Hatches Kia Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Kia Picanto 2008 manual

materia-na-andamos-no-kia-picanto-1 Carro da semana, opinião de dono: Kia Picanto 2008 manual

O membro do Fórum NA Rafael Dias tem um Kia Picanto 2008 manual, e nos fala um pouco sobre o modelo:



Como dono de um Picanto 2008 / 2008 manual, criei este tópico para contribuir com as minhas experiências com o carro e responder a dúvidas que a galera possa ter. Vou tentar ir postando sobre o carro durante os próximos dias, tentando ser bem simples e direto, mas sem ser superficial.

Pra começar, vou falar de uma das grandes dúvidas sobre o carro: REVENDA. O Picanto, ao contrário do que parece, desvaloriza muito pouco. O máximo que consegui pesquisar foi 12% (meno que um Fox) para modelos 2006. A média no ano fica em 9%! Nada mal.

Pesquisei bastante antes de optar pelo carro, e revenda não foi o principal valor. Como um amigo comentou, carro não é mais um ativo, e sim passivo. Comprar (ou não comprar) um carro somente por esse prisma é algo até nocivo. A industria nacional merece que nós mudemos de postura para que elas também mudem.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-2 Carro da semana, opinião de dono: Kia Picanto 2008 manual

Não adianta meter o malho em Volks, FIAT e afins, elas, em última análise, são apenas o reflexo da mentalidade do brasileiro. Outro ponto que também levanta dúvidas é a motorização. Bem, nosso Picanto está amaciando (400 Km rodados) e por conta disso não abuso do pé direito.

Não passo dos 3000 RPM, pelo menos até completar 1000 Km. E nesse caso, foi uma surpresa constatar que não é nem necessário abusar! O carrinho anda com uma desenvoltura que beira o “excitante”! É divertido guiar o Picanto.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-3 Carro da semana, opinião de dono: Kia Picanto 2008 manual

A única ressalva fica por conta dos pneus Hankook, macios demais pro nosso asfalto “tapete”. Mesmo sem forçar o motor, deixar outros carros para trás nas saídas de sinal é uma constante. Ontem mesmo um Gol (que parecia ser 1.0 16v) teve que esticar muita marcha e falar bem alto pra acompanhar o ritmo do Picanto.

Só tomou a frente depois de esticar muuuuito a terceira, e passou bemmmm devagar do lado do Picantinho, que estava tranquilo, sempre dentro da faixa máxima dos 3000 RPM. Sei que pode parecer defesa de marca, mas não é. Gosto de automóveis e não dos fabricantes. Antes do Picanto tinha uma Palio Weekend 6 marchas que adorava. Mas praticamente em tudo o Picanto leva a Weekend.

Motor: o motor do Picanto manual é um 1.0 em alumínio com 12 válvulas (2 de admissão e uma de escape). O motor é muito elástico, o carro é extremamente ágil. Meu irmão dirigiu o carro pela primeira vez nesse domingo passado e ficou muito empolgado, diga-se de passagem, ele tem um Tempra 16v. Tinha que lembrar a ele de vez em quando que o carro ainda esta amaciando…

materia-na-andamos-no-kia-picanto-4 Carro da semana, opinião de dono: Kia Picanto 2008 manual

Consumo: fiz o primeiro re-abastecimento do Picanto ontem, segunda. Estava achando que ele tinha bebido um pouco demais, mas pra minha surpresa fez 14 Km/l. Boa marca pra um carro com apenas 400 Km rodados. A expectativa é que ele fique mais econômico depois dos 1000 Km.

Um detalhe interessante é a direção elétrica. Somente 3 carros vendidos aqui possuem esse feature (Polo, Stilo e C3, se não estou enganado). Foi uma boa jogada da Kia, além de tornar a condução mais agradável a direção elétrica não rouba potência do motor.

Quem não teve a oportunidade de conhecer o Picanto mais de perto pode fazer sem medo. Mesmo por curiosidade vale a pena (foi por curiosidade que fui conhecer o carro, hj sou dono de um rsrs). O acabamento é perfeito. E se puder fazer um test drive vai poder constatar como o city car é ágil, principalmente o manual.

O Picanto tem um espaço interno muito bom pro tamanho dele. Uma coisa que me chamou a atenção ontem é que o Punto tem menos espaço pra cabeça de quem vai atrás que o Picanto. Na largura, logicamente, o Punto leva.

A direção elétrica é show! Na verdade queria ter dito “carros fabricados aqui”. Coloco o Polo junto porque vem do méxico sem pagar tarifas, é como se fosse nacional. Quanto ao consumo, ainda não é o que espero. O carrinho chega na casa dos 16 Km/l na cidade (alguns já bateram 18!!!). E na estrada passa dos 20 Km/l (pode chegar a 23)!!! Em tempos de gasolina cara, nada melhor que um carro econômico.

Pela própria concepção do carro o desempenho dele faz-se notar na cidade. Extremamente ágil. A maior parte do torque do motor já parece estar disponível por volta das 2500/2800 RPM. A 100 km/h o giro do motor está na casa das 3000 RPM.

Bem melhor que no antigo FIASA da Weekend. Posso afirmar que não pareço estar num carro 1.0. Pra se ter uma idéia a relação peso / potência é melhor do que na Idea 1.4. Me sinto tranquilamente num 1.4.

Já deu pra perceber que na estrada ele vai ser melhor em termos de motor que a Weekend. Só a estabilidade que ainda não da pra saber… Os pneus Hankook 165/60 R14 parecem macios demais pras nossas ruas. Nesse quesito minha Weekend era show. Acompanhar ela numa descida de serra não era pra qualquer um.

Ainda não rodei com o carro na estrada, somente na cidade, que tem alguns pontos onde se pode andar numa média de 80 Km/h. A primeira medição que fiz marcou 14 km/l. Nada mal, uma vez que o carro ainda não esta amaciado. Na comunidade do Picanto no Orkut alguns estão conseguindo 16 km/l na cidade e 20 km/l na estrada, podendo chegar a 23 km/l na estrada. Geralmente a galera usa o ar-condicionado.

Revisões
Tirando a revisão de 1000 km todas as outras são a cada 10000. A de 1000 vai ser cortesia da Klahn, concessionária KIA em Niterói, RJ.

Assistência e garantia:
A KIA da garantia total de 5 anos em todos os seus veículos, desde que as revisões sejam feitas nas concessionárias da marca. Os valores não são tabelados (pelo menos não publicamente) mas existe um preço sugerido para elas e pode ser consultado no 0800 para os clientes. A rede de distribuidores esta aumentando.

Seguro: R$ 2.016,00
O seguro ficou acima das cotações da maioria dos colegas da comunidade do Picanto no Orkut. Meu CEP é problemático… Meu perfil: 30 anos, solteiro, somente utiliza o carro para lazer. Garagem em casa e no trabalho. Pela Porto. Esse semana instalo o rastreador.

  • Trambique

    Achei a iniciativa ótima, é bom ouvir a opinião de quem tem.

    Mas como já disse antes, tá na lua de mel… quero ver aos 50, 60 mil km.

    Quanto à revenda não sei não…eu não compraria um carro igual a este usado com tantas outras opções nop mercado. É como dizia um velho amigo: tem automovel que o cara precisa acordar de manhã e sismar que quer um modelo daquele (é o chamado "todo dia sai um de casa), ao contrario dos veiculos mais comerciais que agrada qualquer um que esteja atras de um carrinho pra comprar.

    Boa sorte com seu novo veiculo.

  • Med

    É… esse Ford Ka da Kia parece bom… e como boniteza não se põe à mesa, eu (que ja tive o Ford Ka) achei até bunitinho.

    Pela foto do interior (o dono me corrija se estiver errado) também dá um espanco no recém-mostrado Renault Pandeiro Vibe (acho q era isso)… por 5 mil a menos.

    Eu q tenho um C3 sou fã número um da direção elétrica. É mais leve que biscoito polvilho com água…

    A única coisa que me preocupa nesse carro é o ruído. Pra quem é solteiro e ex-dono de Ka, espaço no porta-malas não interessa.

    • Med

      E, claro… essa garantia de 5 anos… como eu já discuti aqui no NA, acho uma palhaçada.

  • Rafah990

    santo carrinho feio, batman… tirando isso, parece 1001 maravilhas pelo dono.. parabéns pela aquisição :)

    • Battousay_X

      Não é tãaaoo fio assim ao vivo .. o uno é mais feio.

      • Wiiki

        O Uno é Mais Feio [2] ;]

      • R2

        O ar condicionado da foto é Digital, a versão vendida no brasil tem ar condicionado manual!
        E mais, o volante atualmente vem revestido em couro (manual e automatico), de fabrica. O da foto é volante de ‘borracha’ comun. A manopla tambem tem revestimento em couro (tbm em ambos modelos).

  • Battousay_X

    faltou uns detalhes, como ruido interno vindo do motor, suspenção, se é dura ou não. posição de dirigir, em geral sobre o conforto interno.

  • Paulo Costa

    Outra pergunta é…. Como é o espaço para malas?

  • Fla3D

    É, pelo que eu vejo todos que possuem o picanto ficam bem satisfeitos. Um dos méritos do motor que não foi citado é ter curso longo para priorizar o torque em baixa rotação.

    A propósito, o polo é fabricado no Brasil e não tinha direção elétrica, era eletro-hidraulica e saiu de linha por questão de custos e só voltou recentemente no polo bluemotion, o resto da linha usa hidraulica comum. E o focus novo também possui direção elétrica.

  • danix

    Se tivéssemos* ainda o twingo (mesmo G1) ano 2000-2002.. cara eita carrinho prefeito.. dirijam ele um dia e notem isso.

  • duhs2dany

    Bom, se nao fosse o preço exorbitante que pedem num picanto… compraria um sim, um amigo ja me falou muito bem dele.

    • Rafah990

      eu já acho barato demais… já fiz uma comparação com o Gol G5 e constatei que ele tem tudo do Gol Power 1.6 (porém sem o motor do mesmo, obviamente) como trio elétrico+som com entrada usb e ipod+rodas de liga+uma porrada coisa, mas pelo preço do Gol 1.0, fora os 5 anos de garantia que não entraram na conta.

  • Cíntia

    Discordo do colega acima que fala em preço exorbitante. Você acha pagar caro demais pagar 35 mil em um carro que possui direção elétrica, vidro elétrico nas quatro portas, retrovisor elétrico, cd MP3, entrada USB, rodas de liga, farol de neblina, dentre outras coisas em que você só encontra em um carro com mais luxo? Sinceramente eu tbm acho caro, mas se formos comparar os carros que temos no Brasil e o que nos oferecem, está muito em conta. Eu tenho um picanto, tbm fui vê-lo apenas por curiosidade, pois o seu visual não me agradava (o meu é o modelo anterior 2007/2008), quando fiz o test drive não tive mais dúvidas qual seria o meu carro. Quanto à assistência, não tenho do que reclamar, sempre fui muito bem atendida, tive um pequeno problema no meu rádio, trocaram por um novo sem burocracias e até mesmo as palhetas trocaram sem custo algum (isso porque é um item de desgaste natural e que não tem cobertura pela garantia). Consumo: meu carro está com 26 mil km, hoje em dia ele faz 18 km/l e em viagem, média de 23. Estou satisfeitíssima, só não será o meu próximo carro, porque lançaram o kia soul, que muito me agradou em termos de conforto e versatilidade e as demais experiências que eu tive com a kia foram ótimas. Ahh, se eu quiser comprar um soul, o vendedor da kia já ofereceu R$31 mil no meu picanto, tendo em vista que paguei 34.500 (e ganhei bancos de couro amarelo e preto, mto diferentes), acho que sua desvalorização, depois de 2 anos, está muito boa.

    • Med

      Negócio da china… Mas esse consumo tá certo ?

      E, assim como o Ka, só precisa lembrar de não bater : http://www.euroncap.com//carimages/200.jpg

      • fl4v10r04l

        o Picanto tem 3* no EuroNCap..

        e o KA, tem quantas? (falo do nacional)
        e o celta.. o mille.. o gol..

        • fernando-ric

          Todos inseguros.

      • Josemar santos

        O link que vc citou foi para divulgar uma imagem do teste com o kia picanto.
        Abaixo eu cito o vídeo do teste e ao contrário do que se poderia imaginar com nossos nacionais sobre o teste (celta, gol G4, mille, classic, ford ka, kombi, entre outros) o picanto se saiu muito bem… além de que, o picanto vem com air bag’s e apresenta uma confiável segurança… visto que os nossos nacionais vendem marca e nada de segurança…

        confiram:
        http://www.euroncap.com/Player.aspx?nk=ddb97343-2971-457a-ac06-c88ddb030e29

        aguardo cometários.

    • gabriel torquato

      Ow Cintia vc é de Floripa?

      • Cíntia

        Sim, sou.

  • plyndagos

    Só o seguro que achei meio caro. Pago 1650 no Siena aqui…

  • fl4v10r04l

    Fui proprietario de um Picanto 2006 e agora tenho um 2009 com 1.500 km rodados!

    eu sou simplesmente apaixonado pelo carro!
    1.0 suficiente para o porte do carro.. silencio à bordo.. compacto, mas confortável..
    Estaciono em qualquer vaguinha por mais ridicula que seja!

    As revisões não foram – na Kia Auvepar – exorbitantes!

    revendi por um preço ÓTIMO!

    os pontos negativos:
    – porta-malas patético e a suspensão que sofre um pouco! mas os amortecedores não saem pelos olhos da cara! Apenas alguns itens são mais caros, como um retrovisor novo que é bem caro..

    O interior do meu 2009 já é diferente.. tem detalhes prateados!

  • ampm

    Cíntia para presidente da ANFAVEA!

  • fernando-ric

    Só um comentário técnico: direção elétrica rouba sim potência do motor. Provavelmente menos que uma hidráulica, mas de algum lugar a energia tem que vir, certo?. E o alternador torna-se mais pesado à medida que consumimos mais energia elétrica nos sistemas (direção, vidro, rádio, ventilador, etc).

  • Marcelo_LP

    Acho que não precisa mais amaciar carros hoje em dia.
    Parece ser um bom carro mesmo. Se a pessoa não se importa de andar num mini carro é a melhor compra nesse preço entre os zero km.
    Mas acho engraçado como tem pessoas que acham que em toda sinaleira tão fazendo racha com elas. Por favor né… Daí ganha-se sempre mesmo porque é só tu que tá se importando com tamanha asneira.

    • mediasonic

      Bom comentário! Não tem nada mais ridiculo do que competir sozinho, ainda mais em transito, colocando em risco a vida alheia.

      Se não me engano, o Honda FIT também tem direção elétrica.

      Sobre o carro, estou pensando seriamente em um, pois, dentre os urbanos é o que oferece o suficiente por um preço justo (em comparação aos demais).

    • Med

      É bem assim….

      Esses dias mesmo, tava emparelhado com uma Ferrari preta, conversível… dei uma bombadinha pra ‘esquentar’ e saí fritando, subindo marcha igual louco… foi lindo… nos primeiros 100 metros fomos cabeça a cabeça… eu esmirilhando primeira, segunda, terceira… uma sensação de esperança no ar… daí o cara passou segunda…

      • 500

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Paulo Freire

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk[2]

    • DarK_FlooD

      Tbm acho uma imbecilidade sem tamanho tirar racha no transito, pqp!

      Me dá até nojo de ler..imagina se tivessem BMW 3.5, Corvette 7.0, aakak, patético.

      à outras maneiras de testar o motor sem ficar fazendo ‘rachinhas’ na rua.. convenhamos

    • louis

      Sair do semaforo como se fosse campeonato de arrancada, é coisa de POBRE.

  • 180porhora

    Gosto não se discute, mas andar até 3000 giros e deixar um GOL 16V para trás!!
    O GOL estava passeando e o esperto achando que estava participando de “racha”, hehe..
    Do restante achei interessante, mas o preço de revenda não condiz com a verdade, me desculpe.

  • alcantara

    Ele só tem uma estética dianteira meio discutível(feio pra caccete), fora isso o carro dá um banho em qualquer um de sua categoria, motor em funcionamento parece que tá desligado, muito silencioso.

  • JJS

    Bem economico e com otimos itens de série, pelo preço e pelo q oferece ta otimo o valor, se realmente a Cintia achou 31 mil no dela q custou 34.500,00 em 2007, sua desvalorização esta otima,confere com oque o dono do carro tc acima.

  • Civicbsb

    Desde quando o polo teve direção elétrica? no máximo teve eletro-hidraulica e hj só tem nos modelos 2.0 e na bluemotion. Nenhum carro da volks tem elétrica.e o polo não vem do méxico bora e new beetle sim.
    o picanto é um bom carro é um dos melhores custo/benefício de sua categoria!
    pra quem não se importa em ter motor 1.0 e um carro pequeno é um ótimo negócio!
    Eu sinceramente não o teria pq gosto de sedans com motores mais potentes, tão eficiente quanto o picanto (leia-se economia),mas realmente carro 1.0 ngm merece.
    dizem q o picanto é agil deve ser mesmo tem motor em alumínio é leve como um mille,e como todos sabem mille anda com muito 1.4 por aí(os novos é claroq acabaram de ser amaciados hahaha).Longe de mim defender motor de fiat,por favor mas é o que as avaliações do carro dizem.

  • Eduantony

    Fui até a concessonaria na época que tinha acabado de lançar, gosto de carro pequeno, pois sao faceis de dirigir e tem pouco gasto de combustível, mas possui 1,85cm e pra quem tem essa altura ou próximo nao da o espaço é muito pequeno. indico para as pessoas que tenham até 1,75cm. e esperem pelo Soul que também estou de olho.

  • Julio-RN

    Levando em consideração o que todos os donos do Picanto falam, é um ótimo carro, nunca vi ninguém comentando sobre defeitos graves do carrinho. Eu, particularmente, prefiro a versão anterior, a primeira a ser vendida, acho o design mais equilibrado, embora o atual tenha recebido melhorias internas. A Kia melhorou muito a qualidade dos seus carros, comparando com os que eram vendidos nos anos 90, como o Sephia e o Clarus, que eram muito frágeis e de manutenção complicada.

  • Paulo Freire

    P/ mim só é racha se ultrapassar a velocidade máxima permitida. Eu ainda ñ tenho carteira de motorista (vou tirar fim do ano) e aqui em casa temos 3 carros, um Mazda Protegé 1995, uma Fiat Tempra S.W 1995 e um Palio ED 1997. Começei a treinar com o Palio, mas quando passei p/ o Protegé foi um sufoco, era dificil eu sair sem patinar (coisa de iniciante) ou deixar o carro morrer, com a Tempra a coisa melhorava porém ñ a uso muito, mas nem por isso estava tirando racha. Ñ estou defendendo ninguem, mas só dizeno que nem tudo é o que parece.

    Quanto ao Picanto, nunca andei em 1, mas estudo perto do I.J.F e uma enfermeira de lá tem um Picanto A/T, acho ele simpático embora ñ vá muito com as enormes lanternas traseiras, tb acho que ele deveria ter rodas maiores, os enormes farois + as pequenas rodas passam uma sensação de desproporcionalidade. Ñ sei se ele é grande, mas parece ser confortável p/ quem vai na frente.

    • Josemar santos

      Em seu comentário vc mesmo cita que não possui CNH ainda.
      Isso me preocupou, pois sabemos que inúmeros amigos com idade insuficiente para habilitar-se frequentam este site/blog.
      Com seu testemunho e auto-confiança, outros poderão sentir-se no direito de repetir seus hábitos ao ponto de fazerem o mesmo que vc faz, ponto em risco a vida de terceiros e colocando ainda em situações ruins seus responsaveis, pela suposta entrega de condução de veiculo a uma pessoa não habilitada podendo até responder na justiça com penas descritas no novo código nacional de trânsito.
      Como sabemos, somente por meio de um treinamento junto a uma auto-escola credenciada pelos órgãos competentes que se pode habilitar-se por meio de testes que dão do condutor o direito conduzir/dirigir veículo automotor e principalmente responder pelos seus atos no transito.

      • Paulo Freire

        Pois cara, ou vc tem o dom ou é um motorista muito roda presa por achar que só a auto-escola vai lhe ensinar a dirigir, eles tem muita aula teórica mas pouca prática, p/ mim aprender tive que fazer na real, ñ na sala de aula, tudo pelo começo, pega o carro (1.0 e Fiasa ainda por cima) e treina as saídas, depois vai o treino do engate das marchas em movimento, a´passa p/ uma volta volta no quarteirão (tudo a noite, onde o trânsito é menos intenso) e assim vai aumentando o nível. O fato com o Mazda foi por conta de um evento que ñ tenho obrigação de contar aqui, e o Palio foi usado, restando apenas o Protegé p/ as lições, e quem disse que isso é ruim? Nas auto-escolas deveriam ter carros com motores 1.6 p/ cima justamente p/ afiar as habilidades dos estudantes, andar de Celta com ar ligado é muito fácil, pode afundar o pé que ele só faz barulho, mas tente dosar o pé andando de Astra, Marea, Civic, Protegé entre outros carros de grande cilindrada e confira como as coisas complicam – logicamente que deve-se fazer isso com algum possuidor de carteira no banco do passageiro, como eu fiz.

        Sem falar que ñ mandei ninguem sair cantando pneu e batendo racha a torto e a direito ñ, apenas citei um fato que pode ser relacionado a outro erroneamente. Agora quem te disse que o kra sai o bicho no volante só por fazer auto-escola? Ainda tá p/ nascer uma auto-escola que ensine os alunos a dirigir na estrada, com chuva ou em trexos sinuosos, isso só se aprende na vida real e na vida real, ñ há cones dizendo p/ onde ir ou instrutores dizendo o que fazer, por isso as auto-escolas daqui são tão incopetentes.

        Por essas e outras que peço ao sr. que antes de sair por aí acusando pessoas de irresponsabilidade defendendo quem ñ merece, peço-lhe que pense melhor.

  • wally111

    “Cíntia para presidente da ANFAVEA!”[2]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend