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Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LXS 2008 e Civic Si 2008

civic-lxs-2008-si-2008-1 Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LXS 2008 e Civic Si 2008

Primeiro o Civic LXS 2008. Inicialmente quando peguei o carro, havia saído de um Punto Sporting… e de cara já havia perdido o som com USB/IPOD, controles de som no volante, banco de couro, computador de bordo e etc.. O design do Civic é muito lindo (meu gosto) mas é um carro muito comum nas ruas brasileiras… por isso resolvi mudar algumas coisas.



Mecanicamente o carro é perfeito, rodo muito e não tive um problema com o carro. No álcool o motor fica um pouco mais ruidoso (até normal para carros flex)… mas as viagens são muito tranquilas, a 120km/h você só ouve o barulho dos pneus.

civic-lxs-2008-si-2008-2 Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LXS 2008 e Civic Si 2008

O câmbio é pra mim igual a um VW, macio, curto e preciso. O carro acelera muito bem e seu consumo é em torno de 7 km/l na cidade no álcool. Coisa de 8,5 km/l na gasolina. Na estrada a gasolina rende bem mais.

Em termos de mimos realmente o carro peca.. não tem computador de bordo, nem controle de som no volante, o ar é comum. O som roda MP3/WMA mas não tem radio RDS nem tweeters. O espaço interno é muito bom, bem melhor que o Linea (que era o último sedan que eu tinha dirigido).

civic-lxs-2008-si-2008-3 Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LXS 2008 e Civic Si 2008

Minha opinião sobre o carro: Mesmo sem os mimos, pela confiança que tive com o carro, não o trocaria por um Linea por exemplo. Acredito que no nível dele somente Corolla e Focus. Não gastei nada alem de gasolina e revisões.. vale lembrar que o valor é R$ 230 tabelado.

Alterações que fiz no carro:

-Rodas Pintadas de Cinza Escuro
-Spoiler Traseiro com Breaklight
-Farol de Milha
-Xenon

Civic SI 2008

Já vi uns posts aqui no fórum até dizendo “Carro com 200 cv não é esportivo!!” e digo o seguinte, pode não ser uma Ferrari, mas é necessária muita coragem para rodar com esses 192 cv com controle de estabilidade e tração desligados.

civic-lxs-2008-si-2008-4 Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LXS 2008 e Civic Si 2008

Vou primeiro falar do conforto… bem, conforto nas ruas esburacadas é algo que você não vai ter… a suspensão é muito rigida, pneus com perfil baixo… prepare-se, você vai quicar muito na rua. Os bancos estilo concha, são muito confortáveis, embora na versão 2009 tenham mudado o material para pior.

Em relação ao LXS, o SI adiciona:

-Controle de som no volante
-Piloto automático (LXS 2009 já tem de série)
-Ar digital
-Disqueteira no Painel para 6 CD’s (Slot In)
-Tweeters na frente do painel(O som é bem melhor).
-Acabamento das portas com detalhes prateados
-Bancos Estilo Concha, Personalizados (escritos SI) e com costuras em preto e vermelho.
-Algumas luzes a mais de cortesia.
-Assoalho do carro com luzes vermelhas.

No exterior temos:

-Farol de Milha
-Rodas 17”
-Spoiler
-Saida de Escapamento esportivo
-Adesivo I-VTEC DOHC

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Até aí tudo bem.. mas olhando mecanicamente que vamos ver o motivo do carro ser “outro” Civic.. Começamos pela direção.. ela é elétrica, bem mais leve em baixas rotações e vai ficando “dura” a medida que a velocidade cresce.. O motor é maior, ocupa todo o cofre.

O escapamento foi feito especialmente para o SI (os pneus Michelen Preceda também), e vc vai sempre ouvir aquele barulho grave entrando na cabine.. coisa que vc vai ter que se acostumar se elevar a rotação (e vai gostar muito de ouvi-lo.. pois é lindo o som!).

Se você acelerar um SI como se estivesse andando em um carro normal, não vai acha-lo muito diferente do LXS.. Isso porque o barato do carro vem apenas em altas rotações.. você pisa até no fundo e se estiver com o VSA ligado vai vê-lo piscar com as rodas tracionando. O carro chega em 8.500 RPM.

Colocou a primeira, acelerou, o carro vai subindo a RPM.. chega nos 6200 RPM.. aonde muitos carros vão cortar.. aí você vai ver o segundo motor, o motor bravo aparece. O carro parece que dobra o barulho, você sente uma colada no banco… é uma experiência e tanto. Quando você chega na hora do corte do motor ta lá o Shift Light piscando e depois ficando vermelho constante antes de cortar o motor.

Mantendo sempre o carro acima dos 6000 RPM.. é um foguete e muito divertido. Isso explica porque o Golf GTI de 193 cv ganha até a 60km/h na arrancada do SI e perde depois até 100km/h.. porque o carro precisa chegar nessa faixa para realmente mostrar sua potência.

O cambio é de 6 marchas, a sexta não serve para muito coisa, apenas abaixar a rotação para uma viagem mais silenciosa.. as marchas bem escalonadas tiram tudo do motor.. embora na cidade, se for manter a rotação a 3000 RPM se prepare para seguidas trocas de marcha.

O consumo na cidade andando a 3000 RPM chega a 8-9 km/l… na estrada a 100km/h uns 13 km/l… mas óbvio que é muito dificil de fazer isso pois você vai querer acelerar. Aconselho a todos que tem interesse nesse carro a fazer um test-drive.. pois é unico.

Relato do membro TurboXan, do Fórum NA, que tem os dois Civic.

  • MathewBMW

    Quando tirei minha carteira pensava em adquirir um Hyundai i30 GLS ou um Ford Focus 2.0 Ghia, que pra mim são os carros mais bonitos hoje possíveis de se pedir para o pai quando se faz 18 anos. No ramo dos usados havia BMW 120i manual e o Honda Civic Si.

    Não preciso nem dizer que optei pelo Honda 2007/2008 preto. O carro realmente é tudo o que disse, experiência única na vida. Mesmo com 192 cv, o carro é um foguete.

    • Randerson Nascente

      Tenho uma bmw 120i 2008/2009 aspirado de fábrica com 156cv, faz 6.9 na cidade apaixonante ainda mais por ter o cambio triptronic. Na estrada com 156cv é td. Mas sou apaixonado no honda civic tbm! Tive até uma troca no meu para o civic si 2008 vermelho será q compensa?

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