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CAOA Chery promete para julho primeiro modelo feito em Goiás

chery-tiggo-7 CAOA Chery promete para julho primeiro modelo feito em Goiás

Goiás terá mais uma montadora de veículos. O grupo CAOA e o governo do estado fecharam acordo para a chegada da Chery à região. Através da joint-venture CAOA-Chery, o empreendimento receberá a maior parte dos investimentos anunciados pela empresa, que somam US$ 2 bilhões. O motivo é a ampliação da planta que existe atualmente em Anápolis-GO, que no momento faz modelos da Hyundai.



Ela receberá novos fornecedores que darão suporte à produção de carros da Chery, sendo que o primeiro deles começará a ser feito em julho do próximo ano. A promessa da CAOA-Chery é de geração de até 6 mil empregos através dos sistemistas que estarão próximos da fábrica de Anápolis. A planta da Chery em Jacareí-SP também será ampliada, mas o maior volume está em Goiás, que já tem produção de veículos da Mitsubishi, Suzuki e John Deere, além da Hyundai.

No Vale do Paraíba, a expectativa é de criação de até 3 mil postos de trabalho. Como se sabe, a CAOA-Chery irá utilizar todo o potencial das duas plantas de produção para fabricar carros compactos e utilitários esportivos. Estes últimos deverão ser feitos em Goiás e, pelo andar da carruagem, o primeiro a ser feito parece ser o Tiggo 7, visto que o Tiggo 2 já estaria sendo montado em testes na planta paulista.

Em Anápolis, a CAOA-Chery utilizará a mesma fábrica para produzir os carros de Chery e Hyundai, mas a empresa já alegou que as regras de confidencialidade serão respeitadas, evitando assim migração de tecnologia de uma marca para outra de forma ilegal, visto que não se trata de uma joint-venture entre as duas marcas asiáticas, mas a produção delas num mesmo sócio/parceiro. Ao contrário da Hyundai, a CAOA pode dispor de tecnologia da chinesa, pois se tornou sócia do negócio.

A CAOA fala abertamente em montadora – e agora em “marca genuinamente” – 100% nacional. Carlos Alberto de Oliveira Andrade diz: “Nenhum país é genuinamente rico sem ter uma fábrica de automóveis nacional”. Ele completa: “É um fato inédito no Brasil porque a fábrica é 100%, ou seja, uma marca de carros com um nome genuinamente brasileiro. Foram os chineses que viabilizaram isso, com o desenvolvimento de tecnologia em solo nacional”.

Em relação à Chery, CAOA é só elogios: “E o mais importante é que essa fábrica é, hoje, campeã na China e ela vai explodir no mundo como campeã em qualidade, tecnologia de ponta e design, entre as melhores do mundo”. Mesmo produzindo e vendendo Chery, o negócio pode dar ao empresário brasileiro a melhor chance para desenvolver sua própria marca, esta sim, de origem nacional e com produtos baseados no fabricante chinês.

Material “biológico” para essa gestação a Chery tem de sobra. Tanto que pegou parte da gama anterior e passou para a Cowin, marca de carros baratos que está sendo alvo de interesse por empresas chinesas. A empresa também conta com a Qoros – divisão premium – que parece ter 25% das ações já em mãos do grupo chinês Baoneng. Deve-se lembrar que a montadora de Wuhu tem somente 50% da marca, o restante pertence a um grupo de Cingapura.

[Fonte: Brasil 247]

 

 

  • afonso200

    sei la, nao acredito mais em nada nos chinas… vieram, se foram, deixaram muita gente a merce de peças

    • Tosca16

      O mesmo falaram os Coreanos… e muitos aqui que pedem marcas como a Mazda deveriam ter o mesmo pensamento, me recordo bem de quem possuía um Mazda aqui.

      • Uranium

        A Mazda manteve fornecimento de peças por muitos anos depois de deixar o mercado. Diferente de qualquer outra.

        • Tosca16

          Não sei se meus colegas que tiveram irão concordar com vc não mas tudo bem.

          • Uranium

            Não tem o que discordar. Pra minha surpresa, a Mazda até hoje tem parceria com uma empresa de SP para fornecimento e estoque de peças. Isso que já fazem 17 anos que a marca saiu do mercado e quase não tem Mazda rodando hoje em dia (porque as peças são caras demais pra quem compra carros de 20 anos de uso).

      • carroair30

        Ja virou bagunça , vao produzir na mesma planta 2 marcas diferentes,se eu fosse a HYUNDAI acabava logo com isso,pegava meu “chapeu” e ia embora,vai ser inevitavel associar a HYUNDAI a essa porcaria da CHERY

        • Tosca16

          A CAOA já disse que o possivelmente a Hyundai vai tomar a fabricação de veículos pois é compreensível que para manter segredos industriais não será fácil com duas montadoras na mesma planta.

        • Cosi fan Tutti

          A Hyundai tem parceria com a Jac na China e sao loucos pra crescer lá tambem. Existem muitos interesses por trás.

          • Tosca16

            Lá na China é obrigado não só a fazer parceria como fornecer tecnologia, não é a toa que os JAC se assemelham muito aos Hyundai.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      A (ir)responsabilidade dos importadores também deve ser lembrada.

  • Bruno Silva

    To começando a achar um exagero. Não vejo nenhuma chance da linha Chery emplacar ano que vem a modo de ser necessário o uso de 2 fábricas. Jacareí tem capacidade para 50mil hj, já é muito acima do a Chery deve vender no próximo ano, se somar com Anápolis então é algo surreal. Vamos ver, a não ser que seja algo extraordinário (um SUV muito competitivo a preços baixos).

    • Tosca16

      Com a CAOA não duvide nada, primeiro que se a HMB tiver como está mesmo tomando de conta de toda linha Hyundai pegando pra si os importados não duvido nada a CAOA cortar as revendas, ou fazer um marketing agressivo contra os coreanos… E competitividade é muito relativo, os chineses de outrora em preços sempre foram tidos como tal, mas faltava qualidade ou rede, e nisso a Chery terá um degrau acima das chinesas, ao menos em rede de distribuição.

      • Bruno Silva

        Amigo, nem montadoras mais consagradas (vide Nissan) estão vendendo o que a Caoa quer vender. Chineses estão evoluindo, mas que a CAOA baixe a bola porque ainda deixam a desejar sim em vários aspectos.

        • Tosca16

          As metas são exageradas, 5% por exemplo é muito mais marketing que uma realidade, entretanto ultrapassar e bem as vendas de hoje não duvido, digo as vendas da Hyundai-CAOA que não ultrapassavam 2,5 mil carros mês… CAOA só é importante pra HMB porque cerca de 20% ou era 25% dos HB20 e Creta também eram vendidos pela CAOA. Creio que a médio prazo, 3% de mercado é bem plausível.

          • Luciano RC

            A CAOA levantou a Hyundai no Brasil. Ela tem inúmeros defeitos, porém qualidades não faltam. Seu pessoal de marketing e comercial é realmente bom e vai saber avançar a Chery. Ela já tem os carros prontos na China… só importa-los ou produzi-los aqui. A coisa não está difícil, só precisa saber fazer a gestão corretamente.

            • Tosca16

              Isso será feito e o “namoro” de 18 meses com a Chery era justamente porque a CAOA viu nela a melhor e mais apta a substituir a Hyundai, por mais que a CAOA negue que isso afete as demais marcas, mas afetará sim e o Mauro presidente do Grupo CAOA já disse, Chery é a marca principal do grupo agora.

              • Luciano RC

                Muito bom.

        • Pedro Henrique

          a nissan tem um problema sério, ela pensa que por ser japonesa pode toxa o preço..
          60 mil num march n da né fera, pessoal corre pra argo; fiesta; polo; fit…

      • leomix leo

        Tosca eu comentei em outro post aqui, tem 2 CSS da Hyundai aqui em minha cidade, creio eu que a HMB já esteja preparada para vender as 2 linhas , tanto a nacional quanto a importada, a faixada da loja já está no padrão Hyundai, a CSS que vendia a linha importada já tirou o nome Hyundai da frente TB.

        • Tosca16

          A rede de distribuição CAOA é muito forte, a curto prazo modelos como Creta e HB20 sentiriam a falta de alguns concessionários CAOA, mas a médio prazo a HMB tem como ampliar sua rede.

        • Tosca16

          “A rede de concessionárias será ampliada. Alguns pontos da Hyundai com excessiva proximidade, em praças como Curitiba e Belo Horizonte, podem migrar para a Chery”, acrescentou ainda… ” Acertou então!

    • Pedro Henrique

      a intenção creio eu, não é ir fazendo de acordo com oque o publico vá buscando, e sim imundar de vez que mostra uma certa solidez e seriedade, além de que, quanto mais aparente se fica mais as pessoas vão se interessar.
      ideia oposta a da primeira, se fosse daquele jeito ia levar uns 10 anos pra marca começar a ter alguma representatividade.
      E a CAOA tem concessionaria suficiente pra um plano desses, falta ver se tem a bala na agulha pra troca esse povo de Hyundai pra Chery

  • Danillo Barros

    Uma coisa é inegável, a CAOA sabe como vender seu peixe… Se unir conhecimento de mercado da CAOA com a costa larga dos chinas esse negócio vai crescer muito. Pois os chinas estão evoluindo demais, se o meu QQ que é um carro descartável está aí firme e forte, imagina o carro que o dinheiro deles pode desenvolver.

    • Vicktorio Lopez

      Só acho que a CAOA poderia é focar na melhor marca que ela representa atualmente, A SUBARU.
      Não desmerecendo os chinas e/ou a cherry, mas, subaru né…

      • FearWRX

        Foi o que falei ali sem nem ler seu comentário incrivelmente.
        A Subaru merecia MUITO mais um investimento assim que essa chinesa.

        • Tosca16

          Subaru mesmo não faz questão de vender aqui, se fosse compromissada ou tivesse interesse no país já teria feito de tudo para assumir as operações, e pelo visto se um dia a CAOA largar a marca a mesma sairia ao invés de assumir as operações locais. E mesmo a conta-cotas se não tiver enganado a CAOA abriu uma revenda grande em MG, BH se não estiver enganado… a questão é que pra CAOA Subaru não é premium, é mais que premium kkkk.

          • FearWRX

            Se for ver bem… É mais ou menos isso mesmo. E olha que já fizeram até abaixo assinado pra Subaru tentar assumir a representação aqui.
            Mas pelo jeito pra ela do jeito que ta tá bom, então paciência…

            • Tosca16

              Subaru nos últimos salões nem trouxeram gente de lá da matriz, eles tão se lixando pro Brasil… infelizmente eles e a Mazda que tanto pedem aqui tão nem aí pra cá.

      • Danillo Barros

        Creio que eles não achem a Subaru muito rentável…
        Mas é lamentável mesmo. O próprio mercado não reconhece a qualidade dos Subaru.

      • Luciano RC

        Problema é que a própria Subaru quer manter o status premiun e atualmente não tem veículo que o consumidor padrão se interessaria.

    • NYC_Man

      Concordo.
      Alguns aqui falam mal.
      Fui ver os números de vendas deles.
      Sai impressionado.

  • Marcelo Cordeiro

    Os Tiggo’s, 1,2,3,4,5,6,7 +…. serão os melhores SUV’s do MUUUUUNDO!!!!!!!!!!! kkkkkkkk

  • FearWRX

    Queria que toda essa competência fosse aplica à Subaru. Essa sim tem adjetivos de sobra pra merecer um investimento assim, sem falar nos produtos pra todos os gostos.

    Mas pelo jeito vai continuar sendo a mesma marca que é desde os anos 90. Só pra quem gosta e lembra que existe e uma meia dúzia de gato pingado do nas capitais.

    Uma pena uma marca dessa ser tão rejeitada e esquecida pelo próprio dono.

    • Bruno Silva

      Não entendo isso que a CAOA faz. Deveria era focar na Subaru com a saída eminente da Hyundai. Tornar o Impreza um modelo médio competitivo (poderia ser fabricado aqui) para brigar com sedãs, potencializar o Forester, etc. Uma pena, modelos excelentes relegados ao nada.

      • FearWRX

        Saída eminente da Hyundai do grupo você quis dizer né?
        O Impreza já é um sedã médio e mesmo importado já começa nos 90k se eu não me engano. Capaz de, se nacionalizassem, capar ele.

        Atualmente o lineup da Subaru consiste basicamente em crossvers e SUV, além da perua aventureira Outback. Se insistissem neles e trouxessem os pequeninos que tem no Japão pra brigar com Mobi, Up e etc já seria um ótimo começo.

        • Tosca16

          Eu creio que os próprios donos de Subaru aqui iriam se opor a uma linha “popular” da marca, infelizmente pode ter certeza disso.

          • Luciano RC

            Exatamente… precisa saber como foi feito o contrato de representação. Se é permitido ampliar a rede e aumentar as vendas. Se duvidar, a própria Subaru acha melhor ser uma montadora de Nicho.

            • Tosca16

              Já falaram aqui que a Subaru não tem volume de produção e por isso não tem sequer interesse em crescer muito em mercados como o nosso, se isso é verdade eu não sei mas sei que a mesma tá se lixando aqui, pois nem parece se importar com as operações, nem no Salão Duas Rodas eles vem com representantes, fica tudo pela CAOA mesmo.

              • Luciano RC

                Se esse é o pensamento da Subaru, pode ser que esteja aqui só por que a CAOA quer mesmo.

        • Bruno Silva

          Sim, do grupo CAOA. O Impreza não é competitivo por n motivos, pós-venda por exemplo e outras coisas só uma fabricacao nacional pode proporcionar. Corolla e Civic mais vendidos são fabricados aqui, Cruze e Jetta argentinos (não pagam impostos tbm). Seria uma questão de “segurança”, muito acham que essas montadoras podem sair do país a qualquer momento ou que as peças são caras por serem importadas.

          • Romualdo Vieira

            Jetta argentino?

            • Luciano RC

              Atualmente o Jetta é Brasileiro e produzido em SBC, correto?

    • Eng Turbo

      A Subaru tem limitação de produção, por isso não temos tantos carros aqui no Brasil, a empresa não faz questão de enviar um volume maior pra cá.

    • Pedro Henrique

      Subaru são carros mais caros de ser feitos, enquanto a Chery tem possibilidade de ser uma marca de massa, que vende bastante.
      CAOA investe no que vai trazer lucro pra eles, só não largam a subaru pra não deixar oportunidade pra outro crescer

      • Luciano RC

        O pessoal não entende que o Subaru cativa pelo refinamento técnico e não por mimos. Eles tem motor Boxer, tração AWD e um monte de recursos, porém alguns deixam a desejar nos mimos e tecnologia que o Brasileiro tanto gosta de ostentar.

        • Pedro Henrique

          la no japão os subarus são altamente equipados, cheios dos recursos, a unica coisa que peca deles pros concorrentes é que não tem um acabamento premium, são como um toyota ou civic…
          porém quando chegam aqui, recebem uma bela capada de equipamentos porque se seco já vem caro, imagina equipado

          • Luciano RC

            Então não podemos esperar melhora dos modelos. Já que não conseguem brigar em preço, por possuir um refinamento técnico diferenciado.

  • Luconces

    “E o mais importante é que essa fábrica é, hoje, campeã na China e ela vai explodir no mundo como campeã em qualidade, tecnologia de ponta e design, entre as melhores do mundo”.

    “… DO MUNDO!”

    “… DO MUNDOO!”

  • Pedro Evandro Montini

    Soltando a imaginação, vai que a CAOA acabe por entrar no capital da Chery lá na China?! Se a joint venture realmente vingar, poderá haver uma troca de participações, onde a CAOA entrega a sua fatia no negócio brasileiro, recebendo ações da matriz chinesa como pagamento. Isso no longo prazo, claro.

    • Eu daria 100% de chances disso acontecer se estivéssemos, ainda, nos governos do PT.
      Como estamos nas mãos de Temer & Cia, contudo, as chances dessa “troca” seriam remotas (mas não impossíveis).

      • Vattt

        Verdade, a Lava Jato desmascarou o Grupo CAOA, mas o governo continua o mesmo, corrupto. kkkkkk

  • dallebu

    Bonito

  • Tosca16

    Vejam as vendas dos importados Hyundai hoje e comparemos com a Chery ano que vem ou mais tardar daqui a dois anos, pra CAOA é tido como certo que a situação melhorará com a Chery; da última vez que li a marca era responsável por cerca de 20% das vendas da HMB em sua rede e a linha de importados Hyundai não ultrapassavam os 2,5 mil carros mês… E quanto aos 5% é mais marketing, mas não duvido em 3% num prazo de 5 anos.

    • NYC_Man

      Se é vdd que vc não trabalha para marca, a Chery, estão perdendo tempo pois deveriam.

      • Tosca16

        Já me falaram isso, vou mandar meu curriculum e de quebra vou querer ir na China conhecer a fábrica de Wuhu kkk.

        • meneghelli1972

          Acho legal o seu conhecimento da Chery lá no Carblog você posta bastante coisa também, e fico espantado com a confiança que a CAOA esta depositado em investir mais de 6 bilhões de reais numa marca que não foi bem aceita pelo brasileiro, é desafiador, se a CAOA partir para o lado de elétricos (apesar que não falaram disso) poderá se dar bem, torço pra que de certo não só pela concorrência mas também pelos milhares de empregos que serão gerados.

  • Ricardo Blume

    Metas e investimentos ambiciosos mas eu não duvido da CAOA. Acredito que ela vai atacar justamente o que os chineses vinham pecando: a falta de concessionárias pelo país afora. Não adianta lançar novos modelos, inaugurar novas plantas e fazer marketing pesado se não houver assistência aos compradores. Nunca cogitei em comprar um chinês pois sei que não vou ter o suporte necessário após a compra. De qualquer forma, desejo toda sorte do mundo a CAOA pois a geração de empregos e arrecadação serão gigantescos, sem contar que acho que as montadoras chinesas merecem mais atenção pois estão melhorando em qualidade e design.

  • Ricardo

    E para variar, um SUV! Por que não um novo Cielo!?

    • Hoffmann

      Porque o Cielo era um hatch médio e hatches médios não vendem mais nada no mercado brasileiro. Fora que o nome “Cielo” é extremamente queimado, o que veio só causou transtornos para quem comprou. Conheço um ex-dono de um que apelido o carro de “Leite Glória, desmancha sem bater”.

    • carloscomp

      Tive um Cielo e achava o carro muito bom, comprei 0km e rodei 40mil km, 0 problemas mecânicos, tinha problemas de acabamento se soltando e tal, mas facilmente resolvidos na Chery. Dor de cabeça tive com o carro que veio depois, um Ford Focus 2.0 Ghia Automático, que ironia!

      • Ricardo

        Acho o Cielo muito bonito, um dos hatchs mais bonitos que já passou pelo Brasil, pensei em comprar um, mas desisti quando descobri que a mecânica não é bem como a do antigo Corolla como dizem e é meio manco!!

  • F30FLORIPA

    Lindo esse modelo da foto, qual o nome?

    • Tosca16

      TIGGO7

      • Luciano RC

        Deveriam nacionalizar esse modelo e ir pra cima do mercado. Ele seria concorrente de qual modelo?

        • Tosca16

          Vai ser; Compass, Sportage…

  • MIN💀S

    Esse Tiggo 7 tem muita chance de estar na minha garagem.

    • Luciano RC

      Se vier bem posicionado em preços e equipamentos, sofrendo os benefícios do Markenting CAOA, com certeza ele vai ganhar a garagem de muita gente. Só depende dela acertar.

  • Rodrigo Sanvido

    Será muito bom para o mercado. Os carros da Chery são interessantes e a CAOA trará credibilidade a marca.

  • Pedro Henrique

    ideia bacana de por o tiggo 7 como um flagship.
    ele já tem um design próprio e marcante da chery, plataforma e motorização muito bons.
    MAS OQUE EU QUERO MESMO É OS ARRIZO

  • Hoffmann

    A nova safra de carros da Chery está muito bonita, cada modelo mais mimoso que o outro. Agora é torcer para que a CAOA consiga reverter o quadro da péssima imagem da chinesa aqui e que consigam também adicionar confiabilidade aos modelos, coisa que hoje inexiste completamente. É como eu já disse, se a CAOA conseguiu transformar a Hyundai em “marca premium” e em sonho de consumo, fez a coreana passar do lixo ao luxo (pelo menos em termos de imagem da marca), ela consegue qualquer coisa.

  • Geraldo Lopes

    Eu não confio na caoa e seus executivos que estão até o pescoço envolvidos em desvios de milhões e a lava jato chegou até eles. No mais, que bom seria se tivéssemos uma montadora genuinamente brasileira e nosso país deixasse de ser apenas exportador de matéria prima.

  • Hugo Borges

    Quanta ironia, os chineses vão dar sustância para a criação de uma fabricante nacional. Os haters piram!

  • Ubiratã Muniz Silva

    eu queria mesmo era ver algo baseado no eQ1 (carro compacto urbano, de 2 lugares). Podem lançar o elétrico, mas eu só compro se tiver versão a gasolina/etanol ou híbrida. 100% elétrico pra mim é complicado.

    https://carnewschina.com/2017/03/28/the-chery-eq1-ev-is-what-mercedes-benz-is-up-against-in-china/

    o smart é muito caro.

    Foda é que as marcas só querem vender balsa (SUV)…

  • Samluzbh

    Vamos ver se desta vez vai ne! Ao menos os futuros Cherry são mais bonitos que os SsangYoung.

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