Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Acompanho diariamente o site a três anos e minha seção favorita é a “Usado da Semana”, por isso decidi deixar meu relato sobre meu carro atual, o Fiat Punto Sporting 1.8 2008.


Minha opinião é baseada principalmente na comparação do Punto com os carros que eu tive ou dirigi com frequência, desses acho que vale citar o Chevrolet Corsa hatch 1.4, Honda Civic 1.8 e Volkswagen Polo 1.6.

Adquiri o Fiat Punto Sporting no final de 2012, na ocasião eu troquei de carro porque meu carro anterior não tinha ar-condicionado (erro que eu nunca mais cometerei ao comprar um carro).

Minha ideia inicial era trocar o Corsa por um carro de menor valor e com ar-condicionado, porém quando vi o Punto foi amor à primeira vista e acabei perdendo o foco e gastando um pouco mais para trocar de carro.


Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Impressões do carro

Desempenho – O Punto Sporting não tem resposta rápida, ele até anda bem só que demora para acordar nas retomadas (o Corsa 1.4 era muito mais esperto), não acho que o carro seja abaixo da média nesse ponto, mas para um carro 1.8 “Sporting” achei o desempenho bem decepcionante.

Estabilidade – O carro roda muito suave, a suspensão filtra muito bem nossas ruas de asfalto lunar sem passar a impressão de um carro molenga nas curvas mais acentuadas.

Interatividade – Todos os comandos estão bem localizados, esse modelo conta inclusive com os controles de som no volante ei computador de bordo com algumas funções interessantes como aviso sonoro ao atingir a velocidade configurada. O carro tem trio elétrico com os vidros com one touch e anti esmagamento nas quatro portas e conta também com o sistema Blue & Me da Microsoft, esse sistema da Microsoft é ótimo na teoria mas na prática nem tanto, é possível parear o celular via Bluetooth para fazer chamadas, mas o mesmo não reproduz as músicas do celular, ouvir músicas na USB localizada no porta luvas também é uma novela, pois não é todo MP3 que o som reconhece.

Consumo – Em uso urbano com o ar ligado 50% do tempo eu faço uma média de 10 km por litro com gasolina, acho uma boa média para um carro 1.8 (nunca viajei com o carro ou abasteci com álcool por isso não tenho essas médias).

Conforto – Para mim o maior mérito do carro é o conforto, ele é silencioso e os bancos são espaçosos, esse modelo conta com apoio central de braço, fora isso o volante possui regulagem de altura e profundidade assim como o banco do motorista, a direção é meio dura comparada com a da GM, porém não chega a ser pesada como a do Polo 2008. Os encaixes do cambio são precisos, mas se fossem mais curtos seria melhor. O ar condicionado não é muito potente, em dias quentes mesmo ele não dá conta de resfriar a cabine e pelo que eu li em fóruns essa é uma reclamação recorrente do Punto.

Tecnologia – Nesse modelo o motor usado é fabricado pela GM e acho que não foi bem adaptado para o Punto, pois o mesmo não tem grande potência ou torque na prática, tirando esse pecado o carro conta com Air Bag e ABS que na época de lançamento do modelo ainda eram uma novidade por aqui, fora isso ele não tem muitas siglas, porém comparando com os carros de 2008 ele não faz feio nesse aspecto.

Acabamento – O carro tem um ótimo acabamento não tem rebarbas e o plástico não risca com facilidade, além disso tem vários mimos com volante com couro, pedais e apoio para o pé da embreagem com detalhes cromados, o único detalhe é que a tampa do Air Bag as vezes apresenta uns grilinhos bem chatos.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Defeitos apresentados

No meu carro as velas estão com a vida útil muito curta, após 17 mil km tive que substituir as mesmas. A bomba d’agua apresentou defeito após eu efetuar a troca dos fluidos do radiador (acredito que o problema pode ter sido causado por alguma falha nesse serviço). Fora isso apenas realizei as manutenções de rotina, a manutenção não é tão barata quanto a de um carro popular porém também não chega a assustar.

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Opinião geral

Na faixa de preço dele (vendido a R$ 27.000 a R$ 28.000 em julho de 2014) não vejo nenhum outro modelo no mercado de usados que me agrade tanto quanto essa versão do Punto principalmente pelo design e a grande quantidade de opcionais, tirando o fato que o Sporting dele se resume a alguns itens de acabamento eu não tenho o que reclamar do carro. Vale a pena verificar o preço do seguro antes da compra, pois dependendo do perfil o valor é um absurdo.

Estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre o carro.

Por Rafael Cascaes

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email