Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

fiat-linea-tjet-2008-10-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Saudações a todos os leitores do NA! Meu nome é Herbet Queiroz, tenho 28 anos e moro em Paraty-RJ. Possuo um Linea T-Jet 2008 desde o julho de 2012 e gostaria de compartilhar minhas experiências com esse carro. Por 4 anos e meio eu tive um Siena HLX 1.8 2005, comprado em 2008, como meu primeiro carro. O comprei com 31.698 km e reparei que, no final daquele ano, um colega de trabalho adquiriu esse Linea. De cara o carro chama muita atenção, mas como ainda estava curtindo o Siena, não dei muita bola para ele.



O antigo dono pagou R$ 78 mil no Linea, com apenas 3 opcionais ausentes: O kit aerodinâmico, o GPS e os Air-Bags Laterais. É um valor muito alto para o carro que ele é, ainda mais tendo Corolla e Civic como concorrentes. Passando-se os anos, o Siena alcança seus 134 mil km, enquanto o Linea mal encosta nos 45 mil km. Pela alta desvalorização sofrida por esse tempo, o Linea passou a ficar ao meu alcance e, então, comecei a pentelhar o antigo dono para que o venda para mim.

fiat-linea-tjet-2008-1-620x348 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Como a garantia do Linea acabou, o antigo dono começou a procurar um substituto até que ele conheceu o Jetta TSI. Ele gostou do carro e resolveu, então, vender o Linea. Ele me disse que me venderia pelo mesmo preço que a VW ia dar por ele, ou seja, R$42 mil, e me deu 2 semanas para definir a situação.

Após passar a metade do prazo, com essa redução de IPI que apareceu, o carro que o antigo dono visava baixou de preço (uns 7 mil) e, com isso, ele resolveu repassar parte do valor de desconto pra mim e, por fim, vender o Linea por R$40 mil.

fiat-linea-tjet-2008-2-620x348 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Com os trâmites documentais resolvidos, consegui ter o carro em minhas mãos. Fiquei com os 2 por 2 meses e o Siena se despediu por R$ 17 mil (eu queria R$ 20 mil) para o filho de outro colega de trabalho. De cara tive que me ajustar às novas e maiores dimensões do carro. Por ser azul, não tem como não notá-lo por onde passa. O seguro ficou em R$ 1600, apenas 200 reais a mais que o “velho guerreiro”. Um ótimo valor pelo carro que tenho.

Desempenho: O Motor 1.4 16v Turbo é forte, puxa muito bem os 1300 kg do carro. Eu já achava o 1.8 8v do Siena muito bom, mas esse aí faz a gente colar no banco se pisar com vontade. Os 21,1 kgfm ficam inteiramente disponíveis entre 2250 e 4500 rpm, o que facilita muito em qualquer ultrapassagem ou mesmo encarar uma subida íngreme. O câmbio é mal escalonado, onde a segunda é muito longa em relação a primeira marcha e a quinta poderia ser, ao menos, 250 rpm mais longa. Contudo, abaixo de 2250 rpm o motor é fraco e só serve mesmo para ser econômico no anda e para de trânsito pesado, coisa que rarissimamente tenho que conviver, e/ou apenas manter uma velocidade baixa por pouco tempo.

Estabilidade: Seus pneus 205/50/17 originais agarram no chão muito bem, estou mudando para 215/50/17 para ter um adicional em conforto (não por ser desconfortável, mas ajuda a proteger um pouco mais as rodas dos impactos inevitáveis) e nunca tive qualquer dificuldade para pará-lo, já que tenho discos nas 4 rodas com ABS/EBD. O carro inclina um pouco nas curvas (não muito), pois o acerto da suspensão é um meio termo entre conforto e esportividade e é algo que não me incomoda, pois o Siena inclinava muito mais.

fiat-linea-tjet-2008-8-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Segurança: Complementando acima, tenho Air-Bag duplo, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros. Queria que tivesse os Air-Bags laterais, mas, fica para o próximo.

Tecnologia e Interatividade: Com os atributos já citados, possuo leitor de MP3 via USB (no porta-luvas) que tem muitas frescuras, pois o sistema baseado em Windows trava, não lê algumas músicas e, então, é um pouco frustrante para quem sai de um Pioneer ou qualquer daqueles leitores comuns que lê tudo o que aparece pela frente. Há um subwoofer de 8 polegadas, com bobina dupla dentro do porta-malas usando um espaço normalmente morto por causa da caixa de roda. A conexão Bluetooth funciona muito bem e evita aquelas multas por falar ao celular, pois tudo é por comando de voz e quando você fala “meia” quando está ditando um número de telefone, ele entende corretamente como “seis”. Qualquer problema no carro em geral o sistema avisa por meio de mensagem na tela, o que ajuda muito aos que não lêem o manual, o que não é o meu caso. Tenho também disponíveis o sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor fotocrômico (escurece sempre que um mané liga o farol alto na traseira) e o piloto automático.

Acabamento e facilidades: Considero um dos principais destaques. Não bate coisa alguma! Os bancos e parte do acabamento das portas são em couro claro e casam bem com o painel bicolor. É algo que dá uma sensação muito agradável pra quem entra no carro. Os encaixes são muito bons e há forração na tampa do porta-malas também. O subwoofer também é forrado e lá no porta-malas tem 4 alças para amarrar as malas, quando necessário. Pelos bancos dianteiros temos bolsos para colocar coisas, o apoio central é um porta-treco e há uma mesinha escondida no banco traseiro central, nunca usei. Além disso, tem uma saída de ar condicionado para quem vai atrás e uma cortina escura que bloqueia boa parte do sol do vidro traseiro sem tirar a visão do retrovisor interno. Os bancos traseiros rebatem 1/3 — 2/3 possibilitando bagagens mais compridas entrarem no carro, como bicicletas, e até os pilares de um armário entraram aí. O estepe também é em liga leve, igualzinho as outras 4 (o que deveria ser em todos os carros). Os pedais são em alumínio e há um descanso para o pé esquerdo com o mesmo material. Fica bonito e não se desgasta como os pedais emborrachados.

fiat-linea-tjet-2008-6-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Conforto: Os bancos de couro são confortáveis e há regulagens de altura e distância em complementação aos ajustes de altura e profundidade do volante. Os cintos também são ajustáveis e ajuda a prover uma melhor posição para dirigir. As viagens não cansam como cansavam com o Siena. A embreagem é leve e acopla com o pedal bem alto. O pedal de freio é bastante sensível e não precisa de muito tempo para se acostumar com ele. Suspensão filtra relativamente bem os buracos. Os passageiros de trás têm viajado com bom conforto e espaço.

Consumo: Esse é o ponto que mais me agrada, por se tratar de Brasil e esses combustíveis vergonhosos. O consumo com gasolina (não é flex) fica na casa dos 14 km/l andando normalmente pela estrada (110 km/h), sempre com ar ligado. Fiz uma viagem mais longa, pisando mais, com consumo de 11,9 km/l, entretanto, já tive uma viagem que consegui tirar 15,3 km/l dele. Depende só do peso no pedal da direita e de como o motorista aproveita a energia já usada para andar com redução de uso dos freios (no Siena, a primeira troca de pastilhas foi somente aos 88 mil km, minha meta é chegar aos 100 mil sem trocá-las). Na cidade eu desconheço o consumo médio porque quase nunca preciso pegar trânsito.

Design: A aparência dele, combinada com a cor e as belas rodas diamantadas fazem o carro ficar muito bonito e chamativo sem exageros. Eu sempre quis um carro azul e consegui realizar esse desejo.

fiat-linea-tjet-2008-3-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Linea T-Jet 2008

Defeitos e problemas: Para começar, a boia está doida. Qualquer marcação depois de encher o tanque fica completamente impreciso até gastar 1/4 ou até mesmo 1/2 tanque. O ponteiro cai para o outro lado muitas vezes. Pretendo resolver isso em breve. Infelizmente tive que desviar de um caminhão na contramão e esbarrei com a roda dianteira no meio-fio. Arranhou, ficou feio, mas não empenou. A balança sim, o que me custou R$ 347 na autorizada Fiat (seriam R$900 se fosse a roda). Não foi tão caro quanto imaginava e acabei trocando as 2 como precaução. A suspensão do cone do subwoofer se deteriorou por ser de borracha e ficar submetido ao calor diariamente. Depois de desmontado, levei numa lojinha de esquina e consertei por R$25. A grade de saída de ar traseira eu quebrei sem querer e rasguei um pedaço da borracha da entrada da mala, serão R$220 para trocar os 2. A Fiat queria R$297 no jogo de velas, então, comprei um jogo de velas Denso Iridium (que o Corolla usa e são muito melhores) por R$220.

Custo/benefício: Por R$40 mil, não tinha porque não o comprar. O carro é completo, tinha apenas 45 mil km rodados, todas as revisões estavam em dia e o dono era conhecido. É um carro que não vendeu muito por olho grande da fabricante e ele é o melhor modelo de Linea, na minha opinião. Bebe pouco pelo tanto que anda, compensado pelo caríssimo IPVA de R$ 1.677,99. Aqui no RJ, carros a gasolina pagam 4%, flex 3%, álcool 2% e convertidos a GNV, elétricos e híbridos pagam 1%.

Obrigado pela oportunidade e, se houver algum questionamento, fiquem à vontade para perguntar.

  • rodrigobertoldo

    Um Excelente carro, pena que a Fiat meteu a faca quando lançou. Um dos modelos injustiçados pelo mercado!
    R$ 40.000 não paga nem um grand siena novo, que é bem inferior ao seu.
    Muito boa sua avaliação, e por esse preço realmente não dava pra perder.

    • AniBALL1975

      Um carro injustiçado pelo menos eu acho, a Fiat pisou ao pedir mais do que custa? Sim ! , mas hj o modelo de entrada pode ser comprado por 48 k

      • rodrigobertoldo

        Exato, o problema do Linea foi a Fiat querer colocar ele pra brigar com carros médios, e com preços muito altos.
        Agora eles cairam na realidade, mas perderam a chance quando o carro ainda era novidade.

        • 78mil reais é impressionante que teve alguem pra comprar. Hoje voce compra o de entrada por 48mil, mas esse preço já existe um bom tempo. Hoje com os novos lançamentos com preços exorbitantes, e a lavagem cerebral, agora da pra dizer que o Linea está num bom preço. hehehe. Mas por 40mil reais eu iria de Corolla usado. De qualquer forma, melhor que um Grand Siena 0km [ironic]. Comprou usado, de um conhecido, e si deu bem. Carro usado se pesquisar bem, na maioria dos casos é a melhor compra.

          • tiago90j

            tem que levar em conta a época, mercado super aquecide, pré-crise, mas sim, o preço de ançamento foi muito alto

            • vini_B

              Sem falar os opcionais.

          • rodrigobertoldo

            Pior que é, 78.000 é absurdo, imagina o quanto lucravam nesses carros?
            O melhor regulador de preços é o consumidor, foi só o carro ficar mal nas vendas que gradualmente foi caindo o preço.
            Olha hoje quanto custa um linea zero…

            • ARTWO

              .."SAIDA PE;A DIREITA"(que nem o LEAO DA MONTANHA, );Pois e a resposta do pres.da FIAT sobre peco/lucro:" Por que o carro custa mais caro no Brasil do que no resto do mundo?
              Eu fui comer um McDonald's na China e paguei US$ 1,99. Esse mesmo McDonald's, fui comer nos EUA e paguei US$ 3,44. Vim no Brasil e custava US$ 5. É uma questão do custo do país e efeito da moeda. O câmbio, à medida que se valorizou, cria essa distorção. Por que custa US$ 1,90 lá na China? Porque eles desvalorizaram a moeda deles."(link :http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1244559-industria-deve-melhorar-licao-de-casa-diz-presidente-da-fiat.shtml)

              • Galt

                Câmbio? Inflação mandou lembranças, magoada por ter sido esquecida.

          • IGOR

            se o linea dele fosse o aspirado… talvez, mas o dele é o t-jet… entre vovorola e o t-jet… Tjet com certeza!

          • Herbet23

            Do jeito que está, 62 mil estava muito bem pago. 78 foi absurdo mesmo, mas era o que o antigo dono queria… O $$ é dele mesmo ;)

        • kensueth

          Perfeito o comentário !

    • rodrigobertoldo

      Um Corolla seria uma boa também, mas por 40 conto, só se for aquele modelo 2007, esse mais atualizados (2008 pra cima) é difícil achar por menos de 43.000.
      E ainda tem o problema da procedência, ele já conheci o dono, isso já diz muito sobre o estado do carro.

    • bandaxadibar

      tenho um HLX 2010 dualogic e não tenho reclamações do carro…já está com 80000km e não bate nada dentro..fico imaginando se a fiat tivesse feito uma marketing agressivo como fez a hyundai se ele não tivesse decolado…

    • afonso200

      pois é meter a faca na epoca, sendo que hoje temos fluence GT e 408 thp a preços parecidos com o linea t-jet

  • gcarlos

    Gostei da forma q ele comprou o carro (independente de q carro seja), pela compra em si, esperou o momento certo pra fazer uma compra sem ágio, sem pagar uma imensidão de dinheiro, e o q mais importante um carro em ótimo estado, muito melhor q alguns populares novos.

    • Herbet23

      Meu sogro também fez um negócio da china: Escort GLX 1.8 16v gasolina 97 com ar, direção, vidros e travas, 79 mil km sem mexida, por apenas R$6.500!! 12,9km/l na estrada com 5 pessoas e ar ligado contados na bomba. É preciso uma boa pesquisa para achar raridades assim, mas existem! E são disputados quase a tapa!

      • Edson

        6.500 ainda foi caro,esse últimos Escorts 16 v,é uma porcaria ,motor argentino,peças carissimas,e pra venser depois ,é casamento de papel passado esse Escorts é pior que os importados encalhados da decada de 90 que vieram pra cá ,desse carros acha por 5000 mil 4000 mil ou até menos.

  • edy_caceres

    Belo carro , parabéns!

  • tiago90j

    Paraty é um lugar muitooo tenso pra andar, as ruas são complicadas… Em uma viagem que fiz ano passado o gps, me mandou para paraty através da estrada real. em Cunha, quase arrebentei o novo uno…uahauhuh
    ponto positivo pro linea do cara, que ainda esta bem inteiro nessas condições!!!
    ps.: nada contra a cidade, adoro Paraty-rj, pretendo voltar

  • T-JET

    Parabéns!
    Fico feliz em ver matérias com esse carro, que é muito raro de se encontrar nas ruas!!

    Eu tenho um Bravo T-Jet, e o comportamento é bem similar! meus comentários seriam praticamente os mesmos (com o Overbooster a mais para comentar).

    A cor é maravilhosa e a combinação do couro bege também está show!

    animal!

    valew! curti!!

  • BlueGopher

    Ótimo negócio.
    Comprar um carro usado sabendo como foi tratado pelo dono anterior, e ainda a bom preço, é o ideal.
    O risco é comprar um usado que parece bom mas não se sabe a origem, pode ser fonte de (grandes) despesas inesperadas.
    Agora, assustadora foi a desvalorização de quase 50% em cerca de 4 anos!

    • tiago90j

      como disse anterirormente, tem que levar em conta a conjuntura da e´poca, eu acompanhei de perto a desvalorização do linea, e usei como controle o vectra, na época que o vectra existia a desvalorização era bem parecida, sendo que ambos tinha preços e equipamentos parecidos

      • Herbet23

        Também estava olhando o Vectra e seus 2.416v… mas o câmbio de 4 marchas desandou tudo, fora o consumo, que deve ser sensivelmente maior.

    • mjprio

      Foi o que desvalorizou meu Classic quase no mesmo período. COmprei por 32 em 2009, vendi por 16 com muito sacrifício em 2012

      • nightwishjp

        E falam que o classic é bom de revenda, né?

        • OJR

          Acho que o conceito 'bom de revenda' só é aproveitado pelos revendedores de carros usados. Um Classic vende mais rápido que um Linea, que é o que interessa ao revendedor, que é se livrar do carro o quanto antes… mas no fundo, a desvalorização é muito parecida. O argumento serve para morder da gente mais um pouco na hora da troca….

  • Pedro_Rocha

    Um saiu de um Siena para um Linea T-Jet, enquanto o outro saiu deste para um Jetta TSI. Ambos fizeram bons negócios. Parabéns!

    • Herbet23

      Quero ver para onde o dono do TSI vai depois de 3-4 anos… Eu estou de olho no Fusion 2.0 Titanium para essa mesma época… Se eu aguentar manter, claro ;) Quem sabe eu pego o TSI dele também rsrs :D

  • Eduvinhas

    Acho o linea um carro bem bacana, bom acabamento, bom porta malas, completinho e o preço do semi novo muito bom , e fiat deveria repensar o lugar dele no mercado pois o produto e bom

  • dudupruvinelli

    Ótimo relato! Não imaginava que era tão completo assim o carro.

  • willyaugusto

    bacana a avaliação. Tem luzinha queimada aí hein rs

    • Herbet23

      Estou usando LEDs em quase todos os lugares. Só a seta dianteira não tem porque a polaridade é invertida. Mas já comprei os resistores para por… Falta tempo e paciência para tal trabalho.

      • willyaugusto

        Tinha um punto e desisti dos LEDs de tanto esse aviso encher o saco rsrs

      • superxman2k

        Essas rodas do Linea Tjet aro 17 estão sendo vendidas no Mercado Livre por até R$329,88 (replicas novas) ou R$550,00 (originais).
        Você pode tambem mandar reparar e repintar esta roda em uma empresa especializada.

        • Herbet23

          Estou pensando em por fundo preto ou azul no lugar do grafite quando for reformar… mas antes precisaria ver como fica, com photoshop…

  • anderson_sp

    Muito bonito este carro, parabéns.

  • Louis

    Por 40k um excelente negócio, e pouco rodado! E a cor é linda, outro dia vi outra raridade nessa mesma cor, um new Civic.

  • vitimsl

    Vc fez um otimo negócio, afinal, o principal na hora de comprar um carro "esportivo" é conhecer o antigo dono. Neste caso, vale muito a pena. Eu não teria coragem de comprar qualquer carro desta categoria sem conhecer o antigo dono. Parabens pela compra.

  • fabioalisson

    Belo carro e ótima oportunidade ao adquirí-lo. Parabéns.

  • Geanmatheus

    Muito bonito o carro, parabéns pela avaliação. Uma compra consciente e sensata.

  • Adriano_Silva

    Carro fantástico, conforto, desempenho e estabilidade na medida certa.

  • MecanicoDigital

    Um pecado um carro desses não ter opção de um cãmbio automático de verdade.

  • Paulo Zugaib

    Aceite, te passaram a perna. A fipe do modelo 2009 é 39000. Se esse é fabricado em 08, mas o modelo é 09, deveria valer no máximo 36 (muito bem vendido). Outro porem é que seu amigo mentiu para você, dificilmente a VW iria pagar mais do que a FIPE para ele. Acredito que a VW tenha oferecido algo em torno de 31000. 40000 é preco de 2010/11, não so do linea, mas da maioria dos carros de "60,70" (atualmente). Abraço

    • YoOdEx

      Só falou bobagem. A Fipe poderia ser muito bem 42000 na época que ele comprou. A VW costuma pagar SIM acima ou igual tabela fipe. Porque você acha que os carros sempre são mais caros que os concorrentes de cada categoria? Ela simplesmente coloca o carro dela caro, e paga mais no seu usado. Assim vocë fica empolgado e feliz e troca, pois sente que fez um ótimo negocio.

      Eu mesmo já passei pela experiência. Queria um Fox Prime, lançamento na época. O carro custava R$43000 completo. Tinha um Fiesta 1.0. Valia 17800 de tabela. Na VW me ofereceram 19500 nele. Em compensação um Fiesta (que tinha acabado de ser restilizado na época) com configurações semelhantes, custava 39900. Na Ford me pegavam 16000. Ou seja.. elas por elas. Fui de gosto mesmo.

    • Leandro1978

      Em julho de 2012, segundo a Fipe, este modelo custava R$ 44.727.

    • Absinthe666

      ele comprou antes da redução do IPI amigo, o mercado de usado ainda estava aquecido
      o meu carro mesmo em 6 meses de ipi baixo desvalorizou quase 40% no mercado de usados

    • Herbet23

      Quando ele disse que ia vender, valia 46 mil na fipe. Lembro disso perfeitamente. Na semana q ele me descontou os 2 mil, o valor fipe foi a 44 mil.Paguei 4 mil abaixo da tabela.

  • bedotRJ

    Relato interessante para um carro interessante, mas desvalorizado pelo mercado em função do mau posicionamento adotado pela Fiat desde seu lançamento. Legal notar que existe um mercado específico para a recompra desse tipo de carro.

    Se o Linea resiste à buraqueira de Paraty, então é robusto. A foto do banco traseiro explica o porquê de eu não gostar de banco de couro. A cor bege é bonita, mas o aspecto é brilhante e envelhecido, como sempre ficam os bancos de couro após alguns anos de uso. Mil vezes um tecido aveludado, como se usa em versões mais caras, até do próprio Linea.

    • lexbh

      Entao, isso é verdade quanto ao banco… fica brilhante e feio. o banco do meu focus é preto e aspero, entao o carro 2006 com 100mkm rodados tem aparecia de mais novo que esse do linea :/

    • SilentRJ

      Bedot,

      O banco de couro fica assim porque não recebe tratamento, no meu i30 (peguei um manual 0km ano passado) que tem 11 meses o couro já estava meio brilhante e mandei fazer um tratamento, está igual a zero agora.

    • Herbet23

      Está brilhando pois tinha acabado de hidratar. Faço isso ao menos 1x/mês.

  • CharlesAle

    O carro em si é muito bom,mas essa própria desvalorização já mostra que o carro não tem futuro,sua mecânica importada é caríssima,o fará ser um futuro tempra turbo,marea,brava…ou seja,será mais um fiat quase sem valor,por 40 mil,eu iria de focus guia 09, o linea é um bom carro,mas não vendeu nada,por erros da própria Fiat……….

  • joniocosta

    Bom relato. Tenho um Línea HLX e gosto muito do carro. Independente da questão se é médio ou não, pessoalmente prefiro esse sedã da Fiat a outros sedãs médios que estão no mercado (nacionais).

  • Gearhead

    Parabéns pelo carro! comprou bem ( IPI caiu, ganha-se na compra, perde-se na venda) mas acho que fez um bom negócio.

    Se fosse ficar bastante com o carro, trocaria o couro do banco ( tou com um tesão por bancos de neopreme, se eu achar quem faça, quando o couro do meu carro acabar eu troco)

  • Gabriel

    Caramba parabéns pela aquisição é a segunda avaliação positiva que vejo sobre esse carro, vi uma avaliação no site autoentusiastas só que era sobre o linea com o motor 1.8 etorq, e o avaliador também disse que é um motor muito bom, já estou namorando esse carro ha um bom tempo e por ter uma grande desvalorização chega a ser uma boa oportunidade pegar um usado, já achei o línea etorq até por 38.000 usado e com vários opcionais, uma nave dessas por R$ 40.000 está bom afinal com isso mal dá pra pegar um gol 1.6 top 0km.

  • Mathw12

    Excelente carro! Lamentável a Fiat ter errado a mão no preço na ocasião de seu lançamento., mas ainda assim muito melhor do que essa nova safra de pseudos-médios sedans, como o Grand Siena, Cobalt, Versa e cia. Concordo com o colega acima sobre os bancos de couro, basta pouco tempo de uso para que fiquem com esta aparência "lisa" de velho, por melhor que seja cuidado. O tecido de veludo usado nas versões de entrada do Civic e o que vinha em algumas versões do próprio Linea são mais bonitos e robustos.

  • mho

    Resumindo, todos gostam do Linea mas o preço estava muito fora da realidade.

    Em 2011 estava juntando para comprar um azul, mas quando fui encomendar a css disse que não tinha mais nem para encomendar :(
    Achei ruim e nem quis olhar para o absolute.

  • Filipe_GTS

    Ótimo carro. Fez a compra certa do usado: comprou de um conhecido, carro conhecido, baixa km comprovada, manutenção em dia, preço honesto. O que não dá é sair de garagem em garagem e comprar bomba. Aí sim é que vem o famigerado "nariz de palhaço" junto.

  • Leandro1978

    Até agora o colega não teve carro, só Fiat…rs… Brincadeira, tenho um Fiat (500) e não tenho do que reclamar. Parabéns pelo carro, aliás, esta cor é muito bonita. Curiosidade, o Jetta TSI é de qual cor? Seria uma futura escolha, quando vier a trocar novamente de carro? Em relação à roda arranhada, você a passou para o estepe (entendi que também é de liga) ou a manteve em uso?

    • Herbet23

      Ele queria azul também, mas como não tinha saco para esperar, pediu preto. O antigo dono até hoje me diz que sente falta da cor bege do interior, pois o dele é preto total.

      • Edson Roberto

        Porque ele não optou por um Jetta com o interior bege?

        • Herbet23

          Ele não queria esperar 60-120 dias pelo carro…

  • Diggo

    Fez ótima aquisição, é uma pena a Fiat ter queimado o carro com preços exorbitantes. A cor é a mais bonita da linha e o couro claro é fantástico, só estou achando meio "solto" demais o couro dos bancos de trás.

  • Felix_S

    Essa é a melhor aquisição: bom carro e com procedência. Parabéns!

  • Marco_Aurelio

    Lindo carro, ótima avaliação :) Parabéns Herbert pela excelente aquisição. Esse carro e lindo!

  • arianoneves

    Bem, 40mil é o que pedem em um azera 2008, que é muito mais carro, mais motor, segurança, conforto e consumo hehe. Mas cada um sabe o que pode manter, mas pela segurança vale a pena… Boa avaliação.

    • Absinthe666

      hehe também ja pensei em azera ou até fusion v6, mas um colega meu tem um azera e rapaz, se ele faz 5km/l na cidade ele fica feliz
      sem falar nas manutenções, troca de correia por exemplo passa dos 3mil na CSS
      seguro então é no nome da mãe dele mas ainda sim é um absurdo

      • Herbet23

        São carrões, mas se quebrasse algo, eu quebro junto. O linea eu consigo manter sem apertos.

        • Thiagusss

          o azera na cidade faz 5 no máximo 6km/l…
          apenas para compartilhar a informação:
          um colega do trabalho tem um azera 2008…e deu problema em um dos faróis…infiltração…a hyundai trocou em garantia….o conjunto inteiro…lentes, xenon…tudo…
          imagina o precinho se ele tivesse que pagar?!?
          5 MIL!!!! =OOOO

          • Herbet23

            Isso pelo farol… imagine as correias, um rolamento… Só as preventivas devem sair uma facada atrás da outra… O linea não anda como eles, mas faz 2,5x mais pelo mesmo combustível.. coloca isso em 100mil km…. Pretendo vendê-lo daqui a auns 4 anos só… Vou curtir muito com ele ainda.

    • Eduardo

      Exatamente no mesmo mes – julho 2012, eu comprei um Azera 2008 Top por 42mil… Unico dono, todas revisoes, na garantia.

      Mas mesmo assim acho q ele fez um bom negocio…

      • P500<<

        Conte-nos mais sobre essa bela aquisição…

        • Herbet23

          Conte para nós… Seja mais um carro da semana!

  • allysson13

    Parabéns Herbert, também tenho um desse do mesmo ano comprado 0KM em mar/10 por 60 mil, está com 45.000km, saindo da garantia esse mês e até agora só troca de óleo e muito satisfeito.

  • jersaosp

    Muito bonito o carro parabéns pela aquisição!!! Se seguir a linha dos irmãos mais velhos (tempra e marea) é um excelente e divertido carro para quem pode cuidar!!!

  • Vitão

    Concordo com o q vc citou, eh difícil encontrar um carro bom por 40K q seja bem conservado, itens de série, motorização, espaço, etc…..

    Parabéns pelo carro!!

  • vini_B

    É uma pena a Fiat ter tirado de linha a melhor versão, a T-Jet.

  • fep

    Deve ser muito macio, gosto das cores internas.

  • Dieg_o

    Acho que se trata de um bom carro e a avaliação está bem completinha. É o legítimo
    caso de bom negócio (carro de histórico conhecido e preço adequado).

    Por 40 mil não se compra um gol power.

    Parabéns pelo carro

  • thiagolamim

    Só não curti a combinação de cores do interior do banco e nas portas.

  • AROLDO

    este carro pagaram no maximo R$ 27.000,00 na vw nunca iriam pagar 42.000,00 te enganaram em. parabens.

    • Herbet23

      Você sendo um vendedor, já tem para quem vender, ainda mais numa troca por um zero, o valor da avaliação é sempre maior, além disso, foram 4 mil abaixo da tabela no dia do fechamento do negócio! De qualquer forma eu acho que fiz um ótimo negócio. 40 mil por tudo isso, 45 mil km, tudo revisado com carimbo e tudo, pneus novos, nada a ser feito… Só por combustível e ir embora… Há carrões usados melhores por esse valor? Sim, mas não conseguiria sustentá-lo. O Linea eu consigo, pois esté dentro do que eu posso manter com um emprego de Eletrotécnico.

      • Edson Roberto

        Uma duvida…. as peças do motor são baratas? Correia dentada e tensores qual é o valor?

        Achei bem interessante e esta lindo!

        PS: Meu sonho de consumo também é ter um azul como do seu Linea!

        • Herbet23

          O que gastei na troca desses itens foi o mesmo que no Siena 1.8… A diferença eu achei pequena. Não lembro os valores agora…

  • zambarigood

    Um punto T-Jet, que é a mesma base mecânica e estrutural do Linea está custando R$ 56.820,00 0Km. Se esse carro ainda vendesse nessa versão, deveria ser no máximo 60k. Foi uma infeliz política de preços desses diretores. Agora melhorou um pouco, porém o Linea ainda é muito caro pelo que é.

    Parabéns e boa sorte com o carro. Esse motor é uma tendência e bem robusto. E a base do Linea / Punto é bem sólida.

  • Dirceu

    Lindo carro. Dá um trato nos bancos em couro, eles estão muito "brilhantes"…

    • Herbet23

      Acabei de hidratar e ficam assim no início, depois ficam normais. :D

      • Edson Roberto

        Que produto vc esta usando?

        • Herbet23

          Autoshine..

  • granrs78

    Belissimo carro!!! Parabéns, principalmente nesse azul marinho que combinou muito com o carro. Uma pergunta: O seu carro o barulho do espirro do turbo é alto? Abs.

    • Herbet23

      Não há esse barulho. Para ouvi-lo é necessário desconectar a mangueira de retorno de ar "que sobra" da turbina.

      • Edson Roberto

        Mas não faça isso, vc ferra todo o sistema. Ele foi feito para justamente não ter o barulho "de respiro".

        • Herbet23

          A mangueira vai continuar lá. Se eu quisesse barulho, comprava carro velho…

  • agenor souza

    Esse carrinho , com estas rodas deve chacoalhar muito nos pé-de-moleques de Paraty…de resto, um bom relato.

    • Herbet23

      Moro em Mambucaba, bem longe do centro… São poucos os buracos com relação à parte histórica.

  • Castellano

    Belo relato, me faz pensar no Linea (usado é claro) como uma opção, na próxima troca.

  • JADERSONLEMAO

    Me lembra o Falecido TEMPRA TURBO, que um dia fez a alegria da galera.

  • Renato

    Me ajuda, estou em duvida em um bravo 1.8 esence e um linea 1.8 esence, ambos 0km… O que vc me diz? Minha duvidáveis por causa do porta malas, que eu utilizo muito…. Estou quase pegando omines, mas, preocupado em elecsevtornar um marra ou sofre um facilita já já…. O q vc me diz????

    • Alysson

      Bravo não pegou…Jogue no google opiniao do dono Fiat Linea e verá a avaliação proprietários!

  • Lucas

    Uma pergunta para o satisfeito dono do T-JET das fotos ou para qualquer outro dono de Linea com subwoofer de fabrica: Gostaria de saber qual é o desempenho do som dele? o subwoofer de fabrica vai bem?

    • Herbet23

      Vai bem sim. Não sinto falta de absolutamente nada. O sub tem 8 polegadas e bobina dupla. Nas portas há 2 tweeters também.

  • Victor Hugo Fernandes Santos

    amigo, eu tb tenho um tjet e não concordo com um monte de coisas que você disse. primeiramente o câmbio é bem escalonado sim e os engates são precisos. O problema é que os engates tem curso longo. segundo não acho que o valor do carro seja tão alto. Acho que ele merece sim custar o mesmo que Toyota Corolla e Honda Civic. Tem muitos benefícios em relação aos outros. ex: bebe menos e anda mais, o carro possui blue and me e o mesmo opera ligacoes no celular por comando de voz, o sistema lê por voz SMS de celulares, se tiver o NAV coisa que é o meu caso, o GPS é totalmente por voz e o meu possui 6 airbags. Isso os CIvic e o Corolla não tem. sem falar nos sensores de estacionamento que são bons e o subwoofer tem boa qualidade. O acabamento interno deste carro ganha de qualquer corola e civic. O carro é economico quando você o deseja e anda quando você também deseja que se comporte assim. Atende a qualquer público!!! Carro TOP. Realizei o meu sonho com esse carro! Melhor carro do Brasil! Só perde para BMW e Mercedes!

  • Victor Hugo Fernandes Santos

    Eu tenho um Linea Tjet como esse e vou te passar algumas coisas. Não existe Linea TJET 2008 só 2009. Outra coisa… Os pedais em alumínio o antigo dono colocou pq a FIAT não disponibiliza. O apoio de pé o meu não tem, não sei porque. Quanto ao Blue and ME troque o seu pendrive por um kingston de 4gb que tudo se resolverá. Mas Quanto ao câmbio acho que vc está super enganado. Na hora de se calcular o diâmetro das engrenagens do cambio é dividido entre força e potência e consumo. Não existe isso de vc querer mais 250 rpm, isso é sem objetivo e insano. Quanto ao motor, o meu me deu dor de cabeça pois quebrou a polia do virabreking e detonou as 16 valvulas. Tive sorte porque o carro estava na garantia então tudo foi coberto mas desde então não tenho tido tanta confiança no motor como de costume. Só que agora a minha turbina teve folga axial e radial então todo o óleo do motor está entrando pelas mangueiras de ar. A FIAT me pediu quase 7 mil na turbina nova. UM ABSURDO TOTAL!!!! Então cheguei a olhar na Itália quanto custa e mesmo lá sem imposto sai na casa dos 1.100 Euros. Daí fui numa oficina especializada em turbinas e me cobraram 2.200 pelo kit novo de rotação da turbina tendo em vista que os demais componentes estavam intactos. Não recomendo o LINEA com motor Tjet para pessoas que não gostam de dar manutenção no carro. Tive esses problemas por culpa da antiga dona que só queria saber de colocar gasolina e trocar óleo. NUNCA dava revisão no carro. Saibam que qualquer carro turbo independente da marca precisa de ter sua manutenção em dia. Se vc não quer gastar com isso não compre quaisquer carro turbo! A manutenção não é cara mas precisa estar em dia ou os resultados serão catastróficos!!!!

  • Márcio Mendonça

    Caro Herbert. Primeiramente, parabéns pelo carro. Creio que, mesmo após 2 anos, sua satisfação ainda esteja lá em cima. Já tive um Linea 1.9 16v e adorei o carro, muito conforto, ótimo acabamento muitos mimos internos que Corolla e Civic não possuem, suspensão muito bem acertada, posição de dirigir excelente. Estou num namoro com um t-jet e gostaria de saber de ti as experiências com a manutenção do carro, pois o resto você já foi muito esclarecedor. Desde já grato, fico no aguardo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend