CAOA Hyundai Montadoras/Fábricas

CAOA mantém redução de jornada em Anápolis para evitar demissões

Fábrica-da-CAOA CAOA mantém redução de jornada em Anápolis para evitar demissões

A CAOA manteve pela terceira vez a redução de jornada de trabalho e salários em sua fábrica, na cidade de Anápolis/GO. A empresa, que produz carros e caminhões da Hyundai, prorrogou o acordo que mantém seus 1,3 mil funcionários trabalhando apenas entre quarta e sexta, durante sua jornada semanal, onde o único turno tem 8 horas.

Com isso, a CAOA evita demissões, já que de acordo com a empresa, falta mão de obra qualificada na região e a dispensa pode trazer problemas quando o mercado voltar a reagir. Assim, é melhor manter o quadro, embora a empresa não descarte transferir parte para fornecedores que venham a se instalar na região.

Além da jornada, conforme dita o PPE, a CAOA reduziu os salários em 30%, que é o limite imposto pelo programa de proteção ao emprego, criado pelo governo federal. O abatimento é de pouco menos de R$ 1 mil, compensados pelo fundo de amparo ao trabalhador, o FAT.

Nesse ambiente, a fábrica da Hyundai-CAOA trabalha com mais de 75% de ociosidade, lembrando que a capacidade atual é de 80 mil veículos por ano. No local, são feitos os modelos HR, HD80, Tucson, ix35 e New Tucson, mas a CAOA busca ampliar a gama de produtos feitos na unidade. No entanto, isso só ocorrerá quando o mercado voltar a crescer. Candidatos não faltam, entre eles o Elantra. Em 2016, apenas 18,7 mil veículos foram feitos em Anápolis, de onde já saíram 41,6 mil em 2011.

[Fonte: Automotive Business]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend