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Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

Vendo os relatos de outros leitores, sempre tive vontade de contar um pouco sobre meu carro, então venci a preguiça e vou tentar expor um pouco sobre o mesmo. Trata-se de um Ford Focus Sedan da versão Titanium 2012. Sei que existem vários relatos de outros donos de Focus no NA, mas como se trata de uma versão pouco conhecida e vista nas ruas (ainda mais a Sedan) vou tentar descrever as partes boas e ruins do modelo.


Meu antigo carro era um Palio 2008 Fire 2 portas com luxuosos vidros elétricos e travas e mais nada, e o carro de minha esposa era um VW Fox Trend também 1.0 desse modelo 2011, esse já era melhorzinho e tinha ar e direção, assim como vidros e travas nas 4 portas. Minha vida deu uma guinada, aquelas que só Deus saberia explicar, enfim, não iria mais precisar de carro e vendo minha esposa passar apuros nas estradas com o 1.0 da VW, tomei a decisão de vender os dois e comprar algo melhor para nós que seria o carro da família.

Como trabalho em montadora existem acordos entre elas de oferecer descontos à funcionários não só na marca e sim em outras e fiquei tentado pela Ford (não trabalho nessa marca). Dando os dois carros na troca, estava pensando em pegar uma Ecosport, a da antiga que estava no final de linha e com bons preços, quando cheguei à concessionaria e vi o acabamento foi desilusão na hora e olha que estava saindo de um Palio queixo duro.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012


Na exposição tinha um Focus Sedan Titanium, olhei meio desconfiado e quando vi o teto solar pedi para entrar só por curiosidade. Foi um choque de diferença entre carros com preços próximos (com os descontos é claro) e então comecei a negociação. No meu caso, esse Focus ficaria pelo preço do Focus GLX Hatch, então entregando os dois carros e pagando a diferença a negociação andou.

Como cliente direto, não existe barganha e o valor é predefinido e a fatura sai direto da fábrica sem intermédio da concessionaria, mas como dei carros na troca, teve uma briga para valorizá-los e isso foi feito. No caso do Sedan, o único opcional é a cor metálica /perolizada, como quis o branco, esse foi o único opcional que não veio. Branco por ser mais barato, não esquentar muito no sol, não manchar e riscar com facilidade e claro que eu acho muito bonito em carros grandes.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

No caso não poderia ficar com esse da exposição, pois cliente direto o veículo sempre sai da fábrica e teria que vir de Camaçari, esperei 20 dias. Mesmo fabricando na Argentina, todos passam pela Bahia, devem fazer algum tipo de tropicalização, não sei.

Hoje o carro está com 28 mil km e digo que é muito eficiente em todos os aspectos. Como diferencial dessa versão, existe um rádio que pode ser comandado pela voz, assim como o ar condicionado (todas as funções) que se torna muito útil, você fala a temperatura e se é lado passageiro ou motorista e ele regula, assim como se o ar deve ir para para-brisa, pés ou saídas painel e velocidade de ventilador.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

Quanto ao rádio, a função de comando por voz é útil para ir às faixas do pendrive, basta falar o numero da faixa e ele vai direto sem precisar ficar pulando de uma em uma as faixas, com estação de rádio basta falar a frequência e ele sintoniza e pronto. A qualidade do som também é muito boa, dá a falsa impressão que o carro possui subwoofer tal qualidade dos graves e agudos dados pelos twitters das portas, mas são somente os falantes originais de qualidade trabalhando.

Possui piloto automático no volante muito eficiente, faróis direcionais do tipo “olho de boi” muito bons principalmente em garagens não iluminadas e estradas sinuosas, em alta velocidade não vejo muita utilidades pois os movimentos dos faróis ficam limitados para não ofuscar o sentido contrário da via.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

Quando engata a ré os faróis ficam retos e não seguem mais o volante. O câmbio é automático de 4 marchas com opção de trocas manuais na alavanca, parecido com os Tiptronics da VW onde nesse caso para frente reduz e para traz sobe marcha. Vejo que limita muito o carro, pois entre 1ª e 2ª existe um buraco e a 3º e 4º são muito próximas oque torna confusa a condução, mas pelo menos as trocas são suaves sem trancos e possui lock-up que traz certa economia de combustível na estrada.

Motor é 2.0 Duratec flex, vai muito bem principalmente no álcool com seus 148 cv mas bebe bastante, fica nos 6 cidade e 9 estrada, já na gasolina fica um pouco melhor chegando a 10 na cidade e 13 na estrada. Na estrada não muda muito entre andar a 100 ou 120 quanto ao consumo, mostrando boa aerodinâmica, mas na cidade muda bastante quanto a exigência do acelerador, acredito que por ser pesado. Falando nisso, sente-se o peso dos seus 1400 kg nas reações, é bem largo e na cidade precisa acostumar para não perder os espelhos.

O motor possui uma particularidade curiosa, acima de 4.000 rpm dá uma estilingada muito vigorosa, quando uso cambio no manual fica até estranho pois a puxada muda da água pro vinho, deve ser o variador de fase do motor atuando à partir dessa rpm. Esse motor não usa correia de comando de válvulas, usa corrente no lugar que à principio se torna mais confiável e com menos manutenção.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

A suspensão é o de melhor e não tenho o que dizer, acredito que seja o ponto forte do carro, nem dura nem mole e sempre na medida certa, acredito que por ser sedan a distribuição de peso seja mais acertada aliada aos multi braços da suspensão traseira deixa sobre trilhos, pode entrar como for na curva que o controle é total. Os 2.0 possuem barra estabilizadora no eixo traseiro que deixa pregado nas curvas de alta.

O acabamento interior de couro cor de chumbo com costuras brancas são de bom gosto nessa versão Titanium, o banco do motorista possui ajuste lombar e regulagem de altura elétrica por um botão que fica ao lado da soleira do motorista. O painel central do ar condicionado possui uma textura parecida com uma fibra de carbono cinza, combina com o rádio cinza claro com filete cromando e com o ar digital bi zona.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

A chave é presencial e existe um botão no painel acima do freio de mão que faz o papel de ligar e desligar o carro (Ford Power). Um incômodo é que não existe um lugar certo para deixar o chaveiro que fica no porto copos entre os bancos. Perigoso quando se deixa com manobristas, sempre existe risco do profissional perder a mesma e não quero nem pensar quanto deve custar uma segunda cópia.

A título de curiosidade, estando motor ligado a chave pode ser levada para fora do carro que o mesmo permanece ligado, fica aparecendo uma alerta no painel que as chaves não foram localizadas, mas o motor não morre, porem se desligar ele não pega mais sem as mesmas dentro do carro.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

A parte de cima do painel é macia e de bom aspecto. Computador de bordo é simples, mas traz todas as funções de forma clara e muito precisas, as médias de consumo sempre batem entre mostrado e calculado na bomba. Uma crítica é o marcador de combustível, impreciso e de difícil leitura, as vezes a reserva entra e depois que deslia e liga o carro não está mais na reserva, já conversei com outros proprietários e dizem que isso acontece também.

A direção é do tipo eletro/hidráulica onde um motor elétrico gira a bomba de fluído hidráulico, poupando consumo e força do motor à combustão, com isso pode ser selecionado 3 modos de peso do volante através do computador de bordo. Quanto à segurança, existe algo à mais que as versões comuns do Focus, no sistema de freios ABS existe um controle de estabilidade na frenagem chamada de CBC que corrige trajetória na frenagem, é como se fosse um ESP somente de frenagem. Cinto e encosto para todos, mas somente dois airbags na dianteira.

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Como perfumaria existe o farol com acendimento automático e no meu caso acho dispensável, pois minha garagem é escura e sempre que dou á partida de manhã com essa função ativada os faróis acendem primeiramente e depois o carro dá partida com os mesmos acesos, o que acaba com a bateria à médio prazo, então deixo desligado.

O sensor dos limpadores de vidro dianteiros são “mágicos”, regulam a velocidade exatamente com a necessidade além de ligar e desligar o equipamento sem comando algum do motorista, confesso que já tomei susto com o equipamento entrando em funcionamento sozinho.

O escurecimento do espelho retrovisor central interno também é automático e bem útil, funciona até com o carro desligado, quando engata a ré esse sistema desliga e não escurece para não atrapalhar a manobra. Existe sensor de ré original de fábrica com bips sem aviso visual, simples mas indispensável nesse tipo de carro.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

O teto solar oferece sua atratividade, sobe o vidro na parte traseira ou abre totalmente com apenas um toque no botão de forma bem rápida, existe uma lâmina anti-turbulência que sobe na região da frente quando o vidro abre, mas que na prática não funciona muito bem, acima de 100 km/h fica incômodo viajar com teto aberto. Uma utilidade é que se consegue fechar todos os vidros e o teto pelo alarme, assim como abri-los pelo chaveiro em dias de calor antes de entrar no carro.

Um problema que percebi logo que retirei o mesmo foram os alinhamentos das portas, com frestas sem uniformidade parecendo desleixo dos hermanos na hora da montagem. O capô é aberto com a chave, que existe só para isso já que o carro liga sem as mesmas, trata-se de uma lâmina que fica encaixada dentro do chaveiro, não sei por que esse carro não usa o sistema tradicional de cabo e alavanca para abrir, além de chato torna perigoso perder as chaves nessa operação.

O estepe é daqueles provisórios finos, devem ser calibrados com 60 libras e pelo menos são menos visados para roubos que os de tamanho iguais aos de uso, além de ocupar menos espaço do porta-malas. Aliás, o porta-malas é um salão de festas desse sedan, cabe tudo e mais um pouco com forração acarpetado de muito bom gosto lembrando até os Ford Del Rey da década de 80.

Os braços da tampa são pantográficos com dois amortecedores que não invadem o espaço, assim não amassando as malas. A iluminação do porta-luvas e porta-malas são uma piada, parece que o projetista escolheu o lugar que menos ilumina para colocar as luminárias. Os painéis de portas também são bem simples, principalmente os de traz o que não combina com o requinte do interior. Existe iluminação em baixo dos retrovisores que iluminam a calçada/rua quando destrava o alarme, assim como os pés dos ocupantes da frente também são iluminados, como os carros de luxo gostam de ser.

O seguro é barato para o valor do carro (em torno de 2.000 reais), mas as peças são absurdas de caras, uma simples troca de pastilhas de freio dos dois eixos não sai por menos de 1.100 reais e um simples jogo de palhetas de limpador mais de 250 reais na concessionária.

As revisões são tabeladas, mas bem caras pelo fato de fazem uma troca de óleo e filtros somente, alinhamento e balanceamento não entra nessa conta. A garantia é de 3 anos e revisões de 6 em 6 meses ou 10 mil km o que torna chato e caro ter que fazer manutenção na concessionária. O atendimento é bom até porque nunca precisei de nada mais sério, mas sei que com o desgaste das peças vou sentir saudades do meu Palio logo mais.

Acredito que hoje temos ótimas opções no mercado na faixa de preço dessa versão, até por isso não vende quase nada, por ser um carro discreto que não apela pelo visual e muito bom de conteúdo se torna uma ótima opção de seminovo para quem não quer chamar atenção mas quer um sedan de qualidade. O hatch possui um visual mais jovem, mas nessa versão top, meu gosto pessoal é que caiu melhor no sedan.

Por Eduardo Maluf

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