Fiat Hatches Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Fiat Stilo 2008

fiat-stilo-2008-opiniao-dono-ryarr-1 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Stilo 2008

Nosso quadro “Carro da semana, opinião de dono” já conta com 52 relatos de nossos leitores e também membros do Fórum NA. Para navegar por todas essas matérias, clique aqui. Hoje apresentamos a opinião do rygarr sobre seu Fiat Stilo 2008, dada em maio de 2010:



Olá, depois de ficar 2 anos com um GOL G4 Power 1.6 2008 resolvi trocar de carro. Meu objetivo era pegar um hatch medio com 1 ou no maximo 2 anos de uso. Como o valor disposto a investir era de 40 a 45k minhas opções ficaram restritas e de longe o maior custo beneficio era o C4 VTR.

fiat-stilo-2008-opiniao-dono-ryarr-2 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Stilo 2008

Vi de particular, vi de loja e estava decidido a levar um, mas quando parei para pensar na manutenção vi que seria um problema manter um carro que teve a importação suspensa e por consequencia terá um estoque reduzido de peças. Se a Citroen nao tivesse parado a importação estaria com um desses. Quase comprei o carro na emoção, o que me impediu foi que o dono tinha pendencias na documentação e nesse tempo que ele teve para resolver acabei desistindo.

Depois migrei para o 307 2.0 Griffe que era o mais proximo em equipamentos, mas desanimei ao saber que tem um índice alto de problemas mecânicos fora o fato do 308 chegar logo. Tive que escolher os tradicionais Astra, Golf e Stilo. Astra tem um motor excelente e até engana por fora, mas por dentro é tão tosco e velho que nem dá gosto de entrar nesse carro.

fiat-stilo-2008-opiniao-dono-ryarr-3 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Stilo 2008

Golf só tinha o 1.6 como opção nessa faixa de preço e apesar da excelente dirigibilidade e suspensão, nunca gostei do desempenho dessa versão 1.6. Pensei até no Tiida. Apesar de achar feio, dei uma chance ao carro me agradar em outros quesitos. O carro tem um interior excelente, o motor dá conta, a manutenção parece estar na média do preço mas a feiura e a possivel difícil revenda do carro com mais de 3 anos me fez desistir.

Sempre tive resistencia à FIAT, isso vem da época quando era criança quando ainda faziam Tipo, Prêmio, Elba, Tempra, etc e os carros eram uma desgraça de ruins. Mas desta vez fiquei entre 2 carros da marca.

fiat-stilo-2008-opiniao-dono-ryarr-4 Carro da semana, opinião de dono: Fiat Stilo 2008

Um era um Punto Sporting completo menos teto solar. O único problema era que o carro era prata. Se fosse vermelho alpine ou amarelo indianapolis tinha comprado, talvez até preto. Mas punto prata é muito sem sal. Nem o banco de couro nem as rodas 17 ajudaram muito.

Pelo mesmo preço encontrei um cara vendendo um Stilo 2008 com motor recém-amaciado (pouco mais de 15.000 km) e contava com vários opcionais como sensor crepuscular, chuva, piloto automatico, etc.

Apesar de ter quase 2 anos o carro parecia recém tirado da concessionária… pintura impecável, interior zerado, pneus pouco gastos. Mesmo não tendo todos os equipamentos do Punto Sporting, o Stilo pareceu ser muito mais carro, pelo espaço interno, pela dirigibilidade e pelo acabamento externo.

Como o Stilo ainda tem chance de sobreviver descendo de categoria com a chegada do Bravo me pareceu ser a melhor opção. A manutenção preventiva do Stilo é até mais barata que do Gol Power pelo que pesquisei. Pelo menos por causa do Oleo Castrol/Elaion sintético que custa uma fortuna.

Resumindo minhas impressões sobre o carro:

– Apesar do ótimo conforto, não gostei do tecido usado no banco. Parece o mesmo tecido de carros dos anos 90, o tecido usado no Gol era muito superior. Fora isso o banco é excelente. Tem todo tipo de ajuste possível, não há o que reclamar a respeito de conforto e comodidades.

-A suspensão é perfeita, é bem macia na cidade e quase não se sente as irregularidades e ao mesmo tempo faz curvas com precisão.

-O cambio é bom mas inferior ao da VW. As marchas são equilibradas, nem curtas nem longas demais.

-O consumo é uma incognita, o computador de bordo indica 6.7 km/l no álcool no consumo médio e varia de 5 a 22 km/l no instantaneo. Na rodovia ele pula para 7.5-8.5 km/l no álcool. Acredito que isso possa melhorar ainda. Meu estilo de condução é bem tranquilo, mantenho as rotações entre 2.000 e 3.000 em qualquer marcha. Só estico raramente quando realmente preciso.

-O espaço interno é incrivel, sem dúvida é um dos maiores do mercado. Por fora tambem o carro é muito maior do que pensava. O carro é mais comprido que um 207 SW que fica do lado dele, alem de ser mais largo e alto. O porta malas tambem aparentemente é maior que do 207 SW.

-O som de fabrica é excelente, as caixas aguentam bem os graves, o único problema é a falta de entradas auxiliares. Não tem USB, P2, etc.. Só tem a função radio e CD com MP3.

-O carro veio bem equipado, tem vidro one touch com anti esmagamento, tem regulagem elétrica do facho do farol, ajuste de altura e profundidade do volante, abertura das travas e porta-malas direto na chave canivete, etc – além de coisas meio inúteis como sensor crepuscular, de chuva e regulagem elétrica dos retrovisores.

– Eu não sabia mas descobri que o carro tem um compartimento de refrigeração de bebidas similar ao do Ecosport, mas como nunca usarei essa função só está servindo para guardar tranqueiras mesmo.

-O desempenho é aceitável. Eu pretendia pegar um carro 2.0 com 120cv pra cima mas esse 1.8 do Stilo é aceitavel ao carro. O ideal seria que fosse um 2.0 igual do Astra mas esse 1.8 não deixa o carro manco como o 1.6 no Golf e 307.

-Faltou o alarme de fábrica. Mas como as concessionárias estão pedindo mais de R$ 500 para instalar vou ter que ir de Positron mesmo. Ja providenciei os parafusos anti-furto.

Pontos negativos

Stilo 2008

– Design interno tradicional, sem graça. Está bem longe dos concorrentes como C4, Novo Focus, i30, etc

– Motor 1.8 114cv. Isso é motor pra compacto premium e não pra hatch médio. Deveria ter pelo menos 130cv.

– Tecido dos bancos são ridículos. São aqueles cinzas com desenhos geométricos no meio, igual aos carros antigos dos anos 90, não é a toa que tem muito Stilo com bancos de couro.

– Eletrônica complicada. Pelo que vi por ai, instalar dispositivos eletrônicos não originais é bem difícil. Os caras de lojas de som dizem que leva 6h de serviço para instalar um alarme Positron. O alarme original custa a partir de R$500,00.

– Rádio de fábrica com poucas opções. Não tem conexões externas. Somente rádio e CD com mp3.

– Por alguma particularidade do câmbio não é possivel instalar trava mult-lock.

– Seguro caro, acima de quase todos concorrentes, abaixo somente do Golf.

– Rodas exageradas de fábrica. Pelo motor do carro essas rodas estão lá só por enfeite. Uma roda de aro 15 de liga leve ja seria suficiente e até melhoraria o consumo do carro. Com essas rodas chamativas fui obrigado a torrar uma grana em parafusos anti-furto (importados da alemanha) e uma corrente especial com fechadura tipo multlock anti chave-micha pra usar no estepe.

– Suspensão e banco muito altos. Mais um pouco teria a impressão de estar numa Hilux. Na prática tenho feito as curvas sem tombar 1mm, mas passa muita insegurança.

– Excesso de extravagâncias que só servem para encarecer o carro como sensor crepuscular, de chuva, etc

4.0

  • mr_pereba

    meu primo tem um 2009 sporting e reclama muito do motor mesmo…é pouca cavalaria pra muito peso….sem contar o teto skydome que desde o primeiro mês começou a bater e hoje é uma escola de samba, sendo que na concessionaria ninguem da a minima, dizendo que é assim mesmo devido ao enorme numero de placas sobrepostas!!!
    a manutenção é barata quando se refere ao motor, porém se der problema na parte eletrica prepare os bolsos!!!

    • tiards

      esse carro tem mais STILO que o Puntão, ops digo bravo!!!

      • eduardo82

        Tá uma coisa que eu acho tb. Na época do lançamento do Stilo eu torcia o pescoço quando passava um pela rua. O Bravo, além de chegar atrasado, trouxe um design muito parecido com o irmão menor (que na minha opinião, é muito estranho. O Punto parece uma capivara e o Bravo um bagre).

        • artfukr

          Gosto é gosto, mas para mim o Bravo e o Stilo tem design muito superior ao da concorrência – Polo, i30, Focus (que já está uma geração atrasado) etc. Falar que parecem com "capivara" e "bagre" para mim é um absurdo!

        • expresso222

          Passando em uma avenida em frente a uma concessionária Fiat eu jurava que se tratava de um punto. Algumas horas mais tarde, tive que ir a esta concessionário e somente de perto pude ver que era um Bravo (parece um punto inchado).

    • luizmd

      O Stilo foi o único carro da Fiat Brasil, que poderia ser de outro fabricante!
      A qualidade de projeto e construção dele sobrepurja o habitual da Fiat!
      Creio que nunca a Fiat consiga substituí-lo adequadamente, mantendo o padrão de qualidade!
      Espero estar enganado quanto a isso!
      P.S. O Bravo é uma decepção!
      À primeira vista, enche os olhos, mas sob um olhar mais atento, mais crítico, decepciona!

    • meyerbro

      Stilo com SkyDome? Realmente vc entende mt de carro…

      • mr_pereba

        parabens pela ironia…..mas pra agradar os pé-da-letra como vc, skydome é a denominação da fiat para o teto solar do Punto….como estava falando do stilo, realmente deveria ter falado skywindow, embora creio que todo mundo entendeu, EXCETO VOCE….

    • Filippeyke

      Amigo, tive um Stilo Sporting 2007 e o carro vai deixar saudades.

      Vendi o carro com 67 mil km e o teto nunca fez nenhum barulhinho. Quando começou a querer bater, levei na css, alinharam as lâminas, apertaram e ficou zero de novo.
      aliás, o carro inteiro era um silêncio

      A parte elétrica do Stilo é cara pq é um show a parte. Não acontece NADA de errado no carro sem que você saiba. avaria no motor, no óleo, lâmpada queimada ele indica qual e de que lado…
      Foi um puta carro que eu tive… valeu cada centavo que eu paguei nele

      Hoje eu tenho um i30 e falo: ele não é tão superior ao Stilo não. Ele se sobressai em algumas coisas, mas perde em outras, como conforto, itens de conveniência, etc.

      Se marcar, o i30 não avisa nem sem queimar uma lâmpada, coisa que o Palio faz

      O Stilo foi muito subestimado… foi um puta carro!
      Se fosse lançado hoje, brigaria de igual pra igual com Focus, i30…
      Se tivesse um motor melhor, claro…

  • jaydeero

    Um dos argumentos da compra foi o fato do Stilo poder continuar em linha com a chegada do Bravo, mas o Stilo saiu de linha mesmo.

  • PKuster

    Possuí um Stilo Abarth 2002/2003, prêto. O carro parecia um avião, um motorzão, ótimo torque. Na teoria um bom carro, mas na prática…Havia um barulho insanável na sua suspensão/caixa de direção – esta foi trocada 3 vezes na garantia e recall e continuou a fazer barulho. O computador de bordo enlouquecia e alarmava problemas na pressão do óleo, air-bags, alarme….os botões dos comandos do som, ar-condicionado e acionamento dos vidros se "derretiam" em pouco tempo – apodreciam, tive que trocá-los. Vários outros problemas que só resolví consultando listas de discussão na Internet, pegando dicas de outros proprietários, pois os técnicos da Fiat não conseguiam resovê-los. Em resumo: um verdadeiro calvário – o carro não passava muito tempo sem ter que ir à concessionária e logo o vendí – com prejuízo. Espero que a Fiat tenha testado melhor o Bravo e seus componentes …

    • V8_sempre

      FIAT DETECTED !

      hehehe ! Brincadeira !!!

      Dos 28 carros que tive… 4 foram FIAT… Tbém com esses tipos de experiência… Por isto, é a única marca em que eu realmente não respeito !

      • artfukr

        Minha família tem Fiat desde 1990 (desde Uno, Palio, Stilo etc.) e nunca tivemos qualquer tipo de problemas que não os de manutenção comum (bateria, correia dentada etc.). O caso do amigo PKuster é atípico e pode acontecer com qualquer marca.
        Se eu sofresse o mesmo problema que ele e tivesse tirado o carro zero, faria com que a concessionária trocasse o carro, fazendo valer o Código de Defesa do Consumidor (possibilidade de troca do produto em 3 meses). Se eles recusassem, entrava na justiça.

        • Joao_Melo

          pois a minha mãe já teve um tempra 93 e um tempra sw 96. os dois só davam problema. fiat, gm e vw aqui no brasil, pode fugir.

        • PKuster

          Caro artfukr, na época que possuia o Stilo, pude verificar que os problemas por mim descritos acima, eram os mesmos de vários outros proprietários, principalmente os da versão Abarth, portanto não era um caso "atípico" e sim "típicos".

          • artfukr

            Pois como disse e repito, só temos Fiat desde 1990, e nunca tinha ouvido falar de tanto problema em um carro só. Um amigo meu tem um Marea 2.4 20V (não lembro o ano, mas foi dos primeiros que lançaram), que tem manutenção cara pra caramba, e está muito bem conservado e o cara não troca por nenhum outro carro!
            Certamente você deu azar, cara! Isso realmente acontece…
            Eu lembro que meu pai teve um Voyage 1986 – e ele tirou o carro 0Km na época – que vira e mexe dava problemas na bomba de combustível. Ele só resolveu quando vendeu o carro, em 1989 (salvo engano).
            Eu mesmo já estou no terceiro Palio (tive um 1996, outro 2000 e o atual) e nunca tive problemas. Se fosse "regra", ou "típico", como você mencionou, era para eu ter tido dores de cabeça com pelo menos um dos modelos…
            []s!

    • Wellison_

      No meu Stilo os soquetes que ligam as Lampadas derreteram de uma hora para a outra queimando as lampadas e estragando o conector, os vidros dão umas piradas de vez em quando, ao invés de subir ele descem, e o computador de bordo dá umas mensagens muito doidas de defeito, mas se desligar e ligar o carro de novo os erros somem, mas no demais é muito bom, é um 1.8 16v(com 122 cv, anda muito).

  • renato

    EcoSport com airbag não possui o compartimento refrigerado conforme mencionado no texto.

    • ismajunior

      Pois é, é exatamente o contrário.

      • Como o Isma disse, meu primo tem um modelo 2.0 Freestyle e tem sim compartimento refrigerado. (é flex inclusive)

        • renato

          Então o modelo do seu primo não possui airbags.
          Eu tenho um EcoSport 2.0 XLT Automático e o airbag do passageiro está instalado no mesmo local (no alto do painel) onde é instalado o compartimento refrigerado nas versões SEM AIRBAG.

          • Renato, vc esta certo. Falei besteira.

            • renato

              Tranquilo! Abraço…

      • V8_sempre

        Como é esse compartimento refrigerado ?

        E igual o usado por Corsa, Meriva, Vectra ? No porta-luvas ?

        • renato

          É em cima do painel. Dentro tem uma saída do ar-condicionado.

          ***************
          Com compartimento refrigerado: http://www.contauto.com.br/img/utilitarioesportiv
          ***************
          Com Airbags: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,15995…
          ***************

          • V8_sempre

            Então é melhor que o sistema da GM !

            Nos GM… Vc tbém acaba congelando (Ou aquecendo) o manual do proprietário, documento do carro… Etc… heheh !

            • Wellison_

              Isso é no porta luvas de cima, ele tem um botão dentro onde onde liga ou desliga a função, ele é climatizado de acordo com a temperatura do ar condicionado.

  • Paulo_Ricardo

    q avaliação tosca, daonde q sensor crepuscular e de chuva é inútil? nunca pegou estrada com um babaca de farol alto atrás de vc né? nem dirii por estradas escuras a noite em que naum dá pra desviar atenção por nem um segundo.

    falar que a linha uno, tipo e tempra são ruins é piada de mal gosto.

    e não vem volkista me encher o saco não que não vou responder.

    • alcantara30

      Eu já tive o Tempra e nunca me deu problema. Carro é sorte, tem gente que vive tendo problema com VW, Ford, Chevrolet, Peugeot…

      • V8_sempre

        Cada um tem sua experência…

        Mas o fato é que esses FIATs citados… Até a maioria dos revendedores nem pegam mais !!! Tirando Uno, claro !

        Eu tive 28 carros (Chegava a trocar de 6 em 6 meses)… Costumo ter 1 pra viagens e 1 pra cidade !

        Minha prioridade é carro bem equipado, que ande bem, não gaste muito e que não quebre (Que aguente meu pé pesado)!

        Os que menos me deram problema foram os GM e Toyota, seguidos dos Ford, depois VW e por último (De longe) FIAT !

        Ford… Com seus custos de manutenção… Assustava tanto quanto a qualidade da FIAT !

        O pior… Foi um Gol 1.0 alcool original ! Bebia demais e não andava nada, fora a peladez e o cambio ruim !

        Tive Vectra, Zafira, Golf e até o japonês de luxo Mark II automático… Claro que foram os melhores ! Mas…

        Os que mais me impressionaram foram o CELTA e o PRISMA, pela durabilidade e pela eficiência de seus motores (Consumo x desempenho) ! Prisma parecia que andava mais que o Vectra e (Sem dúvida alguma) Golf ! E ainda me dava médias de 8,5 (cidade) e 11,5 (estrada) km/l de consumo com alcool !

    • Cil

      Eu acredito que a configuração de um carro, com exceção dos itens de segurança, é bem de scolha própria. Por exemplo, eu acho sensor de chuva, sensor crepuscular, acendimento automático de faróis, farol de milha, roda de liga leve, banco de couro e computador de bordo dispensáveis, desde que o carro venha com AB e ABS.

    • Del

      Nem sensor de chuva quanto crepuscular ajudam em nada contra esse pessoal que adora usar farol alto e xenon desregulado por aí. Você deve estar falando do retrovisor eletrocrômico…

    • Murilo_Ramos

      Se o cara tivesse elogiado o Mille vc ficaria feliz né?? haha

      Se Fiateiro como vc comenta é legal, se um Volkista comenta é encher o saco??

      hahahahahaha

      • V8_sempre

        Sabem como a FIAT é conhecida nos EUA ?

        Está até no Wikipedia…

        Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony)

        • matheusfr94

          e aqui no brasil: Fui Iludido, Agora é Tarde(opinião do dono)
          F*da-se, Isso Agora é Teu(opinião do vendedor)
          Filial do Inferno Aqui na Terra
          Feito no Inferno pra Avacalhar o Transito

          brincadeira gente….. vi isso no Bizarricces Automotivas…..

      • artfukr

        Para mim, avaliação tem de ser imparcial. Comentário pode ser parcial, pois você está expressando sua opinião. Mas uma avaliação como essa, que é divulgada por um blog respeitado como esse e multimarcas (não favorece qualquer uma das montadoras), tem sim de regrar seus comentários para não desagradar fã de nenhuma marca.
        A avaliação foi boa, mas o cara expressou sua opinião em detrimento da imparcialidade, o que não entendo correto. Contudo, não acho que tenha chegado ao ponto de desagradar ao extremo os fãs dessa ou aquela marca. Foi mais no "limite" do imparcial…

    • Lazaro Rosa

      Não acho que a avaliação foi tosca, até porque o nome da matéria diz tudo OPINIÃO DO DONO , ou seja, não é opinião de reporter ou especialista na área.

      Acho muito válido dar esse espaço para que o consumidor comum e os adoradores de carro ( seja ele um entendido nato ou não).

      Agora se ele gosta ou não do Mille, sensor crepuscular e td mais vai da opinião dele e dos argumentos dele, e eu concordo…

    • DCald

      Meu tio teve 2 Tempra com motor Turbo (um tempra turbo e outro stile)… o motor do Turbo estourou e ao negociar com a Fiat ele trocou por um Stile que estourou a turbina.,.. em menos de 9 mese, 2 tempras bichados… huahauhua… acabou conseguindo o dinheiro de volta…
      Tipo era ruim sim… apesar de bem equipado e bom de dirigir, era um carro descartavel e em pouco tempo já tava com varios problemas (isso qdo não pegava fogo!)

      Agora, sensor crepuscular não tem nada a ver com farol alto atras (pra isso o que inventaram é o retrovisor eletrocromico em que vc não precisa bascular manualmente para a posição "noite")

      Agora, ele falou que o retrovisor eletrico é inutil tbm… bom, talvez ele não tenha mãe ou mulher que dirija o mesmo carro (e poe o banco mais pra frente e desregula todo o espelho…)

      • V8_sempre

        Eu tirei um TIPO zero… Achei que ia me dar bem por ter um legítimo italiano…

        Em menos de 3 meses e 1.000 km… Bomba de combustivel estourou… Barulhos infernais no painel… Tecido dos bancos soltando fiapos… Barulhos na suspensão traseira (Nhec! Nhec!)… Vidros elétricos pifaram ! Problema na direção hidraúlica ! Na 1a descida a praia, pneus continental dele se esfolaram todos ! Fora o alto consumo e o baixo desempenho !

        Como se não bastasse… Tive que ouvir o mecânico da concessionária… Me dizer que FIAT é assim mesmo ! E pra mim ainda me preparar para o custo de manutençao dele !

        Mais 3 meses depois… TIPO vendido e um CORSA GL 1.4 comprado (Aí foi só alegria) !!!

        • matheusfr94

          é, o corsinha antigo era um carro bão, tinha fila de espera pra pegar, esse 1.4 tinha 60cv.

  • Possante_Nervoso

    "É uma cilada, Bino!"

    2 anos de uso e não soltou nenhuma roda… será sorte?? hahaha
    Eu nunca fui com a cara do Stilo, mesmo na época do seu lançamento. Agora então, saindo de linha e com a fama de catapulta de rodas assassina ambulante, piorou. Fora que é casamento na certa, como seus primos Tipo, Brava e a linha Marea, que nem podem ser mais considerados micos e sim gorilas. Com 45k e querendo um hatch médio semi novo eu juntaria mais um pouco e pegaria um C4 hatch ou o Tiida.

    • De fato pode ser um gorila para quem comprou o Stilo… zero quilometro. Para quem comprou usado já acho uma boa. Tanto é que eu cogito ou em comprar um carro único para uso sendo sedan médio atual ou sedan médio grande (como Fusion ou grande como Azera) ou então penso em médios mais usados como o Marea.

      Se olhar quem cuida e sabe dar manutenção é carro para um bom tempo. Ambos comprados usados já custam barato e por isso considero uma boa compra. Alias, não me leve a mal, mas eu compro carro para meu uso e utilizo o conforto para mim. Quem pegar o carro posteriormente que curta tbm. Mas ate isso nao ligo mto para revenda, desde que ue saiba que estou fazendo algo interessante. (no csao de pega rum Marea hoje considero sim um bom negocio, desde que seja um modelo inteiro e claro revisado por oficina e supervisao)

      • MINQiz_

        Não vendo o meu mareoso por nada nesse mundo! Carro simplesmente fantástico!
        Vou começar a colecionar marea's! :D
        Tenho um 2.4, pretendo adquirir um 2.0 aspirado.

        • matheusfr94

          e complete sua coleção com o 2.0 turbo!

  • Robson Iecker

    Então o BRAVO chegou para corrigir esses pontos negativos

    • V8_sempre

      Vc tem bola de cristal ou é torcedor mesmo ?

  • Gustavo

    mas acho que foi uma bela evolução depois de um gol power…

    • spectrum84

      Pois é, o cara deu um belo salto, tá d parabéns!
      Só que, tem Astra (tudo bem q é Astra) 0km na casa dos 45k completo. Vi no jornal um dia desses aqui em Brasília…

      • danielrava

        Verdade, o Astrão ta com preço bom. 45k vc paga num Polo ou Punto….

  • Talvez Paulo ele esperasse mais do carro e por isso acha inutil. Acho que ele prefiria um motor melhor do que os itens de conforto.

    Sinceramente, não entendo porque uma pessoa então queria um C4 VTR. Se ele reclama de itens de conforto, o C4 VTR tem mais ainda. Só que ele é mais seguro e com um bom motor. (economico inclusive).

    Sei que a reportagem é de maio/2010, mas será que o cara não pesquisou e viu que o carro tem a mesma mecanica do C4 hatch? O que muda? sim, algumas peças são francesas, mas com a vinda do Hatch, varias delas foram nacionalizadas e são compativeis com o C4 VTR.

    Tanto é que os itens bem caros da versão VTR são parachoque traseiro, tampa traseira e vidros laterais traseiros. Isso porque ele saiu de linha. Os demais itens são compartilhados com o C4 hatch. Ah claro, internamente os paineis traseiros e estrutura são caros, mas compensa. Afinal, vc nao espera que alguem acabe com sua traseira…rs

    Infelizmente, acho que duas coisas ocorreram para nao emplacar o Stilo por mais tempo: Uma dela é que o carro era mais alto em relação aos seus concorrentes e o motor 1.8 GM como unica opção. ELa poderia ter colocado um 2.0 16v que cairia muito bem. Não precisava nem ser o motor Fivetech que tbm equipou o Marea. (e o Stilo Abbarth)

    Teve outro dia que vi vendendo um C4 VTR prata 2007 completinho por R$27000… fiquei louco para deixar meu carro para pega-lo. Infelizmente descobri posteriormente que o dono tinha uma "gambiarra" na documentação e a coisa poderia demorar para ser resolvida. Deixei de lado.

  • VeNtO

    Meu irmão tem um 2009 dualogic, já está com 60mil/k e não tem problemas citados do colega acima. Com certeza deu azar…rs. Quanto a retrovisor elétrico e sensor crepuscular ser desnecessário, eu discordo!! Depois que tive dois carros com controle elétrico dos retrovisores acho uma maravilha não ter que se deitar para regular o retro do carona!! Quanto ao compartimento (frigo bar)…rs…acho legal pacas ter um no carro!!…

  • brunoandrecaron

    Bom, eu tenho um Stilo e não tenho do que reclamar. Tomando certo cuidado, não é caro de se manter. A respeito das rodas, o carro é alto, pede rodas 16" ou 17" mesmo, até pq, o consumo não interfere a ao tamanho da roda….e sim na largura do Pneu. Lembrando que qdo se aumenta a roda, vc diminui o perfil do pneu, o que da o msm diâmetro da parte externa do pneu, não interferindo na altura do carro. Os sensores presentes no carro estão para agradar o consumidor, se não quer pagar nada a mais por eles, que ande de Punto, Polo, etc…

  • hosfreire

    Saiu de linha a poucos dias meus pesames…

    • JOEL2304

      Que azar viu? E o pior, nao recebeu uma geração nova na frente, ganhou foi um substituto que tirou o nome Stilo de circulação. Agora ele vai odiar Fiat mesmo. Fora isso, foi um bom carro, mas precisavamos de um mmelhor

  • pablogarcia

    Reclamar do interior tradicional e do motor 1.8 de 114cv quando pensou em levar um Golf? Não há nada mais tradicional que o painel do Golf e seu 2.0 de 116cv.

    • Murilo_Ramos

      Isso vai muito do gosto de cada um, principalmente pela matéria se tratar da opinião do dono e não de um comparativo ou avaliação de algum especialista.

      Pior que nessa questão de gosto o Jurássico Golf vende bem… Fazer o que né?

      • pablogarcia

        Sim, sim. O pior do Golf vender é o motor. O painel até passa.

    • sca_gui

      Eu dirigi um Golf 1.6 0km…. manco que só! Falta motor. Mas é um dos mais confortáveis na direção.

      • douglasmartins1

        Golf é super prazeroso em dirigir, e um 2.0 Tiptronic Anda junto com vários 2.0 "moderninhos"

        "Experiência Própria em Carros"

        • sca_gui

          É.. o 2.0 eu não tive a oportunidade de dirigir…

  • Romul0

    Temos um Stilo 2005/06 antes de vir o flex. Está hoje com cerca de 53mkm rodados. E está perfeito, nenhum barulhinho interno, nenhum MESMO, e olha que sou bem chato quanto à isso. O carro não tem os sensores crepuscular/chuva, mas é equipado com HSD e Controle de Tração. O consumo acho bom, geralmente fica entre 9,5~11km/l na cidade, valor bem proximo ao do nosso Fit, mas esse com motor 1.5. Na cidade o torque do Stilo faz toda a diferença mas na estrada o Honda se mostra superior em altas rotações, ainda sim acho que o motor não é de todo mal. Fato é que o carro é bem acertado, fazendo do motor o calcanhar de aquiles do mesmo. Discordo de eletrica complicada. Instalamos um xenon ainda em 2007 e o mesmo nunca apresentou problemas, nem avisos de painel, a dificuldade fica por conta em desmontar o parachoques… assim como no Fit que é necessário acessá-lo pelo compartimento da roda. Idem ao alarme Positron keyless que foi instalado rapido e sem nenhuma dificuldade. Se não me engano o Stilo >08 já tem um adaptador disponivel para porta usb.

    • V8_sempre

      Tenho um amigo que rodou mais de 700.000 km com um Chevette sem nenhum problema… A cidade tinha asfalto perfeito, então nem barulho fazia…

      Mas ao ver o cara andando… Era 80 km/h na estrada e 10 km/h na cidade ! Até a embreagem durou uns 200.000 km, segundo ele !

  • Romul0

    Esses trolls "roda solta" não cansam.

    • Vogue

      Sim sim , tava até estranhando de nao ter visto eles antes. Lamentavel.

  • douglasmartins1

    Esse compartimento de Refrigeração deve ser igual do meu Vectra Elegance, que tem uma saída do Ar-Condicionado dentro do Porta-Luvas… Q acaba congelando o Manual lá dentro! hehe

    Parece q o Focus e Civic também tem isso

  • victorcvs

    Eu tenho um Stilo exatamente igual à esse, da mesma cor e ano mas o meu está com 54mil. Comprei ele em dezembro e estou gostando. O único problema que estou tendo são ruídos no painel e em algum lugar da coluna B do lado do passageiro que não consegui resolver. O engraçado que esses barulhos só aparecem quando o carro está frio, pela manhã. O meu veio premiado também com o barulho na caixa de direção mas levei na concessionária e foi resolvido. De resto está tudo ok. Os meus bancos vieram em veludo, portanto não achei de qualidade ruim.
    Na verdade quando estava procurando um carro para comprar, estava mais de olho num sentra ou num 307, mas não estava conseguindo achar um em bom estado aqui no DF e que coubesse no meu orçamento. Mas esse Stilo me apareceu num preço ótimo e até agora não me arrependi. Comprei da própria concessionária da FIAT, todo revisado, colocaram tudo novo (filtro, correia, óleo, pastilha, etc., e até novos pneus, de boa marca), ipva 2011 pago e garantia de 6 meses. Paguei 36 mil. Acho que foi uma boa compra, principalmente pelo estado de conservação do carro. Só preciso agora resolver os barulhos do acabamento.

  • JOEL2304

    "Depois migrei para o 307 2.0 Griffe que era o mais proximo em equipamentos, mas desanimei ao saber que tem um índice alto de problemas mecânicos fora o fato do 308 chegar logo" Ele poderia ter pensado que o Stilo também cairia, nao pensou no Vectra?? Acho legal o Stilo também, mas Vectra um pouco melhor nao, motor, revenda, acabamento? Sem contar que nao tem risco de sair de linha pelo menos por mais um tempinho. Agora, eu acreio que o amigo ta com um pepino em maos, pois o Stilo ja saiu de linha e agora ta mais que defasado, se ele for vender daqui a um ano, vai ta valendo uns 30 mil e pouco.

    • V8_sempre

      Na hora da compra, a gente fica achando que essas coisas não são importantes… Mas, mas na hora de vender…

      Aqui na minha cidade… Revendedores nem pegam mais o Stilo, ou botam o preço lá embaixo mesmo (8 a 10 mil a menos do que indica na tabela FIPE) ! Tive um amigo que teve sérios problemas com isto !

  • mrocha_ba

    Tenho um sporting 2008/2009 dualogic preto. Está com 12mil km. Paguei 68mil com opcionais: Alarme, BlueMe, Volante com controles do som e borboletas do cambio. Estou vendendo ele por 47mil. Esse talvez o grande problema do Stilo, a alta desvalorização, principalmente agora que saiu de linha.
    O meu apresentou falha na central do cambio dualogic, atualizada na própria Fiat, melhorando inclusive os famosos trancos nas trocas de marcha. Os barulhos provenientes do teto solar como já citaram e o alto consumo e baixo desempenho são outros pontos negativos do carro.
    A suspensão muito macia, chega a passar insegurança. Tive um Nissan Sentra CVT antes do Stilo e a suspensão do Sentra é bem mais firme.
    O Stilo possui muitos recursos tecnologicos, mais parece uma nave quando o painel está ligado a noite. O Sentra como a maioria dos carros Japoneses é objetivo. Poucos botões, painel simples e funcional.
    Não amo nem odeio da Fiat, acho que ela assim como outras marcas possui produtos bons e produtos ruins. Já tive 2 Tipo´s, um 1.6 importado e um 2.0 16v (Conhecido como Sedicivalvole), 01 Palio Adventure 2003 1.6 e hoje minha esposa possui um Idea 1.4.
    Nunca tive problemas graves com nenhum Fiat, inclusive o Idea com seus 4 anos conosco e 65mil km rodados é tão bom que já estou programando troca-lo pelo modelo novo.
    Minhas experiências ruins infelizmente foram com as marcas Francesas, tive um Peugeot 306 99 e um Picasso exc 2001.

  • douglasmartins1

    Deletando meus comentários!

  • totorocho

    Pela grana que pagou o cara pelo Stilo eu haveria pegado um Civic 2007/2008 ou um Sentra…eu jamais curti do Stilo..achei desde seu lançamento em 2003 um carro com design muito conversador e quadrado pra meu gosto..

  • Felipe_Henrique

    Pôxa.. tenho um C4 VTR e vou te dizer que é o melhor carro que já dirigi até hoje!
    Manutenção é simples e quando é preventiva, não dá dor de cabeça alguma.
    Apesar de importado, ele tem um acerto certo para nosso asfalto e nossa creolina, digo, gasolina.
    Nunca tive problemas com o meu e lá se vão quase 3 anos com ele. De gasto, só o trivial mesmo.
    Já foi comentado aqui que ele compartilha praticamente toda a mecânica com a linha C4 atual no Brasil e o que poderia sair caro, é somente uma colisão na traseira, que danificaria justamente a parte do C4 VTR que não é compartilhada com os C4 vendidos no Brasil. Entretanto, vários países aqui da América Latina vendem o C4 VTR como Coupé ou na versão VTS (Com motor mais "apimentado").
    Fazer um pedido de peças do C4 VTR em uma concessionária aqui na América Latina é certamente mais barato do que trazê-las da França…
    Enfim, estou e sou simplesmente apaixonado pelo C4 VTR.

    • imagemdigitalcv

      Concordo em tudo que disse, o VTR me fez ficar apaixonado pela linha C4, eu via esse carro na rua e até ficava com dor no pescoço, não concretizei o sonho do VTR, na minha região não encontrei um do jeito que queria, mas comprei um Pallas e repito sua fala, estou apaixonado, o melhor carro que tive, nem lembro mais que o corolla ainda existe, aonde passo tem gente que para para ver o porte do negão, ele chama atenção e olha que aqui no MT o carro pegou tem muito, principalmente o Hatch. Quanto a peças reafirmo, tudo é igual no C4 e Pallas, menos a trazeira como disse, o que é de menos para se ter um carro destes, o risco é muito pequeno e em SP você acha uma dezena de lojas que tem peças desta trazeira no famosos Ferros Novos, esse carros geralmente batem de frente a trazeira fica preservada..

    • sca_gui

      Vale lembrar também que levar na concessionária, é mesma coisa que saber que vai ser assaltado e mesmo assim ir de encontro com o ladrão!

      Mas é um carro fantástico!

      • Felipe_Henrique

        Num caso de colisão sim.
        Mas para manutenções de rotina (preventivas), o gasto que o carro me dá é bem similar aos demais da categoria dele. Se é ligeiramente um pouco mais alto em algumas ocasiões, é o preço que se paga por ter um carro tão fantástico quanto o C4 VTR.

        • sca_gui

          Bom.. a Le Mans aqui de Campinas não é das mais baratas… eu acabo levando o meu em outras oficinas…

          • Felipe_Henrique

            A Grenoble e a Chamonix aqui em BH são até honestas, apesar de haver diferenças de valores entre os mesmos serviços. No entanto, não chega a ser gritante. Já tive Fiat nesse mesmo segmento e repito: C4 VTR não é nem barato nem mais caro nas manutenções preventivas.
            O problema é que quando alguém deixa de fazê-a, ocasiona um problema no carro que dói mais no bolso do dono… Daí aqueles comentários do tipo "Esse carro é uma bomba", aparecem por ae.

  • BlueGopher

    Só não entendo porque dizer que o consumo é uma incógnita, isto é muito amadorismo.
    É só encher o tanque, rodar, encher de novo e dividir a quilometragem pelos quilometros percorridos. Faça isto algumas vezes, tire a média dos diversos consumos e pronto, achou um valor próximo da realidade.
    Ou o carro foi comprado anteontem?
    Na verdade, uma avaliação como esta pode ser feita por qualquer um que dê uma volta na quadra com um Stilo.
    O post mostrou mais como o cara se decidiu por este carro, e não sobre o carro em si, seu comportamento no dia a dia, seu custo de manutenção, problemas, pontos positivos, etc.

  • Bruno_Blu

    Finalmente uma avaliação de dono honesta, que citou de forma pormenorizada os pontos negativos do carro. Estava cansado de avaliações que só citavam aspectos positivos, do tipo "comprei o melhor carro do mundo, eu sou realmente muito esperto".

    Todavia, classificar retrovisores elétricos entre as "coisas meio inúteis" é forçar a barra. Só para citar uma aplicação deste item, utilizo-o direto ao estacionar em paralelo, de modo a evitar encostar no meio-fio, ao mesmo tempo mantendo uma distancia mínima do próprio meio-fio.

    O sensor crepuscular também é importantísssimo para alguns esquecidinhos que trafegam à noite com faróis apagados, só porque a iluminação pública deixa as ruas menos escuras.

  • rygarr

    Sacanagem publicarem meu review do carro! Fiz de forma bem informal para o pessoal do forum, publicado aqui ficou estranho pra caramba

    • rygarr, todos os textos que são publicados no fórum poderão ser usados no blog, segundo as regras de lá.

  • sulamy

    Também estou entrando nessa, acredito que o carro vale apena e surpreenda nas suas qualidades, eu tinha aversão e esse é o meu primeiro carro da marca, se me desagradar será o ultimo :P Escolhi o Stilo porque não suporto uno e palio, para mim são carros apenas por terem 4 rodas, só que no caso do Stilo, comparando com golf e 307 a coisa muda, golf é aquele carro que de tão velho esta no nosso imaginário de criança como esportivo, mas não vale o que custa, interior de gol, motor de gol e lataria de 16 anos. 307 é bonito rebaixado por natureza, painel bacana mas a marca.. consegue ter revenda mais difícil que o Stilo então STILO é meio termo, mais moderno que golf e manutenção e revenda melhores que 307, ou seja, custo beneficio satisfatório.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend