Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Olá, meu nome é Magno Miranda e estou enviando a opinião sobre meu carro. Não está no padrão dos outros carros usados, mas por ser um utilitário de meu uso diário, tenho total bagagem pra falar sobre ele e também é algo diferente que deve interessar aos leitores. Segue também algumas fotos do veículo.


Renault Master 2.5 Dci 2010/2011

Depois de muito embaçar, tomei coragem para postar meu relato, imagino que seja o primeiro sobre um utilitário desse tipo aqui no NA. Pois bem, eu tinha acabado de ser desligado do meu último emprego e comecei a imaginar o que eu iria fazer dali pra frente. Folheando um jornal de empregos, vi um anuncio no qual haviam vagas para agregar carros nos Correios, fui verificar e depois de alguma conversa, acertei com o rapaz que estava disposto a começar nesse ramo.

Ele me disse que eu precisava comprar uma van e que precisava ser de 11m³, ele mesmo me recomendou a Renault Master e disse que havia comprado duas Ducatos e elas eram muito frágeis … enfim, saí da Cooperativa e fui procurar a van … depois de várias buscas em concessionarias, nenhuma tinha a van a pronta entrega, todas para 90 dias, e eu precisava dela o mais rápido possível, já que depois que chegasse ela precisaria ir para pintura, forração interna e colocação dos adesivos (exigências dos Correios para carros com linhas fixas), e só faltavam 30 dias para começar o trabalho.


Eis que fazendo uma busca achei essa van em uma loja multimarcas, que tinha sido tirada zero km no dia 24 de dezembro de 2010 por um amigo pessoal do dono da loja, mas que o mesmo deixou para consignação pois tinha tirado duas para pôr no Correio, uma pra ele e outra para o filho que não gostou da ideia, ela estava com 13 kms rodados. Fechei negócio no dia 11 de janeiro de 2011. E 42 dias depois estava trabalhando com ela (comecei a linha com atraso).

Agora vamos ao carro!

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Pontos Positivos

Motor e câmbio: Meu veículo está equipado com o motor Renault 2.5 dCi, ele tem 115 cv e 29.6 kgfm e está acoplado a um câmbio manual de 6 marchas. O motor em si é muito robusto, a potência é baixa, mas o torque é alto e muito bem aproveitado pelo câmbio, por ser turbo, ela é fraca em baixas rotações mas a partir das 2 mil rpm ela ganha vida e ganha velocidade com muita facilidade, deixando a grande maioria dos carros para trás.

Por ser um veículo grande, o pessoal no transito tem muito preconceito por achar que é lento, mas quando veem ela sumindo no horizonte, mudam de ideia rapidamente. Mesmo sendo um veículo de 1700 kg ela se movimenta com agilidade no transito acompanhando com facilidade qualquer outro veículo no fluxo, lembrando que não carrego nenhum peso nela, sempre menos de 500 kg.

Consumo: Completo o tanque toda semana sempre no mesmo posto, calculo a média toda semana também. Atualmente com pouco mais de 71 mil km rodados, ela faz entre 8,9 e 9,5 km/l, sempre na cidade, pois nunca fui viajar com ela. Tenho o pé pesado e piso sem dó. Meu pai diz que se ele trabalhasse uma semana com ela, ela faria mais de 11 por litro.

Robustez: Considero a principal concorrente dela no mercado que é a Ducato, que tem muitas nos Correios, tanto próprias dos Correios como terceirizadas assim como eu e considerando também que eu já trabalhei por uma semana com uma Ducato de um amigo. Todas as peças da Master são muito duráveis, dá pra perceber que as peças são feitas pra durar, como faço entregas, os limitadores das portas e o sistema de correr das portas laterais são muito exigidos, meu amigo perdeu a conta de quantas vezes trocou os limitadores das portas da cabine e a porta lateral já saiu do trilho diversas vezes, e já quebrou também os bracinhos que a sustentam várias vezes, a minha nunca mexi com isso. Eu utilizo o carro de segunda a sábado, ando em média 130 km por dia considerando o trabalho em si mais a ida e volta pra casa, até o momento só fiz manutenção de desgaste normal, como trocas de óleo (7 vezes de 10 em 10 mil), pastilhas de freio (2 vezes, as originais duraram 15 mil km) e pneus (2 pneus dianteiros, o amigo da Ducato nesse mesmo tempo trocou 4 vezes), preciso trocar somente a correia que ainda é original, quanto a suspensão, ela é extremamente robusta, em todo esse tempo de uso não tem nenhum tipo de folga, nem barulho estranho, apenas o grilo que vem dos feixes de mola traseiros .

Visibilidade: Depois que comecei a dirigir este carro diariamente, acabo me sentindo até inseguro para dirigir carros pequenos. A visibilidade que se tem dentro desse veículo te coloca em posição de vantagem em relação aos outros carros, em posição mais alta, é possível ver situações que estão acontecendo lá na frente e já ir se adiantando no transito fazendo o deslocamento ser bem mais ágil. Ela possui grande área envidraçada, retrovisores enormes sendo 90% normal do seu tamanho de espelho normal e 10% de espelho convexo, tirando assim praticamente todos os pontos cegos, só a visibilidade traseira que é nula pois não tem janelas atrás, o que exige atenção redobrada quando se anda de marcha ré com pedestres, e veículos, na minha eu instalei uma câmera de ré pra ajudar.

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Pontos Negativos

Manutenção cara: Como disse, não precisei fazer nenhum tipo de manutenção a mais do que o normal de uso, mas como já se sabe, a manutenção desse tipo de carro é cara, ela usa pneus 205/75/R16, mais barato que encontrei, da marca LingLong custava 399 reais, o igual ao que vem com ela, que são os Continental Vanco, custam 650 reais cada um. As peças mecânicas existem muitas lojas que vendem a bom preço. As pastilhas me custaram 60 reais o jogo (o que não é um ponto negativo), ela usa discos nas 4 rodas.

Freios: Não que os freios em si sejam ruins, ela usa discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, mas em função da distribuição de peso ser péssima, estando todo o peso na frente, ela trava as rodas com MUITA facilidade, em dias de chuva, é um perigo, acho que todos esses carros deveriam vir com freios ABS com EBD de serie, coisa que só está vindo na 2014.

Opcionais: Como comprei esse carro de uma loja multimarcas, não pude escolher os opcionais já que ela já estava “no chão”, por isso a minha veio pelada, só com o que vem de serie que é quase nada. A minha é 2010/2011, seis meses depois que comprei, saiu o modelo 2011/2011 que vinha com tudo de serie, vidros, travas, retrovisores elétricos e alarme na chave, só o ar era opcional. Também tem pouco espaço na cabine, e só dois porta objetos.

Suspensão: a suspensão tem seu lado positivo e seu lado negativo, a Renault escolheu um acerto mais durável e menos confortável, o oposto da Ducato. A Master é MUITO dura, não tem nenhum conforto nas ruas lunares aqui de São Paulo, chacoalha igual a uma carroça e por ser furgão, o barulho interno é alto.

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Concessionarias: bom, nunca usei de fato, nem quando estava na garantia, um amigo que tem uma Master igual a minha comprada 3 meses antes de mim, foi fazer a primeira troca de óleo na concessionária e gastou quase 700 reais e não recomendou o serviço já que levaram o dia todo e não são todas que mexem com Master. Sofri um acidente com ela em fevereiro de 2012, fui por curiosidade fazer a cotação das peças na concessionária Renault, só em peças ficou mais de 8 mil reais e claro, não tinham nada em estoque o que demoraria 3 meses pra chegar. Lembrando que precisaria somente de um para-choque dianteiro, um capo, as dobradiças do capo, as grades dianteiras, um farol dianteiro esquerdo e uma alma de para-choque.

Conclusão: Pra mim esse carro cumpre muito bem seu papel de veículo comercial robusto, durável e econômico. Não tenho nada a reclamar desse veículo depois desses pouco mais de 71 mil km e 2 anos e 5 meses de luta diária. Pro meu conforto instalei um sistema de som com DVD.

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011

Ainda tenho mais dois anos e meio de contrato e pretendo depois disso comprar uma outra Master e continuar com essa. Podem não ligar muito pra Design, mas pra mim que sou um entusiasta, Design é muito importante e na minha opinião, ela ainda é a mais bonita do segmento.

Carro da semana, opinião de dono: Renault Master 2010/2011
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email