BMW Conversíveis Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-1 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Olá, sou de SP e tenho 34 anos.



A Z4, sucessora da Z3, entrou em produção no final de 2002 e saiu de linha no dia 28 de agosto de 2008, quando a ultima deixou a linha de produção em Spartanburg, South Carolina, EUA. A Z4 nova (E89) é feita na Alemanha.

Foi produzida em duas versões de carroceria, roadster (E85) e coupe (E86), e com diversas versões de motores, desde o 2.0 de 150hp até o 3.3 de 343hp da versão M. Neste caso a minha é a versão de entrada 2.0, que apesar de ter sido fabricada nos EUA, não foi vendida por lá, sendo o objetivo principal a Europa.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-2 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-3 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Sempre sonhei em ter um roadster, porém pra poder ter um carro desse tipo eu tinha como requisito básico de ter no maximo 2 anos de uso e 10.000 km e não passar de R$140.000,00. No mercado podemos encontrar alguns exemplos de conversíveis: Peugeot 307 CC, VW EOS, Mini Cooper Cabriolet, BMW 120i Cabriolet, etc, porém um carro de 4 lugares não era o meu foco.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-4 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Restavam algumas opções como Mercedes SLK, Audi TT, Porsche Boxter, só que pra minha “infelicidade”, só encontrei carros que tinham varios anos de uso e kilometragem bem acima do que eu desejava, fora da garantia, etc. Foi aí que veio a idéia de pesquisar sobre a Z4, onde o modelo 2.0i em especifico se encaixou perfeitamente nos meus requisitos! Adquiri uma 08/09 com 8500km , preta e com os raros bancos vermelhos em setembro de 2010. (não sei porque no documento do carro vem modelo 2009, já que nesse ano entrou a E89).

bmw-z4-2008-opiniao-dono-5 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-6 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Nesses 5 meses que estou com carro andei 2500 km. Seguem algumas impressões:

Gostei:

– Sensação de prazer e satisfação ao dirigir um roadster com a capota abaixada numa noite de calor, na praia, numa viagem, etc.

– Cambio: é um manual de 6 marchas. Engates curtos e precisos. A ré às vezes é difícil de engatar. Acho que as relações poderiam ser um pouco mais curtas pra otimizar a falta de torque desse motor (200Nm). A diferença da sexta pra quinta é muito pequena e muitas vezes acabo nem utilizando quando estou na estrada. A força de debreagem é a de um carro 2.0 normal, não chega a incomodar no transito anda-e-para.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-7 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Hill Holder: não deixa o carro descer numa saída em rampa. Não sabia da existência dessa função e fiquei surpreso ao descobrir o quão útil é. Funciona assim: quando é engatada a primeira marcha ou ré e se pisa no freio a função é ativada. Após tirar o pé do freio o mesmo fica acionado por uns 3 segundos até você iniciar a saída. Caso você demore muito os freios são liberados e o carro começa a descer.

– Pneus Run Flat: o carro não tem estepe e pode rodar com pneu furado até uma velocidade máxima de 80km/h e por 200km. Ocorre um alerta no painel caso a pressão de algum pneu esteja baixa. O preço desse pneu é bem mais elevado do que um pneu comum de mesma medida, no meu caso Bridgestone Potenza RE050A 225/45 R17 (pesquisei rápido no google e achei por R$1660,00 a unidade!).

bmw-z4-2008-opiniao-dono-8 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Suspensão e direção: A suspensão não chega a ser tão firme como a de um Civic Si (meu ultimo carro antes da Z4) por exemplo, onde andar no solo lunar da cidade chega a incomodar. Vamos dizer que é um meio termo entre um carro esportivo e um que prioriza conforto. Fazer curvas em alta velocidade dá a impressão que você está andando sobre trilhos. Não dá nem pra perceber a carroceria inclinar de tão firme que é. O carro possui raio de giro muito pequeno, o que o torna muito fácil de se manobrar, provavelmente pelo fato do carro ser tração traseira e não ter a homocinetica como limitante como nos de tração dianteira.

– Acabamento e ergonomia: digno de qualquer BMW. Não chega a ter o requinte de uma serie 5, mas é muito bem acabado. Possui bancos elétricos em couro com 3 memórias de posição, muito confortável por sinal. O painel e volante tem detalhes imitando aço escovado. Possui comandos bem localizados, com exceção do piloto automático que fica muito perto do comando de seta/farol alto. Por varias vezes fui piscar o farol alto pra alguém e sem querer acionei o comando de piloto automático. Possuo 1,77m e 80Kg e não me sinto apertado dentro dele. Talvez algum cara maior ou gordo sofra bastante até mesmo pra entrar ou sair do carro, já que ele é muito baixo.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-9 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Bluetooth: Possui comandos no volante para selecionar os contatos telefônicos, com indicação no painel do radio. O som da ligação sai nítido nos alto-falantes.

– Retrovisor eletrocrômico: ótimo pra quando um carro com xenon estilo holofote colar na sua traseira. Funciona muito bem e não deixa ofuscar quase nada.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-10 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Segurança: possui controle de estabilidade, tração, ABS, air bag laterais, faróis xenon com acendimento automático e sensor de chuva. Tem no youtube o crash test, ficando com nota 4 para o motorista/passageiro e 2 para os pedestres no Euro NCAP (maximo de 5).

– Concessionária: Fui uma vez apenas para fazer a revisão de 10000km na Agulhas Negras. Fui muito bem atendido e o acesso à oficina é liberado e você pode acompanhar o serviço ao lado do mecânico se desejar. Pude ver nos elevadores uma 850i, 135i, 760Li, 325i, M6, X3, ou seja, não fazem distinção se seu carro é 0km ou tem 20 anos. (Falo isso porque uma vez li aqui no NA de concessionárias Ford que não revisavam carros mais antigos). O consultor técnico me levou para um “tour” por toda a concessionária onde eu fiquei abismado com o nível de equipamentos. O que eu mais gostei foram os inúmeros computadores que ficam numa sala na própria oficina, alguns conectados diretamente com a BMW Alemanha, e se caso for necessário o diagnostico do carro pode ser feito de lá mesmo, on-line (pelo menos foi a informação que eu recebi). Não sei dizer quanto a peças de reposição, se demora muito pra chegar um farol ou para-lamas por exemplo. Portanto até o momento dou nota 10 pra concessionária!

bmw-z4-2008-opiniao-dono-11 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Gastei R$ 650,32 , incluindo 5 litros de óleo 100% sintético, filtro e mão de obra. Após alguns dias a BMW do Brasil entra em contato com você por tel e te faz uma serie de perguntas para saber como foi o atendimento da concessionária. A concessionária também manda um email com outro questionário para avaliação interna.

– Consumo: no painel marcou 13km/l na estrada e 10km/h na cidade. Nunca fiz a medição real pra saber, mas creio que seja por aí. O computador de bordo também possui outras funções, como temperatura externa, autonomia, etc. O nível de óleo do motor é indicado pelo computador, já que não existe a típica vareta de medição.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-12 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Porta malas: possui comando elétrico de abertura internamente e também pela chave, e apesar de pequeno a capota não entra pra dentro dele como na versão E89. Fica difícil falar sobre o porta-malas nesse caso, já que carregar muitas coisas não é o principal propósito. PS: capota demora 8 segundos pra abrir ou fechar.

– Sistema de som: Possui subwoofers atrás de cada banco pra ajudar no grave e mais uns falantes na frente. Para mim é mais que suficiente. Entre os bancos existe um compartimento com uma disqueteira de 6 cds.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-13 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Design: apesar de ser de 2002, continuo achando sensacional a versão roadster. Já a coupe acho discutível. Os angel eyes e as lanternas de led (luz de freio, piscas e ré são lâmpadas comuns) dão um charme a mais. Os piscas tem repetidores laterais no pára-lamas juntamente como logotipo da BMW.

– Garantia: são de 4 anos. No meu caso até dezembro de 2012. Após o fim da garantia pretendo trocar por uma Z4 E89, pois não pretendo sair da marca tão cedo.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-14 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Não gostei :

– Desempenho: o motor 2.0 não vai agradar em nada os que pisam fundo. Apesar de ter 150hp e torque de 200Nm, o carro tem 1350 kg de peso devido aos reforços estruturais. Aceleração e velocidade máxima não empolgam. É uma versão pra quem quer passear e curtir a paisagem. Quem quiser algo mais forte é melhor partir pra versão de 6 cilindros.

– Turbulência no interior acima de 140km/h: Andar com a capota abaixada acima dessa velocidade acaba incomodando. Fica difícil de conversar ou mesmo escutar o radio devido o barulho do vento. Talvez se eu instalasse o “Wind Deflector” entre os encostos de cabeça poderia minimizar o problema (kit original a venda no Ebay por U$500 sem contar frete e impostos). O isolamento acústico mesmo com a capota levantada e vidros fechados não é lá essas coisas também.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-15 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-16 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

– Alarme: quando acionado os vidros não levantam sozinho. Acho que a BMW pecou nesse aspecto. Um pró do alarme é que pode ser acionado mesmo com a capota aberta que este não dispara aleatoriamente.

– Ar condicionado não tem mostrador digital de temperatura e falta a tela de GPS , DVD, etc, no centro do painel que tem nas versões mais tops. Não tem iDrive nem como opcional, acessório esse que só surgiu na Z4 E89.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-17 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Entre esses prós e contras, posso dizer no geral que estou muito satisfeito com o carro e com a marca até o momento.

bmw-z4-2008-opiniao-dono-18 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

Para quem tiver interesse em assistir o processo de fabricação da Z4, o programa Mega Maquinas da NatGeo fez um especial de 45min:

http://mundofox.com.br/br/videos/mega-maquinas/bmw/28784061001/

bmw-z4-2008-opiniao-dono-19 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-20 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-21 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-22 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-23 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

bmw-z4-2008-opiniao-dono-24 Carro da semana, opinião de dono: BMW Z4 2008

  • misterbass

    Excelente carro……..parabéns………………….

  • nasser_ric

    gostei do porta malas !

  • Anderson_Silva

    Parabéns pelo carro, é o preço que se paga por ter um carro que dá realmente prazer ao dirigir, BMW é FD !!!!

    A revisão achei barata, meu pai fez a do Fiesta dele de 10 mil km e cobraram R$ 350 !!! pra fazer nada, e o seu saiu barato pelo porte do carro e ainda mais que é importado.

    Neste calor que anda fazendo, andar com um carro desse deve ser um espetáculo.

    • 430scuderia

      do meu civic lxl cobraram 160 reais a de 10 mil km… ;O

      • João Paulo Roquete

        pois fiz do meu i30 e cobraram 700 reais!!! hyundai tá f…!

        • Wellison_

          10mil Km do Meu Stilo ficou R$360, já a ultima com 60mil Km ficou R$1.800, ou seja, hora de vender o carro.

        • Filippeyke

          de 10 mil km?

          Fiz há 2 meses e ficou 200 reais…

          dá uma olhada na tabela de revisão… não tá foda não

  • sparcos_ds

    Parabens cara! Ótimo carro! um dia chego lá hahuahuahahuhuahahu

  • demartine

    Parabéns rapaz, são carros que devem dar um enorme prazer em possuir, um dia terei!

    Obs: "…pequeno a capota 'não entra pra dentro' dele como na versão E89." aí foi foda :p

    • lucasfs87

      nem sai pra fora… o pior disso eu ouvi qd criança: a mae pro filho: "entra pra dentro seu FDP!" esse foi o cumulo, rsrs
      Bom carro, é um BMW, nao precisa falar mais nada

    • Mtrevizan

      foi mal, na hora de digitar o texto nem reparei no "entrar pra dentro" .. kkkk

  • Marlon

    Gostei da materia, e do carro tbm!

  • tandre_br

    Parabéns, excelente carro!

    Não achei caro, de forma alguma, o preço da revisão. Bem legal!

  • Lindo carro!! Não sabia que existiam unidades com couro vermelho no Brasil, deve ser raridade mesmo…
    Quanto ao Z4 E89, acho que é o BMW mais bonito que ja entrei, mesmo na versão 2.0. :p

  • JulienAvril

    excelente matéria, meus parabéns !

  • Summers_Viper

    Uma única coisa a dizer:

    Inveja…Ops…. Digo, digo…. Parabéns ^_^

  • Isso sim que é acabamento na porta! Aquele couro mostrando que é espumado inclusive! Não o que meu carro tem… (que é apenas uma borda de couro…rs)

    Nossa deve ser uma delicia o engate desse carro… mas realmente, acho que para mim serviria apenas o modelo 6 cilindros. (apesar de não ser uma pessoa que correria por ai, certamente iria querer aproveitar as estradas para isso, com segurança).

    Mas realmente show de bola… que pena que minha pobreza me faz ser mais racional…rs

    • mr_pereba

      essa ferrari da foto é engana-bobo então né….kkkkkkk

      • Na verdade, tirando a Ferrari do Mika Hakkinen onde pude entrar em um salao do automovel. Além dos bugatti, lamborghinni que entrei (no caso era a diablo), eu entrei na F50 tbm. E essa marcou, pois em virtude dos outros carros, o Ferrari tinha bancos claros (bege), identificador de rotação e velocimetro vermelho com grafismo amarelo. Os relogios de medição de epoca e isso sempre ficou em minha mente.

        O Bugatti me marcou por dirigir praticamente deitado…rs

        Portanto esse o motivo da foto… quem dera eu tivesse um….rsrs

  • alyalysson

    o programa que o NetGeo fez é muito interessante, já tinha visto.
    o carro é outro nível, sem comparação aos nacionais.

  • jaimecampos

    Parabens pelo belo carro!!!! E quanto a questão do seguro, quanto saiu???

  • rafthehay

    Legal que eu tava vendo em abas separadas o comercial do celta e esse post aqui, aí me confundi com as abas e fui ler o comentário do Edson. "Isso sim que é acabamento". Que susto :]

    Belo exemplar, não conhecia muitas desses virtudes do carro, e acho que apesar do 2.0 não ser o supra sumo do desempenho esse tipo de carro não é feito pra isso. Digo, ele aguenta, mas não é o propósito.

  • Del

    Parabéns pelo carro, excelente escolha.

  • Antonio De Julio

    Po, podia ter impresso o logo do NA, né? rsrsrsrsrs

    Mas parabéns pelo carro e pela matéria!

    • O cara pelo menos fez o merchandising!
      Ótimas matérias como essa a gente só vê aqui no NA.

      • Thgfelipe

        how Heber, manda fazer uns adesivos do NA, eu compro alguns uahuahauhau

        • Boa ideia! Camisas também seriam uma boa! Compraria na hora!

          • Thgfelipe

            ou se quiser mandar p/ seus freqüentadores assíduos uahuahauhauh

            • Helmuth82k

              hahahahahahahahahah….manda logo um kit de camisa, adesivo, boné e canela!!!

              • Mtrevizan

                Gostei da ideia !! Um adesivo e um boné com o logo bordado seria legal.

                O Eber poderia mandar um brinde desses p/ as pessoas que fizessem esses relatos que nem o meu, isso seria um incentivo e tanto !!!! Acho que todo mundo sai ganhando, o leitor vai ter mais informacao disponivel e o site muito mais acessos.

                Fica aí a ideia…

    • Wellison_

      Se tivesse adesivos colocaria um no meu carro tranquilo.

  • Emerson_Luz

    Deve pegar várias cocotinhas com ele, hein?… Nice car!

  • 430scuderia

    exelente carro, a unica coisa que peca mesmo, é o motor, mas fora isso, carro excelente! parabéns!

  • RafaMarinheiro

    O cara Come Muié igual Peão do rodoanel come Quentinha…

  • MattTr00

    gostei do carro, mas acho- pouco equipado pelo preço e por ser BMW, meu Linea T-Jet possui todos opcionais de fábrica e é uma maravilha em equipamentos

    • O_Corsario

      Que comparação!!!

  • Marcelmtm

    I envy you!! No bom sentido é claro..rsrsrsrs…Parabens pelo carro!

  • higojoseph

    Seu ricão … gostei dos bancos vermelhos muito charmosos!
    Me chama pra gnt dar uma voltinha! ;)

  • KzR

    Excelente matéria, ótimo carro.
    Como o autor falou, roadster é o tipo de carro para aproveitar mais a passagem do que propriamente pisar fundo.
    Mas como se trata de um BMW, não tolero motor fraco. E este 2.0 parece que não desperta mts emoções.

    Se queres correr, compre um Cupê.
    Se bem me lembro, o E89, apesar de ter capota rígida, pode apresentar certos ruídos indesejáveis em altas velocidades. Mesmo assim, não deixa de também ser um carro empolgante.

    • matheusfr94

      pois é né….. a BMW querendo vender o 318i com motor 2.0 manco e a preço de fusion 6cil. não dá né….

      • felipesfc87

        318i vai vir com motor 1.6

  • Vogue

    E voce pagou quanto nele ?

    • Mtrevizan

      paguei 140.

  • Queria ter R$140 mil pra pagar num carro desses, aprendia a dirigir com 16 anos :D

    • MattTr00

      caramba meu. tu tem 16 anos e não dirigiu ainda? nao sabe o que perde hehehe. eu com 11 anos dirigia um caminhão mercedes 6×4, tinha que pisar com os dois pés na embreagem. meu pai sempre me deu liberdade pra dirigir, moro num sitio no interior. com 14 anos tive minha primeira motocicleta. flwww

  • Eddu13

    Carrão, parabéns. Quando falou dos pneus run flat lembrei do filme Taxi 1 quando o polícial atira no pneu da BMW 760.

  • matheusfr94

    parabéns pela aquisição! BMW Z4 é show de bola!
    …..agora só dá dó de ver esse carrão no meio de tantas carroças nacionais nas fotos…..

  • MarcioGO

    Carai… isso devia ser proibido… Colocar a opinião de um dono BMW???? Só pra humilhar a gente… ha ha ha… Só podia ter opinião de Fiesta pra baixo ha ha ha… Parabéns pela máquina!!!

  • Cil

    Muito bom. E o carro tá suuuuuuuuuuuuper conservado! Em estado de novo mesmo. Dono muito cuidadoso.

  • O_Corsario

    A garagem é coberta? Dá infiltração comc huva ou a capota segura bem a onde com água?

    • Mtrevizan

      a garagem é coberta sim. Mas mes passado peguei aquelas chuvas fortes daqui de SP, e nao entrou nada de agua.

  • renatobandeira

    Adesivos do NA eh uma boa!

  • HenriqueAzevedo

    Que evolução! Isso é que eu chamo de ascenção social, sair de um Honda Civic Si para um BMW Z4…

  • Fabio D.

    Belíssimo Carro, MTrevizan! Parabéns pelo bom gosto… Um dia chego lá, ah se chego! =D Esse couro vermelho é pra humilhar hahahahaha lembrei da "lona" que forra a porta do Classic, já que aquilo n é pano nem na p… haeuahehuaeh

    Meu sonho é uma M3 ou uma 330Ci com o pacote M Sport. Da geração E46, pra mim as mais lindas de todas!

    • Mtrevizan

      Valeu Fabio… realmente as BM sao f…, inclusive as mais simples.

      Meu carro de uso diario é um Classic 2010 (carro da empresa), e sei muito bem do que vc está falando. Mas pra ralar acho que tem que ser carro assim mesmo. A Z4 pra mim é um brinquedo, nao meio de transporte. kkkk

      • roddyscott

        eu usaria até pra ir na padaria, amigo..haha

  • AlexandreCE

    Parabéns. Carrão mesmo… é bom ter opiniões assim… enriquecem e muito o conhecimento de quem não teve até então o privilégio de pelo menos entrar em algo desse nível.

  • mandabala

    É um mascote para vida intiera!

  • thiagoelero

    um bela carro, mais como ele mesmo disse o motor 2.0 litros nao empolga muito, mais é um conversivel! e é muito legal, e detalhe olha o nivel de atendimento da BMW, atendimento padrão germanico, uma bela aquisiçao!

  • felipesfc87

    Esse carro continua lindo, ng diz que é de 2002.
    O triste é o motor, mesmo que o meu que custou metade ( focus ghia ).
    Mas sem dúvidas, o prazer de dirigir deve c enorme. Abs.

  • GustavoJ

    Parabéns pelo carro e pelo relato. O fato de não levantar os vidros quando se aciona o alarme é uma questão local, lá fora é proibido pelo fato de poder causar acidentes (como prender dedos ou até pescoço de uma criança ou animal). Atualmente, os carros da BMW destinados ao mercado brasileiro levam o nome do país junto à marcação do chassi nos vidros e se apertar o botão da chave para trancar o carro e segurar, os vidros fecham. Você pode averiguar e ver se o seu faz isso.

  • Marcus_BC

    Alguém sabe me dizer como posso mandar um texto meu?
    Queria mandar uma avaliação dobre o meu carro! :S

    • Mtrevizan

      entra em contato com o Eber nesse link: https://www.noticiasautomotivas.com.br/contato/

      • Marcus_BC

        Beleza! Obrigado.

        Irei mandar a minha e torcer… Hahaha.

        Essa Z4 tá linda e essa cor preta com esses bancos vermelhos tão lindos! Se eu fosse comprar uma hj,acho que pegaria uma branca,axo muito linda!!!

  • renan_rv

    Eita amigo, para fechar os vidros basta segurar o botão com a logo da bmw no controle, o mesmo que fecha o carro.

  • Gabriel_Oliver

    da raiva não ter acesso a essas coisas tops, kkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend