Mercado Montadoras/Fábricas Tecnologia

Câmbio automático para automóveis só importado no Brasil

nissan-kicks-sl-avaliação-NA-49 Câmbio automático para automóveis só importado no Brasil

Não há produção de câmbio automático para automóveis no Brasil e não deve haver pelos próximos 10 anos, de acordo com o site Automotive Business, citando o fabricante de componentes automotivos Aisin, fornecedor de várias marcas no Brasil. Mesmo com 25% das vendas atribuídas a modelos com transmissão automática no país, produzir aqui ainda é muito caro.



Segundo a Aisin, não há demanda suficiente no mercado nacional que justifique financeiramente a produção local, exceto se todas as marcas comprassem somente um tipo de câmbio diretamente de um único fornecedor. Desenvolver uma versão local também exigiria alto investimento e a importação de componentes para manter a qualidade.

Por conta disso, a previsão – no atual cenário brasileiro – é que a produção de câmbio automático no Brasil é incerta, exceto se o Rota 2030 der incentivos para sua fabricação local, assim como fez o Inovar-Auto com a caixa manual de seis marchas, que teve de ser nacionalizada para atender aos requisitos do programa.

No mercado, cada vez mais marcas e modelos estão adotando transmissão automática, indo de quatro a nove marchas, além da CVT. No segmento médio, praticamente 100% das vendas são de automáticos. No segmento de utilitários esportivos, apenas alguns dos principais players só dispõem de caixas manuais nas versões de entrada, de pouco apelo comercial. Entre os compactos, a presença do “AT” ou do “CVT” têm aumentado bastante. Ainda assim, algumas marcas continuam insistindo nos automatizados para reduzir custos.

[Fonte: Automotive Business]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend