Combustíveis Governamental/Legal Mercado

Câmara aprova maior percentual de biodiesel no óleo combustível

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O PLS 3834 foi aprovado na Câmara Federal e agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O Projeto de Lei autoriza um aumento gradativo do percentual de biodiesel no óleo diesel.

O limite atual é de 7%, que será ampliado para 8% após um ano de vigência da lei. Após esse período, o biodiesel chegará a 10% da composição do derivado de petróleo nos 36 meses seguintes ao primeiro aumento.

Se os testes em caminhões e ônibus for positivo, o percentual de combustível vegetal poderá subir para 15%. O PLS 3834 também permite que empresas de ônibus e outras possam ampliar a quantidade de biodiesel além do limite estabelecido.

[Fonte: Câmara]





  • Antoniokings1

    Boa notícia!

  • Rudson I

    Quando vi “aprova maior percentual de” eu já temia o pior e que é bem recorrente (aumento de álcool na gasolina). 27,5% já está muito, um aumento traria sérias consequências aos veículos mais antigos, porém, não me surpreenderia o (des)governo aumentar para 30% para privilegiar seus companheiros usineiros ( Bunlai é só um exemplo).

    • ObservadorCWB

      PIOR “Se os testes em caminhões e ônibus for positivo…..” então quer dizer que nem se testou ainda. PIADA. Embora pela lógica os motores Diesel sofram menos que os a gasolina com o águanol embutido.

      • wagner

        …motores modernos (Euro5) a Diesel são muito sensíveis a qualquer variação no sistema de alimentação….tenho certeza que vai dar problema….hoje, os postos pilantras, vendem o Diesel S-10 misturado com o antigo Diesel S-500 ou S-300…quando ocorre essa mistura cria uma gosma dentro do tanque que faz entupir bomba de baixa, bomba de alta, bicos….. dependendo do modelo de veículo, cuja bomba fica junto com a boia dentro do tanque, pode até queimar a mesma…prejuízo grande….qualquer trabalho em sistema de alimentação a Diesel, moderno, o custo é alto.

        • leomix leo

          Excelente explicação, eu nunca sabia para que servia o Arla32.
          Fico curioso agora pasa saber agora, como é fiscalização (se é que existe) para saber se o motorista utiliza ou não o Arla32, pois pelo que vi, ele deve reduzir a quantodade de poluentes no escape.

          • wagner

            ARLA 32 é um reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. O ARLA 32 é uma solução a 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente, não tóxica e de manuseio seguro.
            Seu funcionamento se da injetando em “doses” no escape através de um bico pulverizador controlado eletronicamente, isso acorre antes do catalizador e após a queima.
            A fiscalização é feita pela PRF e o IBAMA. Recentemente houve intensas fiscalizações na Rodv.Dutra e Regis BIttencourt.
            Como já é de conhecimento, existe um chip que burla o sistema, então os agentes da PRF procuram indícios, como por ex. se o tanque de Arla estiver vazio (quando acaba o ARLA o correto é o motor não funcionar) e o motor funcionando é um forte indicio de fraude.
            Os agentes do IBAMA possuem um aparelho que mede o teor de ureia no Arla 32.
            Eles recolhem uma amostra do tanque de Arla e colocam no aparelho que em segundos indica a quantidade que deve ser 32,5%, se der 32% ainda passa, mas índices abaixo de 32% é motivo de autuação e a multa do IBAMA é bem alta.
            Quem for pego com o chip fraudando o sistema, tambem é autuado e aí o problema se agrava….pois alem da multa do IBAMA vai ter as sanções da PRF….

        • ObservadorCWB

          Bah….então a frase “Se os testes em caminhões e ônibus for positivo…..” possui embutida a expressão: “votou no 13 e se fud……. de novo”. Tomara que caiam logo, quadrilha dos infernos.

    • Pedro Henrique

      27,5% já trás consequências para veículos…
      tanto os antigos como os novos…

  • Carlos Juan

    Malditos políticos e governantes. Se já não bastasse a pior gasolina do mundo… teremos agora o pior diesel do mundo… Infelizmente com a omissão das montadoras, Ministério Público, Procon e órgãos e defesa do consumidor… Nada funciona nesse nosso amado Brasil… apenas o lucro e ambição desmedida. O povo que pague a conta. Exemplos… tomadas de três pinos… só existem aqui.

  • Felipe

    Brasil é um dos únicos países do mundo onde os motores dos veículos funcionam à miscelânea!

    • Mumm Rá

      PT ( Partido dos Traidores ) e sua tecnologia PT Flex ( Põe Tudo Flex )

      Lacradores de 13 & Comedores de Mortadela & Militontos de Ambiente Virtual aprovam

  • mauricio

    coloca água em vez de álcool seus bando de fdp, governo lixo corrupto e sem noção.

  • Castle_Bravo

    Com o petróleo barato no mundo, não parece ser algo inteligente para reduzir os custos de logística e transporte no país.

    • ObservadorCWB

      E tem lógica na mandioca, estocar vento, consumir cocaína como prova da pujança da economia, ter um cão atrás da criança trabalhando diuturnamente…e noturnamente também ?????? rsrsrs

      • Castle_Bravo

        A “mulher sapiens” se superando.

  • Thiago Lamim Matos

    O que diabos a câmara sabe? Deixa na mão de quem entende. Os donos e os fornecedores.
    Será que tive estudos suficiente para isso?

    • Castle_Bravo

      A câmara é composta por sábios, eles sabem tudo. Engenheiros, projetistas, empresários, usuários, estes não sabem nada.

      • Thiago Lamim Matos

        Seres iluminados, quase divinos.

  • Wagner Lopes

    Só quem é profissional da área ou frotista sabe o dano que essa porcaria de biodiesel brasileiro causa aos motores. País da incompetência e ingerência!

  • Minha Pick-up a diesel não pode usar biodiesel, está escrito no manual, será que o governo vai pagar a conta da oficina se minha bomba ou meus bicos common rail derem problema por causa do lixo diesel deles? Porque eles não colocam o biodiesel a preço subsidiado para os agricultores usarem já que as máquinas agrícolas rodam com 100% de biodiesel sem problemas?

  • Redpeak77

    não entendi… aumentar o limite de biodiesel significa que existe a opção da distribuidora de adicionar mais biodiesel na mistura?
    Ou aumentar o limite quer dizer que o mínimo obrigatório de biodiesel na mistura aumentou?

    • A primeira opção.

      • Redpeak77

        Valeu, mas não manjo do negócio…
        O biodiesel é mais barato para a distribuidora optar por aumentar a proporção dele na mistura?
        Se ele for mais caro, imagino que não deva haver interesse nenhum em misturar biodiesel, a não ser por obrigação… Por isso perguntei.

        • Thales Sobral

          Até onde eu via, o biodiesel era mais caro que o diesel (e isso com o petróleo a 100 dolares o barril… agora tá 37…), e o biodiesel dependia de subsídios (ou seja, governo gastar dinheiro).

  • Ainda sobre projetos de lei, anteontem foi apresentado o parecer final do relator do projeto de lei que reduz o IPI dos carros elétricos.

    Agora vai para aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos e depois acho que já vai ao plenário do Senado.

  • Perneta

    Biodiesel é mais caro, portanto um problema.

  • kikofar

    Que país patético…. precisar de legisladores pra uma coisa dessas. Isso aqui não foi feito pra dar certo!

  • Thales Sobral

    Da última vez que vi, o biodiesel era bem mais caro que o diesel derivado de petróleo. Ainda continua assim?

  • Brasilandia

    O que me tira o sono e que cara o Brasil ja esta no buraco, tanta coisa importante pra esses TRAPOS no governo resolverem como educaçao, saude, segurança, corrupçao e eles ficam atras de oleo diesel…gente pelo amor de Deus esse ano ja tem eleiçoes municipais vamos votar consciente cara o loco esse Pais esta mais engraçado que circo.



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