Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Opel Vectra 2.0 16v Dti 1998 (diesel)

opel-vectra-europa-opiniao-de-dono-1 Carro da semana, opinião de dono: Opel Vectra 2.0 16v Dti 1998 (diesel)

No Fórum NA, temos também membros internacionais, entre os mais de 7.000 cadastrados. O Abiliocdf vive na Bélgica, e lá ele tem um Opel Vectra 2.0 16V Dti 1998, que ele pagou 3.200 euros. Esse Vectra é igual ao que foi lançado aqui no Brasil nos anos 90, mas com a diferença de ser movido a diesel. Veja seu relato:



Eu moro na Europa, estou no último ano da faculdade de administração aqui e adquiri em agosto do ano passado um Opel Vectra DTI 2.0 16v 1998 com 168 000 km rodados. A particularidade da Bélgica na hora de comprar um carro usado é que cada motorista tem sua placa. Mesmo quando você compra um carro usado, ele vem sem placas. O carro é muito confortável como todo Vectra B, tem quase todos opcionais, como ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS, etc.

O que falta é AC digital, teto solar e banco de couro. Ele é muito bom de rodar na cidade pois tem muita força em baixa rotação, troco de marchas tranquilamente a menos de 1800 RPM. Mas acho que o cambio é muito curto, (pelo menos em comparação com o Vectra 2.0 que meu pai tem no Brasil). Quando você arranca com o carro e não esta acostumado com ele sente muita vibração (pelo motor ser diesel), mas depois de um tempo se acostuma.

opel-vectra-europa-opiniao-de-dono-2 Carro da semana, opinião de dono: Opel Vectra 2.0 16v Dti 1998 (diesel)

Na estrada é otimo andar com ele, a 120 km/h o motor esta a 2400 RPM, e o ruido interno é baixo. Tem ótimas retomadas, mas em aceleraçao 0 a 100 (12.5s) eu acho muito fraco pelo torque de 23.5kgm (talvez o câmbio). E em velocidade final segundo o GPS (quando fui na Alemanha nas autobahns) é de 186 (190 painel) isso devido a potência de apenas 101 cv. O carro se mostra muito econômico na cidade e na estrada, com 16 km/l na cidade e mais de 20 km/l na estrada isso a 120/130 km/h.

Problemas:

Leds do PC de bordo falhando. Luzes do AC/Aquecedor também falhando. Suspensão apresentando certos ruídos quando passo em lombadas ou ruas mal pavimentadas. Tirando isso, nenhum problema fora do normal. O carro esta agora com 191 050 km rodados.

Vídeo do barulho do motor:

5.0

  • Fulvio_chevrolet

    isso sim é que é um carRão!!

  • Victor

    Gente, aquele raiozinho da Opel na grade significa MUITA diferença pros nossos chevrolets…. Coisa linda…

    Tecnologicamente, este Vectra tá muito acima do nosso atual, que é um Astra renomeado… :|

    Acorda GM!!!

  • JacquesNetto

    Esse motor é um leão, enquanto o do nosso Vectra, que é o Opel Astra, é um gatinho… Prova de que a Chevrolet não para de fazer besteira no país… =/ Fora o Camaro, eita carrão, vi um preto hoje, babei! xD

    • misterbass

      Somos o unico pais no mundo com duas geraçõs do astra sendo vendida simultaneamente…….

      Brazil zil zil zil

      • JacquesNetto

        Na verdade uma só, já que se uma pessoa de países europeus vir o carro, não diz que é um Astra, já que o nosso é um projeto exclusivo! LIXO. Então o que vale mesmo é o Vectra, que é o Astra antigo de outros países. :)

        • Fanboy_Evolua_Brazil

          E pensar que quando lançou o Vectra atual era bonito. Hoje só enxergo um prisma.

        • DCald

          Não se trata de um projeto exclusivo, é a mesma carroceria do Astra C europeu, mas com suspensão herdada do Astra B.. o que não muda muito o resultado… andei numa Astra Caravan diesel e o comportamento dinamico é praticamente o mesmo (o que influi mais talvez seja o fato da Astra Caravan ser mais baixa que o nosso "Vectra" – devido ao nosso solo lunar)
          Quem fala que é Lixo é pq nunca andou no carro… é um carro muito bom, o que mata foi o erro ao nomear o carro… basta trocar o logotipo traseiro e está resolvido o problema!

          • V8_sempre

            Vectra sedan… Usa plataforma da Zafira !
            O hatch sim… Usa a mesma do velho Astra ( Que despede-se no ano que vem )

      • DCald

        A europa tbm tem 2 gerações sendo vendidas simultaneamente, mas em configurações diferentes… 3p, Cabriolet e Caravan ainda são da geração anterior… o 5p é que é o novo…

    • KTA2010

      Fez besteira com o Camaro também, pois deveria trazer também a versão com câmbio manual. Se fosse comprar o Camaro não ia querem com câmbio automático, porque, com certeza já teria um SUV ou um Sedan de luxo na garagem com câmbio automático…

      • DCald

        Isso é papo de quem nunca teve um automatico… ou nunca dirigiu um automatico de verdade… Alem do mais o Camaro tem cambio sequencial com paddle-shifts ou seja, vc pode trocar as marchas, só que mais rapido que um cambio manual e sem a embreagem…

        • SeuCanalha

          Se não for de Dupla Embreagem não se pode comparar ao manual . . . A troca no automático "sequencial" pode ser mais rápida, mas perde em aceleração, coisa que não acontece no de dupla embreagem . . .

          Aliás, até o de dupla embreagem é menos divertido que o manual, apesar de andar mais em alguns casos . . .

          Como a proposta é esportiva, a Chevrolet fez burrada sim . . .

    • Hodney

      O motor ainda está muito bom. Até o ruído clássico dos motores a Diesel está tinindo.

      O que mais me impressiona é o consumo desses modelos europeus. Não conheço sequer um mísero 1.0 feito nesse país que tenha pelo menos a taxa de consumo desse Vectra.

      Enquanto aqui precisamos ficar espremidos e sufocados além desconfortaveis nessas caixas de fósforos ineficientes a brasileira, na Europa, os nativos tem uma repleta variedade de bons e lindos modelos a escolha.

  • Duda_li

    Gm do Brasil é um atraso. Deviam lançar o New Chevette – prá fechar de vez essa porcaria…

    • Vitão

      Pow, bem q a GM podia lançar a nova versão da KADETT kkkkkkkkkk…..

      • Eddu13

        Novo Monza tambem :D

  • rBvix

    esses problemas são normais pra um carro q tah com 191K rodado, da 1 geral e seja feliz, eu com 1 desses estaria rindo a toa!

  • Robson Iecker

    1998 e ja tinham o ecotec……

    • Jhon_Fla

      Pq vc acha que tão vendendo no Brasil,
      hehe

      • eds2010

        Esse motor desde a decada de 90 é produzido aqui e sempre exportado para eles.

        • DCald

          O motor diesel não! Não confundam com o 2.0 Ecotec turbo a gasolina!

          • eds2010

            Os motores feitos no BRasil e exportado para eles são todos os 2.0 e 2.4 Ecotec. As demais versões 1.0 (Spark), 1.2 (modelos Opel e coreanos), 1.4 (modelos Opel e coreanos), 1.6 16v (modelos Opel) são motorizações proprias. O que muda apenas é o sistema para coletar o combustivel. (no caso são as peças, pois tanto o motor a gasolina como a diesel já são logicamente preparados aqui).

            O proprio desenvolvimento de motores da GM, teste sempre esses motores em Vectra's (até onde eu sei).

  • marceloagrobr

    E a galera achando vantagem em Ford Fusion Hybrid dando 12km/L… Em um carro hibrido? VERGONHOSO…

    • Gui_Nunes

      Mas aquele é motor a Diesel, é diferente, não confunda.

      • marceloagrobr

        Sim, claro, o que estou dizendo, é que em um país que se gaba em dizer que é auto sustentavel em petróleo, ainda tenta iludir a população com numeros que comparados aos do mercado europeu, sao motivos de gozação… Tentam dizer que nosso etanol polui menos mas venhamos e convenhamos, carro a etanol dando 6 km/l? Isso é algo para se comemorar e divulgar? Cara, olha as marcas de autonomia de um carro desse, com 190 mil KM e com quase 13 anos de uso… Pq nao temos o diesel em nossos carros aqui? Nossos vizinhos "hermanos" rodam felizes da vida lá com os seus… É dura essa realidade, mas temos que nos contentar somente com as sobras… Como diz a propaganda: "Orgulho de ser brasileiro"…:p

  • Witel

    cara.. nem mostre esses relatos para nós… pois nós só ficamos indignados com essa porcaria chamada de Brasil, que só vende carros defasados, e com motores da decada de 80 e beberrões, e para nos sentirmos um pouco mais atualizados recorremos aos importados com preços astronomicos… :/
    brincadeiras a parte ok? hehehe… ótimo relato do veículo, e parabéns pelo seu veiculo realmente economico..
    abraço

    • eds2010

      Vale ressaltar que além dos motores nosso combustivel é pessimo. Tao pessimo que nao admite utilizar injeção estratificada.

      Na minha opiniao, pode trazer o motor mais moderno do mercado que a diferença no consumo vai ser pequena. Justamente por depender tbm de um bom combustivel (e pode colocar a´te gasolina premium, ainda vai ser ruim)

  • andrefrade

    quase 200 mil pra um motor, é coisa pra caramba….
    Mais deve aguentar muito mais….

    • mho

      Motor a diesel geralmente aguenta mais o tranco.

    • DCald

      Cara, se o Familia II dos Vectra/Astra/Zafira vendidos no Brasil aguentam 300k km sussegado… um Diesel chega tranquilo até 600-700k km… geralmente os carros desmancham antes (ou, no caso da europa, se tornam inviaveis de manter – impostos e inspeções) dai vão para a prensa…

      • SeuCanalha

        Exato.

        Vários motores ditos "modernos" duram bastante . . . Os japas Corolla, Civic, Sentra e cia duram bastante, até mais de 300mil km, DESDE QUE O DONO CUMPRA COM A MANUTENÇÃO . . .

  • germanhater

    Eu dirigi um opel corsa a diesel na Itália, engraçado que eu tinha o mesmo carro aqui no brasil um corsinha 2001… a diferença de torque e potencia é muito diferente. Fora a economia! e lá tinha itens como computador de bordo e etc que aqui não tinha nem como opcional. Mas acho que a epoca do diesel passou, devemos focar nas novas tecnologias de carro eletricos e a hidrogenio… mas o diesel deveria ter sido liberado no brasil a tempos atrás, mas hoje o seu tempo já passou.

    • SeuCanalha

      O problema é que os "donos" do petróleo não vão perder essa "teta" tão facilmente . . .

      Essa ganância atrasa, e como, o mundo em que "sobre"vivemos . . .

  • GMV

    Lá fora já existia o motor Ecotec.

  • Filipe Augustus

    Os carros europeus se bem cuidados aguentam muito bem, a Tempra SW italiana que meu pai tinha rodou até os 260mil KM em perfeitas condições, depois ele vendeu.
    =D

  • Diegosam666

    o governo brasileiro poderia liberar o carro a diesel em nosso território.

    os carros à diesel por lá chega a ser menos poluente que os carros equivamentes a gasolina…

    e…. cara, consumo chega a 20km/l e isso num carro de 12 nos de idade, vc não consegue 10km/l num 2.0 8v flex (e abastecido com gasolina)

    *no brasil não pode carro a diesel

    *alguns modelos não são comercializados em nosso território;

    *o pior de todos, devido a carga tributária imposta sobre o carro fabricado aqui, o carro vem com um preço altíssimo e nos países vizinhos o mesmo modelo equivalente, custar praticamente a metade do preço…. como pode isso ???

    PERGUNTA: POR QUE SOMOS TÃO ATRASADOS ???

    • Witel

      não libera, sabe porque?
      pq o diesel no Brasil tem subsidio… nós que temos veiculos a gasolina e a alcool pagamos esse subsidio, você imagina, todo mundo vendo a economia do diesel e trocar, quem vai pagar a conta?
      dai a nossa conta vai aumentar na nossa vida em tudo que nós consumimos (tudo transp. rod.)
      e sem falar que o diesel no brasil é um lixo hein…
      a petrobrás tem que investir muito pra baixar o enxofre do diesel,
      maaaaaaaaaaas…. não esqueca que a petrobrás é estatal.. então meu amigo..
      só no sonho… :(

      • KTA2010

        Disse tudo. Agora que o Governo está com o peito estufado com essa história de pré-sal, liberar o Diesel seria dar um tiro no próprio pé. Ninguém iria querer mais saber de gasolina e os lucros da Petrobrás, que são revertidos exclusivamente para o bolso dos políticos, a custa da exploração do bolso do povo que abastece o tanque todos os dias, iriam para o beleléu….

        • SeuCanalha

          O principal problema é ter a base de transporte rodoviário (caminhões) ao invés de outro meio . . .

  • Lucas_Gomes

    Fiquei de cara mesmo foi com:
    -Vectra Diesel, 2.0 16v, com AB2, ABS, AC, e a pqp, por £ 3200…
    -16 km/l na cidade num carro de 1998, enquanto Novo Uno, por exemplo, faz 7.5 km/l no etanol. Putz, tá certo que é Diesel vs. Etanol… Mas tem que levar em conta que o Vetra tem motor com o dobro do tamanho e a diferença de TREZE anos!

    • SamuraiUTI

      Eu gosto dos primeiros Vectra CD e GSi com o Ecotec C20XE. De uma certa forma, é um motor também da época desse DTi 2.0 de origem Isuzu.

      Uma pena é que não tivemos nem o Opel Vectra CDX (V6) nem o Opel Vectra Caravan.

    • nunes_01

      concordo… pq sempre o brasil ta atras de tudo.. sempre é atrasado em tudo.. sempre com os maiores preços pelos piores carros… fico e perguntando pq sempre o brasil é pior… tudo bem q é subdesenvolvido.. se continuar assim.. jamais ira pra frente..

  • MarcLP

    Pô, mas devia ter uns usados muito mais interessantes por lá né.

  • PossanteNervoso

    Podem me crucificar, mas até hoje quando vejo um Vectra desses bem conservado eu babo. Lembro que em 97 um vizinho meu comprou um, CD prateado, na época era lindo…eu babava o carro toda vez que passava, queria a todo custo que meu pai comprasse um igual e peguei abuso do Tempra HLX dele, eu tinha só 9 anos mas ficava encontrando defeitos no carro pra ver se ele vendia e comprava o Vectra dos meus sonhos. O triste dessa história é que o tempo passou e, justamente quando cheguei à idade pra ter um carro, não pude realizar o sonho(a não ser que comprasse um caindo aos pedaços) porque a GM simplesmente matou o Vectra, que deixou de ser aquele "carrão" e passou a ser apenas mais um, que nem se destaca mais, ou se destaca, mas pelo acabamento ruim, desenho sem sal, motor antigo e beberrão, só pelos aspectos negativos.

  • Leandro

    Maravilha esse motor Diesel. Torcudo e econômico. Nós só temos a porcaria do flex.

  • Alesr50

    Pergunta, um carro a diesel polui bem mais que um a etanol?? Por que autonomia…melhor nem comparar né?

    • eds2010

      Depende. Há modelos do passado que sim, pelo fato do motor ser regulado para receber o combustivel sem qualquer proteção (como um catalisador para combustiveis alcool / gasolina) e por isso mais poluentes.

      La na Europa existe o controle de emissão por carro e o mesmo tem que respeitar um limite passado pelo orgão de controle de poluentes automotivos. Ou seja, os motores assim como o carro já são preparados para emitir menos poluentes. Logicamente um Vectra diesel 1998 não é menos poluente que um carro atual (que tem lei mais rigorosa para emissão), porém é infinitamente menos poluidor que qualquer carro do Brasil.

      Vale destacar que esse indice de poluição é menor também devido ao combustivel mais limpo existente na Europa o que contribui para o consumo. Aqui o diesel poderia dar mais autonomia nos veiculos? sim, mas nao como é na Europa.

  • RIQUELME

    Problemas? Meu brother um carro 98 com as luzes com defeito, suspensão precisando de ajustes….pow brincadeira, um carro desse ano é praticamente impossível está 100%, era preferível esqueçer o último parágrafo. Eu tenho um Gol Gti 96, o carro é show de bola mas sempre aparece alguma coisinha pra ajustar, e não esquento e nem cito como problema, prefiro saudar, olha o ano do carro. Agora é um carro que só uso nos fds, no dia a dia tenho um carro mais novo que exijo mais e queimo quando apresenta problema, mais um 98!!…

  • marceloagrobr

    Meu caro, esses 15 km/l sao dados da montadora. Procure na net um teste feito recentemente do Fusion Hybrid. Tambem fiquei surpreso…

  • MINQiz_

    Altamente recomendável subir o giro do motor até com corte, com ele frio… :D

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend