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Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus sedã Titanium 2012

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Vendo os relatos de outros leitores, sempre tive vontade de contar um pouco sobre meu carro, então venci a preguiça e vou tentar expor um pouco sobre o mesmo. Trata-se de um Ford Focus Sedan da versão Titanium 2012. Sei que existem vários relatos de outros donos de Focus no NA, mas como se trata de uma versão pouco conhecida e vista nas ruas (ainda mais a Sedan) vou tentar descrever as partes boas e ruins do modelo.



Meu antigo carro era um Palio 2008 Fire 2 portas com luxuosos vidros elétricos e travas e mais nada, e o carro de minha esposa era um VW Fox Trend também 1.0 desse modelo 2011, esse já era melhorzinho e tinha ar e direção, assim como vidros e travas nas 4 portas. Minha vida deu uma guinada, aquelas que só Deus saberia explicar, enfim, não iria mais precisar de carro e vendo minha esposa passar apuros nas estradas com o 1.0 da VW, tomei a decisão de vender os dois e comprar algo melhor para nós que seria o carro da família.

Como trabalho em montadora existem acordos entre elas de oferecer descontos à funcionários não só na marca e sim em outras e fiquei tentado pela Ford (não trabalho nessa marca). Dando os dois carros na troca, estava pensando em pegar uma Ecosport, a da antiga que estava no final de linha e com bons preços, quando cheguei à concessionaria e vi o acabamento foi desilusão na hora e olha que estava saindo de um Palio queixo duro.

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Na exposição tinha um Focus Sedan Titanium, olhei meio desconfiado e quando vi o teto solar pedi para entrar só por curiosidade. Foi um choque de diferença entre carros com preços próximos (com os descontos é claro) e então comecei a negociação. No meu caso, esse Focus ficaria pelo preço do Focus GLX Hatch, então entregando os dois carros e pagando a diferença a negociação andou.

Como cliente direto, não existe barganha e o valor é predefinido e a fatura sai direto da fábrica sem intermédio da concessionaria, mas como dei carros na troca, teve uma briga para valorizá-los e isso foi feito. No caso do Sedan, o único opcional é a cor metálica /perolizada, como quis o branco, esse foi o único opcional que não veio. Branco por ser mais barato, não esquentar muito no sol, não manchar e riscar com facilidade e claro que eu acho muito bonito em carros grandes.

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No caso não poderia ficar com esse da exposição, pois cliente direto o veículo sempre sai da fábrica e teria que vir de Camaçari, esperei 20 dias. Mesmo fabricando na Argentina, todos passam pela Bahia, devem fazer algum tipo de tropicalização, não sei.

Hoje o carro está com 28 mil km e digo que é muito eficiente em todos os aspectos. Como diferencial dessa versão, existe um rádio que pode ser comandado pela voz, assim como o ar condicionado (todas as funções) que se torna muito útil, você fala a temperatura e se é lado passageiro ou motorista e ele regula, assim como se o ar deve ir para para-brisa, pés ou saídas painel e velocidade de ventilador.

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Quanto ao rádio, a função de comando por voz é útil para ir às faixas do pendrive, basta falar o numero da faixa e ele vai direto sem precisar ficar pulando de uma em uma as faixas, com estação de rádio basta falar a frequência e ele sintoniza e pronto. A qualidade do som também é muito boa, dá a falsa impressão que o carro possui subwoofer tal qualidade dos graves e agudos dados pelos twitters das portas, mas são somente os falantes originais de qualidade trabalhando.

Possui piloto automático no volante muito eficiente, faróis direcionais do tipo “olho de boi” muito bons principalmente em garagens não iluminadas e estradas sinuosas, em alta velocidade não vejo muita utilidades pois os movimentos dos faróis ficam limitados para não ofuscar o sentido contrário da via.

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Quando engata a ré os faróis ficam retos e não seguem mais o volante. O câmbio é automático de 4 marchas com opção de trocas manuais na alavanca, parecido com os Tiptronics da VW onde nesse caso para frente reduz e para traz sobe marcha. Vejo que limita muito o carro, pois entre 1ª e 2ª existe um buraco e a 3º e 4º são muito próximas oque torna confusa a condução, mas pelo menos as trocas são suaves sem trancos e possui lock-up que traz certa economia de combustível na estrada.

Motor é 2.0 Duratec flex, vai muito bem principalmente no álcool com seus 148 cv mas bebe bastante, fica nos 6 cidade e 9 estrada, já na gasolina fica um pouco melhor chegando a 10 na cidade e 13 na estrada. Na estrada não muda muito entre andar a 100 ou 120 quanto ao consumo, mostrando boa aerodinâmica, mas na cidade muda bastante quanto a exigência do acelerador, acredito que por ser pesado. Falando nisso, sente-se o peso dos seus 1400 kg nas reações, é bem largo e na cidade precisa acostumar para não perder os espelhos.

O motor possui uma particularidade curiosa, acima de 4.000 rpm dá uma estilingada muito vigorosa, quando uso cambio no manual fica até estranho pois a puxada muda da água pro vinho, deve ser o variador de fase do motor atuando à partir dessa rpm. Esse motor não usa correia de comando de válvulas, usa corrente no lugar que à principio se torna mais confiável e com menos manutenção.

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A suspensão é o de melhor e não tenho o que dizer, acredito que seja o ponto forte do carro, nem dura nem mole e sempre na medida certa, acredito que por ser sedan a distribuição de peso seja mais acertada aliada aos multi braços da suspensão traseira deixa sobre trilhos, pode entrar como for na curva que o controle é total. Os 2.0 possuem barra estabilizadora no eixo traseiro que deixa pregado nas curvas de alta.

O acabamento interior de couro cor de chumbo com costuras brancas são de bom gosto nessa versão Titanium, o banco do motorista possui ajuste lombar e regulagem de altura elétrica por um botão que fica ao lado da soleira do motorista. O painel central do ar condicionado possui uma textura parecida com uma fibra de carbono cinza, combina com o rádio cinza claro com filete cromando e com o ar digital bi zona.

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A chave é presencial e existe um botão no painel acima do freio de mão que faz o papel de ligar e desligar o carro (Ford Power). Um incômodo é que não existe um lugar certo para deixar o chaveiro que fica no porto copos entre os bancos. Perigoso quando se deixa com manobristas, sempre existe risco do profissional perder a mesma e não quero nem pensar quanto deve custar uma segunda cópia.

A título de curiosidade, estando motor ligado a chave pode ser levada para fora do carro que o mesmo permanece ligado, fica aparecendo uma alerta no painel que as chaves não foram localizadas, mas o motor não morre, porem se desligar ele não pega mais sem as mesmas dentro do carro.

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A parte de cima do painel é macia e de bom aspecto. Computador de bordo é simples, mas traz todas as funções de forma clara e muito precisas, as médias de consumo sempre batem entre mostrado e calculado na bomba. Uma crítica é o marcador de combustível, impreciso e de difícil leitura, as vezes a reserva entra e depois que deslia e liga o carro não está mais na reserva, já conversei com outros proprietários e dizem que isso acontece também.

A direção é do tipo eletro/hidráulica onde um motor elétrico gira a bomba de fluído hidráulico, poupando consumo e força do motor à combustão, com isso pode ser selecionado 3 modos de peso do volante através do computador de bordo. Quanto à segurança, existe algo à mais que as versões comuns do Focus, no sistema de freios ABS existe um controle de estabilidade na frenagem chamada de CBC que corrige trajetória na frenagem, é como se fosse um ESP somente de frenagem. Cinto e encosto para todos, mas somente dois airbags na dianteira.

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Como perfumaria existe o farol com acendimento automático e no meu caso acho dispensável, pois minha garagem é escura e sempre que dou á partida de manhã com essa função ativada os faróis acendem primeiramente e depois o carro dá partida com os mesmos acesos, o que acaba com a bateria à médio prazo, então deixo desligado.

O sensor dos limpadores de vidro dianteiros são “mágicos”, regulam a velocidade exatamente com a necessidade além de ligar e desligar o equipamento sem comando algum do motorista, confesso que já tomei susto com o equipamento entrando em funcionamento sozinho.

O escurecimento do espelho retrovisor central interno também é automático e bem útil, funciona até com o carro desligado, quando engata a ré esse sistema desliga e não escurece para não atrapalhar a manobra. Existe sensor de ré original de fábrica com bips sem aviso visual, simples mas indispensável nesse tipo de carro.

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O teto solar oferece sua atratividade, sobe o vidro na parte traseira ou abre totalmente com apenas um toque no botão de forma bem rápida, existe uma lâmina anti-turbulência que sobe na região da frente quando o vidro abre, mas que na prática não funciona muito bem, acima de 100 km/h fica incômodo viajar com teto aberto. Uma utilidade é que se consegue fechar todos os vidros e o teto pelo alarme, assim como abri-los pelo chaveiro em dias de calor antes de entrar no carro.

Um problema que percebi logo que retirei o mesmo foram os alinhamentos das portas, com frestas sem uniformidade parecendo desleixo dos hermanos na hora da montagem. O capô é aberto com a chave, que existe só para isso já que o carro liga sem as mesmas, trata-se de uma lâmina que fica encaixada dentro do chaveiro, não sei por que esse carro não usa o sistema tradicional de cabo e alavanca para abrir, além de chato torna perigoso perder as chaves nessa operação.

O estepe é daqueles provisórios finos, devem ser calibrados com 60 libras e pelo menos são menos visados para roubos que os de tamanho iguais aos de uso, além de ocupar menos espaço do porta-malas. Aliás, o porta-malas é um salão de festas desse sedan, cabe tudo e mais um pouco com forração acarpetado de muito bom gosto lembrando até os Ford Del Rey da década de 80.

Os braços da tampa são pantográficos com dois amortecedores que não invadem o espaço, assim não amassando as malas. A iluminação do porta-luvas e porta-malas são uma piada, parece que o projetista escolheu o lugar que menos ilumina para colocar as luminárias. Os painéis de portas também são bem simples, principalmente os de traz o que não combina com o requinte do interior. Existe iluminação em baixo dos retrovisores que iluminam a calçada/rua quando destrava o alarme, assim como os pés dos ocupantes da frente também são iluminados, como os carros de luxo gostam de ser.

O seguro é barato para o valor do carro (em torno de 2.000 reais), mas as peças são absurdas de caras, uma simples troca de pastilhas de freio dos dois eixos não sai por menos de 1.100 reais e um simples jogo de palhetas de limpador mais de 250 reais na concessionária.

As revisões são tabeladas, mas bem caras pelo fato de fazem uma troca de óleo e filtros somente, alinhamento e balanceamento não entra nessa conta. A garantia é de 3 anos e revisões de 6 em 6 meses ou 10 mil km o que torna chato e caro ter que fazer manutenção na concessionária. O atendimento é bom até porque nunca precisei de nada mais sério, mas sei que com o desgaste das peças vou sentir saudades do meu Palio logo mais.

Acredito que hoje temos ótimas opções no mercado na faixa de preço dessa versão, até por isso não vende quase nada, por ser um carro discreto que não apela pelo visual e muito bom de conteúdo se torna uma ótima opção de seminovo para quem não quer chamar atenção mas quer um sedan de qualidade. O hatch possui um visual mais jovem, mas nessa versão top, meu gosto pessoal é que caiu melhor no sedan.

Por Eduardo Maluf

5.0

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  • mve_153

    Adoro o focus, sou doido num.
    Muito bom o texto!

    • apzeiro2013

      Então, um excelente relato, muito detalhado, entre as três melhores opiniões do dono que já vi aqui no NA!

      E quanto ao focus é um excelente carro, mas já estava ficando um pouco ultrapassado, ainda bem que logo chega a nova geração B)

    • KTA

      Pena esse câmbio automático de 4 marchas, que finalmente vai ser aposentado no Brasil. Quando esse Focus da matéria foi lançado na Europa (2005/2006) já foi com câmbio automático de seis marchas.

      Agora esse cara deve ter comprado com quase 20K de desconto, pelo seu relato. Em abril desse ano estive em uma concessionária Ford da minha cidade e vi no salão um Focus Sedan GLX + (que tem a mais que o GLX normal: bancos de Couro, ar digital de duas zonas e partida sem chave), na cor branca (da moda), quando perguntei o preço quase caí para trás: R$ 78 mil!!!!!!!

      Pensei: Como esses caras tem coragem de vender esse carro nesse preço? (Focus sedan não vende quase nada perto do Hatch – normalmente é o 10º colocado no ranking mensal de sedãs médios).

      Mas, enfim. O novo Focus Sedã finalmente, finalmente está chegando aí, com uma traseira bonita e câmbio de seis marchas, e vamos ver no que vai dar…..

    • Uma pena o interior ser tão feio…

    • PONCIO PILATOS

      gostei do relato, honesto e desapaixonado, como tem que ser.
      parabéns.

  • deleted9646629

    "[…]bebe bastante, fica nos 6 cidade e 9 estrada, já na gasolina fica um pouco melhor chegando a 10 na cidade e 13 na estrada."

    Meu amigo, eu acho esse consumo compatível com o carro, sendo o peso pouco elevado, câmbio automático e tecnologia flex. Tem tanto carro manco que nem consegue chegar nesse consumo.

    Cuide bem do seu carro, que ele te tratará muito bem!

    • guihounter

      consumo ta lindo pro carro. dve andar só no plano tb.

    • GusZanetti

      Achei até bom esse consumo. Meu Astra 2.0 flex automático faz no etanol 5,5/9 e na gasolina 8/11.

      • PortoWF

        Vc é o cara que pediu o oleo 20w50 no posto de Gasolina?? kkkk

        • GusZanetti

          Não… e não entendi a piada.

          Mas blz.

          • PortoWF

            Tá bebendo muito seu carro meu velho.
            È bom vc verificar a pressão dos Pneus, o Tipo de Oleo Lubrificante q esta usando a forma q conduz o veiculo e eu não descartaria a consulta a um mecânico para verificar se o carro tá no ponto e se esses bicos injetores estão limpos ,se a bomba de combustível tá com a pressão certa.

      • XandeeM

        Meu Cruze está fazendo 7 km/l,esse Focus é "fichinha".

    • Edson Roberto

      Eu tbm achei otimo. Se eu pensar que meu 2.0 automatico faz por volta de 7,5/8,5 na cidade mas faz 12km/l na estrada… perfeito.

      Ele só mlhora o consumo com podium, mas não muda mais nada a respeito. Alias, pego ele amanhã do mecanico.

    • Renan21

      Vc acha que isso é beber? Tá muito bom, está ótimo esse consumo.
      Tem um sentra CVT aqui, ele faz entre 7,5 e 8,5 na cidade. Quando faz 9,0 nós compramos um bolo e fazemos festa.

    • Vinicius

      10km/l na cidade? que mágica você faz? meu irmão teve um igual, hatch e nunca passou de 7.3 na cidade com gasolina. Isso que ele andava bem devagar para não consumir mais.

      • Clairton

        Tenho um Ghia 10/11 de mesmo câmbio e motor e é bem mais gastão. Reclamei na concessionária mas não resolveu. O meu faz na gasolina 5.5Km/l na cidade mas na estrada faz 13Km/l a 110Km/h. Alguém sabe dizer qual deve ser o problema?

    • Jefferson Araújo de Souza

      será q sou somente eu, pq meu Focus 2.0 aut 12 na estrada bebe menos andando a 140km/h do que a 110km/h, ja fiz esse teste umas 3x e dão o mesmo resultado… fazendo 11,5km/l com gas a 110 e 13km/l a 140…

      • Marcio Vincenzi

        Cara, com o meu também acontece exatamente isso. Esse carro “pede” pra pisar depois dos 100 km/h, e prefere ficar acima dos 140 km/h na estrada. Ehehehe…

  • Diegorji

    "…as peças são absurdas de caras, uma simples troca de pastilhas de freio dos dois eixos não sai por menos de 1.100 reais e um simples jogo de palhetas de limpador mais de 250 reais na concessionária."

    Essa é a minha insatisfação com a Ford, por isso não cogito comprar outro Focus. Tenho um MK1, mas ao falar em peças de reposição tenho que importar tudo através do Ebay, caso contrário ficaria a mercê da exploração das concessionárias.

    Como efeito de comparação, muito limpam a famosa IAC quando apresenta problema, não gosto muito deste tipo de procedimento, então comprei uma nova e original, caso fosse aqui no Brasil eu pagaria a incrível bagatela de 400 Reais, paguei 35 Dólares e mais 25 Dólares de frete. É absurdo depender da Ford do Brasil.

    Eu recomendo a todos que querem adquirir um Ford que comprem as peças pelo Ebay UK.

    • Lanpenn

      E a Receita Federal não pega essas peças?

      • Depende da quantidade e do valor do pacote…
        Pequenas quantidades, ou, valor pequeno, quase nunca pega…

        Depende tmb da transportadora. DHL SEMPRE passa pela receita, já pelos correios quase nunca…

        Eu sempre trago umas muambas da China, nada muito caro (em torno de 50 dolares em média), e nunca fui tributado.

      • Diegorji

        Até 50 Dólares não é tributado e acredite, fica mais barato vindo da Europa do que comprando aqui.

        • WilBacelar

          a isenção de U$50 só vale para remetente pessoa física

    • TacodeSinuca

      "Ebay UK"

      Muito melhor, do que comprar do EUA, mesmo que for um pouco mais caro, sei lá porque cargas d'água é muito menos visado para taxações pela alfandega, também faço isso

      • ubiratamuniz

        o correio britânico (Royal Mail) também é MUITO mais barato que o americano (US Postal Service), mesmo levando-se em conta a maior distância do UK pra cá. quando compro peça/acessório de moto dou preferência aos vendedores do reino unido.

    • gcarlos

      Eu já havia dito antes aqui no NA, esses preços das pastilhas+disco eram isso mesmo. Estão caros, muito caros.

      • Edson Roberto

        Meu Deus do céu!!!! E pensar que de um Vectra (que há disco nas 4 rodas) custa R$450…. dá até um susto dos grandes! Eu gosto do Focus, mas não entendo essa politica das marcas em querer colocar peça como se fosse "luxo" em carros mais caros.

        São meras peças que inclusive acredito que sejam similares as dos demais carros da empresa…. e me cobram um absurdo. A ganancia é uma coisa revoltante.

        • CharlesAle

          Estes preços estão fora da realidade,não existe isso,aqui é por volta de $60 reais o jogo das rodas traseiras, e dianteiras não mais que$ 80(aqui no ABC,marca SYL) ,basta ver esse vendedor do mercado livre.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501387444-… . No mercadocar o dianteiro por volta de $110 o mais barato à $215 mais caro, e o traseiro $67,00 da marca Bendix(boa marca)comprando essas peças e levando em uma oficina,tudo não se gasta $350 reais em um carro desses,portanto esse preço de mil e não sei o que,desculpe,mas só sendo burr0 para fazer,as peças Ford estão,em preço,com a maioria das demais três grandes do mercado……….

      • Lucas

        Eu cotei hj as pastilhas dianteiras e traseiras pro NF 2.0 Hatch (que é o meu), e custam 240 e 450 respectivamente.

    • pauloreis

      eu fiz a mesma coisa, somente não usei o Ebay, um amigo comprou o motor do atuador do A/C na alemanha (aquele em que vc escolhe entre o ar externo, ou recirculado), paguei 50 Euros. Na ford era 420 dilmas. Uma duvida, o seu é o roncam 1.6? vejo que não há vantagens de usar o ebay, somente para peças mais exclusivas no meu caso. Porque é muito fácil de manter esse motor, tenho desde 0km e a revisão mais cara que paguei foi quando troquei os amortecedores, da qual passou de 1500 dilmas – teve óleo, velas e troca da agua do arrefecimento tbm. Veja que eu pesquisei os amortecedores em várias auto-peças, aonde foi mais barato? Pasme, na Ford! Hoje esta 140 mil km, tranquilo, economico, não abaixa óleo nem agua. Detalhe: não se engane que é exclusivo da ford, altos preços para peça é exclusivo do brasil – também né, não poderia ser. Qualquer carro mais equipado – principalmente carros globais – as peças são caras.

    • Thorngeen

      Existe uma loja de peças chamada Ficoucar na Agua Rasa , perto da av.Sapopemba em SP , que só vende peças Ford , o preço é muito bom e não pode-se esquecer que existe oficinas mecânicas que cobram pouco, a vantagem de fazer tudo em Css é muito relatrivo.

    • Luis

      troquei as pastilhas do meu, todas as rodas, por R$300,00 no mercado paralelo. Jogo de vela foi R$90,00. Não vale a pena trocar na Ford. O meu é um sedan 2009, já está com 62 mil km e nunca apresentou qualquer defeito. Caso eu precise de alguma peça mais cara, realmente vou verificar no Ebay, valeu pela dica!

    • Binho

      Paletas originais FORD na concessionária, na minha cidade, Lages (SC), 120, importadas da alemanha (fabrica Ford Werke GmBH, Koln, Germany- pedidas da fábrica eles sempre tem aqui), se fossem nacionais motorkraft originais 95,00. To no meu 4 Focus Sedan (Ghia 2001, Ghia 2009, Ghia 2010, Titanium 2012). Nenhum incomodo, so revisões, quem fala contra não conhece.

      • 356

        Tenho dois Focus MK1,5 2009, um Hatch e um Sedan. O Focus é um carro que não dá dor de cabeça, o único incomodo que tive foram as travas eletricas. Mas gastei apenas 150 reais para arrumar.

    • rsc_dhc

      mas isso eh querer comprar na css!!

      Troca fora…meu Civic usa Bendix..na css R$430,00 o par…na autocenter de confianca minha R$130,00 colocadas!

      Css pra mim serve pra revisao (enquanto ta na garantia) e so…nem comprar eu compro na loja!!

      PS: com uma pekena pesquisa no ML, com frente pra mim q so de SP..a media eh R$200,00 o par das dianteiras do Focus!

  • brnmilk

    Sim… faltou dizer por quanto que saiu a brincadeira :P
    qual valor do carro sem desconto, e com desconto?

    • Leandro1978

      Do texto: "No meu caso, esse Focus ficaria pelo preço do Focus GLX Hatch".

      • Edson Roberto

        Qual versão GLX?rs (1.6 ou 2.0? Qual código certo, pois do 2.0 há 3 códigos…rs)

      • bedotRJ

        Também gostaria que fosse mais precisa a informação. O Focus GLX Hatch tem preços de tabela entre R$ 52.000,00 (catálogo OBA3 – 1.6 básico) e R$ 65.164,00 (catálogo ODD3 – 2.0 AT c/ pintura perolizada).

        Na tabela de descontos que tenho aqui, válida para o mês de agosto de 2013, o Sedan Titanium catálogo PEB 3 (câmbio automático e teto-solar) na cor branca está com desconto de 12%, de R$ 71.300,00 por R$ 62.744,00. Esse deve ter sido o valor pago pelo colega do tópico.

  • AugustoSeide

    Excelente post, e parabéns pelo lindo carro!

    Vamos esperar pela nova geração, que pelo que dizem, vem para mexer um pouco com o mercado.

  • salvi

    Otima avaliacao!! meus parabens, belo carro e bela escolha.

  • Edson

    Eu já tive um Focus Titanium, porém era o hatch e MT… ótimo carro, muito bom mesmo… mas o pós venda da Ford é horrível. Curiosamente comprei no mesmo esquema, de vendas diretas, o meu saiu na época por 63 mil, era 12/13.

    E essa parte: "Um problema que percebi logo que retirei o mesmo foram os alinhamentos das portas, com frestas sem uniformidade parecendo desleixo dos hermanos na hora da montagem. "

    O mesmo problema do meu, portas desalinhadas, capô… etc… É o que sempre digo desses carros vindos da Argentina.

    O meu tinha um consumo melhor que o seu, deve ser por que era cambio MT.

    Troquei o meu Focus num Cruze S6 LTZ AT… posso dizer que melhorei muito de carro, principalmente nos quesitos: Conforto (cambio AT, maior espaço, tela multimídia), segurança (TC, ESP e 6AB) e consumo (o Cruze é mais econômico, deve ser porque é 1.8 e tem Duplo comando de válvulas variável). Sem falar no pós-vendas.

    Sinto falta dos faróis direcionais, do banco elétrico e do sistema que fecha os vidros e o teto solar na chave, o cruze não tem nada disso.

    Muito boa sua análise, bem imparcial.

    • GUGASP

      Meu Focus também tem portas, capô e para-choques desalinhados, e já desisti de mandar alinhar..os carros da Ford são assim, os que são feitos na Bahia então..são piores ainda.

    • Fabio_RJ

      Como ex-dono de um Focus igual ao seu, faço coro do pós venda ruim. Além disso, as revisões de 6 em 6 meses me incomodavam bastante, pq a gente sabe q a cada vez q deixa o carro na concessionária pode ser q venha com um problema novo. Os serviços de concessionárias no Brasil não são bons, me surpreendo com coisas q passamos para os "consultores técnicos" e eles sequer repassam para os mecânicos, dificultando muito o diagnóstico de problemas. Achei o o pós venda tão ruim q comprei um 308 THP sem nem esquentar com a fama da Peugeot… Já tava mal com a Ford msm… Por enquanto tudo bem na Peugeot, vamos ver como fica no final.

      Agora, meu 308 tem os mesmíssimos problemas de alinhamento do meu ex-Focus. Impressionante a falta de qualidade de montagem dos argentinos. É só bater o olho nos pára-choques, capô e porta q vc acha alguma coisa.

      Voltando ao Focus, não me encantei muito com o motor. Achava esse 2.0 muito fraco pra arrancar. Na estrada era um foguete, mas na cidade eu tinha q reduzir muito as marchas em qualquer curvinha de esquina. Quando usava álcool sentia o carro um pouco mais "solto", mas o preço é ridículo aqui no Rio. Acho q vão corrigir isso no modelo novo com os comandos e as variações de tempo, mas sei lá como vai ficar. Achei a rotação de torque máximo muito alta, sem contar q o modelo novo tá parecendo uma perua. Sem contar q se vão colocar motor com injeção direta já deviam trazer o Ecoboost… Quem roda com injeção direta fica preso na gasolina Podium mesmo, dane-se se for flex ou não…

      • Edson

        Essa da revisão de 6 em 6 meses ou10 mil km nem me fala. Ando pouco com o carro, então com 6 meses o meu Focus estava com 4 mil, tive que fazer a revisão, e com 1 ano o carro ainda estava com 9 mil, mais uma revisão… Gastei no total uns 550 reais, isso porque paguei o preço da revisão fixa.

        Com o Cruze agora, já estou há 8 meses com o carro, tá com 7 mil, não precisei fazer revisão ainda, pois é 1 ano ou 10 mil km… Devo fazer a revisão por tempo, então vou fazer apenas uma revisão no ano, e o preço que está no site é de 252 reais…

        Ou seja, com o Focus gastei 550 reais no ano, e com o Cruze vou gastar 252 reais, menos da metade… Agora faz a conta em 3 anos, período da garantia dos dois.

      • Edson

        Sobre o motor penso o mesmo… em baixas rotações o carro é muito frouxo, e olha que o meu era MT… na estrada anda muito.

        Isso é porque o Focus atual não tem duplo comando de válvulas varíavel, nem sequer um simples comando de válvulas variável. Todo carro 16v tem que ter isso, senão fica muito frouxo em baixa rotação.

        O Cruze, que tem duplo comando, é muito mais esperto em baixas rotações, e isso porque o meu é AT, imagina o MT.

        O meu Cruze não veio com nada desalinhado, até hoje não deu problema algum, muito bom carro.

        • BrunoMulsane

          Sei não, pois temos um corolla, e um focus ghia 2009 em casa. Meu cunhado comprou o primeiro cruze sedã LTZ, lançado. A não ser por alguns mimos, achei o motor mais preguiçoso que o do focus. Principalmente em altas rotações, pois mesmo o focus tendo um cambio de 4 marchas, em uma viagem entre as famílias, o cruze não dava conta de ultrapassar o focus de jeito nenhum! Enfim, achei o gm bonito, mas para um projeto atual, a falta de um farol dupla parábola, é vergonhoso. E em matéria de conforto e dirigibilidade, ainda não trocaria nosso focus em um cruze, pois o único carro dentre os que tive a oportunidade de testar, o corolla foi o único que quase iguala ao focus em prazer ao dirigir. E com o lançamento do novo focus, ainda fica mais difícil optar pelo GM.

          • Edson

            Mas eu falei em baixas rotações… Em altas rotações, na estrada, não dá mesmo para o Cruze, uma que o Cruze é 1.8 e o Focus 2.0, mais torque no Focus, e outra que o Cruze é mais pesado, uns 100kg a mais.

            Eu tinha o Focus top, e agora o Cruze top… não troco meu Cruze pelo Focus atual… Agora o Novo Focus é outra coisa… se bem que achei mais interessante o novo Golf.

            Eu acho mais vergonhoso um Focus Top não ter ESP, TC e 6 AB do que a falta de um farol de dupla parábola… Falando sobre isso, a iluminação do Cruze não fica devendo em nada, mesmo sendo monoparábola.

      • CharlesAle

        Até a VW usa revisão de seis em seis meses,tá sendo tendência das montadoras….

      • Luiz Eduardo

        Cara, que história é essa de peças desalinhadas no FOCUS??? De onde você tirou um absurdo desses??? O FOCUS é o médio mais bem montado que existe no Brasil. NUNCA nenhum site ou revista atentou para essa besteira que você está dizendo. E outra coisa, quem em sã consciência troca um FOCUS por um PEUGEOT??? Meu amigo, agora é que você vai descobrir que era feliz e não sabia. PEUGEOT é uma carroça com motor. Só alguém tão mal informado sobre carros para escrever um comentário tão ruim e tão mentiroso.

  • dudupruvinelli

    Que salto, hein! Parabéns pelo carro, parece estar bem satisfeito. Só faltou dizer quanto que conseguiu de desconto. rs Quase compramos um aqui em casa, na época era um manual sedã que sairia por incríveis 53k (2011). A qualidade do som é impressionante mesmo, o som não distorce nem no volume máximo, os bancos são confortáveis, o porta-malas é excelente sem aqueles malditos pescoço-de-ganso (que virão no novo).

  • Marcus Vinícius Andrade

    Preferia um Corolla, nem que fosse usado!

    • dudupruvinelli

      Corolla? Putz…eu preferiria um Fluence.

      • velhomisantropo

        Que dá pau nas soldas das colunas…..?

        • Edson Roberto

          Ah sim… aquele que é resolvido e os modelos 2012 em diante não tem mais problemas? (2012/2013) Sim ele mesmo!

          • shemhazai

            Mas ainda me deixa com pé atrás……. E já ouví relatos de cambios automaticos da Nissan (que são usados pelos Fluence) com problemas
            :|

            • PortoWF

              sim, sempre há relatos, pq qualquer cambio no mundo apresenta problemas, alguém em algum lugar sempre será afetado pela falta de sorte.

              • dudupruvinelli

                E aí, ao invés de tentar conversar com o gerente ou a concessionária, ou entrar na justiça as pessoas resolvem passa a bomba adiante…

                • PortoWF

                  e ficar criticando o produto na Internet.
                  Afinal, virou modinha isso.

        • dudupruvinelli

          Qual corolla? Aquele de 60 mil que não vem nem ABS? Aquele que tiraram o cinto de três pontos e o apoio de cabeça? Aquele que não tem airbag de cortina e ESP nem na versão top de linha? Aquele que tem o mesmo espaço que um new fiesta sedan pra quem vai atrás?

          • Marcus Vinícius Andrade

            Cara, minha mãe ta se desfazendo de um Corolla 2010 que tem tudo isso que vc falou, menos o cinto de 3 pontos no banco traseiro por "salgados" 57 mil. e que desvalorização em? comprou por 67 usou 3 anos e vendeu por 57k, parece esse focus aí que com 1 ano foi-se 50% do valor!

    • schneider1979

      Preferia um audi A4.. nem que fosse novo!!!

    • PortoWF

      Prefiro um Omega 1999! rs

    • BrunoMulsane

      o focus é superior ao corolla, temos os dois modelos em casa, mas cada um tem seu gosto pessoal.

    • Cesar

      E eu o Cobalt

  • Guilherme

    Muito bom o seu relato! Tenho um hatch manual e algumas coisas me incomodam nele, mas não sei se é do carro ou é o meu:
    – O sensor de chuva deixa a desejar. Normalmente em velocidades mais baixas e com chuva fraca demora muito entre um acionamento do limpador e outro, mesmo regulando o intervalo na alavanca. Ás vezes chega a encher o vidro de gotas antes de limpar de novo. Em velocidades mais altas e/ou chuva forte fica melhor.
    – Faz alguns rangidos internos. Agora apareceu algo que vibra dentro do painel, atrás do rádio, e que quase me deixa louco em ruas mais menos lisinhas hehehe. Também o banco do motorista faz nhéc nhéc das molas.
    – O sensor de estacionamento seguidamente não funciona ao partir pela manhã ou com o carro frio.
    – O câmbio manual tem a embreagem muito dura e desconfortável. Mas ao menos consigo fazer em torno de 9 km/l na cidade e 12 na estrada com gasolina.
    No mais é um carro excelente, principalmente quanto à estabilidade. Espero que o novo supere em muito este!

    • Fabio_RJ

      A embreagem do Focus me fez partir de vez pro mundo dos automáticos… Minha perna esquerda tava quase ficando mais forte do que a direita, de tanto pisar nesse troço em trânsito pesado. Esse negócio do sensor de estacionamento nunca aconteceu comigo.

      • Edson Roberto

        Realmnete… a embreagem do Focus é como a do C3, é muito firme e se torna cansativo ficar pisando. Nesse ponto eu gosto das embreagens dos GM e VW.

      • lucasfs87

        não tem como regular essa embreagem? depois desse relato fiquei balançado a ter um desses usado num futuro breve

      • KzR

        É por isso que o velho Golf ainda vende muito. Foi o carro de embreagem mais macia que já pude conferir.

    • Edson

      Essa da embreagem concordo também.

      Quanto ao consumo, eu fazia 9 na cidade e 13,5 na estrada com gasolina (Focus Hatch Titanium MT)

      Com o Cruze agora eu faço 10,5 na cidade e 14,5 na estrada com gasolina (Cruze S6 LTZ AT)… muito bom o consumo do meu Cruze. Vou ficar bastante tempo com ele, nunca me deu problemas, nem barulhos, nem nada, e anda muito, e consome pouco. Só troco num Golf 7 1.4 DSG… rssss

      • Pil

        Cruze, não faz nem nunca fez 10,5 km/l na cidade, e também não faz 14,5 km/l na estrada, é super beberrão, o motor é frouxo em baixa rotações, e o câmbio automático é exitante.

        O consumo do Cruze na cidade é de 7,5 km/l e na estrada 12,5 km/l sem uso de ar condicionado.

        Testes de todas as revistas mostraram que ele não passa de 9 km/l na estrada com etanol (isso com uma pessoa a bordo, ar desligado e vidros fechados).

        Vamos parar de criar factóides!

        • Edson

          Vai lendo teste de revistinha comprada.

        • fysaad

          Sério que você está dando a entender que o dono do carro é mentiroso baseado em números de consumo de revistas? Também tenho um Cruze e dependendo do local e do modo de condução essas médias que o Edson informou são perfeitamente factíveis(com o ar ligado) e não precisa ser muito lerdo não.

    • John_911

      – Faz alguns rangidos internos. Agora apareceu algo que vibra dentro do painel, atrás do rádio, e que quase me deixa louco em ruas mais menos lisinhas hehehe. Também o banco do motorista faz nhéc nhéc das molas.

      Observe a cobertura de plástico da bateria. Dê uma verificada se não está solta. Pode parecer estranho, mas se estiver frouxa o barulho parece estar dentro do carro. No meu foi assim e resolvi tirando ela. kkkkkk

      Att.

  • Ótima escolha e ótimo depoimento, muito esclarecedor e completo. Discordo quanto ao consumo, O consumo de gasolina, para um carro grande e automático, é ótimo… Tem muito 1.4 que bebe a mesma coisa…

    Adendo… devo ser um dos poucos que preferem a versão sedan do Focus…

    • lucasfs87

      eu prefiro a sedan tbm, mas a hatch é muito linda!

  • Rapha

    Favor nos dizer quanto saiu o preço. grato.

    • acorreia

      Na última tabela de venda direta emitida pela Ford (agosto/2013), um carro com essa mesma configuração está sendo vendido por R$ 62.744,00.

  • Focusman

    Meu C3 1.4 tem esse mesmo consumo… o Focus é um puta carrão

    • Edson Roberto

      Caraca… que absurdo! Ainda que eu nao saiba seu trajeto, meu C3 faz hoje 8,5km/l na cidade e 11km/l na estrada com alcool. (se for andar em modo de economia faço melhores marcas….) Com gasolina eu faço mais de 12km/l na cidade e mais de 16km/l na estrada….

      • Corvo

        Q belo consumo faz seu C3 heim ! Não sabia que era tão econômico assim. Ouvi que os novos C3 e 208 fazem um consumo como o seu. O meu Fox não está passando dos 6 km, 6.5 km etanol aqui em SP. Na cidade já fiz 10 km na gasolina. Mas o problema não é do carro, se não do motorista (que tem o pé bem pesado rs)

  • Vitão

    Ótima avaliação, bem detalhada e completa. Parabéns pelo carro!!

    O branco ficou legal nesse carro…..

  • ubiratamuniz

    10 na cidade e 13 na estrada com um 2.0 flex automático e ainda acha ruim? rs.

    Consigo isso com um sandero 1.6 16v, câmbio manual, que não tem metade dos confortos desse Focus. Parabéns pelo carro.

    • rodrigo_tm

      Também não achei o carro beberrão. Ta dentro da media pro tamanho do carro e motor.

  • Pil

    Eduardo Maluf, você poderia nos dizer se esses consumos que você apontou no seu texto, são com ar condicionado ligado ou desligado?

    Isso faz toda a diferença.

    Desde já agradeço.

    • dumaluf

      Boa noite é com o ar ligado de dia e desligado de noite, pois em Curitiba faz frio quando o Sol desce, assim seria 50% do trajeto. Abraços

  • Ricardp Gasparino

    Ele vai a Camaçari em virtude dos incentivos fiscais que a Ford tem na Bahia
    Só isso. É o Brasil

  • murilo

    Um carro desses sem ESP e só com 2AB.. mas mesmo assim, foi uma boa compra, se comparado com a ecoesport.. ainda pegaria um new fiesta top(ficando na ford né)..

  • GUGASP

    Tenho um Focus Hatch GLX 2.0 Flex mec. 2010/2011. Comprei zero km com venda direta por R$ 54 mil reais em junho de 2010 em Jaú-SP. Hoje ele está com 55 mil km.
    O QUE ADORO: estabilidade; freios; excelentes modos de regulagens de direção elétrica; itens de conforto e segurança; isolamento acústico; desempenho em altas rotações; consumo na estrada.
    O QUE ODEIO: suspensão traseira desalinha com facilidade e consome os pneus; revisões obrigatórias a cada 6 meses além de encher o saco de ficar sem carro são muito caras; portas e para-choque desalinhados; pós-venda Ford muito ruim aqui no interior de SP, já trocaram 2 vezes o cabeçote do meu carro e só agora parece que ficou bom.

    • MauroRF

      Também moro no interior de SP, Itapetininga, 150 mil habitantes, a concessionária aqui é meio lerda, são ágeis apenas para vender e, claro, ligar para falar que tem que fazer revisão (aliás, vou levar o meu lá amanhã). Ainda bem, não tive nenhum problema no meu até agora (é um GLX mec. 2012/13 com 1 ano de uso e 14 mil KM) e espero não ter. Não tive o problema do desalinhamento, o que não gosto nele é a lerdeza até uns 2500 rpm, tem hora que estou em segunda, ele está em uns 2000 giros, algumas vezes dá uma leve "segurada" (parece um atraso na resposta do acelerador) e depois "pega" e só começa a puxar bem acima de 3 rpm. Eu não sei, mas vou dar uma comentada com eles amanhã lá na revisão para ver se não precisa dar uma calibrada no acelerador eletrônico. No mais, o que vc adora acima eu também adoro, fora o excelente desempenho em estrada.

      • Arnaldo Alcântara

        Mauro, sou dono de um sedan GLX 2010/2010 de 05/2010. Fiz a atualização do software da ECU em Salvador (disponível desde 06/2012 nas css) e o carro ficou outro para o dia a dia. Arnaldo

        • MauroRF

          Pois é, o meu voltou hoje da revisão, pedi para eles verem isso, e o carro voltou outro hoje da revisão, falei para eles sobre a reprogramação, que delícia, tá outro carro. Claro, xoxo em baixa, mas bem menos, e ganha velocidade sem ficar "preso" como estava antes, muito bom mesmo.

      • GUGASP

        O motor 2.0 Duratec não é muito esperto em baixa rotação não, sem contar que o Focus é um carro pesado por causa de segurança (1340 kg).
        Mas manda reprogramar a central eletrônica que ele melhora. O meu melhorou bastante depois que reprogramaram, e o consumo permaneceu quase igual (em torno de 9,0 com álcool na estrada com ar ligado e 120km/h de média).

        • MauroRF

          Cara, o carro voltou outro hoje da revisão, falei para eles sobre a reprogramação, que delícia, tá outro carro. Claro, xoxo em baixa, mas bem menos, e ganha velocidade sem ficar "preso" como estava antes, muito bom mesmo, valeu pelo toque!

      • Cesar

        Coloca um SB que resolve esse problema, Abs

    • luk4z_sl

      Nossa, trocar cabeçote com apenas 55 mil km rodados? O que aconteceu pra chegar a esse extremo?

  • Calibre

    Possuo um GLX 1.6 desde 2010 e adoro o carro. Ele tem qualidade e defeitos como TODOS os outros mas no geral eu não tenho dúvidas que é um dos melhores carros que dirigi. Estabilidade, suspensão e o prazer de condução que só quem tem um focus sabe.

    Meu carro está com 57 mil km e até agora só precisei trocar óleo e filtro. Os Pneus estão se aproximando da troca, e as pastilhas de freio que consegui econimizar bem utilizando o freio motor, serão trocadas com 60 mil km. Porém já sabendo desta política de preços da FORD, irei fazer a compra das peças no Mercadolivre e Ebay onde vc economiza até 4x mais.

    O seguro pro meu perfil (31 anos casado) ficou em 1700 reais.

    Os pontos negativos para mim ficam por conta do acabamento que poderia ser mais refinado na versão GLX. É possível ver muitas rebarbas internamente. E o nível de rúido interno (plásticos batendo) que existem mas ainda acho menor do que em outros carros que tive, peugeot, gol, celta, etc.

    Depois de mais de 3 anos com meu focão eu só posso dizer que sairia dele para outro Focus (Este novo me parece incrível) ou para um carro de nível superior tipo Audi A3 2010, BMW Série 1 2010.

    Recomendo total a compra do carro.

  • Bruno Alves

    Preço de revisão na Ford é uma coisa absurda. Eu tenho um EcoSport 2.0 4WD 2011 e uma Santa Fé 2.4 2011 e por incrível que pareça, as revisões da Santa Fé saem mais baratas do que as do EcoSport. Não vejo a hora de me livrar dessa tralha da Ford.

  • ernestojr

    Só eu que achei esse carro racional demais pela narrativa do dono ?

  • vitimsl

    Tenho um hatch 2.0 flex 2012 e gosto muito do carro, é show. O que mata mesmo é a Ford com as revisões de 6 em 6 meses e caras.

    • GUGASP

      Concordo, são absurdamente caras e o Pós-Venda da Ford é despreparado para detectar até os pequenos problemas.

  • Leandro1978

    Olha, o Focus sedan existe!!! …rs… Legal, carro muito bonito. Só achei o valor das revisões meio caros. Quanto ao consumo, para mim, isso depende do pé do motorista. Pode ser que com outra pessoa o carro gaste menos ou até mais, então varia muito. Quando vc foi vê-lo, não te ofereceram o Fusion? Pois isso ocorreu comigo, simplesmente não tinham um Focus Sedan nem para demonstração, oferendo ou o New Fiesta Sedan ou o Fusion.

    • dumaluf

      Sim ofereceram, mas como era compra direta o valor do Focus era muito mais atrativo.

      • GUGASP

        Seu carro ainda não desalinhou a traseira? O meu desalinha com facilidade e já tive que trocar pneus por desgaste irregular na traseira..

        • vitimsl

          Guga, tive que fazer um alinhamento no eixo traseiro, com 14mil km. Hoje esta dentro dos padrões, com 21 mil km. Mas uma coisa é fato: o Focus sempre vai desgastar de forma irregular os pneus traseiros, pois a cambagem das rodas traseiras é bastante negativa, de fábrica mesmo (se não me engano, -1,17º ou -1,18º, valor nominal). Isso é muita coisa. O solução é sempre fazer rodízio dos pneus, não tem jeito mesmo.

  • schneider1979

    Muito bom… parabéns pelo carro e, principalmente, pelo upgrade. Me chamou a atenção os elogios ao sistema de comando por voz; você ainda usa? depois de 30 mil km. Não sei se eu não tenho paciência, ou o sistema do meu carro (jetta) é muito ruim, mas o fato é que só testei para ver como funcionava e nunca mais.

    • fschulz84

      Rapaz, o meu é um Focus Ghia 2009 (o primeiro modelo dos MK2,5, ainda mono e vinha com Radio Sony ao invés dos Visteon) e o idioma da central do comando de voz é português de Portugal, então muitas vezes eu vou lá e falo "Ligar ar condicionado, temperatura 19 graus", ai a voz feminina lusitana me responde: "Temperatura 29 graus impossível" e liga no ar na temperatura mais quente possível… Morro de raiva hehe

      • schneider1979

        Mais ou menos por aí… heheh
        Eu até tentei usar… mas perdi a paciência; um diálogo para aumentar a temperatura do ar no meu carro seria assim:
        – Eu: ar condicionado
        – Carro: você selecionou ar condicionado. para confirmar diga sim, para cancelar diga não.
        – Eu: sim
        – Carro: selecione temperatura
        – Eu: 22 graus
        – Carro: informação incorreta, por favor repita
        – Eu: 22 GRAUS
        – Carro: Você selecionou 22 graus, para confirmar diga sim, para cancelar diga não
        – Eu: sim
        – Carro: por favor aguarde, estamos processando a operação
        – Carro: Operação finalizada com sucesso, por favor anote o número do protocolo.

        Sem condições.

        • fschulz84

          Bom… Pelo menos se estiver se sentindo sozinho, já tem com quem conversar haha

          Eu troco várias idéias com a lusitaninha que fala dentro do meu carro uahsuahsauh

          • luk4z_sl

            Pior é a Sync do Fiesta, que é completamente retardada. Você pede pra reproduzir uma faixa X, ela diz que não entende. Ai você pede outra, ela reproduz. Depois pede novamente pra reproduzir aquela X que tentou primeiro, e aí sim ela reproduz. Sério, fico pasmo, parece que faz pra sacanear… Sem falar quando pede pra tocar a faixa Y e ela toca a faixa Z kkkkkkk

  • digo

    Uma correção, o CBC vem em todas as versões com ABS, mesmo a 1.6

    • JonathanAbud

      Exatamente…

  • Evil_Kelevra

    Quanto à chave presencial, ao perde seus sinal o carro realmente não deve desligar.

    Imagina se vc está viajando e a bateria dela acaba e o carro desliga, ficaria no meio da estrada.

    Ou mesmo na cidade, acontece alguma pane que não reconhece mais a chave e desliga o carro em movimento, desativando o auxilio ao sistema de frenagem… é bem perigoso.

    Só pra constar, o Fluence tbm não desliga se tirar o cartão de perto do carro.

  • velhomisantropo

    Ford focus sempre foi uma maravilha, mas as peças… No 2008 da familia, parou de funcionar a trava do porta-malas…. Valor da peça: 800 pilas. Importado via loja: 350. Pelo menos alguns comerciantes perceberam a barbada e se especializaram em importar peças sob encomenda de varios carros, por um custo excelente.

  • Carlsson

    Parabéns, um ótimo relato, bem completo e explicativo.
    Porém, não posso deixar de indicar uma leitura, pois o uso incorreto do pronome "mesmo" é algo muito recorrente aqui neste site, por alguns colunistas e muitos comentaristas. E esse erro, definitivamente, tira o sono de quem aprecia o bom uso da língua portuguesa.
    Abaixo segue um fragmento do texto:

    " 'Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado no andar'. A frase, colada ao lado da porta de elevadores em cada andar dos edifícios, traz o pronome 'mesmo' empregado de maneira incorreta […] O motivo do erro é simples. Diz a gramática que não se deve usar a palavra 'mesmo' como pronome pessoal. A frase colocada nas placas dos elevadores deveria ser corrigida, e a palavra 'mesmo' substituída por 'ele': 'verifique se ele se encontra…' "
    Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/

    • luk4z_sl

      NA também é cultura ;)

  • Fellipe

    Sempre gostei de ver os relatos dos donos.

    Parabéns ao NA por nos proporcionar estes relatos…

    • Carlsson

      Também quero expressar e consignar meus parabéns a esse quadro!
      Chega a ser de utilidade pública…

  • bedotRJ

    Recebi a tabela de descontos do programa de parcerias da Ford.O Focus Sedan GLX 2.0 MT tá saindo a R$ 50.600,00 em cor sólida. Mesmo prestes a sair de linha, me parece uma compra muito boa.

    O detalhe é que para New Fiesta e EcoSport, a tabela não está divulgando os descontos. Pede que se compareça à concessionária para ter a informação. Esse desestímulo à compra direta demonstra que a Ford está tendo dificuldade para suprir a demanda por esses dois modelos.

  • kikofar

    O Focus é um carrão. Fraca é a Ford do Brasil e sua (falta) de política de assistência técnica, seja relacionado aos preços, seja relacionado ao cuidado com o carro ou mesmo à disponibilidade de determinadas peças de menor giro.

    O relato do dono é um dos melhores que já li aqui. Texto claro, sem muitos superlativos ou adjetivos de intensidade que denotam a típica empolgação do dono, o qual ainda está em lua de mel com o carro e aí, tudo é um mar de rosas!

    Ademais, para quem quer evitar o 'zero pelado' e tem uma reserva de grana para manutenção/revisões mais caras do que os ditos 'populares' e, sobretudo se é para ser o segundo carro da casa ou mesmo o primeiro sem o uso intenso (menos de 30 kms/dia), há bons Focus Guia (atual geração) à venda, cujos preços são bastante atraentes. Sugeriria olharem com carinho pra esse ótimo carro.

  • Cara, parabéns pelo relato e pelo carro.
    Se fosse manual, seria um possível interessado no futuro. Acho lindo sedans mais discretos, como o seu é branco ficou bem legal.

  • KzR

    Belo relato, abordou vários pontos importantes. Um belo carro carro e com ótimas qualidades.
    Eu sinceramente não gostei muito do acabamento das portas. As maçanetas internas parecem ser dos anos 90. Parece a do Fiat Uno (Mille) dessa mesma época. Para um automático o consumo está muito bom, agora seria uma boa um câmbio com melhor escalonamento, acho que o Powershift talvez se saia bem se vier com a mesma opção de trocas ao desse (e não no botão).

  • KzR

    Ainda quero descobrir como deve ser guiar um Focus e testar todo o seu potencial de curvas.

  • BrunoMulsane

    Ótimo carro! Temos um ghia, hatch 2009 em casa, tirado novo! O carro é fantástico! Nunca deu qualquer tipo de defeito, apenas o vidro traseiro parou de subir e dois leds do brake light queimaram. O carro anda sobre trilhos, e o motor tem ótimo rendimento. Temos tb um corolla 2011/12, carro muito bom tb. Dentre civic, fluence e cruze que testei, optei pelo corolla, pois foi o único que me proporcionou uma tocada quase igual a do focus. Agora, na espera pelo novo focus, pois este novo modelo vai vir para abalar!

  • GUGASP

    Resumindo, o Focus é um excelente carro.
    Mas a Ford poderia ter mais rigor na montagem e alinhamento das peças da carroceria e investir pesado no pós-venda, pois as cansativas revisões semestrais são caras e os consultores da Ford são despreparados..pelo menos na região de Jaú-SP e Bauru-SP são muito ruins…eu desisti de usar a garantia deles.

  • Rique Franco

    Focus é como chopp : a tendência é apreciar mais depois de experimentar o primeiro.

  • victorcvs

    Não tem grilos no acabamento? Uma coisa que quase ninguém comenta nos relatos mas praticamente todo carro tem e me deixa doido. Desanimei de comprar um Focus porque quando pesquisei nos fóruns sobre isso tinha muitos relatos.

    • Gauderioctba

      O meu tem um grilo maldito no banco do passageiro, parece que tem um plástico dentro e fica vibrando ao passar em asfalto ruim !!!
      Tem mais um grilo no banco do motorista, mas esse acontece raramente, e não incomoda tanto.
      De resto carro muito bom !
      Quem for trocar o rádio, fique atento a moldura do painel …. MUITO CARA e quando encontra querem R$150,00 reais na peça.

  • Diego

    Por que alguem compra corolla em vez deste carro?

  • Ubaldir

    Esse Focus de segunda geração é um carro excepcional. Acho que o maior pecado dele na versão sedã está na sensação de "falta de porte". Não sei se alguém mais compartilha dessa opinião, mas ele parece não fazer parte do mercado de sedãs médios, parece estar "um passo atrás" de modelos como Cruze, Jetta, Civic, Fluence… a despeito de ser uma sensação falsa, pois ele tem espaço interno e dimensões compatíveis com os concorrentes em geral, é algo que acho que joga contra o modelo em uma categoria em que o "status" conta. A grosso modo, ele parece apresentar o porte de um Linea, por exemplo
    Como ele vai mudar de geração, já não é mais algo palatável, mas a Ford poderia ter investido em alguns recursos de design como soleiras laterais, lanternas traseiras mais horizontais, dentre outros, os quais com certeza amenizam esta característica de sensação de tamanho reduzido do modelo.

  • Amo esse acabamento interno dele, ainda mais nessa versão top, esse branco combina bastante, parabens lindo carro !

  • Ramiro

    Olha, na boa…. Tenho contato com Peugeot 408 (esposa), Focus Titanium (meu) e Corolla EX (brother do trampo) e pra mim o pior disparado é o Corolla…. Só no Brasil mesmo, inundado de "no senses" que esse carro vende…. Não consigo achar um motivo a não ser psicológico de acreditar imbecilmente que "Toyota é Toyota" para o Corolla destoar tanto nas vendas do restante desse segmento. Não estou dizendo com isso que o Corolla é um carro ruim !! Muito pelo contrário !! Mais não consigo achar tanto diferencial assim que justifique o ranking de vendas…..

  • nelson

    quero saber o tamanho do focus 2.0 16v sedan 2012

  • Gauderioctba

    Alguém que tenha o focus sabe me dizer se é normal o computador de bordo no modo de consumo médio, parar em um determinado valor ?
    O meu para em 8.6 KM/L e dificilmente muda de valor …. mesmo andando de boa ou pisando forte.
    Cheguei a fazer 440KM com mijolina aditivada, meu focus 2.0 145 CV não flex !

    Focus um prazer de dirigir sempre !

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