Ford Sedãs

Câmbio automático do Fusion V6: vazamentos, trancos e quebras

novo-fusion-2 Câmbio automático do Fusion V6: vazamentos, trancos e quebras

O câmbio automático do Fusion V6, um sedã de luxo que todos imaginam ter componentes de qualidade, vem sendo destaque nos últimos meses, por causa dos vários problemas que tem dado. Estamos falando de trancos, quebras e vazamentos, problemas que chegam a deixar seus donos a pé.



A informação é da revista Quatro Rodas, que conversou com alguns proprietários. Uma unidade do Fusion V6 mal chegou a 6.000 quilômetros rodados e já apresentava todos esses problemas. Com 1.100 quilômetros, o câmbio já dava trancos estranhos e vazamento de fluído.

E a isso se soma o constrangimento de não conseguir entrar na própria garagem, pois pequenas rampas passam a ser impossíveis de ser vencidas. Um técnico de uma empresa especializada em câmbio automático comentou que já se sabe qual é o problema.

Foi detectado desgaste acentuado na peça que é responsável por fornecer pressão para aplicação dos conjuntos de embreagem internos, por isso, ocorre um vazamento de pressão, que seria direcionada para as embreagens, provocando depois a queima de componentes, devido à patinação do câmbio.

Um boletim interno da Ford orienta as concessionárias a reprogramar o módulo de controle da transmissão, para compensar o problema, antes que a transmissão fique pior. Caso componentes internos tenham desgaste, a orientação é para que se troque a caixa toda.

Fica aí uma informação importante para quem tiver a intenção de comprar um Fusion V6 usado. O câmbio terá de ser inspecionado detalhadamente, para que você não compre um carro, digamos, “bichado”.

  • Lucas

    só por isso deixarei de pegar um haeuhe

  • Leandro_SP

    "Caso componentes internos tenham desgaste, a orientação é para que se troque a caixa toda."

    Ai gostaria de saber qual o tempo de espera para esta peça chegar na CC.

    • Mrodrigues2008

      Se der problema pode contar uns 30 á 60 dias no mínimo, menos mal que existe o Ford assistance que deixa um carro enquanto tiver consertando o carro, mais comprar um Fusion e andar de Gol 1.0 básico é dose.

      • Renan_Wolf

        Na verdade, é um carro do mesmo "nivel" no caso um focus sedan ou até um fusion 2.5 mais de qualquer forma melhor que isso é o carro não dar problema né ?

        • Mrodrigues2008

          Complicado esta história, passei por isso e conseguir resolver antes que pudesse gerar algum dano crônico ao câmbio, fizeram o teste e constataram que não existia nenhuma peça danificada, respondi bastante neste post pois gostaria de ajudar futuros clientes do Fusion que é um ótimo carro, sugiro a quem estiver interessado no carro que antes procure se informar sobre o problema que existe mesmo e procurar antes de comprar ou retirar um carro zero da concessionária conferir a versão do software do câmbio instalada, ela tem que ser igual ou acima de 65, para carros fabricados após 30/03/2010 não existe o problema pois o software já 65.

    • bizuti

      O meu 2.5 com 10000 km patinando, entrou dia 20/09 e hoje dia 25/10 ainda está na concessionária. Primeiro 32 dias para chegar o câmbio do méxico, aí trocaram o câmbio e foram testar o carro, a direção elétrica não respondia. Resultado: tem de trocar a caixa de direção também. Mais 7 dias de espera, a peça vem de jegue da Bahia. Quer dizer um carro destes vai ficar, se ficar bom, em torno de 40 dias na concessionária. Parabéns Ford !

  • JacquesNetto

    Caramba, mais essa…

  • Lucas Guimarães

    Que pena , porque o carro é maravilhoso!

  • Mario_R

    Ainda bem que não é o 'automatizado' dualogic, né?

  • Lexus GS300

    Logo eles encontrarão uma forma de sanar esse problema. Pelo menos a Ford é mais honesta que a VW pois a ultima sabe de um grave defeito nos motores VHT 1.0 e manda apenas trocar o óleo e aumenta a tal garantia para quatro anos. Um prejuízo lucrativo ou seja, ao invés de ela reparar todos os motores da linha VHT como forma de recall, ela aumenta a "garantia" para amarrar o consumidor as concessionárias e seus preços exorbitantes de revisão.

    • Carlinhos9090

      VW é VHT???

      • roms_martinho

        É sim. Volkswagen High Torq. Não confunda com os VHC (very high compression) da chevrolet.

        • Carlinhos9090

          a é estava confundindo com os VHC obrigado!

    • Mrodrigues2008

      Já encontraram, reprogramação do software do câmbio, fiz no meu e está 100% o carro, o teste para verificação de possíveis danos em peças é feita juntamente com a reprogramação.

  • Mario_R

    Isso pode desvalorizar mais ainda os usados.

    • Mrodrigues2008

      Não acredito não, desde que as informações sobre o problema sejam passados de forma correta.

  • Rochahofman

    po a ford tinha q fazer alguma coisa pra conserta o cambio do fusion

  • Paulo_Ricardo

    ela tinha q fazer é um recall isso sim

    esse tá fora de minha lista

  • Helmuth82k

    Vc trabalha muito, junta grana pra fugir desses micos que vendemos aqui de 40000 completos, junta mais dinheiro e compra um carro dito TOP. Nem assim vc escapa de um projeto que digamos é mal feito, ou pouco estudado! Nao e possivel hoje em dia a maioria dos veiculos vendidos terem que fazer recall! É um absurdo comprar um carro e ter que torcer pra nao dar problema!
    Ou é falta de respeito e as montadoras nao esato nem ai, ou ta tudo sendo feito rapido demais com medo de perder pra concorrencia.

    • pablogarcia

      Ué, outro dia fui crussificado aqui por falar isso. Disseram que recall é normal e blablabla.

      De toda forma, tanto a primeira versão quanto a atual do Fusion, apresenta um excelente carro. Este é apenas um problema que concerteza logo será resolvido, até porque os donos irão a concessionária reclamar com certeza disto.

      Pra mim, continua sendo uma opção bastante viável pensando em qualidade e conforto.

    • DanielMorais

      É por isso que a Honda deita e rola no Brasil, apesar de tudo é a mais confiável.

  • pools

    Se está dando problemas aqui, é possível que nos EUA tenha ocorrido também.
    O esquema é verificar o que foi feito por lá e buscar um direcionamento parecido aqui.
    Estilo Toyota, que chama recall lá e por aqui sai um comunicado dizendo "Isso não ocorre aqui."

    • Mrodrigues2008

      Ocorreu e teve recall, após um amigo do ht forum informou aos usuarios do Forum que exigiram seus direitos e reprogramaram o software do câmbio.

  • Eddu13

    E dalhe recall

  • VeNtO

    Se a Ford convocar um Recall, menos mal, o problema vai ser; quanto tempo esperar prá que as peças cheguem?, quanto tempo vai levar esse recall??…problema sério prá quem depende do carro!

    • Mrodrigues2008

      Pode precisar de Peças como pode não precisar, o teste é feito em 15 minutos com acompanhamento caso queira do proprietário, no meu caso acompanhei e como corri atrás assim que os problemas aconteceram não precisei trocar nada, o problema pode existir sim, os donos dos carros tem que notar os sintomas que são visiveis, assunto amplamente discutido no Ht forum página relativo ao Fusion.

  • eeeeeeedu

    Puts.. e eu tava elogiando o Fusion outro dia… =S

    • Renan_Wolf

      E pode continuar é um ótimo carro como os toyota.

  • Rodrigo_Luis

    Até tú Fusion, meu filho?! Realmente povo, acontece… vamos dar uma colher de chá para um projeto desses. O importante agora é avaliar a rapidez da prestação de serviço e possíveis dores de cabeça. Se tudo for sanado com educação, rapidez e eficiência, dá pra relevar. Duro é levar seu carro com motor VHT na concessionária e ter que ouvir gracinhas do mecânico. xD

  • fudencio10

    E agora,tinha gente falando do sonata que tinha recall,e agora vai comprar malibu ? ele não teve recall até agora,mesmo perigo que o sonata,imagina uma subida e o cambio te deixar na mão,em uma ultrapassagem,pode acontecer,é um perigo.

    • Mrodrigues2008

      Pode sim acontecer! Por este motivo tem que atualizar o software do câmbio, procedimento simples resolvido em 15 minutos dentro de qualquer concessionária.

  • Gabrielteixeira

    Por essas e outras a famosa frase mais uma vez " O AZERA È MELHOR"

    • Mrodrigues2008

      Sabia! Começou os Anti Ford! prefiro mil vezes o Fusion v6 que o Azera, o unico motivo por vender bem o Azera é o fator preço se comparado com o Fusion. Falar que HYUNDAI é mais confiável que FORD é brincadeira, não pela HYUNDAI e sim pela ótima represetante da HYUNDAI a grande CAÔ-A.

      • DanielMorais

        Prefiro Mil vezes o Azera! Tenho certeza que a Hyundai é mais confiável que a Ford

  • Kbyd

    Pagar super caro por um modelo automatico e ter dor de cabeça…. Isso é LAMENTÁVEL…

  • Mrodrigues2008

    Tenho um Fusion 2.5 e tem várias questões acerca do problema, sugiro aos interessados procurarem no ht forum sobre a questão amplamente discutida, tive sintomas assim que tirei o carro da concessionária e a resolução é simples reprogramação do software do câmbio, para os veiculos fabricados até 30/03/2010. Todos aqueles que reprogramaram o câmbio nos primeiros sintomas não tiveram problema com o câmbio, meu caso por exemplo. Não é caso de Recall, apenas atualização do Software, aos anti Ford um aviso, não venham malhar o carro antes de conhecer, melhor carro que ja tive na vida. Login Htforum: M.rodrigues2008.

    • fudencio10

      Odeio esses comentarios "o melhor carro que tive na vida" mas também,a cada degrau que tu sobe melhora,quem vem de um fusca até um mille é bom.

      • Mrodrigues2008

        Exatamente, Infelizmente ainda não tive o prazer de ter uma Mercedes SLK ou Lande Rover Evoque porém já dirigi Bora, tucson.Polo,Ecosport,Fiesta,passat Alemão (98),Accord (2009),Cerato, Civic, corolla (2010 e 2003), e varios outros e posso lhe garantir para mim nenhum chegou aos pés do Fusion em termos de estética e equipamentos, gosto é questão pessoal, sou eu sei o esforço que fiz para conseguir comprar este carro por acha-lo simplesmente maravilhoso e não me arrependo, os meus parametros são esses acima, ainda não tive a oportunidade de Pilotar/dirigir um carro de maior porte, por isso a afirmação de melhor carro que tive na vida.

    • UUnderr

      Oi amigo, vi que você possui um fusion 2.5, estou preocupado pois acabei de comprar um fusion 2010/2010, e fui fazer a revisão na autorizada da ford aqui em minha cidade e foi me dito que o cambio do carro ja foi trocado só não souberam me dizer se foi trocado la ou em outro lugar, ai vi que você disse que é so fazer a atualização do software, FUNCIONA MESMO? ou volta a da problemas mais tarde?? fico no aguardo

  • Ike H.

    Não é qualque rum que faz um carro 4×4… eu sempre pensava que esse fusion era muito barato…. ta ai, ford tem experiencia em 4×4, o último carro foi a Pampa, que depois de um ano todo mundo desligava a tração porque só dava problemas.. Tirando as camionetas que funcionam….

    • Mrodrigues2008

      Ele não é 4×4 é 4wd é um sistema diferente não sei diferenciar, mais somentes os V6 são awd os 2.5 não, e o problema acontece nas 2 versões posso garantir, portanto o problema não tem nenhuma relação com o sistema awd ou 4×4. Mais concordo que os sistemas 4×4 tem muito mais utilidade nas caminhonetes.

      • Rodrigo

        É só nomenclatura.
        4×4 é usado no Brasil. Os outros dois termos foram amplamente divulgados nos Estados Unidos que são:
        4WD – Four Whell Drive, veículos com tração nas quatro rodas.
        AWD – All Wheel Drive, veículos com tração integral nas quatro rodas.

        • DanielMorais

          Não é só nomenclatura não. 4X4 não tem nada a ver com AWD. No 4X4 vc escolhe se quer rodar com tração 4X2 ou 4X4 num botão no painel (acionamento elétrico) ou alavanca (acionamento mecânico), os 4X4 ainda podem ter caixa reduzida (como os tratores mesmo) e bloqueio do diferencial. Nos carros AWD não se pode desligar a tração, eles tem um sistema de eletrônico de monitoração das 4 rodas a todo momento, o carro roda 4X2 em condições normais e caso alguma roda patine em falso ele transfere a tração para corrigir o problema, assim AWD tem muito mais a ver com "estabilidade" e não "sair de atoleiros" como os 4X4.

          • Rodrigo

            Concordo, esta é a diferença dos 4WD para o AWD. Mas ambos não deixam de ser 4X4 (nos termos brasileiros, pois quatro rodas que tracionam).
            Abraços.

  • rod

    To quase fechando negócio em um 2.5……quando comentei na concessionária afirmaram não saber de nada a respeito. Agora to com uma pulguinha atrás da orelha.

    • Mrodrigues2008

      Isso tá acontecendo com todo mundo, quando comentam eles falam que não sabem de nada, mais todos que tentaram fizeram a reprogramação do software do câmbio é só falar que seu carro ta dando tranco nas mudanças de marcha que eles fazem mesmo não que não esteja dando é bom falar e conferir se o software instalado já é o 65 para cima pois os problemas foram sanados com a atualização do software 65 do Fusion para cima, até o meiado de setembro a versão do software estava em 69 se o carro que você está fechando for fabricado com data acima de 30/03/2010 fique tranquilo a versão já é atualizada, compre sem medo.

  • Vitão

    LAMENTÁVEL…..

  • victormotter

    e tem gente que ainda tem coragem de dizer que os carros chineses sao ruins !

    • mrodrigues2008

      E a probabilidade serem e terem peças fora dos padrões internacionais, ISOs por exemplo não é realmente maior?

  • miudinho

    acontece com todo mundo, até bmw e rolls royce., o diferencial é o depois, o pós venda…. ae que o bixo péga sobre marca, x e marca y. o carro é maravilhoso, mas creio que quem já estava engatilhado na compra, deve aguardar um pouco. quem sabe se resolve mesmo rápido? continuo achando um carrão.

  • Delicious M. Sweetness

    O meu é V6 está com 48.000km e o câmbio nunca reclamou…

    …também não sei se fizeram alguma atualização de SW em uma das revisões, como o Mrodrigues2008 falou.

    E assim como ele falou, o Fusion é um excelente carro, com um design atraente e um bom nível de equipamentos. Sou totalmente viciado no Ford Sync e não conseguiria comprar outro carro sem equipamento semelhante.

    Minha única reclamação sobre o carro recai sobre seus retrovisores fixos, visto que tenho uma namorada barbeira que arrancou um deles duas semanas atrás, e também sobre as funções agrupadas em uma única haste à esquerda do volante.

    Fora isso, é um EXCELENTE carro e eu recomendo.

    Aos que dizem que o Azera é melhor, eu fiz test drive em um Azera na época da compra do Fusion e preferi este segundo. Um ano depois, meu chefe comprou um Azera e me deixou dirigir para eu "ver como o carro dele era melhor". Enfim, o Azera anda menos, é menos estável e, comparando os interiores, dentro do Azera parece que voltei no tempo…

    • DanielMorais

      Gosto é gosto, nessa disputa de carros para velhotes prefiro o Azera.

    • Mrodrigues2008

      Caro amigo minha opinião é exatamente igual a sua, com uma unica diferença o meu é um 2.5 e mesmoi fazendo test drive em um Azera preferi o 2.5 (opinião minha) se comparado ao V6 então….

  • Satanare

    Pelo visto somente eu e o Mrodrigues2008 possui um Ford Fusion do novo modelo para comentar aqui, portanto vou expressar a minha opinião sobre o que estou lendo de outras pessoas aqui.
    Possuo um Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD 2010/2011 com Teto Solar a pouco mais de 5 meses, esperei por 16 dias para retirar na cor solicitada: branco.
    O meu modelo já possui o Software atualizado, aliás não só o meu como TODOS os modelos após 30/03/2010 como meu cara Mrodrigues2008 escreveu.
    O cliente que compra este tipo de carro sempre vai a uma concessionária no menor indício de problemas, eu principalmente. O atendimento é rápido (ao menos na MIX FORD) e prestativo (possuo também um Ford Focus Ghia 2009/2010, meu carro de uso diário e hoje com 27.000km rodados). A Ford não se queimaria com cliente que se prestam a pagar mais de 80K em um carro. Problemas acontecem e acontecerão sempre, a questão é o quanto a empresa se prestará a resolver e em quanto tempo. Neste caso ponto para a Ford.
    Tenho 29 anos e, apesar de ser casado e ter dois maravilhosos filhos (o segundo está para chegar na verdade, faltam mais 4 meses!) me considero muito mais jovem e sadio que muitos pré-adolescentes que aqui escrevem. Acho o Fusion agressivo no design, muito bem acabado, com um motor nervoso (tanto o 2.5 quanto o 3.0), suspensão firme e muito elegante, não dá para comparar com o Hyundai Azera nestes quesitos, mais pode ter certeza de quem tem um não reclama.
    Não tenho (ainda, um dia eu terei condições de ter um, se Deus quiser) um Porsche Panamera mas enquanto isso eu fico feliz de não andar de Celta, Gol, Agile, Voyage… ah, que NUNCA dão problema e NUNCA precisarão de Recall não é mesmo! Trouxa eu que comprei um Fusion V6…

    • Porcodio

      Meu pai tá a fim de comprar um Fusion v6 mas está preocupado com o consumo, quando você está fazendo? Dirigindo de que jeito?

      E, cara, comentário sem-noção de adolescente é o que mais tem nas internets! hahiauha

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend