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Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion 2008 / 2009

ford-fusion-ramiel Carro da semana, opinião de dono: Ford Fusion 2008 / 2009

Hoje apresentamos o relato do Ramiel, membro do Fórum NA, que tem um Ford Fusion 2008 / 2009:



Bom, como já relatei aqui anteriormente, troquei minha antiga Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006 por esse Fusion 2009. Depois de muita negociação consegui tirar ele prata com teto por 66k, sendo q o preço de tabela dele era 90k. Tudo por causa da promoção de queima de estoque pra chegada do modelo novo. Pra quem andava de Palio e Civic 7 a diferença é enorme.

O que mais me impressionou nesse carro foi o silêncio de rodagem e o conforto. É impressionante o quanto esse carro é silencioso, 40 ou 120km/h dá na mesma pra ele. Ele meio que te isola completamente do exterior, no começo parecia que o carro andava flutuando pela pista, vc se sente meio inseguro achando que não tá no controle do carro, mas é só vc entrar mais forte em alguma curva pra ver que o carro tá completamente na sua mão, a carroceria rola muito pouco (menos que o Civic até, que é bem estável) e ele segura muito, dificilmente os pneus cantam.

O carro que mais me lembrou o Fusion foram os Vectra B que meu pai teve, eles pareciam que andavam flutuando também, embora não gostasse do câmbio desses carros. Agora já estou completamente adaptado ao carro e me sinto completamente seguro nele, se tiver que fazer alguma manobra mais brusca sei que o carro vai estar na minha mão. Pra quem conhece SP, na alça da ponte Eusébio Matoso pra entrar na marginal Pinheiros sentido Interlagos, essa alça tem uma pequena reta e depois uma curva fechada. Ali qdo estou sozinho eu gosto de por os carros a prova hehe. O Fusion e o Civic estão completamente aprovados. Além disso, o carro é muito confortável passando em buracos, demonstrando que a Ford acertou mesmo na suspensão de seus carros.

Abaixo de 3000 rpm o carro é um silêncio total, acima disso você começa a escutar o motor mas ainda assim é pouco. Dirigindo de boa o cambio automático geralmente troca abaixo de 2000 rpm, deixando o carro bem silencioso na cidade. As trocas de marchas são praticamente imperceptíveis, como no Civic, e ele sempre troca e reduz na hora certa. Falando do interior do carro ele é bem acabado e gosto muito da parte black piano do console central. Como todo carro norte-americano os porta-copos estão bem posicionados e o descança braço dianteiro é muito bom. Os bancos tem um ótimo apoio lateral, são bem confortáveis e o couro é de ótima qualidade, sendo q a costura branca no couro preto dá um toque mais refinado ao acabamento.

Além disso os dois bancos dianteiros são aquecidos, o que tem sido bem útil ultimamente. O banco traseiro é muito bom e o espaço idem, cabem 3 adultos sem ficar muito apertado, embora o 5º passageiro central não seja muito confortável e o túnel central roube espaço das pernas (não é plano como no Civic), além de não ter o apoio de cabeça, q eu acho primordial nesse tipo de carro.

Falando de ergonomia, os controles dos vidros e espelhos elétricos estão na posição correta, os comandos no volante do rádio e piloto automático ajudam bastante, embore eu ache que deveria ter os do ar condicionado também. Não gostei da solução de ter uma alavanca só pra tudo no Fusion, isso fez com q os comandos do farol fossem pro painel do lado esquerdo e os do computador de bordo do lado direito, de difícil acesso quando se está andando.

Acho que a solução de duas alavancas utilizada pela Fiat seja a mais prática de todas, onde até o computador de bordo fica na alavanca direita. Fica tudo na mão e mais prático. O piloto automático é muito bom e fácil de usar e ele ajusta a velocidade automaticamente qdo tem subida ou descida. O som é muito bom, a qualidade do som é exemplar, eu que pensava em colocar meu sub de 10″ que tava na Weekend desisti da idéia, não precisa. Não gostei da falta de saída USB, mas isso é parcialmente compensado pela disqueteira de 6 CDs no próprio painel.

Quanto ao ar condicionado, esse é o primeiro carro da familía com ar digital automático e vou dizer a vocês uma coisa: nunca mais fico sem isso! Não preciso mais ficar me preocupando em ficar ajustando a temperatura. Coloco lá 21, 22ºC e auto e tá resolvido o problema. Fica sempre com uma temperatura agradável no interior. Acho que nesse carro ele deveria ser bizone. Ah, e as saídas de ar ficam no lugar certo, e não no lugar errado como nos Palios. Eu fiquei decepcionado que no console tem um botãzinho com o símbolo de um telefone que não faz nada, ou seja, acho que nos EUA esse carro tem conexão Bluetooth e foi capado aki no Brasil, infelizmente.

O teto solar é um show a parte. Esse é o primeiro carro da família com um e quase sempre uso ele. De manhã deixo ele aberto pra cima e desse jeito refresca o interior sem gerar muito barulho ou turbulência. O porta-malas é bem acabado, com tampa forrada e braços pantográficos pra abrir, e é muito grande, mas não gostei do estepe fino temporário. Não gostei do fato do espelho não ser escamoteável, um carro com essa largura isso faz muita diferença. Além de ser escamoteável, ele deveria ser rebatido eletronicamente. Porém gostei do tamanho dele, do fato de ter desembaçador e luz de cortesia que acende quando se abre a porta ou desarma o alarme.

O espelho interno é fotocrômico e como isso ajuda na cidade contra os faróis de xenon e afins, acho que os externos também deveriam ser assim, aí ficaria com o pacote completo. Por falar em espelho interno, a visibilidade traseira é muito ruim, o porta-malas alto deixa o vidro traseiro muito pequeno, mas isso não atrapalha muito, eu só não consigo identificar qual carro que está atrás de mim mais, mas consigo ver ele lá ainda. Pra manobrar o sensor de estacionamento ajuda bastante, mas acho que quando ele apita feito louco ainda fica longe pra caramba, uns 30cm, poderia ser um pouco mais perto que não teria problemas. Ele tem também aquele código pra trancar as portas, mas sinceramente acho aquilo inútil e acho que nunca vou usar.

Um apito que me irrita bastante é o apito quando alguém abre alguma porta. Dou carona pro meu irmão 3 vezes por semana de manhã e qdo ele vai sair sempre apita, é irritante porque a porta foi aberta deliberadamente, e não por acidente. Acho que um aviso no computador de bordo seria suficiente. Acho que o que falta nesse carro também e deveria ter era vidro um-toque nos 4 vidros, luz no porta-luvas. Um carro nesse preço também deveria ter, apesar de os originais iluminarem bem, faróis de xenon direcionáveis, pelo menos como opção, e ESP. Eu coloquei o modulo de subir os vidros no alarme na concessionária, mas esse modulo só sobe com um-toque os vidros nos comandos do motorista, nos outros não tem.

Outro problema é que o diâmetro de giro é muito grande e as vezes pra manobrar tem que esterçar demais. A maioria dos problemas relatados aqui foram sanados no novo Fusion, mas alguns ainda persistem como a falta de vidro um-toque nos 4 vidros e os faróis de xenon. Vou ser completamente honesto com vocês e não vou esconder nada. O carro é maravilho mas não é perfeito, então agora vamos as partes dos problemas: aconteceram 3 problemas já com esse carro, mas nada grave mas são meio irritantes.

Primeiro percebi um barulho vindo da porta traseira esquerda. Vi que era da fechadura, que estava um pouco desalinhada. Tentei achar um meio de alinhá-la mas não consegui, resolvi esse barulho colocando um pedaço de fita isolante na fechadura. O barulho parou e a porta abre e fecha normalmente. Logo depois percebi um barulho do lado direito do carro e percebi que é o banco do passageiro que está meio solto. Quando uma pessoa tá sentada ali o barulho pára, mas qdo não tem ninguém ele treme um pouco quando passa em buracos. Logo depois a fechadura da porta do motorista começou a fazer barulho também, resolvi do mesmo jeito que a outra. Hoje o carro só tá com o barulho do banco e todos esses 3 problemas serão reportados na próxima revisão.

Resumindo, to adorando o carro e é exatamente do jeito que eu queria: automático, confortável, estável, bem equipado e anda bem. Não é nenhum foguete mas anda mais que qualquer carro que já passou aki em casa.

Quilometragem atual: 1.641,3km

Consumo (últimas 3 medições):

7,8km/l
8,3km/l
8,8km/l (pequena viagem de ida e volta pra Suzano, cerca de 120km no total, o resto só na cidade)

Problemas:
400 km: Barulho na fechadura da porta traseira esquerda (resolvido temporariamente)
415 km: Banco do passageiro tremendo levemente
500 km: Barulho na fechadura da porta dianteira esquerda (resolvido temporariamente)

5.0

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  • leandro

    amigo o banco do passageiro fazia um barulho como se fosse no tunel aonde fica o cambio pq o meu ta fazendo um barlho de grilo e parece do meio do carro

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