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CAOA e Hyundai devem mesmo se separar, segundo site

CAOA e Hyundai devem mesmo se separar, segundo site

O casamento entre CAOA e Hyundai parece estar no divórcio litigioso. No último dia 12 de abril, como já se sabe, a importadora brasileira recebeu da montadora sul-coreana um comunicado de não renovação do contrato de representação da marca asiática no Brasil. De acordo com o site UOL, que teve acesso ao processo da brasileira na 2ª Vara Empresarial de São Paulo, no comunicado a Hyundai diz que a CAOA deve encerrar o atual contrato e se desejar, formalizar um novo para manutenção da operação no país.


Nesse caso, a CAOA teria um contrato menor, de dois anos e não de dez, que previa a renovação automática, prevista em contrato que se iniciaria dia 1 de maio de 2018, exatamente dez anos após a formalização do primeiro período de vigência, que expirou em 30 de abril. Além disso, a proposta ainda extingue a exclusividade na importação de carros da Hyundai. Segundo o site, a renovação só aconteceria nesses termos se a importadora cumprisse metas de compras e vendas anuais, que não estão especificadas no processo.

De acordo com a CAOA, tais metas teriam sido cumpridas e por esse motivo a renovação automática ocorreria normalmente. Porém, misteriosamente a Hyundai indicou que algo não teria sido cumprido ao comunicar o fim do contrato que espirou, fato que fez a empresa brasileira entrar na justiça com uma liminar para manter as operações. Essa ação, no entanto, precisa ser julgada, mas isso ainda não tem data.

CAOA e Hyundai devem mesmo se separar, segundo site


Para tornar efetiva a operação nessas condições, a importadora conseguiu uma medida cautelar antecedente, que garante os direitos sobre o negócio até que a liminar oficialmente seja julgada. No comunicado, a Hyundai diz à CAOA que a empresa pode pedir um prazo para propor um novo contrato, se assim for necessário, sendo este de até três meses. Diante do impasse, a manutenção de representação da marca coreana no Brasil será julgado numa corte de arbitragem em Frankfurt, onde dois representantes serão indicados pelas partes e um terceiro nomeado pela dupla escolhida.

Bastidores

Segundo o UOL, fontes ligadas à operação da CAOA Hyundai dizem que a parceria é algo irreversível. O motivo é que a Hyundai quer assumir a operação brasileira por completo. Além disso, a compra da operação da Chery no Brasil não teria agradado aos coreanos, conforme já comentamos, mas a Hyundai teria dado aval para a operação da brasileira nesse sentido.

Como já é conhecido, a CAOA criou uma nova empresa, a CaoaChery e anunciou que produziria carros tanto em Jacareí-SP, onde a chinesa já tem uma fábrica, quanto em Anápolis-GO, onde são feitos atualmente os carros da Hyundai. Aliás, comenta-se que o Tucson Flex, primeira geração do SUV médio da marca, já não é mais produzido e a rede trabalha apenas com estoques.

CAOA e Hyundai devem mesmo se separar, segundo site

Também se fala que de fato a Hyundai não tem mesmo intenção de manter a parceria com a CAOA no mercado brasileiro, onde produz ainda os modelos ix35 e New Tucson, bem como importa Elantra e Azera. O i30 já não é mais vendido, mas estranhamente não se comenta sobre HR e o caminhão leve HD80. De qualquer forma, a CAOA manterá a rede de revendas.

Por ora não se sabe o que irá acontecer. A liminar de urgência no caso da CAOA pode ser vitoriosa para a brasileira, mantendo assim a operação até o julgamento na corte de arbitragem. Mesmo que a empresa nacional ganhe a disputa e mantenha o contrato diante da negativa da Hyundai, esta pode forçar a desistência da importadora mediante a retirada de subsídios nos preços de carros, peças e componentes, o que dificultaria o negócio da CAOA por aqui, inclusive com alta nos preços entre 10% e 30%.

Mesmo que tenha de sair do negócio, a CAOA já tem garantido o negócio com a Chery, algo que parecia prever o impasse atual, tendo assim duas fábricas e um portfólio de produto focado em SUVs modernos. No lado da Hyundai, sem a brasileira, a coreana assume tudo no país e parte para ampliação do negócio na região, possivelmente com fábrica na Argentina e a operação mexicana, que envolveu problemas com a Kia, já resolvidos.

[Fonte: UOL]

CAOA e Hyundai devem mesmo se separar, segundo site
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  • EDUARDOTEIXEIRA KULL

    Ou seja, ótimo para a Hyundai mas, aparentemente, ruim para o Brasil: fábrica argentina ou importação mexicana. Que tal investir AQUI?

    • Filipo

      A Hyundai possui fábrica própria no Brasil, em Piracicaba. Só precisa aumentá-la agora. Deixa a CAOA com os chinesinhos.

      • Fábio Sola

        Fábrica que a Hyundai construiu com dinheiro financiado da CAOA.

        • Sam_Van

          Quando falam em financiamento, fico na dúvida se não formos nós que pagamos a conta, mais uma vez.

        • JOSE DO EGITO

          Hyundai nao quer ter sua marca associada a um fabricante de carro chines capenga!

          • Tosca16

            José seu ódio lhe deixou cego e burro, a muito tempo que a Hyundai quer tomar as operações para si, e não é de hoje, tanto que a novela Caoa e Chery durou 18 meses, justamente porque a CAOA sabe que perderá a Hyundai mais cedo ou mais tarde.

            • JOSE DO EGITO

              Nao entendi sua afirmaçao em relaçao a eu ter ódio?! dei apenas minha opiniao baseado na resposta que o mercado tem dado aos carros chineses,inclusive ao fiasco que tem sido o tiggo2

              • Ainnem Agon

                sossega 1 tiko, meu egiteiro

              • Cosi fan Tutti

                Na China a Hyundai é sócia de várias marcas, ainda bem que vc nao é executivo de uma destas marcas, pq a China é o país mais rentável no momento para estas empresas, seu preconceito é típico de brasileiro que não entende do que fala, deve ser por isso que o Brasil não tem e pelo jeito nunca vai ter uma marca nacional de verdade, coisa que a CAOA está tentando fazer e comprou a operação da Chery pra ver se consegue!

          • Vitor Barcellos

            Na verdade é porque a Hyundai quer lucrar sozinha no nosso verdade. Viu que não há mais necessidade de ter a CAOA como representante. Associação com chinês é o de menos, que já no mercado chinês, ela se associa com empresas locais sem o menor problema

          • Vitor Barcellos

            Na verdade é porque a Hyundai quer lucrar sozinha no nosso mercado. Viu que não há mais necessidade de ter a CAOA como representante. Associação com chinês é o de menos, que já no mercado chinês, ela se associa com empresas locais sem o menor problema.

          • Cosi fan Tutti

            Na China a Hyundai é sócia de várias marcas, ainda bem que vc nao é executivo de uma destas marcas, pq a China é o país mais rentável no momento para estas empresas, seu preconceito é típico de brasileiro que não entende do que fala, deve ser por isso que o Brasil não tem e pelo jeito nunca vai ter uma marca nacional de verdade, coisa que a CAOA está tentando fazer e comprou a operação da Chery pra ver se consegue, e não é por ser capenga ou não, mas por atender aos interesses da marca, de ter operação própria, com fábrica etc.. bom vc nao irá entender mesmo.

    • Jefferson Ferreira

      De que adianta se pra produzir aqui será mais caro, o produto pior e o preço maior! Se não tem condições de fazer um produto com preço decente e de qualidade aqui que se faça em outro lugar!

    • vitor henrique

      nao sei de onde esse site tirou essa fabrica na argentina.

  • Filipo

    Será benéfico à Hyundai o fim da parceria. Chega de “caô”, chega de Caoa!

  • CanalhaRS

    Aguardava esse dia ansiosamente.

    • Rubens Barrichello

      this ^

    • Davi Millan

      Eu também! Se praticamente só com HB20 e Creta ela já está no grupo de peso (G7), passando até a Ford, imagina tendo toda a sua linha a sua disposição e podendo trabalhar ela como quiser.

      • CARnivoro

        Uma correção!! Na verdade no ranking de vendas é contado junto toda a venda da Hyundai .. por isso ela esta entre as maiores..

        Na contagem da Fenavrave a HY é uma só!

  • afonso200

    aguardo a tomada da Hyundai de verdade sem a CAOA

  • Calibra vermelho 95

    Ótimo! Espero que a Subaru siga o exemplo e dê o pé-na-bunda da CAOA tb, e que a japonesa tenha um representante à altura da marca!

    • El Gato Negro

      Cara, ISSO SIM seria fantástico. Não tenho nada contra a Hyundai, mas não compraria um carro da marca.
      Agora… só nunca comprei um Subaru por conta da Caoa. Se a Subaru fizer operação independente por aqui, ou tiver um outro parceiro, um Impreza irá morar na minha garagem em breve!

      • Dod

        Por qual motivo você não compraria um Hyundai?

        • Fabrício Sanches

          É, realmente ele foi incoerente, se não compraria é porque tem algo contra.

          • Lareiro

            Meio ilógico esse raciocínio. Se ele não compraria X, não quer dizer que ele tenha algo contra, mas porque ele pode preferir Y.

            • Fabrício Sanches

              Bem, acho que o fato dele preferir outra marca seria esse algo ‘contra’, mas de todo modo, isso gerou curiosidade.

        • El Gato Negro

          É o que o Lareiro falou ali embaixo. Preferência. Ou implicância mesmo, talvez seja, eu assumo. Sei que a marca possui carros com boa fama de mercado, robustos e com baixa manutenção. Mas eu passei a vida com alemães ou japoneses, acabo não dando chance de ser surpreendido positivamente (ou negativamente) por um carro de outra nacionalidade. Enfim, eu não teria um Hyundai. Mas acredito que devam existir pilhas de proprietários satisfeitos com a marca (e outros nem tanto, é a vida). Respondido? :o)

      • Daniel

        Somos dois. Nunca tive coragem de comprar um Subaru, por causa da Caoa.

      • sandro

        Tenho Subaru já algum tempo e na pratica não vejo prejuízos por ser representada pela CAOA (não quero entrar em discussão sobre se a marca poderia ter mais ccs, ampliação da oferta de modelos, maior marketing, etc.). O que gostaria de compartilhar é a minha experiencia com a marca. Não vejo grandes diferenças quando comparada com outras marcas presentes no Brasil, pelo contrário, acho o atendimento pós-venda bom e nunca tive problemas com manutenção ou falta de peças (qdo precisei substituir por conta de desgaste).

        • El Gato Negro

          Legal, Sandro. Obrigado pelo relato! Me diga, você está em um grande centro urbano? Ou interior? Acredito que a facilidade que tens se deva por você estar em uma Capital (que também é o meu caso, mas viajo bastante para o interior). Outra dúvida: qualquer css Caoa/Hyundai pode te prestar assistência? Ou apenas as específicas Subaru? E por último (desculpe o interrogatório): a durabilidade e robustez do seu Subaru é o que todos falam, realmente? Está satisfeito? Que carro tens?

          • sandro

            Estou no Rio capital e aqui só tem uma css. Creio que somente a própria css Subaru possa prestar assistência. Tenho um Forester XT há 3 anos…Gosto muito da marca e o Forester é um carro robusto e bom de dirigibilidade, além de ser bem estável em curvas, mesmo em alta velocidade. É um carro que não tem um apelo de design (alguns acham até feio, embora gosto seja subjetivo) e o interior não tem muita sofisticação ou luxo, mas é completo e traz os principais numa cabine. Eu recomendo a marca e o Forester, sobretudo o XT, que para quem gosta de dirigir é bem divertido. Numa eventual troca é bem provável que continue na marca.

      • VC ta certo, CAó tem histórico gigante de trambiques com os usuários, abandona as marcas e milhões de reclamações de usuarios. Jamais teria qualquer coisa vendida por ela !

    • Lareiro

      Acho que Subaru não está nem aí para a América Latrina.

      • El Gato Negro

        Tem vezes que penso isso também. Lamentavelmente.

  • T1000

    Esta não renovação está refletindo nitidamente no decréscimo da qualidade dos serviços na autorizada que frequento. Esta transição está sendo complicada para nós, clientes. Que resolvam logo.

    • ricmoriah

      daí a justiça deve mesmo julgar favorável a liminar de urgência da CAOA.

  • Ecce homo

    Eu simplesmente desconsidero os carros da Hyundai-CAOA (New Tucson, ix35, e assemelhados).

    Não cogito comprar e nem recomendo.

    Já o HB20 e o Creta recomendo.

    Penso que a Hyundai Motor Company – South Korea entendeu o recado.

  • Luis LC

    Old Tucson acabou???? Não acredito!!!!!!!

    • Jeff_ A_N

      nem eu!! um carro ultrapassado e com design já mais que desgastado vendido a preços absurdos. Vai tarde.

      • Luis LC

        Vai tarde! Desde que chegou o iX35 deveria ter vazado

    • Ronald

      Corre que ainda tem algumas unidades (em torno de 50 mil) em estoque….😂😂😂

      • Luis LC

        Esses serão aqueles que entrarão, daqui há 10 anos, na lista de vendidos no mês, tipo as Kombis hj, hahahahahaha

        • Ronald

          😂😂😂 E ainda vai ter gente que vai perguntar se ainda fabrica…

      • Paulo Santos

        50 só usado 2015…zero beira 70

        • Ronald

          😨algumas unidades em estoque encalhado…50 mil UNIDADES e não reais…😏😂😂😂

          • Paulo Santos

            kkkk, verdade….com a gasosa a quase 5 reais, dureza comprar um carro 4 marchas que faz menos de 8km/L…

  • Samluzbh

    Quando a mulher (Hyundai) quer o divorcio não adianta o marido (CAOA) carregar água na peneira, e quanto mais brigar mais cara fica a separação.

  • EDU

    A materia no uol esta bem mais completa. Ta na hora de acabar a parceria o mesmo devia acontecer com a Kia e Gandini.

    • Jeff_ A_N

      Acho que a Kia só não segue os passos da irmã Hyundai por conta daquele rolo a Asia Motors e a multa bilionária que querem que ela pague. Se não fosse isso acho que já teriam tomado pessoalmente as operações por aqui.

      • carnero

        Já Já caduca, como tudo no Huezil…

    • Rubens Barrichello

      não é de hoje que se faz matéria capenga por aqui…

      • Supernescau

        Boas ou ruins, pelo menos as matérias não são tendenciosas como as daquele site ridículo da filial da VW.

        • Bruno Coelho

          Você quis dizer o Car blog? Aquele site é patético.

          • Supernescau

            Esse mesmo.

            • Bruno Coelho

              Achei que eu era o único que achava isso. Hahaha

            • Rubens Barrichello

              são tendenciosos sim chamando frontier com estrelinha de “pickup média premium” e teimando com isso

        • ADJR

          Mas tem uma marca que de cada 10 posts 5 são dela…

        • Eng Turbo

          Aquilo é um canal de “Humor Automotivo” e não de noticias kkkkk
          Quando o meu dia está ruim, sempre passo lá pra rir um pouco ;)

  • Alex

    Bom. Menos um atravessador para lucrar em cima do consumidor

  • Bruno Silva

    CAOA deve estar meio na corda bamba, parece que o início das operações com a Chery não foram muito animadores, o Tiggo 2 não tá vendendo nada. Um jeito seria investir forte na Subaru, mas vai entender a cabeça deles..

    • invalid_pilot

      Só se montassem Subaru aqui, vindo importado do Japão complica preço

      • Tosca16

        E pelo que sei a Subaru mesmo que não tem pretensões de crescimento, nem faz questão de vir aos eventos com representantes da matriz e pelo que sei a produção da mesma já tem mercado certo, mercados como o nosso pretensões zero.

        • rkimwb

          Idem para a Mazda. As próprias matrizes não têm interesse no mercado brasileiro (burocraria, impostos, instabilidade política, perspectivas melhores em outros mercados, … motivo é o que não falta).

          • Tosca16

            Mas o pessoal acha que a Caoa não quer vender kkkk

            • Vitor Barcellos

              Sim!!!! A CAOA quer lucrar igual todo mundo, então porque ela iria dificultar as vendas????? Pra ficar com estoque enorme e amargar prejuízos??? Não faz sentido rs

    • Vitor Barcellos

      Mas acho que a CAOA nunca acreditou que iria assumir a Chery e no mês seguinte está arrebentando nas vendas, tanto pelo número reduzido de concessionárias, quanto pela má fama dos chineses. Vamos aguardar pra vê.

    • Cosi fan Tutti

      Assim como foi com a Hyundai a CAOAChery só vai vender bem quando tiver um portfólio bom, com mais Suvs de imagem e sedans bons, a nova linha apresentada por eles ta ótima, mas demora, pois ate reestruturar as marcas e os pontos de venda, além de modernizar e alinhar as fábricas. Mas a operação deles agora é própria, e podem no futuro ter seu modelo proprio 100% nacional como planejam.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Acho que todos esperávamos este desfecho desde quando surgiram as primeiros boatos sobre as negociações entre CAOA e Chery. E no final cada empresa seguirá seu rumo e a CAOA susbituirá as bandeiras de muitas de suas concessionarias de Hyudai para Chery

    Mas tal como aponta a reportagem também estou curioso com o futuro dos caminhões. Talvez este seja o ponto mais sensível para a CAOA. Pois ela cultivou o segmento dos VUC com o HR e este foi o primeiro produto fabricado pela CAOA e ainda é lider do segmento – aliás a designação HR pertence à CAOA, no mercado internacional o modelo chama-se Porter. Ao mesmo tempo tenho a impressão de que a Hyndai não tem tanto interesse em caminhões e até precisaria desenvolver um rede própria para vender veículos comerciais.

    Assim meu palpite é que o acordo final entre a Hyundai e a CAOA envolverá a negociacão dos direitos de producão do VUC e o HR será o primeiro produto a levar a marca CAOA.

    • Tosca16

      Além disso tem o índice de nacionalização muito superior, neste segmento; pra Caoa por sua marca no produto ou por a marca Chery é um pulo.

  • Fábio Sola

    A Hyundai não seria nada no Brasil sem a CAOA. Ele fez o Nome da Hyundai no Brasil. Emprestou dinheiro para construção da fábrica em Piracicaba, construiu 2 fabricas para produzir carros Hyundai. Agora com o Nome feito a Hyundai quer passar a perna na CAOA. E pelos Comentários aqui em baixo esta tudo certo. Segue o banco…

    • JOSE DO EGITO

      Desde de quando uma empresa como HYUNDAI presisa de uma CAOA pra fazer o “nome” Sera que na America do norte presisou de alguem pra se consolidar entre as primeiras?sera que na europa presisou de alguem tambem?.A CAOA agora vai tentar a sorte com a famigerada chinesa, e diga-se que esta pessimo em vendas,e tem mais,o contrato com a HYUNDAI terminou e a mesma nao quer mais so isso

      • Cosi fan Tutti

        A CAOA é dona da Chery Brasil, ou seja, tem sua propria operação agora, e não estão péssimos em vendas, estão reestruturando a marca, irão trazer novos modelos, vão resolver esse impasse pra transformar as concessionárias em CAOAChery, e estão estudando a produção de um modelo próprio totalmente novo e de concepção “nacional”, primeiro carro 100% brasileiro.

    • Rubens Barrichello

      do jeito que você fala parece que o Sr. Carlos Alberto é um santo… toda a moral que a HMB conseguiu graças à CAOA a última fez questao de perder seja com propaganda enganosa e donos insatisfeitos ou simplesmente modelos desatualizados e caros em relação ao mercado (hoje).

  • Mr Tony

    Como ficam os carros que a CAOA produz? To vendo um IX35 usado pra pegar, “filet”, conheço o dono e sei do cuidado dele, mas to com medo com o fim desse casório…

    • Não muda nada, pois a Hyundai continua no Brasil e deverá ser operação própria!

      • Mr Tony

        Adoraria acreditar nisso, mas a fábrica da Hyundai malemar da conta de atender a produção de seus carros, imagino acrescentar o IX e New Tucson. Só vejo um “final feliz” se rolar da CAOA vender ou “arrendar” a fábrica desses modelos.

        • IX35 certamente encerrará suas vendas e New Tucson deverá vir, ou do México, ou da Coréia do Sul, já tropicalizado.

          • Mr Tony

            Ehhhh, por isso que vou desistir de pegar um usado…

  • Lareiro

    Gostaria que se separassem. A Hyundai teria autonomia total sobre suas operações, investindo no Brasil, e a Caoa com a Chery investindo forte em seus novos produtos. Geraria emprego de ambos os lados.
    Fora isso, parece que a variedade e preços dos veículos vendidos da Hyundai não seria alterado…

  • Bruno Gomes

    Tomara que venham agressivos e não continuem com essa onda de marca premium. A Hyundai precisa seguir a mesma receita de sucesso que aplica em outros países aqui. Os carros precisam bater de frente com as demais montadores e conquistar os clientes que deixaram a marca. Foram bem agressivos com HB20 e Creta e agora precisam dar vida a Tucson e aos modelos esquecidos pela CAOA. Promover um versão de entrada do Tucson para brigar com os concorrentes. Incoerente um Tucson de última geração pelo dobro da primeira geração. Acredito que esse divórcio será benéfico para a marca coreana.

    • Vitor Barcellos

      Duvido que mude muita coisa. Basta olhar o posicionamento de preços da linha HBM. E porque a Hyundai iria querer perder a fama de premium?

  • Mauro Banqueiro

    Agora que já tem mercado quer abandonar que vos popularizou

  • Cincinato

    A verdade é que a Hyundai quer lucrar sozinha.
    Ela deve ter acesso aos custos e aos lucros e esta de olho nisso.
    Talvez tenhamos o i20 por aqui.

    • Vitor Barcellos

      Sim, ela quer lucrar sozinha. Já tem uma boa imagem aqui no país, então não precisa mais de uma importadora. E acho complicado termos o i20, já que temos o HB20

      • Cincinato

        Mas ela pode sacanear a Caoa se quiser.

  • Comentarista

    É… agora que já não se vende Azera a preço de Civic… tanto faz se estarão juntas ou separadas…

  • Francisco Helio

    Acho que a Hyundai cresceu os olhos e ainda teme o risco de transferência de tecnologia para a Chery.

  • Was

    CAOA, agora faça negócio com a KIA!!!! rs

  • Odorico Paraguaçu

    a Caoa…é um câncer para a Hyundai…..tinha que perder a Subaru também….

  • Paulo Santos

    Temos que reconhecer, CAOA é enrolado mas é um cara arrojado, empresários como poucos no Brasil.

  • Arnon Coelho Junior

    esse dono da caoa e meio louquinho saiu nas revistas de economia que a marca ofereceu 12 bilhoes de reais para ele por tudo concessionarias fisicas e direito de representação, sem a fabrica e ele nao aceitou ……………….. perdeu todo dinheiro do mundo

  • Ubiratã Muniz Silva

    essa briga já tá gerando mudanças.

    aqui em Brasília a concessionária da Caoa na Asa Norte já “migrou” a linha para as da HMB. Se antes havia os modelos importados (e quase comprei um Elantra pra minha mulher lá), agora só tem Creta e HB20 no show room.

    Não sei como está a situação da loja de Hyundais importados da Saga (que também tinha lojas tanto da HMB quanto da Hyundai-Caoa)

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