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CAOA fala novamente em ter uma marca de veículos nacional

CAOA fala novamente em ter uma marca de veículos nacional

A CAOA está novamente falando em ter uma marca de veículos 100% nacional. Em entrevista para o site Automotive Business, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, disse que o projeto de ter uma montadora de capital nacional já está pronto, incluindo o nome da marca, que será brasileira.


No entanto, para que esse passo definitivo seja dado, CAOA revelou que é necessária a compra da fábrica da Ford, localizada no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, Grande ABC paulista. Segundo o presidente da empresa, que também é médico, a negociação com a montadora americana deve ser concluído até outubro.

Além da compra da fábrica, que até 1967 pertencia à Willys Overland do Brasil, CAOA revela também o desejo de fabricar caminhões no país. A princípio, Carlos Alberto dá a entender que seriam caminhões da marca americana. Recentemente, surgiram rumores que indicam uma negociação com a Hyundai para trazer uma linha de caminhões pesados para cá.

CAOA fala novamente em ter uma marca de veículos nacional


CAOA representa aqui tanto a Hyundai quanto a Chery, ambas com fábricas no Brasil. Com Taboão, a empresa nacional poderia manter as linhas Cargo e Série F, porém, a própria Ford entrou com um processo indenizatório para a rede e criação de outra para assistência técnica após o fim das vendas, numa indicação de que estaria disposta a sair do mercado.

De qualquer forma, a Ford mantém joint-venture com a turca Tofas para produção de caminhões para a Europa, inclusive com o lançamento do premiado F-Max, um extrapesado mais avançado que o Cargo. CAOA diz que a compra de Taboão é fundamental para a criação dessa montadora brasileira.

Ainda um mistério, pouco se sabe sobre os planos de CAOA para essa nova marca, mas há algum tempo, fala-se que o projeto envolve o desenvolvimento de produtos com parceiros internacionais.

O empresário diz também que pretende adicionar mais marcas de fora no mercado, sendo que uma delas ele mesmo revelou anteriormente: a chinesa Exeed, que pertence à Chery.

[Fonte: Automotive Business]

CAOA fala novamente em ter uma marca de veículos nacional
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Luis Burro

    Agora q ele quer fazer isto?

  • Luis Burro

    Pelos valores cobrados acredito q ñ valerá muito!

  • globonaotemjapa

    TV globo falou que so vai restar picape e SUV e o resto ja era ,sera verdade?

    • Pedro Santos

      É a moda do momento sim amigo! Esses hatchs de salto alto, tbm conhecidos como SUV’s/Crossovers
      Eu sou fâ das peruas kk então fico chateado com essa moda!

    • Hodney Fortuna

      Não sei como vc perde seu tempo assistindo um canal partidário que só expõe fake news. Até se a Rede Globo disser que 2 + 2 é 4 fica até difícil de acreditar.

  • Diego

    Já era tempo , país precisa de concorrência … e desenvolvimento nacional automobilístico, submeter o país a chantagem das multinacionais estrangeiras é absurdo para um país com capacidade que o Brasil detém.

    • Marca nacional, não duvido que logo teremos, mas um produto genuinamente nacional, demora. Imagino que a marca comece com um re-brand ou licenciamento de veículos atuais. Depois de alguns anos, com a marca consolidada deve sair algo 100% tupiniquim.

  • Newton Freitas

    Torcendo para que o projeto dê certo. Espero que seja realmente um projeto de desenvolvimento de um produto realmente novo e nacional, que não seja rebadge de marcas estrangeiras

  • DaniloRHF

    knowhow de mercado o grupo CAOA tem.
    knowhow de fabricação o grupo CAOA tem.
    knowhow de tropicalização de produto CAOA tem.

    Vamos aguardar próximos capítulos

    • Luconces

      Knowhow de fraude fiscal bilionária o grupo CAOA tem.

      • DrG

        Knowhow de propaganda enganosa tb tem hahaha vide as do Veloster, Azera e Tucson.. Ao menos não temos casos tão recentes

      • DaniloRHF

        hehehe bem observado

      • Verdades sobre o mercado

        Quem conhece o Sr. Caoa desde os tempos de Campina Grande – PB sabe que este Sr. não é flor que se cheire.

  • A Tofas é uma joint venture entre a Koç Holding com a FCA para a fabricação de modelos Fiat na Turquia. A Ford Otosan na Turquia é uma associação da Ford diretamente com a Koç.

  • Jad Bal Ja

    Ainda bem que estão pensando em outro nome, por que CAOA não dá né?

    E realmente já tem um bom tempo que o grupo está com essa ideia, que eu me lembre era para ter usado o Tucson para lançar a nova marca, parece que teve até uma restiluzação do mesmo que foi feita na Europa para o lançamento da nova marca, mas o tempo passou, veio a crise e o carro e a nova marca foram pra gaveta.

    Vamos ver se sai dessa vez.

  • Dudu Pimentel

    Agora sei oq significa CAOA: Carlos Alberto de Oliveira Andrade…nunca saberia…

    • A título de curiosidade foi a Caoa que trouxe a Renault para o Brasil, e a separação não foi muito amigável.

      • Kiyoshi Yamashiro

        Verdade, a CAOA recebeu uma fortuna de indenização por quebra de contrato

      • Verdades sobre o mercado

        Quem conhece o Sr. Caoa sabe que ele não é flor que se cheire. Deu bronca na parceria com a Renault, deu bronca na parceria com a Hyundai… conheço várias histórias de empresários que investiram na marca Hyundai na década passada e depois que ajudaram a consolidar a marca o Sr. Caoa simplesmente forçava-os a vender a operação para ele sob ameaça dele colocar uma outra css própria na praça e praticar preços predatórios.

    • Jackson

      vamos ver se essa Marca nova sai do papel por rtemos que se contentar com a Agrale a única montadora 100%Nacional mesmo que não faça carros de passeio produz ônibus,Caminhões Micro-ônibus tratores e veículos militares…

      • DrG

        Verdade
        Tínhamos Troller e TAC, ambas compradas
        Está prometido retorno da Puma, tb, vamos torcer

      • Venâncio Schmöller

        Ferrou com a Renault. Não importava peças. E o pós venda era terrível. Até hoje a marca Renault principalmente em São Paulo sofre as consequências .

  • Natán Barreto

    Ninguém como a Caoa pra fazer isso dar certo

  • Chap

    O cara tem suas máculas (empresário de caráter duvidoso), porém seria extremamente admirável caso isso venha a se concretizar.
    Pelos anos que tem nas costas produzindo Hyundai e outros acho que já deu para aprender tudo sobre como ter seus próprios carros.

    • Luconces

      Como anda o processo dele, você sabe?

  • Zé Mundico

    Se a CAOA licenciar uns projetos de fora e souber adaptá-los a realidade brasileira, pode até ser que consiga um bom espaço no mercado. As marcas chinesas estão aí lançando modelos em parceria e vendendo projetos para quem quiser, basta o interessado ter a grana para licenciar e desenvolver aqui.

  • Dod

    Se tem uma pessoa que pode fazer isso dar certo é o CAOA. Acho que nem ele pensou que chegaria tão longe no ramo quando em 1979 aceitou a Vepel, concessionária da Ford em Campina Grande – PB como compensação por um Landau que ele comprou e que não recebeu porque a loja em questão faliu antes da entrega do carro. Tem seus muitos pecados mas é um empresário brilhante, trouxe a Renault para o país e se hoje a Hyundai goza de excelente reputação é, em parte, graças a ele também (além de ter passado a fazer carros de alta qualidade, claro), quando trouxe a marca novamente em 1999 e não interrompeu mais sua comercialização – antes os coreanos vieram duas vezes e saíram sem fazer cerimônia, deixando os compradores sem poder substituir um parafuso dos carros, sem falar da Chery, cuja mudança de imagem em tão pouco tempo já pode ser considerada um feito heróico.

    • Verdades sobre o mercado

      Empresário brilhante é aquele que cresce sem sonegar, sem extorquir parceiros de negócios, sem enganar consumidor, ou seja, não é o caso do Sr. Caoa. Quem conhece de perto sabe o que estou falando.

      • Dod

        Militou.

  • A CAOA representa a Hyundai Importados e a Subaru, enquanto é sócia majoritária da CAOA Chery. Ela é a dona da Chery no Brasil, não a representante.

  • SDS SP

    Legal, mas espero que não seja às custas dos pagadores de impostos, assim como já é feito com empresas estrangeiras. É um setor que vive chorando subsídios para manter suas operações.
    Não quero um “campeão nacional” na base do conchavo.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Primeiro produto 100% nacional com certeza será uma SUV.

  • lucas de jesus

    Exceed?! Outra chinesa? Eu até gosto da ideia de criar uma marca nacional (se caso possível), mas por que a Caoa não tenta trazer e popularizar outra marca que não seja chinesa? Acho que daria muito certo se ela tentasse trazer a Mazda de volta ao Brasil, ou se quiser trazer uma que é tecnicamente chinesa agora mas que não tenha muito aquele preconceito de carro chinês, poderia trazer a britânica MG.

  • Hodney Fortuna

    Um carro com marca “100%” nacional com “pedaços” de chineses e coreanos. Penso que seja assim.

  • Danilo

    Creio que não seria difícil fazer um carro no nível de Ka e Argo e fazer um preço bom com garantia grande pra estreiar essa marca nacional e deixar o tempo criar a confiança do consumidor na marca. Creio que se quiser começar de cima com um SUV caro por exemplo, vai custar a cair no gosto do consumidor.

  • TijucaBH

    a vaidade é o que mata o sujeito!
    O cara por conta desse desejo pessoal corre sério risco de perder tudo que ganhou. Os custos de pesquisa, desenvolvimento, projeto, etc são muito altos para uma industria local. Basta ele olhar pro resto do mundo pra ver que fabricas locais, sem volume global prosperam apenas se produzem carros de nicho, pois carros de volume é impossível concorrer com as montadoras de volume. Nem com subsídios fortes do governo dá certo.

    • Alvarenga

      Tambem penso assim. Esse cara deve ser esperto dado o imperio que construiu mas parece que ele tem uma fraqueza pela Ford. Deve ser devido seu inicio como concessionario. O fato é que possui um monte de ex profissionais da Ford em seu negócio, mantem revendas e agora cresceu o olho na fabrica Ford tambem. Ele que se cuide.

      • TijucaBH

        Realmente ele entrou no negócio de carros como concessionário Ford. Até que nao é problema comprar a fabrica da ford. Ele pode pegar a fábrica e produzir sob licença os caminhoes Hyundai assim como faz com Tucson, Ix35 e HR. O que ele vai morrer é se tiver que fazer tudo do zero, projetar, desenhar, desenvolver, etc um carro Caoa.

        • Alvarenga

          Aí eu vejo diferente. O risco é ele assumir a parte viciada da Ford. Como ela é gigante sobrevive ao mau gerenciamento, decisões estupidas, erros estratégicos, processos internos absurdos, etc….uma CAOA nào sobrevive se seguir o mesmo caminho.

    • vitor henrique

      Sempre tem que ter um do contra ne.o pessimismo do brasileiro ja ta no sangue mesmo!

      • TijucaBH

        Não é isso. Caoa é grande como concessionária mas ínfimo como montadora, não dá pra brigar com as grandes em função dos custos e falta de escala. Eu torço pra dar certo, mas só acredito nele como fabricante sob licença, como fez com a Hyundai e nessa sociedade com a Chery, que ele já recebeu projetos prontos e so deu pequenos retoques pra melhorar a sensação de qualidade.

  • gustavo

    pra isso dar certo ele vai ter que trazer carros, ou projetos de carros chineses que ja estao prontos e produzir aqui, lembrando que na China tem inumeras marcas e modelos de carros que nunca virão para o Brasil, então torna se mais facil ter um carro que nasceu na China e colocar o logotipo Brasileiro, e adicionar algumas adaptaçoes. Hoje em dia os Chineses estão fazendo carros com design muito próprio, e não são mas feios como 10 anos atras.

    • Diego Germán de Paco

      Cara, assim acho que não daria certo. O consumidor brasileiro não vê chinês com bons olhos. Se desenvolvesse uma carroceria aqui msm, poderia até usar plataforma chinesa, mas se mudar só a logo do carro, não vai dar certo…

      • Sino Weibo

        Mas fizeram isso com os modelos da Chery e deu certo. Eu apostaria na marca GWM Haval, para trazerem e fazerem rebadge. A Ford acabou de anunciar que irá lançar o Territory aqui, este sendo apenas um rebadge de um modelo da chinesa JMC, vamos ver como vai ser a resposta do mercado, mas a maioria nem irá saber que é um projeto chinês.

    • Sino Weibo

      Ele confirmou a compra da fábrica agora para trazer modelos da chinesa Changan. Se trouxer a linha CS55, 65, 75 e 75 Plus, 85 (notchback) e 95 vai vender a rodo. Agora se vão introduzir marca própria ou usar Changan mesmo, ou “Chana” como era conhecida no Brasil, não se sabe.

  • zekinha71

    Essa marca poderia ser a Furdícula, pelo menos se der errado o nome já combina.

  • Cincinato

    Eu não ganho nada com isso, mas torço para a montadora cumprir isso.
    Iria ser excelente um marca nacional.
    E pelo jeito ele está seguindo os passos das montadoras chinesas, que aprenderam a montar carros e depois fizeram as marcas próprias.

  • Rafael Bueno

    Seria ótimo se isto ocorresse, pro tamanho do Brasil é vergonhoso não termos uma marca própria!

  • Coffinatorᴮᴿ

    Os animais da Ford BR deviam entregar o comando pro CAOA.

  • Marcos AG

    Erramos no começo da indústria “nacional”, pois deveríamos ter feito como os chinas: ok, vc pode produzir aqui, desde que tenha como sócio uma empresa nativa. Até fizemos isso com a FNM com joint da Alfa, mas cedemos para a Fiat. Tinha ainda a Romi com a Isetta, que sucumbiu também. Acabaram até com o que tínhamos de nacional mesmo, as autopeças. Quem sabe a CAOA resgate a honra, fazendo carros nacionais de verdade, mesmo copiando. Assim fizeram os chineses…

  • Se importando já nos lesou em mais de 500mi, imagina produzindo.

    • Verdades sobre o mercado

      e o pessoal batendo palminha para o Sr. CAoa, não o conhecem…

  • Leonardo Nunes

    O importante é que serão os melhores carros do mundo hahahaha

  • Edimilson Samora

    A CAOA não comprará a fábrica da Ford, se por algum motivo comprasse seria apenas caminhões o que não dependeria dessa compra para uma marca de carros nacional.

  • Sino Weibo

    Foi confirmada a compra da fábrica da Ford para produção de modelos da chinesa Changan, antiga “Chana” no Brasil. Estão com linha atual ótima, principalmente de SUVs, e ainda fazem aqueles modelos na marca Star Truck caminhões.

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