Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Corsa hatch 2009/2010

corsa-hatch-2009-2010-2 Carro da semana, opinião de dono: Corsa hatch 2009/2010

Prezados leitores do NA, é com satisfação que escrevo a respeito do meu carro. Então, porque resolvi escolher o Corsa Hatch 09/10? Antes do Corsa Hatch, possuía um Uno Fire. Quando o Uno completou 5 anos, já estava na hora de passar e, na próxima compra não queria mais carro 1.0, tendo a vista que, não vale mais a pena ter um carro 1.0 tendo o mesmo consumo que um carro superior.



Então, vamos às compras: O critério que levei em consideração foi o preço, visto que era o que estava em meu orçamento, um carro com valor de até R$34.000,00. Sim, poderia comprar um carro usado em conta, mas, queria um 0km. Modelos nos quais avaliei como uma possível compra:

Peugeot 207 1.4 / Fiesta Hatch 1.6 / Palio 1.4 / Gol 1.6.

Palio 1.4: R$37.000 à R$38.000 ( 84cv)*
Peugeot: R$33.000,00 à R$34.000 ( 82cv)*
Fiesta Hatch 1.6 : R$35.000 ( 106cv)*
Gol 1.6: R$40.000 à R$41.000 ( 104 cv)*
Corsa Hatch 1.4 Premium: R$33.400 ( 105cv )*

* Abastecidos a álcool.

Escolhi o Corsa não apenas pelo preço, mas, pelo conjunto que oferece em relação aos citados. O modelo Premium vem com: Pintura metálica, Ar, Direção Hidráulica, Travas (travamento à 20km), Ajustes de altura do banco do motorista, Retrovisores Elétricos, Pneu 185/65 R14 e alguns mimos. Além de achar com um visual mais moderno que os demais.

corsa-hatch-2009-2010-15 Carro da semana, opinião de dono: Corsa hatch 2009/2010

Pontos Positivos

Uma coisa que eu amo nesse carro é o motor, carrinho muito esperto no trânsito, tanto em arrancadas quanto em retomadas, sem dever nada para outros 1.6. Esse motor 1.4, desenvolve muito bem acima dos 3.000 giros. Muito bom nas ultrapassagens, passando segurança na hora de um momento “tenso“, rsrs. Gosto da sua suspensão, muito macia.

Você anda à 110 km/h e sente o carro bem seguro. O ar-condicionado é excelente, mesmo no “1”, já deixa o carro geladinho. Gosto de sua estabilidade, muito seguro nas curvas e gostoso de dirigir. No começo por estar zerinho, bebia acima do normal, com uma média de 7 km/l com álcool e 9 km/l à gasolina, hoje, faz uma média de 10 km/l com álcool e 12 ml/ à gasolina. Na estrada, viajo apenas com gasolina e, seu consumo chega à média de 15 km/l.

Nunca tive problemas com o carro até agora ( 42mil km ), manutenção barata, enfim, um carro com ótimo custo benefício. O seguro para meu perfil ( 28 anos ), com garagem coberta em casa, carro para o trabalho etc.. em torno de R$1.200.00.

corsa-hatch-2009-2010-7 Carro da semana, opinião de dono: Corsa hatch 2009/2010

Pontos Negativos

Na época em que comprei esse modelo não vinha com ABS e AIRBAG.Creio que os vidros de trás deveriam ser também automáticos, contudo, são manuais, ainda. Não sei se é defeito de fábrica, ou, eu nunca procurei saber, contudo engatar a 1ª marcha tem que ter as manhas, às vezes é um pouco chatinha de entrar.

Não acho o carro muito confortável, dentro da cidade em trajetos curtos você não sente, mas, em viagens chega ser desgastante, principalmente para os passageiros. O excesso de plástico faz com que seja um pouquinho barulhento, principalmente em viagens. Mesmo com o vidro fechado, o ruído interno é alto.

O carro é um pouco baixo, então se estiver com 4 passageiros, você precisa ter certo cuidado ao passar por lombadas ou ambientes elevados.

Conclusão

Procurei ser bem breve na descrição do carro sem muita história, apenas mostrando o que em minha opinião é importante para passar aos amigos leitores. Mesmo não sendo nenhum lançamento, acho um carro bem atual, suas linhas, design, etc.

O que eu mais gosto, como foi dito anteriormente é o motor. Muito ligeirinho e esperto, respondendo bem ao toque no acelerador. Sou noivo e, normalmente ando apenas com minha noiva, então, atende perfeitamente as minhas necessidades.

Uma ressalva: Infelizmente a GM descontinuou o Corsa Hatch.

Por Filipe Melo

4.0

  • ramis_azevedo

    também tive um "corsinha" 2010 e concordo com tudo o que foi relatado, é um baita carro, ja dirigi seu sucessor (agile) e deixa muito a desejar em comparação ao corsa.

  • Everton_O_S

    Parabéns pelo relato! É muito legal quando os leitores interagem dessa forma! :D

  • 5Hundred

    "O ar-condicionado é excelente, mesmo no “1”, já deixa o carro geladinho."
    Gostaria de aproveitar para desfazer um mal entendido: o 1, 2, 3 e 4 se referem à velocidade do vento, não à temperatura.

    • mjprio

      correto, inclusive se vc deixar no 1 o carro gela mais rápido e a temperatura fica menor, pois o ar passa mais devagar pela serpentina e o compressor tem que ser acionado menos vezes. A gente tem mania de ligar e deixar o ar no 4 achando que vai gelar mais rápido. Eu no meu carro, quando está quente, ligo o ventilador no 4 sem ar com as janelas abertas pra expulsar o ar quente por uns 3 min. Depois jogo pro 2 e ligo arecirculação. Ai fica bem gelado mesmo

    • lucasranyel

      Minha irmã tem um 2008/2009, carrinho muito bom, reponde bem em baixas rotações e, o ar condicionado dele é um dos melhores que já vi, muitos carros superiores não tem um ar que gela tanto. Como minha irmã diz, "o ar gela tanto que se vc não tomar cuidado acaba gripando!"

  • radiobrasilcombr

    Eu tive um 1.0 em 2004… a primeira era muuuuuuuuito curta, maior defeito do carro.

    • PauloPGomes

      Acho que é o mal de todo 1.0, ter uma 1ª muito curta

  • MecanicoDigital

    Excelente escolha. Na faixa do Corsa, era a melhor opção. Bom preço, manutenção baixa e simples (e consequente barata), bom consumo tanto na cidade quanto na estrada, motor esperto, espaço compatível com a categoria ….
    Se eu precisasse comprar um carro na categoria do Corsa, com certeza levaria ele pra casa.

  • Louis

    Gosto bastante desse carro, bem honesto. Tive um 2006, mas era 1.0, e já andava bem com seus 79cv.
    A suspensão é muito acertada, passando conforto sem prejudicar demais a estabilidade. O acabamento também é honesto, carro que tem poucos "grilos" mesmo com alta km.
    O que eu sentia falta são alguns "mimos" que encontrei na linha Peugeot.
    Sobre a 1a. marcha, é muito difícil engatá-la com o carro em movimento (por exemplo passando em valetas ou lombadas). É preciso parar o carro completamente para a 1a. entrar com facilidade (pelo menos no meu caso era assim).
    E o desenho também me agrada, linhas limpas e em harmonia.
    Ah, mas eu considero uma falha no projeto é que o alarme é facilmente desarmado (linha Celta e Corsa) se vc não comprar um protetor da bateria. Note que a bateria fica perto do parabrisa, debaixo de uma frágil grade plástica. O meliante simplesmente corta esta grade plástica e corta o fio da bateria, pronto alarme desarmado. O pior é que a própria GM vende um protetor para bateria, mas que eu só fiquei sabendo depois de ter meu som furtado, cerca de R$ 800 de prejú. Acho que o protetor deveria ser oferecido juntamente com a instalação do alarme.
    abçs

    • livecajo

      vc deveria ter o 206 1.6 16v ia ver o carrao que é o meu e esse motor e todo completo o corsa e um bom carro mais falta

  • Ric53

    Opa, eu tive um corsa hatch na mesmíssima configuração e foi um bom carro, cumpriu bem a sua função!
    Mas não tenho saudades não, o projeto se aposentou em boa hora, com dignidade! hahaha Melhor assim do que fabricar este Opel por mais 20 anos. Que venham novos lançamentos para amadurecer o mercado e não mais projetos requentados. O carro é bom? Sim! Mas todo carro é feito pra passar no mínimo a sensação de ser bom.
    Meu pai andou em um Agile e achou confortável… Mas então eu expliquei que aquilo é um remendo de carro, só para países emergentes e que o fato de ele ser confortável não significa que ele é melhor que outro projeto mais novo e que não apresenta tanto conforto. Agora, não me peçam um exemplo de projeto mais novo, porque nesta faixa de preço a coisa é triste …

    • mjprio

      O problema é que a Gm trocou esses bons projetos, que eram de vanguarda na Europa( Corsa, Astra Vectra Zafira e Meriva) por coisas horrandas ou típicas de terceiro Mundo ( Cobalt , Celta Cruze, Spin, etc..)

    • Marco_Aurelio

      Caraca, mas seu pai tá precisando andar em outros carros. Eu achei aquela carniça de Agile um dos piores carros que já andei. Ele consegue ser pior que o Mille Way que temos na empresa. além de ser feio que nem uma peste. Agile, nem de graça meu. Aconselha seu pai lá direitinho. Gde abraço Ric53.

  • Edson Roberto

    Algo que eu sempre comento do Corsa é o fato de ter um cambio curto, entretanto que é o melhor calibrado dentre todos os modelos GM de 1.0 a 1.4. Ele é curto sem ser desconfortavel e bem elastico.

    No Corsa além de economico, é legal conseguir extrair potencia do motor abaixo de 1500rpm sem o carro reclamar. Claro que, em trechos planos. O ar condicionado foi o destaque por ser um carro que gela bem, entretanto, acho-o um pouco mais baixo que o normal. Mas acho que isso no final ajuda a gelar o interior.

    Eu como dono de um C3, falo bem em relação a extração de potencia da imobilidade e em rotações baixas, dois itens que o Corsa dão diferença no C3. Primeiro porque o Corsa apesar de ter acelerador eletrônico, ele possui uma calibração que não há muito delay e isso ajuda muito, outro item é o fato do C3 ter relações longas de marcha que dão conforto, mas tira a agilidade em saidas de baixa rotação. Não digo que o carro tem que sair "forte" em baixa rotação, mas que a não necessidade de esforço concilia para agradar o condutor em saidas tranquilas. Coisa que no C3 em uma subida ingrime, é necessário (pelo menos eu faço) de dar uma pisada rapida para o carro "entender" o comando e depois saio.

    Pode ser besta isso, mas são itens que podem ajudar no conforto de rodagem, principalmente na cidade. Outro item que acho primazia da Chevrolet é em relação a embreagem, como sempre, muito macia.

    • livecajo

      o seu c3 é 1.4 ou 1.6 16v? se for 16v e assim mesmo o torque aparece em altas rotaçoes e chato mais os 8v tem mais torque em baixa e os 16v em alta quero um motor com o melhor dos dois hehehe. obs o meu 206 e 1.6 16v

      • Edson Roberto

        O meu é 1.4. Eu considero ele bem fraquinho até 1750rpm. Depois disso que há alguma força (mas a sensibilidade de potencia começa mesmo a partir dos 2500rpm). Entretanto,o que me incomoda mesmo, é o delay que o C3 possui de aceleração eletrônica. Isso não é uma reclamação do C3, mas no meu caso, se ele fosse melhor programado, daria uma melhor agilidade de saida.

        Sobre o motor 1.6 16v, achei o C3 1.6 indiferente na cidade. Ele não tem um desempenho superior ao 1.4. É realmente na estrada em rotações maiores que há alguma diferença. Ao menos já cheguei a acompanhar alguns C3 1.6 sem grandes esforços (não digo acelerando forte, digo mesmo de andar em subidas, planos, descidas com um C3 1.6 andando sem eu ter problemas de desempenho para acompanha-lo mesmo em serras). Mas claro que a rotação acima de 3000rpm no 1.6 faz dele mudar o comportamento.

        No seu caso, pensar em um compacto esperto e 16v? Bem… só se pagar caro por isso…rs pois o unico modelo que me vem a cabeça que apesar de ser 16v é bem agil, é o Fiesta (novo). Fora esse, não acredito que o proprio C3 (novo) com a adoção do comando variavel de valvulas lhe resolva muito na agilidade em baixas rotações.

        • livecajo

          o 1.6 da ford e bem fortinho um primo meu tem um fiesta sedan 2005 e ele estica bem em baixa, bem pelo que eu li o novo motor 1.6 16v da psa vai vir com 122cv nao lembro o torque, ja e uma melhoria levando em conta que no 207 eles ja derao uma mexida no acelerador p\ ter respostas mais rapidas no 208 deve vir melhor agora no c3 nao sei como e. esses carros Peugeot e Citroen nao sao complicados de resolver a maioria das vezes e mecanico que toca terror eu to esperando meu scaner chegar e eu mesmo vo arrumar esse atraso no acelerador.
          Para cidade esse motor 1.4 8v e uma boa ate melhor que o 1.6 16v agora a diferença se ve como vc disse na estrada em giro alto

          • Edson Roberto

            Então, o 1.6 da Ford "era" fortinho. A bem da verdade, é que a Ford decidiu na atualização (facelift) dos modelos, alongar o cambio. Para o modelo 1.6, ele perdeu agilidade, mas o motor 1.6 ainda da conta do recado. Entretanto, realizaram o alongamento de marchas do motor 1.0 que fez ele piorar tanto em consumo como no rodar.

            Se vc pegar modelos 2009 para frente, verá que perto do modelo 2004-2005, ele anda bem menos. Parece que colocaram um peso a mais nele devido ao novo escalonamento de marchas. Entretanto, no modelo 1.6, o carro ganhou na economia. Já no 1.0 os carros na minha opinião se arrastam. Com destaque a dizer que dirigi um Ka 1.0 que minha irmã teve e sinceramente, nem mesmo o Celta do meu pai (2005) e nem meu ex-Uno (1.0 1995 ELX) e o meu atual 1.4 (C3) tinha um consumo tão alto a ponto de ver o ponteiro se mexer de onde sai até onde cheguei. Situações em que os outros carros se havia alguma mudança no ponteiro de marcação de combustivel era minimo (coisa muito pequena) no Ka era um absurdo de consumo.

            E olha que respeitava a potencia do carro, mas mesmo tentando sair forte, os outros que saiam normal em arranque, iam na frente…rs

            • livecajo

              complicado, as vezes dão tiro no pé mesmo e olha que eu cogitei um fiesta 2009 ia me decepcionar legal, bem o jeito e esperar o 208 mesmo ele vai vir mais leve e com motor mais potente, mesmo que errem nas relaçoes de marcha quye acho dificio, o peso do carro e a potencia do motor vao esconder o furo, afinal pelo que li o 208 nao vai chegar nem a 1ton e com 122cv…

              • Edson Roberto

                Bem, mas se nesse caso vc espera o 208, vc deveria também considerar o Fiesta novo. Esse é bem apimentado e entrega boa potencia sem deixar de ser economico. Valeria a pena vc ver como ele é.

                • livecajo

                  e uma boa vi ele e bonitao e bem equipado

    • Castle_Bravo

      Quando dirigi por umas semanas o C3 da minha namorada percebi o quão gostoso é o carro e quão superior ele é ao Corsa em vários aspectos, obviamente mais subjetivos do que técnicos.

      Gosto muito de câmbios mais longos e suspensão macia, para andar na cidade com o maior conforto possível, além da posição de dirigir do C3, mais altinha, ser bem confortável também, e o acabamento ainda pareceu-me superior.

      • Edson Roberto

        Então, mas eu quis citar pontos em que considero o Corsa superior ao C3. Fora isso, acredito dizer que considero o mesmo que você.

        Para mim, o conforto a bordo, o silencio (pelo menos o meu C3 é bem silencioso), a maciez sem deixar de conciliar boa estabilidade, o teto alto (isso é subjetivo, mas deixa o ar mais arejado para mim que tenho 1,87m) e a bela direção elétrica para mim o torna realmente gostoso.

        Além disso, o campo de visualização e apesar dos plasticos rigidos com apenas um "fio" de couro nas portas, demonstra que ele tem bons encaixes e me parece um material muito resistente, pois onde moro, não há vaga coberta e o plastico até agora (4 anos) não deu sinal de mudança em sua forma. Tanto que hoje tendo 2 carros, não me vejo desfazendo dele de tanto que gostei.

        Só confesso que para ficar "perfeito" poderia ter ABS e ser automatico (mas um bom automatico é bom frisar…).

  • granrs78

    Bom carro, só que como já estava defasado, nada como deixar de produzi-lo. A única critica é para a GM, que continua produzindo o jurassico Classic, esse sim está fazendo muita hora extra no mercado.

    • DCald

      Cara, não entendo onde o Corsa estava defasado… veja o que tem na concorrencia… quem oferece algo mais "moderno" que ele?

      Na verdade, o unico problema do corsa é que o design dele não mudou praticamente nada desde o lançamento em 2002, então, não tinha o apelo de "novidade"… só isso…

      Tive 2 Corsa Premium… um 07/08 e outro 09/10… teria outro facil (se a opção não tivesse se resumido a maxx).. Acabei pegando uma Meriva Maxx 1.4… por seu mais pesada, o 1.4 não brilha como no corsa, mas não deixa a desejar (dá pro gasto!) e a lista de equipamento é bem mais generosa, alem do obvio maior espaço.

      Mas o Corsinha é isso ai: Gostoso de dirigir com comandos leves e suspensão beirando a perfeição (confortavel e firme). O 1.4 casa perfeitamente com o carro… bom desempenho e consumo. Com gasolina, fazia 16/16,5 na estrada… com alcool, na faixa dos 12km/l… e isso "andando bem e sem medo de ser feliz". A maioria dos 1.0 moooooorre de inveja disso. ahaha

      • eduardo82br

        Eu tenho um Corsa 1.8 e realmente é um bom carro. Além do design, um outro problema era com relação aos pacotes de opcionais. Conforme o tempo foi passado, o Corsa perdeu o ABS e o AB2 vc só conseguia na versão Maxx. Se vc quisesse levar a versão Premium, não conseguia colocar pelo menos o AB2 no carro.

        O motor 1.8 é "vibrante" por causa da relação R/L ruim, mas não é um problema grave, já que essa vibração pouco se reflete no habitáculo do carro. Meu carro tem o consumo bem moderado: na cidade, faz com facilidade 8,5km/l (E) e 12,5km/l (G), Com o AC ligado, 7km/l (E) e 11km/l (G). Mas é aquela história, se vc quiser brincar de Need For Speed na cidade, aí o bicho bebe mais que o João Cana-Brava. Consigo esse consumo aproveitando do fato do torque do motor aparecer bem cedo (em 2800 rpm já está no torque máximo), o que permite que as trocas de marchas sejam feitas sem erguer muito o giro do motor.

        É uma pena que os carros da Opel não sejam mais vendidos aqui. Do jeito que a banda está tocando na GMB, este será o último Chevrolet que entra na minha garagem.

        • marcio233

          Tive um Hatch maxx 05 1.8 e um sedan premium 05, ambos completos e são carros que deixaram saudades. O sedan, então, me arrependi de vendê-lo, pois era o top dos corsa, com manutenção barata e consumo comedido desde que vc controle o pé. Projeto bem feito, design feito para durar, enfim, muitas vantagens que até hoje agradam os donos e os ex-donos.
          Tive também um sedan gls 2000, onde o acabamento era caprichado para a época, que vendi a um amigo que já aguardava a hora da venda. O mercado, mesmo estes fora de linha, ainda recebe bem estes carros.
          Os atuais carros da GM fazem questão de mostrar que são feitos unicamente para agradar os donos da fábrica com seus lucros gerados, pois o consumidor ficou mesmo em segundo plano. Estão se inspirando neste rótulo que a sexta economa do mundo ganhou – de emergente – e socam o mercado de projetos baratos e/ou controversos, remendos de projetos antigos ou projetos atuais com preços ainda mais caros que os médios em cada categoria.
          Por essas e outras que eu tendo para a nostalgia mesmo, pois o novo deve ter evolução para conquistar seu espaço, e não vejo isso no Brasil com a frequência que o mercado precisa.

        • Edson Roberto

          É o que eu sempre digo aqui… Dificil é encontrar Corsa 1.8 Premium inclusive com ABS e AB2, teto solar e ser hatch (claro, pois foi o unico que teve teto solar…rs).

          Um instalador de sons do meu carro teve um desses 1.8 Premium só que por curiosidade, o dele tinha a borracha de proteção fina na porta. Depois ele instalou por conta propria a borracha de proteção maior já da cor do carro (era dourado). A unica alteração feita foi em relação as rodas que ele tirou o modelo do Premium e colocou as do Vectra Elegance e depois em seguida do Vectra Elite (as rodas antes do ultimo facelift do Vectra C/ Astra Opel).

          Ele quando foi vender, deixou original (manteve as borrachas de proteção maiores) e antes de ao menos de chegar no local de venda roubaram o carro. O carro é tão mosca branca, que quem possui esse modelo com teto solar não vende. E eu me lembro de ter andado em um 1.8 que sinceramente, sem maldade, mas nem parecia carro aspirado. O carro anda MUITO! Eu me lembro de dar uma pisada forte com o modelo e sentir minhas costas colarem no banco, me senti em um carro turbo. (foi justamente um Premium, só que sem teto solar). Se fosse para ter um Corsa ele teria que ser o 1.8.

          • granrs78

            Edson, acho que o teto solar não estava disponivel para esse modelo do Corsa, somente o GSI de 96 possuia esse item. Talvez o que vc andou, o rapaz tenha instalado por conta própria.

            • Edson Roberto

              Gran, sei que a fonte que irei lhe passar não é exatamente caracteristica, mas infelizmente está dificil de achar outros locais.
              http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Corsa

              Ele tinha sim a opção. Bem rara, pois esse opcional era muito caro para a epoca. Mas a Chevrolet pelo sucesso que o Corsa G1 ofertou a ela, ela quis trazer com pompa e circunstancia seu modelo atualizado. Entretanto, por ser muito mais caro no lançamento ele não fez sucesso. Se a Chevrolet tivesse optado pelo motor 1.4 já na epoca que ele tinha o 1.0 e 1.8, talvez tivesse tido muito sucesso.

      • granrs78

        Eu tive um Corsa 1.8 2003 Hatch, e tbm gostava do carro, mas não podemos fechar os olhos, e dizer que o Corsa ainda era moderno, que não era. Temos vários outros modelos atualizados em nosso mercado, como Sandero, Palio, Fox, Gol, March, Punto e Novo Fiesta, e outros modelos chegando por aí como o Etios e HB20. Isso sem contar que os Europeus já tem o novo Corsa a alguns anos, e aquele sim, podemos dizer que é bem moderno.

        • eduardo82br

          Dos carros que vc citou, só consideraria a compra do New Fiesta. Sandero, Palio, Fox e Gol são projetos p/ países emergentes. O March não é o mesmo vendido fora daqui, vide o teste do Latin NCap. O Punto usa plataforma de Palio, um demérito em relação ao homônimo europeu.

    • mjprio

      E nisso que eu questiono. Que projeto dito moderno hoje tem subchassi dianteiro, que deixa o Corsa o um carro maravilhoso e macio de dirigir?

    • fabioalisson

      Esse Corsa defasado? Mais defasado é o Agile, que usa plataforma do Corsa 1994.

      • granrs78

        Eu acho sim o Corsa defasado, pois para mim um carro de mais de 10 anos de mercado, com a mesma cara não dá para engolir. Os europeus sim tem um Corsa moderno, que infelizmente a GM não trouxe para o Brasil, e sim fez uma gambiarra chamada Agile.

  • geoshina

    Gostei desse carro quando foi lançado. O problema foi a Chevrolet querer colocá-lo como compacto premium. Se tivessem lançado como verdadeiro substituto do Corsa antigo, sem haver Celta e Prisma na jogada, acho que a história da General Motors do Brasil seria outra.
    Esse Corsa foi uma ótima geração de um carro que nunca fez tanto sucesso no Brasil. Já apontei a principal razão.

    • Leandro1978

      Acho que o problema não foi ser vendido como "compacto-premium", afinal, Polo, Punto (que poderiam ter entrado no lugar do Gol e o Palio), o são. Eu acredito que o problema foi a GM não ter feito mudanças significativas no modelo. Deixando-o essencialmente o mesmo desde o lançamento. O Polo, lançado no mesmo ano, teve dois facelifts e, de certa forma, não aparece "abandonado" pela montadora, como é o caso do Corsa. Para piorar, lançou o Agile, um modelo novo, embora defasado em sua essência, mas que pode ter roubado possíveis consumidores do Corsa.

      • O_Corsario

        Ironicamente, isso acontece agora com o Polo.

        • Leandro1978

          Sim, mas acho que este sai de linha quando chegar a nova geração do Fox, até 2015, principalmente se ele receber a plataforma MQB, como especulam.

  • andre_poa

    Carro bom de dirigir, motor esperto para 1.4 e econômico. Um dos melhores custo x benefício do mercado. Manutenção e seguro baratos. Enfim, carro honesto.

  • andy_irons

    o carro é ótimo, vejo pelos amigos que tem, dizem que da pouca manutenção e é economico esse 1.4… Só forçou a barra na hora de dizer que tem o visual mais moderno nessa faixa, apesar desse categoria ser sofrivel, tem carros mais bonitos e moderno, tanto por fora como por dentro.

  • mjprio

    Saí de um Classic para um Fiesta Sedan Rocam porque eu queria um carro nesta configuração e a Gm não produz mais o bom Corsa Sedan, se não, seria a minha compra!!! Prismsa , nem pensar!!! Fora que pleo preço do Prisma, levei Fiesta com motor 1.6, computador de bordo, farois auxiliares, ajuste do banco mala elétrica e sobretudo conforto e acabamento, coisas que o GM não tem

    • CharlesAle

      Tai o porquê das vendas do fiesta explodirem…………

  • rafaelrgarcia

    Tive um premium 2009 por 3 anos e o troquei recentemente por um Vectra gtx 2011, apaixonei pelo vectra, mas o corsinha com certeza me deixou com saudades, carro esperto, econômico (coisa que o vectra não é nem um pouco hehe), suspensão perfeita e ótima dirigibilidade.
    Só tive alguns problemas com o corpo da borboleta, que foi um problema meio cronico que aconteceu com varios carros da GM, tive que trocar 2 vezes ainda na garantia, mas depois disso não tive mais problemas com nada.
    Não trocaria ele por outro popular de maneira alguma.

    • Raphabe

      Tive o mesmo problema do amigo acima, mas após trocar o corpo da borboleta E O SENSOR nunca mais deu problema
      #FIKADICA para aqueles que vem enfrentando problemas como falhas em marcha lenta, dificuldade em ligar o carro e aceleração inconstante!

  • fabio_augusto

    Um carro que deixará saudades. Começou como um compacto premium e foi depenado e rebaixado, mas continuava um ótimo carro. Espero que o Onix seja tão bom quanto.

  • Andre_Duarte

    Tenho um corsa com as configurações idênticas ao mencionado acima inclusive o ano, e realmente um carro muito bom. Instalei um escapamento com ronco esportivo, o que deu um toque a mais neste excelente motor. Com isso a condução e as ultrapassagens ficam mais legais. Fora isso muito confortável em viagens, uso todos os dias para trabalhar e muito econômico tbm. Eu tinha outro carro 1.0 e o consumo se equipara ao antigo, mas com a vantagem de ser 1.4. Sou suspeito a falar(rsrs) mas parabéns pelo ótimo carro.

  • oliveirajc

    Não dá pra entender a GM ter abandonado essa base nos seus carros e ter usado a anterior. Quer dizer, dá pra entender sim, foi questão de custo…

  • YoOdEx

    Eu quase comprei um em 2008, 1.0.. mas na época achei melhor pegar um usado mais barato e completo. Peguei um Fiesta, que deixava muito a desejar na motorização, apesar de resto ser um bom carro, que não me trouxe problemas.

  • D_Millan

    Saudades desse carinho!
    Eu aprendi a dirigir em um Corsa e na autoescola eu dirigi um Corsa igual a esse…
    Um ótimo carrinho, é uma pena a GM ter descontinuado ele para dar lugar a aquele Agile, que além de mais caro é inferior a esse Corsa.

  • CharlesAle

    O erro da GM foi alavancar esse corsa como carro premium,em 2002,ficou caro,o brasileiro não entendeu como um corsa e suas vendas,comparadas ao wind,foram um fiasco,se já tinha o celta e o classic,a GM deveria te-lo lançado com outro nome,não corsa,que significava carro simples,conclusão,foi um fiasco,mesmo sendo um ótimo carro….

  • Jason

    Nem me fala… Esse poderia ser o meu carro. Poderíamos ter comprado um em 2009, mas pegamos um Gol G5 no lugar… O carro é bom, mas o atendimento da VW sux… Vou ver se, antes de vendê-lo, eu mando o meu review para o NA também ;).

    Corsa foi um ótimo carro, e sendo um Opel não poderia ser diferente, seu design continua atual, e o motor empurrava bem o carrinho. Dirigi um Sedã na estrada, e fiquei surpreendido com o desempenho. É um carro esperto.

    Uma pena… A GM deveria ter matado o Celta e ficado produzindo o Corsa no lugar. É MUITO mais carro que Celta e Agile, na minha opinião.

  • Castle_Bravo

    Excelente carro e com um visual ainda atraente, em comparação ao que temos hoje no mercado, uma lástima a GMB não ter usado a mesma frente do Europeu, que ao meu ver é bem mais elegante que a versão abrasileirada.

    Não percebi este desconforto ao viajar com ele, talvez por eu ter tido um Gol antes, que tem a direção torta e é muito duro, para mim dirigir o Corsa foi como sair do inferno ao céu.

    Contudo hoje, por um preço um pouquinho maior, eu iria de C3, mais confortável, com os mesmos itens e com um estilo que me agrada mais.

  • felipe_hpc

    O fato dele ser pouco mais baixo e perder um pouco em conforto, sem grandes sacrificios, o torna tão mais estável em curvas! Isso é uma caracteristica e não defeito.

  • marciomvo

    è uma pena mesmo o que a GMB tá fazendo: tirando os bons carros de linha e colocando gambiarras no lugar. Pelo visto, os consumidores estão insatisfeitos, pois ela não pára de cair nas tabela de vendas. Fazer oque? Muita ganancia, chega a ser prejudicial para os negócios, né?

  • LeandroLM

    Possuo o mesmo carro com as mesmas configurações, tudo oq é dito nesse relato é verdadeiro, com exceção do consumo, o máximo que eu consigo fazer dentro da cidade foi 8,5 km/l na gasolina, no alcool nem se fala, se fazer 5 km/l é muito, mas andando sempre no modo muito econômico, sem acelerar nada. Gosto demais desse carro, mas o que peca na minha opinião é no consumo, beberrão demais, como infelizmente é mal de GM, de resto é excelente.

  • Filipe_GTS

    Carro muito bom. Motor é bom, a suspensão é boa, bem completinho.
    Só peca mesmo na rumorosidade de funcionamento e falta de precisão do câmbio.
    Nisso a VW é insuperável nesse segmento, ainda.

  • BlueGopher

    Tive diversos carros da GM, e considero a melhor qualidade deles sua durabilidade, praticamente não tive problemas em nenhum deles.
    E olhe que alguns passaram dos 200.000 km rodados.

  • ninjapontes

    Belo carro. Tive um 1.8 2005 MAXX e foi só alegria. comprei em 2006 já com 30.000 km rodados e rodei mais 35.000 km trocando oleo, filtros e correia aos 45.000 km junto com o tensionador (só por precaução). Carro não deu problema algum e sempre muito bom de dirigir. Motor 1.8 muito forte para o peso do carro. Vai embora deixando saudades porque o Agile é sem condições.

  • RobsonSouza1409

    Tenho um nessa mesma configuração, apenas com rodas de aluminio e neblina de fábrica (Pacote R6P) 2007/2008 com 61.000KM. O carrinho é sensacional, muito bom mesmo. Peguei ele seminovo em Novembro de 2009 com 19.000km, e fora manutenções preventivas, não tive absolutamente nenhum problema, nem com o sensor da borboleta. Não penso em troca-lo tão cedo, já que nenhum carro (0KM) atual nessa faixa de preço entre 35.000,00 e 40.000,00 me agrada no momento (estou aguardando a dona Hyundai com o HB), vou mantendo meu Corsinha, em plena forma. E sobre o ar condicionado, é simplesmente sensacional, gela demais, na maioria das vezes nem preciso acionar o ventilador, basta deixar o circulador ligado pra refrescar totalmente o ambiente.

    Minhas ressalvas quanto ao carro, que em hipotese alguma o desabonam, são:

    Não existir nem como opcional, ABS ou AIR BAG para o Premium (enquanto ele existia), e existir como opcional para o Maxx, isso é de um absurdo sem tamanho.
    O desempenho na Gasolina, acho péssimo, com o AC ligado então.. A diferença de Torque e CV, parece muito maior do que declara a GM.
    Suspensão, apesar de muito equilibrada entre conforto e estabilidade, se vc precisar trocar uma bucha de bandeja por exemplo (a minha estourou devido um buraco), é "facada" na certa. Ela é "rebitada" na bandeja, e você compra somente a peça inteira que custa em média R$ 500,00 o par, até existe a opção de comprar a bandeja e fixar as buchas com parafusos, mas preferi não arriscar. Dessa forma, peças de suspensão no geral, acabam sendo de custo um pouco elevado pra categoria do carro. Auto peças adoram ouvir o "Novo" na frente do modelo Corsa na hora dos orçamentos.
    Acabamento interno/itens de conforto: Os ruidos internos devido aos acabamentos plásticos estão começando a incomodar, mas isso também é agravado pelo péssimo viário da Cidade de São Paulo, então é sempre preciso dar uma apertada de parafusos aqui e ali. E sinto falta também de um computador de bordo, acho que o TID, que mostra hora/temperatura é subaproveitado, ali poderia muito bem funcionar um CB de informações simples (e sim, é possivel fazer, já que o carro prevê praticamente todas as informações necessárias na central eletronica), inclusive existem tutoriais no CorsaClube.com.br em que foi efetuada a mudança. Outra falha, é os vidros eletricos, qual a dificuldade em se fornecedor vidro elétrico nas 4 portas?

    Sei que o ultimo item é basicamente de "perfumarias", mas são coisas simples que agregam valor ao carro, e em termos de custo, não seria nada de outro mundo pra oferecem, mas infelizmente a GM desde a adoção do motor 1.4 em 2007 decidiu depenar o Corsa.
    Sobre o consumo do carro, faço média de 6,5 KM Litro no Etanol, como não alivio o pé, então já espero por um consumo elevado.

    Enfim, o carro é honesto, bonito (ainda o acho bem atual, poderia existir uma ou outra melhoria), manutenção relativamente barata, confortável, tem bom desempenho. Infelizmente a GM decidiu abandona-lo, mas eu honestamente o considero infinitamente melhor que o Ágile.

  • Y07

    Tenho um SEDAN VHC de 79cv 1.0 2006.

    O carro faz 11 km/l na gasolina e corre muito!

    Eu dei 170 Km/h nele à 6000 rpm.

    Nas subidas, é de longe melhor que o AGILE LTZ que temos aqui em casa… E ele chega tão fácil a 150 km/h, muitas vzs, olho o velocimetro e assusto…

    Não consigo acreditar que ele seja 1.0.

    Tenho um video do 0 a 100 dele.
    http://www.youtube.com/watch?v=vYuLi5h-0FA

  • BrunoMulsane

    O carro é honesto, mas comparado ao fiesta que é 1.6, querendo ou não, anda mais que o 1.4. Tem otimo espaço interno, suspensão excelente e cambio e porta malas melhores. Enfim, gosto é gosto, mas o ford é mais carro ainda.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend