Chevrolet Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa GSi

corsa-gsi-opiniao-de-dono-1 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa GSi

Olá. Este é o meu primeiro carro e sou segundo dono dele. Um Corsa GSi 1.6 16V branco, um dos esportivos que marcaram época e possuem uma legião de fãs. Quando peguei o carro o mesmo estava em caindo aos pedaços e sem o parachoque dianteiro. Mas tinha a vantagem de ter sido de um único dono.



Interior e exterior:

Os bancos dianteiros estavam com o couro ressecado e coloquei tudo novo. Quando comprei não veio com as rodas originais e só achei esta roda ventilador do Vectra GSI aro 14″ disponível e reformei elas. E os parachoques originais não estavam no carro quando comprei mas o logotipo dianteiro GSI16V estava dentro do carro.

Procurei e não achei o original para comprar. Enfim coloquei o do Classic mesmo por praticidade. O resultado final ficou ok. Fiz uma restauração completa e procureri largar tudo no mais perfeito possível e hoje não troco nem por um médio 0km.

corsa-gsi-opiniao-de-dono-2 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa GSi

Mecânica:

Quando andei pela primeira vez estava terrível. Bicos sujos,escapamento furado,pneus ressecados,o motor estava fumando. Tudo desalinhado. Mandei limpar os bicos.O motor nunca foi refeito. Ainda está com a embreagem original. Coloquei 4 pneus novos. Troquei o escapamento.

Toda a suspensão foi refeita. Buchas novas,amortecedores novos,braços novos. Agora está afinado e não faz nenhum barulho.

corsa-gsi-opiniao-de-dono-3 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa GSi

Equipamentos de série:

Ar Condicionado,direção hidráulica,vidros elétricos um toque,ABS,teto solar(original de fábrica),retrovisor com desembaçador,bancos Recaro.

corsa-gsi-opiniao-de-dono-4 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Corsa GSi

Vantagens:

-Pode ser guiado de forma dócil mas se você quiser brincar um pouquinho é só pisar no acelerador que ele mostra a potência toda.
-Estabilidade. Por ser rebaixado parece que anda sobre trilhos.
-Exclusividade. Não vou esquecer desse carro nunca.
-Consumo ponderado. Faz 11 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

Desvantagens:

– Dificuldade em achar peças originais da versão.
– Quilometragem alta.
– Módulo do ABS não funciona de vez em quando.

Enfim valeu todo o esforço em restaurar esse carro e uso todos os dias. Esse carro tem um rodar macio e suave e estou feliz com ele. E vai demorar muito para eu passar para a frente.

Ernesto Jr.

5.0

  • Del

    Cara, parabéns pelo carro!!!! Esse Corsa GSi é delicioso, tive a oportunidade de dirigir um algum tempo atrás e fiquei doido. Cuide sempre bem do bichinho…

    A propósito, saudades dessa época em que tínhamos Gol GTi, Corsa GSi, Uno Turbo e por aí vai…

    Abração!

    • Hodney

      Apesar de o carro ser de primeiro dono, isso não quer dizer que ele, mesmo que esteja em estado precário, possa ser um bom negócio.
      Muitas vezes há carros que já tenham passado por 3 mãos que estão bem melhores que de um único dono.
      Mas no caso desse Corsa GSI acima, o dono atual o renovou e revigorou.
      Quando há um zelo e dedicação para reformá-lo, a resistência em revender é notória. Fica dificil uma pessoa se desfazer de um objeto que ela mesma reformulou.

      Parabéns ao proprietário de seu GSI.
      Vida longa aos fora de série, tão esquecidos nesse mercado de modismo.

      • ALEZAO2

        também tive um corsa GSi branco que com muita procura encontrei todo original no interior de sp… utilizei como segundo carro por cerca de 6 anos, rodando praticamente de final de semana, até que em 2007 vendi com 85mil km… que saudades !!

        estava com os parachoques dianteiros originais com aquele aplique preto na região inferior, as rodas originais com firehawk 185/60 15", os spoliers laterais originais com as tampinhas para o macaco e a botinha junto as caixas de roda traseiras, a ponteira desta versão, os bancos originais porém o tecido foi trocado por revestimento em couro, teto solar, o volante exclusivo, ABS, aquela válvula EGR com a bomba que ficava recirculando o ar e que após alguns minutos com o carro ligado escutava-se o som dela desligando…

        mas a diversão estava na direção, um foguete com o motor húngaro ecotec de 108cv com injeção sequencial… até hoje tenho gravado o ruído do motor 16V com aquele assobio quando girando em alta rotação, música para os ouvidos… a transmissão F15 close ratio e a suspensão com molas e amortecedores pressuriados exclusivos desta versão… o consumo de 12km/l era impressionante

        me orgulho dessa lenda que marcou época, seguramente foi o último esportivo de verdade da GMB

        • ernestojr

          Muito legal o seu texto.
          O meu é da época do pirelli P600.
          Os spoilers tive que colar tudo com dupla face pq é muito frágil.
          O motor é exatamente o que vc falou.
          Uma delícia.
          Ainda tem contato com o atual dono do seu carro?

          • ALEZAO2

            que nada, bacana foi o texto que vc escreveu!

            para não perder as tampinhas eu usava silicone preto na parte interna para reforçar a reteção

            infelizmente não tenho mais contato… hoje em dia sempre que vejo um branco na rua dou uma olhadinha na placa… mas nunca mais me deparei com o próprio… espero que o carro tenha continuado bem cuidado !

            parabéns pelo seu !!

  • AndredeAzambuja

    quantos cavalos tem esse Corsa?

    e nossa, ABS…eu não imaginaria que tivesse.

    • lndnfsu2

      GSi tinha tudo e ainda mais! era o exemplo perfeito de carro europeu!

      levando o estado de conservação atual, parece que o antigo dono, mesmo tendo judiado bastante (provavelmente sem grana para manter) nao estragou o carro com gambiarras… (ja vi ate BMW com motor AP…)

    • MINQiz_

      Até a versão 1.6 16v do Palio de primeira geração (1996) tinha como opcionais air bag, abs e teto solar…

      • edinei

        mas é fiat

    • HelioReis93

      Tem ABS. Mas não funciona, segundo o dono. É o mesmo que não ter…

  • willyaugusto

    Belo carro! Muito bem cuidado!
    Só não entendi a vantagem de ser único dono se o cara não cuidou como devia rs

    • alyalysson

      vc conversa com o dono e ele te diz o que deixou de fazer, o que tá ruim no carro.

      • macumba_online

        uauuauuaaua… Agora sim eu vi vantagem hein…: "Ó comprador! a embreagem tá uma merlin, mas é pq eu deixei assim tá, dirigindo com o pé esquerdo descansando nela…". : "Tá vendo essa puta batida aí no porta-malas? Pois é… aquela foi uma noite longa… cerveja barata, garotas feias e muito axé-music"…. "Esse banco com sangue? Isso aí foi a Gorete, minha empregada, que pariu no carro" Belo exemplar de carro de primeiro dono… Melhor que isso só se fosse de mulher, professora e/ou freira. (geralmente parati ou kombi)

  • 000000000000000

    Sou fã desse GSi, principalmente se for um amarelo ou vermelho!

    • mbarbosa697

      Corsa GSi que eu saiba nao saiu amarelo,só aquela serie Piquet em 98.

      • ALEZAO2

        no brasil saiu em 1995 amarelo, branco, prata e vermelho

        em 1996 adicionou preto, verde escuro e vinho

        • Gaudério

          Exatamente.

      • Gaudério

        Saiu corsa GSI amarelo sim ,modelo 1995.

  • vini_B

    eu keria saber quantos cavalos ele tem?
    e eu ñ sabia q ele vinha com teto direto de fabrica.

    • Focusman

      109 cv 1.6 injeção SFi, válvula EGR, é uma unidade bem moderna para a época do seu lançamento, 1993

      • Mtrevizan

        essa valvula EGR é a dor de cabeca de quem tem um GSi. Lembro que na epoca custava 1800 reais na concessionaria o.0 !!!

  • fschulz84

    Po parabéns pela bela aquisição.

    Eu quase comprei um desses quando fui comprar meu primeiro carro, mas estava muito judiado e era de loja então já viu…

    Um foguetinho e é uma boa lembrança de quando a GM se importava com seu público!

  • daniloporta

    lindo o carro, parabéns mesmo, e realmente acho que foi o ultimo "esportivo" da gm mesmo, os novos só no nome e no preço.

    • O_Corsario

      Para com isso! Meriva SS é o suficiente… rs

      • Duílio_Ferrari

        uASHuAHsuAshuashau Meriva SS é uma piada neh… o pior é q tem nego q compra e sai pagando de mala, como se tivesse dirigindo uma Ferrari… eu só consigo rir disso hhehehe.

        e o ultimo esportivo de verdade da Chevrolet aqui no Brasil é o Camaro, só lembrando.

  • RBuriti

    Um sonho de consumo. O GSi é uma obra de arte sobre rodas. Assim como o Gol GTi, Uno Turbo, Kadett GSi, entre outros. Hoje em dia acho que o mais "esportivo" seria o polo GT 2.0. Levando em conta o motor e seu peso, é o menos "maquiado esportivamente".

    Os ultimos esportivos nacionais foram marea turbo (outro sonho), golf GTI e Civic SI pelo que lembro.

    Parabens pelo carro, o branco fica muito bonito nele

    • UaDaFak

      E o Punto T-Jet?? Tenho certeza que esse é o único verdadeiramente esportivo nacional que temos…

    • douglasmartins1

      O Motor 2.0 de 116cv casou muito bem com o Polo GT, pois já teve um dono de Polo GT aqui no NA, e ele faz 16~17km/l na Estrada, consumo que muitos 1.0 e 1.6 não conseguem.

    • O Punto T-Jet não pode ser descartado como esportivo. É um carro bem acertado.
      E diferente do que ocorria com os ultimos Golf GTI e Civic Si, ele custa pouco a mais que a versão comum com os mesmo itens.

      • RBuriti

        Esqueci desse quando digitei, obrigado por lembrar :D
        (provavelmente esqueci de outro mas deixa pra lá. o que vale são esportivos e nao esportivados)

  • maiamachadoch

    pelo texto podemos perceber que é realmente apaixonado pelo modelo

  • MontadoraBrasil

    Não conhecia essa versão!

  • BlueGopher

    O GSi é um belo carro, mas já pensou em comprar um Tigra?
    Já vi alguns por aí bem conservados e com bom preço, talvez menos que o GSi+reforma.
    Pense nisto para o próximo carro!

    • Viper559

      O problema do Tigra é a reposição de peças de acabamento, por ex um parachoque ou farol são caríssimos!
      De resto, acabamento interno é o mesmo do Corsinha, mecânica do GSI

      • Focusman

        A mecânica do Tigra não é exatamente a do GSi. ele não tem EGR e tem menos cavalos

      • Gaudério

        Exatamente, o Tigra é um belo carro tem o projeto no chassi do Corsa , usa o mesmo motor 16 válvulas do GSI mas agora experimente precisar de peças como o vidro da tampa do porta malas é praticamente impossível conseguir reposição para esses itens de acabamento.

  • O_Corsario

    Foi mais o relato de uma experiência de restauração e uso de um carro raro do que uma avaliação, mas sinceramente… FIcou muito legal!
    Este tipo de carro ainda é meu preferido, carro pequeno, bem acertado, baixo e com motor bom…
    Cuide com carinho!

  • UaDaFak

    É um belo carro… mas eu continuaria a buscar o parachoques dianteiro para ele… afinal, se é pra ter um carro com tanto cuidado, vale a pena buscar…
    Eu já tive um Gol GTS e tive há dois anos um Golf GTI 193cv… realmente são dois carros que marcaram época….

    • ernestojr

      O parachoque original procuro até hoje. Já fui atrás de site europeu e não achei.
      Mas tudo tem o seu tempo.

  • Neidaril

    Parabéns cara, ficou muito lindo seu GSI. Pena ser um carro esquecido por muitos (como o último dono), mas valeu a restauração, ficou show!

    Em tempo: Quanta falta faz um banco recaro, um teto solar, um motor descente, um pouco de qualidade e respeito pelo consumidor nos populares de hoje em dia.

  • ernestojr

    Muito obrigado pelos elogios!
    O antigo dono era o meu tio.
    O tigra foi uma hipótese mas tem o fato de ser um carro EXCLUSIVO(leia importado).
    E esse tava na mão e veio.

  • douglasmartins1

    Gente, acessa http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?Co… para ver todas as informações completas sobre esse Corsa GSi, e até o Consumo reportado pelos donos deste corsa no Carrosnaweb, tá semelhante ao do dono desse Corsa GSi daqui do post.

    Só pra constar também, a relação Peso/Potência deste Corsa, é de 8,75kg/cv, e pesa 945kg… Mais informações, só no CarrosNaWeb mesmo.

  • Soichiro_Honda

    Não tenho essa coragem…
    1 – Peças difíceis de encontrar, só no ferro velho se der sorte.
    2 – Seguro proibitivo.
    3 – Mecanicos apanham muito desses carros exclusivos. E que carro não precisa de mecânico ou lanternagem?
    4 – Ótimo carro: quando é novo. Velho pode dar problemas se for elétrico ou eletrônico, senta e chora…
    5 – Você pode gastar muito dinheiro e o carro nunca volta a ser novo.
    6 – Carro desse tipo demanda tempo e dinheiro, duas coisas que hoje em dia é complicado…

    Você sempre iria se lembrar do seu primeiro carro, podia ser um Corsa Wind 1.0 que você iria guarda-lo o coração.

    Quando estamos apaixonados, ficamos cegos… cuidado com esse carro, pode te dar mais preocupação que alegria.

    • Fla3D

      Tirando um ou outro detalhe eletronico, as peças é tudo muito barato, afinal é um corsa!

      E realmente esse tipo de compra nunca vai ser uma compra racional, mas é um carro para pegar e cuidar, acho que nesse caso vale a pena.

  • Viper559

    Esse Corsinha eh show mesmo, anda muito! Um legítimo Opel, pena que hoje não se encontra mais carros assim.
    Adoro esses Corsinhas redondos hehe

  • kikofar

    Putz…. que bacana!!! Parabéns ao perseverante dono que manteve a originalização, além da recuperação em si.

    Admiro pessoas que tem senso de conservação (bem ao contrário do dono anterior, o famoso "cupim de carro"!!! rsrsrs).

  • zemarreta

    Show o teto solar original! É uma pena que poucos carros brasileiros venham com esse opcional!

  • caffeine19

    muito bom! parabéns!

  • danilotoo

    descule a pergunta, mas gastou quanto no total pra arrumar (carro + restauração)?
    difícilmente vai recuperar o que botou.. vale a pena se ficar com o carro por mais uns 10 anos

  • djxand

    Esse carro é maravilhoso, um foguete! Mas deixo um recado ao dono: pelo amor de Deus, coloque o parachoque original do GSi mesmo! Esse parachoque "modelo 2000 em diante" está matando o seu modelo. Abraços!

    • ernestojr

      Estou procurando o original.
      Se aparecer na hora coloco no meu carro

  • evotremex

    o carro está inpecável, vc deve ter gasto um dinheiro alto nele.

  • ernestojr

    então a grana foi um pouco salgada.
    prefiro não falar de valores diretos mas pelo relato dá para estimar.
    vai ficar comigo um bom tempo viu.

    • danilotoo

      é a única forma de compensar seu $$
      tive um carro que fumava, mandei arrumar pois fiquei 6 anos ainda com ele..
      e gastei 4.000 conto … o carro ficou novo também..
      o motor ficou de um 0km

      • Viper559

        Muitas vezes vale a pena arrumar o carro do que comprar outro!
        O nosso carro nós já conhecemos, sou daqueles que prefere gastar uma grana arrumando o velhinho bom e confortável a comprar um novo cheio de plásticos e ainda por cima caríssimos…

        Tenho o meu Corsinha Super e não pretendo me desfazer dele tão cedo, estou em processo de restauração dele rs

        • danilotoo

          legal legal..
          também concordo com vc.. pelo menos o velho vc já sabe aonde tem barulho e problema.
          mas vale lembrar que pra arrumar e gastar uma nota, pra valer a pena vc precisa ficar um bom tempo ainda com o veículo
          veja os colecionadores: eles arrumam e restauram pois ficarão muuuuuuuuito tempo com o carro.

  • Y07

    Cadê a GM desta época?!

    Eles em 1995, esqueceram de lançar um MONZA GSi. Seria algo interessante.

    Parabéns pelo carro, eu queria ter um Corsa GSi. De longe, o Corsa mais esportivo que existiu (mais que o SS).

    Infelizmente, a GM não lançará um Vectra GSi, como modelo de despedida.

  • Nossa uma raridade, muito bonito esse corsa. Daqui a algum tempo (se não cuidar bem dele), cai na mãe de algum manolo que rebaixa, joga umas orbital e detona o carrinho dando cavalo de pau!!!
    Parabens ao dono

  • ernestojr

    Já apareceu oferta hehehehehe

  • Rochahofman

    muito bom!

  • Victor Motter

    bem dessa hoje temos uno "SPORTING" com 88cv ! e megane extreme (110cv) que de extreme nao tem nada .
    saudade que que carro sport era como o golf GTi de 180cv , ou o marea turbo de 182cv .
    até mesmo o corsinha GSi ecotec 1.6 109cv !

  • Focusman

    Parabéns pelo carrinho!

    Sou suspeito para opinar já que sou apaixonado pelo Corsa B, militante do Corsa Clube senior aqui na minha área e fã de carteirinha dos esportivos pequenos da década de 90, especialmente essa coisa linda que aparece nesse post.

    Uma pena não ter encontrado o para-choque original nem as rodas aro 14, mas ficou legal essa catavento, já que também é da linha GSi (Vectra A) e também é muito bonita.

    Existem exemplares desse carro em ótimo estado no http://www.corsaclube.com.br , quem curte e não conhece, dá uma passada por lá.

    Abraços!

  • Fla3D

    Era um dos meus carros favoritos da época, se possível coloca uma foto do motor, acho lindo esse cabeçote 16v que a GM usava.

    Só é uma pena o parachoque e as rodas não serem originais, assim quem não conhece pode achar que vc pegou um corsa comum e deixou ele com cara de GSi, mas ainda assim é um belo carro, bons tempos!

  • Glaucou

    Me desculpem, mas não vejo muita esportividade neste carro, como alguns dizem "naquele tempo sim era esportivo".
    Ele é igual o Astra GSI. É um carro normal com o motor de outro, bancos, rodas e teto solar. Isso pra mim não é ser esportivo.
    Esportivo é o T-jet que é turbo, marea, Golf GTI, Civic SI, etc.
    Eu posso pegar um Gol G5 e colocar o motor 2.0 nele,colocar bancos recaro, rodas. Isso vai ser esportivo?

    • Viper559

      Esportividade é vc pisar e ele responder, suspensão firme… todo o conjunto preparado para a esportividade, esses são os legítimos "lobos em pele de carneiro", e pra esse corsinha, esportividade não falta.
      E não esses pseudo-esportivos de hoje.

  • lucasfs87

    Depois que eu casar quero comprar um carro desses… um corsinha desses, ou um clio 1.6, ou um fiesta sport…

  • danielowner

    Isto é uma bomba!!

    Quando lançaram eu não tinha $ nem idade para dirigir, mas suspirava por esse carro. Hoje em dia, eu nem teria coragem de pegar um carro desses não.

  • mbarbosa697

    Verdade,antes essas siglas significavam motores mais potentes,nao só adereços estéticos…Ainda bem que vivi na epoca do Corsa e Vectra GSi,Uno e Tempra Turbo,Escort XR3 e Gol GTI 16v.

  • Fabio D.

    Belíssimo carro! Muito bonito, branco então, show de bola! Mas meu sonho mesmo é o Kadett GSi vinho. Ainda vou ter um, daqueles pra cuidar e andar só fim de semana, bem devagar… hehehe

  • marcio233

    O meu primeiro foi um corsinha 2p, mas era o Super, que eu vendi a meu irmão e este, dois anos depois, vendeu a um amigo que já tem uns 5 anos e nem pensa em vendê-lo… ainda tá bem original, se ele vender, eu compro de novo.
    Quem tem ou já teve corsa sabe, são duráveis e com manutenção descomplicada. O 1.6 16v, mesmo sendo mais específico, tem sempre um bom mecânico que sabe trabalhar nele. Sem falar que depois da internet e das comunidades, abriram-se as portas para a resolução de problemas, como defeitos que "ninguém" ajeita ou peças que ninguém encontra.
    Conserva o GSI mesmo, nos faça lembrar que o Brasil já teve esportivos legítimos fabricados aqui. Salve também os GTI´s, os GSI´s, os XR3, dentre outros.

  • Diggo

    Rídiculo colocar um carro desse, pois está todo alterado, nada mais é original, pneus, parachoques e tudo mais.

  • Cil

    O novo dono foi muito corajoso. Deve ter gasto uma bela grana reformando seu carro. Agora, essa reportagem é só mais um lembrete do quanto o brasileiro não presa pela manutenção do seu carro… e consequentemente, não presa por segurança.

    O ex-dono desse carro merecia ser colocado em uma oficina mecânica para trabalhar de graça por um ano pra ver se ele toma vergonha!

  • NA Fã!!!

    Com certeza um belo carrinho!!!

    Parabéns.

  • ernestojr

    Acho q não.
    Já ouvi q o vidro custa 7 mil reais.

    • Fla3D

      Então, perda total é modo de dizer pois não é qualquer um que investe quase metade do preço do carro em um vidro.

  • _biolog_

    Pena o para-choque dianteiro (aquela sainha sob ele no original denunciava se tratar de um animal – ainda que pequeno – de sela…). Os bancos aveludados eram mais bonitos e confortáveis também.

    Sou doido pra achar um desses, mas original. Só que esse parece ser o maior exemplo de carros mal cuidados, pois não se acha UM inteiro, diferente do Fiat Coupé, Gol GTI, Kadett GS, Escort XR-3… Uma pena.

  • HelioReis93

    "E vai demorar muito para eu passar para a frente." Essa última frase da matéria condensa tudo… Feliz casamento!

  • ubiratamuniz

    Ê… saudades dos tempos que tínhamos "hot hatches" de verdade no Brasil.

  • Thgfelipe

    uahuahahu anda assistindo muito Discovery

  • BrunoMulsane

    Lembro-me quando eu tinha uma parati gti 16v. Eu achava que ela andava muiiito! Mas meu cunhado pegou um gsi bem novinho na época. Nossa, ele conseguia andar do meu lado. Tamanho era a tecnologia do seu pequeno motor.

  • ernestojr

    Parati GTI? Deve ser mosca branca. Nem sabia q isso existia

  • guigaucho

    Meu sonho é ter uma Parati GTI branco pérola!! Lembro quando meu pai tinha uma,anda pra caramba tchê!

  • ernestojr

    nem isso a gm mancou….
    repare que o volante de 3 raios é exclusivo da versão.

  • Pedro Motta

    Amigo, esse para choque nao é original, o Corsa GSi tem parachoques diferentes… tirando isso, show de bola…

  • Neo Neoo

    ainda tem o carro?

  • Michell Silva

    Amigo muito lindo seu carro, achei demais. A propósito onde encontro esses bancos pra comprar pro meu corsa?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend