Ford Hatches Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka MP3 2007

ford-ka-mp3-2007-usado-semana-2 Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka MP3 2007

Já vi muitos artigos sobre o Usado da Semana (nota da redação: mande seu relato!) e como não vejo muitas opiniões de donos de Ford Ka 1.6 (do modelo antigo) resolvi escrever um pouco sobre o meu carro e minha experiência com ele.



Comprei meu carro em 2010, estava procurando um carrinho de até R$20mil com AC e semi-novo, já estava me conformando em pegar algum 1.0 quando encontrei esse carrinho que me chamou a atenção, mesmo passando quase 3mil do meu orçamento não hesitei em comprá-lo, pois quase todos os semi-novos que vi, 2005-2008, com AC estavam no mesmo valor e até mais caros (Celta, Palio, Fiesta, Gol e 206), os que tinham motores maiores de 1.0 ai eram bem mais caros ou mais velhos.

Sou o 3º dono dele, é um Ford Ka MP3 1.6l com 32.000 km, na época da compra. O carro veio com o manual (algumas revisões preenchidas) e algumas notas fiscais de serviços prestados no carro, como revisões, troca de bateria e óleo, sendo assim possível comprovar a kilometragem do carro.

Hoje o carro está com apenas 36.500 km, sim eu rodo pouco com o carro, moro em Bauru (Interior de SP) e como trabalho perto de casa (menos de 5 km) o carro roda muito pouco, ainda mais esse ano que resolvi ir pedalando para o trabalho para fazer um exercício, economizar um pouco e não poluir =]. O carro está totalmente original, não fiz nenhuma mudança no visual dele, apenas troquei as lâmpadas por LEDs e troquei o tampão para colocar falantes 6×9.

ford-ka-mp3-2007-usado-semana-1 Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka MP3 2007

Sobre o modelo, MP3, confesso que não conhecia esse modelo de Ka, que saiu apenas em 2006 e 2007, minha mãe já teve um Ka 1.0 99 e já andei muito em um Ka GL 1.0 2005 de uma empresa que trabalhei mas quando entrei no MP3 eu realmente senti a diferença que um modelo “TOP de linha” tinha a oferecer em relação aos modelos de entrada da linha Ka.

O carro tem alguns aspectos que fazem uma boa diferença para aqueles que prestam atenção aos detalhes, desde os acabamentos internos diferenciados até a pintura dos detalhes exteriores em prata, fora que o carro também é completo, VE, TE, DH, AC e todos os detalhes que a maioria das versões não vem equipadas como conta-giros, console (central e no teto), cintos de 3 pontos no banco de trás, bancos diferenciados, relógio, entre outros.

O espaço interno nunca foi problema para mim pois como sempre ando sozinho, ou com minha namorada, os bancos quase nunca saem da última posição do trilho, de vez em quando andam mais pessoas comigo mas aí é só se apertarem um pouco no pequeno banco traseiro. Para viajar o carro é excelente na estrada, o porta-malas + banco traseiro acomodam tudo e mais um pouco que um casal queira levar, mas viagem longa em 3 ou 4 pessoas nele está totalmente fora de cogitação.

Para pessoas altas o carro também não deve ser confortável mas como eu e minha namorada estamos abaixo da estatura média dos brasileiros nos acomodamos muito bem no carro e com sobra de espaço.

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O rádio original que lê CDs MP3 (não tem USB) encaixa muito bem no painel do carro, cria um visual de que ele faz realmente parte do painel, tem um ótimo acabamento e o cd nunca pula mas… a qualidade do sistema deixa a desejar. Eu tinha um som bem potente no meu último carro e como sei instalar facilmente eu fui instalá-lo no Ka, mas aí me deparei que o rádio possui apenas 2 fios de alto falante (apenas 1 canal) e não tem saída RCA nem fio remoto (pelo menos não encontrei).

Como meu sistema de som era preparado para 3 canais RCA (2 canais + 1 sub) tive que diminuir o som dividindo as peças com meu irmão, então fiquei apenas com um módulo e um sub, ligados na única saída de som do rádio. Não ficou ótimo e nem ruim, está bom.

Para um som com um par falante de porta + um par de 6×9 sem módulo o rádio seria suficiente mas não suporta um projeto com mais qualidade e potência. Tenho apenas um módulo (SSL STA416 1600wrms), um subwoofer (Spider Nitro 700wrms), um par de tweeters (Boss), um par de 6×9 e um par de falantes de porta (ambos Bomber New Edge), algo mais que suficiente para ouvir dentro do pequeno Kazinho.

Quanto ao desempenho ele realmente mostra que um motor 1.6l em um carro do tamanho do Ka proporciona uma relação peso/potência para uma direção bem divertida. Já deixei muitos carros mais potentes para trás (mesmo em subidas).

Ele tem uma ótima agilidade de desenvolver velocidade rapidamente, mas quando se trata em velocidade final ele já fica para trás, o carro definitivamente não foi feito para andar a mais de 150km/h, mesmo com os pneus 185/60 R14, ele é leve demais para altas velocidades.

O consumo não deixa a desejar, nos primeiros meses eu mal conseguia fazer 10km/L, demorei um pouco para acostumar com ele pois era uma briga com o acelerador de pisar e tirar o pé para tentar andar na mesma velocidade, hoje eu estou fazendo uma média de 11km/L andando apenas na cidade, pelos horários que uso o carro não pego trânsito e me contenho para não pisar porque quando pisa… aí sim ele bebe mesmo.

Não tive nenhum problema com o carro ainda, apenas fiz as manutenções preventivas, troquei velas, regulei cabo de acelerador, regulei faróis, alinhamentos e balanceamento, limpei bicos, troquei os filtros e coloquei óleo da motorcraft mesmo, como meu tio é professor de mecânica eu consegui uma boa mão de obra, orientações e ferramentas para mexer no carro. Principalmente fiz uma boa higienização do AC do carro que estava com o filtro original de fábrica e nojento =/.

ford-ka-mp3-2007-usado-semana-8 Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka MP3 2007

Outra coisa que sei que muita gente não sabe é a ferramenta de auto-teste do painel de qualquer Ford com motor Zetec com painel digital, basta desligar totalmente a chave, segurar o botão de reset do odometro, girar a chave até acender as luzes do painel e esperar, os ponteiros irão girar até o final e ai estará em modo teste.

Há muitas informações ai, não há muitos manuais disso na internet e os que eu encontrei são do Focus e a quantidade de opções é diferente mas o mais legal desse modo teste são as opções: Velocidade digital (será apenas um “0”, da para perceber qual é quando andar), RPM digital (basta ligar o carro, ir mudando, apertando o botão, até aparecer a rotação digital), código de erro (se houver algum será logo depois de uma opção chamada bulb se eu não me engano) e voltagem da bateria (sigla BA).

Por Leonardo Brito (Herumor_).

4.0

  • ViperRR_Kimble

    Gostei bastante do relato: minha irmã teve um Ka modelo novo e ele era uma belezinha também.

    Ele está praticamente novo! O meu carro virou 1 ano semana passada e já está com 30.000 (hora da revisão)!

    • danilotoo

      é um carro bom, tirando o acabamento, o tamanho, a tecnologia empregada, o painel, os bancos, as rodas com calota, a lata visível nas portas, o porta-luvas ridículo, o porta-malas, o "reloginho" anos 90, espaço interno, assoalha com carpete vagabundo, bancos que mancham com facilidade, comportamento na rodovia e a defasagem em relação ao Europeu
      ressalto o motor valente (1.6 e o que melhora é o peso – é como pegar um motor de um focus 2.0 e botar numa moto, + ou – isso), rádio (que apesar de não ter entrada USB é "bonitinho" no painel mas muito defasado) e a manutenção barata.
      sei que receberei muitas críticas, mas é um carro muito "fubá" da década de 90 e assim como a Kombi insistem em "empurrar" goela abaixo

  • Ph4ntomf4

    Belo carro, já tive um e tenho saudades. Detalhe: ele não ser bom para andar acima de 150 por ser muito leve é bastante relativo. Se fosse assim, carros de F1 não pesavam em torno de 600kg. Lógico que eles têm toda uma aerodinâmica para isso que o Ka não tem. Só estou dizendo que a razão não é exatamente o peso.
    De qualquer forma, eu sinceramente não tive essa impressão com o que eu tive. Pelo contrário, foi um dos carros mais estáveis que já dirigi, mesmo em alta velocidade.
    A combinação desse motor com o peso do Ka é uma beleza mesmo, o carrinho vira um brinquedo divertido!

    • Dharo Lima

      Sendo sincero , o novo ka saiu totalmente do padrão desse aí , fico mais quadradao sei la , esse ai tinha um jeitinho mais redondo sei la , acho esse ate mais bonito que o outro

      • Ph4ntomf4

        Também acho, muito mais esse modelo do que o remendo que eles fizeram após.
        Essas maquiadas que a indústria nacional adora dar é uma m@rda. Vide Peugeot 206,66666666.

        • Dharo Lima

          Com certeza cara , se eles imitassem o ká europeu ficaria muito mais parecido com que essa coisa que fizeram agora , eu ate lembro o lançamento do ka , era critica atras de critica , geral com raiva da ford , acabaram com o ka coitado ):

          • Ph4ntomf4

            É que nem essa maquiagem podre que fizeram na frente do Fiesta (não o "new" fiesta, o outro que ainda vende). Esses "retocadores de maquiagem" da Ford do Brasil, vulgo designers, estão deixando o senso estético em casa quando vão para o trabalho…

      • Cil

        Olhe a traseira desse carro e me digam se não é a traseira do Brio-co da Honda e do 500 principalmente! A única diferença é que essa traseira inclinada e reta não ficou bem no modelo da Honda.

        Engraçado. Hoje vejo poucos destes KAs na rua.

    • MeekeeB

      É que o F1 gera um arrasto aerodinâmico, o famoso ''downforce", fazendo o carro "colar" no chão. Se não fosse os apetrechos aerodinâmicos pode ter certeza que se um F1 passasse sobre a zebra, o danado ia levantar vôo.

      • Ph4ntomf4

        Sim, mas foi o que eu falei. Só disse que não é exatamente o peso que traria essa sensação de não ser bom para altas velocidades, como ele escreveu :)

        • GABRIELFLORIPA

          Mas o peso faz diferença tb. Experimente pegar uma ondulação na pista a 160 km/h a bordo de um Ka e depois a bordo de um Omega.

          • jnasser

            ondulação na pista? NO BRASIL? nunca vi

        • rafthehay

          Ele traz essa sensação sim, tanto é que se você tirar os aerofólios de um carro de F1 na primeira ondulação o carro saiu voando, literalmente ;]

          • Ph4ntomf4

            Putz, não achei que fosse tão difícil entender o que eu escrevi, mas vamos lá.
            Um carro de 600 kg andando a 300 km/h prova que não é exatamente o peso que influencia nisso. O que influencia é o downforce, seja de um omega, de um ka ou de um carro de formula 1. Se você tirar os aerofólios vc mudou o downforce (E PRATICAMENTE NÃO ALTEROU O PESO): lógico que o carro de F1 vai voar.
            Não é pelo Ka ou Omega não terem aerofólios que eles não tem um downforce específico. E esse sim, influencia a segurança ou não do carro a determinada velocidade.
            Vou repetir a frase que coloquei lá em cima: "Só estou dizendo que a razão não é exatamente o peso".

            • rafthehay

              Ah, eu entendi sim, não to colocando o peso como único responsável, mas nos carros de passeio comuns a diferença de downforce propocionada por seus desenhos não é tão grande quanto a variação do peso. Estou longe de ser um engenheiro, mas numa situação de estrada normal (100 km/h, por exemplo), eu diria que o peso do Ka ser menor que o do Omega influencia mais em sua "flutuação" do que a diferença de downforce oriunda dos desenhos dos carros. (que chuto não ser maior que 0,5 do Ka pro Omega a diferença do coeficiente de arrasto aerodinâmico). Claro que nessa conta entra também entra o comportamento da suspensão, altura de rodagem, e tal (essa segunda sendo um elemento essencial do desenho do carro), mas como eu disse eu diria que o peso…. pesa mais.

              Resumindo tudo que eu disse, carros tão parecidos como o Ka e o Omega (comparados a um F1) tem no peso uma influência relevante em seu comportamento em alta velocidade, posto que o arrasto aerodinâmico proporcionado pelo desenho dos carros não é tão diferente assim.

              • YoOdEx

                Nos nossos carros de fato o que interessa é o ajuste da suspensão (mais baixa e mais firme, maior estabilidade), a largura do pneu e do seu perfil. A distancia entre eixos e rodas também faz a diferença (quanto mais proximo e justo, no caso do Ka, maior a agilidade, e menor a estabilidade em reta, sendo que o fenomeno apresenta mais fortemente em maiores velocidades).

                Os Lotus Elise por exemplo, são carros extremamente leve (mais que nossos populares inclusive) e possuem uma dirigibilidade e estabilidade impressionante!

    • aprs

      F1 é tudo muito mais sensível. No caso específico acho que o "problema" desses carros pequenos, tanto Ka quanto 500, é o entre-eixo curto. É normal nesses carros os engenheiros se preocuparem em deixar as rodas o mais no canto possível.

  • marcoalves1970

    Bom carro, sorte ele ser monocombustivel, motor zetec rocam 1.6 exelente, pena q hj não fabricam mais carros monos, só esses meia boca flex q anda bem só com etanol, enquanto o seu faz 11 km o meu faz 8 com etanol.

  • fschulz84

    O kazinho com motor 1.6 fica realmente um Kapetinha hehe

    Eu quase cheguei a comprar um XR, aquele sim alimentava alguns sonhos meus hehe

    Bela aquisição, parabéns pelo belo exemplar que tem em mãos.

    • jgranato

      Òtimo carro. Sou proprietário de um KA XR 1.6 2004 preto também, hoje com 28000 km. O carro realmente é uma bala. Muito gostoso e prazeroso de dirigir. Sempre digo que é um excelente esportivo urbano, pois acredito que o foco não seja tanto a velocidade final, mas sim um excelente acerto cambio, motor que possibilita "brincar" no trânsito.
      No meu Ka, falta apenas o som original, que eu gostaria muito de comprar o do MP3 para compor… fora isso ele é todo original… sem alarme, sem caixa de som traseira, mas com Air Bag duplo.

      • fschulz84

        Eu já estava empenhado em pegar um XR 2007, como não encontrei nenhum, fui de Focus mesmo!!!

        Cara, mas esse Kazinho XR é espetacular!

      • lucasfs87

        quando quiser vender… rsrsrs

  • MeekeeB

    Bom relato, o carro está muito bacana. Incrível como esse Ka é muito melhor do que o atual!

    • marcoalves1970

      Mesmo pq o atual é flex e gastão e da muito mais problema com a termostática

      • BrunoMulsane

        O da minha noiva é o modelo novo 1.6. O carro é excepcional! Esta com 60.000km e nunca deu um grilinho sequer!

      • jgranato

        Olha, já tive muitos Fords, em especial 3 1.6 com a motorização Zetec Rocam. Infelizmente o problema no sistema de arrefecimento é comum tanto no modelo atual, quanto nos passados. É um item que sempre tem que ser acompanhado de perto.

        • BrunoMulsane

          Nunca tive problemas com isso. O modelo 1.6 da minha noiva ja esta com quase 63.000km e nunca deu um probleminha sequer. ótimo carro.

    • O Ka sempre foi motivo de chacota e zueiras, mas depois dessa merd@ que a Ford fez com o Ka remendado, esse é lindo. Eu sempre achei um belo carro ainda mais nessa versão 1.6.
      Não há nada que não possa piorar quando falamos de industria automotiva nacional.
      Abraços

  • ebtlima

    Eu já tive um ka action 1.6 2003 e o meu andava muito bem acima de 150km/h, quanto ao consumo fazia média de 9 a 10 na cidade e 13 a 15 km/l na estrada.
    O que mais me impressionava no carro era a estabilidade e retomadas….o carro chegava fácil nos 190 km/h e tinha corte a 205km/h.

    Verdadeiro Rocket Pocket

  • guatura

    Conheci esse Ka na epoca do lancamento e achei muito interessante, o unico defeito que encontro nele é o porta-luvas com aquela tampa irritante.

  • HSFort

    Outra coisa que sei que muita gente não sabe é a ferramenta de auto-teste do painel de qualquer Ford com motor Zetec com painel digital, basta desligar totalmente a chave, segurar o botão de reset do odometro, girar a chave até acender as luzes do painel e esperar, os ponteiros irão girar até o final e ai estará em modo teste.

    Há muitas informações ai, não há muitos manuais disso na internet e os que eu encontrei são do Focus e a quantidade de opções é diferente mas o mais legal desse modo teste são as opções: Velocidade digital (será apenas um “0”, da para perceber qual é quando andar), RPM digital (basta ligar o carro, ir mudando, apertando o botão, até aparecer a rotação digital), código de erro (se houver algum será logo depois de uma opção chamada bulb se eu não me engano) e voltagem da bateria (sigla BA).

    Foi a opção mais interessante que eu li aqui no artigo. Além do carrinho ser ágil e econômico, possui dispositivos que, infelizmente o manual não quer informar.

    Ano que vem, estarei trocando meu Mille por um Fiesta 2007-08 da minha irmã que hoje, conta com apenas 9200km rodados. Nas minhas mãos, vou testar esse "macete".

    • AutoIng

      Pois é, quem diria que o Ka tem um velocímetro digital "escondido"! Aliás não só o Ka, mas todos os Ford que usam este mesmo esquema, como o Fiesta. Aí faz pensar: por que não disponibilizar estas funções no manual? Criar um botão ali pra acionar o velocímetro digital? É o mesmo caso do computador de bordo. Todos os carros com injeção eletrônica já armazenam um monte de dados úteis que não são mostrados. O custo pra tornar estas informações acessíveis é mínimo. Mas aí é aquela história: 50 reais a mais em cada carro, é visto como prejuízo para a montadora :(

      • zemarreta

        Outro dia vi um review de um suposto "especialista" (certamente não era aqui no NA) que reclamava da quantidade de informações do painel de um determinado veículo.
        Em resumo, acho que às vezes nem é culpa das montadoras, mas de idiot@s que nem sabem o que escrever, mas que têm que encher uma ou mais laudas, e falam umas bobagens porque não têm outra coisa para dizer, e aí reclamam da quantidade de informações do painel, da "falta de emoção" do CVT, e outras bobagens do gênero.
        Às vezes essas bobagens acabam gerando um efeito de manada nos textos dos outros "especialistas" tão brilhantes quanto eles, e as montadoras acabam tendo que se adequar a eles.

        • No Brasil qualquer formador de opinião acaba virando especialista. Concordo com você.
          Abraços.

    • HSFort

      Tentei fazer isso hoje no Fiesta Sedan de um amigo meu! Infelizmente essas instruções passadas não funcionaram. Talvez esses passos funcionem apenas no Focus.

      • HSFort

        1No Fiesta da minha irmã consegui com exito. Existe inúmeras funções que mostram a análise do carro. Até a temperatura dos cilindros, velocímetro digital, conta-giro do motor digital e outras funções. É bem mais completo que muitos computadores de bordo existente em modelos superiores.

    • guatura

      Procura por exemplo em forum da Ecosport que vai encontrar facilmente uma tabelinha com todas as funcoes…

  • Tripa-Seca

    Incrível colocaram o nome da versão do carro de um dispositivo que embora tenha um visual bonito e seja integrado ao painel, não tem o funcionamento superior a aparelhos médios do mercado, conforme o dono falou. Daqui a pouco, vou falar que tenho um Gol Conta-Giros e um Palio Computador de Bordo.

    • AutoIng

      Se fosse chinês já seria "Ka MP20" :D

    • zemarreta

      É que na época era um diferencial sim, vir com MP3 de fábrica.

  • eltonPE

    Do Mille tem algum macete para deixa-lo em modo teste ?

    • lucasfs87

      tem! use uma marreta no capô!
      * desculpa cara nada contra, mas não podia perder essa!

      • Tiago_brito

        kkkkkkkkkkk essa foi muito boa ri muito, o mille 2p male má tem maçaneta pra abrir a porta e so uma alavanca vai ter modo teste?????

  • granrs78

    Já tive 2 Ka um 98 1.3 endura e um 1999 1.0. Gostei muito do Ka principalmente do 1.3 qua andava bem e bebia muito pouco, mas o que mais gostava era dos engates de marcha bem macio e o conforto de sua suspensão que realmente era muito macia.

  • clubdomarea99

    Se usar oculos e o ka fosse cinza era nerd.

  • TvaxQuivax

    Acabou com o portamalas com aquele som, nada como um bom som surround oroginal do carro =/

    a frente desse facelift no ka ficou ótima, mas estragaram a traseira, o melhor ka que existiu é o sport ka, ele junta a traseira antiga com esa frente nova

    Realmente um otimo carro esse ae.

    e 5 km da pra andar de bike de booa, ainda mais sendo no outono/inverno/primavera

  • DuDu_Pinto

    Queria encontrar uma desses aqui em Manaus… Comprava na hora!

  • zemarreta

    Alguém sabe o 0-100 desses kazinhos 1.6? Deve ser uma bala, um motor desses nessa carcaça levinha!!

    • Kenny_

      Já ouvi dizer que faz de 0-100 em pouco menos de 9 segundos, mas não confirmo.

  • Kenny_

    Essa combinação de motor 1.6 em carro leve é muito boa, deixa os compactos mais rápidos que muitos 2.0 mais caros. Um carro que acho que terá esse bom conjuto é o March 1.6. Mais de 100cv e menos de 1000kg devem deixar o carrinho bem esperto nas acelerações.

    • zemarreta

      O Clio que minha mulher teve com esse motor era o capeta de veloz, qualquer toque no acelerador e ele já levantava a frente! Mas meu antigo 206 de 110 pôneis malditos… ô carrinho burocrático!

      • lucasfs87

        clio 1.6 é outro! acho que era o unico que fazia frente a esse Ka XR. Continuo a procura do Utópico Clio 1.6 2p, rsrs

  • cleberzc

    Vi que era de Bauru pelo adesivo da Pop Som! hehehe

    Abraços

  • Corvo

    Carrinho simpático e barato para 2 pessoas. O que não entendi é para que essa frase: Já deixei muitos carros mais potentes para trás (mesmo em subidas). Tudo bem que quis mostrar que o 1.6 no Ka cai bem nele (que é verdade) mas pra mim rua nem estrada é pista de corrida, aliás a pessoa tem que ter conciencia no carro que está andando e as limitações do mesmo, além de que existem veiculos que voce acha que estão correndo mas na realidade não estão

    • Eu acho que com essa colocação ele só quiz demonstrar que o Ka com motor 1.6 é potente o suficiente para deixar carros de motores maiores para trás, inclusive em situações adversas, como subida.
      Diferentemente de você não vi como uma coisa ruim, numa estrada em trecho de subida por exemplo, é bacana ter um carro que te dá segurança numa ultrapassagem.

      • Corvo

        Bom sim, mas era mais fácil colocar que é um carro que não sofre a falta de potencia que colocar essa frase, pois, mesmo assim, um 2.0 anda pode não andar mais que o Ka (exetuando um Sentra, Fluence por ex), fora que um carro 2.0 geralmente é um carro médio mais seguro para andar a determinadas velocidades. Não teria coragem de andar muito forte com o Ka, mas claro que, é muito bacana ter um carro com um motor suficiente para não ter problemas para ultrapassar

        • _rabitz

          não, ele não está errado em escrever isso… isso não significa que ele fica correndo pelas ruas… Eu, como exemplo, sempre participei de track days, e, ali, eu acelero tudo que posso, em local seguro e adequado para isso… em contrapartida, ando bem relax na rua.
          E, como eu já tive ka 1.6, posso dizer que, sim, ele realmente deixa muito carrão 2.0 (fodão), pra traz, em situação de aceleração total, retomada, comportamento dinâmico, entre outros.

    • Herumor_

      voce interpretando assim parace q eu ando axando que to em interlagos… não cara… escrevi desse jeito pois:
      1- já dirigi carros maiores e digo q o ka se comporta igual e até melhor que alguns…
      2- não sei onde voce mora mas aqui em Bauru tem sempre um engraçadinho que acelera quando voce vai passar ele, ou fica te enxendo o saco quando voce esta na esquerda no limite de km/h da via e tem caminhao a 20km/h na direita… nesses casos a potencia é bem util…

  • bedotRJ

    Quando quiserem avaliação de um Ka 1.6 do modelo novo, é só falar. :D

  • Taí um carrinho bacana, já vi alguns mas não sabia que era uma versão tão diferenciada assim com relação aos outros Ka.
    Se encontrasse um 1.6 em bom estado seria uma boa opção, todo mundo que tem fala muito bem desse Ka com motor 1.6. Além do interior bonito é um carro discreto que para pessoas solteiras é muito bom.
    Parabéns pelo relato, macetes e pela conservação do Kazinho.

    • Herumor_

      a vantagem do interior da maioria dos fords eh que os "engenheiros e designers" do brasil nao colocaram a mao neles…

  • edvarvilarneto

    Gosto muito do Ka antigo. Aliás, gosto de todos os carros da era New Age da Ford. O novo estilo da Ford é muito atraente, mas a restilização da Ka para mim ficou uma porcaria.

    • jgranato

      Eu sou muito suspeito, pois já tive dois Ka's… porém dividindo o exterior do carro eu digo: A frente do old Ka é muito bem resolvida e consegue ser atual até hoje. O fundo é que entraria no âmbito de gosto de cada um. O antigo Ka tem uma série de qualidades como um bom isolamento da cabine (item que se repete no Focus). Porém é um carro pequeno. No meu caso é um excelente segundo carro. Fora que ainda é um carro em alta, um Ka, Black, Action, MP3 ou XR são tão cults quanto um Fiat 500, só que muito, mas muito mais barato!

  • lucasfs87

    Bom carro, bem cuidado, parabésn, só não se prenda na sozera dos falantes, e sim nos cavalos do motor!

  • blackSagaris

    O interior do Ka era muito melhor nesse modelo antigo.

    • BrunoMulsane

      A era.. Não tinha porta luvas nem espaço traseiro. Onde é melhor?

  • Leandro1978

    Tive um Ka 1.0 1999, o motor era o Endura, não era tão forte, mas era econômico e, para o carro, andava bem (andava a maior parte do tempo sozinho ou com a namorada). O que mais gostava era a dirigibilidade e do acabamento (talvez no nível de alguns compactos premium do hoje). Infelizmente caí na besteira de trocá-lo por um Corsa Sedan (Classic). Coisa de moleque, hoje não faria isso. Péssimo acabamento, dirigibilidade sofrível, beberrão… Até hoje tenho saudades daquele Ka.

  • BrunoMulsane

    Eu ja prefiro o modelo novo, pois essa traseira do antigo, não me desce.

    • Herumor_

      vai do gosto neh… eu jah axo a traseira original do Ka MK1 (para nos brasileiros 97-00) mais legal, torce a cara porque eh o modelo velho mas nada como o design original dos europeus… o Ka brasileiro 07+ jah nao me agrada nada… nao troco o meu por um mais novo nem na oreia (sem levar em conta a $$ claro) sonho mesmo eh o Ka MK2 07+ ingles… ai jah eh outro nivel…

      • BrunoMulsane

        Não é por ser modelo velho, amigo e sim por ser feio mesmo. Desde quando saiu acho a traseira feia. E o carro parece feminino. A frente é bonita, mas a traseira… Minha noiva tinha a versão action da versão antiga antes de trocar no modelo novo 1.6. A posição de dirigir ficou bem melhor, justamente com o cambio com engates mais certeiros. O acabamento do plástico esta mais áspero, mas em compensação tem porta-luvas e muito mais espaço interno. Em desempenho não achei diferença, pois no álcool o carro acelera muito. Arranca mais que meu civic 1.8. Foi essa sensação que tive de motor. No modelo novo somente com gasolina ele é mais lerdo que o antigo, mas no alcool o carrinho muda, anda mais.

  • ACR

    Eu não sou chegado no Ka, mas devo admitir que essa motorização é muito bacana de guiar, dá muito trabalho pros APzeiros Vida Loka :)

    Carro muito conservado, continue assim, parabéns!

  • BCA_83

    Ka + Ztec 1.6 = diversão garantida!!!

  • Manorocknroll

    Adorava esse modelo antigo.

  • JHerzév

    Um KArt :D

  • lndnfsu2

    nao conhecia essa versao "MP3"

    mas ja andei bastante em um Ka XR 1.6 e digo que é muito bacana, muito esperto e economico (se nao pisar)

  • GAbRieLGUIMA

    Adoro esse carrinho! Anda muuito, faz curva pra caramba, é barato e completo. Melhor que qualquer Milerda Zero km!!!

  • felipe_hpc

    Aham!! Estão elogiando um KA Horrivel, feio, fraco e apertado e querem falar mal de Cruze… Por isso vão ter KA a vida inteira!

    • fschulz84

      Que comparação hein amigão, bem rídicula por sinal.

      Sim este Ka é um bom carro para o que propõe, zilhões de vezes melhor que um Celta, Mille ou outros carros do mesmo preço ou tamanho similares.

      As pessoas que criticam um Cruze (eu sequer me encaixo nesse grupo, já que nunca entrei em um para poder palpitar), criticam pois estão falando de um carro de 70k e não de um Kazinho de 20k,

      Fanatismo não leva a nada fera… Bonito pra você é Celta com rodão de Vectra Elite né? Fraco? Coloca QUALQUER carro popular com qualquer motorização do lado pra ver qual pega, tirando o Clio 1.6 16V que deve dar uma briga boa.

      Apertado? Pode ser, mas quem compra um Ka, não espera um carro do porte de um Fusion ou um Malibu, correto? E para a "missão" que ele promete cumprir, ele a faz e muito bem.

      Então antes de sair comentando coisas inúteis, pense um pouco melhor.

    • GAbRieLGUIMA

      Quem fala mal do Cruze (sem ter conhecido o carro de perto primeiro), são os Volkstas, Fordistas e outros fanboys fanáticos…

    • Herumor_

      claro… eu deveria te comprado um mille 0km 1.0 pelado que eh muito mais espaçoso neh… ou entao um vectra 94 que é maior e mais forte neh… seria um ótimo uso eu comprar uma zafira pra andar 60% do tempo sozinho, 39% em 2 e 1% no maximo em 4 pessoas…

      QUALQUER carro tem um publico alvo…
      pessoal fala mal de cruze porque os concorrentes do "mesmo" publico alvo oferecem muito mais por menos…

  • _rabitz

    Tive 2 Ford Ka.
    o primeiro, um 1.0, GL, ar quente, travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro. simplão, mas extremamente honesto em sua concepção. O motorzinho Rocam 1.0 era muito valente (depois eu acabei fazendo algumas modificações, que acabou deixando ele um pouco mais valente) e para uso urbano, muito econômico (para estradas, não era tão econômico, devido ao seu câmbio curtíssimo e o meu pé pesado). boa respostas ao volante, principalmente, depois que eu instalei rodas 14" (185/60R14 – Toyo) e fiz um upgrade dos freios (freios do modelo 1.6)
    depois eu tive um Action 1.6, que é o mesmo carro avaliado acima, só que sem o som mp3 de fábrica. seu comportamento, devido a barra estabilizadora dianteira, era um pouco mais neutra e obediente, o carro era completo, com ar-condicionado, dh, vidros e travas elétricas… não era tão econômico na cidade (10 a 10,5 km/l) mas na estrada ele simplesmente humilha o 1.0, cheguei a fazer mais que 16km/l. (isso quando ainda era original, rss)
    Todo mundo fala que a razão de o Ka 1.6 andar muito, é devido ao seu baixo peso. Eu discordo.. o carro pesa 930 kg (um Gol G5 pesa 947 Kg, tem motor mais potente, e não anda nem perto do ka). Eu credito isso ao bom escalonamento do câmbio.
    Nunca tive problemas com alta velocidade, e, com frequencia, eu ultrapassava os 180km/h e por muitas vezes, cheguei a cortar a quinta marcha, que dá um pouco mais de 200km/h no painel (essas velocidades, foram atingidas dentro de autódromo, participando de track days). Nunca senti o carro flutuar, muito pelo contrário, sempre me pareceu muito firme, mesmo em solavancos.
    O motor Zetec Rocam, é uma maravilha… um tanque… e, elevar a potência dele é fácil, e têm se tornado barato. Taxa, Escape, Comando, já são suficientes para pular de 95cv para 130cv (conheço alguns ford ka, com mais de 150cv, aspirado).
    Enfim, só quem já andou com um Ka 1.6, pode falar, ou comentar sobre o carro… mas ele é maravilhoso. Esperto, ágil, gostoso de dirigir como nenhum outro carro… divertidíssimo…
    Hoje tenho um Ford Focus 2.0 16v – 147cv, e, sinto falta de algumas características do ka.

    • fschulz84

      Uia! Um membro do FC por aqui hehe

      • _rabitz

        engraçado é ler os coments… conheço o nome de pelo menos 40% das pessoas que comentaram… hahaha… FordHP Rulez!

  • Rhalff23

    Muito bom o carro ja tive um! :) mas não sabia desse test muito interessante.. Testei no meu Fiesta 04 e deu certo! B)

  • davidfarhat

    Já tive 5 modelos de Ka, desde os primeiros endura, até mesmo os novos Flex 1.6, o melhor sem sombra de dúvidas era o 2005 1.6 que eu tinha, arisco, a relação peso/potencia aliada a relação de marchas curta e bem escalonada proporcionava muita diversão…

  • kikofar

    Muito bom carro. Tive um Ka 2003 (até 2008), sem A/C. Na época a grana estava curta e só deu pra colocar os frisos laterais, o reloginho do painel e os vidros elétricos. Um detalhe absurdo foi a vendedora, que depois até virou uma colega minha. Na época da compra disse que o carro não tinha preparação para som. Achei estranho pelo pacote que era semelhante à série Image. Quando levei o carro numa loja de acessórios, não deu outra: lá estavam as caixas nas portas e os chicotes. Foi só plugar o som no painel!

    Comprei-o para minha patroa poder enfrentar o trânsito no RJ. Lembro-me da viagem do interior de SP até o RJ nele. Que tranquilidade. Silêncio à bordo à 110 km/h e um motor honesto e valente (Rocam). Nunca deu manutenção além do necessário, que sempre fiz em concessionária por não exigir maiores gastos. Consumo muito bom: 13 na cidade e 15 na estrada!

  • kikofar

    CONTINUANDO…
    Gostei muito do "Kazinho". Na revenda, foi embora fácil. Único dono, sem nem um retoque na lataria e com pasta constando toda a manutenção… fiquei sem ele no dia seguinte ao anúncio no jornal. rsrsrs

    Esse novo… a Ford perdeu a mão, na minha opinião. Se antes parecia um bezouro, agora parece uma pulga. kkkkkkkkk

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