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Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Onix LTZ automático 2014

chevrolet-onix-ltz-automatico-branco-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Chevrolet Onix LTZ automático 2014

Há tempos desejo compartilhar um pouco da minha convivência com um carro que é sucesso de público, mas que coleciona polêmica, sobretudo neste site/fórum. Sou proprietário de um Chevrolet Onix LTZ automático com cerca de 33.000 km e um ano de uso, adquirido zero, quando o preço ainda beirava os R$ 50.000.



Como meu carro anterior era um satisfatório Fiesta Rocam 1.6 SE Plus 12/13 (com todos os pacotes de opcionais e 33.000 km rodados), estabeleci duas regras básicas em relação às escolhas:

1) ser um Hatch com os itens básicos de segurança e conforto;

2) possuir, no mínimo, câmbio automático (de verdade) ou automatizado de dupla embreagem.

Carros com Dualogic e I-Motion eu dispensava. Preconceito ou não, tal negação pautava minha decisão. Decidi escolher o carro pelo câmbio (tinha medo da caixa AL4 do meu ex-Citroen C4 – que nunca me deixou na mão – e estava cansado das quatro marchas do meu antigo Toyota Corolla XEi 2006 – um carro que não se destacava em nada para mim). Minhas opções compreendiam:

Minhas opções

1) Peugeot 208 Griffe auto: O câmbio AL4 continuava lá. O preço era muito alto (Já tive três Peugeot 206 e um Peugeot 307, sei das particularidades da marca, como a menor liquidez);

2) Hyundai HB20 Premium auto: Ótimo carro, mas a posição de dirigir e a sensação de pouco espaço não me agradavam. Temos um na família e o carro não decepciona. O motor conversa bem com o câmbio, que apesar das quatro marchas é eficiente;

3) Honda Fit EX auto: O carro estava sendo substituído por uma nova geração e me atendia. Tinha muita vontade de experimentar a confiabilidade e pós-venda da Honda. Porém, ela não me quis como cliente quando colocou sobre-preço na negociação (avaliaram meu Fiesta em R$ 10.000 enquanto as outras me pagavam cerca de R$ 30.000);

4) Citroen C3 Exclusive auto: Sofria dos mesmos problemas do 208 e possuía menos atrativos;

Sobraram: Fiesta SE Powershift (escolha natural e racional) e Onix LTZ AT6. A busca por tais carros estava acirrada. Não havia Fiesta pronta entrega e apenas um Onix nas configurações desejadas (brancos, completos) em todo o estado do Espírito Santo na ocasião. A avaliação do meu usado foi similar em ambos e o Chevrolet estava cerca de R$ 5.000 reais mais barato que o Ford (o que é esperado, já que é um carro inferior).

Porém, nestes R$ 5.000,00 havia um pouco de ágio no Ford, enquanto que na prática eu teria que esperar por cerca de 30 dias, além de ter que arcar com algumas manutenções no meu usado. Na Chevrolet entreguei o carro como estava (as manutenções preventivas seriam por conta deles) e ainda consegui juros zero no valor da volta. Em relação aos carros, achei:

Comparação entre New Fiesta e Onix

– New Fiesta mais silencioso e macio. Versão possuía ar digital e outros mimos. Nível de construção e acabamentos aparentemente melhores;

– Onix aparentemente mais espaçoso, com posição de dirigir mais alta (possuo estatura baixa) e algo que valorizo muito em um carro automático: piloto automático.

Com o Onix em mãos e rodando, algumas surpresas e constatações:

– O receio de carro barulhento em relação a peças de acabamento não se confirmou. O ruído de rodagem sim, esse invade a cabine. Ouvir músicas em viagens exige bastante volume.

– Por falar nisso, o som original do MyLink é agradável. Possui boa definição e é até melhor que o som do Cruze LT do meu pai, que apresenta muita frequência media.

– Aliás, no Cruze do meu pai sinto falta da possibilidade de abaixar ou subir os vidros na chave e da possibilidade de acender os faróis quanto o carro é aberto remotamente (recursos que meu Onix oferece). O Cruze, bem que podia vir com MyLink, pelo menos para dar a imprensao de sofisticação, embora o MyLink nunca tenha sido um argumento de vendas para mim. Sei que é apenas um “radinho” bonitinho. Por mim, dispensaria. Mas até que agrada e deixa o ambiente mais aconchegante. Assisto vídeos, visualizo fotos e passo minhas músicas. Já GPS e outras funções não consegui parear.

– Quanto à dinâmica da transmissão, o Cruze do meu pai (14/14) foi uma boa referência em relação ao câmbio GF6, que é silencioso e não apresenta trancos (mas que não é tão rápido como o Powershift). Porém, no caso do Cruze o motor possui capacidade volumétrica maior.

Aspectos do Onix

– No Onix, o que pega é realmente o motor. De concepção antiga (embora com números razoáveis para um 1.4), o SPE/4 grita bastante. O consumo é maior na cidade. Na estrada, em velocidade de cruzeiro e com a sexta marcha travada (modo manual), consigo mais de 15 km/l. O câmbio está programado para evitar trabalho em rotações muito baixas. Basta o giro cair um pouco que ele já reduz uma marcha, com um leve tranco (isso é desagradável). Por “saber” que seu novo parceiro 1.4 tem lá suas limitações, o câmbio está programado para segurar um pouco mais as marchas antes da troca. Em subidas, a gente percebe claramente que o conjunto motor-câmbio está no limite para o carro. Basta aparecer uma inclinação que a rotação cai, idem para a velocidade. É nessa hora que a transmissão sente que é preciso jogar uma marcha para baixo, para “buscar” um pouco mais de ânimo e enfrentar a rampa.

– No plano, em caminhos urbanos, o Onix LTZ vai cativando. Aliás, considero o Onix um carro moderno, com boa plataforma, alinhado a Sonic e companhia. Apenas o motor é que precisaria ser substituído por um maior e mais moderno. Em relação a espaço interno, ele agrada. O porta-malas fica um pouco abaixo da média, mas o espaço na cabine é satisfatório.

– A direção é um pouco pesada, tal qual ao Fiesta Rocam, Peugeot 207/307 e Citroen C4 (meus antigos carros).

– A suspensão é perfeitamente adequada. É firme sem ser dura. Não é barulhenta e tem muita estabilidade. Mais adequada que a do HB20 que temos em casa. Moro no interior e as crateras daqui fazem a lua sentir inveja.

– Os controles de ar-condicionado, setas e limpadores, botões que ligam faróis são todos similares aos do Cruze, com detalhes cromados e intuitivos. É agradável o convívio com os comandos, exceto os puxadores internos das portas e a posição recuada dos acionadores dos vidros elétricos.

– Na faixa de preço que paguei (na época) poucos carros tinha bancos com desenhos e tecidos tão bonitos e com formato tão agradável (lembrava o banco do 206 Feline, o que se configura um elogio). A posição de dirigir é, literalmente, o ponto alto desse carro (faz o Gol sentir vergonha da regulagem de altura do banco).

– O desenho externo e interno do carro, com alguns cromados espalhados, bem como o iceblue dos faróis, faz com que eu considere o pequeno Chevrolet um carro bonito e correto, sem vincos exagerados. Mas beleza é subjetivo. Atendimento no pós-venda, não.

– Moro no norte do ES e aqui o atendimento funciona bem. Os preços de revisões (muito superiores ao do HB20) ficaram sempre dentro do estipulado pelo site da marca. Estas são agendadas por um central que faz o controle, avisa por SMS a proximidade das paradas obrigatórias. As trocas de óleo foram realizadas dentro das revisões a cada 10.000 km, já que rodo muito. A sugestão de trocas regulares a cada 5.000 km não se aplica nesses casos (resposta que obtive junto ao SAC Chevrolet). Realizei sempre a revisão básica, sem acrescentar quaisquer necessidades. Até agora, mecanicamente, só sossego e paz.

Conclusão

É um carro que ajudou a melhorar o nível dos compactos no Brasil, robusto e confiável (o desmonte da Quatro Rodas ajudou a confirmar essa sensação), além de bem equilibrado esteticamente. Recebeu itens importantes (controle de som no volante e abertura interna do porta-malas – já possuía o controle na chave) e perdeu outros (porta revistas atrás do banco do motorista, corda de sustentação da tampa traseira – manteve apenas um dos lados). É estável e possui valores de seguro e revisões na média dos rivais.

Se não fosse o motor de concepção antiga (também de baixa cilindrada) e os sucessivos aumentos de preços (mal que acometeu a quase todos os carros vendidos no Brasil) o Onix seria um carro de melhor custo-benefício. Porém, diante dos requisitos básicos que nortearam minha compra, apresentou qualidades suficientes para me considerar satisfeito. Ainda consideraria o New Fiesta e outros dois usados: Focus Titanium e Golf Highline, (até procurei modelos 2012, antes da compra, mas não encontrei boas opções). Se eu compraria outro Onix? Sim pelo produto, mas não pelo preço praticado.

Por Felipe Rangel

  • Pedro Henrique

    de novo onix? teve um esses dia do prisma LT 1.0 e LTZ 1.4…

    • Jeferson206

      Realmente poderiam colocar algo diferente kkk

      • E denovo eu solto: “3 estrelas, reprovado pelo ncap”. kkkkkk

        • Allan Victor Kaiser da Silva

          é “de novo” e não “denovo”

        • Felipe S. Rangel

          Isso é um problema sério.

        • Marcos Wild

          manda o UP! nele então

      • Felipe S. Rangel

        Depende do envio dos relatos dos donos.

    • beto

      Falta o LS.

    • automotivo

      levando-se em conta que é um carro q vende muito…. É bem possível que um número maior de pessoas venham colocar seus relatos.

      • Pedro Henrique

        não vejo tantos relatos de palio ou strada ‘-‘

        • automotivo

          É verdade…mas deve-se levar em conta q palios e stradas são bastantes vendidos a pessoas ´jurídicas´!? e não se importam tanto em levar seus relatos aos blogs, já o onix e prisma, são mais vendidos a pessoas jurídicas, talvez por isso.

          • rockrock

            Paliozeiros não estão em grande quantidade nesse site.

    • Andre Studart

      Simples, faça um opinião do dono seu e envie então.

      • Minerius Valioso

        Falando nisso, seria bacana um brasileiro morando nos EUA, dando relatos de seu carro. Se é que tenha um leitor assim no NA. Estou curioso.

        • Felipe S. Rangel

          Ótima idéia.

    • Felipe S. Rangel

      Os relatos foram encaminhados na mesma época. Coincidiu de ficarem na sequencia. Vamos reforçar o pedido para que os donos escrevam sobre seus próprios carros.

  • Dionizio Montisolli Cavalcante

    Desculpe a sinceridade, mas o ônix é uma péssima escolha. No mais, desejo a você boa sorte com essa aquisição!

    Um abraço e tudo de bom!

    • Jeferson206

      WTF?

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Vai cry?!

        • Jeferson206

          KKKKKKK

        • Fábio Henrique

          Que infantil. Fala que acha o carro uma péssima escolha, sem ao menos dissertar sobre, depois pergunta se vai chorar. kkkkkkk

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Cara, para quem acompanha o NA, tem inúmeras avaliações e discussões no fórum… Isso aqui não é uma graduação em engenharia mecânica pro cara escrever um TCC…

            • Fábio Henrique

              Sim, mas vc não falou nada. kkk. O cara foi bem esclarecido ao citar os defeitos e qualidades do carro. Mas li alguns outros comentários seus aqui e já identifiquei seu posicionamento.

    • Rafael_Rec

      Para você pode ser, mas para ele que comprou o carro não foi uma péssima escolha.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Pois é, na minha opinião é a pior escolha do mercado. Mas como eu disse: desejo boa sorte al dono, ele vai precisar…

        • Rodrigo

          Parei de ler no “boa sorte al dono”.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Erro de digitação, próximo….

        • Petrucci

          Argumente! Estou curioso para saber teus bons argumentos para o “próximo dono”…

    • !Marcelo Surf!

      Rapaz, eu tive um Onix LT AT6 para rodar no dia a dia, e foi o melhor compacto automático que tive entre vários modelos que também já tive, como por exemplo, P-Jô 208 At4, 500 Dual, é melhor até que o Sonic AT-6 pois, apesar do motor mais potente, a relação é péssima na estrada. inclusive hoje tenho um Fiesta Titanium PowerShift que leva vantagem em tudo mas, apesar de ser mais caro por ser categoria superior, também tem a transmissão inferior ao do Onix. Então não sei baseado em que você chegou a esta conclusão brilhante, pois na minha opinião, para quem precisa de um carro compacto automático, não tem melhor escolha, pois até agora é o único com câmbio descente da categoria e neste ponto a GM está de parabéns por abandonar o Easytronic, coisa que as donas VW e Fiat e a Renault, não querem nem pensar.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Parei onde ele disse que foi na Peugeot e o 208 ainda usa o AL4, o cambio é sim de 4 marchas, mas não o AL4, e sim AL8. #ficaadica

        • !Marcelo Surf!

          grande coisa, o que adianta ter um nome lindo e ser de 4 marchas???

          • Wagner Lopes

            Então também não adianta para Picanto, Sandero, Duster, HB20, etc, todos de 04 marchas…

            • !Marcelo Surf!

              Exatamente. Cambio de 4 marchas só funciona mais suave nos motores grandes 6/8 cilindros e com torque pois necessitam menos trocas. Já nestes motores fracos fica uma porcaria, porque ele não segura a segunda e pede a primeira em qualquer dificuldade (ex. uma subidinha em baixa rotação), é aí que dá os trancos pois a relação necessariamente tem que ser longa. Mas também nestes carros com motor grande já está em desuso por ser tecnologia de museu.

              • Zergling

                O funcionamento suave do câmbio não depende do motor. O câmbio do HB20 de 4 marchas é suave mesmo no motor 1.6. Já o do 208 não é suave como o do HB20, mesmo ambos tendo um motor 1.6 e 4 marchas.

                • !Marcelo Surf!

                  O único 4 marchas da Hyundai que tive foi uma Santa Fé de 200cv e era bom, mas não ótimo. Como nunca dirigi um HB20 para saber se e´suave ou não, eu não posso opinar, porém, independente disso, o escalonamento de marchas necessariamente é longo, fato que inevitavelmente faz com que tenhamos trancos nas duas primeiras marchas pela alta diferença de rotação, a não ser que o conversor de torque dele trabalhe com um deelay maior ocasionando em uma performance ainda mais inferior quando comparamos com o mesmo modelo manual.

                  • Zergling

                    Então o delay é maior mesmo, pois não há trancos.

                    • !Marcelo Surf!

                      Que bom, mas mesmo assim eu dispenso…

                    • Zergling

                      Você dispensa o que ?

                    • !Marcelo Surf!

                      O HB20 AT

                  • Edson Fernandes

                    MArcelo, te digo por experiencia: O cambio do HB20 em qualquer situação não dá trancos e pasme: Anda mais que o Onix mesmo com cambio de 6 marchas.

                    • !Marcelo Surf!

                      Que bom, mas não deixa de ter relação ruim por ter duas marchas a menos.
                      Eu bem me lembro que meses antes do lançamento do HB20 a Hyundai estava decidindo se ia colocar o obsoleto AT4 ou o mais moderno AT6 mas claro, como o de 6 diminuiria os lucros e brasileiro aceita qualquer coisa mesmo, obviamente eles tiveram a decisão acertada para eles, pois não ia deixar de vender bem por este detalhe irrelevante não é mesmo?
                      Eu vejo um monte de gente reclamando dos motores e câmbios obsoletos aqui no NA, mas a culpa é dos próprios brasileiros que aceitam e pagam caro por isso.
                      O hb20 é um projeto moderno e poderia, na minha opinião, ter recebido uma caixa moderna, assim como o 2008, 208, etc

                    • Edson Fernandes

                      Eu concordo contigo. Só que entretanto, apesar do cambio antigo, o HB20 é um carro de sucesso porque de reclamação tem apenas como consumo alto (justamente por culpa do cambio automatico) e suspensão traseira de curso curto.

                      Ele perto de um Fiesta por exemplo, tem muito menos reclamação e isso é levado em consideração por muita gente. Mas eu concordo contigo, o HB20 ainda carece de mais sistemas de segurança e um cambio automatico moderno que já possui em sua prateleira.

                    • Felipe S. Rangel

                      É verdade.

              • Wagner Lopes

                Concordo que, com motores maiores, a coisa melhora pelo maior torque, mas não é do jeito que você falou. Estou no meu segundo carro com AT4 e me atenderam perfeitamente no quesito suavidade/conforto. A verdade é que o consumidor “padrão”, na maioria das vezes, mau sabe quantas marchas tem sua caixa AT e, no dia a dia, vão muito bem senão não venderiam até hoje.

                • !Marcelo Surf!

                  Pode até ser, mas não é o meu caso, pois de 2009 para cá eu tive 13 carros com caixa automática sem contar os que dirigi, rodando em média 100 km/dia, isso me deixou mais criterioso exigente…

              • afonso200

                exatamente, ja dirigi camry com 4AT sendo V6 ok, agora picanto 4AT é um sacrificio, na subida de serra antes dos 60km/h ele puxa a 1° e o giro sobe

        • Felipe S. Rangel

          Não é AL8, Dionízio, É AT8! E sim, na prática é um AL4 com algumas modificações. Sou um dos moderadores do Clube Peugeot, já possuí 05 Peugeots e tenho um pouquinho de base para falar que no, fim AT8 é basicamente um AL4. Pode voltar e continuar a leitura, então.

          • CharlesAle

            Mas será que resolveram os problemas de solenóide??

            • Edson Fernandes

              Melhoraram o conversor de torque e o carter (que ficou maior e mais ventilado).

              Nos atuais modelos que usam essa caixa a reclamação diminuiu consideravelmente. O que ainda persiste em leituras que eu fiz foi o 308. Os demais (incluso o 408) o problema é o consumo acentuado.

      • Allan Victor Kaiser da Silva

        Não sabia que a GM vendeu o Sonic AT no Brasil. Também não sabia desse cambio “SportShift” do New Fiesta Titanium.

        • !Marcelo Surf!

          O Sonic Automático foi vendido no brasil sim, eu tive um LTZ AT, e o nome correto do cambio é o Powershift, ok?

        • Marcos Souza

          Eu tenho um Sonic lt automático…a maioria dos Sonics vendidos foi o automático. O lt tinha manual de 5 e automático e a ltz só tinha automático. Mas na concessionária VC nunca encontrava o manual…

      • BillyTheKid

        Você tem um Fiesta PowerShift e considera a transmissão inferior? Por que diz isso?

        Acho interessante as transmissões de dupla embreagem, apesar de que a quantidade de relatos de problemas com elas me deixariam com um pé atrás na hora de adquirir um carro com esse tipo de câmbio…

        • !Marcelo Surf!

          Sim, ele as vezes dá solavancos e as vezes trepida, como se o carro fosse morrer.
          Na minha opinião os dupla embreagem são os melhores tipo de cambio, mas os que tenho contato, DCT/7 da Mercedes e o S-tronic/7 da Audi estão um degrau acima e o PDK/7 da Porsche está 2 degraus acima, mas também correspondem a carros de categoria premium e aí não se compara. Talvez um dia a Ford chega lá

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Seu Fiesta deveria estar viciado de fábrica. O câmbio do Fiesta é macio e o motor é vigoroso. Releia o que você escreveu!!

            • !Marcelo Surf!

              também tenho ouvido muito relatos que este cambio tá dando problemas, pode ser o meu caso. Além disso minha experiencia com o carro é do uso do dia a dia e não de reportagens da internet como a sua.

              • Dionizio Montisolli Cavalcante

                Opiniões apaixonadas não contam muito, mas….

                • Rômulo M.

                  Então são muitas opiniões desapaixonadas sobre o câmbio do New Fiesta, pq relatos já sairam na Quatro Rodas, Autoesporte, Car and Driver, basta procurar no google ou no Youtube, ou as reclamações no Reclame Aqui, que vc vai ver que não é um simples fato isolado, é algo que atingiu uma quantidade considerável de carros.

                  • Atley jackson

                    Pesquisando sobre isso esses dias, cheguei a encontrar um abaixo assinado no petição publica! assustadora a quantidade de relatos de clientes com problemas no cambio!!

                    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2013N44036

                  • Dionizio Montisolli Cavalcante

                    Nossa, a GM, a VW e até a Hyundai batem recordes de reclamações no Reclame Aqui. Não tô elogiando o câmbio do Fiesta, mas afirmo que ele é a melhor opção. Conheço 3 amigos que tiveram problemas com câmbios da GM… Isso é muito relativo…

                    • Felipe S. Rangel

                      Mas o cambio do Fiesta é bom mesmo. O da GM também… O AL4 do meu antigo PSA (anterior ao AT8) apresentava trancos e precisou ser atualizado diversas vezes.

                    • Dionizio Montisolli Cavalcante

                      Meu irmão tem um e o câmbio é uma tranqueira mesmo. Ele vive reclamando… Mas o ônix tem um câmbio infinitamente melhor, o conjunto mecânico é mais ajustado.

                    • Felipe S. Rangel

                      Dionízio, o cambio do Onix é bom mas não chega ser infinitamente melhor. Acho superior ao AL4 (Peugeots 307, 206 e 207, Citroen C4 Pallas, Citroen C4 hatch e C3 Exclusive) pelo quantitativo de marchas e pela forma como explora melhor a interação com o motor, mesmo sendo um motor fraco no caso do Onix. E trabalha com maior suavidade. Seu irmão tem qual carro? Chegou a dar problema?

                    • Petrucci

                      Todo mundo tem um amigo imaginário. Engraçado que ele nunca está aqui para corroborar tua opinião, enquanto o Google te desmente…

                    • Dionizio Montisolli Cavalcante
                • !Marcelo Surf!

                  Exemplo as suas. kkkk

                  • Dionizio Montisolli Cavalcante

                    UHAUHAHUHAUHA!!

                    Vocês são ótimos comediantes…

                • Petrucci

                  Tampouco as opiniões de haters e garotos da marca…rs

                  • Dionizio Montisolli Cavalcante

                    Não tem uma marca que eu não tenha criticado… Próximo…

              • Marcos Souza

                Eu conheço 3 pessoas que trocaram seus EcoSport powershift pq deu problema…um deles até teve o câmbio concertado 2 vezes antes de desistir de vez do carro. New fiesta eu não soube de nenhum caso…
                Agora, o câmbio gf6 é sensacional…
                Ele percebe até a inclinação da estrada pra decidir se vai mudar de marcha ou não.

                • Dionizio Montisolli Cavalcante

                  Até agora, a maioria das pessoas que eu conheço, e que compraram o Fiesta, só reclamaram do consumo…

                  • Anderson Trajano

                    Dionizio, faço parte do New Fiesta Clube como um ex-proprietário do modelo (vendi o meu com 9.000 Km e 11 meses de uso). Os câmbios de dupla embreagem são a evolução dos automáticos tradicionais. Tanto que essa tecnologia está sendo usada por grandes montadoras mundo a fora. Porém, a Ford errou na receita do seu Power Shift. Tanto que nos Estados Unidos, ela teve que estender a garantia das caixas para 5 anos, dada a quantidade de problemas. No Brasil quem ainda não teve problema vai ter. Conforme números da CSS que me atendia, a cada 10 carros vendidos com esse cambio, 8 retornaram com algum problema. Em alguns casos, como o meu, nem a troca das embreagens por 2 vezes resolveu os constantes problemas com patinação e trepidação. Se você conhece alguém com o carro e que ainda não teve o problema, alerte ele, pois um dia ele ainda vai ter. Segue um bom material para a leitura:

                    http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

                    • Petrucci

                      Petição pública que qualquer um assina, sem Renavam e comprovação de CPF? Dispenso.

                      Engraçado que nos Focus 2.0 GDI, em carros Ecoboost e carros da Volvo ninguém reclama do Powershift…

                      Jóinha!

                    • Edson Fernandes

                      Petrucci, me desculpa, mas no Reino Unido e Alemanha se olhar por foruns vc verá que há sim consumidores reclamando do cambio. E são os mesmos problemas.

                    • Petrucci

                      Assim como do DSG… de todos… mas não vemos problemas graves além de barulho nos fóruns internacionais.

                    • Edson Fernandes

                      Isso é verdade. A reclamação da retenção de marchas também existe para o DSG da VW (China e Alemanha).

                      O da Ford teve sim reclamação no Focus de trepidação. Mas a maior reclamação é a perda de força rodando com o carro onde a concessionaria apenas faz a reprogramação e o problema surge novamente.

                    • Petrucci

                      Trepidação e patinação ocorrem apenas nos carros sem bomba de alta. Nos carros GDI/Turbos, isto não ocorre, pois o software é outro e há peças diferentes para a caixa aguentar o torque (força) bem maior. Veja que nos Volvos, Focus GDI e carros Ecoboost isto não ocorre.

                    • Edson Fernandes

                      Petrucci,

                      Já houveram casos no Brasil de focus com trepidação e eram 2.0. Só para supracitar:

                      http://www.pardalcarioca.com/carros/artigos/ford-focus/diario-ford-focus-problemas-com-o-cambio-powershift/

                    • Petrucci

                      Cara, leia atentamente. Eu mesmo li e fiz reclamação no 0800 da Ford alegando que meu carro estava com problema no câmbio.

                      Leia: ” Focus Titanium. Com 600 km o carro passou a apresentar barulho metálico (como se estivesse atritando ferro com ferro) nas mudanças de marcha abaixo das 2500 rpm e demora nas retomadas, engasgando quando se precisa acelerar.”

                      ” “Tenho um Focus 2.0 Powershift que está com o mesmo problema de
                      trepidação quando a troca for em marchas baixas e em subidas. A
                      autorizada fez uma reprogramação do sistema, como o problema persiste
                      fui orientado que deverá ser realizada a troca do conjunto de embreagem.
                      Outra coisa que percebi e a autorizada não resolveu, é um barulho de
                      engrenagens quando o veículo está em marchas baixas com pouca
                      aceleração.””

                      “Jairo também enviou o seu problema com o câmbio trepidando. O dele é um
                      Titanium com 17 mil km. Ocorre na retomada e o câmbio parece indeciso
                      quanto a qual marcha engatar.”

                      TUDO isto aconteceu com o meu carro e era a BOMBA DE ALTA que deu pau. Substituída, TUDO isto sumiu, exceção ao barulho metálico que existia na A200 e Jetta TSI também.

                    • Edson Fernandes

                      Entendido. O que me deixa curioso é… se essa é a solução, porque ainda o pessoal anda tendo os dissabores principalmente com Fiesta? É nessa situação que vemos que a Ford poderia ter uma postura mais assertiva sobre esse problema.

                • Edson Fernandes

                  Só um detalhe… isso é algo que qualquer cambio automatico atual faz viu… inclusive os de 4 marchas.

                  A maior reclamação dos cambios do Corolla e Civic (esse de 5 velocidades) é que qualquer inclinação ele reduz (justamente para dar a força necessária) e isso é cobrado no posto de gasolina…

        • Thiago A

          Eu, que uso carro principalmente na cidade, não vejo vantagem nos automatizados pelos seguintes motivos:

          a) preço: deviam custar metade de uma caixa epicíclica ou CVT para o consumidor final, mas na concessionária vejo que custam o mesmo;
          b) frequência de reparo: É um tal de trocar atuador que eu não encontro paralelo nos carros manuais. E a peça ainda custa o dobro!
          c) o soluço continua… asfixiado, mas ainda está lá….

          No final das contas, declaro meu amor incondicional ao conversor de torque. Ele cobra seu preço no consumo mas dificilmente te esfaqueia pela costas hehehehehehehe

          P.S.: Parabéns ao autor do ‘carro da semana’ pelo relato. Se os relatos trouxerem informações diferentes, eu acho uma boa!

          • BillyTheKid

            Quando você se refere aos automatizados, está falando dos de uma embreagem (I-motion, Dualogic) ou de dupla embreagem (PowerShift, DSG)? Sempre imaginei que os últimos dois fossem sem “soluço”, além de terem trocas rapidíssimas.

            Mas quanto a manutenção, esses de dupla embreagem parecem incomodar bastante, enquanto conversor de torque e CVT parecem ser bem mais confiáveis.

      • Stark

        Reclame na concessionária que seu câmbio está trepidando, esse é um problema comum dos Fiestas Powershift até 2014. Alguns 14/15 também apresentam isso, mas com menos frequência. Já os fabricados em 2015 parecem não sofrer mais com isso.

        Eles vão reprogramar o seu câmbio, e se o defeito continuar trocam o kit de embreagem por outro que não trepida mais.

        Ps.: o meu é manual. Isso tudo que falei foi baseado no relato de outras pessoas.

        • !Marcelo Surf!

          Já reprogramei, depois disso diminuiu mas as vezes acontece

          • Stark

            Estão falando em um novo kit de embreagem série “F” que resolveria o problema em definitivo.

            • !Marcelo Surf!

              Valeu, vou fazer neste mês a revisão de 20k e vou questionar

      • Marcos Souza

        A relação do câmbio do Sonic pró ônix é diferente? Não sabia dessa…o que na sua opinião é diferente e melhor???

        • !Marcelo Surf!

          O problema do Sonic são a 5 e 6, a quinta é curta e a sexta é longa demais, então na estrada quando tá em 6a. e você exige do motor ele pede 5a. mas aumenta muito a rotação, e depois volta pra 6a. com a rotação muito baixa e não segura. parece que a engenharia retrabalhou o ônix para funcionar com um motor mais fraco e na minha opinião ficou bem melhor, o carro anda bem menos claro, com motor 1.4 ante 16 16v porém, o cambio tem as relações mais bem resolvidas o que acaba compensando no final das contas.

          • Marcos Souza

            Entendi…isso eu notei no meu tbm…pra não ficar trocando muito, eu travo na sexta. Mas esse problema tbm ocorre no cruze do meu pai…ele fica reduzindo a marcha direto tbm. Acho que eles fizeram isso pelo número de válvulas..motor 16v tem mais torque em alta e motor 8v tem mais torque em baixa rpm.

            • !Marcelo Surf!

              Eu tbm fazia isso, rss Mas isso é só um detalhe o que não deixa de ser um ótimo cambio. O problema é que de 2009 para cá eu tive 13 carros automáticos rodando 100km/dia, o que me deixou mais criterioso que o normal. Abs!

              • Marcos Souza

                Só mais uma pergunta…VC chegou a trocar o óleo de algum desses câmbios? To pensando em trocar o do meu logo. Ta com 47 mil e eu rodo 2500 km por mes. O manual diz q não precisa nunca, mas acho que é melhor colocar um lubrificante novo com o tempo

                • !Marcelo Surf!

                  Eles recomendam troca a cada 5 mil mesmo que seja o sintético para 10 mil, porém eu trocava com 10 mil por rodar 90% em estrada, neste caso não tinha problema. Agora se você pega muito transito pesado é melhor trocar a cada 5 mil mesmo.

                  • Felipe S. Rangel

                    Acho que ele perguntou sobre o óleo do Cambio. Li que é bom trocar por volta dos 80.000 km.

                    • Dionizio Montisolli Cavalcante

                      Felipe, só uma pergunta: como é o comportamento do ônix nas curvas??!!

                    • !Marcelo Surf!

                      valeu, agora que eu vi…

                  • Marcos Souza

                    Eu tava me referindo ao óleo do câmbio…eu faço minhas trocas a cada 10mil pq só pego estrada…e o óleo do Carter ta sempre limpo

                • Felipe S. Rangel

                  Li que é bom trocar por volta dos 80.000 km.

                • Wagner Lopes

                  O óleo é a vida do câmbio. Beirando os 50.000km o nível de contaminates já está muito alto e começa a prejudicar a caixa. Eu não passo de 40.000km.

                • !Marcelo Surf!

                  Sorry, te respondi do motor e vc perguntou do cambio. Eu nem sei pois vendi eles com 30 e 40 mil km, mas o amigo Felipe te respondeu. Abs!

                • Edson Fernandes

                  Pode trocar. Se seu uso é alto em transito urbano, troque sim. Assim evita dores de cabeça no futuro.

          • Felipe S. Rangel

            Interessante relato! Valeu!

      • Felipe S. Rangel

        Realmente. A Fiat então, aplica o Dualogic até nos médios…

        • !Marcelo Surf!

          Com certeza a fiat é a campeã no quesito de empurrar porcaria goela abaixo dos seus consumidores e o pior de tudo é que eles vendem e cobram o mesmo preço de um AT normal. Na europa, normalmente existem as 3 opções para um mesmo modelo, ou seja, MT, Automatizado de embreagem única e AT, sendo que o automatizado é metade do preço do AT. Isso seria o justo, pois assim a pessoa saberia que está adquirindo algo inferior ao optar pelo automatizado. Aqui eles vendem como se fosse caixa automática. Eu tive uma experiencia num css Vw o qual a vendedora me garantiu que o cambio i-motion do Fox era exatamente igual do Golf DSG, para eu comprar sem medo. Depois dessa obviamente eu saí da loja.

          Mas, pelo que eu verifico, os seus clientes, apesar do vendedores tentarem os enganar, estão ficando mais informados e deixando este dualogic de lado, pois a representatividade dele não deve ultrapassar os 2%.
          Eu mesmo já tive um Punto 2008 MT e gostaria de ter um destes novos mas AT, pois foi um carro que gostei bastante, mas tive que recorrer a outras marcas pq, infelizmente, a fiat só disponibiliza o dual.

    • StationW

      Iria de fiesta…

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        O Fiesta é indiscutivelmente superior, não tem nem o que comparar…

        • Pedro Rocha

          Espaço interno.

          • Stark

            Espaço no banco traseiro do Fiesta é ruim mesmo, mas pra quem usa pouco não influencia tanto. Já o espaço na frente é amplo.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Alguns centímetros não fazem tanta diferença…

            • Edson Fernandes

              Ahhhh faz!

              Enquanto no Onix cabe uma pessoa de 1,87m (minha altura) com alguem de 1,87m como condutor, o Fiesta não cabe uma criança atrpas de mim. (e incrivelmente é menor que o C3 que possuo!!)

              Então sim, faz toda a diferença alguns centimetros!

              • Dionizio Montisolli Cavalcante

                Eu tenho 1,75m e não vejo tanto alarde assim, mas gosto é gosto.

                • Edson Fernandes

                  Como eu acabei de te explicar. Não cabe outra pessoa atrás de mim, devido a minha estatura. Qdo coloco 4 pessoas no meu C3 eu tenho que recuar o banco e fico desconfortavel, no Fiesta nem recuando eu encontraria algum conforto.

                  Isso eu avalio sim, mas no caso do Fiesta eu optaria por aquilo que ele oferta e não pelo espaço interno.

        • !Marcelo Surf!

          o concorrente do onix é o ka

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Era, já subiu tanto…

            • Felipe S. Rangel

              O Onix ficou caro. É um fato.

            • Petrucci

              Continua o Ka.

        • Felipe S. Rangel

          Verdade.

      • Felipe S. Rangel

        Mas eu quis. Só não consegui porque não tinha o carro. Estava com o filho recém-nascido e com a necessidade de uma negociação melhor.

    • Bruno Wendel Marcolino

      olha, pra você pode ser uma má escolha, mas se o cara disse que para ele foi a melhor escolha não temos como contestar.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Tem sim como contestar, o HB20 não tem espaço interior “pequeno”, como foi dito. O HB20 tem melhor conjunto mecânico, melhor economia e melhor acabamento. Ele disse que chega a fazer 15 km/litro. Só quero saber onde ele compra essa gasolina, pois quero comprar no balde!

        • Bruno Wendel Marcolino

          amigo, aprenda que cada um tem sua opinião, se pra ele foi o melhor negocio que bom pra ele que conseguiu faze-lo, se para você é ruim é simples, não compre.

          Abs.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            E eu estou respeitando a opinião dele, só não concordo com a avaliação. Respeitar não tem nada a ver com concordar..

            Abraços…

            • Felipe S. Rangel

              Mas veja que não disse que o Onix é o melhor. Disse que ele está me deixando satisfeito. Acho que o HB20 e o New Fiesta (esse de categoria superior) são carros melhores. Mas que bom que não concorda, isso mostra que temos visões e necessidades diferentes. Obrigado por respeitar.

          • Jeferson206

            Dionizio tá me lembrando o banido Braddock…

            • Bruno Wendel Marcolino

              aquele filme do Chuck Norris? kkkkk

              Não lembro desse figura.

              • Jeferson206

                O cara que se gabava por ter um Fusion aqui no fórum e não respeitava a opinião de ninguém, por coincidência esse amigão ae tem perfil novo, e esse Braddock foi banido ontem kk. Só to especulando kkk

              • Dionizio Montisolli Cavalcante

                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            • Dionizio Montisolli Cavalcante

              Eu não tenho fusion!!

              Prefiro uma 320!

              • Petrucci

                Tem uma 320? Que legal. Estou para comprar uma. Fale-me um pouco como é fazer a revisão a cada seis meses? Quanto custa e qual é o tipo de óleo usado? Em qual concessionária você faz revisão?

                • Dionizio Montisolli Cavalcante

                  Saiba ler rapaz, EU NÃO TENHO NENHUMA BMW 320i. Entre um fusion e um 320, fico com o veloster… Rsrs.
                  Estou me organizando financeiramente para ter uma…

            • Kkkk já foi banido?

              • Jeferson206

                Foi a dois dias kkk

          • Felipe S. Rangel

            Na verdade, por incrível que pareça, o Onix se mostrou o melhor negócio (como você bem disse) para mim. Não é o melhor carro, mas foi o que apresentou melhor negociação e tem agradado. Obrigado por meu apoiar! Valeu!

            • Bruno Wendel Marcolino

              Capaz meu, eu sei como é comprar um carro 0km e ter que pesquisar dias e dias para achar o melhor negócio.

              Eu acredito que um carro pode até ser melhor que outro e etc, porém a negociação não acompanha esse raciocínio.

              Quando lançaram o New Fiesta brasileiro, fui correndo ver pois achei lindo e na época estava trocando de carro. Ele era vendido por 38.900 na versão de entrada, porém ao ver que o carro era um ovo por dentro, na hora já desisti, eu ajustava o banco da frente para mim e não entrava atrás, na época eu tinha um Fox 2009 e o Fox é o que talvez tenha mais espaço interno da categoria junto com Sandero eu acho.

              Eu achei mal negócio, fora que a negociação estava ruim já que era lançamento, desisti do carro.

              Podem falar o que quiserem, que o carro é bom e bla bla bla, mas a mim não me convenceu como sendo o melhor negócio.

              Abraço.

        • Stark

          O problema do HB20 é a linha de cintura alta, que reduz a área envidraçada e pode passar essa sensação de claustrofobia.
          O espaço interno é melhor que o do Fiesta, inclusive no porta malas.

          • Marcos Souza

            Mas o ônix é mais espaçoso que os 3… Isso não tem como negar. Se colocar um ônix do lado de um fiesta, VC nota o quanto o fiesta é pequeno.

            • Felipe S. Rangel

              O Onix é visivelmente mais alto, inclusive. Mas o melhor pra mim é a posição dirigir por conta da minha estatura, com o bonus de ser um pouco mais espaçoso.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Sim, concordo! Mas é só a sensação mesmo!

            • Felipe S. Rangel

              Mas pra quem tem estatura baixa a sensação piora e pode tornar a condução desconfortável. O que acontece no meu caso. O Hb20 é um ótimo carro. Temos um e sabemos. Vários teste especializados comprovam.

              • Dionizio Montisolli Cavalcante

                Verdade!

          • Felipe S. Rangel

            Mas pra quem tem estatura baixa a sensação piora e pode tornar a condução desconfortável.

        • Felipe S. Rangel

          Gasolina Comum, Velocidade a 80 Km com a 6a marcha travada. Rodo 100 km por dia, 80% em rodovia plana.

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Obrigado! Desejo a você tudo de bom…

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Agradeço você pela avaliação, ajudou muita gente aqui que estava indecisa!!

            Muito obrigado!

            • Felipe S. Rangel

              Obrigado. Seus questionamentos são muito válidos. Perceba que não sou fã do Onix ou da Chevrolet. É um bom carro, mas hoje não compraria outro. Pelo contrario, sou apaixonado por carros franceses.

        • Felipe S. Rangel

          Mas o Hb20 é um ótimo carro. Acho que ele é superior ao Onix. Só não me encaixei bem nele, sobretudo por minha baixa estatura. No geral o Onix é um bom carro.

    • Vitorugo V.

      Pois é, compartilho da sua opinião. Para mim é a pior escolha na categoria disparado.
      Mas cada um tem seu gosto e suas prioridades né?

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Ele disse que o ônix faz 15/litro. Nenhuma revista conseguiu isso.
        .

        • Bruno Wendel Marcolino

          de repente as revistas deveriam contrata-lo para fazer medições de consumo….kkkkk

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Kkkkkkkkkkkkkk

          • Felipe S. Rangel

            Gasolina Comum, Velocidade a 80 Km com a 6a marcha travada. Rodo 100 km por dia, 80% em rodovia plana…

            • Felipe S. Rangel

              Com piloto automático ativado, realizando poucas ultrapassagens.

            • Raphael

              aí sim, está explicado…a 80 km/h de 6° marcha, sem fazer ultrapassagem e 80% do percurso em rodovia plana é uma condição super favorável ao consumo….

        • BillyTheKid

          O NA, quando testou e fez vídeo sobre o Onix 1.4 há alguns anos, conseguiu mais de 15km/l na estrada, com gasolina. Era manual, mas o automático tem 6 marchas, então não duvido que tenha consumo similar em longas distâncias.

        • Raphael

          ele mencionou velocidade de cruzeiro, só se a velocidade de cruzeiro dele for 60km/h…kkkkkkkkkkkkkkkkkk, brincadeiras a parte, seria interessante ele mencionar qual seria a velocidade de cruzeiro, condições na medição, carro cheio, carregado, ar ligado ou desligado, se ele mediu na bomba ou foi pelo Computador de bordo, pois essa média me parece surreal para esse motor 1.4….sinceramente….

          • Marcos Souza

            Em terreno plano, a 110, sexta marcha, deve ficar com umas 2300 rpm… Fica econômico mesmo…

          • Felipe S. Rangel

            Velocidade a 80 Km com a 6a marcha travada e piloto automático ativado. Rodo 100 km por dia, 80% em rodovia plana…

        • Marcos Souza

          Em sexta marcha a 110, se a rotação estiver na do meu, deve ficar em torno de 2300… O carro fica bem econômico…

          • Felipe S. Rangel

            Velocidade a 80 Km com a 6a marcha travada e piloto automático ativado. Rodo 100 km por dia, 80% em rodovia plana.

      • Felipe S. Rangel

        Pode ser o pior da categoria, sim. Mas se você procurar um carro compacto (pode excluir os compactos premium) com cambio automático (pode excluir os automatizados mono-embreagem) as opções são pouquíssimas. O Pior pode nem ser o pior, de fato.

        • Rodrigo R

          “2) possuir, no mínimo, câmbio automático (de verdade) ou automatizado de dupla embreagem.”

          Pelas comparações feitas, você já queria o Onix, ou não tem como não ter escolhido o New Fiesta equivalente, ainda mais por oferecer muito mais segurança do que um Onix.

          Mais segurança, mais motor, mais novo, mais tudo o que o Onix não tem.

          Qual o ano que você comprou o carro ? 2013 ou 2014 ?

          • Felipe S. Rangel

            Não, eu queria o New Fiesta. É o carro que eu compraria novamente. A negociação e a ausência de um carro para entrega me impediram de comprá-lo. O que eu quis dizer é que o New Fiesta é, de fato, um carro superior. E se você comparar só os compactos de entrada com cambio automático de verdade sobrarão poucos. Entre eles o HB20 que é um ótimo carro, até melhor que o Onix, mas que não me trouxe bem estar ao dirigir. Digo porque temos um em casa. Mas os outros são quais?

            • Edson Fernandes

              O que seria esse bem estar( que vc se refere ao HB20) Felipe?

              • Felipe S. Rangel

                A linha de cintura alta me prejudica e o banco parece ser muito baixo, ainda que conte a regulagem de altura. A posição que me deixa com mais “visão do mundo ao redor” me causa dor nas costas no HB20.

                • Edson Fernandes

                  Entendi. E tem outro detalhe que tanto o Onix como o HB20 falham na questão de “ajuste de altura” do banco:
                  Eles não são na realidade ajuste de altura do banco e sim apenas do assento. Ou seja, só se sobe a parte onde vc se senta e não o banco todo.

                  Possivelmente esse ajuste do HB20 que deve trazer esse desconforto a ti. Como o Onix é mais alto, vc fica em uma posição de dirigir mais “poltrona”, ela te deixa mais relaxado na condução também.

    • Rodrigo

      Disse o sangue bom que nunca dirigiu um carro na vida.

      • Dionizio Montisolli Cavalcante

        Lá vem o eleitor do PT que espanca o oficial de justiça quando não consegue pagar a carruagem!!

        UAHUHAUHAUHAUH

        • Rodrigo

          Ao contrário de vc, eu, estou no ‘mundo automotivo’.. Compro, vendo, experimento carros… e sei muito bem do assunto.. :)

          • Dionizio Montisolli Cavalcante

            Olha, comprar e vender fusca não é lá grande coisa!

    • Fernando

      Onix é a melhor escolha. O problema é que incomoda e da dor de cotovelo a quem gosta de outras opções…

  • SDS SP

    Essa é a única versão decente do Onix, mas cobra caro. Eu olharia com mais carinho o New Fiesta.
    Mas enfim, de qualquer forma, parabéns pelo relato e boa sorte com o carro!

    • Felipe S. Rangel

      Quis muito o New Fiesta, só a negociação e a disponibilidade do carro não me permitiram.

  • Pablo Mayrinck

    E o Sonic? 4 mil de diferença você pegava o hatch LTZ

    • !Marcelo Surf!

      o Sonic não tem mais filho. Eu tive os dois, o Sonic é melhor em tudo menos no cambio, pois a relação de trocas do ônix é perfeita e a do Sonic deixa a desejar na estrada.

    • PEDAORM

      Parou de ser importado, hoje é onix a preço de sonic

    • Felipe S. Rangel

      Não estava disponível para compra. Encontrei um Sonic Sedã lindo, mas não queríamos um “três volumes” em casa.

  • Tessio R R Bonafin

    Gosto é gosto. Eu odiei a posição de dirigir do Ônix. No mais, concordo com as considerações do autor. No começo do ano testei exatamente os mesmos carros que ele considerou. Tinha escolhido o Fiesta. No fim das contas desisti do carro 0km e parti para um Civic semi-novo. Abraços

    • PEDAORM

      ótima escolha, ta se dando bem no semi novo? to pensando em fazer algo parecido.

      • Tessio R R Bonafin

        Cara, tô muito feliz com o negócio. Gastei o mesmo que gastaria para ter um compacto completo e peguei um médio com dois anos e meio de uso, 36 mil km. Vale MUITO a pena, pretendo repetir essa receita na próxima troca. Quanto ao carro em si, (lxs at 2012/13) é só alegria! Ótimo! Atende a todas minhas necessidades e sobra!

    • Dionizio Montisolli Cavalcante

      E aí? Tá gostando do carro??

      • Tessio R R Bonafin

        Adorando! Eu sempre tive carros compactos (Parati, Palio, Fiesta, Corsa, Tiida e 207) e não tem comparação. Excelente em tudo. Motor é suficiente, economia é condizente, seguro tb, confortável, bom de dirigir, etc…se pensa em um, vá fundo!
        Pensei em um Cruze tb, mas eu fico batendo o joelho no painel central, sem chance. Abraço.

        • Dionizio Montisolli Cavalcante

          Valeu meu irmão! Um abraço!

          Vou seguir seu exemplo!

  • João

    Parei onde vc disse que foi na Peugeot e o 208 ainda usa o AL4, o cambio é sim de 4 marchas, mas não o AL4, e sim AL8. #ficaadica

    • Dionizio Montisolli Cavalcante

      Também não entendi essa, o câmbio do ônix faz feio comparado ao 208.

      • PEDAORM

        208 tem uma atualização de um cambio automático antiquado de 4 marchas, o ônix usa um cambio de 6 marchas melhor e mais moderno.

        • João

          Eu não disse que o cambio do 208 é melhor. O que disse é que não era o AL4 . Isso é uma fato. Abs

          • João

            Fora que particularmente prefiro ter um carro 1.6 com cambio At de 4 (independente se seria o 208 ou Hb 20) marchas do que um 1.4 com cambio at de 6.

            • PEDAORM

              Falando só sobre o cambio, o do Onix é melhor. Eu também prefiro o 208 como um todo, comparando os 2.
              Minha resposta foi ao Dionizio, não a você. Concordo com o que você disse.

            • Felipe S. Rangel

              Concordo que é uma boa escolha. Tanto que critico a interação do motor-cambio do meu Onix.

        • Dionizio Montisolli Cavalcante

          O belo gosta da Gracyanne Barbosa, o importante é que ele gosta dela. Isso é que importa. Embora, eu prefira a Paola Oliveira!

          • PEDAORM

            kkkkkkkkk
            Pode ate ser, mais ai é uma questão de gosto.
            O fato é o AT6 tem mais marchas, escalonamento melhor, e ainda tem trocas mais rápidas.

            • Dionizio Montisolli Cavalcante

              Sim, o AT6 é muito bom, mas há opções melhores. O HB20 e o Fiesta estão muito acima do ônix. Mas gosto é gosto!!

              Boa sorte ao comprador…

    • Fanjos

      AL4 = Lixo
      AL8 = Porcaria

      • João
      • João

        Ok. Sr da verdade absoluta. hahahahhaah DOn’t Feed The TROLL hahahah

      • João Cagnoni

        Qual é o problema com a coitadinha da AL4? O único problema da minha é ter 4 marchas, e nada mais.

        • GPE

          E detonar o desempenho e consumo do carro. Só vc ver os números de um a C3 manual e um C3 AT, por exemplo

          • João Cagnoni

            Mesmo desempenho. Eu pensava como você (e olha que eu tenho um C4 AL4), mas os testes de desempenho não são feitos pisando com os dois pés. Se você tirar o pé do freio e jogar pro acelerador, o carro não responde igual ao manual (e nenhum AT com conversor de torque responde). Já fiz o teste do lado de um C4 manual e vi que andam exatamente a mesma coisa, no caso do manual tem uma “sensação” de potência maior por causa da marcha adicional.

            • GPE

              Arrancando do zero nenhum carro AT tradicional vai andar igual ao manual. Sempre vai andar menos. E, mesmo saindo em velocidade, o manual vai ganhar pq o conversor de torque rouba um pouco de potência do motor

        • Boris

          1) Consumo
          2) Trancos ( melhorou com reprogramação )
          3) Eletrovalvulas dão pau com frequencia.

          • Atley jackson

            O cambio novo chama-se AT8 ( e não mas AL4 ) no qual a PSA fez um “bom trabalho” na reprogramação do mesmo, substituindo as problemáticas solenóides/eletroválvulas, e acertando no escalonamento do câmbio. Fiquei 2 dias utilizando um 2008 com esse cambio e e confesso que fiquei “surpreso” com o resultado, e de vários at4 que ja andei que ninguem “mete o pau”, o da PSA hoje não esta devendo em nada. Mas ja esta mais que na hora de todas as marcas abandonarem tal cambio.

            • Wagner Lopes

              Exato. O resto é conversa fiada de internet. Eu tenho um 407 com a AL4, já com 60.000km e não tenho nada, nada mesmo a reclamar dela.

              • Felipe S. Rangel

                Wagner, Acredito nisso também. Os meus AL4 não quebraram, mas a PSA levou muito
                tempo para tentar desmistificar ou corrigir os problemas iniciais.

            • Felipe S. Rangel

              Ficou bem mais esperto mesmo. Testei na época um 308 e logo depois um 208. Mas bem que o 208 merecia um cambio melhor.

          • Wagner Lopes

            Eletroválvulas dão pau com frequência na mão de oportunistas que aproveitam a ladainha de internet pra fazerem seu troco extra encima dos desavisados.

            • Felipe S. Rangel

              Acredito nisso também. Os meus AL4 não quebraram, mas a PSA levou muito tempo para tentar desmistificar ou corrigir os problemas iniciais.

            • Boris

              todo carro dá problema. e fatos sao fatos.

          • João Cagnoni

            1- O meu faz 8km/L na cidade aqui em SP, está bem longe de ser ruim. O meu é só à gasolina, o que percebi é que quando virou flex, o consumo piorou muito (e o AL4 não tem nada a ver com isso). 2- Trancos? Não existem (leia o item 3). 3- Deram pau nas primeiras versões, foram substituídas há mais de 5 anos. Os câmbios com problemas nas eletroválvulas apresentam sim um tranco, mas os outros, não. Hoje as eletroválvulas são Borg & Warner.

      • Bruno Wendel Marcolino

        Poderia ser pior, poderia ser AL3.

        Pensa bem…

        • Pedro Rocha

          Ou trancologic.

    • Felipe S. Rangel

      Não é AL8, João, É AT8! E sim, na prática é um AL4 com algumas
      modificações. Sou um dos moderadores do Clube Peugeot, já possuí 05
      Peugeots e tenho um pouquinho de base para falar que no, fim AT8 é
      basicamente um AL4. O funcionamento do At6 é mais suave que o do AL4 ou At8 da PSA.

  • Adriano Vieira

    Apesar de eu preferir como está o dele, esse carro não tinha que ter roda com detalhe escuro?

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Acho que escondeu na sujeira

      • Felipe S. Rangel

        Verdade…rssss… Solicitei a troca pelas rodas do Prisma no processo de compra. Não curti muito as rodas pretas. Valeu a observação.

    • Felipe S. Rangel

      Solicitei a troca pelas rodas do Prisma no processo de compra. Não curti muito as rodas pretas. Valeu a observação.

  • Junoba

    Eu optaria pelo HB20 ou Celer. Além do Onix ser mais caro, não me agrada no visual.

    • PEDAORM

      Tava faltando voce para dizer isso Junoba!!!

    • Bruno Wendel Marcolino

      O Celer não é comparação valida, já que o cara falou que queria automático.

      Uma pena a Chery não colocar um cambio AT no Celer.

      • Junoba

        Dizem que vai chegar com CVT. Mas quando eu disse do eler, foi em todas as versões, não só de AUT.

        • Bruno Wendel Marcolino

          só quis dizer que o Celer não vira opção valida para o cara que mandou esse post, já que ele queria automático.

          Para mim também é uma das opções no segmento.

  • André Maia

    Realmente quando se vai comprar carro automático o negócio fica difícil.
    Quanto ao Onix, nada a declarar.

  • CorsarioViajante

    Desmistificando o Onix… rs
    Também sou fã do controle de cruzeiro, aliás é um dos itens que mais valorizo hoje. Pena que ainda é tão raro.
    De resto, achei seu relato legal. Realmente parece que o grande contra dele é mesmo o motor. Daí cada um opta pelo que lhe agrada, vc optou e está satisfeito.

    • Felipe S. Rangel

      Muito obrigado. Ele atende bem, mas falta motor e sobra preço… Valeu!

      • CorsarioViajante

        Nós quem agradecemos pela opinião do dono.

  • StationW

    R$ 10000 no fiesta na troca do Fit? Sério?

    • Felipe S. Rangel

      Verdade absoluta!

  • Douglas

    Mora no norte do ES, cidade do interior e queria um carro automático e piloto automático.
    Não vejo vantagem nisso. O piloto mal dá pra suar em nas estradas do ES devido a pista simples e relevo ondulado e cheio de curvas. Carro automático fora de Vix é desperdício.

    • Felipe S. Rangel

      Rodo 100 km por dia, 80% em estrada, pois moro a 45 km de distância do meu trabalho.

      • Douglas

        Felipe, tinha um Corolla Brad AT e usava pra ir de Vix a São Gabriel 1x por mês. Sinceramente, carro AT pra estrada é desperdício.

        • Felipe S. Rangel

          Realmente. Mas minha esposa, por exemplo, não se sentia segura para dirigir um manual, pois sempre dirigiu carro automático. E depois que a gente se acostuma conforto é difícil abandoná-lo. Mas você tem razão…

  • João Cagnoni

    Era bem fácil resolver o caso da direção dura do C4, só custava trocar as rodas 215 R16 por uma 175 R14 desses populares. Ficaria leve igual algodão.

    • Jeferson206

      Acredito que melhoraria, más acho que é algo relacionado a D.H da PSA, meu 206 não tem a direção tão leve quando comparado com as demais…

    • oloko

      kkkk ta de sacanagem né? E a estabilidade? E pra fazer uma curva? Um carro como o c4 foi feito para ter esse pneu, ai tu vai la e me coloca um pneuzinho 175 carniça num carro desse? Beleza fera

      • Felipe S. Rangel

        Mas o C4 (hatch) era um carro muito bom! Sem dúvidas, o melhor que tive! E olha
        que já tive o “tão venerado” Toyota Corolla XEi 2006 Automático.

      • João Cagnoni

        Eu falei em um tom de brincadeira. Mas você acha que essas rodas 175 são seguras em um popular? Reflita.

    • Felipe S. Rangel

      Mas o C4 era um carro muito bom! Sem dúvidas, o melhor que tive! E olha que já tive o “tão venerado” Toyota Corolla XEi 2006 Automático.

  • Bruno Wendel Marcolino

    realmente, quem quer cambio AT em compacto o Onix ganha.

    Ainda é um segmento fraco nesse sentido, mas o cambio da GM merece destaque, pena estar associado ao motor defasado do Corsa.

    • Felipe S. Rangel

      Verdade.

  • Fernando S.

    Eu nunca teria trocado o Fiesta 1.6 por um Onix 1.4, mesmo que esse segundo tivesse cambio automático, ainda mais com uma quilometragem tão baixa. Mas desejo sorte ao proprietário com o carro. Abraço.

    • GPE

      Um Fiesta do modelo antigo é um carro inferior ao Ônix. Só o motor é mais forte. E, muitas vezes, a pessoa não suporta mais passar marchas. Por isso quer, de todo jeito, um carro AT

      • Felipe S. Rangel

        E se você comparar, o Rocam 1.6 tem desempenho semelhante ao 1.4 da GM e consumo ainda maior…

  • Lucas Kopereck

    Quando a GM vai aposentar os atuais motores 1.0 e 1.4? tem um produto relativamente bom,mas peca insistindo com os motores monzatec.

  • Fernando S.

    Boa tarde, colegas. Como fazemos para poder enviar relatos?

  • Minerius Valioso

    Uma coisa que não entendo: se no Onix colocaram a mesma caixa de câmbio do Cruze, então por que a PSA não se esforça em colocar a caixa Aisin nos seus compactos?

    Em relação ao Onix, eu andei de táxi num Prisma, e me surpreendi positivamente com a suspensão macia e o quase inexistente ruído de acabamento. Mas não justifica o alto preço não.

  • _William

    Onix é um carro que EU não compraria de jeito nenhum.

  • Cidadão

    Faltou falar o consumo na cidade

    • Felipe S. Rangel

      Faz cerca de 9 km/L na cidade…

      • Cidadão

        Valeu. Não tá tão mal para um automático. Mas o Fit pode fazer uns 12 km/l. Pena que a concessionária não quis vc como cliente

        • Felipe S. Rangel

          Não quis mesmo, uma pena. Compraria o modelo antigo que estava sendo substituído por uma nova geração e nem assim se esforçaram para negociarmos.

  • Boris

    Eu fiquei nessa dúvida entre Onix AT e HB20AT
    Fui no HB20X pq precisava de motor forte para a estrada ( mesmo o consumo sendo o do mussum) e estou satisfeito.
    o New Fiesta estava fora de questao pois meu cunhado e meu sócio compraram pra suas esposas e agora os dois tao tentando trocar o cambio na garantia. Segunda marcha patina nos dois

    • Felipe S. Rangel

      O Hb20 é ótimo carro! Só não me senti bem dentro dele, principalmente por causa da minha baixa estatura.

  • Mauro Schramm

    Os “finalistas” do processo de escolha de um compacto lá pra casa foram Fit EX CVT e Fiesta Titanium PS. Ficamos com o Ford pelos itens de segurança e preço, visto que espaço no banco traseiro não era critério entre os mais importantes.

    • Felipe S. Rangel

      O New Fiesta Titanium é maravilhoso! Fiz diversos “test-drives”

  • Gran RS 78

    O Onix merecia ter o motor do Sonic, 1.6 16v, pois esse 1.4 já passou da hora de aposentar.

    • Felipe S. Rangel

      Verdade absoluta!

  • Bikudin

    Gosto de alguns carros da GM, mas foi uma pena não ter dado certo com o Honda Fit, na minha opinião valeria a pena espqerar, vender o Fiesta e pegar um Fit CVT. Mas boa sorte com o Onix Automático pois considero um bom carro.

    • Mr. On The Road 77

      No relato diz que, na época, ainda era o Fit antigo, com câmbio aut. de 5 marchas.

      • Bikudin

        vixi… mas ainda assim eu acho q iria sair ganhando.

      • Bikudin

        Vc tem razão, ainda era o antigo, mas mesmo assim ainda é melhor em conforto confiabilidade e muito mais no espaço interno.

    • Felipe S. Rangel

      Foi mesmo, principalmente que estava com um filho recem nascido. Toda a praticidade do FIT é única…

      • Bikudin

        Só errei em dizer q é CVT pois ainda não tinha saido, mas mesmo assim o Fit automático de 5 marchas ainda é melhor.

  • Atley jackson

    Sorte ao proprietário que esta feliz com o carro. Mas a minha opção seria o 208. A final o que é melhor? um fraco motor 1.4 8v com um bom cambio AT6, ou um motor 1.6 bem mais forte com mais torque e um cambio AT4 satisfatório? Pelo conjunto, segurança, opcionais e design eu iria de 208 sem dúvidas.

    • Felipe S. Rangel

      Me pediram R$ 64.000 no Griffe. Era muito para as minhas condições. Comprei o Onix por R$ 50.000.

  • Rodrigo

    É o relato também de inúmeros clientes meus que compram o Onix… parabéns Felipe!

    • Felipe S. Rangel

      Obrigado, querido! Tentei ser bem curto e prático. O Onix é um bom carro. Só há muita polêmica em torno dele.

      • Rodrigo

        A Chevy é tão polêmica como Corinthians, Mamilos, Religião, Opção Sexual… etc.

  • lucasfs

    Por favor corrijam o texto antes de publicar: Imprensao fica difícil!
    EDIT: um cara com um vocabulário tão rebuscado, escrever imprensao foi de doer.
    Quanto ao que interessa, gosto muito do onix, se pudesse teria um, acho o mais racional desses hatches “””””populares””””””. Parabéns pela compra!

    • Felipe S. Rangel

      Desculpe, foi um erro não percebido. Mas é um bom carro sim.

      • lucasfs

        Tranquilo cara, erros acontecem, ninguém é perfeito.
        Parabens pela gravata!

        • Felipe S. Rangel

          Obrigado, amigo! Quis fazer um relato breve, pra desmistificar alguns pontos.

  • MarcioMaster

    Parabens pelo carro e relato, de fato tambem acho um belo carro e que mudou o segmento de compactos no Brasil, pena são os infelizes comentários partidários por aqui, sem ao menos terem o veiculo. Recentemente comprei uma Spin para minha esposa pois precisava dos 7 lugares, e estou muito satisfeito com o carro e com o rendimento e consumo do velho 1.8, mas não teria coragem de postar algo aqui.

    • Felipe S. Rangel

      Sempre existirá preconceito por parte de alguns. Eu mesmo torcia o nariz quando via o Onix. Fiz um test-drive só pra conhecer e me surpreendi. Depois dei voltas em vários concorrentes e não me esqueci do pequeno GM. Voltei, refiz o Test-drive e não me importei muito com ficha técnica. Os motores são antigos, sim. Mas isso não os torna necessariamente ruins. O 1.4 do meu Onix é melhor que o 1.6 Rocam do meu ex-fiesta. Temos carros bons, com razoável conforto, praticidade, com uma plataforma bem acertada e sim, moderna. Os outros é que se esquecem das qualidades e repetem sempre os mesmos discursos… Boa sorte com a sua Spin. É um ótimo carro!

      • MarcioMaster

        Com certeza meu caro, o preconceito sempre vai existir, sobre a plataforma ela é muito boa mesmo, muito estável. O nivel de ruido da carroceria e dos plasticos é praticamente zero, são bons carros com plataforma moderna e mecanica simples.

  • Gian

    O bom de comprar Onix é que quando vc vai vender, seu carro usado deve estar mais caro do que quando comprou, já que o preço do zero km sobe todo mês.

    • Felipe S. Rangel

      Comprei por R$ 50.000, a Fipe está em torno de R$ 45.000, mas o mercado me oferece 38-40.000… No Hb20 Premium automático foi comprado por 52.000, tem a FIPE muito próxima de R$ 45.000.

  • Wagner Lopes

    Chevrogol de novo nãaaaaaaaao….

    • Felipe S. Rangel

      kkkkkk… Lembra mesmo! :)

  • Marcos Souza

    Falam mal do 1.4 do ônix…mas a VW colocou imotion nno up 1.0 e a fiat colocou dualogic no 500 1.4 e no novo uno…a diferença é q esse gf6 é muito melhor que estes citados…agora o preço, eu paguei 50 mil no meu Sonic at. Que é 1.6 16v…

  • Só não concordei com a tal da beleza do “ice blue”. Eu sei achar esse acessório de gosto duvidoso… rs. Mas como o próprio escriba disse, beleza é algo bem subjetivo.
    Bom relato, carrinho bacana. Parabéns.

    • Felipe S. Rangel

      Minha esposa pensa como você. E geralmente as mulheres são as que mais gostam desses detalhes. Obrigado, amigo.

  • Drone gibim

    Parabéns pela felicidade com o carro.

    ¨Aliás, considero o Onix um carro moderno, com boa plataforma, alinhado a Sonic e companhia.¨

    Mas creio que o Onix é derivado do Corsa.

    • Felipe S. Rangel

      Ele usa a mesma plataforma do Sonic.

  • Gabriel R. P.

    Eu já andei falando isso por aqui, vou repetir. Não existe carro automático (de verdade ou automatizado de dupla embreagem) com computador de bordo e piloto automático (os três em conjunto) na faixa de preço do Onix. O Fiesta SE não tem piloto automático, mesma coisa que o FIT EX. O Onix está sozinho no mercado pra quem quer esses três opcionais.

    • Felipe S. Rangel

      Exatamente. E era o que eu queria. Meu carro anterior ao Fiesta (um C4 hatch) me deixou muito mal acostumado…

  • poleta

    ótimo relato, apontando vantagens e desvantagens, não somente o famoso “aahhh meu carro é o melhor de tds…”

    • Felipe S. Rangel

      Muito obrigado. O carro é bom, mas podia ser melhor e mais barato.

  • Gabriel Mazzi

    Eu tenho um desses, acabei de comprar, estou a um mês com o carro. Tirei 0km.
    Também acho o carro excelente, mas o motor falta um pouco de força em algumas situações mesmo e achei meio gastão, mas meu carro ainda tem só 1.000 km…

    Quando ao barulho interno, eu achei o carro bem silencioso. E a qualidade do sistema de som é excelente. Já vi o do HB20, o do Onix destrói fácil o coreano nesse quesito.

    • Felipe S. Rangel

      É verdade. Temos um Hb20 aqui e a qualidade de som é horrível. O carro tem vantagens e desvantagens como o nosso. Só me preocupo com as pessoas que descartam todos os relatos sobre a qualidade por causa de problemas pontuais como a “defasagem” do motor. Dizer que o Onix merecia um motor mais moderno e eficiente é justo. Dizer que o carro é ruim só por isso é generalista demais. Nosso carrinho é bom! Precisa melhorar em diversos aspectos, mas tenha certeza de que está a bordo de um carro valente e que te trará muitas alegrias! Boa sorte amigo! O consumo vai melhorar um pouco (pouca coisa mesmo, na cidade ele é gastão). Não se preocupe com o que pode ouvir. Curta o som do seu carro… rsss

  • afonso200

    esses ruidos em estrada que invadem a cabine é que me deixam loko, por isso peguei um sedan grande V6 seminovo em vez de um onix AT 0km ou HB20S AT

    • Felipe S. Rangel

      Incomoda muito mesmo. Mal dá para conversar ou ouvir um som “ambiente”… E pior que o Cruze do meu pai também é bem ruidoso, apesar de ser um carro de categoria superior.

      • afonso200

        pois é o meu 2011 azera, voce abre a porta e vê as almofadas de isolamento dentro da lataria do paralama, isso tem, em todo ele até no teto, nas portas sao coladas espumas tudo pra evitar o ruido,,,,,todos carros vendidos no BR sedan medios, HR-V, tudo com ruido, a 110km/h nao da nem pra conversar,,,,,nossa no azera nao se ouve nadaa

  • Agnaldo Gastaldi

    Não acredito que ele preferiu a porcaria do Onix doque os outros melhores

  • matheus

    Queria ver a de um UP ou Ford Ka hehe

  • Henrique Benevides

    eu tenho um também, LT automático, concordo com tudo que o cara falou ai, agora falando da concessionaria da minha cidade é um lixo, a minha sorte foi que eu fiz amizade com um mecânico, mas nem lavar o carro, aquelas pestes lavam, um absurdo!

  • Rafael Jandre

    Cheguei a considerar o Onix LTZ 1.4, mas fiquei com HB20 Premium 1.6. Motivo? Motor. O Ônix a despeito de seu design controverso, tem acabamento honesto pro segmento, não deve muito pro HB20, mas como disse antes, o motor jurássico, fraco e beberrão me fez desistir. Ele deveria ter nascido com o motor 1.6 do Sonic e com uma versão de entrada com motor 1.4, o 1.0 nunca deveria ter existido.

  • Carlos Negri

    Amigo, faz 1 mês que comprei um LT 1.4 zero km. Está com 2.500 km agora. Estou bem contente. Meu ex carro foi um Fiesta Rocan 1.6 e antes disso um HB20 1.6 Sedan. Tenho que discordar com relação ao Mylink, para mim superou as expectativas como um simples sistema de som. Controla as funções do carro, reproduz videos, conecta com o telefone, entre outros. Realmente o GPS é problematico, mas se desbloquear o sistema, consegue colocar um sistema completo de sem custos adicionais. Sobre o motor, realmente não é um canhão como o 1.6 do HB20 ou do Fiesta 1.6, mas está no mesmo nivel de alguns concorrentes, como Franceses 1.5 e 1.6 8v, Fiesta e Ka 1.5, entre outros. Digo que não empolga, mas não compromente, tem muito bom torque em baixa rotação, o que faz sentir ainda menos esta diferença. A direção poderia ser mais leve. Do mais você resumiu bem, é muito confortável, a suspensão é ótima, macia. Viajar em um HB20 com 4 pessoas, é pedir para passar mal, horrível!! A posição também é ótima, os bancos são confortáveis e envolvem bem o corpo. Os comandos são intuitivos e bem localizados. Tem pontos de melhora como todo carro, acho o difusor de ar central tão ruim quando o puxador da porta. Mas é costume. A construção geral é boa, manutenção e seguro barato. E como bem disse, a questão comercial pesa em muito, valorizam bem os usados, e fazem bons descontos. Pabéns pela escolha. Fez um otimo negocio.

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