Caoa Chery testa Tiggo 8 Plus em versão híbrida

tiggo 8 plus flagra 1

O Chery Tiggo 8 Plus foi flagrado pelo leitor Washington Vasconcelos, sendo esta uma unidade de propulsão híbrida, que chegará ao mercado nacional em maio de 2022. O SUV de sete assentos da marca chinesa será uma adição ao atual Tiggo 8 produzido pela Caoa Chery.


Equipado com motor 1.5 Turbo de 156 cavalos a 5.500 rpm e 23,5 kgfm de 1.750 rpm e 4.000 rpm, essa unidade híbrida utiliza ainda um motor elétrico para partida e deslocamento rápido, uma tecnologia chamada ESG, que tem ainda sistema elétrico de 48 volts.

tiggo 8 plus flagra 4

De forma combinada, o Tiggo 8 Plus MHEV tem 170 cavalos e 25,5 kgfm, mas ainda assim tem menos que o Tiggo 8 atual, cujo motor 1.6 TGDI tem 187 cavalos e 28,6 kgfm. Na China, ela é a segunda opção em preço na gama do modelo e tem consumo declarado de 15,6 km/l contra 14,7 km/l da versão 1.6, que lá tem 197 cavalos e 29,5 kgfm.

Além da motorização 1.5 Turbo MHEV, esse Tiggo 8 Plus vem com transmissão CVT no lugar de uma dupla embreagem. Com isso, o foco da versão é o consumo menor e a fomentação da tecnologia. Por aqui, provavelmente esse propulsor será flex, ampliando assim a eficiência energética.

tiggo 8 plus flagra 3

O Tiggo 8 Plus terá ainda uma versão híbrida plug-in na China, mas com a mesma motorização deste, porém, usando três motores elétricos, sendo dois dianteiros e um traseiro, provendo assim tração nas quatro rodas.

tiggo 8 plus 1

Essa variante ainda não está sendo comercializada na China, mas quando começar, terá consumo de 80 km/l. Além disso, o SUV estreará uma transmissão híbrida dedicada, chamada DHT, que terá 11 marchas simuladas no CVT e suportando até 52 kgfm.

tiggo 8 plus 2

Como o foco do mercado brasileiro se concentra no híbrido comum, pode ser que essa opção não venha de fato, já que depende parcialmente de recarga externa. Comercialmente, o Tiggo 8 Plus pode chegar ao mercado como Tiggo 8 Pro, seguindo os passos do Arrizo 6 Pro. Na unidade flagrada, o cluster/infotainment conta com tela de 24,6 polegadas.

Agradecimentos ao Washington.

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.