Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Tudo começou em Julho/12, quando não tendo mais como pegar emprestado o carro dos pais (um 206 Escapade), tive de adquirir meu próprio carro. Começamos, então, eu e meu pai a pesquisar diversas concessionárias de várias marcas de Porto Alegre/RS. Após rejeitar a simplicidade do Nissan March e descartar a fraqueza do bloco de 3 cilindros do Kia Picanto, acabamos por entrar na revendedora Ribeiro Jung da Ford.


Na loja, logo fomos atendidos pela Maria da Graça, vendedora com padrões de gentileza e respeito ao cliente não mais vistos nos dias de hoje, e no mesmo dia fechamos o negócio. Na época, com redução de IPI e outros descontos, conseguimos chegar a um justo valor de 47.700 reais pelo modelo mais completo disponibilizado pela montadora no país, economizando cerca de 7 mil reais em relação ao preço de tabela do veículo.

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Bom, vamos ao carro. Atualmente, com 10.000 km já rodados, posso dar minha primeira impressão concreta sobre ele: é sensacional! Mas vamos avaliar passo a passo:


Motor e Câmbio: O Motor Sigma 1.6 16v dá conta do recado. Abastecido desde o primeiro dia com gasolina aditivada (mesmo sendo flex), ele tem se mostrado muito econômico. Na cidade entre 11 e 12 km/l e na estrada entre 16 e 17. Em uma ocasião especifica em que tive de rodar entre 85 e 90 km/h em uma freeway com o carro vazio, fiz uma média quase que inacreditável de 19,2 km/l. Seu único porém é o torque de 16,2 kgfm, que, embora suficiente para empurrar os 1145kg do carro, só começa a aparecer em rotações mais elevadas do que o esperado, tornando retomadas um tanto lentas. O câmbio manual de 5 marchas, por sua vez, exige constantes trocas, mas não chega a ser cansativo, já que possui engates precisos. Em ultrapassagens é sempre necessário reduzir para 4ª ou até 3ª, o que é estranho para quem estava acostumado com o “é só pisar que vai” do 206 Escapade, também 1.6.

Suspensão, Direção e Freios: A Suspensão parece ter vindo de veículos de patamares superiores, muito bem acertada. Muito estável, graças ao auxílio dos Controles de Tração e Estabilidade, se sai muito bem em curvas fechadas e, ainda assim, garante um rodar muito macio. Parece só sofrer um pouco com a “pavimentação tupiniquim”. A Direção Elétrica dispensa elogios: a leveza em manobras é assustadora, além de ter uma velocidade de resposta excelente para esse tipo de sistema. O sistema de Freios é igualmente honesto. Mesmo pecando por só ter freios a disco nas rodas dianteiras, os sistemas ABS e EBD garantem uma parada segura.

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Itens de segurança: A lista é praticamente interminável: Freios ABS com ESP, 7 Airbags (Frontais, Laterais, de Cortina e de Joelhos para o motorista), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), TCS (Controle de Tração), HLA (Assistente de Partida em Rampas), Isofix para cadeiras de crianças, cintos de 3 pontos pré tensionados e apoio de cabeça para TODOS ocupantes, sistema de classificação de ocupantes e alarme perimétrico.

Design Externo: Nesse quesito ele também dá show. Pintura perolizada (a Ford oferece o Preto Bristol Perolizado por preço de cor sólida), luzes presenciais de LED envoltas por acabamento cromado, linha de cintura elevada, repetidores de seta no retrovisor, além de um monte de outros detalhes cromados. As rodas de 16 polegadas complementam o visual. Calçadas em pneus Hankook Optimo 195/50 R16, evidenciam a esportividade com seus 5 raios em forma de “Y”.

Acabamento Interno: Parece ironia, mas é igualmente espetacular. A começar pelos bancos de couro preto com acabamento e costuras brancos. Vindas como itens de série do modelo, tais poltronas se mostraram muito confortáveis para quem viaja na frente e um tanto duras para os demais passageiros. Para o motorista: regulagens de todos os tipos, além de descanso de braço. O painel recebeu cobertura emborrachada e diversos apliques de plástico prateado de bom gosto. Em relação ao espaço interno: o porta malas é ligeiramente pequeno (287 litros) e, para quem vai atrás, sobra espaço para a cabeça, porém falta um pouco para os joelhos. Luzes de cortesia, espelhos e porta objetos também estão presentes.

Tecnologia Embarcada: Além de toda “parafernalha” de segurança já citada, estão inclusos também computador de bordo com funções básicas e o Ford Sync com CD MP3, Rádio, Sirius (rádio via satélite, o qual não está disponível no país), entradas USB e auxiliar, interface para Ipod, Bluetooth com discagem pelo painel e ainda comando de voz.

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Mas então vamos aos Prós e Contras:

Prós:

– Custo/benefício
– Economia
– Segurança
– Acabamento superior.

Contras:

– Desempenho levemente tímido. O Sigma 1.6 se mostrou acanhado, quando comparado ao 1.6 da Peugeot. Falta motor em ultrapassagens, só depois de rotações muito elevadas (mais de 3.500 rpm) que ele se mostra capaz.
– Câmbio pouco elástico. Este, por sua vez, não também não coopera. Ele precisa sempre estar na marcha certa para poder andar, não havendo margens para erro.
– A suspensão parece que não foi adaptada ao nosso país. Já que o carro é de produção mexicana e exportado para países de “primeiro mundo”, como os EUA, dá a impressão que a Ford esqueceu de ajustar o conjunto para enfrentar buracos. Não difícil ela chega no fim do curso, gerando solavancos que chegam a dar dó.

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Itens Polêmicos:

– Garantia é de 3 anos.
– Fiz a primeira revisão por cerca de 200 reais na própria Ribeiro Jung.
– Convocado para Recall do Airbag de Cortina. Conserto levou minutos.
– Tive de adquirir por fora a tampa do tanque de combustível (54 reais) e o protetor de cárter (220 reais), itens que deveriam estar inclusos. Ingênua, a montadora “esqueceu” destes, essenciais no Brasil, por motivos óbvios.
-Único problema até então foi com o Ford Sync que deixou de funcionar. A atualização do software na revisão parece ter resolvido o problema.

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012

Em suma, posso dizer que estou muito satisfeito com a escolha e até agora o carro só me deu alegrias. Gostaria também de elogiar o NA pelo excelente trabalho e o notável crescimento e aperfeiçoamento. Obrigado.

Por Pedro Brito

Carro da semana, opinião de dono: Ford New Fiesta 2012
Nota média 4.5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email