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Carro da semana, opinião de dono: Citroen C4 Pallas 2009/2010

Carro da semana, opinião de dono: Citroen C4 Pallas 2009/2010

Adquiri o Citroen C4 Pallas com câmbio manual em setembro de 2009 por R$ 58.000,00, com pagamento de R$ 29.000,00 e financiamento de R$ 29.000 em 24 meses sem juros. Este dinheiro na poupança rendeu aproximadamente R$ 1500,00, de modo que o valor do carro efetivamente foi R$ 56.500,00.


Antes do Pallas eu tive um Megane por 3 anos, vendido com 55.000 km e nenhum dissabor. Decidi pelo Pallas porque me ofereceram um valor maior na troca do que a própria concessionária Renault. Além disso, taxa zero em 24 meses é uma proposta muito interessante do ponto de vista financeiro.

Citroen C4 Pallas – processo de compra

Atualmente o carro esta com 41.000 km, e decidi trocá-lo por um Fluence, mas novamente as concessionárias Renault se mostraram péssimas para avaliar um usado. Meu Pallas está impecável, e o valor da tabela Fipe é de ~ R$ 44.000,00, mas um avaliador teve o desplante de me oferecer R$ 31.000!


Como resultado, acabei adquirindo outro Pallas mas com câmbio automático. Este novo C4 me custou R$ 61.000,00 e mais R$ 1.000 para bancos de couro, sensor de estacionamento, insulfilme e peito de aço. Novamente financiei R$ 22.000,00 com taxa zero em 24 meses, e meu carro entrou valendo R$ 40.000 na troca. Não existe nenhum outro carro que ofereça a tecnologia, conforto, e itens de série por este preço.

Supondo uma venda para particular no valor de R$ 44.000,00 e preço de compra de R$ 56.500,00, chega-se a uma desvalorização de ~22%, dentro da média do segmento.
Durante os dois anos de uso fiz as revisões na concessionária pelo preço constante no site da Citroen: cerca de R$ 300 a de 10.000 km, e R$ 510 as demais. Nenhum item me foi “empurrado”, e as revisões foram feitas em 24 horas. Não houve necessidade de troca de pneus, pastilhas, etc.

Citroen C4 Pallas – manutenção e seguro

Detonei um amortecedor em uma viagem de pescaria de 5000 km, com excesso de carga (só varas de pesca foram 25!). Após meu retorno a Citroen trocou os dois amortecedores traseiros na garantia. Nesta viagem o piloto automático foi usado durante um longo tempo, mas infelizmente este recurso tecnológico não pode ser usado regulamente aqui em Minas.

O seguro tem me custado cerca de R$ 1400,00 por ano, valor que considero excelente pelo fato de morar em Belo Horizonte. O consumo de gasolina na estrada variou entre 10 e 13 km/L, dependendo da pressa e da carga. Nunca usei álcool e não tenho o consumo na cidade.

Citroen C4 Pallas – desempenho e conforto

O desempenho do carro é satisfatório e transmite segurança nas ultrapassagens, especialmente se uma marcha é reduzida. O giro ideal do motor é relativamente alto, cerca de 3500 rpm, mas o ruído interno é mínimo. Os freios são bons, e um dispositivo denominado AFU (Assistência de frenagem de urgência) foi ativado uma vez. Um caminhão saiu da direita e entrou na minha frente, eu estava a cerca de 120 km/h perto de Petrópolis e acionei os freios sem dó.

A traseira do caminhão foi se aproximando e repentinamente senti uma freada adicional, feita pelo AFU. Felizmente o caminhão se afastou, mas creio que a traseira dele chegou a 1 metro do meu carro. Este dispositivo parece estar se tornando comum nos carros desta categoria, mas não nos japoneses…

O conforto interno é muito bom, o acabamento e a ergonomia são excelentes. O volante possui 18 funções, incluindo o limitador de velocidade, que é muito útil para se evitar multas. O ar condicionado é manual, mas dá conta do recado. A saída de ar na traseira alivia bem o calor dos ocupantes do banco de trás.

Há cintos de 3 pontos e encostos de cabeça para os 3 passageiros. O porta-malas é enorme, e até causa dificuldade para se pegar uma sacola quando ela vai para o fundo. As portas são pesadas e podem até machucar alguém em paradas íngremes. Considero a suspensão dura, o que causa desconforto em ruas esburacadas mas torna o carro seguro nas curvas e irregularidades das estradas.

Citroen C4 Pallas – custos

Minha avaliação geral é que se trata de um bom carro, com um custo de aquisição inferior à maioria dos concorrentes, e preços de revisões dentro da média do segmento.
Felizmente estou em uma fase da vida que me permite adquirir este tipo de carro a cada 2 anos. Entretanto, é bom frisar que isso não custa barato:

– desvalorização: R$ 12.500,00
– Seguro: R$ 2.400,00
– IPVA: R$ 4.000,00
– Revisões: R$ 1.800,00
– Consumo de gasolina (41.000 km, média de 11 km/L): R$ 10.000,00
– Total: R$ 30.700,00 ou R$ 0,75/km.

Por Geraldo Magela

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