*Featured Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: leitor faz um apanhado geral da seção, que já publicou 190 relatos de proprietários

toyota-mark-II-1.5-gt-91-1 Carro da semana, opinião de dono: leitor faz um apanhado geral da seção, que já publicou 190 relatos de proprietários

(Relato da foto – Toyota Mark II 2.5 GT 1991)



Olá. Curto bastante a seção Carro da Semana/Opinião do Dono pois traz experiências bem interessantes dos proprietários de automóveis e suas máquinas. E nessas leituras, tive a curiosidade de saber o que já foi publicado até hoje, 18.12.14, nesta seção, qual o carro mais antigo avaliado, que avaliação foi a mais comentada, fabricantes que marcaram mais presença, dentre outras dúvidas.

Passados 05 anos e 03 meses, desde a 1ª publicação em 23.03.09 e com base em todos os carros avaliados até a postagem de 15.12.14 (Suzuki Grand Vitara 2010), foram avaliados 190 veículos (já desconsiderado um JAC J3, excluído da seção conforme informação em 11.10.13), sendo 94 tipos diferentes de automóveis de 25 marcas distintas, bem como feitas 15 crônicas com assuntos os mais variados: pedágio de motos, relação peso/torque e peso/potência, custos de manutenção, influências culturais no modo de dirigir, dirigindo de maneira econômica, entre outros temas. Esse conjunto gerou algo em torno de 22.300 comentários.

toyota-mark-II-1.5-gt-91-1 Carro da semana, opinião de dono: leitor faz um apanhado geral da seção, que já publicou 190 relatos de proprietários

 

(Relato da foto – Kia Cerato Koup 2012)

Foram enviadas avaliações dos mais diversos tipos de veículos, desde aqueles que vendem bastante como Fiat Palio e Volkswagen Gol, passando por esportivos do tipo Honda Civic SI, até os que considero bastante incomuns aqui no Brasil tais como o europeu Opel Vectra 2.0 16v TDi (diesel) 1998 e o japonês Toyota Mark II 2.5 GT 1991.

Particularmente gostaria de ver mais avaliações de picapes, cujo segmento possui ótimos volume de vendas e representantes no País. A única picape avaliada até 15.12.14 foi uma bonita Dodge Ram 2008, do leitor Ivan Bini. Considerando todas as avaliações postadas até 15.12.14 e independente da versão, os veículos que mais apareceram foram o Honda Civic e Chevrolet Corsa, com dez e nove avaliações, respectivamente. Em seguida vieram o Ford Fusion, Fiat Palio e o Citroen C4, empatados com cinco avaliações cada.

toyota-mark-II-1.5-gt-91-1 Carro da semana, opinião de dono: leitor faz um apanhado geral da seção, que já publicou 190 relatos de proprietários

(Relato da foto – Dodge Ram 2008)

Quando se fala em fabricantes, as três que mais apareceram nas avaliações foram Chevrolet, com 29 carros avaliados, Fiat com 28 e Ford, com 21 avaliações. Por outro lado, as marcas que apareceram com apenas um veículo avaliado foram Hyundai, Alfa Romeo, Lifan, Dodge, Land Rover, Opel e Chery.

Até a data de 18.12.14, os três veículos com o maior número de comentários foram o Volkswagen Golf Sportline 2012, do leitor Filipe César, com 279 postagens, Kia Cerato Koup 2012, do leitor Rodolpho Lopes, com 276 postagens e Chevrolet Agile LTZ 2012, do leitor Leonardo, com 269 comentários.

Cabe destacar que os comentários abordam elogios, críticas, discussões e reflexões, porém, no caso do Kia Cerato Koup a grande maioria dos comentários foi de elogios e sugestões.

(Relato da foto – Volkswagen Jetta TSI 2012)

Considerando o ano da publicação do relato, temos o seguinte ranking em quantidade de comentários por ano:

2009 – Chevrolet Corsa Classic 2009 – 123 comentários
2010 – Chery Face 2010 – 130 comentários
2011 – Chevrolet Astra Advantage 2010 – 205 comentários
2012 – Chevrolet Agile LTZ 2012 – 269 comentários
2013 – Volkswagen Golf Sporline 2012 – 279 comentários
2014 (até 18.12.14) – Kia Cerato Koup 2012 – 276 comentários

Acerca das crônicas enviadas, a que teve o maior número de comentários foi “Leitor dá sua Opinião sobre Médios do Mercado”, com 206 postagens (o autor pediu anonimato conforme consta no relato). A crônica com o segundo maior número de comentários foi a “Relação Peso/Potência: Não deixe de fazer esta conta antes de comprar seu próximo carro”, de Gerson Brusco, com 176 comentários, ficando o tema “O Melhor Carro do Mundo” na terceira posição, de Diego de Sousa, com 114 comentários.

(Relato da foto – Mitsubishi Lancer 2013)

Quando verificamos o ano dos carros avaliados, os três mais antigos foram o Chevrolet Monza Classic SE, 1989, do leitor Willian Kochhann, o Toyota Mark II 2.5 GT 1991 do leitor João Vizioli e uma Volkswagen Saveiro CL Turbo, 1992, sem a identificação do nome do dono. Aliás, dos 190 carros avaliados, 31 possuem, pelo menos, 10 anos de vida. Quanto aos modelos de anos mais recentes, constam 16 veículos 2013 e um 2014 na seção.

Enfim, elaborei este texto sem qualquer propósito estatístico, mas apenas por diversão, por gostar desta seção e do assunto “Automóvel”. E espero que cada vez mais leitores continuem enviando seus relatos.

Por Brito-2000

Gostaria de ver seu carro apresentado na seção Carro da Semana, Opinião de Dono? É simples, nos mande um email através da seção de contato do site que lhe passaremos as instruções para o envio!

COMPARTILHAR:
  • Guest

    Confesso que é uma das sessões que mais me agrada no NA.
    Fiquei muito feliz com o resultado do meu relato, diversas pessoas me procuram interessadas no Koup e fiquei contente em ajudá-las!!
    Seguem umas fotos dele pós relato

    • Heitor Borba

      esse Koup novo sempre me engana quando vejo por aí… sempre penso ser um cerato do modelo anterior…

      • Gran RS 78

        Mas o Koup é um Cerato modelo anterior, mas em versão coupé.

    • CorsarioViajante

      Esse carro é lindo, se a Kia tivesse dado mais atenção…

  • Rodolpho Lopes

    Confesso que é a sessão que mais me agrada no NA.
    Fiquei muito feliz com o resultado do meu relato, diversas pessoas me procuram interessadas no Koup e fiquei contente em ajudá-las!!
    Seguem umas fotos dele pós relato:

    • Colorado

      eu fui uma delas, fiquei impressionado com a beleza do carro, é um carro difícil de encontrar no mercado de usados, e ta bem valorizado, na casa dos 60k esse seria um problema pra mim, pois tem bons carros usados nessa faixa de preço

    • Minerius Valioso

      Esse carro deve atrair muitos bons olhares…

    • Ricston

      Meu caro, para de mandar essas fotos Dessa maravilha de carro antes que eu faça uma besteira nesta virada de ano :D.

    • Guilherme

      O seu carro é lindo, cara.

    • André Luis Versiani

      Tive o prazer de andar em um Koup preto e achei o carro muito bom, o seu carro possui a cor que eu acho mais bonita, parabéns!

    • shdn2010

      Acho lindo esse kia, com certeza seria uma escolha minha de 0KM.

    • Ric53

      Parabéns pela nave!!!

  • Heitor Borba

    Carro da semana é sempre uma das matérias que mais me chama a atenção…bom d+, quase que cheguei a fazer o relato do Siena 2006/2007…

  • Charlis

    Este é um dos quadros que eu mais gosto daqui!
    Muito bom, toda semana um é bem vindo!
    Quando estiver mais sossegado de tempo, perguntarei por e-mail sobre um possível relato do Fusion ou do Civic.

  • bedotRJ

    Pretendia ter mandado a do meu Up este mês, mas como tenho rodado pouco e o carro sequer chegou a mil quilômetros rodados, vou esperar mais um tempinho prá mandar.

    • Edson Fernandes

      Vc chegou a mandar do Ka 1.6 certo ?

      • bedotRJ

        Não tenho certeza, mas acho que sim. o/

        • Junoba

          Como assim? Você não sabe ? Você deve estar com falhas de memória, procure um médico agora mesmo !

          • bedotRJ

            Fiz um relato, mas não me lembro exatamente se foi para o N/A. Sacou?

            • Junoba

              Saquei….. Mas você não olhou pra ver se tinham postado seu relato ???

    • Mr. Car

      Bedot, um off-topic: tem algum mecânico de confiança que faça a manutenção dos Renault da sua família? Estou para fazer aquela que seria a revisão de 60.000 Km do Logan (embora o carro esteja com 23.000 Km), e nela consta a troca das correias. Na Eiffel (incluindo a troca de óleo, filtro de óleo, e gasolina) sai por R$ 1.300,00, isto se eu não quiser aproveitar e trocar a bomba d’água. Estou achando bem caro, mas não conheço um mecânico particular (e competente) de minha confiança. Abraço.

      • bedotRJ

        Seguinte, Mr.Car: tem uma mecânica que eu poderia dizer que é “mais ou menos” de confiança (100% aqui no Rio, convenhamos, nenhuma é). Eles fazem a manutenção pós-garantia de todos os carros da minha família. Trabalham mecânica e também funilaria, qualquer marca. Fizeram serviços de revisão nos Renaults que passaram pela casa. O nome da oficina é Triunfo e fica ali na Barrinha, na subida prá Estrada do Joá, pouco antes da curva à direita. O dono é um coroa portuga, seu Arthur, que já está aos poucos passando o negócio pro filho, que se chama Nilo. Como eu disse, nada é 100% de confiança, mas de muitas que já experimentamos, aquela é disparado a melhor. Leve lá e faça um orçamento. Eles devem conseguir um preço melhor do que na concessionária.

        • Mr. Car

          Valeu, Bedot, já consegui até o telefone. Vou dar uma conversada com eles. Pena que você tenha me frustrado: eu estava esperando que você me dissesse que conhecia a melhor oficina para Renault do planeta, e você me vem com esta de “mais ou menos” de confiança? He, he, he, he, he!
          Abraço.

          • bedotRJ

            Pô, mas se eu dissesse que conheço “a melhor oficina Renault do universo”, aí eu carregaria comigo o pior espírito do carioca ixxxperto, aquele que vende gato por lebre. Provavelmente, estaria levando um por fora prá fazer propaganda, rs. Em se tratando de mecânica, nenhuma é 100% confiável. Até o ADG, que faz tudo certinho e ainda filma os serviços, tem problema de vez em quando. Prefiro ser precavido, até porque, na vera, todo mundo é de confiança… até o momento em que deixa de ser. o/

            • Mr. Car

              Tá certo, he, he! E pena que o ADG não tenha oficina aqui.

              • Vinício Villar

                Bem próximo a estrada intendente magalhães (estrada na fontina na verdade) tem a Renno Import, a oficina tem um serviço bem honesto, já recomendei para algumas pessoas que já levaram renault, peugeot e citroen e todas ficaram satisfeitas.

      • Vinicius

        Amigo, aqui no rio, recomendo a Renocarioca. Fica no Engenho de Dentro, na esquina da Dois de Fevereiro com Amaro Cavalcante. Procura no Google ou me pergunta. Preço justo, o Emerson sabe tudo, trabalhou na Renault vários anos. Agora, nunca leve à MJE se alguém te indicar. O cara não sabe nada de Renault. Abraço.

        • Mr. Car

          Obrigado, Vinícius. Vou entrar em contato com eles também.
          Abraço.

          • Vinicius

            Mr. Car, para você ver, ele quem trocou a correia dentada, a correia do alternador e os esticadores do meu 307, além da bomba d´água. Isso em abril deste ano. Está perfeito. E me cobrou por este trampo, na época, eu acho que menos de 300,00 de mão de obra.

            • Mr. Car

              Já achei o telefone e endereço. Você forneceu as peças e ele só cobrou a mão de obra, certo? Prefiro neste esquema, aí eu mesmo levo as peças, originais. R$ 300,00 de mão de obra já é bem menos que os R$ 450,00 que me cobraram em uma outra oficina que contatei em Botafogo.

              • Vinicius

                Pois é… Eu prefiro assim. Mas eu lembro que ele cobrou isso. Meu mecânico mesmo, de Peugeot, é o Denis, que fica no Recreio, na estrada do Pontal. Longe pra mim… Aì, algumas coisas, eu recorro ao Emerson. Inclusive, ele já trocou pastilha de freio e o o ring do resfriador do óleo para mim, no meu Peugeot.
                Agora, se alguém te indicar MJE FUJA!!!

      • Junoba

        Você vai fazer a revisão dos 60.000 km mas seu carro tá com 23.000 km…..Aatah

        Explica isso dae.

        • Vinicius

          Deve ser pouco rodado. Aí, ele faz a revisão anual. Meu 307 é 2005. Tem todas as revisões no manual, mas embora o manual coloque por quilometragem, eu faço por ano. Assim, quando o manual diz que tenho que fazer a revisão de 100.000km ou cinco anos, eu a fiz com 50.600km. No 307 2.0 At 2005 é de 20k em 20k no manual.

        • Mr. Car

          O Vinicius já explicou. Rodo pouco, por isto faço a revisão anual. A de 1 ano com 3.688 Km, 2 anos com 6.094 Km, 3 anos com 7.799 Km, 4 anos com 10.461 Km, 5 anos com 16.919 Km, e agora, com cerca 23.200 Km. Explicado, he, he?

          • Junoba

            Calma….. Já tá explicado.

      • Herbet Moreira

        Faço a manutenção do meu Linea T-Jet na UDAM auto center, na Tijuca. Ficam ali na R. Cde de Bonfim, 763. O dono lá é o Sr. Roberto. Faço manutenção lá desde o meu 1º carro, em 2008. Desde então nunca precisei voltar pra retrabalho.

  • Pedro Paulo ()

    Se aprende muito com a experiência dos outros, parabéns para os idealizadores e os colaboradores dessa coluna…

  • iCardex

    Esse leitor Brito-200 é assíduo demais!

    • Brito-2000

      Rsrs. Eu ainda tinha mais uns dados, que acabei não informando para não deixar o texto longo demais. Por exemplo, Nos 190 relatos desta seção, ainda não constam avaliações para a Strada (Fiat), HB20 (Hyundai), Voyage (Volkswagen) e Duster (Renault), considerando o desempenho de vendas até out/14, dos automóveis de passeio e comerciais leves mais emplacados, conforme FENABRAVE.

      • iCardex

        Espero lê-lo noutra oportunidade. Adoro avaliações estatísticas.

  • Revoltado

    Esse Cerato Coupé é muito top…. quando vejo pelas ruas fico babando

  • Rude Voleur

    Pretendo mandar uma do meu Palio 1.6 Dualogic. Já avaliaram um Palio, mas foi um modelo 1.4 pouco rodado, então eu gostaria de analisar o meu, que já tem 2 anos e desmistificar um pouco o “trancologic”

    • Leo

      Tive um Palio desse Rude, o meu era amarelo com câmbio manual e kit interlagos (teto solar, retrovisor preto, bancos pretos, entre outras coisas)e eu adorava o carrinho !!! Uma pena q não dei muita sorte com ele !! Com um pouco mais de 1 mês de comprado eu sofri um acidente com o carro q me custou +/- 8500… Não tinha seguro e fiz o seguro assim q ele ficou pronto !! O carro voltou a ficar perfeito, mas quase 2 meses depois de pronto (já segurado) ele foi roubado e nunca mais o encontrei :(
      Sinto saudades da abelinha nervosa… Por isso ficarei ancioso pelo seu relato.

  • jamilton costa

    Gostei bastante do Toyota Mark II Turbo! Mas o Cerato Koup é show show de bola também, parabens a seus respectivos donos

  • Junoba

    Deveriam fazer uma ´´pesquisa“ de como as pessoas ficaram conhecendo o N.A.

    E só comecei a frequentar aqui, depois de ver algumas fotos do Lifan 620 no google imagens escrito embaixo: ´´Notícias automotivas“. Resolvi procurar e gostei.

    • jamilton costa

      Descobri pesquisando sobre os segredos das montadoras e ví escrito também noticias automotivas. Faz uns dois anos que acompanho eles e detalhe são de uma cidade próxima de Itajubá-MG

      • Junoba

        Eu acompanho desde 2012, e eu devo ser a pessoa mais nova que visita o N.A.

        • fschulz84

          Eu acompanho desde o início (2007 ou 2008), não lembro o que era, mas fui pesquisar a foto de um carro no google e trouxe uma imagem… Quando entrei no link da imagem, voilá, caí no NA :D

    • Guilherme

      Alguém conheceu através da Forbes? Fui ver umas notícias sobre a economia do Br, e em uma matéria citaram uma do NA sobre os preços do carro, dei uma olhada no blog e achei muito bom.

  • Henrique Matheus

    parabens pelo texto, me fez relembrar varios relatos, obrigado!

  • João Paulo Vizioli

    Olha o meu Toyota Mark II de volta para a capa do NA 4 anos e meio depois!!! Nesse meio tempo ele ganhou um irmão que foi vendido (e que me arrependo profundamente de ter feito isso), o Toyota Cresta 1991 (foto 1), e atualmente ele tem como companheiro de vaga um Nissan Primera 1996 (foto 2).

    Parabéns ao autor dessa matéria e obrigado por relembrar do texto que escrevi!

    • Junoba

      Onde você comprou esse carros ? É de importadora independente? Nunca ouvi falar neles.

      Olhando o seu perfil, deu pra ver que é a primeira vez que você comenta no N.A com essa conta. Vê se faz um esforço pra participar mais.

      • Paulo_Lustosa

        Ele mora no japão man

        • Junoba

          Eu comecei a observar as fotos depois de ter postado o meu comentário, então eu vi que ele não era adqui do Brasil.

      • fschulz84

        O Primera vendeu no Brasil até 1998 acho… Mas o preço era extremamente alto… Acho que se fosse nos dias atuais, seria algo proximo dos 200k

    • Economy

      Este Nissan era vendido na Europa com o nome Stanza, não é?

      • João Paulo Vizioli

        Na Europa seu nome era Primera mesmo. E nos EUA era Infiniti G20. Stanza foi um sedã anterior ao Primera, dos anos 80.

    • Brito-2000

      Muito legais. Tenho simpatia especial por carros de “mais idade”. Dia desses vi um Pontiac V8, provavelmente 1974, em uma oficina e o achei espetacular.

  • Leo

    Agradeço novamente por terem lembrado do Meu Jetta TSi, no qual o relato está no site !!

  • Luan

    Ótimo tópico!
    Ficou bem legal esse resumo aqui, essa época é mais do que oportuna pra uma retrospectiva.
    Agora uma dúvida, alguém aqui já fez o relato do Sentra (a geração anterior a atual, seja flex ou não)?
    Quero muito comprar um, mas queria ouvir mais sobre ele através do olhar dos amigos.

  • Economy

    Uma dessas avaliações foi o de meu Palio Economy 2012 que fiz e foi postado em Março de 2013.

    https://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-da-semana-opiniao-de-dono-fiat-palio-economy-2011-2012/

  • Victor

    Bom amigo, se o processo para participar dos relatos não fosse tão burocratico certamente teriamos mais picapes aparecendo. Eu tenho uma Hilux 2014 e a necessidade de comprovar a propriedade e afins necessarios me desestimula. Meu carro em nome da empresa, tenho que mandar contrato social? E não só comigo, outros leitores tambem.

  • GuiCastro
  • Willian Barros Kochhann

    Muito legal a matéria. Eu sou o dono do Monza classic, e pelo sinal ele é o mais velho de todos. Os comentários da matéria foram bem legais, receptivos e com certo saudosismo. Muitos que acompanham o NA já tiveram ou dirigiram monza. Abraços

    • Brito-2000

      Olá, Willian. Há muitos anos, quando não tinha experiência em dirigir em estradas, tava viajando com um Monza Sedan e entrei muito rápido em uma curva fechada. Olha, Deus me salvou usando o Monza porque o carro não desgarrou. Segurei muito firme no volante e deixei o pé longe do freio e acelerador. O carro tava no limite mesmo, muito próximo de se desgovernar, mas graças a Deus deu tudo certo. Foram segundos intermináveis. E acho que se fosse um outro carro eu teria, no mínimo, derrapado fortemente. Hoje, vez ou outra ainda olho os preços de Monza na internet e ainda me impressiono com alguns, como esse, por exemplo http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-600875607-monza-1985-fase-dois-com-apenas-28-km-ainda-sem-placas-_JM .

      • Willian Barros Kochhann

        Brito, legal o seu relato. Eu uma vez aquaplanei com ele na chuva, mas consegui colocar ele na linha antes que acontecesse algo, isso uns 4 anos atrás. Apesar de hoje ser antigo, o projeto do monza era muito bom para a época e rendia elogios ao acerto macio e ao mesmo tempo estável da suspensão. Com relação ao preço meu amigo, eu acompanho bastante não só dos carros mas também as peças do monza e ele está na listagem dos futuros clássicos do Brasil, com o Santana, Tempra e seus demais carros de época. Esse do anúncio que você viu é do Monza Club de SP, esse carro realmente nunca rodou, mas lembro quando vendiam ele por 28 mil reais. Os primeiros Gols GTI 89 também ja beiram os 50 mil, e quanto mais inteiro e mais raro, mais caro eles vão ficar. Quem tem um inteiro e futuramente vai querer vender pode se dar bem, se o mercado estiver aquecido. Eu já não tenho mais aquele 89, agora tenho um 90 iguai ao das fotos, mas muito mais original. Espero daqui 6 anos conseguir meu certificado de carro antigo para ele na nova placa. Abraços!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email