Ford Hatches Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka MP3 2007

Já vi muitos artigos sobre o Usado da Semana (nota da redação: mande seu relato!) e como não vejo muitas opiniões de donos de Ford Ka 1.6 (do modelo antigo) resolvi escrever um pouco sobre o meu carro e minha experiência com ele.

Comprei meu carro em 2010, estava procurando um carrinho de até R$20mil com AC e semi-novo, já estava me conformando em pegar algum 1.0 quando encontrei esse carrinho que me chamou a atenção, mesmo passando quase 3mil do meu orçamento não hesitei em comprá-lo, pois quase todos os semi-novos que vi, 2005-2008, com AC estavam no mesmo valor e até mais caros (Celta, Palio, Fiesta, Gol e 206), os que tinham motores maiores de 1.0 ai eram bem mais caros ou mais velhos.


Sou o 3º dono dele, é um Ford Ka MP3 1.6l com 32.000 km, na época da compra. O carro veio com o manual (algumas revisões preenchidas) e algumas notas fiscais de serviços prestados no carro, como revisões, troca de bateria e óleo, sendo assim possível comprovar a kilometragem do carro.

Hoje o carro está com apenas 36.500 km, sim eu rodo pouco com o carro, moro em Bauru (Interior de SP) e como trabalho perto de casa (menos de 5 km) o carro roda muito pouco, ainda mais esse ano que resolvi ir pedalando para o trabalho para fazer um exercício, economizar um pouco e não poluir =]. O carro está totalmente original, não fiz nenhuma mudança no visual dele, apenas troquei as lâmpadas por LEDs e troquei o tampão para colocar falantes 6×9.

Sobre o modelo, MP3, confesso que não conhecia esse modelo de Ka, que saiu apenas em 2006 e 2007, minha mãe já teve um Ka 1.0 99 e já andei muito em um Ka GL 1.0 2005 de uma empresa que trabalhei mas quando entrei no MP3 eu realmente senti a diferença que um modelo “TOP de linha” tinha a oferecer em relação aos modelos de entrada da linha Ka.


O carro tem alguns aspectos que fazem uma boa diferença para aqueles que prestam atenção aos detalhes, desde os acabamentos internos diferenciados até a pintura dos detalhes exteriores em prata, fora que o carro também é completo, VE, TE, DH, AC e todos os detalhes que a maioria das versões não vem equipadas como conta-giros, console (central e no teto), cintos de 3 pontos no banco de trás, bancos diferenciados, relógio, entre outros.

O espaço interno nunca foi problema para mim pois como sempre ando sozinho, ou com minha namorada, os bancos quase nunca saem da última posição do trilho, de vez em quando andam mais pessoas comigo mas aí é só se apertarem um pouco no pequeno banco traseiro. Para viajar o carro é excelente na estrada, o porta-malas + banco traseiro acomodam tudo e mais um pouco que um casal queira levar, mas viagem longa em 3 ou 4 pessoas nele está totalmente fora de cogitação.

Para pessoas altas o carro também não deve ser confortável mas como eu e minha namorada estamos abaixo da estatura média dos brasileiros nos acomodamos muito bem no carro e com sobra de espaço.

O rádio original que lê CDs MP3 (não tem USB) encaixa muito bem no painel do carro, cria um visual de que ele faz realmente parte do painel, tem um ótimo acabamento e o cd nunca pula mas… a qualidade do sistema deixa a desejar. Eu tinha um som bem potente no meu último carro e como sei instalar facilmente eu fui instalá-lo no Ka, mas aí me deparei que o rádio possui apenas 2 fios de alto falante (apenas 1 canal) e não tem saída RCA nem fio remoto (pelo menos não encontrei).

Como meu sistema de som era preparado para 3 canais RCA (2 canais + 1 sub) tive que diminuir o som dividindo as peças com meu irmão, então fiquei apenas com um módulo e um sub, ligados na única saída de som do rádio. Não ficou ótimo e nem ruim, está bom.

Para um som com um par falante de porta + um par de 6×9 sem módulo o rádio seria suficiente mas não suporta um projeto com mais qualidade e potência. Tenho apenas um módulo (SSL STA416 1600wrms), um subwoofer (Spider Nitro 700wrms), um par de tweeters (Boss), um par de 6×9 e um par de falantes de porta (ambos Bomber New Edge), algo mais que suficiente para ouvir dentro do pequeno Kazinho.

Quanto ao desempenho ele realmente mostra que um motor 1.6l em um carro do tamanho do Ka proporciona uma relação peso/potência para uma direção bem divertida. Já deixei muitos carros mais potentes para trás (mesmo em subidas).

Ele tem uma ótima agilidade de desenvolver velocidade rapidamente, mas quando se trata em velocidade final ele já fica para trás, o carro definitivamente não foi feito para andar a mais de 150km/h, mesmo com os pneus 185/60 R14, ele é leve demais para altas velocidades.

O consumo não deixa a desejar, nos primeiros meses eu mal conseguia fazer 10km/L, demorei um pouco para acostumar com ele pois era uma briga com o acelerador de pisar e tirar o pé para tentar andar na mesma velocidade, hoje eu estou fazendo uma média de 11km/L andando apenas na cidade, pelos horários que uso o carro não pego trânsito e me contenho para não pisar porque quando pisa… aí sim ele bebe mesmo.

Não tive nenhum problema com o carro ainda, apenas fiz as manutenções preventivas, troquei velas, regulei cabo de acelerador, regulei faróis, alinhamentos e balanceamento, limpei bicos, troquei os filtros e coloquei óleo da motorcraft mesmo, como meu tio é professor de mecânica eu consegui uma boa mão de obra, orientações e ferramentas para mexer no carro. Principalmente fiz uma boa higienização do AC do carro que estava com o filtro original de fábrica e nojento =/.

Outra coisa que sei que muita gente não sabe é a ferramenta de auto-teste do painel de qualquer Ford com motor Zetec com painel digital, basta desligar totalmente a chave, segurar o botão de reset do odometro, girar a chave até acender as luzes do painel e esperar, os ponteiros irão girar até o final e ai estará em modo teste.

Há muitas informações ai, não há muitos manuais disso na internet e os que eu encontrei são do Ford Focus e a quantidade de opções é diferente mas o mais legal desse modo teste são as opções: Velocidade digital (será apenas um “0”, da para perceber qual é quando andar), RPM digital (basta ligar o carro, ir mudando, apertando o botão, até aparecer a rotação digital), código de erro (se houver algum será logo depois de uma opção chamada bulb se eu não me engano) e voltagem da bateria (sigla BA).

Por Leonardo Brito (Herumor_).

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