Lançamentos Mercado Renault Veículos Comerciais Volvo

Caminhões Renault poderão ser vendidos no Brasil pela Volvo

renault-truck Caminhões Renault poderão ser vendidos no Brasil pela Volvo

A Volvo anunciou na feira de transporte IAA na Alemanha em setembro de 2012 que vai trazer ao mercado brasileiro mais uma marca de caminhões. A montadora sueca tem três opções, sendo a mais provável a francesa Renault. As outras duas são as marcas  Mack e a UD.



No entanto, a preferência para a Volvo parece ser pela marca francesa, cuja divisão de caminhões de fato pertence á Volvo. A idéia é oferecer novos produtos no Brasil, em segmentos ainda não atendidos pela Volvo por aqui.

No caso da Renault, que já está presente de maneira forte na América Latina, o objetivo é oferecer caminhões mais baratos e também em segmento de entrada. Desde a linha VM, lançada em 2006, a Volvo quer ampliar a participação no mercado nacional de veículos comerciais, inclusive já atuando até em segmentos de ônibus rodoviários e urbanos de tamanho pequeno-médio.

A marca quer novamente tentar seguir o mesmo caminho da MAN com a VWCO, atingindo nichos de mercado pouco explorados. No evento europeu, a Volvo também confirmou a nacionalização do caminhão extrapesado FH.

Você acha que a Volvo vender caminhões da Renault aqui no Brasil pode ser uma boa idéia? Fale nos comentários!

[Fonte: Automotive Business]

  • Daniel Ramos

    INTERESSANTE….
    Restar saber como sera a mecanica desses pesados, se serão VOLVO ou RENAULT, estou curioso, por ser renault, como se saira aqui no brasil!! interessante, parece bom demais os caminhoes!

    • leosalzano_

      O VM usa motor Cummins ou MWm, não me lembr oexatamente, caixa ZF ou Eaton .

      • Readgis

        Utiliza as duas opções, sendo que a MWM hoje produz sob licença o motor MAN para as opções mais pesadas do grupo.

      • fabiohai

        Motor MWM acteon serie12 e caixa Eaton.

    • deleted5581550

      mais provável que seja MWM ou Cummins pela redução de custos.

    • ElBigode

      A Renault usa mecânica Volvo.

    • Tejolo

      A linha VM já é na verdade Renault. Só pegar qualquer peça, principalmente de acabamento, e ver o símbolo gravado pelo molde de injeção. Hoje toda esta linha vem com motor MWM, e câmbio Eaton ou Volvo (para os 330 cv) São muito bons.

  • diegofc88

    Existem caminhões Renault na Bahia na frota do corpo de bombeiros.
    Aqui onde moro, já passaram alguns modelos de caminhões da Renault chilenos, são lindos.

  • Rods

    Se vira nos 30 Volvo… Porque a VW está nadando de braçada….
    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/indus

  • msbiel13

    opa , blz , + uma marca d caminhões no brasil , quanto + melhor !!!

  • Leandro1978

    Eita Volvo, quem te viu e quem te vê… Trazer caminhão Renault? Que queda, hein?…rs… (Fanboys, não se exaltem. Foi apenas uma brincadeira)

    • Mas Leandro, se a divisão de caminhões da Renault pertence a Volvo trucks, não vejo mal nisso. Assim como a VW caminhoes era mais forte em caminhoes médios, e a MAN em pesado e extra-pesados, pode ser que a Volvo foque nos Pesados e Extra-pesados usando a marca Volvo nos caminhoes menores use a marca Renault. Mas fica um tanto entranho isso. Pois fortalece de certa forma a imagem dos carros de passeio da Renault.
      Eu acho que seria até mais sensato trazer os modelos Renault e mudar o logotipo no Brasil.

      • zemarreta

        Verdade, hoje a Renault Trucks não tem nada a ver com a Renault dos carros, é subsidiária da Volvo caminhões. Aliás, a Volvo dos caminhões também não tem nada a ver com a Volvo dos carros (que foi vendida).

        • Tejolo

          Assim como a Volvo Trucks não tem relação com a Volvo cars (esta da Ford), nem com a Volvo máquinas…. a origem é comum, mas agora já virou uma bagunça.

          • Pablo

            A Ford vendeu a Volvo pra uma chinesa.

            • Rmonteggia

              Se não me engano foi para a Gelly.

      • Leandro1978

        Sim, apenas fiz uma brincadeira, até porque, não estamos acostumados com caminhões Renault por aqui (eu pelo menos…rs…). Pelo que entendi da matéria, será isto mesmo. A marca Volvo com os pesados e a Renault nos leves. Não sei como farão isso. Talvez tragam os Renault, mas coloquem o logo da MACK ou da UD. Ou mesmo poderiam aproveitar que o nome Renault já está no país e manter o logo.

        • Tejolo

          É que na verdade a linha VM é a linha Renault européia. Portanto só estão querendo na verdade mudar o símbolo do volante e da grade….

  • ubiratamuniz

    Interessante. Eu realmente não sabia que a divisão de caminhões da Renault não era da Renault, mas sim da Volvo. rs.

    • Readgis

      No dia 28 de março de 2010, a Ford acertou a venda da Volvo para a chinesa Zhejiang Geely Holdin Group, em uma transação envolvendo US$ 1,8 bilhão.

      • ubiratamuniz

        Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. rs.

    • Tejolo

      Assim como a Volvo cars é da Ford… Volvo cars não é a mesma empresa da Volvo trucks, assim como Renault cars não é a mesma empresa da Renault trucks.

  • Readgis

    Bem que poderiam trazer também a linha dos Volvo-White americanos, verdadeiras "naves",
    [youtube zPaE_eWg1TM&feature=plcp http://www.youtube.com/watch?v=zPaE_eWg1TM&feature=plcp youtube]

    • FenderBrasil

      Existe uma empresa em São Paulo que importa vários tipos de caminhões, incluindo esse. Vi outros caminhões freightliners americanos muito bonitos na loja. Se eu não me engano fica na Via Dutra sentido São Paulo.

  • gui_wd

    Ficou empolgado o amigo acima!

    • AlanDieg

      Vi muitos desses quando viajei para a Bolivia! Fantasticos!

  • guga london

    tem um comentario acima falando da linha vw constellation .olha realmente na estrada a quantidade de caminhões vw e impressionante não só vw mas iveco tambem , pude constatar isso numa recente viagem de minas para o nordeste. a vw man ta vendendo muito porque tem um custo beneficio muito bom

    • A Iveco está bem entre alguns frotistas, mas os carreteiros na maior parte não gosta deles.
      A VW foi muito bem sucedida com seu 24-250. Mas a MAN precisa trabalhar forte com as carretas. Em caminhões a VW vai muito bem, mas nas carretas o bicho pega.

  • AugustoSeide

    Bacana, vão nacionalizar a linha FH. Só espero que não esqueçam de trazer o FH 2013, lançado semana passada na Europa.

    Quanto a Renault, espero que tragam o Magnum, esse é top!

  • EevaBeeva

    E o maior acionista da Volvo Caminhões é a Renault.

  • CharlesAle

    Como dito acima,a linha renault no Brasil já existe,são os caminhões volvo VM,cabine renault,mas com motor MWM,não será novidade para quem é do setor..

  • Diggo

    Está mais que na hora de aparecer por aqui outras marcas de caminhões foras as chinesas. A Volvo precisa atuar na linha de caminhões até 5T, para atender o trânsito das cidades.

  • Marco_Aurelio

    Pode ser que seja a MACK, que tem seu controle acionário pertencente à Volvo. Acho estranho a Volvo trazer um concorrente direto, que poderá prejudicar suas vendas. A bem da verdade é que a quantidade de caminhões IVECO e VW que se vê nas rodovias é uma festa. Isso tudo é fruto de um bom custo x benefício aliado a um pós-venda eficiente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend