Caminhão elétrico pode funcionar como hidrelétrica?

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Os caminhões elétricos estão percorrendo os primeiros quilômetros em sua entrada no mercado automotivo mundial.


Players como Nikola Tre, Tesla Semi e VW e-Delivery são apenas alguns que começam a rodar.

No entanto, além da função de transportar cargas, esses veículos podem também cumprir uma função um tanto estranha para um caminhão, gerar energia.

Na prática, eles podem recuperar parte da energia em longos declives ou frenagens, mas o caso aqui é que eles funcionariam como geradores de energia de fato.

Como assim? Bem, um conceito está sendo divulgado mundialmente e converte caminhões elétricos em hidrelétrica.

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Não é segredo que hidrelétricas são verdes, limpas e sustentáveis em comparação com outras fontes de energia, mas o impacto ambiental na área do reservatório é enorme.

Para resolver a questão, um projeto internacional, que envolve as universidades Federal do Espírito Santo, Federal do Rio Grande do Sul e USP, envolve o emprego de caminhões para o deslocamento de água em regiões montanhosas.

O projeto consiste em uma frota de caminhões elétricos que captariam água no topo de serras ou cordilheiras, movimentando esse volume para baixo por estradas já existentes.

Na descida, os caminhões acumulariam energia, descarregada em seu destino. O conceito é conhecido como “hidrelétrica de caminhão elétrico”.

Levando contêineres de água, os caminhões elétricos usariam os freios regenerativos na descida para acumular eletricidade.

O projeto também considera que a bateria do caminhão pode ser usada para acumular energia para seu uso no transporte de carga.

 

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Julian Hunt, líder do projeto, disse: “A configuração ideal do sistema é em regiões montanhosas com estradas íngremes, onde os mesmos caminhões elétricos podem ser usados para gerar energia hidrelétrica de diferentes localidades. Isso aumenta as chances de que a água esteja disponível.”

Segundo Hunt, as regiões mais favoráveis para o uso desse conceito são os Andes e o Himalaia, assim como regiões montanhosas da Europa e EUA.

O custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico fica entre US$ 30 e US$ 100 por MWh, bem menos que os US$ 50 e US$ 200 por MWh de uma hidrelétrica tradicional.

Em emprego ao nível mundial, o sistema geraria 1,2 PWh de eletricidade por ano ou 4% do consumo global de eletricidade.

[Fonte: Inovação Tecnológica]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.