Ford Montadoras/Fábricas

CAOA tem interesse em Camaçari e poderia lançar marca própria

CAOA tem interesse em Camaçari e poderia lançar marca própria

O futuro da fábrica da Ford em Camaçari continua uma incógnita. A pergunta é: quem irá comprar a Ford na Bahia? Até agora, diversas alternativas estão sendo cogitadas, inclusive nós sugerimos uma aqui, em relação à Mazda.


De concreto mesmo, só a estrutura que sustenta aquela fábrica… O governo da Bahia imediatamente correu atrás de chineses interessados na planta da Ford, mas aqui mesmo no Brasil, uma oportunidade poderia surgir com a CAOA.

Diante do fechamento inesperado de três fábricas da Ford no Brasil, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da CAOA, se manifestou sobre a possibilidade de aquisição da planta, de acordo com o site UOL.

Ele demonstrou interesse na imensa fábrica da Ford, mas pondera sobre como isso se daria. Em entrevista ao colunista do UOL, jornalista Jorge Moraes, CAOA disse: “É preciso analisar todo o processo porque não queremos desgastar a nossa imagem. Só iremos para frente se eu sentir muita segurança”.

VEJA TAMBÉM:

Para comprar a fábrica, CAOA disse precisar saber o que a Ford quer vender e que “o governo também precisa dar condições de trabalho”. Essa é uma reclamação dos fabricantes de veículos, que no momento querem previsibilidade para investir no país.

Com o Rota 2030 esquecido pelo atual governo, que mantém distância do setor, o fluxo de investimentos no país dependerá de ações localizadas com base na confiança do mercado nacional, mas em poucos casos.

Mesmo de olho numa planta de 300.000 carros por ano, CAOA não quer arriscar. Além disso, precisaria tornar a operação viável e poderia fazê-lo com uma marca própria, usando os atuais modelos da Ford.

Além disso, poderia usar os projetos já feitos pela Ford para lançar os primeiros carros próprios da CAOA, como sucessores dos ex-Ford.

Pode ser que até mesmo o centro de P&D da marca americana acabaria no grupo brasileiro. Isso daria autonomia para a nova marca brasileira.

Aqui, diferente da China e Índia, a CAOA não seria uma sócia da Ford, mas usaria suas bases para ter sua marca exclusiva, compartilhando ainda as linhas com produtos da Chery, em ascensão no mercado. Enfim, possibilidades existem.

[Fonte: UOL]

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                                    Quem somos

                                                    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                    Notícias por email