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Caminhões autônomos ganham espaço no Brasil

Caminhões autônomos ganham espaço no Brasil

O que era para ser o futuro, agora está em pleno uso no Brasil. A condução autônoma ainda está longe de nossos carros, mas não dos caminhões. Pelo menos em dois casos, a tecnologia que permite ao veículo andar sozinho já está rendendo frutos por aqui.


Em Maringá-PR, a usina de cana-de-açúcar Santa Terezinha está utilizando desde maio de 2017 um caminhão Volvo VM com sistema de condução autônoma. O veículo é utilizado no transporte de cana da colheita até a usina, utilizando uma tecnologia que permite ao caminhão guiar-se pela plantação junto com a colheitadeira, utilizando navegação por GPS e geolocalização com leitura topográfica, obtendo precisão de 2,5 cm.

O Volvo VM tem condução autônoma de nível 2 e assim só pode trafegar sem o auxílio do motorista por trechos pré-definidos. Ele utiliza duas antenas de GPS de alta precisão e mais dois giroscópios de sensibilidade elevada, além de um computador de bordo para fundir todos os dados.

O veículo é posicionado no trajeto por um motorista, que permanece a bordo até que o serviço tenha sido realizado, não intervendo na condução. Após o carregamento, ele conduz o VM até a usina. No total, sete caminhões foram vendidos para a usina, mas o equipamento é cedido pela marca sueca como uma prestação de serviço com pagamento mensal.


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Mineração

Na companhia Vale do Rio Doce, por exemplo, o volume de mineiro carregado na mina Brucutu, localizada no estado de Minas Gerais, aumentou 26% com veículos guiados por GPS. A empresa adotou uma tecnologia que permite aos enormes caminhões de minério serem controladas por uma central de comando à distância.

A operação elimina totalmente a presença humana no transporte do minério de ferro, onde são utilizados os mineradores da Caterpillar, que trabalhou com a Vale no desenvolvimento da tecnologia por seis anos, composta basicamente por GPS, radar e inteligência artificial.

Além de ampliar a segurança, os veículos autônomos da empresa também ampliaram a vida útil dos equipamentos em 15%. Com previsão de sete caminhões até 2019, a Vale investiu até agora US$ 62 milhões na automação dos veículos, que medem 13 metros de comprimento e podem levar 240 toneladas de minério.

[Fonte: Estadão/Gazeta do Povo]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.

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