Chrysler Cupês Dodge Elétricos EUA Sedãs

Canadá produzirá nova geração de carros elétricos da Fiat Chrysler

Canadá produzirá nova geração de carros elétricos da Fiat Chrysler

De acordo com o sindicato Unifor, em informativo da Reuters, a Fiat Chrysler pretende fazer um enorme investimento na fábrica de Windsor, na província de Ontário, Canadá.


A injeção de dinheiro ficaria entre US$ 1,35 e US$ 1,50 bilhão, mas o objetivo não é produzir carros tradicionais, mas somente elétricos. Segundo a entidade trabalhista canadense, a montadora pretende fazer por lá uma nova plataforma elétrica.

Essa base terá missão sem precedentes dentro da empresa, que já estará sob a Stellantis em 2025, quando uma nova geração de carros será fabricada com essa plataforma. Em torno de 2.000 empregos deverão ser gerados até 2024.

Canadá produzirá nova geração de carros elétricos da Fiat Chrysler

Comenta-se que o objetivo da arquitetura é substituir a gama de produtos americanos, em especial das marcas Chrysler e Dodge, mas obviamente podemos incluir Jepp e RAM.

Embora a Stellantis se apoie inicialmente na plataforma CMP da PSA, mesmo a EMP2 – também do grupo francês – não será capaz de abraçar todas as marcas do novo conglomerado.

Ainda não existem informações detalhadas do projeto, mas eles certamente envolverão carros da Alfa Romeo e Maserati, especialmente por conta da ascensão de elétricos da Audi e Porsche, suas rivais alemães.

Canadá produzirá nova geração de carros elétricos da Fiat Chrysler

O investimento exigirá uma completa reforma na planta canadense, que atualmente produz os modelos Chrysler 300, Dodge Charger e Dodge Challenger. Apesar do grande investimento em Windsor, a Stellantis deve produzir essa base nos EUA para sustentar SUVs grandes e picapes de Jeep e RAM.

Como a GMC Hummer ainda não foi revelada pela GM e não se sabe como será sua recepção, a FCA pode ou não adicionar ainda um equivalente 100% elétrico do Wrangler.

Na Europa, a produção seria concentrada na Itália, reforçada por um compromisso da Stellantis com o país, seguindo Fiat e atualmente a FCA. Com baterias acima de 100 kWh e motores de grande potência, essa base fornecerá produtos que poderão concorrer com VW e Tesla em segmentos mais premium nos EUA.

[Fonte: Reuters]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email