Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Bravo Essence 2011

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Bravo Essence 2011

Hoje venho falar sobre o Fiat Bravo Essence 1.8 2011/2011. Não era exatamente o carro que eu tinha a intenção inicial de comprar. Fui a uma concessionária Fiat para ver o Palio Adventure pois queria um carro maior para viajar com mais conforto. Chegando lá o vendedor me apresentou uma unidade Dualogic sem opcionais por 58000 reais.


Já não gostei muito, pois vi que o valor estava acima da tabela. Foi então que ele me perguntou se queria conhecer o Bravo. Sempre achei o Bravo bonito e gosto muito do Punto. Fiz o test drive e adorei o carro. O vendedor me falou que ele estava saindo a partir de 56000, mas que a unidade testada era de 61000 já que tinha alguns opcionais.

Ele me ofereceu a unidade de test drive que estava na concessionária havia um mês e com pouco mais de 400km rodados. Perguntei por quanto ele me vendia e ele falou que dava pra fazer por 58000. Após três dias de negociações e indo na concessionária todo dia, acabei comprando o carro por 53000 à vista com a garantia de 1 ano.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Bravo Essence 2011


A minha unidade do Bravo possui como opcionais Air bag duplo e ABS (que na época não eram de série), sistema blue & me, detalhes cromados na carroceria, volante em couro com controles do som, apoiador de braço com compartimento refrigerado, parafusos anti furto nas rodas e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Acabamento

Me impressionei com a qualidade do acabamento do carro. A parte do painel com textura de fibra de carbono é macia ao toque e muito bonita. As portas têm o mesmo tecido dos bancos e plásticos duros, mas com bom aspecto ao toque. Nos bancos existe uma região mais saltada que imagino que seja o sensor para ver se tem alguém sentado e ficar apitando se não estiver de cinto de segurança.

Essa parte é meio frágil e acho q por furar o banco daqui um tempo. O espaço no banco de trás é bom para um hatch e acomoda bem 2 adultos e uma criança. As primeiras unidades do Bravo vieram com as rodas pintadas parcialmente em um tom de verde, que são mais bonitas que as atuais inteiras prateadas.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Bravo Essence 2011

Dirigibilidade

O carro é macio na cidade mas não tanto quanto os outros carros da Fiat. Filtra bem os buracos da cidade sem dar muitos trancos. Na estrada a estabilidade é excelente e não inclina muito nas curvas. O controle de cruzeiro é muito bom para viagens longas e com poucas retas. A aceleração é boa, mas podia ser melhor.

O motor é mais eficiente em giros mais altos, mas em velocidades próximas de 120km/h o giro fica baixo e o pedal precisa ser acionado bem de leve, o que é muito bom. A frenagem é boa, mas nunca precisei de uma freada mais forte de emergência. O que eu estranhei muito foi a embreagem que é muito alta e leva um tempo (deixando o carro morrer) para acostumar.

O consumo na cidade é de 8-9km/l e na estrada em torno de 12km/l. Na primeira revisão foi me cobrado 350 reais mais 120 reais do insulfilm que foi colocado na mesma ocasião. Com a tecla city ativada ele liga a direção elétrica, que é excelente em manobras.

Problemas

O primeiro problema que tive foi com o ar condicionado que não estava mandando ar frio na saída de ar do passageiro. Tive que levar o carro na concessionária umas 3 vezes até o problema ser resolvido. Era um dos componentes da tubulação que estava vazando. Ele foi trocado sem custos pra mim. Outra coisa que é não me agrada muito é o blue & me, que é muito confuso e pouco prático.

Quando se usa o pen drive os comandos só funcionam pelo volante e várias funções só são ativadas por voz ou entrando em menus do computador de bordo. Acaba que tenho que parar o carro para mudar de pasta senão eu tenho que distrair da direção. Outra coisa que acontece é que ele às vezes trava e só volta se desligar o carro e religar. O técnico da concessionária não soube resolver. Fora isso a qualidade do som é muito boa.

Prós
– Acabamento
– Dirigibilidade
– Cornering light (quando a seta é ligada ou o volante é gira bastante pra algum lado, ele acende o farol de neblina do mesmo lado para iluminar a curva)
– Design
– Regulagem de altura do faróis
– Porta malas muito bom para um hatch

Contras
– Blue & me
– Ar condicionado demora a gelar quando está muito quente. Fora isso é normal
– Tecido dos bancos poderia ser melhor
– Visibilidade traseira

Por Marcos Megda Junior

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Bravo Essence 2011
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email