Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

fiat-punto-sporting-2008-1-700x549 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Acompanho diariamente o site a três anos e minha seção favorita é a “Usado da Semana”, por isso decidi deixar meu relato sobre meu carro atual, o Fiat Punto Sporting 1.8 2008. Minha opinião é baseada principalmente na comparação do Punto com os carros que eu tive ou dirigi com frequência, desses acho que vale citar o Chevrolet Corsa hatch 1.4, Honda Civic 1.8 e Volkswagen Polo 1.6.



Adquiri o Fiat Punto Sporting no final de 2012, na ocasião eu troquei de carro porque meu carro anterior não tinha ar-condicionado (erro que eu nunca mais cometerei ao comprar um carro). Minha ideia inicial era trocar o Corsa por um carro de menor valor e com ar-condicionado, porém quando vi o Punto foi amor à primeira vista e acabei perdendo o foco e gastando um pouco mais para trocar de carro.

fiat-punto-sporting-2008-2-700x342 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Impressões do carro

Desempenho – O Punto Sporting não tem resposta rápida, ele até anda bem só que demora para acordar nas retomadas (o Corsa 1.4 era muito mais esperto), não acho que o carro seja abaixo da média nesse ponto, mas para um carro 1.8 “Sporting” achei o desempenho bem decepcionante.

Estabilidade – O carro roda muito suave, a suspensão filtra muito bem nossas ruas de asfalto lunar sem passar a impressão de um carro molenga nas curvas mais acentuadas.

Interatividade – Todos os comandos estão bem localizados, esse modelo conta inclusive com os controles de som no volante ei computador de bordo com algumas funções interessantes como aviso sonoro ao atingir a velocidade configurada. O carro tem trio elétrico com os vidros com one touch e anti esmagamento nas quatro portas e conta também com o sistema Blue & Me da Microsoft, esse sistema da Microsoft é ótimo na teoria mas na prática nem tanto, é possível parear o celular via Bluetooth para fazer chamadas, mas o mesmo não reproduz as músicas do celular, ouvir músicas na USB localizada no porta luvas também é uma novela, pois não é todo MP3 que o som reconhece.

Consumo – Em uso urbano com o ar ligado 50% do tempo eu faço uma média de 10 km por litro com gasolina, acho uma boa média para um carro 1.8 (nunca viajei com o carro ou abasteci com álcool por isso não tenho essas médias).

Conforto – Para mim o maior mérito do carro é o conforto, ele é silencioso e os bancos são espaçosos, esse modelo conta com apoio central de braço, fora isso o volante possui regulagem de altura e profundidade assim como o banco do motorista, a direção é meio dura comparada com a da GM, porém não chega a ser pesada como a do Polo 2008. Os encaixes do cambio são precisos, mas se fossem mais curtos seria melhor. O ar condicionado não é muito potente, em dias quentes mesmo ele não dá conta de resfriar a cabine e pelo que eu li em fóruns essa é uma reclamação recorrente do Punto.

Tecnologia – Nesse modelo o motor usado é fabricado pela GM e acho que não foi bem adaptado para o Punto, pois o mesmo não tem grande potência ou torque na prática, tirando esse pecado o carro conta com Air Bag e ABS que na época de lançamento do modelo ainda eram uma novidade por aqui, fora isso ele não tem muitas siglas, porém comparando com os carros de 2008 ele não faz feio nesse aspecto.

Acabamento – O carro tem um ótimo acabamento não tem rebarbas e o plástico não risca com facilidade, além disso tem vários mimos com volante com couro, pedais e apoio para o pé da embreagem com detalhes cromados, o único detalhe é que a tampa do Air Bag as vezes apresenta uns grilinhos bem chatos.

fiat-punto-sporting-2008-3-700x516 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Defeitos apresentados

No meu carro as velas estão com a vida útil muito curta, após 17 mil km tive que substituir as mesmas. A bomba d’agua apresentou defeito após eu efetuar a troca dos fluidos do radiador (acredito que o problema pode ter sido causado por alguma falha nesse serviço). Fora isso apenas realizei as manutenções de rotina, a manutenção não é tão barata quanto a de um carro popular porém também não chega a assustar.

fiat-punto-sporting-2008-4-700x639 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

Opinião geral

Na faixa de preço dele (vendido a R$ 27.000 a R$ 28.000 em julho de 2014) não vejo nenhum outro modelo no mercado de usados que me agrade tanto quanto essa versão do Punto principalmente pelo design e a grande quantidade de opcionais, tirando o fato que o Sporting dele se resume a alguns itens de acabamento eu não tenho o que reclamar do carro. Vale a pena verificar o preço do seguro antes da compra, pois dependendo do perfil o valor é um absurdo.

Estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre o carro.

Por Rafael Cascaes

fiat-punto-sporting-2008-5-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

fiat-punto-sporting-2008-6-700x933 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

fiat-punto-sporting-2008-7-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Punto Sporting 2008

4.0

  • Rodolpho Lopes

    Parabéns pelo relato!
    Estou construindo o relato do meu Koup, em breve irei mandá-la
    Você trocou o punto por qual?

    • Rafael Cascaes

      Eu ainda estou com o punto, a troca que eu citei foi do corsa 1.4 que eu tinha sem AC por ele.

      • Rodolpho Lopes

        Ops li errado malz, mas enfim esse punto é o que o mais curto, aquela grade com “bigodinho” da nova versão não me agrada

      • Igor G. Gomes

        Com relação ao vazamento na bomba d’agua, isso pode acontecer mesmo apos uma limpeza e troca dos fluidos dos sistema de arrefecimento. Carros que passam muito tempo sem limpeza e troca do fluido, acaba por oxidar as peças internamente, ainda mais motores com bloco de ferro, como é o seu caso. Umas vez limpo, a sujeira e ferrugem descolam das paredes do motor, mangueiras etc….e junto aparecem os pontos já enferrujados pelo tempo. dai aparecem vazamentos em selos de motor, juntas, mangueiras, radiador, bomba, etc, etc. As pessoas simplesmente “esquecem’ que a agua e o fluido deterioram dentro do motor (esse esquecimento é muito comum com outros fluidos, tais como fluido de freios, fuido direção hidraulica e oleo transmissao.). As pessoas só trocam o oleo do carter e do resto esquecem. É bom sempre conferir o nível desses fluidos e, em especial nesse caso da agua do radiador, a mesma deve estar com razoavel grau de transparencia e o reservatorio deve estar com cor leitosa, pois se estiver com cor de barro/ferrugem, certamente o sistema todo estará sujo e menos eficiente. Sugiro limpar o sistema e trocar os fluido de 2 em 2 anos.

        • Janduir

          Aditivos gosto do Delphi (troca a cada 60.000km ou 3 anos), custa 20,00 o litro em média, ou o acdelco laranja, 150.000km ou 5 anos, mas custa 50,00 o litro. Meu Astra rodou 5 anos com o acdelco e quando o troquei,estava novo ainda…

          • Igor G. Gomes

            Sim, felizmente nosso mercado já começa a ter excelentes produtos. Aditivos ,óleos, etc. Com relação ao tempo de troca, temos que ver qual o tipo de utilização, se só vc dirige o carro, se anda só cidade ou só estrada, se anda em estrada de terra ou com minerio e até utilização como taxi. Eu considero 2 anos uma boa margem, pois produtos de qualidade como vc citou estao com preços muito bons. Mas existe sempre aquele motorista relaxado…ai já viu….

            • Edson Fernandes

              Só vale dizer que existe validade para os produtos. O maximo que vi para esses sistemas é de 2 anos.

    • Igor Serra

      Opa… ia ser otimo ler um relato sobre o Koup

      • Rodolpho Lopes

        Logo mais, estou me dedicando bastante nesse relato, até gravei uns vídeos, espero que fique bacana

    • CorsarioViajante

      O Koup é bem bacana, aqui em Campinas vejo ate que com frequência dado o carro sempre ter vendido muito pouco. FIcamos no aguardo!

      • Rodolpho Lopes

        Logo mais, só vou terminar um projeto aqui no trabalho que já volto a construir o relato.

      • Vagnerclp

        Off topic! Corsário, você é de Campinas? Pois nos seus comentários você dá tanta ênfase que mora no interiorzão que dá a entender que mora numa roça onde Judas perdeu a bota…Campinas, pelo contrário, apesar de ser interior é uma cidade muito grande e com ares de capital.

        • CorsarioViajante

          Moro em Campinas sim, e acho aqui a relação muito boa entre ser cidade grande x interior.
          Mas sair da capitarrrr coloca vc mais em contato com as cidades periféricas, mais roça mesmo, uma percepção que muitas vezes quem morou a vida inteira em cidade grande não tem. Para mim pelo menos foi bem assim.

          • Vagnerclp

            Eu sei bem o que é isso. Trabalho na capital e moro na região de Jundiaí…imagina o contraste todos os dias. Mas não troco esta região pela capital de jeito nenhum.

        • Max

          Cara ou você mora na capita,litoral ou interior, saiu da capital ou é litoral ou interior.

          • Vagnerclp

            Isso eu sei cara. Você nunca ouviu falar em força de expressão? Quando digo “interiorzão” quer dizer lá nos confins.

            • Max

              Rsrs.. é que eu moro na região metropolitana de Campinas e caso o bico quando o pessoal fala que vai viajar pra o interior…

    • Gran RS 78

      Gosto muito do Koup. Vi um vermelho na estrada e realmente ele chama muito a atenção.

    • fabio henrique

      E aí Rodolfo blz?
      To louco pra comprar um koup, mas nao tenho muita informaçao sobre ele…aguardo ansioso seu relato. um abraço e parabens pelo carro.

      • Rodolpho Lopes

        Fala Fabio!
        Tranquilo e você?
        Cara pode comprar sem medo, curti demais o carro entra no grupo do facebook Cerato Clube e me procura por lá para eu te falar um pouco mais sobre o carro.

  • Angelo Lucca

    Eu tenho um Punto ELX 1.4 do mesmo ano, e posso te dizer: Adoro o carro, tenho a intenção de trocá-lo agora no final do ano, porém ou será um outro Punto 1.6 16V do modelo novo ou um Focus 1.6 GLX 11/12… Quanto ao carro pelo menos no meu caso a manutenção não é tão cara, o meu está com 93mil kms e só agora troquei a embragem, carro vai muito de manutenção preventiva, seguindo o manual, dificilmente teremos dor de cabeça. Meu carro faz média de 12kms com gasolina, álcool pra esse carro não compensa, bebe muito. Quanto ao seguro o meu está em 1.100,00 pra São Paulo-Capital, creio ser um ótimo valor. Sinto que em várias ocasiões falta potência pra esse motor e isso é crítica constante na web, porém por um lado é suficiente ao que o carro se presta. Tenho o mesmo problema com o Ar condicionado, o que fiz pra melhorar foi tirar o filtro de cabine, embora seja errado, ajuda em muito em dias quentes. No mais parabéns pelo seu relato! Abrass.

    • Minerius Valioso

      “[…]Quanto ao seguro o meu está em 1.100,00 pra São Paulo-Capital, creio ser um ótimo valor.”

      Também acho. Foi na simulação do Porto Seguro? Quais as condições?

      • Angelo Lucca

        Olá, na verdade tenho bonus classe 5 e como tenho 43 anos e Separado com filhos talvez tenha ajudado, meu CEP é da Mooca… Além é claro da minha irmã ser corretora então ela sempre consegue um bom preço pra mim.. :) A seguradora é a Itaú que na verdade pertence a Porto Seguro como tb a Azul, elas integram todos os serviços, portanto acaba dando na mesma na hora em (se) precisar usar. Nunca tive problemas quando precisei, funciona muito bem!

        • Vagnerclp

          Verdade, eu tive Porto Seguro por 2 anos, mas a renovação ficou muito caro. Fiz pelo Itaú com os mesmos benefícios e ficou cerca de 400 reais a menos. Sim, o Itaú tem uma parceria e detém um % da Porto Seguro e esta é dententora da Azul.

    • CignusRJ

      Oi!
      Alguém pode me recomendar um bom site onde possa fazer comparação de cotação de seguros?
      Não conheço ninguém que tenha feito seguro por estes ou possa me recomendar. Achei estes e como não tenho referencial fico meio receoso. Bidu, a Economize no Seguro, a Segurar.com, a Minuto Seguros, a Smartia e a Taclaro.

      valeu

      • Angelo Lucca

        Cara seguros por internet é complicado… Nada como um bom e velho corretor pra pesquisar bons preços pra vc além é claro de ajudar num momento que precisar (toc, toc, toc…) Fiz uma cotação para um Focus numa dessas e saiu simplesmente o TRIPLO do preço consultado com a minha irmã, como é um computador que trabalha com variáveis em cima do que vc informa, já existem as cotações disponíveis… Sei lá eu prefiro negociar direto com o corretor, mesmo que não fosse minha irmã (é quem faze meus seguros), acho muito melhor na hora que é preciso tirar dúvidas, verificar direitos e deveres e etc… Fora num caso de sinistro, que ajuda muito.. Quem já passou por isso sabe o quanto é importante alguém com a cabeça no lugar no momento de um acidente… Abrass.

      • Almir Santos

        De 4 anos pra cá, só faço cotação online e sempre fecho com essas corretoras on-line, sempre fica mais barato do que com escritórios de corretores de seguros,,pois a margem de lucros das corretoras on-line são menores.
        Eu já fechei 2 anos pela Economize no Seguro e 2 anos pela Minuto Seguros, não tenho nenhuma reclamação delas, sempre fui bem atendido e quando precisei quando roubaram o meu carro, tb me instruíram nos tramites.
        Dica que eu dou, faça cotações em várias, mas preencha tudo corretamente e depois quando elas entrarem em ctto, diga se ela conseguir baixar ainda mais o valor, você fecha com ela, sempre faço isso e consigo um bom desconto.

    • Caparroz

      Angelo, onde você roda pra conseguir esse consumo de 12km/l? Trocou velas mais de uma vez? Com quantos km?

      • Angelo Lucca

        Cara, por incrível que pareça eu moro em Spaulo Capital… Rodo cerca de 45 a 50 kms por dia (moro na Mooca e Trabalho no Jaguaré), na volta pra casa, como sempre saio tarde, pego marginal Tietê o que ajuda bastante, eu procuro manter a manutenção sempre em dia, troco o óleo com 7500kms. Velas com 30mil, filtro de ar com 15mil além é claro de calibrar os pneus com 30psi… Vale dizer que vai muito da forma como vc dirige, eu procuro sempre andar na boa sem ser o mais rápido mas tb não sendo o mais lento da via, acompanho o fluxo, mas só consigo isso na gasolina, no álcool não passa de 7,5 kms/l…
        Se eu te falar que tinha um Palio 1.0 ELX e ele fazia 10 no álcool e 14 na gasolina… Volto a dizer: não ando como tartaruga, acompanho o fluxo da marginal a 80/90 km/h e nas vias que trafego sem esticar marchas. Abrass

        • Caparroz

          Minhas médias são de 9 km/l na cidade, e o que conta em meu desfavor é que moro em BH (sempre tem morro pra subir) e que tenho o pé pesado, mas geralmente é mais nas estradas ou quando o trânsito tá bem leve. Olha que quando não estou subindo a ladeira não costumo forçar além da segunda marcha, vou ate os 3 mil giros na 3ª marcha no máximo. Comprei usado há 10 meses, sou o terceiro dono e tenho gostado muito do carro, apesar do ponto fraco ser o motor pro peso dele. Só tem 68 mil km rodados. Agora tá na hora de fazer uma checagem nas velas, freios, trocar fluído da caixa de marcha e da direção hidráulica,na medida em que o orçamento permite! Sempre bom trocar informações, abraço.

          • Angelo de Lucca Neto

            Velas troque de 30 em 30 mil, as velas aqui em sp, custam uns 48,00 o jogo mas tanto elas quanto o filtro de ar é uma desgraça pra trocar! O filtro eu mesmo troco mas as velas, sem chance! Verifique se a correia dentada foi trocada com 60mil, oleo e filtro sempre a cada 7500, uso o original 5w30, oleo de cambio troquei agora jumto com a embragem.. O carro ficou otimo! Oleo da direção eu nunca troquei isso preciso verificar! Abrass

            • Caparroz

              Quando estou sozinho no carro (90% das vezes), calibro com 29 psi, de acordo com a recomendação do manual. Fiquei curioso do porque você calibrar 30.

              • Angelo Lucca

                Bom, segundo algumas informações encontradas na web, sempre é bom calibrar os pneus com 2 libras acima do recomendado pelo fabricante, isso por experiencia propria não estraga os pneus pois os meus duram em media 50 a 60 mil kms e pra mim pelo menos tem funcionado bem… Embora pelos calibradores que temos em diversos locais não serem aferidos, vale pelo menos calibrar sempre no mesmo local 1x por semana…

                • Caparroz

                  Vou seguir a dica e calibrar com 30 psi Angelo, abraço!

        • CrazyEarl

          Muito interessante o seu relato, acabei de adquirir um punto do mesmo modelo que o seu, mas estou preocupado com o consumo de combustível que está um absurdo, nada igual ao seu, estou fazendo 6.0km/l no álcool com o ar desligado. Reparei que o consumo piorou quando troquei o óleo, estou usando um sintético 5w40 da selenia, o antigo dono usava 5w30. No manual recomenda um 15w40! Qual óleo você usa?

          • Angelo Lucca

            Ola Earl, eu passei o Punto pra minha irmã e continua com o 5w30… Não use outro! Quanto ao consumo é complicado avaliar pq cada pessoa dirige de um modo diferente, agora estou com um Focus 2.0 e consigo medias de 6,5 a 7,0 com alcool. O Punto sempre foi melhor na Gasolina… O grande problema dos carros com alcool é a demora que o motor leva pra atingir a temperatura ideal que é de cerca de 8kms rodados e isso influencia muito…. Inclusive se vc roda pouco até o óleo precisa ser verificado com mais frequencia… E volte a usar o 5w30… O meu ja passou de100mil kms e o motor está ótimo, não fuma e não baixa óleo… Caso tenha mais alguma duvida que possa ajudar é só perguntar! Abs!

            • CrazyEarl

              O antigo dono estava certo sobre o óleo então, voltarei o mais rápido possível para o 5w30! Uso ele apenas para pequenos percursos, nenhum acima de 7km, hehehe é tudo perto. Também não sabia sobre a demora para o motor atingir a temperatura ideal usando álcool. Coloquei gasolina apenas uma vez para fazer o teste e o consumo ficou apenas 7km/l, acho que ele está com alguma dificuldade para reconhecer a gasolina, talvez um reset na central resolva, então passarei a usar apenas gasolina pois acredito que não seja muito bacana para o motor trabalhar em temperatura que não seja a ideal! Tenho apenas mais uma dúvida, o câmbio do seu punto era difícil engatar a segunda e a ré? Especialmente a segunda, tenho que lutar para engatar ela, as outras estão normais. Muito obrigado pelas informações, vão me ajudar muito, é o meu primeiro carro então estou bem perdido, hehe, abs!

              • Angelo Lucca

                Então ta explicado… Vc roda muito pouco e o motor não atinge a tempratura ideal de funcionamento, por isso não vai melhorar o consumo… Nem com gasolina…Cuide bem do óleo, nesse caso deverá ser trocado a cada 6 meses, independente se atingiu 7.500kms ou não… Boa sorte, espero que te traga alegrias! Abs!

    • Lucas de Santana

      Em questão do seguro e da manutenção acho que é por causa do modelo, no final do ano passado vi esse mesmo modelo do relato, o punto sporting, meu pai nem era muito fã do punto, mais quando agente viu ele na css meu pai adorou o carro e ficou interessado na compra, porém quando agente pesquisou melhor varios sites e blogs falavam que essa versão 2008 deu muito problema, e ao falar com o corretor de seguro ele disse que é um bom carro porém não vale a pena pelo preço do seguro porque essa versão deu muitos problemas, foi a única coisa que desanimou…
      E um ótimo relato, espero um relato de um punto t-jet 2012, na minha opinião esse foi o mais bonito da linha!

  • Alessandro

    Gosto do punto, mas o Ar realmente é uma porcaria, na frota da empresa que trabalhava, tinha punto e stilo, o ar condicionado dos dois era deprimente nao funcionava direito, nao sei se melhoraram no Bravo pq no que andei tambem achei bem fraco.

    • Fábio

      O ar do Linea 2009 (dos primeiros a sair) é totalmente digital e resfria bem, ele não deveria ser o mesmo sistema?

      • Alessandro

        os modelos eram 2010 e 2012, parte digital e parte analogica e todos uma porcaria, no dia a dia OK, mas se ficasse no sol nao funcionava.

        como exemplo, o punto entre a empresa e o cliente que visitavamos normalmente so gelava quando chegavamos perto do local a 15km, já o Agile que tinhamos em casa gelava bem com uns 3 km de trajeto, a diferença era gritante.

        mas no demais o punto era um ótimo carro.

    • Danilo

      O do Bravo é sensacional! Pode ser pelo fato do meu ser digital. Se bem que certa vez fiz um test drive num essence com ar “analógico” e até que dava conta do recado.

  • Felipe Souza

    E UM BELO CARRO MAIS AQUI EM BH NAO DA 10 KM NAO VIU E UNS 7 7,5 NO MAXINO

    • Exatamente… Aqui em BH, o meu HLX 1.8 2010/2010, quando faz mais de 7,2 KM/L na gasolina, eu até comemoro.

  • Felipe Vinicius

    O teto dele já deu algum problema? tenho um 09, e ele emperra quase sempre quando está faltando uns 4 cm para abrir totalmente, e ja vi alguns com esse problema.

    • Paulo B.

      Pelas fotos, acho que o modelo dele não tem teto solar. Ou estou muito cego!!!

  • Felipe Vinicius

    Percebi agora, ele não tem teto. e nao consegui apagar o comentario.

  • pablo

    Eu acho interessante neste carro e nos Fiat é a quantidade de opcionais, da para procurar um usado muito bem equipado.

  • Minerius Valioso

    Belo achado. Punto por esse preço e com o airbag duplo e freios ABS, não está mal.

    “Nesse modelo o motor usado é fabricado pela GM e acho que não foi bem
    adaptado para o Punto, pois o mesmo não tem grande potência ou torque na
    prática[…]”

    Que estranho, o motor Familia I é justamente elogiado pelo torque em baixas rotações. No Corsa o motor caia muito bem.¹

    ¹ Opinião baseada em testes do BCWS

    • Rafael Cascaes

      Quando eu comprei eu comparei os números dele com o do meu antigo carro:

      Corsa 1.4
      Torque = 76,57 Kg por Kgfm
      Hp / Kg = 9,77

      Punto 1.8 Sporting
      Torque = 63,24 Kg por Kgfm
      Hp / Kg = 10,26

      Na teoria o Punto é bem superior, mas na prática eu sentia muito mais vigor no Corsinha rs

      • Paulo B.

        Acho que isso é devido ao peso, o Punto é muito pesado….tenho um igual ao teu….só muda a cor!!!

        • Rafael Cascaes

          Opa o seu anda bem ou é meio amarrado tb?

          • Paulo B.

            Não sei se é porque ja me acostumei. Eu acho que ele até anda bem, mais parece que se tivesse mais uma marcha seria melho….tem pouca final na minha opinião….

  • Lucas Fernando

    “Nesse modelo o motor usado é fabricado pela GM e acho que não foi bem
    adaptado para o Punto, pois o mesmo não tem grande potência ou torque na
    prática[…]”

    Só discordo dessa parte e do desempenho inferior ao Corsa 1.4… Sou meio suspeito pra falar do motor 1.8 GM (Tenho um 1.8R), mas não há outro motor 1.8 8V aspirado melhor do que ele. Potência, torque e durabilidade são seus melhores atributos.

    • LeandroBalmant

      Só que o Corsa tem 1.020 kg, e o Punto 1.250 kg.

    • megabolick

      concordo com vc Lucas!!! meu pai tem um corsa hatch 1.8 que se depender de mim nunca sairá da familia! ja andei com o carro lotado em cada ladeira que parece mais uma parede e o carrinho não fez feio,o consumo é um pouco elevado,mas nada que assuste,como diz aquele ditado…cavalo anda,cavalo bebe,hehehe.

  • pauLo dias

    Bom carro, belo custo x beneficio. O defeito é ser manual, hoje em dia pra andar em sp trocando marcha é osso.

    • Julio Peres

      Melhor um manual que arriscar no dualogic. Quem acompanha o canal do ADG no youtube sabe o quanto esse câmbio tem dado problema. E o custo de reparação é caro!

      • pauLo dias

        Concordo, nao boto fé nesses automatizados também. Eu quis dizer que esse Punto tem um bom CxB, mas pra SP, seria melhor pegar um outro carro do mesmo preço automático.

  • Anderson SP®

    É um carro bacana até hoje, o Palio HLX com este motor 1.8 eu dirigi e achei muito bom, bem torcudo, agora no Punto por ser mais pesado pode ser que fique apático.

  • Duda

    Rafael, parabéns pela escolha. Meu irmão tb teve um Punto Sporting 2008 e concordo em 100% com suas opiniões. O Punto e um excelente carro e carece de uma modernização real, comparando com o New Fiesta ( dirigibilidade e acabamento) o Punto Sporting e beeeeem melhor.

  • Diogo Amorim

    Punto é um carro que sempre me chamou atenção, mas ainda não tive oportunidade nem de dirigir um. Mas até que enfim alguém concorda que o motor 1.4 da GM tem desempenho próximo de motores maiores e pode ser até mais esperto nas retomadas.

  • dogmarley

    no Idea 1.8 que tinhamos em casa tb tinha essa sensação de sonolência…
    lá depois dos quase 3 mil giros que vc sente uma vigorada ! que dura ate uns 4,5 mil giros
    hauahauha
    anda? ANDA ! mas parece estar amarrado….

  • CorsarioViajante

    Relato legal!
    Ainda acho o punto original o mais bonito.
    O que não rola para mim é a decoração desta versão, com cintos, puxadores e detalhes vermelhos. Naõ gosto.
    A direção hidráulica do polo normal também acho bem pesada, o meu tem eletro-hidráulica e é completamente diferente. Bola-fora da VW ter tirado de parte da linha um detalhe que melhora muito a convivência.

    • Rafael Cascaes

      No painel o vermelho não me desagrada não, mas o cinto eu acho bem brega! rsrs

  • Jonas Augusto

    Eu dirigi o Palio HLX 1.8 e ele tem disposição e não desaponta bom de retomada, pode ser pelo fato do Punto ser mais pesado, eu penso em adquirir o Palio HLX 1.8 ou o ELX 1.4.

  • Careca

    Desculpe mas qual Polo você teve? o 1995??? Não compara a qualidade construtiva do Polo com Punto… O Punto é um Palio “requintado”, o Polo é um compacto Premium: Solda Laser / NCAP 4 star / Chapas com densidade variável / Compartilhamento de insumos do Golf… e por aí vai.

    • Rafael Cascaes

      Nossa que carrão hein! rs

    • Angelo Lucca

      Careca, minha irmã teve 2 Polos, um 2010 e um 2012, o 2010 tinha um bom acabamento com cromadinhos aqui e ali e etc, o 2012 (frente remodelada) caiu em muito a qualidade dos materiais e claro o preço subiu…, sempre achei o Polo um bom carro, eu e a grande maioria… só que sua suspensão eu considero muito dura, faço curvas com meu Punto que o Polo não passa nem perto, sinto que ela “kika” muito em pisos irregulares..Foi um carro que não vingou no mercado como deveria, pois era muito caro pra ser um compacto e muito pequeno pra ser um médio, na época em que foi lançado deveria ter sido uma espécie de FOX e este nem precisaria existir… particularmente gosto muito do câmbio do Polo, mas é um carro que não “emociona” tanto interior como exteriormente talvez pela sua sobriedade que está longe de ser um defeito, A VW tem mania de lançar carros que competem entre si, nosso mercado não comporta tantos modelos de uma mesma montadora em faixa de preço semelhante, principalmente pra quem compra em 60X, creio que isso tenha contribuído pro Polo ser mais um injustiçado no mercado nacional, assim como tantos outros… Abrss

  • Thiagusss

    bom carro. só peca realmente por não ter um motor mais “esperto”.
    o seguro é caro por ser “sporting”…

  • Paulo B.

    Muito bom!!
    Também tenho um Punto Sporting do mesmo ano (2008), comprei da minha irmã que tirou zero, mais o meu é laranja spot. Gosto muito dele. Recentemente troquei os pneus e aproveitei para reformar as 5 rodas, pintadas de Branco….
    Concordo contigo com relação ao seguro, minha irmã pagava 900,00 no meu perfil passou de 2.000,00. Só não consigo o teu consumo, o meu tá fazendo 8.9 na gasolina, já no etanol faz 6.8, mais creio ser devido a topografia da região, minha cidade é só morros.
    Só acho, ao contrário de que tu diz, que o torque não é bom, de saída e retomada até sobra, o motor GM só peca mesmo na final!!!

    • visanpai

      Tá bonito seu carro!

      • Paulo B.

        Vlw. Obrigado, ainda tem umas coisas pra arrumar. Aos poucos fica top..

    • Rafael Cascaes

      Bem legal essa cor!

  • Alex

    Na minha opinião, é a versão mais acertada desse carro em termos de design. O facelift não ficou bom. Parabéns pelo carro.

  • Tive um Punto Sporting 10/11 e o carro é muito bom, exceto por 3 pontos que me tiravam do sério (inclusive um deles foi responsável por eu trocar de carro – problema geral da FIAT):

    1. O teto solar tinha dificuldades para fechar completamente, mesmo depois de feita limpeza e lubrificação;
    2. Cambio ruim, com engates difíceis, principalmente a 1a e 2a marchas;
    3. O carro é bastante visado para roubo e extremamente fácil de ser arrombado (fechaduras). Por esse motivo (o mais forte, mas não o único), saí da FIAT e não pretendo voltar tão cedo.

    • O_Hobbit

      Um conhecido meu teve um modelo 2010 que foi roubado 2x.
      Mais no caso do carro dele não tinha alarme, apenas travas e realmente disseram que esse carro é muito fácil de arrombar.
      Isso é uma falha gravíssima para um modelo desse preço.
      Será que os atuais mantem o problema?

      • Os atuais continuam com o mesmo problema e atinge todos os modelos da FIAT. Aqui em BH arrombam à rodo, com alarme e tudo mais.

        A única coisa que ainda me atrai na montadora é o design. O Punto é maravilhoso, principalmente o T-Jet novo, mas não colocaria outro na garagem justamente pela dor de cabeça de não poder parar em qualquer lugar na rua, mesmo que movimentados.

    • Rafael Cascaes

      Não tenho muito que reclamar do cambio, perto do cambio do polo ele é bem ruinzinho mesmo, mas perto do cambio do corsa ele faz bonito.
      Roubaram o step do meu carro 3 vezes!

  • HelderV6

    Tive um sporting amarelo 09/10, unicos pontos negativos eram, o desempenho, principalmente em retomadas, e o consumo, fazia 6,5 na cidade na gasolina, fora isso eh um bom carro.

  • FLOpel

    Ótimo relato!

    Apesar de eu não gostar muito da Fiat, me simpatizo bastante pelo Punto, sobre a motorização, eu preferia procurar uma versão com o 1.6 16V, eu já andei num 1.4 8V e achei fraco demais para o tamanho do carro, não sei como é o Punto com o 1.8 feito pela GM mas o motor 1.8 E-torq é muito beberrão (já tive um Linea com esse motor).

    • 4lex5andro

      interessante , o punto compartilha plataforma com o corsa anterior (que nao foi vendido aqui) da opel ..

      talvez por isso explique a longevidade (que até já tá na hora de mudar mesmo) do projeto, é um dos melhores fiat no mercado..

      • FLOpel

        Eu ouvi falar que lá na Europa a Fiat está trabalhando pra fazer o sucessor do Punto, dizem que é alguma versão do 500, se for verdade, pra mim é uma pena, o máximo que podem fazer, eu acredito, é criar (ou modificar) um novo Punto exclusivamente pro nosso mercado.

  • Alisson Guedes

    Se o amigo reclama de torque em baixa rotação nesse 1.8 GM, vai querer passar longe dos Etorq. Tive um Punto exatamente igual a esse, só que ano 2009, um dos melhores carros que já tive, em 4 anos que fiquei com ele praticamente só gastei com revisão e para reparar um amassadinho que eu bati em uma árvore. Aliás culpa da péssima visão que ele tem quando se da marcha ré, outra coisa esse motor GM é muito beberrão, o meu raramente fazia mais que 10km na cidade com ar desligado. Outro ponto importante é que esses motores 1.8 FIAT/GM dão muito problema no ponteciomentro do corpo de borboleta, o meu tive que trocar 1 vez, mas é algo comum de acontecer. Quando fui trocar de carro pensei seriamente em pegar um outro Punto, mas a necessidade de mais espaço no porta malas me fez optar pelo Bravo.

  • guilherme boracini

    Com o novo motor, o punto sporting 1.8 etorq ficou beeeeem mais divertido!
    (o acabamento dos bancos é pessimo! muito duro e aparencia de ser feito na esquina. Temos um vermelho com teto aqui em casa)

    • Rafael Cascaes

      Quando eu vi o novo punto na CSS eu tive a impressão que o material dos bancos tinha ficado melhor, que pena que não…

  • EduBH

    Tenho um ELX 09/10. Gostou muito do carro. O meu ja estrada ja deu mais de 17 km/l.Tenho até video no youtube para comprovar pois quando contava ninguem acreditava.
    Está com 46 mil km e pretendo trocar somente no proximo ano.

  • Ferrari

    Eu tinha um Punto identico a esse,e era um carrinho bem competente e agradável,mas o motor apresenta uma aspereza desagradável muitas vezes,e ele também tinha o espaço interno pequeno,UMA PENA A FIAT NÃO DESENVOLVER UM SUBSTITUTO A ALTURA ATÉ AGORA PARA ELE,troquei num Jetta TSI que é indiscutivelmente mais carro,mas ainda sinto falta do Punto,um belo projeto.

    • Rafael Cascaes

      O jetta é muito top! não sei como vc ainda lembra do punto! rsrs

      • Ferrari

        O Jetta eh sem dúvida uma otima opção pois dei o Punto de entrada e levei o Jetta por 65 mil reais.Mas eu gostava muito do Punto tbm, por isso me bate as vezes uma saudade, mas aí quando eu ligo o Jetta ela vai embora… rsrsrsrs

  • Lucas Lima

    Ótimo relato. Realmente parece uma ótima compra para um usado desta categoria e ano!

  • Vagnerclp

    Parabéns! simples, claro, objetivo e honesto!

    • Rafael Cascaes

      Valeu

  • WagnerSCS

    Olá, Rafael. Primeiramente parabéns pelo relato e pelo carro, acredito que o Punto seja um ótimo negócio, dentro das devidas limitações, algo inerente a qualquer modelo.
    Já tive a oportunidade de andar numa Meriva 1.8, logo, com o mesmo motor do seu carro e, percebe-se de fato uma certa falta de desempenho em velocidades maiores.
    Mas o que me chamou bastante atenção e me fez dar pontos positivos ao conjunto, é o farto torque em baixa, principalmente em se tratando de uma minivan, portanto maior e mais pesada. Ainda assim, dava pra sentir que o carro embalava bastante bem nas primeiras marchas, até por ele ser um motor com oito válvulas.
    Abraço e sucesso com o Punto.

    • Rafael Cascaes

      Os carros da GM que eu dirigi eram bem espertos mesmo, acho que o pessoal da FIAT não acertou na regulagem do motor pro Punto.

  • Lucas Santos

    Como o relato é algo muito pessoal, fico com medo de pessoas levarem eles muito em conta numa avaliação;
    Tenho exatamente esse carro, mesmo ano e modelo, difere apenas em ter ar digital e teto solar.
    Discordo do autor do relato principalmente em relação ao desempenho do motor e no topico ‘conforto’.
    Em relação ao motor, dizer que ele tem retomada pior que um 1.8 só se a pessoa nao sabe dirigir ou ta com um problema GRAVE de embreagem em que a aceleração fica patinando, porque 18kgfm de torque em 2800 rpm não é pouca coisa, da pra sair em semaforos junto com motos, serio mesmo.
    Em relação ao conforto, o punto não é grande por dentro, não é espaçoso, os bancos não são espaçosos (a não ser que sua estatura seja pequena), voce praticamente se ‘veste’ do carro, porque ele é bem justo. A direção é levíssima, quase tão leve quanto uma elétrica, nem se compara a do meu antigo fiesta que também era hidraulica, porem bem mais pesada, mais uma vez acho que tem algo de errado com o carro do autor, pneu ruim, descalibrado ou problema na bomba hidráulica.
    A manutenção realmente não é barata, mas é menos cara do que a da Ford e em relação ao motor, se a pessoa pesquisar bem, consegue peças nas CCs GM por otimos preços dizendo que é pra Montana 1.8, se vc for na fiat e disser que quer a peça tal do punto sporting o preço é maior, infelizmente moramos num país em que as cc’s estipulam o preço das peças pelo carro e nao pelo codigo/modelo dela.
    Se o autor discordar de algo q eu disse, pode ficar a vontade pra falar comigo pq realmente achei o relato muito discrepante da realidade que conheço.

    • Rafael Cascaes

      É como você disse cada relato é algo pessoal.
      Quanto as dúvidas levadas, tenho um 1.80 e a manutenção meu carro está em ordem, inclusive com 4 pneus novinhos.
      Abs

  • Cassio

    Boa! Gosto muito do Punto e volta e meia, penso em adquirir um Punto ou Bravo nas versões T-Jet, mas fico com o pé atrás por coisas que leio, frequentemente, sobre a Fiat, muitas vezes não resolvendo “pequenos” problemas que surgem nos carros.

    E esse relato do Koup, eu vou ler, pois é outro modelo que gosto bastante, já está com um preço interessante e fico igualmente, preocupado com os serviços pós-venda. Ouço muitas reclamações sobre a Kia.

  • Jefferson Henrique Xavier

    Parabéns pelo relato! Muito bacana!
    O Punto não é perfeito, mas é um carrinho muito bom e agradável de dirigir. Uma posição bem agradável de dirigir que alia ao mesmo tempo um pouco de esportividade ao conforto. Fechou os vidros e a cabine fica bem silenciosa. E é um carro bem recheado de itens tecnológicos e mimos. A única coisa que faltou foi o retrovisor tilt down quando engata a ré. Como há alguns carros da FIAT que começaram a vir com esse recurso, creio que em breve deve chegar ao Punto. Minha única ressalva é com relação à tampa de combustível que às vezes agarra pra abrir e fechar (defeito crônico de todos os Puntos) e o motor E.Torq ser “bobão” nas arrancadas. O Fire Flex 1.4 e o 1.4 da GM são MUITO mais espertos para arrancar. Em compensação após subir dos 2.000 giros, o E.Torq responde bem e segura bem as rotações mesmo com o carro cheio e em subidas.

    Resumindo, o Punto não é perfeito, mas é um carro muito bom e gostoso de dirigir!

    • Rafael Cascaes

      Li bastante sobre esse problema com a tampa de combustível, por sorte não sofri com isso ainda.

  • GPE

    Achei o consumo muito baixo pro carro. Esperava que fizesse menos de 9km/l.
    Como é o estilo de seu trajeto? Muitas vias de 60/80km/h?

    • Rafael Cascaes

      Vc é de SP? Se for deve conhecer a marginal pinheiros. Meu percurso é basicamente nela a semana inteira. É bem reta mas raramente nos horários que eu ando da para chegar a 60km/h.

      • GPE

        Não sou de Sp mas conheço.

  • Muito bom o Relato. Tive um punto ELX 1.4 2009/2009 e penso da mesma forma que você (só que o meu motor era muito fraco para o carro). O carro é sim excelente, curva bem, é confortável e o meu ainda tinha o teto solar Skydome que é um espetáculo. Agora o troquei por um bravo Sporting 2013 e estou pensando em fazer um relato sobre ele também (apesar de que ja teve um aqui no site e foi muito bom) Espero que tenha muita sorte com o carro e

  • Guest

    Parabéns pelo carro! Já tive um Sporting em 2009! Amava aquele carro!! Tinha varias tecnologias bacanas na época! Ainda hoje admiro o comportamento dinâmico e conforto pela faixa de preço!

  • Henrique Waitforit Milioli

    Parabéns pelo carro! Já tive um Sporting em 2009! Amava aquele carro!! Tinha varias tecnologias bacanas na época! Ainda hoje admiro o comportamento dinâmico e conforto pela faixa de preço! Tentei enviar fotos, mas não consigo! :(

    • Henrique Waitforit Milioli

      Foi! rs..

  • MrBacon

    Tive um Punto bem parecido, Sporting 2009. O carro era bem legal, exceto pelo motor 1.8 powertrain. Não andava bem e bebia demais, estranhei esta média de 10 km/l na cidade, o meu fazia um pouco mais que isso na estrada (11 km/l), e não passava de 7,5 km/l na cidade (SP-Capital), números com gasolina. No álcool era horrível, menos de 8 km/l na estrada. Cheguei a ficar um tempo com o carro no RJ, o consumo foi ainda pior no trânsito de final de semana na zona sul, não raro ficava abaixo dos 7. Descobri um macete com o tempo, que era colocar álcool e gasolina meio a meio, o consumo ficava próximo ao com 100% gasolina, acho que era a faixa ideal do flex.

    Troquei o carro por um Bravo, que era mais econômico na cidade (só um pouco) e bem melhor na estrada (12 a 13 km/l), além de andar mais. Não cheguei a utilizar muito álcool neste período.

    Em resumo: o Punto era um bom carro com um motor obsoleto. Meu irmão tinha um 2007 1.4, também era ruim de motor. Imagino que com os eTorq tenha evoluído bem.

  • Marco

    Não sei se é impressão minha, mas já tive carros GM e há muito tempo só tenho carros da Fiat e também compartilho da opinião que os carros da GM têm o ar condicionado mais eficiente que os da Fiat. Quanto ao Punto, além de achá-lo muito bonito e imponente, tem um rodar muito confortável. Gostei do relato Rafael. Meus parabéns!

  • Guilherme

    Belo carro, mas por 28mil, você compra um Sentra S 2008 com CVT. Outra categoria, mas na minha opinião, muito mais carro.

  • Telmo Lemos da Rosa

    Parabéns pela iniciativa e relato! Abraço.

  • Marco Túllio

    To pensando em comprar um desses. O ar condicionado é realmente fraco? Mesmo no recirculo?

  • Hector

    em compensação o torque dele é incrível 18,5kgfm/2800rpm muito bom de retomadas e tem uma ótima estabilidade

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend