Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Conheci o NA há pouco tempo e acho muito interessante a seção de carros usados da semana. É interessante a análise na vida real de veículos de todos os tipos. Resolvi contribuir. Vou apresentar um carro que comprei para ser um segundo veículo, mas que passou a ser o primeiro em muitas situações. É um Citroen Xsara GL 1999/2000 comprado há quase 2 anos, na época com 90.000 km.


Como a ideia era para ser um carro secundário, não me importei com “casamento”, pesquisei em sites sobre Opiniões do dono e me intrigou que esse carro era super bem avaliado pelos donos. O que me chamou a atenção era a questão do conforto e a estabilidade. Muitos usuários falavam que foram salvos pela sua incrível estabilidade, que não acreditaram que não tinha capotado em situações críticas, dentre outros.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Nessa pesquisa, acabei me lembrando de um anúncio que colocava a top model Claudia Schiffer num acidente para provar que o carro era seguro. Envio algumas imagens que achei pela internet. É o mesmo carro que tenho atualmente.


Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Sobre o Xsara

O Xsara é de origem francesa, fabricado em 1999 e ganho por uma senhora no réveillon de 2000 (história contada pelo ex-dono, mas parece ser bem real, o carro estava praticamente perfeito quando comprei e com 90.000 km bem realistas). Negociei com o proprietário por um valor fechado de “10 paus”.

Logo que peguei o carro, troquei o óleo e, como pretendo ficar muito tempo com ele (até acabar rs), já apliquei uma dose de Militec para que o motor rodasse tranquilo por muitos km. Ainda, troquei as velas, as bandejas estavam com algum rangido, aproveitei e troquei a suspensão toda (aproximadamente, uns R$ 1.700,00 nessa brincadeira).

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Os problemas que tive: em alguma troca de óleo, deixaram um parafuso do protetor (por sinal, um mega protetor, chapa de aço com uma espessura considerável) raspando na mangueira do ar e houve perda de gás, isso só foi descoberto depois de 3 recargas… E a válvula termostática que deu problema e foi trocada. Só compro peças originais de uma concessionária em São Paulo, pago antes e eles me mandam via Sedex, chega rapidinho. Além disso, troquei 2 pneus dele, um par que veio ainda está bom.

Não existem pontos de ferrugem na carroceria, nota-se que a espessura da chapa do carro é bem maior do que a dos veículos atuais, ele é até silencioso e não existem detalhes que possam desaboná-lo atualmente.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Sua ficha de recursos

Direção hidráulica (bem precisa e macia), ar condicionado com regulagem de temperatura (não é digital, mas o funcionamento é muito bom, ele obedece a temperatura desejada de verdade), rodas de liga leve, freio à
disco nas 4 rodas, air bag para motorista e passageiro, farol de neblina com acendimento da luz traseira separada. E alguns itens que são muito interessantes, por exemplo, a tampa do motor tem um amortecedor que a mantém aberta, basta levantar. Nas portas, tem um porta objetos com tampa.

No banco de trás, pode-se usar bolsas que existem nos bancos da frente, como alguns carros atuais possuem e alegam ser “novidade”. Muito interessante também é um conjunto de tiras de borracha no porta-malas que pode ser usado para manter objetos em pé, nunca tinha visto isso em nenhum carro, ou não prestei atenção.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Impressões no dia-a-dia

Quando sentamos no carro, percebemos que ele é bem baixo. Mas os bancos parecem poltronas, parece que o carro te “abraça”. É extremamente confortável. Mesmo sendo baixo, ele roda macio e até que aguenta a buraqueira (mais que um Fit que tenho como primeiro carro). O câmbio tem engates precisos, não tenho do que reclamar, já são 15 anos que esse carro foi fabricado e a mecânica está perfeita.

Agora, o motor é um capítulo à parte, 1.8 16v à gasolina com velocidade máxima (informada no manual com português de Portugal) de 195 km/h. O carro pesa 1.115 kg, não é muito pesado, esse motor consegue oferecer uma condução tranquila em baixos giros e vira um capeta em altos giros.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

E, realmente, o carro é baixo e consegue mudança de trajetória de uma forma inacreditável, parece que estamos num “kart” e não num carro de mais de uma tonelada. Confesso que já fiz entradas de curvas a
100 km/h para, pelo menos, ouvir uma cantadinha de pneu, ainda não consegui, mas desisti da ideia.

Atualmente, com 133.000 km o motor ainda não começou a baixar óleo, acredito que seja um motor para rodar mais de 400.000 km sem problemas. Já tive um Peugeot 206 que rodei 240.000 km e também não chegou ao ponto de começar a baixar óleo entre trocas. O bloco é feito em alumínio e isso deve contribuir para a sua longevidade.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Quanto a consumo, andando na cidade de forma tranquila, já medi 9,5 km/l. Na estrada, mesmo a 120 km/h (ou até mais) ele sempre faz melhor que 14 km/l. O seu forte é pegar estrada, andando com conforto, economia, potência e segurança, tudo ao mesmo tempo.

Os freios a disco nas 4 rodas são MUITO sensíveis, conseguem parar esse carro tranquilamente e dão muita segurança. Mesmo freando com vigor, a carroceria não tende a baixar muito ou elevar a traseira, só precisa tomar cuidado porque não tem ABS (acho ótimo, prefiro sem, mas é apenas minha opinião) e pode travar as rodas facilmente.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000

Analisando o custo/benefício

Ele não dá mais gastos do que um carro novo, mas possui algumas vantagens: não é visado, não chama atenção, oferece um conjunto de recursos e conforto de carros da faixa de R$ 50.000. Como é antigo,
o IPVA é bem baixo. O consumo de combustível é bem adequado, seu tanque é de quase 60 litros, daria para fazer uma viagem a abastecer a cada 700 km tranquilamente.

Eu recomendo, mas esse eu não vendo.

Relato enviado pelo leitor Mpol.

Carro da semana, opinião de dono: Citroen Xsara 1999/2000
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email