conservação e a sinalização das vias. Do mal é o Estado se metendo em tudo.

  • Mauro Schramm

    “Câmara aprova fim da vistoria de veículos no Brasil”

    Errado, conforme desmentido logo no primeiro parágrafo do texto:

    “A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto de lei que termina com as vistorias físicas de veículos e propõe um licenciamento eletrônico. “

    • Rodrigo

      Percebi isso também e fiquei confuso… Não sou expert, mas até onde sei, depois de aprovada em alguma Comissão interna, vai pra votação em plenário e só depois disso, caso aprovado, vira alguma coisa. Não é isso?

  • BorisAWD

    Enquanto isso na Alemanha um veículo só tem permissão pra andar em velocidade liberada de Autobahns depois de passar por uma vistoria extremamente criteriosa e bem frequente.
    Tenho um amigo em Leipzig q tem uma antiga Audi S2. Me contou que tem que ser vistoriado a cada 6 meses (tem um adicional pq o carro é mais velho) e os caras tiram as rodas pra ver muito bem o conjunto de freios e suspensão.

    • Stefano

      E depois os pilotos de internet querem aumentar os limites aqui no Brasil…

    • E como fiscalizam quem anda na autobahn?

      • BorisAWD

        vc acha q nao tem nenhuma camera?

  • Gian

    Graças a Deus. Burocracia completamente inútil.

    Morei um ano no RJ e passei por vistoria foi uma vez.

    Perdi um dia de trabalho para ir ao Detran da Barra para ficar por conta de vistoria.
    Quando chegou minha vez, eu nervoso (primeira vez), me pediram apenas para acionar as setas, buzinar, testar faróis, olharam extintor e pneus e boa… acabou.

    Me pergunto: qual o propósito de custear uma estrutura mega gigante como aquela, centenas de profissionais concursados para ficar conferindo luzinha? Isso garante o quê?

    A fiscalização tem que acontecer é diariamente, nas ruas. Nada adianta no dia da vistoria o carro do cidadão estar top e virando a esquina ele devolve os pneus que pegou emprestado do amigo. Nada adianta barrar documento de carro irregular se o cara transfere a documentação do carro pra cidade vizinha e continua usando no RJ. Tem que fiscalizar é todo dia, nas ruas…

    Na mesma cidade, RJ, você vê milhares de carros fudidos andando por aí, veículos rebaixados informalmente, caminhões soltando fumaça preta, motociclistas sem capacete (de todas as classes sociais) por pura rebeldia e ninguém faz nada.

    • Rodrigo

      Como vc mesmo apresentou, a vistoria é ridícula e totalmente desnecessária, além de cara pelo o que é no final das contas!

      • motstand01

        Desnecessária ela não é, pode usar o argumento que for. Mas como vários serviços públicos no Brasil, é mal planejada, burocrática, não cumpre o propósito como deveria e ainda custa caro. Pra variar, é mais fácil acabar com o serviço do que torná-lo decente. Coisas do Brasil…

        • Rodrigo

          Não sei como está acontecendo nos outros estados, mas pagar R$ 100,00 para o cabra ver se as lanternas estão queimadas, ver se tem extintor em dia, ligar limpador de para-brisa e marcar o número do chassi não é lá uma ação efetiva para que o trânsito fique em dia. Isso é um caça-níquel danado.
          Na Bahia é só isso que se faz na vistoria, nada mais.

          • motstand01

            No caso de MG nem vistoria tem, só é feita quando se transfere o carro. Mas voltando ao ponto, vamos pela lógica: existe um serviço que é necessário para manter a saúde do trânsito, a vistoria, que acontece em QUALQUER país civilizado.
            No entanto, o serviço é ruim, caro, mal feito, burocrático e ineficiente. O que é mais inteligente: reformular de forma que o serviço passe a funcionar e cumpra seu papel, ou simplesmente acabar com tudo numa canetada e deixar o caos acabar de tomar conta? Jogar mais uma responsabilidade nas costas da PM, que não consegue nem cumprir suas atuais funções de forma digna e moralmente aceitável? Ruim com vistoria, pior sem ela…

  • Bittencourt

    Que absurdo!!!
    Que seja gratuita a vistoria então, mas ela tem de ser feita!!!

  • Carioca

    Em parte, vejo essa proposta como uma forma de liberar receitas para os estados, porque os tributos continuarão sendo cobrados, a diferença vai que os estados deixarão de ter custos para manter os postos de vistoria (água, luz, funcionários, equipamentos e etc) e ainda pode até ocorrer aumento de arrecadação, já que, sem vistoria obrigatória, muitos poderão andar com os carros em desconformidade, sujeitos à multas pela fiscalização, quando houver.

    Mas também acaba com aquele “cafezinho” ou aquela “cervejinha” que algumas pessoas “pedem” para “liberar” carros que não atendem a todos os requisitos exigidos durante a vistoria

  • Leandro Santos

    Melhor notícia do mundo

  • Tiago

    O que esperar de um país que ainda usa transporte em pau de arara? em 2015, coisa que não é difícil de ver aqui no nordeste, vcs acham que esses carros passam por vistoria?

  • Guilherme Eduardo

    Simples.Deixa obrigatório só quando for vender e de época em época quando o dono continua o mesmo (5 anos por exemplo). Carro zero deixa eletronico tbm

  • Ramom Alencar

    se a população tivesse nível educacional suficiente para fazer isso da maneira correta seria válido, me parece uma medida a frente do nosso tempo…

  • Autofahrer!

    “Ele explica que o processo é tão demorado, que muitos moradores do Rio de Janeiro, acabam emplacando seus carros em outros estados para evitar a perda de tempo na vistoria.” Se estão emplacando em outros estados quer dizer que o problema deficiente é exclusivo do RJ. Talvez uma CPI “organize” esta questão. Quem sabe…

  • André Luiz

    Essa notícia está atrasada pelo menos 2 meses kkkk. Isso já ocorreu em agosto. Agora é ser analisada no Senado o que deve demorar mais alguns anos.

  • Mr. Bola de FOGO!

    Agora dá para andar de trator na cidade, beleza… era tudo o que eu queria.

  • Bartolomeu

    Nada foi aprovado.

  • Nismo

    A galera do Rio de Janeiro está “migrando” para outros estados é por causa do valor do IPVA. Enquanto no Rio está na faixa de 4%, em outros estados fica em 2%. Uma redução de apenas 50% no IPVA.

  • Roger Rosato

    Sou a favor da obrigatoriedade das revisões periódicas (junto às concessionárias) para o licenciamento do veículo.

    • rodrigomalc

      Concessionária?! Que nexo isso tem?

      • Roger Rosato

        Revisões do fabricante verificam todos os sistemas do veículo e levam em consideração segurança e condições gerais do veículo. Um trabalho conjunto de governo e fabricantes poderia instaurar um programa de revisões obrigatórias que seguiriam um cronograma específico para cada modelo.
        Não vejo o que há de tão absurdo nisso, afinal, não vejo ngm melhor para definir quais são as melhores condições de trafegabilidade e segurança de um veículo que o próprio fabricante.

        • rodrigomalc

          Nexo que eu havia dito era no sentido prático. Imagina o custo disso Roger!!
          Nem todo mundo anda de VW GM Fiat e Ford… Como arcar isso numa Land? Num BMW? Não faz sentido algum isso na realidade. Fora que CCS só faz M… mal consegue fazer uma revisão direito. A VW por exemplo só consegue mexer em Gol e Voyage. Pra ter confiança em deixar uma Touareg lá, tem q procurar uma VW numa localização boa pra SUPOR que mecanicos de lá possam ver mais esse carro, e não destruam ele.

          • Roger Rosato

            Revisões malfeitas teriam implicações legais mais sérias e recorrentes, podendo ser possível a criação de um órgão regulador vinculado ao Detran. Quanto ao custo… bem, revisões devem ser feitas, sendo elas lei ou não. Quem compra um BMW já deveria esperar um custo maior de manutenção, bem como o inconveniente de menor rede de CSS e se o plano desse sujeito é neglicenciar a manutenção periódica de seu veículo, não vejo nada de errado em este ser passível de punição. Além disso, supõe-se que a lei do livre-mercado colocaria na mão dos consumidores a pressão por concorrência de preços de revisões entre as CSS e talvez tabelamento pelos fabricantes.

            • PabloGarcia

              Que viajem! “Um trabalho conjunto de governo e fabricantes”, “criação de um órgão regulador”. E o estado cada vez maior, cada vez mais inchado. Vamos criar mais um ministério e mais uns 15 impostos.

              Cada povo tem o país que merece mesmo. IPCA em 10% tá pouco.

              • Roger Rosato

                Vdd, igual aqui no Canadá, país que moro, onde há obrigatoriedade de seguro para licenciamento, seguro este que é do governo e com valores altíssimos. Ah! isso não impacta a inflação nem ficam de mimimi sobre Estado inchado ou dizendo que é viagem, pois no final, simplesmente é melhor assim.

                Pode crer, cada um tem o país que merece.
                Boa sorte aew com seu Brasilzão.

  • jkpops

    Sempre vão arrumar um jeito de arrancar uns caraminguás do cidadão .

  • Sergio Veiga

    O Detran/RJ é um dos orgãos Estaduais onde se pratica mais corrupção no Estado, a vistoria pra nós cariocas não faz sentido algum, pois independentemente da condição do seu veículo com qualquer R$50,00 seu carro é aprovado.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Khedira é o nome dele!!!!! Cada dia um 7 a 1 diferente!!!

  • Pedro Cunha

    Num país tão corrupto quanto esse, isso é um passo muito positivo, já que possibilita tirar do processo de transferência e licenciamento muitos agentes corruptos/corruptíveis que ensejam inúmeras fraudes, possibilitam legalização de veículos furtados e etc. Um licenciamento eletrônico vinculado com os sistemas de polícia e de justiça é suficiente. Que se invista mais em blitzes ostensivas nas ruas para tirar as sucatas e veículos irregulares então.
    Torçamos para que avance positivamente a proposta.

  • Sandro

    Típico de político. Quando alguém da família dele morrer porque sofreu acidente causado por um automóvel em péssimo estado talvez ele mude de ideia. E alguém avisa ao mesmo que no Brasil o que mais existe são pessoas falando mentira e se for para levar vantagem a proporção beira os 100% então dificilmente alguém que tiver o carro em péssima condição irá falar que tem.

    • PabloGarcia

      Claro, a maioria dos acidentes são causadas por falha mecânica e não do condutor. #SQN

  • shdn2010

    Alguém me tira essa duvida, existe vistoria em países de primeiro mundo como aqui no Brasil?

  • CanalhaRS

    Vão acabar com as vistorias fisicas, mas o valor continuará sendo cobrado?
    Duvido que a taxa seja extinguida.

  • CyberSilvio

    E lá vem os coments com preconceito contra carro velho…..

  • Fábio Penna

    Ainda bem que acabaram, aqui em BH eles colocam um tanto de funcionários insatisfeitos do Detran, ai eles usam daquilo so pra uma demonstração barata de poder…. Já tive que ficar na fila inteira de novo, porque o limpador de para-brisa estava sem agua. Não pude sequer pegar um copo d’água e mostrar que era so falta de agua (estava fazendo o barulho do esguicho normalmente). Outra vez tive que voltar porque o reboque traseiro estava com a bola (que era conforme a lei, tinha parafuso e era desmontável, dava pra tirar a bola),. ai tive que arrumar uma chave pra desmontar e mostrar que era desmontável, pegar a fila toda de novo. No final das contas você ve aquelas carroças ao lado sem nenhum problema, porque o cara é amigo de um fiscal ou pagou o famoso cafezinho.

  • Rubem

    me lembro certa vez eu com meu monza numa vistoria. o prestador de serviço verificou que meu farol de neblina estava com o lado esquerdo queimado. argumentei que aquilo era um acessório do veículo que não comprometeria a segurança, ja que existia outro modelo sem o equipamento. O prestador retrucou dizendo que se existe o acessorio, deve estar funcionando. Nisso achei a brecha e, por mais ridiculo que seja perguntei: se ele estiver sem os farois de neblina ele passa? O sujeito afirmou que sim e la fui eu desmontar os dois neblinas. kkkkkk

  • FocusMan

    Acho que esse título da matéria está errado hein?

  • Cláudio Lima

    Prefiro do jeito que está, assim carro com documento em dia automaticamente já passou por vistoria. O meu receio é deixar a fiscalização por conta da polícia.

    • Artur Bernardo Mallmann

      nem fale… com o ego inflado de alguns policias nós donos dos velhinhos estamos ferrados

  • Lorenzo Frigerio

    Brasil, sempre na contramão. Tudo para não gastar dinheiro, e dane-se o cidadão que for atingido por essas tranqueiras ambulantes. O Estado só quer seu dinheiro, mas não quer responsabilidade nenhuma. Sem contar que a corrupção policial irá aumentar.



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