Tive a ideia de enviar uma avaliação sobre o Fusion 2013 Titanium AWD para o NA, já frequento o site há um bom tempo e queria compartilhar minha experiência com esse carro.
Alguns dos carros que dirigi foram: Omega GLS 2.0 94, Civic LX 02, Focus Sedan 1.6 08, New Civic LXL 10, e o mais recente o Fusion.
Adquirido em janeiro desse ano por R$ 120 mil, já com insulfilm da 3M e vitrificação ele foi parte do primeiro lote “informal” de 400 unidades que chegou no país, vou dizer que foi um bom negócio ter comprado o carro desse lote, hoje o ágio cobrado em cima dos novos lotes que chegam ao país está maior do que no começo do ano.
Hoje na mesma concessionária eles estão pedindo R$ 130 mil e o carro sofreu também sofreu um reajuste da Ford de R$ 1.000 a mais (não duvido que aumentem novamente em breve).
Tendo em mente o preço BRASIL, esse carro tem sem dúvida o melhor CxB da categoria, mesmo com o ágio absurdo que está sendo cobrado hoje, mas chega dessa parte triste e vamos falar do carro.
Começando pelo conforto eu posso dizer que é um carro muito confortável, a suspensão está muito bem acertada, proporcionando um rodar suave, mas também uma pegada firme quando exigida.
O entre-eixos de 2,85m promove uma passagem suaves por lombadas e até estradas em condições precárias, os pneus de perfil baixo ajudam a dar uma boa estabilidade que se alia ao peso considerável de 1690kg e à tração 4×4.
O carro é muito silencioso ao rodar, a vedação acústica é muito bem feita e não há problemas de ruído aerodinâmico em altas velocidades, o sistema de som é de muito boa qualidade. Rodando por volta dos 100km/h o motor trabalha com 2000rpm.
Porém existe um pequeno problema, o carro raspa a parte frontal com certa facilidade, basta passar rápido sobre um local com desnível (um cruzamento de ruas, saída de uma lombada) que parte debaixo raspa, os para-lamas frontais raspam bastante também, podendo deixar o condutor confuso achando que esta raspando o carro propriamente dito e não o plástico do para-lamas que avança bastante para baixo.
Acabamento também é um dos pontos fortes do carro, praticamente tudo é de plástico emborrachado (macio) ou couro, com pouquíssima presença de plástico duro. Ele também conta com iluminação interna com várias cores diferentes que podem ser selecionadas na central multimídia.
Quanto à segurança, o carro conta com 8 airbags (2 de joelhos), controles de estabilidade e tração e os freios ABS com todas as assistências, ao contrário do que ouvi falar o carro freia muito bem.
No quesito tecnologia o carro é imbatível na sua faixa de preço, fazendo a relação EQUIPAMENTOS/PREÇO ele desbanca facilmente qualquer de seus concorrentes diretos, o único que COMPLETO oferece mais que o Fusion é o Passat, mas para isso é preciso desembolsar uma boa quantia a mais.
A central multimídia é completíssima, controles climáticos/rádio/navegador/telefone podem ser acessados por voz (embora somente o navegador valha realmente a pena usar, pois é extremamente eficiente e salva muito tempo).
Acredito que dos equipamentos mais exóticos o BLIS (sistema de monitoramento de ponto cego) e o piloto automático adaptativo estão entre os mais úteis na hora de guiar o carro.
Agora falemos do consumo, se você é uma pessoa ecologicamente correta que passa a maior parte do tempo dirigindo na cidade:
CORRA PARA LONGE DESSE CARRO, as médias em transito médio/pesado variam entre 4,8-5,7km/l, um dos grandes vilões desse consumo são os semáforos, basta ficar parado em um deles e você vê a média caindo, ou melhor, despencando (uma grande mancada da FORD de não trazer o START/STOP para o Brasil).
Contudo, na estrada é outra conversa, para você que acha que 100 km/h é muito pouco e gosta de deixar o carro rodando em torno de 120 km/h… ele chega a fazer 13,8-14,7km/l e não, você não leu errado, ele fica mais econômico nessa velocidade.
Desempenho, o motor 2.0 turbo de 240cv/34,7kgfm empurra os quase 1700 kg do carro com eficiência, o 0-100 km/h varia entre 7,7-8s e chega a fazer em 7,2s se você sair arrancado (acelerando e segurando o freio).
Graças ao 4×4 o carro raramente vai usar os controle de tração em uma reta e a arrancada é vigorosa, o câmbio embora não seja de dupla embreagem trabalha muito bem, no entanto as relações de marcha são relativamente curtas, com a 2ª trocando em torno de 80km/h.
O antigo Ford Fusion vinha de fábrica com limite de velocidade, onde o carro cortava a injeção em 180 km/h, agora o limite é 195 km/h. Mesmo sendo um pouco desanimador esse limite, já que todos que gostam de carros já tenham tentado dar o máximo do carro pelo menos uma vez, o limite é alcançado com certa facilidade pelo Fusion deixando o giro pouco abaixo 5000rpm.
Pontos negativos
1- Consumo na cidade
2- Porta malas assassino, se você parar em um aclive (nem precisar ser muito acentuado), prepare-se para segurar a tampa ou ela vem com sede de sangue na cabeça, um absurdo na minha opinião para um carro nessa faixa de preço.
3- Falta de xenon (nem como opcional)
Equipamentos
Como prometido nos parágrafos anteriores vou dar uma resumida do que é possível usar com o carro completo.
CARACTERISTAS DA CHAVE: É possível ligar o carro remotamente pela chave presencial, acionando automaticamente o ar condicionado deixando o carro agradável quando você entrar, e também é possível abrir e fechar os vidros e o teto solar quando quiser.
Na coluna da porta do motorista fica uma tela sensível ao toque referente ao código para abrir o carro sem chave, basta digitar o código e você pode destravar somente a porta do motorista/todas as portas/porta malas e travar as portas logo em seguida.
SENSORES: O carro possui sensores de tráfego cruzado (os mesmos que servem para o PARK ASSIST), imagine você saindo da vaga de um shopping e não consegue enxergar se há carros passando atrás, esses sensores indicam se há carro vindo perpendicularmente à você por um aviso sonoro e visual no painel.
PARK ASSIST: Ele também está no pacote e consegue encaixar o carro em vagas que sejam pelo menos 1,1m maior do que ele, o que é uma margem muito boa, no entanto é bem raro ter que fazer uso desse equipamento.
ALERTA DE COLISÃO: Esse item está ligado à uma câmera que fica atrás do retrovisor, caso você se aproxime do carro da frente com muita velocidade, luzes vermelhas juntas a um sinal sonoro indicam essa aproximação inadequada,
FAROL ALTO AUTOMÁTICO: A câmera também monitora a presença de veículos a sua frente, ativando o farol alto durante a noite caso não haja carros na frente (tanto no mesmo sentido quanto no sentido contrário da pista)
PILOTO AUTOMÁTICO ADAPTATIVO: Mantém uma distância (ajustada pelo motorista, também controlada pela câmera) do carro da frente, são 4 ajustes, 28/42/53/64 metros (tendo como base 100km/h). O carro chega a frear até parar caso o veículo da frente faça o mesmo.
Você pode colocar 140km/h no pil. aut. Mas se o carro que está na frente estiver a 80km/h ele vai manter a mesma velocidade até o carro sair da frente.
MONITORAMENTE DE FAIXA: Também executado pela câmera, ele pode tanto avisar que o carro está “comendo” a faixa quanto puxar o carro para o meio da faixa (configurável, pode ser desligado), nenhuma das duas configurações impede uma ação voluntaria do motorista, se o carro detecta o motorista exercendo força para virar o volante ele não vai impedi-lo de fazer isso.
Caso o motorista invadir a faixa ao lado de 2-3 vezes em um curto período de tempo uma xícara de café aparecerá no painel, indicando sonolência, e caso o motorista não estiver com as mãos no volante ele vai avisar que as mãos devem permanecer no volante.
FREIO DE MÃO ELETRÔNICO: Basta puxar ou pressionar o botão para que ele seja acionado.
GPS: É bem atualizado, totalmente em português e os comandos de voz são muito úteis, basta falar na seguinte ordem, Cidade->Rua->Número e pronto, ele já coloca o ponto do mapa para você.
CÂMERA DE RÉ: Tem boa qualidade, conforme você vira o volante ele simula por onde o carro vai passar, dando uma noção de que a manobra é possível ou não.
OUTROS: O carro tem 3 saídas 12V, 1 saída 110V (padrão americano), 2 entradas USB e 1 entrada para cabos RCA(amarelo/branco/vermelho). É possível usar o carro como um roteador, se você estiver dentro do alcance de uma rede sem fio você pode fazer o carro agir como um roteador, caso o sinal dessa rede para celular ou notebook não esteja pegando bem.
Há mais equipamentos que não valem a pena ser citados, mas que complementam o carro deixando ele como uma ótima opção na faixa de preço em que ele concorre. Sem dúvida alguma recomendo e muito esse carro.
Espero que tenham gostado das informações apresentadas, um grande abraço.
Por Bruno Francisco
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