Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal do site a oportunidade de podermos relatar um pouco sobre nossos veículos. Acompanho o site diariamente a três anos, antes mesmo de tirar habilitação, hoje com 20 anos venho relatar a respeito do meu carro, um Volkswagen Gol 1.6 2013 com GNV (modelo considerado o Gol G6, depois do Gol G5).


A compra

Logo quando passei na faculdade aos 19 anos comprei um Kia Picanto 2006, porém a idade do carro, junto com a manutenção caríssima da Kia aliado a alta quilometragem que rodo fez o carrinho em nove meses sair de 79.000 km para 101.000 km e junto com a quilometragem vieram os problemas. Tive que vende-lo.

Fui então à busca de um carro 0 km no máximo até R$ 40.000, pois um usado no Rio de Janeiro em bom estado é complicado, primeiro pelas condições das vias, segundo devido à condição de financiamento que estavam acima da taxa das concessionárias.

Fui na Hyundai olhar o HB20, na Chevrolet olhar o Onix, e por incrível que pareça o Etios! A Volkswagen foi a última. Na Hyundai o HB20 1.6 era R$ 3.000 mais caro do que eu podia pagar e também do que o Onix 1.4 que por sua vez era mesmo preço do Etios XLS, descartei Onix e Etios o primeiro por conta da altura, não me adequei ao carro. No Etios o acabamento em minha opinião é muito simplório, sobrou o HB20 e estava disposto a subir R$ 3.000 no orçamento, porém tinha que esperar 60 dias pra ter o modelo que queria, que era o Comfort Plus branco.


Depois dessa “saga” em busca do meu veículo fui a uma concessionária VW perto da minha casa. Fui prontamente atendido, a vendedora me deixou a disposição para olhar os carros no show room, olhei Fox e Gol, gostei mais do Gol, pois o Fox é muito “altinho”. Por fim optei pelo Gol, então fomos negociar, aqui no RJ temos pelo menos umas 15 concessionárias VW e é uma disputando com a outra, melhor para o cliente. A versão Itrend custa R$ 1.000 a mais que a Trend e vem com volante multifuncional, radio 2 din com Bluetooth, USB, computador de bordo completo, volante multifuncional, luz de cortesia nos para-sóis e outros “mimos” que pra mim vale cada centavo.

O Gol 1.6 Itrend pintura sólida custava na tabela R$ 41.800, então disse que podia pagar R$ 38.000 e pra minha surpresa ela aceitou! Ganhei ainda tapetes e película, pronto negócio fechado o carro demorou quatro dias pra chegar e exatamente uma semana depois de fechar negócio já estava com o carro.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

O carro

O Gol é um carro de acabamento simples, porém bem feito. Nessa versão em particular existem elementos que não estão presentes em carros da mesma categoria quiçá em categorias até superiores:

– Luz de cortesia nos quebra-sóis,
– Retrovisor com tilt-down – desce para ver o meio fio quando se engrena ré.
– Rodas 195/55 R15
– Volante multifuncional

Fora isso vem o normal, vidros one touch, todos iluminados nas 4 portas tanto pra subir quanto pra descer, ar condicionado, direção hidráulica, chave canivete e travas elétricas. Faltou faróis de neblina e sensor de estacionamento.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

O barato do gás

Tirei o carro da concessionária no dia 01/11/2013 e em cinco meses o hodômetro marca pouco menos de 17.000 km, uma média mensal de 3.400 km e diária de 113 km. O litro da gasolina custa em média R$ 3,10 e no transito pesado o motor 1.6 8v consome muito principalmente com o ar ligado. Média no álcool de incríveis 6km/l e gasolina faz 10km/l ou seja cada 100 km de gasolina gastava R$ 31,00.

Estava pesando no orçamento R$ 1.054 por mês só de combustível! Fiz a primeira revisão gastei R$ 220 + R$ 160 de alinhamento, balanceamento e rodízio, tentaram previamente avisado empurrar serviços extras só que não aceitei.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Resolvi então colocar GNV, aqui no RJ carros com GNV ganham 75% de desconto no IPVA, e o m³ de GNV custa em média R$ 1,69, tendo em vista a grande economia que me traria coloquei um kit BRC 3º geração por R$ 1.800 instalado mais R$ 100 de inspeção.

Lembram dos 100 km que custavam R$ 31,00 na gasolina? Então, no gás com uma botija de 8m³ eu gasto algo entre R$ 10,00 e R$ 13,00: média de 12,5 km/m³– o gás é muito influenciado pela temperatura externa, quanto mais quente, menos gás uma diferença em torno de 1m³, por isso o preço sempre “varia”. Sendo assim, meu custo de R$ 1.054 caiu para R$ 316,20.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Manutenção do GNV

De seis em seis meses tenho que ir revisar o gás junto a convertedora, o 1º ano é grátis, depois paga-se R$ 35,00. Além disso, fazemos a revisão normalmente do veículo a cada 10.000km.

Contras

O motor sente quando se está no gás farei uma breve comparação entre desempenho no álcool e no gás.

0-100 álcool > 10,9s
0-100 GNV > 15,9 s

Retomada 80 a 120km/h

Álcool > 8,8 s
GNV > 13,7 s

Velocidade máxima

Álcool > 181km/h
GNV > 160km/h

Até 60km/h não sinto diferença, graças ao câmbio de relações curtas e diretas, porem após 60 km tem um “lag” no GNV. Além disso quando ando no GNV a luz de injeção acende, tenho que colocar um relé que engana o computador e isso para, quando ando no combustível ela apaga.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Voltando ao carro:

Pontos positivos

Suspensão filtra bem e deixa o carro bem seguro em curvas, itens de conveniência disponíveis, cambio: muito macio e preciso porém barulhento nas trocas de marcha – ouço um “clap” que é o barulho dele engrenando a marcha, nada de mais – ar condicionado gela muito deixo apenas no 1 e já dá conta do recado. O motor apesar da baixa potência > 101/104cv da conta do recado.

Pontos negativos

Nem tudo é só alegria, meu carro tem um barulho de rodagem forte, o isolamento acústico é fraco, passou em poças dá pra ouvir nitidamente dentro do carro, pedras e etc. também. O para brisa acho fino pois o barulho da chuva fica bem forte, e os meus amigos grilos que moram no painel e na porta traseira.

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV

Considerações finais

O Gol é um carro que tem uma flexibilidade de preço, apesar de alto no configurador, nas concessionárias a história é outra. O GNV é muito injustiçado, muitas pessoas reclamam de problemas, mas acredito que se souber utilizá-lo do jeito correto é um ótimo investimento. Precisa de cuidados ao ligar o carro, é bom andar até esquentar o motor no combustível, e faltando 1 km pra chegar em casa passar pro combustível também, afim de manter a lubrificação.

Estou feliz com meu carro, “pau pra toda obra” rodo 100 km para chegar à minha faculdade e trabalho com ele e sinto o carro bem disposto e valente, recomendo.

Por Bryan Gomes

Carro da semana, opinião de dono: 17000 km em um Gol 1.6 2013 com GNV
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email