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Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus GL 2011

carro-semana-ford-focus-gl-2011-3-620x348 Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus GL 2011

Sou o caso clássico do dilema: Comprar um compacto “premium” recheado de opcionais ou um carro de entrada de uma categoria acima? Dilema que me levou ao mais sensato para o que eu queria: um carro com construção sólida, diferenciada, de categoria superior, e que tivesse um ótimo custo/benefício.



Salvo os opcionais de um compacto premium top, parti para um Focus 1.6 GL 2011 0KM, o qual está fechando exatamente 2 anos agora. O carro está com 35.000km. Na época consegui a “barbada” por R$49,900 … Achei justo o preço e negociação que tive, visto que fui a compra de um produto que realmente fizesse a diferença, que independente de preço me passasse a sensação de ter gasto bem o meu dinheiro. Enfim, uma compra racional.

Este focus GL é o modelo de entrada, que vem com o essencial: ar analógico, direção, trava elétrica, retrovisor elétrico, airbags frontais, som, volante em couro, entre outras coisas igualmente essenciais.

Fui praticamente de olhos fechados comprar o auto, pois sou leitor e entusiasta de automóveis, acompanho blogs, revistas, etc… leio de tudo… sou viciado em análises e comparativos (principalmente com meu carro, hehe). Portanto a aquisição do produto foi bastante assertiva. Por isso é bom se manter informado.

Uma coisa interessante para uma avaliação, é ter um parâmetro real e direto, neste caso utilizo como parâmetro o carro da minha mulher, um Bravo Absolute 2012, o qual ela tirou exatamente 1 ano após eu ter comprado o meu, e desde então eu vivo fazendo comparativos recorrentes entre um veículo e o outro. Vamos ao carro.

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O Focus

Pegue o GL de entrada e o Top, o Titanium… é claro que um abismo de acessórios separa-os, bem como o preço desse abismo. Mas abstraindo as diferenças entre versões, uma coisa fica que é a construção, o projeto, a mecânica e a solidez deste carro.

Foi isso que guiou minha compra ainda que para o modelo mais simples: sabia que o DNA deste auto realmente valia pena, pois são tantos detalhes e adjetivos… A suspensão multilink (sempre ela), a construção compartilhada com o volvo C30, um motor moderno (o focus inaugurou o sigma 1.6), etc…

Enfim, como dizia o slogan: “Carro para quem gosta de carro”. E é bem isso mesmo, o Focus é um baita carro tecnicamente falando, avaliando de diversos aspectos. Mas é claro que está longe de ser perfeito (e qual carro é?) … mas o valor das coisas muitas vezes é você que atribui, por isso a compra de um carro, para quem é apaixonado por eles é uma compra emocional, sobrepondo a compra racional… Como tudo, o ideal é encontrar o equilíbrio da “força”.

Voltando ao carro… como falei, fechou 2 anos, 35000km… Nada a apontar… todas as revisões feitas, troca de fluídos… o carro está zero ainda. Para minimizar o fato de ser o modelo “simples”… fiz algumas customizações: Coloquei banco de couro numa empresa respeitada aqui de Porto Alegre, pedi banco especiais, com camada extra de espuma, coloquei faróis de milha em LED, adaptei um iPod Shuffle no console… envelopei todo o painel com fibra 3M, troquei os botões do sistema de ar. Confira nas fotos.

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Andando

Esse GL é equipado com o Sigma 1.6, de 116cv de 16.4 de torque… um ótimo motor, todo em alumínio, 16v, etc… motor que ainda esbanja uma certa modernidade, ainda mais com o “upgrade” que deram nele, e que certamente estará no New Novo Focus.

É claro que você não vai disputar rachas e endurance com esse motor, mas também não vai ficar na mão… é esse o grande lance dessa engine: não sobrar e não faltar. Uns podem achar que falta, outros que está bom… mas na minha ótica é na medida.

É claro que ele realmente fica “ligado” em rotações altas, mas essa é justamente uma coisa que me faz gostar bastante desse motor, ele é bastante elástico… em rotações altas ele não “grita” muito, não “arrega”… vai de boa em rotações altas, instigando você a não ter medo de andar com ela nessa faixa alta, caso precise.

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Bom, não sei se é algo do meu, mas eu praticamente só abasteço, e sempre abasteci ele com gasolina de alta octanagem (Podium!), e noto que o motor depois que “amaciou” com ela rende espetacularmente bem (potência e consumo, diga-se).

Pegando aqui o Bravo da minha mulher (1.8 132cv, 16v, etc…) naturalmente é um motor maior, com números maiores… mas que na prática eu não sinto isso quando pego o carro… por vezes penso até que o o Sigma é mais interessante (por conta da elasticidade, faixa de giro).

O Bravo é “gritão” em altas rotações… mas por outro lado o torque do Bravo (18.9) torna o carro melhor em algumas situações. Porém no geral a impressão é que o conjunto mecânico, dinâmico tira mais proveito do motor, ainda que menor… mais uma vez a questão de construção, de projeto.

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A suspensão traseira

Sim, a famigerada suspensão traseira do tipo Multilink. Muito se fala dela, e sim, ela é tudo isso que dizem… ela equipar o Focus é algo que faz um diferencial e tanto, é quase que uma marca registrada do carro… está em seu DNA… posso dizer que o carro é construído em torno dessa suspensão, você compra uma suspensão Multilink que vem com um Focus de presente. O Focus é um dos carros mais prazerosos de dirigir, e isso muito se deve ao seu conjunto de suspensão.

Pense rápido, é o carro 0KM mais barato que você pode ter com esse tipo de suspensão. Se um carro é um bem emocional para muitos, logo essa emoção é reforçada pelo prazer, pela sensação proporcionada, e que como disse, é altamente prazerosa. O Focus é uma delícia de dirigir.

Por dentro

Aqui o calcanhar de Aquiles do Focus: o acabamento interno. Não que seja ruim, está longe de ser ruim, mas poderia ser melhor, bem melhor. Salvo o painel emborrachado, o restante são materiais simples, as portas então eu acho um desastre, muito pobre.

Aqui a comparação com o Bravo é desigual, o Bravo é um espetáculo de acabamento, materiais preciosamente empregados em tudo, portas, painel, console, tudo… o Bravo parece ser de categoria superior nesse quesito, te passa a sensação de “luxo” o tempo todo, enquanto que o Focus te passa a sensação de simplicidade, beirando a mediocridade.

Mas mesmo assim não compromete o carro, pois vista suas qualidades, a questão de acabamento fica em segundo plano pelo o que o carro te transmite. O espaço interno, a posição de dirigir parece que você “encaixa” no carro, a ergonomia é muito boa, ela combina com tudo, com a dinâmica do veículo. Curvas!… perfeitas! Rodando com o carro você sente essa robustez, novamente a sensação proporcionada. É um carro muito sólido.

Concluindo

Um ótimo carro, não digo baita carro… é um carrão? não é, mas é demais! É um excelente carro… esse é o lance do Focus: o dono achá-lo “perfeito”, saber o que está guiando, como guiar e tirar proveito disso… Novamente o slogan aqui “carro pra quem gosta….”

É a mais pura verdade… penso se o New Novo Novidade Focus vai ser assim? se vai manter esse “encanto” que as duas gerações de Focus proporcionaram… se vai ter esse DNA que faz o Focus ser o que é. Espero que sim. Enquanto isso vou aproveitando o meu aqui.

Por Ricardo Eccel

4.0

  • Roger

    Bah, avacalhou todo o carro com esse " envelopamento " do painel, além de " pregar " o negócio no console.

    • fredklamt

      Gosto depende de cada um…mas por que não investir o dinheiro da personalização, na versão com ABS (GLX)?
      Estou no meu 2º Focus GLX 2.0 e, mesmo que tivesse optado pelo 1.6, não abriria mão do ABS!
      Somente para constar, paguei R$ 57,5k no primeiro (Dez 2010) e R$ 52,5k no atual (Nov 2012)…

      • Rodrigo

        Pois é, o cara diz que entende de carro e compra um Focus sem ABS.

        Tenho um GLX com ABS+EBD e não tem coisa melhor do que descer a serra freando quente com o Focus.

    • rafa_marcao

      Exagerado você… "avacalhou todo o carro". Só isso vc tem a dizer de um ótimo relato sobre o carro? Ah… Não deve nem ter lido e só "leu" as imagens.

    • PONCIO PILATOS

      fã de carteirinha… relato parcial e apaixonado.

      • André

        Segundo o título, trata-se de uma "opinião do dono" e não uma avaliação. E ao menos o cara está feliz com o carro e quis compartilhar conosco. Agora, se vc quer uma avaliação técnica, compra uma Quatro Rodas….

        • PONCIO PILATOS

          André, tenha mais educação.
          não critiquei o relato do amigo que postou, apenas disse que o relato é "apaixonado" só conta pontos positivos, não servindo de base para eventual interessado no carro.
          a grande maioria aqui não está interessada em"love-me-love". Está interessada em experiências do dia a dia, mesmo com os detalhes e ocorrências ruins. Nenhum carro no mundo é só amor.
          Qdo. quero detalhes técnicos, sei onde procurar, e ao contrário de vc que deve ler a revista que citou, deixei de lê-la, a muitos anos, pois passou a direcionar suas reportagens a leitores do seu naipe, que só quer ouvir elogios.
          axé.

  • MM_

    O couro ficou bem bacana, por outro lado o farol de neblina (não de minha) provavelmente perdeu sua função.

    O Focus GL 2011 já vinha com ABS?

    • Na verdade desde de 2012 se não me engano, não fazem mais o GL. E o mesmo não possui ABS (nem opcional), farol de neblina e Vidros elétricos dianteiros e traseiros.

      • eduardoge

        Apenas os traseiros não são elétricos, mas mesmo assim é uma economia desnecessária da Ford.

    • vitimsl

      Hoje em dia temos várias lojas boas para instalação de couro. Fiz assim tambem no meu Focus; coloquei o couro por fora e ficou como esse, identico ao padrão original. Sobre o ABS, a resposta é não, não existiu Focus GL dessa geração com ABS. O equipamento era opcional até o modelo 2012 na versão GLX 1.6. Nos 2.0, sempre de série.

      • MM_

        Valeu pela resposta. Dessa maneira já não acho que foi uma boa compra. Eu teria deixado de colocar farol de neblina (até pq nesse caso não é funcional) e até ou couro e comprado um GLX com ABS.

        • vitimsl

          Com certeza, tambem faria isso. Alem do mais, o GLX possui vidros eletricos traseiros e algumas outras pequenas diferenças, como som com USB por exemplo.

          • Edson Roberto

            Mas desde o lançamento do Focus era muito comum ofertarem o farol de neblina para alavancar a versão GLX 1.6 perante a 1.6 GL que era dificil de se encontrar na epoca.

            • vitimsl

              Sim, verdade. O farol de neblina, como item de serie, entrou em 2011 se nao me engano no GLX.

  • Kenny_

    Na verdade o mais barato, atualmente, com suspensão multilink é o J3. Claro que esse chines nem se compara, ao Focus, mas é um ponto interessante dele.

    • bva

      A Suspensão do J3 não é Multilink, ela é tipo Multilink.

      • Kenny_

        Verdade, ela é tipo Dual Link, fiz uma confusão com os nomes. Mas se não me engano o conceito é parecido.

  • TacodegolfGTI

    Esse é apaixonado pelo carro mesmo, não achou nenhum defeito no mesmo.

    • AugustoSeide

      Já tive um Focus, e o Ricardo descreveu bem a sensação geral que se tem com um Focus. Só fiquei curioso com os seus dados de consumo mesmo.

    • CyborgPilot

      Achou defeito sim, releia o texto.

    • morato555

      Ele falou q o interior não é bem acabado, beirando a mediocridade, isso é um defeiro eu acho.

      • TecoPadaratz

        Não é um defeito pra quem "aprecia" andar com o carro.

        Prefiro muito mais um carro gostoso de dirigir do que um carro que só tenha beleza (alguns mimos por dentro).

      • Leandro1978

        Acho que isso é uma característica do carro. Defeito seria um porta-luvas que não fecha, vidro que não sobe, etc.

    • gcarlos

      Já notei aqui q tem uns apaixonados mesmo pelo Focus, se não me engano já 3 pessoas postaram sobre seus carros. Assim como tem fanáticos por Golf. Em suma , ainda dizem q quem compra Gol é apaixonado por carro.

    • Anderson_Seabra

      Ou talvez você seja fanático por Golf o suficiente pra não ter conseguido ler que ele detonou o acabamento interno do carro. Abraços!

      • gcarlos

        Nunca possuí um Golf, só quiz dizer q há apaixonados por Focus, assim como há por Golf, e quem compra Gol não seja por paixão como dizem. Como disse antes não tenho carro de passeio há algum tempo.

        • Anderson_Seabra

          gcarlos, e minha resposta foi pro TacodegolfGTI.

          • gcarlos

            Desculpa então!

            • TacodegolfGTI

              Ironia amigão.

  • rbergesch

    Boa avaliação.

    Ficou bacana as modificações no interior.

    Deveria ter falado do consumo, já que você utiliza apenas a Podium.

  • Leandro1978

    Legal. Parabéns pela compra. Gostei da personalização, pessoalmente não faria (gosto de deixar os carros o mais original possível, no máximo umas rodinhas, couro, aliás, ficou muito bom, mas sou chato…rs…), mas achei que o painel ficou legal "envelopado". Uma coisa que gosto no painel do Focus são as saídas de ar, que simula o logo da marca. Só acho que você poderia ter falado mais do consumo (números, embora isso "vareie" conforme o motorista). Vai fazer uma avaliação separada do Bravo?

  • PabloRJ

    Ótimo relato. Um dia ainda terei um Focus, mas o acabamento deste modelo me desapontou. Você só não falou sobre o consumo…

  • Bruce

    Parei de ler quando vi o farol de neblina.

    • Louis

      Só espero que esse neblina azulado de Led não ofusque como o "xenão" que o pessoal gosta de colocar, porque luz branca ou azulada no neblina não ajuda em nada.

      • Edson Roberto

        Sim te ofusca pois o foco não tem facho definido. Quer dizer, deveria apontar para o chão mas com o "Xenão" ele perde o foco e atrapalha quem vem contra. Em alguns casos fica pior que colocar o "Xenão" no farol baixo. E pensar que a lampada original do Focus para farol baixo e neblina fica elegante…

  • jonas perola

    O motor Sigma 1.6L 16v 116 cv bloco e cabeçote em aluminio, apesar de conhecer pouco sobre esse motor sobre suas caracteristicas e suas particularidades, vou me interar sobre esse motor que parece ser uma novidade da Ford.
    Eu acho o Zetec Rocam 1.6L flex 8v 111cv no etanol e 106cv na gasolina mais interessante ao projeto mk 1,5, aliás acho esse motor bem elástico, tem ótimo torque, além de não possuir correia dentada no comando de valvulas é uma confiança a mais que é uma particularidade no Zetec Rocam, entre outras palavras é um motor durável e confiável.

    • marciors01

      Jonas, realmente eu não vi vantagem da troca do rocam pelo primeiro sigma, se fosse o atual com 130cv ok, mas pelo sigma não vi vantagens, o primeiro sigma não é mais potente, o torque é um pouco inferior, possui correia dentada e certamente é mais caro no caso de retífica, além disso o rocam também tem esta característica de não berrar em alta, é um motor muito silencioso.

      • jonas perola

        Esse Sigma ao meu ver é um motor duvidoso, se não me engano é o mesmo que new fiesta mexicano, mais ele não tem uma mecânica robusta e confiavel que o Zetec Rocam oferece, enfim esse motor sigma é um verdadeiro tiro no pé.

  • crisburatto

    Essa versão é com freios a tambor na traseira e sem freios ABS? Se for talvez valesse mais investir nisso do que em acessórios, mas cada cabeça uma sentença…

  • ze ruela

    tenho um sedan 2009 2.0 com 24000 km originais, o meu faz na cidade 8.5 a 9.2 de media ,vaira do transito e do uso do ar condicionado, excelente carro, para quem gosta de dirigir, sem defeitos até agora.. só usei aditivada ate agor, porto alegre tambem

  • Lampião Cagado

    Parabéns, o seu carro está muito show, apesar de ser o modelo de entrada.
    Realmente o Focus é um excelente carro.

  • Diego

    parei de ler no "compra racional", 50.000 num hatch médio, obrigado por financiar os preços abusivos de carros no Brasil, vc pode achar que não fez nada de errado, porém amigo vc literalmente "cagou" na kbça de todo mundo que tem consciência e "racionalidade" q vc diz ter.

    • jnasser

      Onde assino?

    • dougkmt

      Por favor, Diego. Me aponte outro Hatch médio que vc consiga comprar por menos de 50.000! Cagar na cabeça de todo mundo, do mercado? Como assim, velhão? Vc vive nos EUA?

  • thales_sr

    Farol de milha no focus também? Rapaz, tão instalando esse item nos carros e eu não vejo! Gostava de ver o Gol GTi com aqueles farois de milha Cibié na frente da grade… http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/581/GB/abr

    Queria ver os números de consumo desse Focus, já que desempenho eu sei que não tem (1300 kg pra 115 cv…)

    Acho um bom carro, na versão 2.0, pois tem porte, estrutura, e motor. Na versão 1.6, acho que é carro demais pra motor de menos.

    PS: Espero que só use a lanterna de neblina quando há neblina… Não há coisa mais chata que um mala na sua frente com essa luz forte ofuscando a visão.

    • nanico_04

      só se for neblina MUITO forte, daquelas que não dá pra ver 10m pra frente, qq outra situação não justifica usar essa porcaria.
      mas vc pode ter certeza que essa cara ai usa.

    • O_Corsario

      Hehehe algumas das brigas que eu já desisti de comprar nos fóruns: "farol de milha"; "farol de xenon, led e cia para cegar os amiguinhos motoristas"; "lanterna de neblina acesa sem necessidade".

  • dudupruvinelli

    De que adianta multilink se o carro não tem um simples ABS? Que bom que veio a lei para salvar os desavisados. Fora isso, é um bom carro. Eu ia falar do tiida, mas ele ainda vem sem abs…

    • RodWH

      Perdeu a chance de ficar quieto hein.

      • Edson Campos

        concordo…

    • CharlesAle

      Por isso que é a versão básica……….

      • dudupruvinelli

        E…?

        • CharlesAle

          Se é a versão básica,GL,mais simples,não vem com ABS,para isso tem as versões mais completas,criticar por criticar dá nisso!!!!!!!

  • morato555

    Eu uso V-power nesse sigma e me parece que o motor fica mais redondinho e economico com medias de até 15km/l.

  • luccaslm

    Tenho um Hatch Ghia 2010/2011 2.0 AT com 42.000km. O meu consumo urbano fica em 5 km/l com álcool e 6,5 km/l com gasolina. Na rodovia varia muito, mas não passa de 9 km/l no álcool a 110km/h.

    Não sei da versão 1.6, mas eu acho as revisões muito caras, comparando com o Cruze mesmo, em 2 anos a diferença gasta na revisão é enorme (não cheguei a comparar o itens que são trocados).

    Única reclamação em termos de defeito que tenho do meu é a luz do air bag, que vive aparecendo no painel. Parece ser um defeito comum e em alguns casos só é resolvido após a troca dos chicotes (nesse caso tem q desmontar todo o painel).

    • Edson

      Eu tive um Focus Titanium, porém MT, não bebia tanto assim não, chegava a fazer 13,5 na estrada com gasolina. Mas o meu atual S6 AT é mais econômico que o meu antigo Focus, cheguei a fazer 14,3 na mesma estrada com gasolina, e é AT.

    • Edson

      E meu ex Focus era espetacular a dirigibilidade, mas o S6 tá me surpreendendo… se tivesse suspensão multlink seria melhor que o Focus.

    • PEDRO_HAWK

      O seu é flex? Porque o meu Ghia sedan (2009) faz 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, mas é monocombustível (ou não, já que a gasolina tem 25% de álcool…).

      • luccaslm

        Sim, flex. Quando rodo com gasolina geralmente é a V-Power e na estrada o máximo que já fiz foi 12km/l, mas geralmente fica entre 10-11 km/l, dependendo do movimento e mantendo 110km/h. Isso porque eu uso a troca de marchas manual, pois no modo automático em qualquer subida já volta pra 3º marcha. Na estrada essas 4 marchas são um ponto bem negativo, atrapalha bastante o desempenho do carro.

    • Diogo

      Quanto à luz do airbag é só verificar a conexão dum cabo que fica embaixo do banco do motorista

  • Rafael

    Ricardo,
    será que vc poderia falar do isolamento acústico?

    Estou para comprar um e fiz um test drive e desanimei pelo barulho interno do motor, até perguntei ao vendedor: O barulho está normal?

    • luccaslm

      O barulho não chega a me incomodar (motor 2.0). Se não deixar o motor passar nos 3 mil giros fica bem tranquilo, não incomoda. O problema é que no AT em qualquer arrancada passa fácil dos 3 mil giros, visto que o cambio só dispõe de 4 velocidades e usa bastante a segunda.

  • Realmente o carro é muito gostoso de dirigir e passa uma robustez de carro bem acabado. Recentemente adquirir um Focus sedan GLX 1.6 16V 2011/2012 com 30mil km. Tem o mesmo motor do avaliado acima. E já que vi o pessoal pedindo o consumo, posso relatar o meu. Moro no Rio de Janeiro e diariamente ando 50km (casa-trabalho-casa) na ida (25km) o transito é bem leve e na volta (25km) o transito é pesado (parado). Até o momento só abasteci com gasolina comum (ainda chego na podium rsrs) e confesso que o carro está me surpreendendo, pq? Pq antes tinha um Gol power 1,6 e o Focus está fazendo praticamente o mesmo consumo. O Gol é 500 quilos mais leve que o Focus. Vamos aos números: tenho carro há 1 mês, está fazendo média de 9,5 km/L (ida e volta) E 14km/L na estrada, fiz essa média na primeira viagem com 5 pessoas mais malas a uma velocidade entre 120km/h a 140km/h. Ainda não usei no álcool. Particularmente acho o consumo ótimo para um transito como do Rio de Janeiro, e tem outra, o Sedan é 8 quilos mais LEVE que o hatch (fonte: icarro.com.br).

  • bilharinho

    Aproveitando o gancho aqui da reportagem, um pedido aos navegantes. Quem anda com a luz auxiliar de neblina traseira ligada o tempo todo por favor, deixe de fazê-lo. Esta luz, como o próprio nome diz, é para situações de visibilidade reduzida. Tem nego que acha bonito ficar com essa luz forte ligada o tempo todo torturando o motorista que está atrás. Principalmente no Stilo.

    • Digo o mesmo!!! Dói os zóio pra kct

    • TecoPadaratz

      Bem, às vezes esta luz incomoda tanto que eu acabo sendo forçado a meter a luz alta pra ver se o cidadão se toca…….mas isso quando não dá pra ultrapassar né….senão é melhor mudar de faixa……..

      • Felipe

        Mas e se os retrovisores são fotocrômicos?

    • RodWH

      Stilo e os Peugeot.. pqp que raiva desses carros na estrada.

      • Edson Roberto

        Os C3 também… são nos DOIS lados…

    • nanico_04

      tem muito 206 (todas as versões) e também a chinesada.
      nunca vi um lifan daqueles q parecem o mini com essa luz apagada à noite.

  • Complementando, o carro até o momento não apresenta NADA. Muito confortável, silencioso e o motor apesar de 1.6 16V é muito bem acertado, no equilíbrio.

    Obs.: no meu caso ele tem ABS/EBD e CBC ((assistência em curvas) e freio a disco nas quatro rodas. Como diz a música do Raimundos. "Tu freava ele ancorava"

  • Mario

    Parei de ler quando vi os farois de neblina e bancos de couro. O cara ta satisfeito tendo comprado um carro de 50k sem ABS. E gastou mais do que a diferença pro GLX que já vem com farois de neblina e ABS.

  • Andrex2501

    Faltou colocar no texto os números de consumo. Fiquei curioso pra saber se ele é beberrão ou é humilde nesse quesito!

    • gcarlos

      O cara é fã, nem sequer viu um defeito, e repetiu alguns ditos.

  • MecanicoDigital

    Muito fru fru pra descrever o carro, enquanto dados mais objetivos (consumo por exemplo) sequer foram citados.
    A única coisa que deu pra saber bem claramente é que o dono é apaixonado pelo carro. E só.

    Não gostei.

    • gcarlos

      Disse tudo. Falaram q foi bom o texto. O cara tava sem palavras pra descrever.

    • JPaulo10

      Terceiro post "carro da semana" sobre o focus em um mês (o outro foi o fusion…).
      Pelo menos, esse não disse que a melhor coisa na vida depois do trabalho é pegar um congestionamento com o focus ….. Não foi poético como o outro.

      Brincadeiras à parte, no video que vi sobre Interlagos no sábado, achei espantosa a forma como os focus faziam as curvas. Quase todos os outros desgarrando, e os fords por dentro, como se curva não houvesse.
      Admirável.

      • gcarlos

        Foi o q havia comentado antes, 3º post sobre Focus, ou se vendeu muito Focus ou tem muito fã..

        • Nen

          Teve o do Clio.

          E também não vamos regassar o caro, ele não é um profissional para relatar né galera.

          Agora se fosse a equipe da NA, aí sim poderiamos sentar balas neles (e eles bloqueariam muitos ou todos comentários nossos hehehe)

  • vitimsl

    Gosto muito do meu Focus, sua dirigibilidade é incrível. Mas a Ford pecou, e muito, no acabamento das portas. O painel e o restante do interior, apesar do visual simples, é bacana, bem montado; já as portas, além do visual pobre, é muito mal montada. Uma dica: instalei as maçanetas do Ghia / Titanium, melhoram muito o visual. Já na mecânica, temos uma faca de dois gumes: a suspensão possui um ótimo acerto, permite o carro fazer curvas muito bem, mas é muito ruidoza. Os amortecedores já foram trocados (em garantia, recall branco da Ford) e não adiantou muito, infelizmente.

    • Edson

      Tive esse mesmo problema com o meu Focus, troquei os amortecedores… mas não fiquei muito tempo com o carro depois disso.

    • alexnicolini

      Onde você encontrou as maçanetas do Ghia? Foram caras? E quem instalou?

  • CharlesAle

    apesar de não falar do consumo,creio não ser muito alto,pelo q eu já li por ai,o carro é sólido,rodando transmite qualidade,é um carro que chega aos 100 mil rodados rodando quase como zero,sei porquê na família há um 2009,dos primeiros monocombustível,que roda tranquilo,realmente é um carro bem construído….

  • Anderson_Seabra

    Ricardo, boa avaliação! Realmente, o acabamento interior do GL em algumas partes deixa a desejar. Nada que chegue a comprometer, mas poderia ser melhor. E pensar que quando eu comentei aqui que meu Fusion melhorou consumo e desempenho depois de 'amaciado', disseram até que eu estava falando asneira…

  • cristiano machado

    parei de ler quando ele disse que "depois de amaciar o motor"

  • jOe

    CARA, nao tenha dúvida que voce fez uma boa escolha em optar por um médio a um compacto "premium" recheadinho.
    Ano que vem estarei fazendo o mesmo.

  • Edson

    Um carro pesadão com motor 1.6… isso sim é manco… Deve ser uma agonia dirigir um carro desse. Focus tem que ser o 2.0.

    • Manco é vc falar isso sem ter dirigido um 1.6 para ter fundamento seu comentário… :)

      • Edson

        Não preciso dirigir, tem a opinião das pessoas que dirigem e os testes das revistas. São poucos que acham o desempenho dele bom, como você.

    • alexnicolini

      Eu tenho o 2.0 e recentemente aluguei um Sigma numa viagem a trabalho. Quer saber? Não me decepcionei…

  • Walter

    ACABOU com o interior do carro. Pra mim, veículo tem que ser original. Se queria couro, que pedisse de fábrica; se quisesse um painel melhor, uma roda mais bonita, não comprasse a versão de entrada. Vai entender esse que se diz ser um "apaixonado" por carro fazendo uma lambança dessa.

  • RobsonSouza1409

    Fui ver recentemente com um amigo o New Fiesta (que ele fechou a compra) e o Focus GLX 1.6 estava sendo oferecido por R$ 48.990. Achei interessante, mesmo com a iminente mudança de versão. Se fosse o momento($$$) de trocar meu bom e velho Corsa, certamente consideraria a compra no lugar do próprio New Fiesta.

  • laguiar

    50 mil num carro sem ABS e com acabamento medíocre?
    Bem racional mesmo a compra.

    • Nen

      Tem 2 anos que o cara comprou, não é um bom isto naquela época.

    • Gauderioctba

      Medíocre é seu comentário …
      Deve andar de gol mil pelado e se acha o bom …
      Desculpa mas andar de FOCUS é um prazer ! o carro pode ter seus defeitos ou falta de itens ? claro que pode !
      Mas pelo menos é COMPLETO de tudo ! o meu é GLX 2.0 145 CV ABS EBD E CBC.
      O meu faz na cidade 8.6 – 9.4 KM\L e estrada chega a 14KM\L.

  • Hellvins

    Esse carro usado esta em um ótimo preço, em fico tentando a comprar um!

  • Kenny_

    Um péssimo habito que os comentaristas desse blog tem é de endeusarem alguns modelos e simplesmente esquecerem que ele tem defeitos.

    É o caso do Focus. Acho que nunca vi um comentário sobre ele ter só 2Air-bags, ABS, EBD, o controle de frenagem nas curvas CBC e cambio At de 4 marchas. Sempre vejo apenas elogios sobre o Focus, mesmo na época em que já custou até 77mil na versão Titanium sedan.

    Não desmerecendo os lados positivos do carro, mas tem outros carros que são criticados pelos mesmos detalhes ou até por menos.

    • dudupruvinelli

      2011 era o tempo da Grandtour por 49k né? Seria uma compra melhor, mas cada um escolhe o que prefere.

    • Hellvins

      mas quais os defeitos do carro, tipo eu não conheço muito desse carro, tem problemas crônicos?

      • Kenny_

        Com "defeitos" eu me referia as características negativas do carro, como os poucos itens de segurança.

        Defeitos crônicos eu até ouvi falar de alguns mas não sei se são realmente crônicos ou casos isolados.

  • Felipe

    Parabéns pelo carro, o difícil são alguns leitores que não sabem interpretar um texto.

    Agora a minha opinião: apesar de ser um bom carro, eu escolheria as versões de 1ª geração, pois essa versão básica é muito pobre no acabamento, no caso das portas até o Polossauro Rex consegue ser melhor, a Ford decidiu reduzir ainda mais os custos do carro. E a compatibilidade desse motor com esse modelo consegue ser pior que o do Zetec Rocam dos Focus produzidos anteriormente. Porque por quase 50 mil reais se pode comprar a versão GHIA e com mais itens de segurança da primeira geração.

  • Michael

    Tenho um 2012 GLX 2.0, baita carro, anda demais, consumo comedido…

    Ficar de olho na nova geração…

  • gcarlos

    Como vc afere! Enche o tanque, roda e depois completa?

    • Isso. Encho o tanque, reinicio o computador de bordo e espero ate esvaziar. Encho de novo e comparo com o calculo que faco e com o que o computardo mostra.

  • LenonSlater

    Ótimo relato, nunca tive oportunidade de guiar um desses, falam tanto que o prazer de dirigir é maravilhoso que fico com muita curiosidade de guiar, parabéns ! O banco de couro ficou simplesmente top !

  • san

    Realmente é um carro interessante, só torce/reza para não dar problema na caixa de direção e balanças fora da garantia, pois a facada(R$) é fora da realidade, algo surreal… boa sorte com o carro. Tenho um guia 2009.

  • victorcvs

    Quando comprei meu carro ano passado, também estava pensando num compacto mas quando fui na ford vfer o New Fiesta e acabei entrando no Focus GLX, vi o abismo que tem de diferença entre ele e o New Fiesta, na sensação de qualidade de construção e de carro de categoria superior, então me decidi na hora partir pra um médio, mesmo que de entrada. Entretanto, comecei a pesquisar novamente e fiquei entre dois carros: o Bravo e o Focus. Descartei o 308 porque estava com ágio e os demais, inclusive I30 estavam mais caros e meu orçamento estava no limite. Quando fiz o teste drive no Bravo, eu pude ver quanto era gritante a diferença de acabamento entre os dois. No fim fiquei com o Bravo porque o preço é era o mesmo, tinha USB e blue me, acabamento melhor e motor mais potente. Apesar da suspensão não ser multlink, não achei a diferença muito grande. Hoje não me arrependo e acho que se tivesse comprado o Focus teria me arrependido, mesmo sabendo as qualidades e já ter possuído um da geração anterior.

  • O_Corsario

    Desculpe, não quero ser chato, mas achei o relato fraco. Fala que o consumo é ótimo, mas não fala o consumo. Fala que fez uma "compra racional", mas depois fala sobre a emoção do multilink… E compra a versão base, sem ABS, para depois gastar com banco de couro, forração do painel, e farol de neblina que deve incomodar os demais motoristas.
    Aliás, a frase final resume bem o espírito do texto: "esse é o lance do Focus: o dono achá-lo “perfeito”, saber o que está guiando, como guiar e tirar proveito disso"… Bem, não é esse o lance de qualquer carro?… rs

  • jonasperola

    Na minha opinião esse modelo não me agrada, sou fã e saudosista do focus mk 1,5 e do que está por vir, essa geração não me despertou interesse, opinião pessoal apenas, mais respeito quem tem preferência pelo modelo ai da foto.

  • Cassio

    Nao concordo com muitas coisas (tenho um glx 1.6). O motor é muito fraco para o peso do carro, desempenho de 1.0. Se alguém pensar em comprar, pegue o 2.0. O pior que o consumo é ruim tbem, o meu ex astra 2.0 quase tinha o mesmo consumo. O acabamento interno nao é ruim, é péssimo. Plásticos duros, ruídos internos. Tive problemas com a parte elétrica. A suspençao merece elogios, a digiribilidade tbem, mas acho pouco.

  • Myph13

    Por essas e outras, que eu espero que esse novo focus venha assim como muitos dizem sobre esse… Que seja um carro incrível de dirigir, que some o acabamento novo com tecnologia e agregando ainda mais a nova aparência (Que esta mais pra 50/50% de agrados, pra mim está perfeito.) Pois ele é o primeiro carro médio que começo a cobiçar. Só uso carros de trabalho, e ainda não tive oportunidade de ter 2, então sempre busco um sedã compacto, simples pra trabalhar com vendas na rua todos os dias, e ainda ter algo melhorzinho que o básico pra passear… E agora, por volta de setembro vou ter a possibilidade de comprar um médio puramente pra passeio. (E quero um Hatch Médio, não quero abrir mão de uma certa esportividade com conforto, sou casado mas não tenho filhos ainda.) O 308 THP ainda me anima pelo motor turbo e aquele teto que só vejo elogios… Mas vou ter que testar os dois…

  • Davy Perigo

    Po eu curti a modificação nos botões do ar.
    tem como entrar em contato para saber como foi feito

    • alexnicolini

      Pois é. Os botões do meu 2.0 são muito inferiores ao Gol G5 do meu pai…

      • Gauderioctba

        Compra na Alli express ^^
        Tem de 3 até 8 Obamas … só vc escolher a cor.
        Aliás … vários itens vc pode comprar lá !!! Pesquisa por focus .

  • claudiohf

    BLa bla bla e não falou nada.

    • dougkmt

      O que vc tava esperando? Especificamente?

  • tonyecs

    Faltou falar sobre consumo (cidade e estrada), desempenho, estabilidade, conforto, segurança…

  • Diogo

    Se o brasileiro for pensar em compra racional de um carro, ele não compra. Não existe compra racional de veículos no Brasil…

    • mjprio

      Seria até meio exagerado falar que não há, mas em termos absolutos, considerando preço do carro no país eu concordo com vc. Quando vc olha um Fluence com tudo o que ele tem, por exemplo, COMPARANDO com outros modelos acho uma compra racional. Caso o Clio ainda mantivesse os ABS e AB2 mesmo com botox ainda é uma boa compra, pois é um carro resistente e gostoso de dirigir e é a possibilidade de muitos terem acesso ao primeiro carro.
      Mas eu não discordo de vc no todo: nossos carros não estão em consonância com a racionalidade, haja vista os comparativos entre as versões brasileiras e européias aqui avaliadas, por isso positivei seu comentário.
      Outro fator que diz respeito a racionalidade é a de QUEM compra o carro. Eu por exemplo sou fascinado por sedãs de luxo e SUV, mas não ganho pra isso nem vou me enfiar num carnê de 150 prestações a perder de vista. Compro o carro que eu posso MANTER! e manter com qualidade, com combustível confiável peças originais, revisões na css ou na oficina de confiança, pneus novos de boa marca etc.. Não adianta comprar um carrão e ficar fazendo gambiarra. Por isso seu argumento ganha força, neste sentido, pois o brasileiro compra o que não pode pagar nem manter pra se gabar com o vizinho.

  • Fabio D.

    Povo aqui adoooora criticar os outros… Se o cara resolveu colocar adesivo no painel, se adaptou um iPod no console, na boa, fo##-se, o carro é dele! Ninguém perguntou se vc achou bonito ou feio! Mantenham seus comentários no Focus, se o acham um bom carro, se é manco, se é caro, etc. O resto pouco importa!

    Por isso não faço relato do meu carro aqui. Já até pensei, e tenho tempo com o carango pra isso, 2 anos rodando MUITO, mas pra ouvir esse tipo de badalhoca, fico quieto.

    • dougkmt

      Se o problema for só opinião alheia, então aconselho-o a fazer a Opinião do Dono. É o momento que os outros usuários podem ter uma perspectiva diferente das avaliações especializadas de revistas, rs.

      E acho muito difícil um texto agradar a todos, então alguns poucos já saem ganhando…

  • dougkmt

    Engraçado, quando pesquisei o Bravo não consegui grandes descontos. Na tabela, pra deixar equivalente ao 308 Allure e Focus GLX (AC automático, sensor de chuva, sensor crepuscular, som com USB e Bluetooth) o Bravo saía por 3.000 a mais. Na época, 308 Allure custava 52.900 na tabela e o Focus, idem.

    Que preço vc pagou no Bravo e quais opcionais vc colocou?

    • victorcvs

      Olha, o 308 Allure era o meu favorito, mas a peugeot estava pedindo 55k nele e 53k na Action e meu orçamento era no máximo 52k, sem um centavo a mais. Quando questionei o ágio, o vendedor me disse "Ah, é porque esse carro vende sozinho". Saí de lá rindo da cara dele. Quando fui na Fiat, o Bravo essence já modelo 2013, que adicionava mais alguns detalhes como volante em couro (virei fã), encosto de braço central, parafuso anti furto e alguns detalhes cromados no exterior. Além disso adicionei o blue me e saia na tabela 54k mas depois do test drive o vendedor viu que fiquei interessado e facilmente ofertou 51k e ainda por cima tinha a pronta entrega, chorei mais um pouco e conseguir sensor de estacionamento. O focus também era 51k mas era o modelo 12/12 e tinha as desvantagens de o motor e o acabamento serem mais fracos, não tinha usb (pra mim é importante), ainda era modelo 2012 e eu tinha a sensação de que o modelo novo estava perto de chegar. Pesando na balança, comprei o Bravo. Ah, não fui de semi novo porque sempre comprei carro usado, e tive vários, mas acabava não ficando muito tempo porque a manutenção ou a quilometragem começava a ficar alta (rodava muito), aí eu fiz um acordo comigo mesmo de pelo menos dessa vez partir para um zero.

  • mjprio

    Me lembro quando fui fazer a primeira revisão do meu fiesta. Passei no show room e a vendedora quando viu eu próximo deste carro, na versão GLX, soltou: olha ta baratinho pq vai sair de linha! com ABS sai 53 mil , mas traz 50 que a gente conversa!!!" Após dar 35 mil no meu fiesta que nem AB2, ABS e som tinha, sai da css com vontade de chorar!!!

  • dougkmt

    Saquei.

    Eu sempre gostei do Bravo, mas quando fui pesquisar não tinha nenhuma unidade no showroom da concessionária que visitei, ou seja, nem fiz TD. Sobre os preços, a tabela do Bravo com Blue & Me, AC automático, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro e Kit High Tech (sensores crepuscular e de chuva) ficava por volta de R$ 58.000 em ago/2012. Fiquei desanimado pois queria estes opcionais. Assim, nem levei a negociação pra frente, pois queria fechar a compra com preços na casa dos R$ 52.000 e achei que não conseguiria um desconto de R$ 6.000. No final das contas, consegui fechar um 308 1.6 Allure por R$ 52.500 com opcionais de acabamento em couro, película, tapetes e alarme (incrível a Peugeot disponibilizar alarme apenas nas versões topo de linha!).

    A conta ficou:
    – Preço do carro: R$ 50.500 (tabela era R$ 52.900)
    – Opcionais: R$ 2.000.

  • Alguém aqui saberia me explicar para que serve a função que tem no focus "luzes de presença"???? até hoje não faço ideia, já li manual e nada.

    Obrigado.

    • nobrega

      deve ser o farolete ou luzes internas que ficam abertas ao abrir a porta ou dar comando na chave

  • BrunoMulsane

    Eu tenho um ghia hatch 2.0 2009 com 80.000kms! Carro muito bom! Até hoje não encontrei um carro da categoria que possa substitui-lo. Meu novo cunhado possui um cruze. Dei uma volta no imponente gm, mas só tem imponência, pois falta motor e suspensão é de dar risada perto do focus. E meu cunhado nunca havia andado no focus. Depois que ele deu uma volta, arrependeu-se de te pegado o cruze. Bom, é isso. Para quem gosta de carro, o focus é a solução.

    • Gauderioctba

      Queria muito ter tido bala na agulha de comprar um ghia .. mas estava fora do orçamento… perto de 38-40 mil um modelo 2009.
      Fiquei com um GLX 2009 mesmo … to satisfeito ! 450KM com um tanque de mijolina aditivada ipiranga .. acho que tá bom, tá fazendo o mesmo que meu ex polo 1.6.

  • Jackson

    Ricardo,,,pra envelopar o console … é preciso remove-lo ? ou é feito com ele fixo mesmo ?

  • Emerson

    onde consegui estes botões do painel

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