Caoa Chery: impasse com sindicato e Ministério Público

O fechamento da fábrica da Caoa Chery em Jacareí terminou com mais um impasse na reunião da empresa com o Ministério Público e sindicato dos trabalhadores de São José dos Campos e Região.


O Ministério Público do Trabalho fez uma proposta para a montadora, mas o sindicato é contra o que foi sugerido.

No encontro, o sindicato manteve firme a proposta de lay off por cinco meses e mais três meses de estabilidade para retorno da produção.

Contudo, a Caoa Chery argumentou que a fábrica ficará fechada por um longo período e que um layoff é, nesse caso, uma “fraude ao governo”.

A montadora disse que manter os funcionários com dinheiro público acarretaria “impedimento jurídico”.

Como não tem previsão para retomar a produção, a Caoa Chery vislumbra somente a demissão de 485 funcionários da produção e parte administrativa.

Já o sindicato refuta as alegações da empresa e diz que “o lay off é uma maneira dos trabalhadores tomarem fôlego e se prepararem para a recolocação no mercado de trabalho”.

Diante do impasse entre as partes, o Ministério Público do Trabalho propõe que a Caoa Chery aumente a indenização de 15 para 20 salários mínimos e inclua benefícios por 18 meses.

Nesse caso, a proposta do MPT é que no primeiro mês do plano de demissão, a rescisão indenizatória seja de 20 salários, reduzindo um salário a cada mês seguinte até atingir 15 salários, cinco meses depois.

Além disso, o MPT propôs a manutenção do plano de saúde, plano odontológico e também vale-refeição por um período de 18 meses, até que os empregados sejam realocados.

O Ministério Público do Trabalho sugeriu ainda que a montadora dê preferência aos ex-empregados em caso de retomada da produção em Jacareí.

A Caoa Chery analisará a proposta e deve decidir sobre a mesma na segunda (23). Enquanto isso, o sindicato promete manter a luta e buscar apoio na prefeitura de Jacareí e governo de São Paulo.

[Fonte: Auto Data]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário