Brasil Chery

Confirmado: Caoa Chery Arrizo 6 será produzido na planta de Jacareí

Confirmado: Caoa Chery Arrizo 6 será produzido na planta de Jacareí

A Caoa Chery confirmou que vai produzir o sedã Arrizo 6 na planta de Jacareí, em São Paulo. O modelo deve entrar em produção a partir de março deste ano. A inclusão do carro no mercado brasileiro faz parte de uma mudança de aposta da montadora para este ano.


A Caoa Chery irá focar em sedãs e SUVs. Assim, o Arrizo 6 faz sua estreia para concorrer com outros sedãs à venda no Brasil, como o Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, ambos já consolidados por aqui. Logo, ele será um reforço no portfólio ao lado do Tiggo 8. A empresa tem expectativa em lançar o carro até o fim do primeiro semestre de 2020.

Como informou o Portal G1 no domingo (19), o lançamento do Caoa Chery Arrizo 6 não necessariamente é considerado um reforço na produção da fábrica de Jacareí e sim uma substituição. Anteriormente, a companhia produzia o hatch QQ, que deixou de ser fabricado em agosto do ano passado. Agora, a Caoa Chery passa a produzir em São Paulo: o Arrizo 6, Arrizo 5 e o Tiggo 2.

Confirmado: Caoa Chery Arrizo 6 será produzido na planta de Jacareí

Para a produção do novo sedan, a fabricante precisou realizar mudanças na planta de Jacareí. De acordo com o sindicato ouvido pelo Portal G1, a montadora realizou mudanças no maquinário e na estrutura.

Os funcionários da fábrica da Caoa Chery estavam em férias coletivas e retornaram ao trabalho nesta segunda-feira, 20 de janeiro. Eles estavam afastados desde as festas de fim de ano, em dezembro do ano passado (2019).

Confirmado: Caoa Chery Arrizo 6 será produzido na planta de Jacareí

O Sindicato já deixou claro que não há expectativa de geração de novos empregos com anúncio da produção do Arrizo 6. Ao Portal G1, a própria montadora também já confirmou a informação. Atualmente, a unidade tem cerca de 600 funcionários.

Para Guirá Borba de Godoy Guimarães, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, mesmo sem previsão de novas contratações, um novo veículo para Jacareí já traz um respiro para a fábrica.

[Fonte: Portal G1]

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Raimundo A.

    “Já traz um respiro para a fábrica.”
    Repito o dito na outra matéria sobre evitar a fábrica fechar. Vai produzir novos produtos, além de possível volta de marca, para tirar o ócio da unidade, que é muito grande.
    Vai virar uma fábrica multimarcas, pois se brincar, com a Changan não chegará a metade da capacidade.

    • Se eu fosse o CAOA, dava um jeito de vender a planta de Goiás pra Hyundai (que já tem seus carros feitos lá), e mudava tudo pra Jacareí. Agora tem 2 plantas com alta ociosidade, não faz muito sentido.

      • zekinha71

        E ainda estava querendo comprar a planta da Ford.

        • Triton

          Ou seja, há algo de errado nos palpites aqui.

          • Bruno

            A verdade é que a CAOA está mais interessada nos incentivos fiscais do que ter uma planta com 90% de capacidade.
            A planta de Jacareí, Goiás e tentativa de comprar a Ford em SBC mostram isso. É mais fácil você ter acesso a benefícios fiscais, uma estrutura de capital que financie a operação das lojas em um custo baixo, que possivelmente é mais lucrativa e rodar as plantas no mínimo. Se houver demanda nas plantas ótimo, se não, ok porque já se beneficiou financeiramente.
            Fora a questão dos ativos. Quanto vale a fábrica da Chery? A compra dos ativos foi bem menor que o investimento dos chineses ou quanto valeria o terreno da Ford em SBC, considerando a especulação imobiliária daqui alguns anos…

      • Tosca16

        Dr. CAOA tem ego, se tem algo que só em ultimo caso ele faria seria vender Anápolis, tanto é que no contrato com a CHERY ele deixou claro, nada de só Jacareí, eu quero minha fábrica também.

    • DODHOP

      Vai virar uma Magna Steyr dos xing-lings.

  • Eduardo 1981

    Achei lindo o carro e com personalidade. O acabamento deve ser muito bom, como os demais Chery. Tomara que venha com preço para competir (duvido) e que o povo acredite no produto (sonho meu). Enfim, sucesso a esse carro, em tempo de SUV´s é louvável quem aposta em um bom sedan.

  • Oh Ceus, o carro é bacana, mas assim como Arrizo 5 e Tiggo 7 não conseguem emplacar com o Arrizo 6 e Tiggo 8 não será diferente.
    Não adianta ampliar o portfólio se os modelos recentes não alcançam nem 500 unidades mensais.
    Penso que o investimento que é feito para produzir, treinar e divulgar, poderia ser bem usado para trabalhar mais os Tiggo 2 e 5X.
    Talvez a marca devesse trabalhar num modelo compacto, bonito e com boa confiabilidade a preço de Kwid, para ter volume.
    A Chagan dificilmente vai vender mais que a metade da Chery.

    • Um carro a preço de Kwid e maior e/ou mais equipado, seria sucesso garantido.

      • Acho que teria potencial para vender ao menos o dobro dos modelos disponíveis hoje, se a qualidade for ao menos da qualidade dos nacionais.

      • FocusMan

        Não dá dinheiro mais fazer carro dessa categoria….

    • Raimundo A.

      Ao invés de torrar dinheiro trazendo sedan e SUV mais caro, caso a Changan retorne, ofertar também os SUVs compactos desta e médios como CS 35, 55 e 85.
      É melhor ofertar o que é tendência, tem design bacana, bons equipamentos, e acho que o preço seria atrativo.

      • Mas a Changan vai ser distribuída pela CAOA ou é apenas compartilhamento da fábrica?
        A Caoa com todo conhecimento em vendas e no mercado não emplaca bem acima do 5X, daí acho que a Changan vai demorar um pouco mais pra embalar.
        Quanto ao QQ, ao menos pra mim era um produto inferior ao Mobi e de uma recém chegada. Não arriscaria. Hoje a CAOA Chery ao meu ver se trouxer um veículo do porte do Ka com design que não seja polemico, preço razoável e pós vendas decente, pode vender mais que os SUVinhos, principalmente se a Caoa sacrificar um pouco a margem no lançamento para fazer volume.

      • Sino Weibo

        O grande modelo atual da Changan que está bombando é o CS75, entrou no top 10 chines ano passado. Seria aqui um forte concorrente para o Compass, tendo preços mais em conta.

        • Raimundo A.

          Sim! Colocaria este no pacote também. Não reparei que há nova geração, que por sinal me lembrou a nova Blazer.

          Rapidamente, pelo que vi, teria o CS35 para enfrentar os hatches aventureiros, mas com design de SUV. O CS 55 mirando os SUVs compactos. O CS 75 SUV médio e o CS 85, médio coupé, cujo estilo remete ao Fastback da FCA e o Arkana da Renault.

    • A Changan tem alguns SUV’s interessantes. Outros, nem tanto. Como tudo, vai depender de como e por quanto será vendido, rede de concessionárias…
      Se eu fosse a CAOA, colocaria esses carros em locadoras, desde que não perdesse dinheiro nas unidades. Isso faria mais gente conhecer os carros ao alugar, e aí pensar em comprar um no futuro.

      • Ganso

        Locadoras só pegam carros fáceis de revender. Entre no site delas. Só tem carros com que vendem fácil.

    • Sino Weibo

      Mas toda montadora tem estes problemas, no caso os Tiggo 5x e 2 estão vendendo bem, acho que eles estão testando o mercado, o que colar colou, realmente o Arrizo 6 vai vender pouco, mas o Tiggo 8, se tiver preços competitivos frente ao Compass e cia, é um forte candidato, tem porte, tem acabamento bom, é bonito e moderno e tem 7 lugares. Praticamente não terá concorrentes.

  • Natán Barreto

    Vai só fazer cena mesmo, pq vender sabemos q não venderá nada. Se nem o menor que disputa com os sedãs compactos tá vendendo, imagina esse aí pra brigar com Corolla

  • Gran RS 78

    Ficou muito bom o visual do Arrizo6, só espero que esse modelo venha com preços agressivos, pois se vier no mesmo patamar de seus concorrentes diretos, irá ser só mais um coadjuvante em nosso mercado, pois se nem o Sentra e o Jetta conseguem brigar com o trio de ferro Corolla, Civic e Cruze, imagina um modelo chines.

  • Marcos Carvalho

    E que venha com o CVT …

    • Será 7CVT.

      • Marcos Carvalho

        show, tinha ouvido um rumor de um novo cvt da chery de 9 marchas simuladas sem delay na primeira

        • Hoje a Chery é uma das maiores desenvolvedoras de CVT no mundo, tendo o 6CVT, 7CVT (em duas versões) e o 9CVT em fase final de desenvolvimento, para abarcar motores de alto torque.

          • Marcos Carvalho

            Seria bom deixar tudo CVT aqui no brasil variando entre 7 e 9, esse negócio de vários cambios diferentes deixa tudo muito confuso pro cliente…até os MT deveriam sair de linha tb….

  • Sino Weibo

    Uma nóticia quentinha sobre o movimentos das chinesas, a GWM (Great Wall Motors), líder em SUVs na China com a marca Haval, acaba de assumir a operação da GM Índia, ou seja, não vai existir mais Chevrolet na Índia, a não ser importados.

    • Aristênio Catanduva

      só que já faz um tempinho que não existe mais uma GM Índia, pois em 2018 e 2019 foram vendidos o total de 0 veículos da Chevrolet, mas a Great Wall Motors(Haval) pode se inspirar na Chinesa SAIC(MG) na atuação do mercado Indiano que colhendo bons resultados

    • FocusMan

      Não existe GM na India desde 2017. Eu estava lá quando saiu a notícia do fechamento das plantas.

      • Sino Weibo

        Então o que eles compraram, as fábricas e o maquinário? Se brincar isso acontecerá com a Ford Brasil num futuro próximo.

        • FocusMan

          Não, não há risco disso acontecer na Ford do Brasil.

          • Sino Weibo

            Eu diria que sim, no andar da carruagem, a Ford não se importa com o Brasil.

            • FocusMan

              Pelo contrário, a Ford está investindo muita grana no momento. Em breve verão aparecer os lançamentos.

              Pense que a VW ficou a década toda de 2000 sem lançar carros praticamente. A Ford está abandonando os seguimentos onde não se tem lucro e investindo onde está a grana a exemplo da FIAT. Ela está em terceiro lugar em vendas e sorrindo, ao invés de quando era líder mas não fazia dinheiro

              • Sino Weibo

                Investindo? O único lançamento da Ford esse ano sera o Territory, onde isso é investir, e se brincar fica pra 2021.

  • O Coringa

    Carro muito bonito, e pelas fotos parece ter o mesmo acabamento do Tiggo 5x, ou seja, excelente. Infelizmente é um segmento em descensão aqui no Brasil, uma pena, pois é minha categoria favorita.

  • Paulo

    O carro é bonito, só falta ter um preço competitivo para ter um bom volume de vendas. Se chegar com preço de Corolla/Civic a missão é praticamente impossível

  • Bruno Silva

    Acho que ta na hora da Chery começar a pensar numa linha voltada pro mercado nacional, igual a Hyundai fez com o HB20. Aí sim a marca ganharia volume.

  • FocusMan

    Todo mundo apostando apenas em produtos mais caros para poder sobreviver no Brasil.

    Uma hora a conta não vai fechar, porque não vamos ter volume de vendas o suficiente para baratear os insumos necessários para a produção dos carros.

    Precisamos urgentemente de uma reforma tributária. O preço do carro poderia cair de cara, sem muitos problemas cerca de 25%. Isso faria nossa indústria respirar de novo, sem maquiagens como a redução do IPI.

    • FPC

      Além do mais o que está pesando muito é o IPVA, no meu estado é 4%, qualquer SUV ou sedan Medio hoje é 100k, pagar 4k de IPVA é osso, e ainda por cima não ver retorno disso nas funcionalidades do estado.

  • Rogério R P Jessy

    O que mais tem aqui é guru de mercado, como se a CAOA não tivesse um planejamento estratégico analisando tudo o que foi falado aqui.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email