Renault Sedãs Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Renault Logan Expression 1.0 2008

Carro da semana, opinião de dono: Renault Logan Expression 1.0 2008

Gostaria de contribuir com o relato do meu dia-a-dia com o meu carro. Um Renault Logan Expression 1.0 08/08 com 100.000km rodados. Vamos aos dados do carro. Ele foi adquirido em uma concessionaria Renault da minha cidade, com 47.000km rodados, único dono, todas as revisões feitas na concessionaria, manual e chave reserva.


Desempenho: o motor 1.0 de 77 cv é ideal para uso urbano, na estrada, aos 120km/h o motor já esta em 4000rpm e o barulho do motor invade consideravelmente o habitáculo.

Consumo: na cidade, costumo fazer 8,5 km/l, na estrada faço 11,5km/l, sempre com etanol.

Acabamento: por se tratar de uma versão básica, apenas acrescida de direção hidráulica, esqueça os mimos das versões mais caras, plásticos duros envolvem todo o interior, porem não há rebarbas, nem parafusos aparentes, tudo muito simples, mas tudo muito útil, são de fácil limpeza e ótima durabilidade. O tecido dos bancos não apresentam empapamento nem desgastes mesmo com 100.000km, as espumas estão intactas, assim como todo assoalho do carro.


Conforto: O excelente espaço interno, o banco do motorista com ajuste de altura, o formato dos bancos tanto os dianteiros quanto os traseiros, o teto alto e o entre-eixos digno de sedã médio, faz com que permanecer no carro não seja cansativo, para quem viaja atras, nada de encostar os joelhos nos assentos dianteiros, e olha que a família aqui são tudo peso-pesado, com mais de 1,90 de altura, exceto eu.

Tecnologia: nesta versão o Logan apresenta o minimo de tecnologia no seu habitáculo, apenas o marcador de combustível,de quilometragem e temperatura estão ali de forma digital, o restante é tudo analógico.

Carro da semana, opinião de dono: Renault Logan Expression 1.0 2008

Estabilidade: No uso urbano, o Logan, absorve bem as imperfeições do asfalto, a suspensão um pouco rígida perto dos seus concorrentes talvez possa soar como dura para quem não conhece o carro, na estrada o carro viaja sem flutuar até os 130km/h depois disso é hora de colocar os músculos para funcionar e segurar bem firme a direção, qualquer vento faz o carro balançar.

Design: Considerado por muitos como o patinho feio da categoria, o Logan, realmente destoa do restante da família Renault, com suas linhas simples, “quadradas”, o Logan creio eu tenha sido realmente planejado para atender mais a razão do que a emoção.

Custo/beneficio: Quebrando com o estigma de que “carro importado”, afinal de contas muitos acham que por ser Renault, embora fabricado no Brasil, ele é importado, haja ignorância, consequentemente a manutenção seria cara, eu realmente não tenho do que reclamar,o jogo de pastilhas dos freios dianteiros custa R$38,00, o filtro do óleo R$ 19,00, por exemplo.

Considerações finais: Nesses 4 anos de Renault Logan, não precisei mexer em nada na mecânica do carro exceto as revisões periódicas feitas na concessionaria até os 60.000km, após isso em oficina especializada, a suspensão nem da sinal de cansaço, nada “grilos” dentro nem fora do carro, o jogo de pneus originais de medida 185/70 foram substituídos por novos aos 60.000km da mesma medida.

Se pudesse optaria pela versão 1.6 Expression completo, este sim o carro certo com tudo certo, mas como a grana ainda não dá para trocar fico com o meu 1.0 aqui e quando posso ando de 1.6 da minha tia que trocou o Siena 1.0 dela por um Expression 1.6.

Prós: porta-malas 510l, ergonomia, consumo, manutenção barata

Contras: médio valor de desvalorização, design, isolamento acústico

Por Vinicius Alves

Carro da semana, opinião de dono: Renault Logan Expression 1.0 2008
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email